O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 10 de março de 2014

O que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira...

. 9 comentários

O PRINCIPAL OBJECTIVO É O CAMPEONATO... MAS JÁ AGORA... ENTÃO E O RESTO?


Devo dizer antes do mais, que muito dificilmente, para não dizer impossível, depois das primeiras jornadas do campeonato pensar estar na situação actual, com 7 (8) pontos de avanço para o Sporting e 9 para o Porto a 8 jornadas para o fim da liga. Longe de mim dar-me a esse luxo de delírio, com base em toda a tempestade de final de época, e tumultuoso início da actual. 

Mas a verdade meus amigos, é que eis-nos chegados a esta maravilhosa "pole position" para a conquista do nosso 33º Título de Campeão Nacional! Volto a repetir, não me lembro de uma época onde estivéssemos tamanha vantagem pontual. E com esta vantagem pontual, julgo que começa a vislumbrar-se alguma ambição, que podemos aqui discutir se é desmedida e perigosa, ou perfeitamente exequível e controlada.

Jorge Jesus disse, e bem a meu ver: «Queremos ser vencedores do campeonato em Portugal. Depois vem a Champions League mas é um segundo objetivo porque os adeptos do Benfica estão ansiosos por voltarem a ser campeões em Portugal!" e ainda "Temos de apostar tudo no nosso campeonato, e poupanças pode ser para as taças e liga europa, no campeonato não vai haver poupanças!". Relativamente a isto, 100% de acordo. Não vamos hipotecar as chances de sermos campeões com uma vontade por vezes desmesurada e desajustada da nossa realidade nacional de querer ombrear com essa Europa fora. Acontece que isso era quando andávamos ali a perseguir a liderança, a disputá-la com 2, 3 pontos de avanço... agora... bom... agora estamos confortavelmente instalados como líderes e com um calendário restante que, longe de ser fácil, é acessível e relativamente tranquilo - tirando este receio de fatalidade patrocinada não por uma bebida qualquer mas sim pelo "terminus horribilis" de 2012/2013.

E agora?, penso eu e muitos dos nossos. Faltam 8 jornadas, a ver Nacional (f), Académica (c), Braga (f), Rio Ave (c), Arouca (f), Olhanense (c), Setúbal (c) e Porto(f). A negrito os jogos complicados que temos pela frente. Não que os outros sejam favas contadas, mas temos a obrigação de os tornar fáceis. Vencer no Nacional será importantíssimo para "arrumar" já a questão, tirando qualquer veleidade dos adversários. E não esquecer que Sporting tem pela frente Porto, Marítimo, Guimarães, Nacional e Estoril, e os dragays o Sporting, Nacional, Braga, Académica e Benfica. Por isso, conto que tanto um como outro ainda percam pontos, e muitos (todos os possíveis, com o Sporting a acabar em segundo com 1 ponto de avanço sobre o... Estoril). 

Com isto, será lícito ambicionar apostar algo mais na Liga Europa? Porventura será loucura pensar que um ano onde perdemos tudo irá dar lugar a uma época onde ganhamos tudo? O Totenham, a atravessar um mau momento, está perfeitamente ao nosso alcance. Não é um jogo fácil, mas estão a jeito! E depois... bom... depois... É ganhar a liga Europa certo? ou Errado? Será este pensamento errado? Eu julgo que não! Acho que devemos sempre ambicionar mais e melhor, até pela história que temos, a obrigação existe! Errado seria começar a época a dizer que queremos ganhar tudo, armados em campeões. Outra coisa, é com o decorrer da época, podermos fazer ajustes de objectivos e rectificações de discursos, quer para os adeptos, quer para dentro do próprio clube! E neste momento, julgo que apostar mais seriamente na Liga Europa não irá fazer perigar o Título de Campeão Nacional. Mas claro, O Título acima de tudo!!

Com isto, fica aqui para reflexão. Numa época onde perdemos porventura os nossos dois maiores símbolos, Rei Eusébio e o senhor Coluna, vamos honrá-los com um manto vitorioso nacional e europeu? Voltámos a ter Guttmann na Luz, estão reunidas as condições para vencer uma prova europeia? Vamos pender para "Quem tudo quer, tudo perde", "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar", ou "A sorte protege os audazes" e "Peito para fora, barriga para dentro! Dos fracos não reza a história" Como vai ser mister JJ? "Acraditas" mesmo que temos um plantel com mais opções, e é viável querermos mais? E LFV, está na hora de vires largar uns comentários inflamados e carregados de ambição, ou virás pôr água na fervura?  Já nem falo da Taça de Portugal e da Liga... Deixo para vocês a palavra!

Já sabem, SINTAM A MÍSTICA, CARREGA BENFICA!

" Os mais novos merecem sentir a grandeza do Sport Lisboa e Benfica, Títulos, venham eles! " 


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. tem calma lá contigo. ainda nem o campeonato está ganho. muita vigarice ainda se cozinha. europa? a seu tempo.

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito que temos que ter calma, ganhar jogo a jogo, jogando de forma séria, empenhada e humilde! No fim faremos contas e balanços...depois dos jogos estarem ganhos!

    ResponderEliminar
  3. Calma amigos. A politica tem que continuar a ser a mesma que foi até agora - jogo a jogo, com muita humildade e capacidade de sofrimento, com a melhor equipa possível, com total enfâse no campeonato. O campeonato tem que ser sempre a 1ª prioridade, tal como as restantes provas internas. As provas europeias serão sempre um objetivo caso as circunstâncias o permitam.
    Esta liga Europa será muito dificíl de ganhar. A Juventus é a principal favorita e tem a final em casa. Todos sabemos do handicap que temos com as equipa italianas. Há ainda o Napoles que joga um futebol "hiper resultadista".
    Não digo que será impossívél mas é muito, muito dificil. Lá está, numa eliminatória, há momentos de forma. Por isso, quem sabe...
    Para o "Totem", como diz o mister, só há uma estratégia - jogar à itlaliana: não correr muito, dar a bola ao Totem, ocupar bem e controlar os espaços, fazer recuperações de bola e transições rápidas nos momentos certos. Chegar à Madeira com as pilhas cheias. Esse sim, é um jogo muito importante, num campo díficl que, cheira-me, será ainda mais díficíl e vai ocorrer depois do SCP x FCP. Pode até dar um resultado que permita gerir o jogo da Madeira. Porque na 5ªf há a segunda mão.

    ResponderEliminar
  4. Equipa para White Hart Lane, segundo JJ:
    - Artur
    - André Almeida
    - Garay
    - Jardel
    - Sílvio
    - Fejza
    - Rubem Amorim
    - Salvio
    - Druricic
    - Sujlemani
    - Cardoso

    ResponderEliminar
  5. Mais um bom post Amigo Rolo Compressor ,eu concordo que devemos ter ambicao e nao fossemos o Benfica mas vamos com calma primeiro quero o titulo nacional e atacar o proximo para aniquilarmos de vez os corruptos,a liga Europa se nao for este ano pode ser pro ano,ate concordo com a equipa que devemos alinhar em White Hart lane a que poupar para o campeonato eu quero ganhar tudo mas nao tenho mais olhos que barriga como soi dizer-se quero o titulo deste ano acima de tudo.

    ResponderEliminar
  6. Num país normal poderias pedir tudo. O Benfica teria equipa para vencer tudo.
    Jesus e Vieira sabem (finalmente!!!) que isto não é um país normal. Que é um país de corruptos e ladrões.
    Tens de garantir o campeonato pois os da fruta já se livraram do Fonseca e agora vai ser tudo ajudinhas. Achas que um árbitro do Porto marcar um penalty e expulsar um portista, no Dragão, é normal???
    Acorda para o mundo rapaz.

    ResponderEliminar
  7. Para quando atacar 1 titulo europeu, se nos encontramos a 7/8 pontos de vantagem sobre o segundo e a 9/10 sobre o terceiro (o porto tera de ganhar por 2-0 ou mais para nos passar em caso de empate)!
    Benfica esta nos 8-avos contra uma boa equipa, mas que tem sido muito irregular!
    Acho que se apostarmos na melhor equipa 5ªfeira contra o tottenham e domingo contra o nacional, podemos depois descança-los contra a academica!
    O benfica em caso de vitoria na madeira assegura praticamente o campeonato visto fazer 4 jogos em casa!
    Se ficarmos a 9 e 12 pontos dos nossos adversarios domingo o que nos interesse levar 1 saco em londres e ficar ja de fora da competição? Ou acham que a equipa que apresentamos em paok não levara 1 saco no tottenham onde esta para eles em jogo a época?
    O benfica devia apostar em: Artur (porque tem de apostar), Silvio, Luisão e Garay, Siqueira, Fejsa, Amorim, Sulejamni, Salvio, Markovic e Cardozo!
    Ficavamos com 1 equipa a nivel defensivo compacta! Poupavamos os 2 que se encontram mais cansados, maxi e enzo na linha defensiva, e Gaitan, Lima, Rodrigo no ataque podendo entrar se necessario!
    Sulejmani e Salvio defendem bem e markovic atras de cardozo a carburar! Mesmo perdendo o benfica tem de marcar golos para na proxima semana se necessario e com casa cheia eliminá-los!
    O benfica caso passe aos quartos podera ter 1 equipa mais facil no sorteio, e este ano podemos ganhar tudo ainda! repito tudo! e estamos a 8 pontos do sporting (confronto direto) e a 10 pontos do porto (confronto direto) visto não acreditar que o porto ganhe por 2 golos ao benfica!

    ResponderEliminar
  8. No Inicio da época era tudo fraco: o treinador, o Presidente a estrutura, os laterais, os médios, enfim. Agora é tudo bom, já vamos ganhar tudo! Voltamos ao rolo compressor e tal. Esta bipolarização é que faz do Benfica um fiasco. O título está praticamente entregue, desta vez não escapa, agora o resto meus amigos, está longe, mas muito longe de estar sequer ao alcance. Na taça da Liga e Taça de Portugal temos dois jogos contra o Porto, que arredado do título encarará estes jogos como autenticas finais e escapatórias de uma época miserável. A Liga Europa, apesar de 2ª divisão europeia, ainda assim tem um conjunto de equipas que não sendo claramente superiores ao Benfica têm a vantagem de jogarem em campeonatos mais competitivos. Portanto, meu amigos, vamos lá com calma e garantir o campeonato e quanto ao resto vamos ver como corre, sem pressões, notas artísticas e afins.

    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  9. Como já referi anteriormente, e atendendo às equipas que temos e a situação atual classificativa, temos possibilidade de ganhar a 1ªliga, a 2ªliga e os juniores ou seja os campeonatos mais importantes internamente.
    Tem de se apostar mais na 2ªliga, é inadmissivel a não convocatória para o ultimo jogo de urreta, a.gomes, cavaleiro, steven vitoria, funes mori! se ganhassemos estavamos em 1ºlugar! Parece que não mas é mais 1 trofeu, e podem menosprezar mas atendendo o que é uma equipa B seria excelente essa conquista!
    O campeonato principal so em caso de desastre total! Basta ganhar os 4 jogos acessiveis em casa e ganharmos nas deslocações ao nacional e ao arouca, podendo perdendo em braga e no porto e para isso o porto e o sporting tinham que sair 100% vitoriosos dos seus jogos que ninguem acredita!
    Acho que a meia final da taça da liga podemos jogar com uma 2ªlinha que cumpra desde que o porto faça o mesmo e tanto os podemos eliminar como não!
    A taça de portugal temos de lidar como uma final no dragão e decidir depois na luz, sendo a seguir ao campeonato o trofeu com mais probabilidade de ser conquistado!
    A liga europa veremos como calha a 1ªmão não se tornando nada fácil se JJ apresentar um 11 secundario correndo o risco de dizer adeus ja a esta competição em londres!
    Caso o benfica passe tera de 7 adversarios 4 muito mais acessiveis que o tottenham, portanto jogo a jogo!
    Eu ja reservei bilhete para turim!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking