O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 11 de março de 2014

Superação

. 7 comentários


Portugal 11 de Março de 2014

O texto que escrevi em 22 de Janeiro e aqui publicado, intitulado “Balanço da 1ª volta” terminava assim:
“Dado o evoluir da situação competitiva do Benfica, bastante melhor do que os habituais críticos de Jorge Jesus (nos mídia e fora deles) supunham na 1ª fase da época, e dado que há agora muito menos divisão no apoio à equipa, por parte dos adeptos, podemos acreditar numa 2ª volta tão boa ou melhor do que a 1ª. Melhor pontualmente, não em qualidade exibicional, porque as baixas de Cardozo e Sálvio, associada à venda de Matic, obrigam à alteração da dinâmica de jogo para figurinos exibicionais de maior pragmatismo e menos espectáculo.”
Como se pode concluir, 7 jogos depois, ou seja, quase metade da 2ª volta, e o figurino por mim antecipado confirmou-se na plenitude. O Benfica é uma equipa que busca o golo a partir de figurinos tácticos que privilegiam a contenção e controlo da posse de bola, sem excessos ofensivos nem excesso de velocidade nas transições defesa/ataque...
Também escrevi no texto “Paços firmes e decididos” publicado em 19 de Fevereiro:
“Como nos últimos 20 anos foram raras as vezes que vi o Benfica em 1º lugar em plena 2ª volta, é natural que me sinta satisfeito com o facto de pela 3ª época consecutiva isso estar a acontecer novamente. Contudo, depois dos “roubos” das épocas anteriores, é obvio que aguardo pela reacção da equipa quando jogar com arbitragens de Proença e Xistra, em particular. Na época passada, no Funchal e em Coimbra, estes senhores conseguiram empatar-nos a 2, tirando-nos 4 pontos que se revelaram decisivos nas contas finais do título. Por isso parece-me fundamental que só façamos “contas” quanto ao título de campeão quando passarmos por estes dois árbitros.”
Dito isto, aproveito para corrigir e esclarecer que Proença não é um potencial árbitro dos jogos do Benfica por causa do processo judicial que tem com o adepto que o agrediu (uma cabeçada útil, que valeu pontos ao Benfica e "pontos" ao Proença).
Voltando ao campeonato, devido ao empate do SCP em Setúbal e à nossa vitória sobre a equipa sensação da Liga (o Estoril que há 15 dias havia ganho em casa do FCP), passamos a dispor de uma vantagem de 7 pontos sobre o SCP e de 9 sobre o FCP que na minha maneira de ver, é o nosso principal concorrente. Podem parecer muitos pontos, mas não são.
Em 8 jogos tudo pode acontecer, em particular se os árbitros, na globalidade, voltarem a acreditar no FCP depois da mudança de treinador. Porque até ali, e devido a toda a divisão que existia entre adeptos mais notáveis ou menos notáveis, relativamente à forma como o FCP estava a jogar, nem os árbitros acreditavam que o FCP conseguia capitalizar os “empurrões” que eles costuma dar. Agora não parece ser assim, e 2 penaltys marcados no primeiro jogo após a substituição do treinador, fazem-me pensar que voltaram os truques de arbitragem.
A comunicação social, com a habitual hipocrisia e especulação, tem feito várias referências às possibilidades do Benfica ser campeão, porque nunca desperdiçou uma vantagem tão grande, esquecendo, agora e sempre, que antigamente os árbitros erravam por limitação humana e hoje erram de “manual”, erram para favorecer declaradamente terceiros. Portanto não há qualquer hipótese de comparar o que quer que seja, mas o que é certo, é que se instala um clima de grande euforia entre os adeptos, euforia que pode ser prejudicial.
Portanto para mim neste momento a estratégia futebolística do Benfica deve focar-se num único adversário: o próprio Benfica e todos os defeitos que sabemos que temos. Devemos ser capazes de nos superarmos, em cada jogo que ainda teremos de disputar. Teremos de ser humildes e focados no apoio à equipa, porque iremos perder alguns jogos, ou algumas provas, mas temos de permanecer firmes e coesos em torno do principal objectivo da época, que é ser campeão nacional. E continuando a ganhar para o campeonato, a confiança estende-se às outras provas impulsionando a nossa equipa e condicionando os nossos adversários. Superação é o nosso desafio, de nós adeptos, e da equipa enquanto um todo que começa no Presidente (ou no faz que é) e termina no roupeiro.
Entretanto as gentes do SCP, que beneficiaram de um golo fantasma em Setúbal e de 1 penalty que a favor do Benfica não se marca, queixam-se de ter sido “escandalosamente” prejudicado e de lhes terem “roubado” 2 pontos. Dizem à “boca cheia” que o Benfica pode encomendar as faixas de campeão, os jogadores escrevem “grosso” nas suas contas pessoais de facebook e twiter... Acho que perderam a noção do equilíbrio, da sensatez e do bom exemplo...
As nomeações dos árbitros para a próxima jornada, numa terça-feira (estranho), Benquerença no jogo do SCP com o FCP, e Mota no do Benfica contra o Nacional, provam que continua a haver interesse em puxar pelo FCP. Benquerença é o que se sabe nos jogos do FCP (tal como Proença). E Mota está tão condicionado pela campanha que o SCP fez contra si, que obviamente não vai querer errar a favor do Benfica (de preferência a favor do Nacional), para não lhe vandalizarem novamente (e vão duas) o talho... Isto está perigoso... Superação...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Bom post no qual concordo inteiramente ,podem estar alguns Benfiquistas euforicos mas na generalidade nao por aquilo que vou lendo por ai na blogsfera e que estamos muito escaldados por irmos na frente e de repente la se vai tudo por agua abaixo por tudo aquilo que descreveu claro sempre os Proencas e Xistras estes dois stooges ainda nao nos apitaram esta epoca e com eles nao ganhamos pela certa porque perderam a vergonha entao principalmente o Proenca desde que levou aquela marrada nos...ainda mais nos prejudica aquela cabecada ainda nos complicou mais a vida so pergunto se ele e socio do benfica nao entendo porque ainda nao correram com ele,quanto ao Mota nao acredito que el va querer deixar de vender mais uns quilos de carne sempre ouvi dizer que gato escaldado de agua fria tem medo.o Proenca esse nao tem vergonha nenhuma depois daqueles abracos em pleno estadio do dragao nem que lhe partem os dentes todos sempre ira ajudar os corruptos basta ver os programas desportivos do fim de semana nao existe nenhum paneleiro perdao paineleiro afecto aos corruptos qiue nao o elogie caro Gb relembro que nos temos de vantagem 7,e 9 pontos de vantagem sobre segundo e terceiro na e a mesma coisa que termos 4,5 como os outros anos sao muitos pontos na minha oipiniao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Sim, num clube grande, como diz JJ, tudo muda com um simples empate. No nosso caso, teremos uma almofada maior, que aparentemente nos dá mais tranquilidade. Mas mesmo assim que seria se perdêssemos pontos na Madeira e o FCP ganhasse em Alvalade? 6 pontos de avanço seriam suficientes com uma ida ao estádio da Galinha na última jornada?

      Há pessoas com responsabilidades no Benfica que não passam de uns imbecis. Todos os que vão falando que o titulo está controlado, que este já não foge, etc, alguns desses têm responsabilidades acrescidas porque foram uns falhados dirigentes desportivos do Benfica, gastaram milhões em contratações enterraram o clube, e depois foram embora por "razões profissionais".

      Também eles perderam alguns titulos por erros de arbitragem, também eles apostaram nos que consideraram os melhores treinadores e jogadores.. e falharam. Esses deviam saber como tudo isto é um sortilégio onde é preciso haver muita competência, muito talento e alguma sorte, para fintarmos as adversidades de árbitros e adversários...

      Quanto a Proença e Xistra este ano 0 jogos. No ano passado já tinhamos levado 2 vezes com eles, dois empates 2-2. Em Coimbra Xistra inventou 2 penaltys contra o Benfica. MAs a comunicação social sportinguista ficou a falar de um penalty duvidoso a favor do Benfica (que ele também assinalou) e na expulsão do jogador da Académica que o cometeu! Dos dois penaltys contra o Benfica, poucas dúvidas, para eles, de que no limite podiam ser assinalados. Contra o SCP em Setúbal é que não está bem...

      Na Madeira, Proença tirou 1 penalty sobre Gaitan, clarissimo, mesmo à frente dele, o seu árbitro assistente não viu um corte de bola com o braço, e no final expulsou Cardozo e Matic...

      Claro que nunca ouvimos o sr.º Empreiteiro falar da relação que Proença tem com o Benfica. Se é sócio, já devia ter sido corrido (ah, mas isso é só para Vale e Azevedo.. ordens "superiores"). Se é adepto, já devia ter sido denunciado...

      Eliminar
  2. tirado do blogu: O Indefectivel

    ""Uma equipa que ainda não venceu qualquer jogo, com qualquer um dos 5 primeiros classificados (Benfica, Corruptos, Estoril e Nacional), vir 'exigir', quase por decreto, o 1.º lugar, é o cumulo da cegueira!!!

    Tabela Anti-Lixívia:

    Benfica......5tirado do blogu: O Indefectivel

    ""Uma equipa que ainda não venceu qualquer jogo, com qualquer um dos 5 primeiros classificados (Benfica, Corruptos, Estoril e Nacional), vir 'exigir', quase por decreto, o 1.º lugar, é o cumulo da cegueira!!!

    Tabela Anti-Lixívia:

    Benfica......55 (-7) = 62
    Sporting.....48 (-3) = 51
    Corruptos...46 (+7) = 39
    Braga.........30 (+2) = 28"" 5 (-7) = 62
    Sporting.....48 (-3) = 51
    Corruptos...46 (+7) = 39
    Braga.........30 (+2) = 28""

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está boa porque realmente é isso que aonctece.. e acontece porquê? POorque razão anda tanta gente cega, alguns até neste blogue que dizem que o Benfica nem foi muito prejudicado pelos árbitros?

      Porque a comunicação social lisboeta e sportinguista consegue transformar uma exibição pobre do SCP num roubo de arbitragem, pondo outros a falarem disso...

      Quando é o Benfica são eles próprios que falam. São os jornalistas que escrevem que "ah e tal, o árbitro errou ali, mas o Benfica tem de jogar mais..". Então e o SCP não tem?

      Eliminar
  3. Este ano os proencas e xistras e companhia nem ve-los. Dai os 7 e 9 pontos de vantagem.

    Coincidencias? Nao creio...nem o facto de termos pla primeira a Btv a transmitir jogos nossos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que se Proença e Xistra tivessem empatado, a probabilidade seria que não ganhariamos com Proença e dificilmente ganhariamos com Xistra. Com um bocado de "sorte", empatávamos com os dois. Ou seja. Perdiamos 4 pontos em 2 jogos (e lá se ía a vantagem de 7 e 9 pontos...)... como no ano passado e anos anteriores (foi Xistra quem nos derrotou em Guimarães na 1ª derrota da época de há 2 anos, foi Xistra quem interrompeu a série de 18 vitórias consecutivas em Braga, quando estava o Roberto, e a seguir nos derrotou na 2ª mão da meia final da Taça de Portugal, com o FCP...

      Mas no Benfica sempre se prefere bater no treinador ou num jogador, e depois eles repetem no ano seguinte com outro treinador ou outro jogador...

      Eliminar
    2. Errata: onde está "se Proença e Xistra tivessem empatado" devia estar "se tivessem arbitrado"... :)

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking