O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 6 de março de 2014

Elevar-nos ao Olimpo... para depois nos ver cair!

. 11 comentários
A história repete-se, e o novo campeão nacional 2013/2014 é, à semelhança das últimas duas épocas, o Benfica.

Pelo menos para a comunicação social, jornais e televisões, até parece que o campeonato já acabou.

Razão tinha Carlos Queirós o ano passado, quando numa entrevista televisiva depois do términos do campeonato nacional, decidido no foto finish com a vitória do FCP, disse que a imprensa tinha grande responsabilidade no desfecho trágico da época do Benfica o ano passado, dando como exemplo as últimas 15 primeiras páginas dos jornais Abola e Record antes do jogo do Dragão, e nas quais, claramente, era como se o Benfica já tivesse sido campeão e não tivesse qualquer hipótese de perder o campeonato.

Disse ainda Carlos Queirós, que por motivos óbvios, interessa sempre fazer do Benfica o campeão durante 11 meses do ano, deixando apenas aquele mesinho livre em que tudo se desmorona, em que as vendas de jornais vão baixar mas compensadas pelas altas vendas dos outros meses do ano. 

E de facto é assim, e a fórmula repete-se. O Benfica já ganhou alguma coisa? Evidentemente que não. Mas vamos pois fingir (nós, a Comunicação Social), que o Benfica ja ganhou. O que importa é que a malta ande excitada, que reserve o Marquês antes do tempo, e que compre jornais, muitos jornais, porque um clube que, caramba, até foi eleito o melhor clube do mundo no mês de fevereiro (sim, meus amigos, do mundo!!, para que não pensem que estamos com brincadeiras), como pode um clube dessa dimensão estratosférica como o nosso, não ganhar uma simples competiçãozeca dentro de portas? 

Por isso meus amigos, que ninguém duvide, o título já é nosso, pelo menos é o que nos querem fazer crer. E muitos acreditam e vão na cantiga!

O que interessa é passar a mensagem que este já não é um campeonato para ser conquistado mas um campeonato para ser perdido!

O que interessa é fazer-nos a todos caminhar no céu antes da hora, para que, se houver uma queda, esta seja bem grande! E depois, se houver uma queda e mais uma desilusão, essa mesma imprensa que hoje passa a mensagem da glória que não pode ser perdida, será a mesma que virá acusar os jogadores de falta de humildade, e que fizeram a festa antes da hora, e isto e aquilo, como se os jogadores não sejam também influenciados por este folclore todo, e não leiam jornais e não vejam televisão, e não sintam a pressão que diariamente lhes colocam nos ombros, enquanto os nossos adversários lá vão caminhando e trabalhando com a tranquilidade que aos nossos não é permitida! 

E basta realmente ler jornais e ver televisão para perceber que para muitos o FCP já não se levanta (até há quem já ponha em causa o terceiro lugar pois o mais certo é ser apanhado pelo Estoril!!), e o SCP não conta, mesmo que ali vá caminhando na penumbra a 5 pontos do primeiro.

E no meio disto tudo, temos um jogo dificílimo no fim de semana com o Estoril, temos uma ida à Madeira para defrontar o Nacional na semana seguinte, temos ainda uma saída a Braga, e uma ao Dragão na última jornada! Sem contar com as taças de Portugal e da Liga e o brilharete da Liga Europa que se metem no meio! Este ano é tudo nosso carago!

E alguém se lembra da saída de Matic? Alguém imagina sequer que este Matic ainda nos vai fazer falta? Claro que não, quem não caça com Matic, caça com Ruben Amorim!

O campeonato está ganho? Só para quem alinhar neste folclore e acreditar na cantiga que nos querem vender! Ao Sporting por exemplo, basta manter-se a uma distancia de 2 pontos do Benfica (e para isso basta que o Benfica tenha um deslize), para levar o campeonato até ao fim, sempre na esperança de que o percamos na última jornada no Porto.

O problema do excesso de confiança é que basta um deslize para se transformar em desespero.

É pois bem mais fácil de lidar com a pressão de um clube que tem tudo a ganhar neste momento (SCP ou FCP), do que a pressão de um outro que só tem tudo a perder.

Da minha parte não tenho dúvidas: Este campeonato está bem longe de estar decidido, vai ser jogado até à última, e só peço a Jorge Jesus que não se entusiasme com a Liga Europa antes de resolver o que importa resolver dentro de portas.

Aos jogadores pede-se humildade, suor e concentração. Sem ler jornais, que a estratégia, mais uma vez, passa por nos elevar ao Olimpo... para depois nos ver cair!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Eu não vejo ninguém excitado. O presidente não está, o treinador não está, os jogadores não estão, eu não estou, os benfiquistas que eu conheço não estão. Criaram esse mito nojento depois dos festejos (inocentes) na vitória com o marítimo e agora temos de andar todos com cara de enterro só para "não dar azar". Pois que se lixe isso, temos o direito de estar confiantes. O papel do clube é blindar o balneário, o papel dos adeptos é gozar o momento sem exageros e esperar que a equipa corresponda.

    ResponderEliminar
  2. Que os jogadores nao leiam jornais,que nao vejam televisao,mas afinal sera que sao assim tao anjinhos eles sabem perfeitamente que o campeonato nao esta ganho,o Maxi apos o jogo do Belenenses acho que o Gaitan tambem o disse o cameponato esta longe de estar ganho nos temos os pes bem assentes na terra mais ou menos isto que disseram eles estao precavidos e o JJ ja o disse a prioridade e o campeonato,por isso estou altamente confiante o Porto com 9 pontos de atrazo nove jogos por fazer nao acredito que consiga ultrapassar o Benfica,o Sporting a 5 esse sim se aproveitaria de um deslize nosso para ficar a dois pontos apenas,mas quem me garante que o Sporting vai ganhar os nove jogos que ainda faltam sabemos que nao esta tao cansado joga apenas uma vez por semana com menos riscos de lesoes castigos etc,a lagartada basta apenas um mau resultado no jogo com o Porto ficam logo arredados do titulo e a moral Benfiquista se elevaria muito mais e ai sim podemos reservar o Marques eu acredito com nove pontos de avanco sobre o terceiro, 5 sobre o segundo e se perdermos esta vantagem sobre eles eu nunca mais na minha vida acredito em nada no Benfica nem me entusiasmo mais,agora suponhamos que o Porto tinha 9 pontos de vantagem sobre nos e 5 sobre o segundo alguma vez alguem lhe tiraria este titulo?mas como somos nos que gozamos dessa posicao existem duvidas porra pra estas duvidas afinal somos mentalmente fracos.

    ResponderEliminar
  3. O mal disto tudo é que associamos à luta apenas o porto que esta a 9pontos, ou se não ganhar por 2-0 ou mais a 10pontos na ultima jornada!
    O sporting tem o calendario mais facil e tem 1 jogo dificil ate o final do campeonato... contra o porto!
    Ganhou ao braga com estrelinha!
    Neste momento estão a 5 pontos que equivale a 6!
    Não acredito que o porto revalide o titulo era mau demais, mas o sporting ao minimo deslize do benfica, ficará com tudo para ser campeão!
    Estas 2 proximas jornadas poderão decidir em muito...
    O sporting vai a setubal e recebe o porto!
    O benfica recebe o estoril e vai ao nacional!
    Se o sporting perder pontos e ganharmos os 2 jogos ja acredito que não foge o titulo, mas ate la é jogo a jogo e para isso temos de apoiar e encher os estadios por aí fora!
    Tenho receio do jogo em braga e no porto e aí são 6 pontos em disputa e perdendo os 2 jogos sporting ganhará o campeonato!

    ResponderEliminar
  4. Tripeiro, subescrevo inteiramente.

    ResponderEliminar
  5. Ainda nao percebi qual o problema da Liga Europa!!! Eu quero ganhar a Liga Europa, eu quero ganhar o campeonato, eu quero ganhar as taças. Podemos não ganhar, mas ambicionar e lutal por, é de equipa com mentalidade ganhadora. E mais, prefiro ganhar uma Liga Europa que 5 campeonatos. prefiro ganhar uma Champions que 10 campeonatos. o que é q torna um clube grande??!! ganhar na Europa. So ganhar em Portugal, fica-se pelo mediano. O Porto, em 3 época não conseguiu isso?! Foda-se pa, é para ganhar tudo caralho. O jesus tem um plantel que lhe oferece condições para ambicionar tudo. Agora a pergunta que lhe podes colocar é porque é que a partir de março/Abril coloca sempre os mesmos 11 ate estoirarem. Eu quero ganhar tudo e prefiro, sim, ganhar a Liga Europa.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/3/14 13:16

    e o scp vai ganhar todos os jogos?

    ResponderEliminar
  7. É isso mesmo.

    A comunicação social já começou a fazer os seus jogos para colocar ainda mais pressão ao Benfica.

    Todos têm estado bem no que diz respeito ao que é preciso fazer nos jogos do Benfica... a minha pergunta é... quando é que vamos lembrar ao Sporting que a jogar só em cada fim-de-semana, o Benfica do JJ têm sido imparável (meses de Janeiro e início de Fevereiro nos últimos anos onde só há uns jogos a meio da semana e esses nem costumam ser muito complicados) e que a pressão está toda do lado deles?

    Basta ver que o Sporting teve uma fase muito mal... exactamente quando se falou que o Benfica e o Porto poderiam chegar aos 29 jogos até ao final da época quando o Sporting faria no máximo 14... menos de metade... E os gajos não aguentam a pressão.

    ResponderEliminar
  8. É preciso é ter a noção de que todos os nossos "inimigos" vão querer colar o rótulo de que o Benfiquista é um fanfarrão e um gabarolas a partir deste momento.

    Os "anti" são assim e sempre serão! Irão colocar palavras e frustações deles nas nossas bocas, ou seja, como se fossemos nós a proferi-las.

    Mas, tudo isto tem o seu tempo. Caberá ao Benfica começar a ganhar títulos consecutivamente, e ai até mesmo os que estão no topo dessas empresas irão ter que ceder o lugar a outros...

    ResponderEliminar
  9. Domingos7/3/14 16:50

    Boa tarde Benfiquistas, sou a filha do Domingos, preciso da vossa ajuda.
    Preciso que coloquem like aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=675187485879326&set=a.675184419212966.1073741830.137695832961830&type=1&theater e aqui: https://www.facebook.com/totosalvio8?ref=stream. é muito importante, OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  10. mpcp costumo ler com atenção o que escreves e muitas vezes concordo, mas dizeres:
    "O Sporting tem o calendario mais facil e tem 1 jogo dificil ate o final do campeonato... contra o porto!" Não deves ter tomado os comprimidos hoje ;)
    Têm 5 saídas até ao fim: Setubal, Marítimo, Nacional, P Ferreira e Belenenses e ainda recebe o Guimarães e o Estoril (para além do Porto e do Gil). Fácil??? Porra a saída mais fácil é Setubal que tem o campeonato feito, as restantes, vai lá vai!

    Saudações Benfiquistas
    Sócio 32xxx

    ResponderEliminar
  11. Op lollllll give me five gostei,ate mesmo com o setubal acho que nao passa,mas porque sera que so vemos as coisas dificeis para nos porra ja basta.sermos tao pessimistas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking