O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Desmistificar as homenagens póstumas a Eusébio

. 22 comentários
Começo por afirmar dois pontos prévios:
1. Concordo com praticamente todas as iniciativas que foram anunciadas por Luis Filipe Vieira.
2. É importante saber "sair da emoção do momento" para tomar decisões.

Ora, o que conhecemos até ao momento é que Luis Filipe Vieira anunciou que a águia em "marca de água" da camisola será substituída pela imagem de Eusébio e que a estátua deixará de estar "a céu aberto" na praça centenário, para ser criado ali um espaço de culto onde seja possível preservar o gesto e as ofertas dos portugueses ao King no momento da despedida. Fora de questão estará o naming do estádio do SLBenfica, segundo o Presidente por nunca ter sido um desejo manifestado pelo King.

Olhemos então a cada uma das propostas:

- Ter a marca de água do Eusébio nas camisolas do SLBenfica ao invés da águia parece-me totalmente adequado. Ao contrário do que aqui já se escreveu, não se trata de vender mais ou menos camisolas. Trata-se de ter a imagem de Eusébio sempre presente no equipamento que tantas vezes ele deu a conhecer e divulgar ao Mundo inteiro. A águia faz parte do simbolo do SLBenfica e ali ficará, no símbolo, abrindo espaço para que além da águia do simbolo, tenhamos a imagem do King.

Seria uma iniciativa puramente de marketing, sim, se de repente se "inventasse" o equipamento comemorativo ou celebrativo de Eusébio, ou se de repente se passasse a jogar de preto em sinal de luto. Portanto, friamente, acho uma iniciativa bonita e ajustada.

- Relativamente à criação de um "masoleum" no espaço da actual estátua, só vejo vantagens. Ora, na verdade trata-se da hipótese de manter para todo o sempre o espólio de ofertas dos portugueses a Eusébio e permitir ainda que esse espirito se mantenha vivo e se torne, porventura, um culto futuro para todos os visitantes do Estádio da Luz: poderem ali deixar uma oferta à memória do King que levou tão longe o nome do Benfica e de Portugal.

Só dessa forma é, por exemplo, possível que equipas estrangeiras venham cá fazer parte dessa homenagem e a façam perdurar através do tempo. Só assim será possível criar um culto em torno de Eusébio.

Obviamente que poderão sempre continuar a aceder ao "masoleum", a tirar fotos, etc. Talvez não possam fazê-lo agarrados à estatua, mas perante a hipótese de criar um espaço de culto para os benfiquistas, os portugueses e para todo o mundo... será que são essas pequenas questões que devem ser valorizadas?

Não obstante, já foi hoje divulgado que a estrutura NÃO SERÁ DEFINITIVA e durará apenas o tempo do ano de luto decretado pelo Clube, ou melhor pelo Presidente, pela morte do King e terá como unico objectivo ali preservar os objectos deixados pelos portugueses durante esse período.

Por fim, o nome do estádio! Para os que não sabem, Eusébio nem sequer jogou na primeira Taça dos Campeões Europeus que o SLBenfica conquistou. O que quero com isto dizer é que, tal como escrevi anteontem, a história do SLBenfica não é Eusébio... o King é uma das paginas mais nobres e relevantes da nossa história, que possivelmente seria menos gloriosa sem ele... mas daí a ser ele o Benfica... vai uma grande distância.

Na verdade, acho que apenas Cosme Damião merece o titulo de nome individual merecedor de destaque a este nível, na qualidade de fundador do Clube, e essa menção está dada no Museu. Assim sendo, parece-me que percebem por aqui porque não concordo com a nomeação do "Estádio Eusébio da Silva Ferreira", independentemente da justificação que Luis Filipe Vieira dê.

Contudo, não me chocaria de todo uma revisão do naming do parceiro incluindo o nome de Eusébio e, porque não, fazer disso "escola" para outras referências eternas. Ou seja, gosto bastante da ideia de convidar a CGD a rever o nome do Caixa Futebol Campus para, por exemplo (e é apenas um exemplo) Academia Eusébio Caixa.

Depois, noutro momento que o naming do Estádio seja vendido, porque não propor a inclusão do nome do King ou de outra grande glória do SLBenfica? Atentem na dimensão que o parceiro pode ter pela "fusão" do naming com um nome mundialmente conhecido e associado ao futebol português e ao SLBenfica?

Nesse contexto, apontaria as nomes de Mário Coluna para o Centro de Estádio e de Eusébio para o Estádio. Algo do tipo "Eusébio Emirates Stadium" e "Academia Caixa Mario Coluna". Depois a Casa do Jogador poderia ser Casa de Repouso José Torres. Esse contexto pode ser alargado as bancadas, como termos a bancada Sagres António Simões ou Meo Chalana. Poderiamos trazer essa "ligação" para os pavilhões como o Pavilhão Fidelidade Carlos Lisboa ou a Piscina EDP Yokochi.

Na prática, ao nível do naming são apenas exemplos, alguns do ponto do vista fonético podem até ser infelizes e sujeitos a revisão, mas que penso que do ponto de vista global assegurariam duas perspectivas: 
1. Marking e Económica permitindo a venda do naming do espaço, mas dando-lhe ainda mais expressão ao juntar o nome de uma grande glória do Clube
2. Homenagear para todo o sempre aqueles que nos tornaram no clube que hoje somos e aprendemos a amar.

Fica a ideia...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. De acordo com a marca de água do Eusébio.

    A estátua ficar "fechada" durante 1 ano acho razoável. Permite manter tudo o que depositaram durante 1 ano e após isso creio que serão removidos para o museu para uma local dedicado a Eusébio.

    Quanto aos nomes para estádio e afins, não acho que se deva dar o nome de Eusébio ao estádio, pois como bem referiste, o Benfica foi campeão Europeu sem Eusébio. O Estádio é Estádio da Luz e nem este é o nome oficial. Quanto ao centro de estágio até concordo. Quanto às bancadas e pavilhões não colocaria nomes, pois ficaria sempre alguém de fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficar alguém de fora é algum problema? Além de que não tem que ser banalizado e não tem que ser feito para tudo o que escrevi... Dei exemplos.

      Não me parece mal dar nomes de glórias a espaços. Até mesmo dentro do Centro de Estágio, o campo de jogo poderia ter um nome de glória, como balneários, edifícios, não percebo porque não eternizar os nomes dessa forma simbolica

      Eliminar
    2. Será sempre injusto algum nome ficar de fora e são tantos que de certeza alguns ficarão de fora.

      Daqui a pouco estamos a dar nomes aos chuveiros e às sanitas....

      Eliminar
  2. Não o digo de forma convicta porque não tenho opinião definitiva acerca do assunto.

    Mas tenho algumas dúvidas de que o que se vai fazer à estátua do Eusébio seja a melhor solução.

    É que normalmente é assim:
    Em vida não se faz nada, e quando a pessoa morre homenageia-se e constroi-se a estátua.

    No nosso caso é ao contrario: faz-se a estátua em vida (o que acho bem), e agora transforma-se aquilo num santuário, uma homenagem à morte do Eusébio e não à vida.

    Agora, com as emoções ainda à flor da pele, talvez resulte. Mas não sei se daqui a uns meses/anos, não se tornará o "monumento" algo depressivo e saturante.

    De uma coisa tenho a certeza: em termos de marketing é bom: muito turista há-de lá passar com toda a certeza.


    Quanto às homenagens, à bancada Chalana, Simões, etc, há que ter cuidado com a banalização deste tipo de coisas:

    Uma coisa é homenagear o Rei de uma forma especial, outra coisa é começar a homenagear os principes todos. É que principes há muitos, e quando começas num é dificil saber onde parar.

    Nada tenho contra homenagens, mas nao se banalize a situaçao, até porque o Benfica não foi só anos sessenta.

    Uma festa bonita foi o jogo das estrelas do Benfica contra os amigo do ZIdane aqui há uns anos.

    Isso sim, devia fazer-se mais vezes, trazer à Luz os antigos jogadores com mais frequência para um jogo a feijões.
    P.S. Nesse jogo estiveram na Luz 50000 pessoas. Não sei porque nunca mais repetiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo a figura de Eusébio na camisola... Eh pá... É bonito mas, será o mais adequado? Não sei.

      Desconfio sempre de decisões tão repentinas num momento de tanta emotividade como este... Nós, os adeptos, podemos reagir de uma maneira... Mas ao presidente exige-se outra frieza, outro tipo de amadurecimento das ideias...

      Vir com a ideia daqui a 15 dias por exemplo para mim era uma coisa... Vir com ela um dia a seguir ao funeral parece-me precipitado... Mas vou esperar para ver

      Eliminar
    2. Se tivesses lido com atenção vias que a protecção da estátua so vai ser por um ano, depois volta tudo ao normal.

      Quanto à questão dos namings ja respondi acima ao "estatísticas" e aplica-se ao teu comentário tb, mas tu és o meu estatísticas favorito, hein... Nada de misturas ahahaha

      Eliminar
  3. O exterior do estadio por muitos criticados poderia ganhar uma imagem moderna, em que por exemplo entre pilares do lado exterior em vez de se ver o betão à vista poderiam estar imagens de jogadores marcantes na historia do clube!
    Acredito que a figura de eusebio sera algo abstrata na camisola, logo não ficara estranha!
    Quando ao mausoleu que muitos chamam, sera um lugar de culto e acredito que tera bastante impacto! Quanto as fotos ficarão na mesma interessantes! Em vez de tirares a foto tu e a estatua do eusebio tiras a ti ao povo portugues em volta do eusebio, a meu ver esta solução dinamizará mais a envolvente do estadio, e dignificará mais o homem!
    Quanto a alterar o nome do estadio sou completamente contra! Para nos seria muito melhor vender o naming por exemplo a emirates do que atribuir a um nome do melhor jogador do clube da historia, visto ser mais rentavel!

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada8/1/14 21:15

    Este é dos posts mais estapafúrdios que li neste espaço! Além da confusão que encerra!
    Prestar "culto" a Eusébio? Mas o Eusébio é alguma "santa da ladeira"?
    Felizmente temos na nossa história heróis de grandes feitos - Vasco da Gama, Camões... e tantos outros - e algum é venerado? Existe um - Nuno Álvares Pereira - e felizmente é excepção!
    Devemos recordar Eusébio. Ele fará indubitavelmente parte da história do Benfica. Mas daí a prestar-lhe culto vai uma grande distância!
    Quanto à imagem nas camisolas é coisa foleira, rasca e de mau gosto. O Benfica tem um simbolo - Águia - e só esse deve constar nas camisolas. Quantas glórias engrandeceram o clube e tudo deram por ele? Também têm direito a constar nas camisolas e nomear os espaços... Qualquer dia até as cadeiras têm que ter um nome, tantos foram os que honraram e brilharam com aquelas camisolas!
    Quanto ao "mausoléu"... Que me lembre, só uma figura estava enclausurada numa redoma de vidro... E pelos piores motivos pois era à prova de bala! Essa figura era Hitler no museu da cera em Londres! Por esse mundo fora, alguém viu uma estátua fechada?
    É preciso parar-se e respirar-se fundo para que as atitudes não caiam no ridículo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/1/14 22:04

      Eu e que estou a ficar preocupado pois ainda so passaram quatro dias da morte do nosso maior simbolo e por este andar nao demora muito que alguns estejam a menorizar e a construir narrativas estapafurdias sobre o nosso grande REI

      Eliminar
  5. TVI24
    Portugal Vs Coreia 21:30 para quem quiser ver

    ResponderEliminar
  6. Bom, estou maos aliviado pq enfim alguem naquela Direçao dege ter convencido o parolo de deixar a estatua como estámas como ele alem de parolo é teimoso resolveu-se que a gaiola ia ser feita e daqji a um ano desmonta-se. Quanto ao resto acho mjito bem que se façam muitas coisas e uma.delas seria ir a Moçambique ver em q condiçoes está o Coluna pq fazer bem as pessoas é enquanto elas sao vivas. . .

    ResponderEliminar
  7. Pois eu sou quase contra tudo.

    1) Camisola «Eusébio»? Se for durante o ano de luto, aceito. É a figura maior da História do clube, mas cuidado que o «Et pluribus unum» [De muitos, um] se refere ao Clube e não ao jogador. Mais do que o ano de luto é excesso. O Eusébio envergou a camisola do Benfica; agora passava o Benfica a envergar o Eusébio? Não.

    2) Mausoléu (sim, existe a palavra em Português...)? Não. Aceito também que durante o ano de luto a expressão espontânea que se verificou se mantenha, mas mais do que isso é completamente contra aquilo que é a estátua e o clube. A estátua é a celebração do Eusébio, o mausoléu é a celebração da morte do Eusébio. Que se registe o momento no Museu com as peças.

    3) Que Cosme Damião dê o nome ao Museu, tudo bem. No resto, não dava mais nenhum nome de nenhum jogador ou dirigente a nenhum espaço. O clube tem um museu, que se celebrem aí os seus heróis. O Estádio tem muita zona que pode ser aproveitada para demonstrar o reconhecimento a muitos que fizeram o Benfica que, sublinhe-se, é maior do que todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pjsimoes8/1/14 22:09

      AMEN!!!!

      Eliminar
    2. Bruno Paiva8/1/14 22:36

      1) Já se disse que será apenas durante o ano de luto.

      2) Já se disse que será apenas durante o ano de luto.

      3) Aqui acho que nem Cosme Damião quereria que se desse o seu nome ao Museu. Se calhar daqui a 100 anos os associados vão dar o nome de Eusébio a uma outra estrutura. Recordem-se que houve uma taça chamada Taça Cosme Damião, nos anos 20 e ele mesmo mostrou-se contra a ideia e que se deveria chamar Taça SL Benfica mas enfim a ideia dos outros associados foi para a frente e até foi o Sporting a ganhar a primeira Taça, se não estou em erro

      Eliminar
  8. enchidos da beira alta8/1/14 22:54

    a marca d'água tem que ser temporária, pois se for permanente será uma pimbalhice do pior...

    ResponderEliminar
  9. Sim sr, gostei e concordo com tudo o que foi escrito neste post.

    ResponderEliminar
  10. Nós Benfiquistas, não devemos fazer como os corruptos que mudaram o nome do campo e a data da fundação!
    O Benfica, desde que me conheço, há mais de 60 anos, passou por muita coisa, mas o emblema, a data da fundação e o nome do estádio (oficial ou não), têm de ser preservados.
    A melhor homenagem ao Eusébio é ganhar já aos corruptos.
    Quanto ao resto, deve ser cada um, com o civismo próprio de Ser Benfiquista, a homenageá-lo como entender.
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9/1/14 02:12

    Já à muito tempo que costumo vir a este blogue e ler o que escreve o GB, o Shadows, o RedMoon, o Master Groove e outros e são muitas as vezes que não concordo com eles... Mas o que nos distingue de outros clubes é precisamente esta diversidade de opiniões. Não somos um rebanho que não tem opinião própria e segue a voz do dono... O nosso clube é uma lição sobre o que é a democracia... Concordo que durante um ano se façam as homenagens a que o nosso maior jogador tem direito, seja estampando a foto do Eusébio nas camisolas, seja criando a tal protecção para proteger o espólio que foi deixado junto à estátua, etc... Mas não nos podemos esquecer que o Eusébio já é homenageado e lembrado pois é o único jogador benfiquista que tem uma estátua e um troféu com o nome dele.
    VR

    ResponderEliminar
  12. Não gosto de Rui Gomes da Silva, mas até agora foi o unico que soube dizer qual era a memlhor maneira de homenagear o Eusebio, a melhor maneira seria ganhar tudo inclusivé competições europeias, é caso para dizer até que enfim algume disse o que eu penso e que acho que era o que o Eusebio mais queria, sendo que o seu sonho não é facil de concretizar, voltarmos a ser campeões europeus, talvez ele dê uma mão lá em cima com o feiticeiro Gutmann

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/1/14 14:38

      O Rui gomes da silva e o BRUTUS da era moderna.

      Eliminar
  13. Acho que o Benfica esteve muito bem nas cerimónias em honra do Eusébio. Um grande jogador, um símbolo do Clube, jamais será esquecido.

    Posto isto, sou contra todo e qualquer culto de personalidade. O Benfica é maior do que isto tudo. Sou contra mudar o nome do estádio, sou contra mausoléus e coisas do género, sou contra imagens na camisola, ou seja, tudo o que promova cultos de personalidade não devem ser apoiados.

    Tudo isto serve para que se continue a viver das memórias, do saudosismo, esquecendo o futuro e o que realmente importa, as vitórias.

    O Grande Eusébio já tem a estátua no estádio e o reconhecimento de todos os portugueses e de todos os benfiquistas. Foi homenageado pelo Clube várias vezes em vida e também depois de ter falecido. Mais do que isto é exagero.

    Acima de tudo isto está o Benfica. Ninguém é maior, ou sequer igual, ao Clube.

    ResponderEliminar
  14. Enfim... a pimbalhice dos benfiquistas no seu apogeu (nem os portistas conseguem ser piores)
    Um clube de futebol tem como primeira finalidade promover a prática de um desporto.
    Tudo o que vá para além disso é pimbalhice

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking