O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Descubra as diferenças: Ajax e Benfica

. 18 comentários
Há uns anos atrás, todos queriam ser como o Ajax.

Clube famoso já na decada de 70 por nomes como Johan Cruijff, Piet Keizer, Sjaak Swart e Johan Neeskens e mais tarde na decada de 80 com os fabulosos Frank Rijkaard e Marco van Basten.

 No final da decada de 90, apareceram vários jovens saídos da formação do Ajax liderados um treinador a quem todos viam um perfil de treinador que apostava tudo na formação, (Louis van Gaal). Nomes como Edgar Davids, Edwin van der Sar, Clarence Seedorf, Marc Overmars e Patrick Kluivert e os mais experientes Frank Rijkaard Danny Blind e Jari Litmanen faziam uma equipa de sonho que rapidamente catapultou todos estes jovens para clubes de topo europeu e o Ajax... voltou a recomeçar tudo de novo no contexto de formar nova equipa de talentos onde apareceu, entre outros Zlatan Ibrahimovic.

Além dos acima referidos, da lista de jogadores famosos que actuaram pelo Ajax, 60% são holandeses onde se contam nomes como Sneijder, Bergkamp, Bosman, de Jong, van der Meyde, Koeman, os irmãos de Boer, Stam, Van der Vaart, e muitos outros......

Refiro-me hoje ao Ajax porque há uns anos atrás todos queriam "ser o Ajax".

O Sporting queria ser o "novo Ajax" quando fez a Academia... o SLBenfica, obviamente com a cagança que nos caracteriza, queriamos ser maiores e melhores que o Ajax.

E muitos por esta altura se riem e dizem "que ridículo comparar o grande Benfica e o que temos feito com o Ajax". Ai sim? Vejamos:

- Desde 1993/1994 (há 20 anos, portanto), o SLBenfica venceu três titulos de campeão... O Ajax venceu "apenas" nove!

- Ainda internamente, desde 1993/1994 (há 20 anos, portanto, o SLBenfica tem duas Taças de Portugal e uma Supertaça. O Ajax tem seis às quais ainda junta mais sete supertaças da Holanda.

- Desde 1993/1994 (há 20 anos, portanto), quanto a conquistas europeias, o SLBenfica tem uma presença na final Liga Europa e o Ajax tem uma Taça UEFA, uma Supertaça Europeia, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental.

Portanto, desportivamente parece-me que estamos conversados, não?

Nada disso! Não estamos nada conversados!
Conquistas europeias depois de 1995? Ahhhhhh....!!! Ok, não têm, mas... o Benfica também não, certo?

Espera, espera... então já viram a Liga onde eles jogam? Aquilo é o Ajax, o PSV e pouco mais.
Ai sim? Ora, nos últimos 20 anos a Eredivisie teve 5 clubes a vencer o campeonato! Portugal teve... quatro. Nos últimos 10 anos, a Liga Holandesa teve quatro vencedores diferentes. Portugal teve... dois.

Ah mas nós vendemos o David Luiz, o Coentrão e o DiMaria por muitos milhões! Certo... querem falar de Sneijder, De Jong, Van der Meyde, Van der Vaart, Chivu ou Suarez?

Ah mas nós temos a Catedral!!! Pumba...! Ceeeeerto, querem falar do Amsterdam Arena?
Ah mas nós temos o Caixa Futebol Campus!!! E agora...? Ok... querem falar da Academia De Toekomst???

Então e nas receitas?! Ah pois é amigos... aquela cena da Deloitte!? Não fomos no ano passado o 21º clube com mais receitas no mundo com 102M€?? Já buscar Ajax... Oh espera... o Ajax veio logo no 27º lugar com apenas menos 3M€ de receitas que o Benfica!

Oh então e o número de sócios!? Ah... fala agora GB! Pronto... fui apanhado! Afinal a comparação não faz sentido porque o Benfica mesmo muito mais sócios do que o Ajax!

Na verdade a comparação então não faz sentido, pois um clube de um país com 16M de habitantes que não tem mais sócios que o SLBenfica... é fraquinho!

Tão fraquinho, tão fraquinho que os anos passam e o Ajax continua a ganhar titulos e a fazer destas:

Sabem que mais? Arrisco dizer, sem sequer o conhecer, que este Jairo Riedewald é INFERIOR ao Bernardo Silva, por exemplo. A grande diferença é que tem a sorte de ter nascido para o futebol num país e num clube onde a prioridade dos clubes, dirigentes e treinadores é formar jogadores e vencer com eles. Não com outros... com eles sempre que possível.

O Ajax não faz contratações? Claro que sim! A "cantera" não alimenta tudo! E não contrata estrangeiros?! Sim, poucos mas sim... e poucos porquê? Precisamente porque foi no momento em que decidiram aventurar-se pelas compras e vendas de jogadores que o clube "parou no tempo" nas conquistas desportivas e abanou por todo o lado financeiramente.

Mas é como vimos acima, o exemplo é pouco comparável... Somos o Benfica porra! Eles são "só" o Ajax.

Aliás, segundo o Club World Ranking (LOL), somos o 7º melhor clube de 2013 e o Ajax nem vê-los... são só o 57º ainda que tenham ganho o titulo de campeões da Holanda, mas nós ganhámos quase tudo! Quase a Taça, quase a Liga Europa e quase o campeonato... Por isso mesmo temos o 7º melhor treinador de 2013 e eles têm o 49º. Bem vistas as coisas, o 7º melhor de 2013 deveria ser o 7º mais bem pago e não o 11º. Haja justiça, porra!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. Imagina se ganhassemos campeonatos onde estaria o Benfica tanto em relação a historial como ganhos financeiros,rodeado de pessoas que pouco ambicionam e que não estão a tempo inteiro no futebol principalmente o que se espera mais?
    Precisamos de comparar o Ajax em termos de modalidades ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ah ok... está tudo bem! Obrigado....

      Já agora... porque raio falas nas modalidades? O que tem uma coisa a ver com a outra? podemos até falar disso, mas neste contexto não passa de uma desculpa absurda.

      Eliminar
  2. Para se apostar na formação tem que existir qualidade e essa começa a existir na formação do Benfica.

    Mas diz-me lá nos últimos 10 anos que jovem da formação não vingou no Benfica e vingou noutro clube?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRADO! Não é por tu escreveres essa merda 10x que vai ser verdade...

      O que se passa para agora a formação estar a ter mais valores é que se GASTA muito mais dinheiro na prospecção e na estrutura de apoio do que há uns anos atrás. Já terias esses resultados há 10 anos ou mais se parte dos muitos milhões muito mal gastos em contratações que só encheram bolsos a muita gente tivessem ido para a formação.

      Infelizmente hoje faz-se um erro que parece ser ainda maior que o dessa altura. Gasta-se imenso dinheiro nas duas coisas e anulam-se a si próprias: Gastas muito na formação e aparecem os miudos que não jogam porque gastas muito em contratações que não são melhores que os miudos...

      Enfim. Fica provado MAIS UMA VEZ que segredo do sucesso não é o acaso, mas a estrutura! O Ajax não fez o que fez por sorte ou obra e graça do espírito santo. Se quiseres conto-te a história de como se tornou o Ajax num clube lider mundial em formação (metodologia, estrutura, modelo, formação de treinadores, etc.)

      Eliminar
    2. Esse ar condescendente de suposto professor de História não me diz nada. Parece que por aqui ou se concorda contigo ou então não se percebe nada do assunto e tu é que és o entendido.

      Mais uma vez parte do pressuposto que sabes mais que os outros que por aqui comentam.

      Não é apenas por se gastar mais dinheiro na formação que ela melhorou.

      Já agora afirmas que o que eu escrevi é mentira, portanto posso assumir que:

      - não é preciso qualidade para se apostar na formação;
      - não começa a existir qualidade na formação do Benfica;

      Eliminar
    3. Para entendermos o Benfica actual e imprescindivel requarmos alguns anos atras. Nos anos noventa tivemos um presidente que deu passos maiores as pernas,gastou demasiado dinheiro ate com prejuiso do seu proprio patrimonio mas constuiu uma grande equipa,chamava-se Jorge de brito.
      Depois tivemos um grande problema chamado Manuel Damasio ate porque ccnfundiu restruturacao com destruicao,mais tarde entra em cena o mais odiado de todos os (nego-me a chamarlhe presidente) e nao fez nada para parar a inercia destrutiva do Bemfica de entao,mais aumentou muito a aceleracao em direcao ao abismo ,roubando e aldrabando tudo e todos.
      Esta lenga lenga para dizer que temos de ter muito cuidado e nao dar passos maiores do que As pernas. Mas mais cuidado temos de ter ainda com restruturacoes mal feitas e a nossa formacao nao esta ainda com capacidade de apoiar a nessessaria restruturacao do clube.
      Carlos. Palma

      Eliminar
  3. Estao todos cair no jogo dos lagartos ,tentem saber qual a idade desses que todos dizem ser muito jovens.
    Calma que os nossos jovens de maior qualidade sao juniors e juvenis principalmente.
    Carlos palma.

    ResponderEliminar
  4. Um erro crasso dos analistas de 'última hora' é mesmo esse: ou vinga em 10/15 minutos que JJ resolve conceder ou então se num clube de segunda ou terceira não vinga é porque não presta.

    A facilidade com que se sacodem as responsabilidades para os outros é mais um reflexo deste Benfica de hoje.
    Se vingam(os estrangeiros claro) é por mérito de JJ. Se não vingam, é sempre culpa da falta de qualidade.

    Quando o trabalho de fundo que torne imperativo a integração dos melhores 4 ou 5 nas opções regulares do plantel principal, e que os faça mesmo parte da solução e não os tapa buracos das lesões, só aí conseguiremos voltar a desenvolver valores para o futebol nacional e para o próprio Benfica.

    O Ruben Amorim, que agora parece afinal parte da solução, foi um jovem português marginalizado por JJ. Temos espaço para os coxos todos com 19/20 anos estrangeiros mas os portugueses têm que ser no primeiro toque de bola e oportunidade uns 'Ronaldos' ou 'Messis'.

    O primeiro obstáculo é a mentalidade do 'investe hoje e recolhe lucros...ainda hoje'. Mentalidade sem visão de médio prazo e que imponha um rumo claro e fixo quanto à estratégia a seguir, quanto à política do clube.

    Vieira não tem política e gere conforme os 'assobios' e o que lhe permita sacudir as responsabilidades.
    JJ quer é enaltecer-se e pouco lhe importa quem esteja lá dentro, desde que sirva a sua estratégia e não a do Benfica.

    E assim segue o Sport Vieira e Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Wishmaster26/12/13 17:35

    Continua-se a confundir a beira da estrada com a estrada da beira. A nível de formação o Ajax é de top mesmo no recrutamento de jovens, sobretudo nórdicos. Agora ao ler o texto penso: Temos uma academia tão boa como a do Ajax só que não lançamos ninguém para a A ou não temos uma academia tão boa como a do Ajax logo não podemos por jovens na equipa como eles.

    Por falar em Ajax, consta-se que andam doidos por levar o Ola John para lá, quiseram ter o Djuricic... Ou eles percebem muito da coisa ou ainda não descobriram o Cavaleiro ou o Lindelof...

    ResponderEliminar
  6. Brilhante. Parabéns.
    Isto são aulas para benfiquistas de meia tigela.

    ResponderEliminar
  7. Muito bom e assino por baixo... esse devia ser o caminho.
    É isso que defendo para o meu benfica, mas depois vêm os do costume... dizem eles que os jovens não tem qualidade... são muito novos... etc. ,etc., etc.... Só desculpas. Para mim tudo resumido é tudo treta! Dou um exemplo e este exemplo é o reflexo do que se passa no benfica desde ha 5 anos atrás... aqui vai:
    Olho para Bernardo Silva na equipa B e pergunto: o que ele tem de inferior ao “Marco” como o nosso Mister o gosta de chamar? Eu coloco-os no mesmo patamar, mas a realidade é que a aposta de um é mais segura e mais firme... existe sempre desculpas para quando joga mal... enquanto um joga 45 minutos ou um jogo inteiro, sem produzir nada... o outro ainda nem se sentou no banco... e quando tiver preparado é para entrar em jogo 5 ou 10 minutos se tiver sorte... ou, então acontece como ao André Gomes por duas vezes ,a entrar a 1 minuto do jogo acabar... haja coerência e respeito pelo homem.
    Temos um pseudo treinador no banco que durante toda a sua carreira não apostou na formação e quem disser o contrário está a mentir.
    Afirmo e cada vez mais tenho essa convicção que o “Mister” é de alguém que está ocupar um lugar, que devia pertencer a outro, com o perfil mais em conformidade com o projecto de formação... e não o de comissionário.
    Como eu não sou parte dos 83%... a minha opinião vale o que vale... um simples desabafo de sócio.
    Ps: Pergunto com o ordenado que o Jesus ganha... não era mais acertado ter um Van Gaal como treinador?... penso eu de que!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Pergunto com o ordenado que o Jesus ganha... não era mais acertado ter um Van Gaal como treinador?... penso eu de que!"
      Era essa a pergunta que vinha aqui fazer.
      Ou trazer para o Benfica alguém responsável pela formação no Ajax. Isto claro, depois de correr com o Jejum.

      Eliminar
    2. Of course, como aquele que os gajos lá de cima foram buscar à Holanda para a formação deles. Um sucesso!

      Eliminar
  8. À 1ª vista também pensava assim «O Ajax ainda está pior que nós, pouco ou nada se ouve falar deles». Este texto não merece ser lido por todos os benfiquistas, deve e tem de ser lido quanto antes. Comparação brilhante. (Leiam isto, Querido Líder & Derivados).

    ResponderEliminar
  9. Basta mencionar uma única palavra para que toda a vossa conversa caia por terra: SISTEMA!
    Na Holanda não existe qualquer SISTEMA num nunca existiu.
    As p@tas que lá existem não são para árbitros nem para outros membros da comunidade futebolística!
    Só isso muda todos os pressupostos, de cima abaixo!

    ResponderEliminar
  10. o Benfica na holanda jogava com a equipa b e limpava tudo.

    queria ver era o ajax cá...

    tu deves ser obcecado por miudos da formaçao lol

    aqui isso nao dá resultado, olha o caso dos lagartos por exemplo, e ja pra nao dizer que tu em 10 gajos da formaçao aproveitas 2 no maximo.

    ou revelam-se foras de serie ou entao esquece, o Benfica nao pode andar a dar abébias dessas, tem que ganhar titulos, nao pode andar a brincar aos formadores.

    jogadores que rendam no imediato é que é preciso, os jovens com qualidade vao se integrando progressivamente.

    ResponderEliminar
  11. Eh pá muda a merda do nome do blogue e metes GERAÇAO AJAX!!! Sabes, tipo aquele limpa-vidros! Ainda gostava de saber qual é o tacho que vos prometeram para andarem sempre com pinceladas de pseudo-escritores de merda.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking