O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Quando a cabeça não tem juizo...

. 40 comentários


Portugal, 7 de Novembro de 2013

São tantas as dificuldades que a equipa do Benfica tem de ultrapassar, muitas mais do que o SCP por exemplo, que poderemos bem dizer que subir ao Olimpo é capaz de ser mais fácil, do que subir ao 1º lugar do nosso campeonato.”
Recupero este parágrafo do último texto que aqui publiquei (com título “Subir ao Olimpo...”) para explicar o que quis dizer. A exibição do Benfica na Grécia confirmou esta minha previsão: subimos ao Olimpo à Benfica, ou seja, dominamos o adversário com a qualidade e competência de uma equipa com um modelo de jogo de avançado único, e ao contrário do campeonato português, fizemo-lo de forma inequívoca. O problema foi que perdemos.... mas isso é outra história.
Ao contrário de muitos adeptos que desde a 1ª jornada acrescentam criticas e mais criticas, como se a equipa tivesse de piorar todas as semanas fruto das grandes razões que eles se esfalfam em repetir até à exaustão (o treinador, a pastilha elástica, o projecto, o Vieira, a falta de confiança, etc.), eu penso o futebol de forma diferente. Após cada jogo, começa-se outro completamente diferente. Se a equipa tiver qualidade e competência, irá perceber o que fez de menos positivo, irá corrigir, e irá fazer melhor. Portanto, o jogo da Luz com os gregos não teria nada a ver com o jogo de lá. E a nossa exibição provou, uma vez mais, que esta é a forma acertada de ver o futebol e em particular, a nossa equipa.
O Olimpo esteve ali tão perto, mas infelizmente tinha um bom “guarda” à “porta”: um bom guarda-redes entenda-se, que para mim foi o melhor guarda-redes que passou no Benfica depois de Preud’homme. Um jogador que por acaso fomos forçados a esbanjar no final da 1ª época. Não houve lugar a novas oportunidades. A Direcção da demagogia, apoiando-se nas criticas dos analistas decidiu “empandeirar” Roberto na 1ª oportunidade. O negócio com o Artur Moraes estava feito, com base nas mesmas premissas dessa comunicação social: era um guarda-redes seguríssimo, carismático, fazia defesas enormes, ajudou a levar o Braga à final da Liga Europa... E vinha a “custo zero”. Essa mesma comunicação social que hoje releva todo e qualquer erro de Artur...
O “esquema” da comunicação social está bem montado há anos e resulta. Vejamos este exemplo que dei no texto “Em defesa de Roberto I” publicado em Julho de 2011: “em 18 de Janeiro de 2004, o Benfica recebeu e venceu o Boavista por 3-2. Na Rádio Renascença, o relato foi conduzido por João Fonseca, com comentários de João Rosado e Pedro Sousa, este em estúdio. No 1º golo do Boavista disse João Rosado “concordo com o João Fonseca de que o Moreira tem alguma responsabilidade no golo”. Acrescenta o Pedro Sousa: “realmente Moreira não está isento de culpas””.
Se foi por este motivo que Vieira “aproveitou” para ir contratar o Yannick ao Alverca, na semana anterior à final da Taça de Portugal ganha ao FCP, em Maio de 2004, não sei. O que sei é que a “fórmula” é a mesma e há sempre uns otários que caem. Alguns têm blogues até, como na altura tinham fóruns, etc.
Como caiu Roberto? Simples. 1º jogo na Suíça, defesa remendada devido ao Mundial de 2010, jogadores vendidos (Di Maria e Ramires), sol em contra e Roberto tem uma má saída quando a defesa do Benfica estava no meio campo adversário (!) Qual foi o erro? A defesa mal posicionada ou o Roberto? Adivinharam: o Roberto. Vejamos:
Frango à espanhola, título principal da 1ª página de RECORD, 11 de Julho
Roberto "oferece" vitória ao Sion – páginas interiores de RECORD, 11 de Julho 2010
O Benfica perdeu este domingo com a formação suíça do Sion por 1-2, e em ambos os golos sofridos as culpas recaem em Roberto. O guardião encarnado falhou duas saídas e os jogadores da equipa helvética aproveitaram o "presente" – idem.
Basta compararmos as capas deste mesmo RECORD e BOLA, com o “presente” de Rui Patrício no jogo Portugal – Israel, para percebermos que há guarda-redes e guarda-redes. Se trocarmos os clubes, apostaria que Roberto ainda hoje seria guarda-redes do SCP e que Patrício há muito que tinha sido despachado do Benfica...
Entretanto o Benfica continua a sofrer golos por ter a defesa mal posicionada, mas felizmente já não temos o Roberto para explicar...
Uma das críticas mais contundentes feitas na sequência desta derrota na Grécia foi: (Roberto) vingou-se do jogo na Luz, quando falhou no lance que deu o empate ao Benfica, mas vingou-se, sobretudo, de toda uma temporada de críticas por parte dos adeptos benfiquistas” – Nuno Peralta, BOLA online 05-11
Ora este Peralta foi exactamente o mesmo que escreveu em 13 de Julho de 2010 (2 dias depois do jogo com o Sion!) “E ao terceiro jogo, inesperadamente, a maior preocupação no Benfica é saber como vai reagir Roberto a uma exibição comprometedora. Contra o Aris, Jorge Jesus deve dar ao guarda-redes espanhol uma oportunidade para limpar a imagem. Roberto terá sempre sobre si o cutelo dos 8,5 milhões que custou a sua transferência. Jesus procurou aliviar a pressão, afirmando que jogam os melhores e que sabe quem eles são. Mas a verdade é que nasceu a dúvida sobre o real valor de Roberto.
Daqui podemos tirar outra conclusão: os jornalistas ou são parvos, ou sofrem de amnésia ou pior, são mal intencionados. Não lhes fica bem terem criado o problema “Roberto”, terem escrito sobre as aptidões de Roberto sempre pelos piores motivos, terem destacado em 1ªs páginas um erro ou outro de Roberto mas nunca as suas defesas impossíveis, e no final, perante uma exibição que pode custar muitos milhões na presente época ao Benfica, virem atirar com esse odioso para os adeptos do Benfica. É um truque muito baixo...
Termino recordando que na época 2010/2011, o melhor guarda-redes foi Helton com a inalcançável média de 0.36 golos sofridos por jogo, a seguir veio o “frangueiro” Roberto com 0.92, o “experiente” Artur Moraes com 0.94, o “seguríssimo” Patrício com 1.03 e o “talentoso Beto (titular em 6 jogos do FCP) com 1.17.
Há gajos que acreditam em tudo que lhe metem à frente e acham que não temos sorte nenhuma com os guarda-redes (e com os defesas esquerdos).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

40 comentários

  1. “A Direcção da demagogia, apoiando-se nas críticas dos analistas decidiu “empandeirar” “, lamento mas entre o Roberto que passou uma época na Luz e o MPH há uma lista enorme de GR. Eu não gosto de criticar jogadores do Benfica, e sou muito atento às barbaridades que por vezes surgem na imprensa, mas infelizmente a verdade é que este GR arruinou-nos esse campeonato. Nem me recordo desse golo sofrido contra o Sion, lembro-me sim do que importa, 3 grandes erros nas 4 primeiras jornadas que nos atrasaram irremediavelmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os erros que viste nas primeiras 4 jornadas foram: 1) Cosme Machado no Benfica-Académica que tirou 4 lances de grande penalidade (compara com a forma fácil como as marca a favor do FCP), 2) Pedro Proença no Nacional-Benfica que inventou 1 falta de onde nasceu o 1º golo do Nacional, e perdoou 1 penalty claro sobre Coentrão. Pedroou outro por corte de bola no braço, mas esse é um penalty televisivo e não o contabilizo. 3) Setúbal: Roberto entra para o lugar de Julio César e defende 1 penalty, 4) Olegário Benquerença. tira 2 penaltys claros sobre Aimar e Carlos Martins, derrota por 2-1.

      Dos erros que falas apenas vejo 1, no 2º golo do Nacional. Mas a levar tanta pancada desde a pré época, chega um ponto em que tudo vai abaixo. Foi nesse jogo e nesse lance...

      Eliminar
  2. Vermelho á Benfica7/11/13 15:46

    Os tipos do jornais e mais nojentos anda os da sporko tv são os piores, não existem dúvidas! Claro que o franganício no SLB estava condenado pela CS logo á partida.
    Agora de algum modo isso faz que o Roberto seja um gande guarda redes e apaga os seus erros quando passou pelo SLB (aquele cruzamento contra o FCP que ele defendeu para dentro da baliza tb deve ter sido devido ao sol ou defesa mal posicionada queres ver!?)
    Defesas esquerdos!? Vais dizer dizer a seguir que o Emerson e o Cortez são top!?

    Já agora seguindo a tua linha de raciocinio em relaçao á CS tb se pode dizer que fizeram mais da exibição do Roberto do que aquilo que realmente foi, nada fora do habitual. Primeiro que tudo houve ineficácia nossa, depois em última análise o que ditou a derrota foi o erro (mais um) infantil a defender um canto. Mas não faz mal afinal o catedrático diz que sofrer golos (mesmo que por erros grosseiros) não interessa porque ele sabe que vão marcar mais (daí a brilhante e amadora marcação á zona só pode! ), isso e de que nenhum jogo é decisivo.
    Orçamentos milionários para resultados mediocres e vitórias morais e ainda batem palmas? Não contem comigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como digo, o problema do Benfica são os otários.. o Benfica tem uma massa adepta conformada pela comunicação social e por isso o seu contributo para engrandecimento do clube/SAD.

      De Roberto lembro-me das defesas impossíveis que impediram algumas humilhações do Benfica (como em Lyon), recordo as 18 vitórias consecutivas, recordo a assistência que fez a Saviola para o 2º golo frente ao SCP, etc.

      Dizer que foi por causa de Roberto que o Benfica perdeu o campeonato, ou por Júlio César que perdemos a Taça, é continuar a não perceber os Cosmes, os Proenças, os Benquerenças...

      Já agora foi com o Emerson que chegamos aos quartos de final da Champions... sem Emerson é o que vês.. Só coincidências pois claro, dizes tu.. e por isso também por não perceberes o que vale JJ é que não sabes explicar os 27 anos que demoramos a chegar a uma final europeias...

      Mais cego, é aquele que não quer ver ...

      Eliminar
  3. Eu sempre defendi o Roberto, acima de tudo parecia uma pessoas honesta e empenhada! Tinha limitações e um preço e compra que ainda hoje não está bem explicado, mas foi alvo do mais vergonhoso ataque da comunicação social a um jogador de futebol, que faltou ao respeito ao profissional ao homem e ao clube que representava!

    Essa mesma CS que assobia para o ar quando se trata do corruptos e por exp: Sokota, Jankauskas, Liedson, Izmailov etc etc, preferem sempre glorificar os "roubos" de jogadores ao Benfica que correm bem, e fazer de um velho corrupto o melhor presidente de clube do mundo!

    Imaginem que o Izmailov tinha sido contratado pelo Benfica! A festa que não teria sido!

    MAS, como muitos Benfiquistas, começo a ficar cansado quando vejo tanta gente a escrever o óbvio e a denunciar o que está à vista de todos e o nosso (?) presidente a continuar a apoiar o facturas e sus muchachos, dá que pensar se faz sentido eu enervar-me com as bolas de golfe com o braguilha (por exp) quando o presidente assiste sentado ao lado do salvador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. O teu ponto de vista é igual ao meu. Esta gente critica quem trabalha por nós, enquanto aplaude quem, como Vieira, não defende o clube e tem a situação financeira no caos que está...

      Eliminar
  4. Bem dito. Fazendo um paralelo com o Rui Patrício... os Sportinguistas também o queriam fora mas foi protegido para poder crescer (vejam que só passou a ser bom nas péssimas épocas do Sporting...) mas o Roberto nunca teve essa oportunidade. E não foi este guarda-redes que nos arruinou o campeonato. Arbitragens contra Académica, Nacional, Guimarães e Braga sim. Porque depois da derrota em Braga é que nós perdemos a maior parte dos pontos... e, se formos ver bem, o Benfica (tirando no Dragão) fez uma época muito boa entre a derrota do dragão e o jogo em Braga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo se foi lembrar do jogo de Braga...onde Roberto sofreu um golo num livre lateral marcado a uma distância louca e em que não conseguiu perceber a trajetória da bola...

      Eliminar
    2. Se me recordo bem, nesse jogo em Braga estava muito vento e a bola sofreu um desvio de trajectória.
      Mas ele nunca teve tranquilidade. Os adeptos fazendo eco da CS ajudaram ao "bullying", pois foi de "bullying", versão escandalosa, que se tratou.

      Eliminar
    3. Obrigado Troza.. sem dúvida que a comunicação social protegeu Patricio,como recentemente no jogo da Selecção (A CULPA NÃO FOI SÓ DE PATRICIO, titulava a .. BOLA) enquanto humilhava sistemáticamente Roberto. De Roberto nunca salientaram as suas defesas impossíveis. Exemplo: há 15 dias fez uma defesa impossível aos 3 mn a remate de Cardozo. A bola bateu na relva e ele conseguiu mesmo assim defendê-la. Contra a Académica, um remate parecido e está lá dentro. "Indefensável"disseram os mesmos que na CS arrasaram Roberto...

      Em Braga, ao fim de 18 vitórias seguidas (incluindo a 1ª a Alemanha em mais de 50 anos), se bem me lembro Alan agrediu com uma cotovelada no peito, o Javi Garcia, que acabou sendo expulso pelo Banco do Braga, já quem nem Xistra nem o tal fiscal de linha que o SCP tentou corromper viram qualquer agressão, não só porque não existiu mas porque eles estavam mal colocados.

