O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Mística que vai morrendo com cada um dos nossos heróis

. 2 comentários
Nunca vi Eusébio jogar... E digo-o com tristeza, porque hoje, mais do que nunca, tenho a certeza que apesar de já ter vivido com o meu clube alegrias imensas, nunca vivi a glória suprema, nunca soube o que era vibrar com as vitórias do Benfica no seu máximo esplendor, nunca fiz parte do caminho que tornou o Benfica num nome mítico e conhecido por esse mundo fora.

Eu sempre soube que Eusébio era grande... Soube-o pela boca do meu pai e de um primo já falecido que jogou no Benfica no mesmo tempo que o Rei... Esse meu primo sempre foi uma figura secundária na equipa, mas não esqueço os dias (porque esses eram realmente OS DIAS), em que passava tardes na sua casa a ouvir histórias e a apreciar algumas medalhas e outros troféus que orgulhosamente exibia pelas mobílias como objetos sagrados.

O que fica para mim, no entanto, destes últimos dois dias, para além da enorme tristeza de não estar em Portugal e não poder ter acompanhado tudo mais de perto, é a certeza de que apesar de eu já saber que Eusébio era grande, Eusébio era mais, muito mais do que eu imaginava... Eusébio será sempre muito mais do que as imagens ou o resumo das estatísticas do que fez dentro do campo e, para muitos, se calhar injustamente, Eusébio confundia-se mesmo com o próprio Benfica, o que torna tudo muito mais aterrador, perceber a dimensão da perda para essas pessoas...

Mas quero acreditar que Eusébio era assim, imortal e amado por todos, porque Eusébio era do povo e das coisas simples, do tempo em que os Reis andavam de elétrico e pé descalço, do tempo em que o símbolo bordado na camisola que se vestia ainda se confundia com a própria pele...

...Eusébio era amado porque, mesmo que muito poucos o conhecessem pessoalmente, tornou a vida de tanta gente um pouquinho melhor, em tempos que, imagino eu, o orgulho e a felicidade andavam arredados da vida da grande maioria das pessoas...

Estes dois últimos dias foram também uma manifestação única de Benfiquismo, um Benfiquismo genuíno e espontâneo que pôde ser testemunhado pelo mundo inteiro, um Benfiquismo que de vez em quando esmorece mas não morre, por mais penosas que sejam as derrotas e as peripécias dos últimos caminhos... Que esta manifestação imponente de fervor clubístico tenha servido para que alguns jogadores do atual plantel percebam finalmente a dimensão histórica da camisola que envergam!

Em breve porém, toda a emoção se terá tornado num sentimento mais pacífico e conformado e, com o tempo até Eusébio se transformará numa memória ténue e cada vez mais longínqua... Estaremos de regresso aos enredos e aos dramas da nossa própria vida, e o Estádio da Luz continuará a ser o palco que foi ontem, é hoje e será amanhã, com todas as suas virtudes e defeitos... O Benfica continuará o seu caminho... Com dias de sol e dias de chuva...

O que ficará de Eusébio será apenas a saudade e um imenso vazio, esse sim o maior perigo para o clube, o desaparecimento progressivo dos seus maiores símbolos, das máquinas do tempo que nos permitem viajar ao passado sempre que queremos, e sentir nos lábios um pouco do sabor da glória que só eles viveram. O dia 6 de Janeiro de 2014 foi mais uma dessas viagens. 

Porque se o Benfiquismo continua, ainda hoje, a viver tão intensamente no coração das pessoas apesar da penosa travessia no deserto dos últimos 25 anos, é porque a essência do clube ainda vive em nomes como Eusébio, Toni, Mário Wilson e outros, HOMENS que representam o que de mais puro e genuíno o clube tem, HOMENS com um H “MUITA” grande e que não deixam esmorecer esse vínculo emocional que temos com a nossa história e que continua a fazer de nós os maiores de todos, apesar de todas as humilhações recentes.

Porque a mística é isso: A mística é ganhar e ganhar muitas vezes... A mística é ganhar, por mais adjetivos com que queiramos adornar a definição... A mística é uma criação dos obreiros das vitórias históricas que fizeram o nome do clube voar bem alto... A mística existe porque existem heróis que, contra toda a lógica dos números, ousaram alcançar feitos que outros só puderam sonhar...

A mística encarnada está a morrer? Claro que sim... A mística encarnada morre lentamente com cada um desses heróis... O que será pois, daqui a uns anos, a mística e a glória e o exemplo a passar às gerações vindouras, quando os intérpretes vivos da nossa história forem os intérpretes das derrotas que nos fizeram vergar e assistir impotentes ao aparecimento de novas forças?

A verdade é que os velhos, os verdadeiros símbolos da mística encarnada, vão sucumbindo um a um não resistindo à fatalidade da vida, e com eles vai pois, um pouco do Benfica que nos preenche a alma e que um dia só existirá nos livros.

E dessa estirpe restam poucos, da estirpe dos que foram capazes de levar o nome do nosso clube ao Olimpo a troco de sangue, suor e lágrimas, heróis de carne e osso que morrem de pé descalço a trabalhar em oficinas e com as mesmas dificuldades dos homens comuns...

Sim, porque o futebol, materialmente falando, não lhes deu nada, não lhes deu mais do que os sorrisos que colocaram nos rostos de milhões de pessoas, ou a satisfação de, mesmo sem nunca terem pedido nada, terem gravado o seu nome a letras de ouro nas páginas mais bonitas do Museu Cosme Damião.

É pois a esses heróis que eu hoje agradeço este sentimento tão belo de ser do Benfica!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. Ao iniciar a ler o teu post Redmoon o qual gostei muito como sempre, disse para com os meus botoes este post deve ser do Red Moon pronto concordo Eusebio era tudo isso que descreveu eu tive a felicidade de o ver jogar era um jogador de outra galaxia e conforme eles vao partindo para a eternidade vai-se um pouco da mistica Benfiquista porque hoje pouco ganhamos eu cresci com uma equipa do Benfica arrazadora cilindrava tudo e todos hoje nao e mesma coisa por isso muitas vezes sou um bocadinho mais rigido para quem dirige os actuais destinos do clube mas agora com a partida do nosso Eusebio e que ve melhor a enormidade do Glorioso este clube mesmo ganhando pouco e um clube universal muito por culpa do Eusebio que descanse em paz e que os actuais jogadores peco nao comem a relva mas sim as raizes da mesma eles agora bem viram quem era o Eusebio e quem e o Benfica e os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada8/1/14 00:33

    Eu tive o privilégio de ver o Eusébio jogar. Na televisão e ao vivo. Eu era jovem e pouco entendia das coisas do futebol. Mas ouvir o nome Eusébio nos relatos dos seus golos ou ver as fintas impossíveis ou as cavalgadas campos fora, era como uma música triunfal e uma magia sem limites.
    Eusébio foi mágico! Eusébio foi pintor! Eusébio foi escultor! Eusébio foi, é e será sempre REI!
    E como já escrevi neste espaço, senti naquela imagem da deposição da nossa bandeira junto à urna, que muito de nós, da nossa mística, da nossa alma, do nosso Benfica iam a enterrar juntamente com Eusébio!
    A lei da vida vai cumprindo o seu designio e os grandes heróis que construiram o nosso Benfica vão sucumbindo. E vão faltando referências que nos unam e nos ajudem a sonhar e a lutar como outrora. Morreremos e não será de pé!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking