O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 26 de março de 2014

Reportagem da SIC sobre Proença: Honestidade ou Conspiração?

. 22 comentários

Há duas formas de interpretar a reportagem da SIC sobre Pedro Proença que, na verdade, era muito sobre a arbitragem portuguesa:

1. Honestidade
- Ouvindo a reportagem sem filtros dos últimos 30 anos do futebol português, estamos efectivamente perante o José Mourinho da arbitragem que nos deveria deixar muito orgulhosos - até pela forma impressionante como trabalha, bem como no que diz respeito a alguns outros árbitros de valor como António Capela, Duarte Gomes, Jorge Sousa ou Artur Soares Dias. Aliás, o Jorge Sousa disse até uma frase que retive da perspectiva do adepto: "se o árbitro erra a nosso favor, teve azar... se erra contra a nossa equipa, era premeditado e propositado"

2. Conspiração
Ontem é anunciada a nomeação de Proença para o jogo do Braga com o Benfica, tradicionalmente difícil, que se segue a um Porto x Benfica que constitui para o FCPorto talvez o único título que, se ganharem ao Benfica, poderão ambicionar. Ora, é de todo o interesse que o Pedro Proença, na qualidade de alinhado do "sistema", fique com a sua imagem "lavada" antes de mais uma "manobra" do Sistema e logo por dois motivos: 1) Se não levantarem ondas, não estragam a reputação dele para o Mundial; 2) Ninguém percepcionará que os erros são premeditados, se a imagem dele estiver mais limpa antecipadamente.

Escolham o vosso caminho!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. No mês de Março de 2012, e naquela area onde o Maicon fez um golo irregular, Cardozo jogou 2 vezes a bola com a mão, e segundo as ultimas alterações da International Board, jogar duas vezes a bola com a mão, nunca é penalty, e o Proença decidiu muito bem. Nesse mês de Março, e naquela area, no Benfica Chelsea na Champions, Terry jogou uma vez a bola com a mão, e o Italiano Paolo Taglievento mal, não assinalou GP a punir o Chelsea.

    Isto é, 2 arbitros Internacionais, o Proença e bem, nao assinalou GP porque jogar duas vezes a bola com a mão dentro de area, nunca é penalty, o arbitro Italiano esteve muito mal, porque o Terry jogou uma vez a bola com a mão, e já seria GP!

    »Aliás, o Jorge Sousa disse até uma frase que retive da perspectiva do adepto: "se o árbitro erra a nosso favor, teve azar... se erra contra a nossa equipa, era premeditado e propositado". Na perspectiva do adepto do Benfica, o erro de Proença na dupla mão de Cardozo foi azar, o Tagliavento por nao ter assinalado um mão de Terry na mm area, mês e ano, foi um erro premeditado e propositado...

    Vamos "mazé" falar do golo do Maicon, e esquecer ou omitir que 5 minutos antes Cardozo não jogou uma vez, mas sim duas vezes com a mão, mas dupla mao, nunca é penalty...

    Paulo Paraty

    P.S. Na Choupana, na época passada o Proença foi rigoroso no relatório pós expulsao ao Cardozo, este foi "severamente" punido com 1 jogo de castigo, após agredir um adversário, e agarrar a "toga ao juiz" , é verdade, o que terá o Proença contra o Benfica? Porquê tamanha crueldade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter que perguntar ao teu presidente se deve haver alguma secção de andebol na modalidade futebol às vezes que época passada Danilo,Alex e mangala e rolando jogaram a bola com a mão e nada se fez. Amigo os casos foram mais que muitos que vos punham fora do título,Proença nunca ganhou com o Benfica ainda hoje Lisandro está rir-se de como consegui enganar o melhor árbitro do mundo numa época suja que vos deu mais um título,quem era o árbitro o Proença de novo,mas a vossa sorte é não terem descido de divisão como o Boavista os Proenças não existem só na arbitragem para vos favorecer. Quando se vê para um lado só chama-se doença e tu és mais outro no planeta.

      Eliminar
    2. Ó jumento... Nem tudo é mão na bola, tem de haver intenção de a jogar com a mão... Mas isto é areia demais para a tua ervilha... quanto ao Cardozo, foi expulso e apanhou um jogo, puxar a camisola não é nada que nunca se tenha visto num campo de futebol, portanto, vai levar onde levam as galinhas...

      Eliminar
    3. e o que se passou na área do benfica uns anos antes no dragão com lisandro e com o mesmo árbitro? cardozo também tocou na bola com a mão? lisandro levou sumarissimo por simular 1 penalti inexistente...1 proençada, e benfica afastado do titulo!
      E no braga-benfica que expulsou javi, quando devia expulsar alan, e da falta surge o golo do braga, deu em empate e benfica afastado do titulo!
      Portanto segundo as minhas contas o porto já é tricampeão by proença!

      Eliminar
  2. Águia Preocupada26/3/14 01:13

    Conforme já comentei no post anterior, não vi a reportagem nem sei se vou ver. Perder tempo com algo produzido por um (pseudo) jornalista cujo profissionalismo se situa abaixo do sofrível, é masoquismo a que parece que não me submeto!

    Sinceramente, não consigo entender a paixão e o interesse, que deu agora nessa gente, pelo Pedro proença! É o Paulo Sérgio, é o Nuno Luz, é o Rui Santos... Todos eles parecem ter uma agenda escondida e demonstram bem que estão ao serviço de alguém...
    Se o PP este ano até tem arbitrado pouco e nunca questionaram, porquê agora? E porquê misturar nisso o Benfica? Por muito que estrebuchem, só não vê quem não quiser ver!

    Quanto aos motivos apontados, não sei se têm algo a ver... A reportagem deve ter sido feita em vários meses portanto não saberia para que jogos iria ser nomeado! Já não é tão linear o momento que a SIC escolheu para a colocar no ar! Desta gente há que desconfiar! SEMPRE!
    Não acredito sinceramente que a imagem de PP fique mais limpa. Se os erros são sempre a favor do mesmo, não pode limpar coisa nenhuma! Vá lá, que agora virou um pouco a agulha... Quiçá para agradar ao seu amigo de faculdade que encontrou na Quinta dos Salgados... Estamos sempre a ser surpreendidos... Tem a cara suja e não é com a água que tem metido que a lava!
    Felizmente, só arbitrará mais uma época! Uf! Que alívio!

    Temos árbitros muito melhores que ele... Mas é como diz o ditado: "Ganha fama e deita-te a dormir"! Árbitros como Duarte Gomes, Jorge Sousa e Artur Soares Dias metem-no a um canto!
    Mas PP tem tido o prémio da sua participação nesse evento extraordinário que foi e continua a ser o "Apito Dourado"
    Ladrão uma vez, ladrão sempre!
    Não acredito nele, PONTO!

    ResponderEliminar
  3. André Leal26/3/14 02:27

    O timming desta reportagem é absurdo.

    Por que razão esta reportagem é emitida nesta altura?
    Se ele tivesse recebido alguma distinção relevante há pouco tempo, ou se esta estivesse marcada para os próximos dias, ainda se compreendia o timming.

    A verdade é que, do ponto de vista jornalistico, não há nada que justifique isto ser emitido agora, quando faltam poucas jornadas para terminar um campeonato que pode estar "reservado" por alguns, mas que ainda não está decidido.

    A poucos dias de voltar a arbitrar o Benfica, o senhor dentinhos e a arbitragem em geral tiveram direito a video-propaganda carregada de lixivia, em horário nobre. Com a ajudinha do nuno luz.

    ResponderEliminar
  4. a lavagem que esta reportagem promove é uma lavagem geral e não especificamente relacionada com o nosso próximo jogo no campeonato, até porque a reportagem já vinha a ser anunciada desde a semana passada, pode é ter a ver com a limpeza do jogo de à duas semanas ai sim faz sentido.
    esta nomeação teve a ver com o julgamento do gajo que lhe partiu os dentes infelizmente para nós o julgamento já acabou e ele ficou livre para nos apitar e não perderam hipótese de o fazer antes que fosse tarde de mais.

    ResponderEliminar
  5. Mas alguem aqui tem medo de algum arbitro? Eu por mim se o SPORT LISBOA E BENFICA nao ganhar em braga sera sempre por culpa propria.Assim como perdemos os 3 ultimos campeonatos por erros nossos e nao erros dos arbitros.Sinceramente temos de nos deixar de fazer de coitadinhos e chegar ao campo e mostrar que somos verdadeiramente os melhores e deixar os outros a falar de teorias labregas de conspiracao a comecar por o Rei dos viscosos o tao afamado Tiu Bruno. PS: Os meus pesames para a familia do Cota do Bigode e penalty para o porco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o porto ganhou o ultimo campeonato na mata real! Sabes o que aconteceu lá? Que me lembre o benfica ganhou o seu jogo na luz, e o porto como conseguiu a vitoria?
      No jogo benfica-estoril, o golo do estoril não é irregular?
      Na final da taça o golo do guimarães não é irregular?
      Chamar culpa propria a roubos de igreja!!! Ou o benfica tem obrigação de ganhar sempre contra 14? Nestes 2 ultimos jogos na madeira e na luz ganhou contra 14, mas quando for com equipas superiores como o braga ou porto irá conseguir???
      O proença marca 1 penalti como marcou o talhante na madeira expulsa 1 defesa central e depois aparecem aqui adeptos a dizer que perdemos por culpa propria!
      Nós perdemos como perdemos de à 30 anos para cá sempre roubados! Ou achas normal 1 clube ganhar 90%dos trofeus internos neste periodo?

      Eliminar
    2. Águia Preocupada26/3/14 13:45

      Essa é uma argumentação demasiado redutora perante a realidade que há mais de 30 anos temos vivido.
      Erros, todos cometem. São comuns a todos os clubes. Todos os clubes tem tardes/noites más. Há jogos em que as bolas teimam en não entrar (quem não se lembra do célebre jogo Benfica - Boavista de há anos?) Só que há quem usufrua dos apitos salvadores que em caso de dificuldade lá estão para "ajudar"... Tal como há outros, nos quais nos incluimos, em que os tais apitos ainda ajudam a vir mais para baixo!
      É esta a grande diferença! Dizer que perdemos por erros próprios, faz pensar que os outros estão imunes a erros! Que felizes os que "nunca" erram...

      Eliminar
  6. E o que faz uma câmara no balneário dos árbitros onde entra um presidente de futebol? Acho premeditada a entrevista como a canção do Paulo de carvalho para reunir tropas é só esperar.

    ResponderEliminar
  7. Não sei se foi lavagem ou não. Sei que se olhar apenas e só para a vertente técnica e ignorar os nomes dos intervinientes acho que foi uma excelente reportagem para qqr um q goste de futebol.
    Claro que era perfeitamente possível fazer perguntas mais directas e dificeis ao Pedro Proença mas olhando apenas e só para a figura do árbitro e esquecendo os "queridos" achei um excelente trabalho e uma visão diferente que a SIC nos deu a conhecer.

    ResponderEliminar
  8. Gostava que é dono do blog fizesse um post de votação sobre comunicação social ou média ou jornalistas que nunca deveriam entrar no estádio da Luz seria interessante saber qual a opinião que tem sobre os diversos canais e as suas tendências clubistas.

    ResponderEliminar
  9. Meteu nojo pela desonestidade intelectual a forma como um sr Jornalista
    questionou (pressionou) o sr Vitor Pereira nomeador dos apintadores
    qual a razão porque Pedro Proença não apintava o Benfica.

    Tão preocupadinho que estava esse sr Jornalista

    Por acaso perguntou porque Bruno Paixão ou Duarte Gomes
    não apintam o clube punido por corrupção ?????

    Estes srs Jornalistas devem pensar que o povo
    deve ser totó

    mas o povo julgado totó tambem pergunta ao srs Jornalista
    porquê tanta pressão para o sr Pedro Proença apintar o Benfica?

    Sr jornalista o povo sabe que o sr jornalista tambem sabe como todos sabem
    que Pedro Proença não é feliz a apintar o Benfica
    e como o sr Jornalista sabe isso muito bem provavelmente o sr jornalista
    quer que mais uma vez ele volte a ser infeliz

    Será que há quem veja que face à grande categoria como o benfica está a jogar
    só mesmo apintadores infelizes lhe possam travar o passo ????

    Se não é parece e muito

    Para o sr jornalista preocupadinho bom seria
    que o benfica tivesse nos jogos que faltam:

    -Pedro Proença do penalty do Yebda, do golo do Maicon, etc
    -Olegário Benquerença, do golo do Petit, da apintagem em Guimarâes
    de um jogo com o leixões ou do atropelamento do Saviola no Rio Ave
    -Carlos Xistra de Coimbra da expulsão do Micolli etc
    -Soares Dias dos 4 penaltis em Alvalade em prejuizo do Benfica
    -Cosme Machado dos 5 penaltis 5 contra a Académica surripiados ao Benfica, etc

    Era isto que o sr Jornalista queria ?????

    SR JORNALISTA e OUTROS iluminados que querem que uma equipa média
    ganhe um campeonato quase por decreto, como dizia o meu saudoso avô
    vão levar todos onde as galinhas mais gostam

    O POVO não é TOTÓ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/3/14 13:50

      Protestar só aqui é pouco. Não temos uma direcção nem um presidente que defenda o Benfica e sinceramente, acho melhor que estejam calados... mas nós podemos mais, muito mais. Como? Inundando a RTP e esses Paulos Sérgios desta vida com mensagens contestando e criticando veementemente estas situações. Eu já o fiz. É só aceder ao sitio da RTP, à secção de desporto e ir a contactos... Eles têm que saber que não somos parvos!!!

      Eliminar
    2. os protestos são validos e devem fazer-se mas maior protesto era não vermos esses programas sem audiências os programas acabam, mas malta fala fala mas continua lá caída.

      Eliminar
  10. Aqui na minha terra é costume dizer-se " contra factos não há argumentos". Agora preparem-se.

    ResponderEliminar
  11. Eu ainda estou enternecido com tal reportagem... Chegaram mesmo a vir-me as lágrimas aos olhos e está a pesar-me a consciência por tudo o que disse e penso do Proença... Ou não... O Proença é um árbitro parido pelo sistema... Os erros até podem acontecer o que se estranha é que seja sempre para o mesmo lado, sempre... Ele é bom árbitro mas lá fora porque cá dentro ele tem de fazer o favor a quem já, lhes fez o favor de subir muitos degraus na arbitragem... Há muitos árbitros bons em Portugal mas se pensam que sobem os que são bons estão muitissimo enganados, muito mesmo, e tenho um caso de um amigo meu mas que não é no futebol 11... O homem mostrou ontem que prepara os jogos e isso seria suficiente para não errar sempre para o mesmo lado, o lance do Maicon foi assumido como erro dos auxiliar mas não explicou que tecnicamente foi um erro grosseiro inadmissivel no melhor auxiliar de 2012 pois tratou-se de um lance de gbola parada, os mais fáceis de ver para um auxiliar.

    A reportagem foi feita no inicio desta época e a pergunta que se faz é: Porque é que esta reportagem aparece antes de um jogo importante do Benfica e apitado por.. Proença? Não podia ter sido logo no inicio de época? Quem acreditar em coincidências...

    Quanto á imagem dele não ficar beliscada no jogo de Braga, ele está-se bem a cagar para isso!!! Ele já está no Mundial, está muito bem visto na UEFA e na FIFA e se errar em Braga os responsáveis da FIFA vão ver como erro porque não têm acesso ao historial dele em jogos com o Benfica. Repito: Ele está-se a cagar se f**er o Benfica!!!

    ResponderEliminar
  12. Para mim é necessário, a direção agir!
    Tem de agir! O benfica quando esta por cima toda a imprensa e programas televisivos caiem em cima! São feitas nomeações de arbitros corruptos para os jogos, vêm os outros presidentes dizer o que lhes apetece, e da nossa parte não aparece ninguem!
    O porto é 1 clube com 1/3 do nosso tamanho e controla tudo! O benfica o clube dos milhões consegue perder 2 campeonatos por estupidez, e deixa-se ser atacado por tudo e por todos!
    A sporttv/tvi/sic são uma autentica vergonha, anti-benfiquistas do pior! As transmissões do benfica são uma anedota, desde o achincalhamento ao treinador, desde dizerem que a equipa não joga nada etc etc!
    Benfica tem de agir com o velhinho Black-out!
    Sim blackout!
    Sair 1 comunicado a dizer que depois de um ano inteiro a ser gozados por comentadores da sporcotv e outros deixam de haver conferencias e afins para estes anormais!
    As simples tsf e rr gozam connosco diariamente! No dia seguinte à exibição fantastica em londres os mesmos não falam nada.... necessita-se urgentemente da radio benfica!
    Acham normal o jornal o jogo pelo 3º dia consecutivo omitir na programação da benficatv o jogo man utd-man city e outros jogos da liga inglesa?
    Espero que o benfica passe nestes 2 jogos, preferencialmente com 1 vitoria em braga, e 1 resultado no porto que permita a nossa passagem porque se formos afastados ja neste jogo e se perdermos ou empatarmos em braga, tudo cairá de vez sobre o benfica! E aí já será tarde demais!

    ResponderEliminar
  13. este arbitro atraca de popa? pelo trato com os jogadores não deixa grandes dúvidas! Para que se torne num arbitro de eleição terá que levar umas valentes ensaboadelas com sabonete de casca de pau de marmeleiro ou até de sobreiro.

    ResponderEliminar
  14. Esta reportagem foi anunciada muito antes de se saber que o Proença ia apitar o Braga-Benfica. Parem com as teorias da conspiração...
    Quanto à reportagem, achei do nível daquela que foi feita ao Ronaldo, também pelo Nuno Luz. Achei muito boa. Confesso que não fazia ideia do nível ds preparação de um árbitro de elite. Impressiona o rigor do Proença na preparação dos jogos, mesmo a nível internacional é elogiado. Muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André Leal26/3/14 18:12

      Primeiro que tudo, a reportagem não foi anunciada assim tanto tempo antes... O "muito" está aí a mais.
      Além disso, as nomeações são divulgadas publicamente poucos dias antes dos jogos, mas existe um planeamento em forma de esboço com muito tempo de antecedência, feito assim que é conhecido o calendário do campeonato, no início da época.

      Também fiquei muito impressionado com o proença. Tanto que ele no próximo jogo até pode voltar a roubar-nos à vontade, que eu terei sempre em mente esta reportagem e desculpá-lo-ei, por causa de ficar muito bem impressionado com a imagem que ele passou nesta propagan... reportagem.

      Depois desta propagan... reportagem, acho que vou constituir uma claque só para apoiar o proença. Enquanto os das teorias da conspiração assobiam o santinho proença, nós estaremos lá a bater-lhe palmas e a entoar cânticos em seu nome.

      ó proença, és da elite
      mesmo que erres és um santo do apit'
      No Teeth Boys

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking