O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 11 de março de 2014

O título começa a ser perdido na Madeira e ganho em Alvalade?

. 36 comentários

Faz agora quase um ano, o Benfica visitava a Madeira, mais concretamente o terreno do Marítimo. 
Na generalidade, esse era considerado um jogo chave no caminho para o título.

Nessa altura foi partilhada conosco uma mensagem por um leitor do NGB e destacada no post "Vamos dizer adeus ao título", 2 dias antes de ser conhecida a nomeação:

Entretanto, há 2 dias um leitor avisava-nos...

RUI BENFIQUISTA - 24 Abril, 2013 17:55

Acabei de saber por um arbitro dos distritais e 3 divisões daqui do Porto, que o arbitro é um M M de Braga.  Ora M M DE BRAGA É O MANUEL MOTA, E QUE VAI PREJUDICAR O BENFICA, DIZ ELE QUE VAMOS DIZER ADEUS, NA MADEIRA, AO TITULO! COM TODA A SATISFAÇÃO! ORA TEMOS DE CONFIRMAR SE É VERDADE. E A SER, COMO É POSSÍVEL ELE SABER QUEM É O ARBITRO? POIS ELE TEM UM PADRINHO ARBITRO DA PRIMEIRA MAS NÃO ME DIZ QUEM É.
---------------------------------------------------------------------------------

Na realidade, o árbitro Manuel Mota ficou condicionado, mas para não prejudicar o Benfica após colocarmos esta informação cá fora. Ainda hoje é o post mais lido no nosso blogue.
Não prejudicou o Marítimo e não prejudicou o Benfica, o que obrigou a um esforço financeiro para que na jornada seguinte as malas chegassem à Linha do Estoril.
Curiosamente mais uma vez o Benfica tem um jogo decisivo na Madeira. E coincidência das coincidências: Manuel Mota é o escolhido!
Acreditam nos acasos? Eu não.

E em Alvalade? Olegário Benquerença. Diz hoje Marinho Neves sobre este senhor:

"Aqui vai um relatório: Olegário Benquerença é capaz de tudo para conseguir atingir os seus objectivos, mas mesmo tudo. Basta analisar a sua carreira e tomar conhecimento de como geriu todas as suas promoções. Para além disto, está em final de carreira e está preso por fios. Sabendo que vai enfrentar uma poderosa máquina de poder, em caso de dúvida beneficiará sempre o mais poderoso. Quanto ao Sporting, tem de cair na real e deixar o medo nos balneários acreditando sempre que é possível contrariar forças ocultas. Ser cuidadoso nas zonas perigosas, não dar baldas para que o o árbitro invente, obrigando-o a entrar no escândalo se houver intenção de benefício. Pensar sobretudo e somente no jogo. O árbitro sabe que vai estar sobre atenção redobrada e depois do escândalo no jogo do Sporting da semana passada, a pressão é ainda maior."

Diz-me quem sabe que o Olegário quando quer apita bem. E o que quererá Olegário? O que desejará alguém ligado por laços familiares a António Garrido? Sabem quem é António Garrido?

Aqui vai um resumo:
"Quem é António Garrido. Garrido foi o primeiro árbitro português escolhido para apitar a fase final de um campeonato do mundo (Argentina 78). Esteve também no Europeu de 80 (Itália) e no Europeu de 82 (Espanha). A 1 de Abril de 1973, quando faltavam seis minutos para o final do FC Porto – SL Benfica com o resultado em 1-2, inventou uma grande penalidade após simulação do portista Flávio na área das águias. O jogo terminou empatado e o Benfica foi assim impedido de conquistar o campeonato 100% vitorioso (levava 23 vitórias em 23 jornadas num campeonato com 30).

Depois de terminar a carreira 1982 foi recrutado estrategicamente pelo FC Porto. Sim, o FC Porto deve ser o único clube do mundo que tem uma ex-árbitro na sua estrutura. Deve ser por uma questão de transparência. A questão que põem é a seguinte. O que fará António Garrido na “estrutura” do FC Porto? Ao longo dos anos fomos tendo acesso a alguma informação (pouca). Garrido é o verdadeiro homem sombra. Desde que terminou a carreira pouco se ouviu falar dele.

Foi uma das pessoas que jantou com o árbitro do Porto – Villarreal. Foi uma das pessoas que estava presente quando Jacinto Paixão, o árbitro da fruta, foi coagido por elementos ligados ao FC Porto na mesma marisqueira. Foi apanhado nas escutas do Apito Dourado a falar com Valentim Loureiro e Pinto de Sousa. Foi identificado pela Polícia Judiciária, no âmbito do processo Apito Dourado, como o “contacto preferencial” do Porto para exercer pressão junto do órgão que nomeava os árbitros.

O FC Porto é dos clubes mais titulados do planeta desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do clube em precisamente 1982, aproximadamente na mesma altura em que António Garrido foi recrutado pelo clube azul-e-branco. A maior parte das pessoas atribuem boa parte do mérito das conquistas recentes do clube ao seu presidente, homem que esteve suspenso durante 3 anos por corromper árbitros e que levou o clube a perder 6 pontos pelo mesmo motivo. Talvez os adeptos do FC Porto devessem estar gratos também a António Garrido, um ex-árbitro que entrou no FC Porto aproximadamente na mesma altura o presidente do Porto.

Pinto da Costa e António Garrido (ex-árbitro) conquistaram em quase 30 anos, 17 Campeonatos Nacionais, 11 Taças de Portugal, 16 Super Taças, 2 Ligas dos Campeões e 1 Taça Uefa.

O FC Porto, até a entrada do presidente condenado por corromper árbitros e do árbitro António Garrido, era um clube honrado mas tinha ganho apenas 7 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 1 Super Taça." - retirado daqui.
---------------------------------------------------------------------

A capacidade dos jogadores do Benfica e a maturidade com que têm estado em campo tornará mais difícil a tarefa de quem quiser prejudicar o nosso clube. Mas temos de estar MUITO ATENTOS E CONCENTRADOS.

Já em Alvalade, a caça ao segundo lugar, com acesso directo à Champions, obriga o FCP a jogar as fichas todas nesse jogo. Espero que o Sporting siga os conselhos de Marinho Neves, homem que já provou saber bem como se movem os corruptos do futebol português.

Não tenham dúvidas disto: vai ser uma jornada explosiva e decisiva para o futuro imediato do futebol português. 

Se Benfica e Sporting sairem por cima, o tal 25 de Abril ficará mais perto. Mas ao contrário do que o sabujo da Académica esperaria.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. "Sim, o FC Porto deve ser o único clube do mundo que tem uma ex-árbitro na sua estrutura"

    António Rola és tu?

    ResponderEliminar
  2. o manel mota é benfiquista. claro que o proença tb é. mas este ano ele até já prejudicou foi o sporting, na recepção ao nacional... vamos ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Manuel Mota não prejudicou o Sporting, isso é conversa de calimero...
      O lance que as osgas se queixam é um lance em que o Montero empurra um adversário (nítido) e o Slimani toca noutro (discutível), ou seja, o lance nem deveria ter dado direito a qualquer remate...

      Eliminar
    2. Te garanto, de quem o conhece, que Manuel Mota é portista...

      Eliminar
  3. Daqui a três meses termina o seu mandato à frente da Liga mas Mário Figueiredo ainda não sabe se recandidata ou se deixa o cargo.

    Mário Figueiredo acusa a Olivedesportos de estar a "minar" os clubes, que o tentam afastar da presidência da Liga. Em entrevista a SIC Notícias, o dirigente sublinhou que a empresa detentora dos direitos de transmissão da maior parte dos jogos da I e II Ligas tem ameaçado os clubes para que votem na sua saída, uma vez que é contra a concentração dos direitos televisivos na empresa de Joaquim Oliveira.
    "Os clubes estão reféns de uma pessoa que os mantém no estado de penumbra, que os ameaça. Quando alguém está em posição de refém de outra pessoa, que exerce domínio e coação, que ameaça infligir o mal, os clubes ficam com medo, em pânico. Estão a ser coagidos a ter certos comportamentos. Isto está a tornar-se num caso de polícia", afirmou o dirigente, quando questionado sobre a reunião do Conselho de Presidentes que pedem o seu afastamento.
    Uma das bandeiras de campanha de Mário Figueiredo há dois anos foi a anulação dos contratos de exploração dos direitos televisivos entre os clubes e a Olivedesportos. A verdade é que apenas o Benfica e o Farense têm em mãos os direitos de transmissão dos seus jogos em casa. Figueiredo diz que os clubes estão a ser ameaçados e chantageados pela Olivedesportos, apesar de 28 dos 32 emblemas do futebol profissional terem votado a favor do seu plano de não concentração dos direitos televisivos.
    "Os clubes têm recebido represálias constantes, de ameaças de não pagamento de verbas, de alguém que abusa da sua posição dominante e faz os clubes fazerem algo contra a sua vontade. Só o Benfica conseguiu sair da situação de refém", lembrou.
    Daqui a três meses termina o seu mandato à frente da Liga mas Mário Figueiredo ainda não sabe se recandidata ou se deixa o cargo. "Não posso fazer a paz quando todos querem fazer a guerra", sublinha, antes de lançar novo "ataque" à Olivedesportos.
    "Nos últimos anos os presidentes dos clubes mudaram, os presidentes da Federação e da Liga mudaram mas houve uma pessoa sempre presente e com participações em clubes, até de forma ilegal, com mais de 10 por cento de votos nas SAD´s. Todos os presidentes da Liga e Federação foram nomeados pela Olivedesportos", afirma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POLÍCIA? quê isso, há disso em Portugal? Olha para quem que assiste de longe e bem de fora todas as manobras da corrupção em Portugal, fica-me difícil acreditar que existe isso de polícia por aquele país que para mim não é nada mais nada menos que um paraíso para os corruptos... A polícia é, os políticos são, a judiciária é, as instituições que regem e dominam o desporto são e essa teia de favorecimentos faz com que todos sabem o que se passa e ninguém serve para mexer uma palha para por cobro aos ratos que invadiram os bastidores e não tencionam fujir...

      Benvas dos Santos

      Eliminar
    2. Vamos voltar a falar no tema da Liga noutro post.

      Eliminar
  4. Grande sombras....Calhar bem apareceres!! Quando vi o teu nome no post ficou logo entusiasmado pois pensei que vinhas falar da contratação do marco silva pelos azuis! Então não era na segunda-feira que o homem assinava? Segunda me lembro tinhas informações.... O que aconteceu ás fontes? Secaram?

    Benfiquista atento ao ridículo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao ridículo de quê? Da tua ignorância? Da tua falta de capacidade em ler português? Pena não estares atento a outras coisas. E by the way, pergunta tu ao Marco Silva quem é que esteve com o Antero Henrique num hotel a conversar.

      Eliminar
    2. shadow se formos por ai entao ele ainda agora esteve a conversa com R.Costa no ultimo Benfica-Estoril......se ele vai para algum lado so no final da epoca se sabera ,mas,espero que nao seja para os listados e se for que caia do cavalo como caiu o Foiseca.....

      Eliminar
    3. Pior que um gajo que não admite que estava errado é um gajo que sabe que errou e que toda a gente percebeu que errou e mesmo assim continua a bater na mesma tecla!

      No dia em que escreveste essa parvoada toda tive o cuidado de aqui passar e dizer-te que o único clube com o qual o Marco tem um principio de acordo (verbal!!!!) e com o Benfica!

      Mas como é óbvio o grande Gurú da sapiência que tu és não te permite aceitar que não sabias nada do apregoaste e que talvez outras pessoas saibam o que estão a dizer!

      Enfim...acho que no mínimo devias fazer um post com um pedido de desculpas pois ao Marco só não chamaste santo!

      Manca-te! já é altura de deixarem de achar que percebem alguma coisa do que se passa no futebol em Portugal só porque têm um blog que tem muitos views diários!

      Assim de repente conseguiria juntar umas 7 ou 8 coisinhas que vocês afirmaram ser garantidas nos ultimos meses e em que todas elas bateram na trave!....

      Vocês mancham a imagem do nosso clube!

      Eliminar
    4. Anónimo, torno a perguntar-te se sabes ler português? Se sabes então lê como encerrei cada um dos posts. O que mancha a imagem do clube são adeptos fanáticos, carneiros, seguidistas e acéfalos.

      Eliminar
    5. " Quem afinal são os anjinhos? Quem afinal com um movimento garante já a Champions? Fede este futebol português. " ...

      Este foi a frase com que remataste o post e onde insinuavas a concretização de uma futurologia que tinhas feito 17 horas antes, onde dizias, que, e passo a citar

      "Que verdade tem um campeonato em que um treinador está num clube mas condicionado pela hipótese de ir ocupar o lugar do clube imediatamente acima?

      Como se comporta um treinador que luta por um lugar na Champions, mas que conseguir tal feito significará não treinar na Champions no ano seguinte?

      O que leva um clube com um projeto com resultados a médio prazo 'abrir as pernas' e libertar um treinador que é a solução para um seu concorrente atual na classificação?
      "
      Já passaram quase 72 horas, e que se saiba nem o presidente do Estoril abriu as pernas ao fóculporto, e nem o Marco Silva assinou qualquer " contrato promessa " para a próxima época. "

      A tua fonte que "deve morar" no mesmo prédio do jornalista Pedro Candeias deve ter ingerido alguma coisa que lhe fez mal e lembrou-se de largar essa bojarda..digo eu !
      " By the way " o Pedro Candeias esteve com o Jorge Batista nos estúdios da Sic Noticias a comentar o jogo do Benfica com o Estoril, e sobre o Marco Silva, disse ZERO ... porque seria ?

      Eliminar
    6. Anónimo: até estava a ler com bonomia a tua intervenção, mas a tua conclusão define-te. Não passas de um medíocre analista. E ainda por cima cobardolas.

      Eliminar
    7. M.C., tu é mais um daqueles que é muita bom a comentar os outros mas por si próprio obtem zero.

      É por causa de gente limitada como tu que o FCP tem florescido neste país. Digo-te o que tenho dito noutros temas. Querem saber mais? Procurem a informação como eu fiz.
      E torno a dizer que não sabem ler português. Ou então sofrem de 'leitura selectiva'. Saltam frases.

      Não se lembram de ler lá isto_
      "Marco Silva tem parecido um tipo sério. Certamente o continuará a ser. A decisão está na sua mão.
      Lembre-se é que quem sacrifica a sua honra uma vez, perdeu-a para sempre. Paulo Fonseca que o diga."
      Otários.

      Eliminar
    8. Shadows, eu sou daqueles que quando tu começaste a borrar as fraldas já eu estava cansado de ver jogar o Benfica, e essa mais-valia permite-me conhecer o clube muitissimo melhor , e como tal critico-te sempre que me aprouver e sem necessidade de ser bronco e mal educado !

      Portanto deixa-te de ser atrasado mental, e começa por perceber que se tu tens cabeça para pensar, os outros também tem; e não é pelo fato de escrevinhares umas merdas que tens o direito de desrespeitar "quem te apanha com as calças na mão "

      E para que percebas vou dizer assim baixinho que ninguém nos ouve :

      Bom senso e humildade para reconhecer que erraste nas tuas previsões só te faziam crescer um bocadinho mais e daí ganhavas tu e ganhava também o NGB ...

      E ficamos por aqui...todos sabemos muito bem que burro velho não aprende inglês !

      Eliminar
    9. M.C., então tens quê? 60 anos? Setenta? Então peço desculpa pois respeito muito os idosos...deves pensar que sou algum miúdo de 20 anos para vires dar lições de Benfica ou do futebol português. Ou ainda da forma de agir dos corruptos.

      Errei as minhas 'previsões'? Mas eu sou a Maia? Eu sei o que escrevi e mantenho cada palavra. E saltaste as palavras que te relembrei ou isso já não te convém?
      Confesso é que tenho muito pouca pachorra para quem só aparece para dizer...nada. Só fazer barulho.

      Eliminar
  5. O comentador desportivo Rui Santos considera que os clubes ao pedirem a demissão de Mário Figueiredo é uma vingança contra a atuação do presidente da Liga. Num comentário que fez esta noite na SIC Notícias, Rui Santos disse que Mário Figueiredo marca a diferença no futebol nacional.

    ResponderEliminar
  6. A impressão com que fiquei é que o Manuel Mota disse o que disse o ano passado foi mais para alertar o Benfica, que não iria ganhar o campeonato (como não ganhou) e não que seria ele a prejudicar o Benfica, como não prejudicou.
    Os árbitros têm informações privilegiadas de outros árbitros que mais ninguém tem. Eles falam ou ouvem conversas entre eles.
    Não acredito que o Manuel Mota queira prejudicar o Benfica, mas o Sporting está a fazer um barulho do caraças e ele já viu o seu talho ser destruído.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de acreditar ou não. Trata-se sim do que vai condicionar o árbitro naquele momento em que tem de apitar. E como já se viu com Proença, a cor clubística nada tem a ver com isso. No momento de apitar, outros valores se levantam.

      Eliminar
    2. Então e depois de mais um comentário do Bruninho contra o Benfica (ligando a nomeação do Mota como um favor ao Benfica), ainda é a favor de se ligar aqueles ranhosos?

      Eliminar
    3. Vamos nos comportar da mesma forma daqueles a quem criticamos? Prefiro olhar mais além. E o que esperavas nesta semana decisiva para o segundo e terceiro lugares? Que o BdC não aproveitasse tudo o que pode para criar um ambiente terrível para domingo?

      Eliminar
  7. John Wakefield12/3/14 18:04

    Vamos lá ver uma coisa.
    Sinceramente, não acredito que este Porto vença em Alvalade. O ideal seria mesmo um empate entre ambos.
    É claro que o nosso principal rival tem sido o FCP, mas neste campeonato, só nos temos de preocupar, à partida, com o Sporting, é a única equipa que ainda nos pode causar um autêntico pesadelo.
    A forma como eles condicionaram a arbitragem do clássico (só pode dar vitória leonina ou empate, mesmo que o árbitro seja o Proença) e a da Choupana, conotando vergonhosa e impunemente o árbitro Manuel Mota com o Benfica, o qual já viu por duas vezes o seu talho vandalizado, dá a entender que este fim de semana que se avizinha será muito mais adverso do que se julga...
    Espero que psicologicamente os árbitros nomeados não cedam, mas... se cederem, estamos lixados. Ganha o Sporting, e empatamos ou perdemos na Choupana. Ficaremos com 4 ou 5 pontos de avanço, e ainda com deslocações perigosas a Braga e ao Dragão.
    Estão todos avisados.
    O jogo na Madeira é a partida da época, indubitavelmente mais importante que os dois jogos com o Totenham.
    É o tudo ou nada, e parece que já levamos desvantagem nas pressões dos bastidores.
    A direcção do Benfica remeteu-se ao silêncio, e reza a história dos últimos anos, que tal postura não favorece os interesses do clube!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que nos bastidres não andamos tão calados assim. Veremos. Quanto ao resto, o FCP colocou tudo em cima da mesa para domingo. Sem os milhões garantidos pelo acesso directo à Champions, o verão no Dragay será muito quente.
      Não menosprezes a sua influência.

      Eliminar
  8. Quais são os laços familiares entre António Garrido e o Olegário??
    Gostava que o excelso escriba SHADOWS me possa elucidar.
    É que eu vivo a 50 metros do Olegário,e que eu saiba estas 2 pessoas não têm qualquer laço familiar por mais distante que seja.
    Fico há espera do esclarecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jarbas, ou seja lá o nick que vai escolhendo para poderes comentar no NGB que é o que te excita pela quantidade de nicks que já tiveste:
      Se tu vives a 50 metros do Olegário, ou és cego ou andas a dormir. Como eu não sou nenhum despertador, continua lá a soneca. E aliás, isto nem sequer é informação secreta. É de domínio geral para quem quiser saber.

      Eliminar
  9. Eis um post para guardar! É pena é que a malta queira falar, antes, de outras coisas.

    E, já que o debate não tem que se cingir ao conteúdo do artigo, também eu desvio o assunto. Por exemplo, dizendo que o questionário/sondagem do alto da página deveria ser assunto de artigo. Não tendo maneira de o comentar de outra forma, deixo aqui a minha reacção (sim, sou anti-NAO, continuo a escrever reacção):

    Luís Duque: uma víbora; logo que se pendure no galho, morde-nos. E este tipo é traiçoeiro, morde pela calada. Confio mais no rottweiler aqui do vizinho.
    Júlio Mendes: idem. Quando o Antero lhe puser o jipe preto à porta, borra-se todo e mete-nos uma faca nas costas. Entreguem-no mas é aos Red Boys.
    Rui Pedro Soares : quê??? mais um dragay de ouro na Liga? Além disso, a única coisa que conseguiu ganhar na vida pública foi de empurrão (isto é, arranjaram-lhe tacho). Maneirinho em quem não se pode confiar nem um vaso de alecrim, quanto mais a Liga!
    Nuno Lobo: é ainda muito puto e com poucos tomates — levou um estalo da Famiglia e amochou. Não sei que fraldas usa mas ainda tem muito que provar antes de deixar de ser apenas um menino queque da Linha.
    Carlos Pereira: um troca-tintas e arruaceiro do tipo Valentim Loureiro, mas ao menos com os dois no sítio. Não gosto de arrogantes, mas enquanto me lembrar daquilo que ele chamou ao Pinto da Bosta, vai ter sempre o meu "voto".
    Shéu: é nosso. E, sobretudo, é meu! Companheiro de infância (quase). Mas temo que a presença deste nome aqui não seja credível, da parte de quem estabeleceu a lista.
    E porque não Luís Sardinha?
    E porque não deixar lá ficar Mário Figueiredo só para chatear o Oliveirinha y sus hombres?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, e colocarei um post para que estes nomes(ou outros) possam ser debatidos.

      A lista foi escolhida por mim. Coloquei o Shéu porque é alguem que respeito muito, alguém muito inteligente, capaz e que na minha opinião tem isenção mais que suficiente para poder ser apoiado por muita gente.
      Tem vivido discretamente no Benfica, mas penso que está a ser desperdiçado.

      Eliminar
  10. Então??
    Não há resposta há pergunta que fiz?
    Vou repetir:.....Quais são os laços familiares que ligam o Garrido ao Olegário??
    Por mais remotos que sejam!

    ResponderEliminar
  11. Eu não nenhum multinicks!!!
    Este é o meu apelido familiar,mas não respondeste á pergunta!
    Responde:....Quais são os laçoa familiares que ligam o Garrido ao Olegário.?
    Responde,e não precisas de me chamar cego,quando se mente como tu mentis-te é estilo fuga para a frente!!
    Mas eu respondo-te,não existe nenhum laço familiar entre o Garrido e o Olegário,iinventou-se a quem interessava que o Olegário é genro do Garrido,é a mais pura das mentiras,para a próxima antes de lançares anátmas sobre as pessoas e escreveres sobre elas,informa-te melhor que é para não meteres a pata na poça....DE o cego e o dorminhoco sou eu!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vês como estás enganado? Nem sei porque insistes em vir armar-te em esperto. Só te enterras ainda mais. Andas armado em adivinho? Dou-te um conselho: joga no Euromilhões. Aí podes lucrar mais.

      Eliminar
  12. Shadows o Benfica é gerido por anjos? Pelas tuas palavras parece que pelo Benfica nunca passou um Vale e Azevedo que se fartou de cometer ilegalidades e também que o caso Calabote e Estoril Gate foram mitos. Também não me admira nada que pensem assim, pois tem muita gente que fala que o Holocausto foi uma invenção.

    ResponderEliminar
  13. É pá deixa de ser canalha e responde:.........Quais são os laçoa familiares que há entre o Garrido e o Olegário???

    Responde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking