O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 21 de março de 2014

Ben10

. 27 comentários
O que têm em comum Pablo Aimar ou Rui Costa?! 

Grandes jogadores, inteligentes, esforçados, jogadores de equipa, maestros, poder de decisão, controle da bola de cabeça erguida, carisma, régua e esquadro nos pés, fazem 6 posições num único jogo de futebol (trincos, médios centro, médio ofensivo, extremo direito ou esquerdo, avançado...), são mágicos! Parece complicada a resposta?.. Não... é simples, são 10. 
Ser 10 é uma raça que desaparece com o passar do tempo, porque a formação não a procura... (preferência para colocar técnica e velocidade nas linhas, e transformar inteligência em físico na zona interior... os médios centro box to box) mas também  porque um 10, geralmente, não nasce no campo relvado sintético, nasce na rua, sem regras! 

Bernardo Silva, não faço ideia onde fez nascer este talento todo, mas tem de ser o numero 10 do Benfica.

É a maior prova de que ainda existe futebol puro, o futebol que eu defendo. Junta técnica base (passe, recepção, remate colocado) a uma inteligência na ocupação dos espaços, uma capacidade de luta pela posse, joga de cabeça levantada, vê ao nível da relva o que outros não vêem de helicóptero, faz a maior parte na velocidade certa, parece muito mais adulto do que realmente é, vem buscar jogo a zona dos centrais, entra sem bola nas costas dos extremos, faz diagonais entre lateral e central, percorre quilómetros com e sem bola sempre no apoio, a dar uma linha de passe e a respeitar os colegas, ainda por cima é benfiquista, é mágico, é 10!

Para o Jorge Jesus, pode ser uma dor de cabeça, porque é um jogador que, para além de não ter as características que ele mais gosta (não tem 196 cm, nem corre desenfreadamente sem pensar no que está a fazer), tem talento para fazer uma equipa inteira rodar positivamente á volta dele... e isso tira prepotência a um treinador que gosta que tudo possa girar á volta dele, seja dentro do campo, fora dele ou no banco, onde até manda num mágico numero 10 agora director, ou num antigo e fabuloso numero 11 com 44 anos de história no clube.

Que Bernardo Silva tenha a sorte de ter na equipa principal do Benfica um treinador que o deixe ser protagonista, porque com estas características, pode não ser um super herói, mas passa a ser o nosso BEN10.

Bernardo Silva ainda miúdo: o estilo está lá todo.. o Benfica está no coração, e o numero enganado... Tipico das crianças... não sabem ainda o que vão ser quando crescerem!

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Os meus parabéns pela segunda boa análise hoje feita. Andava desaparecido ou é um novo escriba no blogue?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sou recente, mas andava tambem desaparecido.. a voltar1

      Eliminar
  2. ... aliás, o que JOrge jesus mais tem na equipa são jogadores a correr desenfreadamente sem saberem o que estão a fazer...

    ...e por isso Aimar nunca jogou a 10 com Jorge Jesus, não fosse retirar protgonismo ao treinador...

    ele há cada uma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aimar tinha já estatuto no futebol mundial para jogar a central se assim pretende-se. E merecido.. El Mago

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. FAÇO DAS SUAS AS MINHAS PALAVRAS. JA O ACOMPANHO DESDE OS JUNIORES ONDE ACHO QUE ELE DEU O SALTO QUE LHE FALTAVA. NAO TENHO DUVIDA NENHUMA QUE VAI SER O NOSSO MESSI A CURTISSIMO PASSO. ABRE A PESTANA JESUS POIS VAMOS ESTAR ATENTOS. DOMINGOS VIEIRA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos estar atentos e ver este menino crescer. Não é só o futuro como pode ser o inicio de um novo Benfica virado para a formação.

      Eliminar
  5. CNCORDO EM ABSOLUTO. DOMINGOS VIEIRA

    ResponderEliminar
  6. No fim fiquei sem saber se o objectivo da crónica era elogiar Bernardo Silva ou se era dizer mal do treinador do benfica...é que pelos vistos todos os pretextos servem para malhar no nosso treinador.enfim...

    ResponderEliminar
  7. Sheu um onze??????? Sheu era médio centro... Jorge Jesus gosta de jogadores que corram desenfreadamente sem saberem o q estão a fazer em campo???? Nem JJ nem nenhum treinador do Benfica. Bernardo e bom jogador, deixa-me bastante entusiasmado com o seu futuro no Benfica mas dai ate para o ano a equipa do Benfica rodar toda a volta dele... Parece exagerado. Para o ano vai haver com certeza espaço para alguns miúdos ate pq vão ser efetuadas vendas e não sei que capacidade real há para ir ao mercado. Um avançado terá que ser comprado e isso só com forte investimento.

    ResponderEliminar
  8. Essa do "correr desenfriadamente sem pensar "é digna de constar no registo das maiores idiotices escritas sobre o futebol do Benfica. Quanto ao Bernardo espero que confirme o talento que tem ao serviço do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São opiniões que respeito, logicamente.

      Eliminar
    2. Bruno Paspalho22/3/14 15:46

      Mas eu não respeito a tua porque é uma das maiores idiotices escritas sobre o JJ, como disse o Ribeiro.

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. André Gomes21/3/14 15:41

    Boa tarde,

    Artigo completamente despropositado e deslocado do futebol contemporâneo. Se olharmos por alto para as grandes equipas europeias, não há nenhuma que jogue com um 10 declarado, isto porquê? Devido à evolução táctica do futebol onde praticamente não existem espaços para jogar entre linhas no miolo do terreno. O habitat natural dos nº 10 está morto há muito tempo e jogadores como Zidane, Totti, Del Piero, Modric, Kaká, Messi, Pirlo, todos acabaram por subir para avançado, encostar a uma linha em diagonais, ou recuar para organizar o jogo.

    É engraçado como uma tendência mundial, transversal a todos os treinadores, consegue ser neste blog associada como teimosia, casmurrice e incompetência de Jesus.

    PS.: O último grande nº 10 puro foi Pablo Aimar, o último que teve a possibilidade de jogar a alto nível no seu habitat natural, e o treinador que lhe deu essa hipótese foi: JORGE JESUS, por muito que doa a muita gente, foi ele que resgatou Aimar para a sua posição de origem quando havia sido adaptado várias vezes na sua carreira antes de chegar às mãos de JJ (Quique Flores que o diga).

    PS2: Por isso é que acho que este post se torna absurdo na medida em que se usa um bom tema de futebol para atacar o treinador do Benfica.
    Deixo a minha proposta de discussão: Será que Bernardo Silva terá oportunidade de jogar a 10 ou será adaptado? E será que conseguirá render a 10 no futebol actual? E noutra posição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oscar, Isco, Ozil, gotze, Iniesta, Xavi... a lista continuava. São todos jogadores com caracteristicas de nº10... basta olhar para eles com olhos de futebol.
      Para responder as suas questões, Bernardo Silva no Benfica actual será o concorrente de Gaitan e Enzo, por esta ordem... num Benfica diferente terá mais possibilidades de jogar, desde médio de transição, a médio ofensivo, a extremo direito ou esquerdo porque tem características para isso.

      Eliminar
  11. Pelo que leio aqui nos comentários, dá-me a ideia que, o Jesus é mesmo o Deus nosso senhor todo poderoso para os católicos, o Alá para os muçulmanos, o Krishna para os hindus, o Buda para os budistas e sei lá mais o quê, porque é um pecado alguém escrever alguma coisa contra o treinador do SLB.

    Ou seja, opiniões sim se forem para elogiar o Jesus, caso contrário, são todos uns antis, uns fdp, uns pecadores, uns benfiquistas da treta, uns infiéis e há que crucificar...

    Eu nunca gostei do JJ e nunca concordei com a sua vinda para o SLB, pois conhecia a sua aptidão para o futebol de ataque tresloucado, a sua arrogância e narcisismo, inimigos óbvios do sucesso.
    Para além do seu histórico nos clubes por onde passou: 1ª época óptima, 2ª época um desastre e despedido.
    No SLB foi igualzinho, com excepção da parte do despedimento.
    A 1ª época só foi o que foi porque tivemos a felicidade de juntar uma equipa de craques e cheios de vontade de serem convocados para o Mundial 2010.
    O treinador teve mérito claro, mas aproveitou muito bem o élan de ter um plantel magnífico, de ser época véspera de mundial e o facto de os jogadores do SLB que transitaram do ano anterior, terem sido excepcionalmente preparados fisicamente pela equipa técnica anterior (o tal trabalho invisível que QF falou antes de se ir embora). Ainda ame lembro bem que um dos 1ºs sapos(e talvez dos únicos) que JJ teve de engolir, foi o de ter de abdicar de Peixoto à esquerda e apostar em Coentrão, e esta mudança se calhar foi a grande chave de se ter ganho o campeonato.

    Com Jorge Jesus:

    O Benfica joga melhor? Sim
    O Benfica está valorizado? Sim
    O Benfica gasta mais em jogadores? Sim
    O Benfica vende mais caro os jogadores? Sim
    Há mérito nisto tudo do presidente? Sim
    Há mérito nisto tudo do treinador? Sim

    Mas....

    O Benfica tem ganho títulos consecutivamente? Não
    O Benfica tem sabido gerir a equipa e as vantagens pontuais? Não
    O Benfica tem sido desequilibrado a seu favor nas decisões? Não
    O Benfica tem reduzido passivo? Não
    O Benfica está equilibrado financeiramente? Não
    O Benfica transmite tranquilidade aos adeptos no seu futebol? Não
    O Benfica ainda é o clube português com mais títulos oficiais de futebol? Não
    O presidente está isento de culpas nisto? Não
    O treinador está isento de culpas nisto? Sim

    Pesando os Sim e os Não, para onde cai o prato da balança ?(mesmo admitindo que possam haver mais Sim e mais Não)

    Vamos ser frios e práticos na análise, pois se bem me lembro:

    Nunca um treinador ficou tanto tempo no SLB como Jesus, razão mais que suficiente para ter vantagem sobre os adversários em Portugal
    Nunca houve tanto investimento na compra de jogadores como no tempo de Jesus, razão mais que suficiente para ter vantagem sobre os adversários em Portugal
    Nunca houve tantas condições de treino e preparação como no tempo de Jesus (sim eu sei que o Seixal existe antes de Jesus, mas nunca foi tão optimizado como neste tempo de Jesus)
    Nunca um treinador ganhou tanto de ordenado no SLB ou em qualquer clube português, razão mais que suficiente para ter vantagem sobre os adversários em Portugal
    Nunca um treinador no SLB, conseguiu reunir numa só equipa (2009/2010) internacionais titulares de selecções de países como (tirando Portugal), Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, razão mais que suficiente para ter vantagem sobre os adversários em Portugal

    O que falha então?
    Porque razão o Benfica não tem a hegemonia da conquista de títulos?
    Porque razão o Estádio da Luz não enche todos os jogos?
    Onde andam os sócios do SLB que são mais de 200 mil e têm bilhetes mais baratos?
    Ainda ontem no jogo com o Tottenham o estádio estava a meio gás e com a ajuda dos bifes!!!

    Eh pá deixem-se de cenas e deixem os outros opinar o sentido que quiserem.

    Eu quero o Jesus fora do SLB? Sim
    Eu quero Vieira fora do SLB? Sim

    E depois? Sou mais ou menos benfiquista que os outros? Que venha o primeiro a dizer-me isso nos olhos!!!

    VIVA O SL BENFICA SEMPRE

    Nelson C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo o que disseste (afastando-me das opiniões sobre o presidente e a gestão, área onde não me prenuncio nunca.. para mim o que conta é o futebol treinado e jogado). Excelente comentário. O Benfica para crescer precisa de Benfiquistas inteligentes, e transparentes... os que não comem areia pelos olhos... o teu como exemplo.
      Parabéns pela coragem

      Eliminar
    2. Pois eu acho que é precisamente o contrário! Conheci este blog recentemente (pelo episódio dos 3 dedos) e o que abunda são posts a criticar o Jorge Jesus. Não que não esteja de acordo com algumas considerações tuas, mas... Dizes "Porque razão o Benfica não tem a hegemonia da conquista de títulos?". Mas afinal o Apito Dourado e a atuação cacique do fcp são um delírio? "Onde andam os sócios do SLB que são mais de 200 mil e têm bilhetes mais baratos?" Espalhados pelo mundo? Eu acho que és tanto benfiquista como eu e eu quero o Jorge Jesus muitos anos no Benfica! Posso?

      Eliminar
    3. ... " Eh pá deixem-se de cenas e deixem os outros opinar o sentido que quiserem." ...

      Gostaria de colocar-te um única pergunta :

      Em que ano é que entraste pela 1.vez na antiga Catedral ?

      Eliminar
    4. Bruno Paspalho22/3/14 15:52

      Dá pena ver gastar tanto latim para dizer tanto disparate. Melhor fora que utilizasses essa energia toda para ires ao estádio e aos pavilhões apoiar as equipas.
      Dizes que és benfiquista mas soas a outra coisa totalmente diferente.


      Eliminar
  12. Respeito todas as opiniões mas acho este texto um completo disparate, fundado naquilo que tem sido a cultura irresponsável e dominante no Benfica: a da nota artística.

    Com efeito, vem de tempos longínquos a ideia da equipa de futebol ter de dar espectáculo. Possivelmente foi no consulado de JVA que essa ideia se tornou mais vincada e assumida (até havia espectáculo nos intervalos dos jogos) por questões comerciais. Mais espectáculo, mais gente no estádio, mais receita económica.

    Tínhamos o João Pinto, o artista, e como não havia outro igual na equipa, com o apoio da comunicação social criou-se a ideia que o Benfica "era João Pinto e mais 10". Esse Benfica era fácilmente anulado, pois bastava fazer marcação cerrada a JP e a equipa perdia organização de jogo, perdia acutilância ofensiva, perdia eficácia defensiva... e para cúmulo, JP não fazia golos nem assistia...

    Viver um erro é mau, repetir é dose.. mas foi o que o Benfica fez mais tarde quer com Simão, quer com Mantorras. Pela mesma necessidade: criar ídolos, vender camisolas...

    Falhada a receita, veio o Rui Costa. Não há dúvida que isto já não é dose qualquer. É dose para cavalo... Com Rui Costa em 90 mn tínhamos 30 segundos de magia equivalentes a dois passes artisticos, seguido de 89mn 30 s de futebol pouco clarividente. E a ver quem passava mais bolas ao Rui Costa.

    Houve um jogo com o Estrela de Amadora que Camacho percebeu e tirou Rui Costa ao intervalo. Estávamos 0-0 e no final ganhamos 3-0 com uma exibição espantosa dos que ficaram para a 2ª parte. Até Nuno Gomes foi à linha fazer um cruzamento para um golo de cabeça de Cardozo. Incrível.

    Mas Rui Costa amuou, e Camacho nunca mais o tirou, bem pelo contrário. Resultado: saíu Camacho dizendo que não sabia que mais fazer para por o Benfica a jogar e ganhar. Ninguém percebeu o recado? Eu percebi....

    Veio Aimar. Grande 1ª época, grandes passes, perfeita ligação com Saviola e Cardozo, alguns golos... Ficou a dúvida: seria mesmo possível compatibilizar "magia" com resultados? Os anos seguintes encarregaram-se de provar que não era... mas estes adeptos, continuaram a pensar que o problema era do treinador. Tal como antes se acusava Souness pelas más exibições de João Pinto... passam os anos, a forma de ver futebol mantém-se.. pouco se aprendeu...

    Vir aqui fazer um libelo propagandista sobre Bernardo Silva, é algo de anacrónico. O passado mostrou que o futebol do Benfica não funciona com "artistas". Mas sim com trabalhadores, mesmo que mais "toscos", mas que fazem bem a função que lhes compete. Ontem o Benfica teve Ruben Amorim (1,77m) e André Gomes (1,86m) no meio campo, atrás de Djuricic, e a eficácia defensiva foi muito fraca. Como seria com Bernardo Silva que por azar dele, não foi bafejado com um físico adequado ao choque e recuperação de bola?

    Em resposta ao comentário anterior, na minha maneira de ver seria a 10 atrás do ponta de lança. Só que o Benfica raramente joga nesse figurino...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha com atenção para os jogos da equipa B, num campeonato de contacto constante e muito mais agressivo do que o da 2º liga. Não o digo com números na mão, mas será o jogador de meio campo que mais bolas recupera em transição e choque. pode ser um 10 moderno este miúdo.

      Eliminar
  13. O Bernardo parece que está a ser trabalhado para jogar nas alas ou como um segundo avançado. Um espécie de Gaitan ou de Saviola... Nas alas a jogar da ala para o meio, como fazem muitas vezes Gaitan e Markovic, o tal falso extremo. Ou então com segundo avançado... Só em 4x4x2 losango puro ou em 4x2x3x1 é que Bernardo jogaria na posição 10. Mas JJ não tem de colocar a equipa a jogar em função de 1 só jogador, já lá vai o tempo e ainda bem...

    ResponderEliminar
  14. Off topic; Quem gosta(va) de ver o Magico Rui Costa a jogar (tb P.Madeira, B.Bastos, Nelinho), e reside perto da Amadora, aconselho a vir ver os jogos do Damaia Ginasio A, procurem no site do clube, os jogos são gratis.
    Vale bem a pena, continuar a ver a classe
    A lenda continua....

    cumpts,

    Mecca

    ResponderEliminar
  15. Já se faz tarde para tanto talento. Magia que arrasta as emoções. Tem os ingredientes para fazer-me lembrar o Chalanix, da posição 10 ás alas, o BEN10 ;) entrava por momentos JÁ !!!

    nota:.. o homem que inventou uma "ciência" é afastado destas evidências, humildemente este tipo de Génios desenvolvem-se À BENFICA !!! São a "alegria do povo" !!!

    B T T

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking