1. Concordo com praticamente todas as iniciativas que foram anunciadas por Luis Filipe Vieira.
2. É importante saber "sair da emoção do momento" para tomar decisões.
Ora, o que conhecemos até ao momento é que Luis Filipe Vieira anunciou que a águia em "marca de água" da camisola será substituída pela imagem de Eusébio e que a estátua deixará de estar "a céu aberto" na praça centenário, para ser criado ali um espaço de culto onde seja possível preservar o gesto e as ofertas dos portugueses ao King no momento da despedida. Fora de questão estará o naming do estádio do SLBenfica, segundo o Presidente por nunca ter sido um desejo manifestado pelo King.
Olhemos então a cada uma das propostas:
- Ter a marca de água do Eusébio nas camisolas do SLBenfica ao invés da águia parece-me totalmente adequado. Ao contrário do que aqui já se escreveu, não se trata de vender mais ou menos camisolas. Trata-se de ter a imagem de Eusébio sempre presente no equipamento que tantas vezes ele deu a conhecer e divulgar ao Mundo inteiro. A águia faz parte do simbolo do SLBenfica e ali ficará, no símbolo, abrindo espaço para que além da águia do simbolo, tenhamos a imagem do King.
Seria uma iniciativa puramente de marketing, sim, se de repente se "inventasse" o equipamento comemorativo ou celebrativo de Eusébio, ou se de repente se passasse a jogar de preto em sinal de luto. Portanto, friamente, acho uma iniciativa bonita e ajustada.
- Relativamente à criação de um "masoleum" no espaço da actual estátua, só vejo vantagens. Ora, na verdade trata-se da hipótese de manter para todo o sempre o espólio de ofertas dos portugueses a Eusébio e permitir ainda que esse espirito se mantenha vivo e se torne, porventura, um culto futuro para todos os visitantes do Estádio da Luz: poderem ali deixar uma oferta à memória do King que levou tão longe o nome do Benfica e de Portugal.
Só dessa forma é, por exemplo, possível que equipas estrangeiras venham cá fazer parte dessa homenagem e a façam perdurar através do tempo. Só assim será possível criar um culto em torno de Eusébio.
Obviamente que poderão sempre continuar a aceder ao "masoleum", a tirar fotos, etc. Talvez não possam fazê-lo agarrados à estatua, mas perante a hipótese de criar um espaço de culto para os benfiquistas, os portugueses e para todo o mundo... será que são essas pequenas questões que devem ser valorizadas?
Não obstante, já foi hoje divulgado que a estrutura NÃO SERÁ DEFINITIVA e durará apenas o tempo do ano de luto decretado pelo Clube, ou melhor pelo Presidente, pela morte do King e terá como unico objectivo ali preservar os objectos deixados pelos portugueses durante esse período.
Não obstante, já foi hoje divulgado que a estrutura NÃO SERÁ DEFINITIVA e durará apenas o tempo do ano de luto decretado pelo Clube, ou melhor pelo Presidente, pela morte do King e terá como unico objectivo ali preservar os objectos deixados pelos portugueses durante esse período.
Por fim, o nome do estádio! Para os que não sabem, Eusébio nem sequer jogou na primeira Taça dos Campeões Europeus que o SLBenfica conquistou. O que quero com isto dizer é que, tal como escrevi anteontem, a história do SLBenfica não é Eusébio... o King é uma das paginas mais nobres e relevantes da nossa história, que possivelmente seria menos gloriosa sem ele... mas daí a ser ele o Benfica... vai uma grande distância.
Na verdade, acho que apenas Cosme Damião merece o titulo de nome individual merecedor de destaque a este nível, na qualidade de fundador do Clube, e essa menção está dada no Museu. Assim sendo, parece-me que percebem por aqui porque não concordo com a nomeação do "Estádio Eusébio da Silva Ferreira", independentemente da justificação que Luis Filipe Vieira dê.
Contudo, não me chocaria de todo uma revisão do naming do parceiro incluindo o nome de Eusébio e, porque não, fazer disso "escola" para outras referências eternas. Ou seja, gosto bastante da ideia de convidar a CGD a rever o nome do Caixa Futebol Campus para, por exemplo (e é apenas um exemplo) Academia Eusébio Caixa.
Depois, noutro momento que o naming do Estádio seja vendido, porque não propor a inclusão do nome do King ou de outra grande glória do SLBenfica? Atentem na dimensão que o parceiro pode ter pela "fusão" do naming com um nome mundialmente conhecido e associado ao futebol português e ao SLBenfica?
Nesse contexto, apontaria as nomes de Mário Coluna para o Centro de Estádio e de Eusébio para o Estádio. Algo do tipo "Eusébio Emirates Stadium" e "Academia Caixa Mario Coluna". Depois a Casa do Jogador poderia ser Casa de Repouso José Torres. Esse contexto pode ser alargado as bancadas, como termos a bancada Sagres António Simões ou Meo Chalana. Poderiamos trazer essa "ligação" para os pavilhões como o Pavilhão Fidelidade Carlos Lisboa ou a Piscina EDP Yokochi.
Na prática, ao nível do naming são apenas exemplos, alguns do ponto do vista fonético podem até ser infelizes e sujeitos a revisão, mas que penso que do ponto de vista global assegurariam duas perspectivas:
1. Marking e Económica permitindo a venda do naming do espaço, mas dando-lhe ainda mais expressão ao juntar o nome de uma grande glória do Clube
2. Homenagear para todo o sempre aqueles que nos tornaram no clube que hoje somos e aprendemos a amar.
Fica a ideia...
De acordo com a marca de água do Eusébio.
ResponderEliminarA estátua ficar "fechada" durante 1 ano acho razoável. Permite manter tudo o que depositaram durante 1 ano e após isso creio que serão removidos para o museu para uma local dedicado a Eusébio.
Quanto aos nomes para estádio e afins, não acho que se deva dar o nome de Eusébio ao estádio, pois como bem referiste, o Benfica foi campeão Europeu sem Eusébio. O Estádio é Estádio da Luz e nem este é o nome oficial. Quanto ao centro de estágio até concordo. Quanto às bancadas e pavilhões não colocaria nomes, pois ficaria sempre alguém de fora.
Ficar alguém de fora é algum problema? Além de que não tem que ser banalizado e não tem que ser feito para tudo o que escrevi... Dei exemplos.
EliminarNão me parece mal dar nomes de glórias a espaços. Até mesmo dentro do Centro de Estágio, o campo de jogo poderia ter um nome de glória, como balneários, edifícios, não percebo porque não eternizar os nomes dessa forma simbolica
Será sempre injusto algum nome ficar de fora e são tantos que de certeza alguns ficarão de fora.
EliminarDaqui a pouco estamos a dar nomes aos chuveiros e às sanitas....
Não o digo de forma convicta porque não tenho opinião definitiva acerca do assunto.
ResponderEliminarMas tenho algumas dúvidas de que o que se vai fazer à estátua do Eusébio seja a melhor solução.
É que normalmente é assim:
Em vida não se faz nada, e quando a pessoa morre homenageia-se e constroi-se a estátua.
No nosso caso é ao contrario: faz-se a estátua em vida (o que acho bem), e agora transforma-se aquilo num santuário, uma homenagem à morte do Eusébio e não à vida.
Agora, com as emoções ainda à flor da pele, talvez resulte. Mas não sei se daqui a uns meses/anos, não se tornará o "monumento" algo depressivo e saturante.
De uma coisa tenho a certeza: em termos de marketing é bom: muito turista há-de lá passar com toda a certeza.
Quanto às homenagens, à bancada Chalana, Simões, etc, há que ter cuidado com a banalização deste tipo de coisas:
Uma coisa é homenagear o Rei de uma forma especial, outra coisa é começar a homenagear os principes todos. É que principes há muitos, e quando começas num é dificil saber onde parar.
Nada tenho contra homenagens, mas nao se banalize a situaçao, até porque o Benfica não foi só anos sessenta.
Uma festa bonita foi o jogo das estrelas do Benfica contra os amigo do ZIdane aqui há uns anos.
Isso sim, devia fazer-se mais vezes, trazer à Luz os antigos jogadores com mais frequência para um jogo a feijões.
P.S. Nesse jogo estiveram na Luz 50000 pessoas. Não sei porque nunca mais repetiram.
E mesmo a figura de Eusébio na camisola... Eh pá... É bonito mas, será o mais adequado? Não sei.
EliminarDesconfio sempre de decisões tão repentinas num momento de tanta emotividade como este... Nós, os adeptos, podemos reagir de uma maneira... Mas ao presidente exige-se outra frieza, outro tipo de amadurecimento das ideias...
Vir com a ideia daqui a 15 dias por exemplo para mim era uma coisa... Vir com ela um dia a seguir ao funeral parece-me precipitado... Mas vou esperar para ver
Se tivesses lido com atenção vias que a protecção da estátua so vai ser por um ano, depois volta tudo ao normal.
EliminarQuanto à questão dos namings ja respondi acima ao "estatísticas" e aplica-se ao teu comentário tb, mas tu és o meu estatísticas favorito, hein... Nada de misturas ahahaha
O exterior do estadio por muitos criticados poderia ganhar uma imagem moderna, em que por exemplo entre pilares do lado exterior em vez de se ver o betão à vista poderiam estar imagens de jogadores marcantes na historia do clube!
ResponderEliminarAcredito que a figura de eusebio sera algo abstrata na camisola, logo não ficara estranha!
Quando ao mausoleu que muitos chamam, sera um lugar de culto e acredito que tera bastante impacto! Quanto as fotos ficarão na mesma interessantes! Em vez de tirares a foto tu e a estatua do eusebio tiras a ti ao povo portugues em volta do eusebio, a meu ver esta solução dinamizará mais a envolvente do estadio, e dignificará mais o homem!
Quanto a alterar o nome do estadio sou completamente contra! Para nos seria muito melhor vender o naming por exemplo a emirates do que atribuir a um nome do melhor jogador do clube da historia, visto ser mais rentavel!
Este é dos posts mais estapafúrdios que li neste espaço! Além da confusão que encerra!
ResponderEliminarPrestar "culto" a Eusébio? Mas o Eusébio é alguma "santa da ladeira"?
Felizmente temos na nossa história heróis de grandes feitos - Vasco da Gama, Camões... e tantos outros - e algum é venerado? Existe um - Nuno Álvares Pereira - e felizmente é excepção!
Devemos recordar Eusébio. Ele fará indubitavelmente parte da história do Benfica. Mas daí a prestar-lhe culto vai uma grande distância!
Quanto à imagem nas camisolas é coisa foleira, rasca e de mau gosto. O Benfica tem um simbolo - Águia - e só esse deve constar nas camisolas. Quantas glórias engrandeceram o clube e tudo deram por ele? Também têm direito a constar nas camisolas e nomear os espaços... Qualquer dia até as cadeiras têm que ter um nome, tantos foram os que honraram e brilharam com aquelas camisolas!
Quanto ao "mausoléu"... Que me lembre, só uma figura estava enclausurada numa redoma de vidro... E pelos piores motivos pois era à prova de bala! Essa figura era Hitler no museu da cera em Londres! Por esse mundo fora, alguém viu uma estátua fechada?
É preciso parar-se e respirar-se fundo para que as atitudes não caiam no ridículo!
Eu e que estou a ficar preocupado pois ainda so passaram quatro dias da morte do nosso maior simbolo e por este andar nao demora muito que alguns estejam a menorizar e a construir narrativas estapafurdias sobre o nosso grande REI
EliminarTVI24
ResponderEliminarPortugal Vs Coreia 21:30 para quem quiser ver
Bom, estou maos aliviado pq enfim alguem naquela Direçao dege ter convencido o parolo de deixar a estatua como estámas como ele alem de parolo é teimoso resolveu-se que a gaiola ia ser feita e daqji a um ano desmonta-se. Quanto ao resto acho mjito bem que se façam muitas coisas e uma.delas seria ir a Moçambique ver em q condiçoes está o Coluna pq fazer bem as pessoas é enquanto elas sao vivas. . .
ResponderEliminarPois eu sou quase contra tudo.
ResponderEliminar1) Camisola «Eusébio»? Se for durante o ano de luto, aceito. É a figura maior da História do clube, mas cuidado que o «Et pluribus unum» [De muitos, um] se refere ao Clube e não ao jogador. Mais do que o ano de luto é excesso. O Eusébio envergou a camisola do Benfica; agora passava o Benfica a envergar o Eusébio? Não.
2) Mausoléu (sim, existe a palavra em Português...)? Não. Aceito também que durante o ano de luto a expressão espontânea que se verificou se mantenha, mas mais do que isso é completamente contra aquilo que é a estátua e o clube. A estátua é a celebração do Eusébio, o mausoléu é a celebração da morte do Eusébio. Que se registe o momento no Museu com as peças.
3) Que Cosme Damião dê o nome ao Museu, tudo bem. No resto, não dava mais nenhum nome de nenhum jogador ou dirigente a nenhum espaço. O clube tem um museu, que se celebrem aí os seus heróis. O Estádio tem muita zona que pode ser aproveitada para demonstrar o reconhecimento a muitos que fizeram o Benfica que, sublinhe-se, é maior do que todos.
AMEN!!!!
Eliminar1) Já se disse que será apenas durante o ano de luto.
Eliminar2) Já se disse que será apenas durante o ano de luto.
3) Aqui acho que nem Cosme Damião quereria que se desse o seu nome ao Museu. Se calhar daqui a 100 anos os associados vão dar o nome de Eusébio a uma outra estrutura. Recordem-se que houve uma taça chamada Taça Cosme Damião, nos anos 20 e ele mesmo mostrou-se contra a ideia e que se deveria chamar Taça SL Benfica mas enfim a ideia dos outros associados foi para a frente e até foi o Sporting a ganhar a primeira Taça, se não estou em erro
a marca d'água tem que ser temporária, pois se for permanente será uma pimbalhice do pior...
ResponderEliminarSim sr, gostei e concordo com tudo o que foi escrito neste post.
ResponderEliminarNós Benfiquistas, não devemos fazer como os corruptos que mudaram o nome do campo e a data da fundação!
ResponderEliminarO Benfica, desde que me conheço, há mais de 60 anos, passou por muita coisa, mas o emblema, a data da fundação e o nome do estádio (oficial ou não), têm de ser preservados.
A melhor homenagem ao Eusébio é ganhar já aos corruptos.
Quanto ao resto, deve ser cada um, com o civismo próprio de Ser Benfiquista, a homenageá-lo como entender.
Viva o Benfica!
Já à muito tempo que costumo vir a este blogue e ler o que escreve o GB, o Shadows, o RedMoon, o Master Groove e outros e são muitas as vezes que não concordo com eles... Mas o que nos distingue de outros clubes é precisamente esta diversidade de opiniões. Não somos um rebanho que não tem opinião própria e segue a voz do dono... O nosso clube é uma lição sobre o que é a democracia... Concordo que durante um ano se façam as homenagens a que o nosso maior jogador tem direito, seja estampando a foto do Eusébio nas camisolas, seja criando a tal protecção para proteger o espólio que foi deixado junto à estátua, etc... Mas não nos podemos esquecer que o Eusébio já é homenageado e lembrado pois é o único jogador benfiquista que tem uma estátua e um troféu com o nome dele.
ResponderEliminarVR
Não gosto de Rui Gomes da Silva, mas até agora foi o unico que soube dizer qual era a memlhor maneira de homenagear o Eusebio, a melhor maneira seria ganhar tudo inclusivé competições europeias, é caso para dizer até que enfim algume disse o que eu penso e que acho que era o que o Eusebio mais queria, sendo que o seu sonho não é facil de concretizar, voltarmos a ser campeões europeus, talvez ele dê uma mão lá em cima com o feiticeiro Gutmann
ResponderEliminarO Rui gomes da silva e o BRUTUS da era moderna.
EliminarAcho que o Benfica esteve muito bem nas cerimónias em honra do Eusébio. Um grande jogador, um símbolo do Clube, jamais será esquecido.
ResponderEliminarPosto isto, sou contra todo e qualquer culto de personalidade. O Benfica é maior do que isto tudo. Sou contra mudar o nome do estádio, sou contra mausoléus e coisas do género, sou contra imagens na camisola, ou seja, tudo o que promova cultos de personalidade não devem ser apoiados.
Tudo isto serve para que se continue a viver das memórias, do saudosismo, esquecendo o futuro e o que realmente importa, as vitórias.
O Grande Eusébio já tem a estátua no estádio e o reconhecimento de todos os portugueses e de todos os benfiquistas. Foi homenageado pelo Clube várias vezes em vida e também depois de ter falecido. Mais do que isto é exagero.
Acima de tudo isto está o Benfica. Ninguém é maior, ou sequer igual, ao Clube.
Enfim... a pimbalhice dos benfiquistas no seu apogeu (nem os portistas conseguem ser piores)
ResponderEliminarUm clube de futebol tem como primeira finalidade promover a prática de um desporto.
Tudo o que vá para além disso é pimbalhice