      Mais uma vez o Roberto é que foi trucidado para que não se falasse do erro de Xistra, um árbitro do sistema.

      Lembro que as bolas cruzadas para a zona exterior da pequena área, regra geral dão golo. Já vimos o Artur sofrer golos assim, o Helton, o Patricio, etc... Nessa época de Roberto, se calhar havia mais cruzamentos porque o COentrão subia, mas descia mal... aliás em Braga o Javi estava a dobrar o COentrão que uma vez mais não estava..

      Mas o pessoal gosta é de jogadores que correm muito e vão á linha cruzar... é só adeptos inteligentes...

      Eliminar
  5. Ah pois é , não temos tido sorte !!

    Escolher um Bom guarda redes destes últimos 13 anos é dificil. Se em 2000 já havia o bossio, então contratar um guarda redes americano, ainda para mais era trompetista... era escusado a musica do aeroporto por causa do moreto. Tenho dificuldade em escolher um .
    Agora defesas esquerdos neste últimos 13 anos. Já se torna mais fácil. Fábio Coentrão e o Leo deixaram saudades.

    As discussões vedem jornais. Os pasquins transmitem muita coisa do mundo da bola. Poderá ser impossível controlar o mundo. Mas por vezes quem alimenta "merdas", avaliações são outras estruturas. Por exemplo as sad´s... vivem para o negócio.

    Benfica Todos Tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, por acaso tenho uma opinião contrária sobre os defesas esquerdos.... preferia mais o César Peixoto e o Emerson do que o Conetrão e o Léo, embora Léo fosse muito maduro e tivesse melhores recuperações do que COentrão... Mas o povo benfiquista gosta é do que vem nos jornais: COentrão e Mantorras ...

      Eliminar
  6. Este post é simplesmente patetico! Roberto o melhor depois de MPH?? MEU DEUS, o Eagle deve ser o consultor actual do LFV para o futebol....incrivel como ha gente que acredita nisto

    Joao Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo com o Eagle. O ano passado com o Roberto tínhamos sido campeões.

      Eliminar
    2. Fugir à norma, em Portugal sempre foi perigoso... penso diferente, justifico e acho que estou mais próximo do que é um clube ganhador...

      Aliás Roberto em 4 jornadas da Champions, entre 32 guarda redes, pela 2ª vez está na equipa ideal... isso não é para todos ...

      Mas tu podes gostar de quem quiseres.. desde que ganhe mais do que o que eu penso e defendo, tudo bem...

      Eliminar
  7. Luiz Sousa - Portista7/11/13 17:27

    Uns frangos por epoca são normais...o Helton dá sempre, pelo menos 1 em cada epoca na Champions... e alguns custaram pontos e milhoes. Ainda ontem o do Schalk04 é de rir, tal como o do Patricio...tal como mau são so falhanços ontem do Markvic, que tem por 2 vezes obrigação de marcar e falha (as capas dos jornais tb não o crucificam como fizeram há 15 dias com o "Obrigado Roberto"
    O problema do Roberto é que os erros mais graves eram frequentes e alguns deixavam a equipa muito nervosa.
    Os 8.5M tb nunca foram explicados e demonstram a confusão nas contas e negocios do LFV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está uma opinião sensata de um adepto do FCP. A fez inveja a alguns benfiquistas.

      Pois Helton também cometeu um erro grave contra o Zenit, mas como defendeu o penalty (Hulk queria mesmo marcar golo?) foi isso que a CS salientou. O lado positivo. Quando estava Roberto e o Benfica por exemplo empatava com golos, os golos sofridos eram sempre a referência e nunca as defesas impossíveis que Roberto fazia para evitar mais golos. Quando perdíamos, então nem se fala...

      Bom, mas alguns iluminados poderão dizer que o Helton sofreu muitos golos a menos do que Roberto. No campeonato sim. Na Liga Europa, nas 4 eliminatórias antes da Final, 8 jogos, o Roberto sofreu menos golos que o Helton. Claro que o FCP marcou mais que o Benfica, o que explica em parte esta diferença de números. Mas se considerarmos que nesses 8 jogos houve a eliminatória com o Spartak que rendeu 10 golos ao ataque do FCP, se calhar temos de pensar que no global, o Roberto esteve memso muito melhor que Helton. Só na Liga Europa.

      Por cá era mais difícil fazer melhor porque os árbitros inventavam mais faltas contra o Benfica, o que permitia os célebres cruzamentos que Roberto pela sua generosidade, por querer ir socar a bola em zonas que não eram dele, tinha dificuldades em defender. Ora Helton não tinha esses problemas. À parte modelos de jogo, pois o Benfica com Coentrão a lateral esquerdo, também se punha a jeito para esses cruzamentos, a interferência dos árbitros sempre protegeram Helton. Protecção que não existia na Liga Europa.

      Numa coisa vais ter de concordar. Se Roberto defendesse o penalty contra o Zénit depois de meter água no golo do Zenit, enquanto guarda redes do Benfica seria crucificado. Basta ver que no jogo como Olympiakos fez uma defesa impossível aos 3 mn, evitando um golo certo, e no dia seguinte as 3 capas dos jornais desportivos eram: Amigo Roberto...

      Quanto ao preço de Roberto, parece-me que o problema não foi o valor da compra, embora isso tenha servido para pressionar sempre Roberto durante a época toda, mas o esquema da venda por parte desta Direcção da demagogia e da falência técnica. O timimng da contratação também foi errado. Quim acabava de sagrar-se campeão, com 20 golos sofridos, e não é fácil explicar a não renovação com ele...

      Eliminar
  8. Melhor desde do Michel? nem chega aos calcanhares do Enke quanto mais o melhor depois do Michel, e não te devem ter chegado os sacos que deu, vê lá se queres mais? deves estar-te a esquecer que se empatamos cá com o Olympiakos, foi com mais um saco dele, e na Grecia defendeu porque foi tiro ao boneco, e ele é enorme, simplesmente estica um braço ou uma perna e defende as bolas, coisa que ele já fazia no Benfica o pior é o resto, é que os jogos nem sempre são tiro ao boneco, e defesas dificeis mesmo assim fez duas o resto foi tudo à figura, não querias que ele abrisse as pernas, era só o que faltava.
    O Joaquim mesmo não sendo nada de especial, pior que os que vieram a seguir é que não é, mas esse foi escorraçado, a questão é que em 20 anos foi o unico que foi campeão e as unicas duas vezes, queimaram-no por causa do Moreira e do Moreira ninguem já sabe onde anda.
    Continuamos é a não ter gr, mesmo saltando à vontade o golo do Olympiakos podia ter sido defendido, mas enfim, já era o rei Artur, mas no jogos decisivos desde que está no clube falha em todos, Porto 3 vezes, Chelsea e Guimarães, mas é o rei Artur, mas quanto ao Roberto tens bom remedio o rapaz até é do Benfica, chamem-no de volta por causa da exibição de 3ª feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás com falhas de memória. O Roberto no seu ano ia batendo o record de tempo de jogo sem sofrer golos.

      Eliminar
    2. E isso quer dizer o quê mais precisamente? deves andar com falhas de memoria pois nas primeiras jornadas os sacos foram tantos que o JJ teve que o tirar da baliza para colocar outro gr fraquissimo, o Julio Cesar, este era o imperador, que assim que entrou resolveu inventar, de tal maneira que nunca mais voltou a calçar as luvas, depois Roberto defendeu um penalty e virou heroi, para logo a seguir continuar a saga da sacaria, olha lembra-te lá do sombrero da Academica na Luz, ou não te lembras do golo do Porto que lhes deu a vitoria e o direito a fazerem a festa na Luz, o Roberto é bom rapaz mas infelizmente não é gr de clube grande, logo não serve para o Benfica

      Eliminar
    3. Não vemos o futebol da mesma maneira. Tu nunca irás perceber o que é necessário para sermos uma equipa campeã. Atinges Roberto para fazres crer que foi por aí que perdemos o campeonato. falas das primeiras 4 jornadas e não sabes o que se passou. Não te lembras dos 4 penaltys que Cosme Machado não marcou a favor do Benfica, mas lembras-te do que chamas chapéu, um remate que bate no poste e entra... o teu Quim até que ia lá buscá-la pois claro...

      Até porque, não sei se estás a ver, naquela zona são muitos os guarda redes que se esticam para ir buscar a bola.. como aliás, também já vimos o Cosme Machado num jogo do FCP tirar-lhe 4 penaltys... Assim de momento, lembro-me do jogo com o Nacional na época passada em que ganharam 3-1 e Cosme ofereceu o 3º (o terceiro vê lá tu..) golo num penalty inexistente, para depois compensar e marcar 1 penalty existente contra o FCP. O único assinalado em toda a época....

      Culpa do Roberto...

      Contudo concordo que, e mesmo não gostando do Quim, que deveriam ter renovado com ele mais um ano. Era campeão com 20 golos, tinha crédito...

      Quanto ao Moreira vs Quim continuas muito enganado: foi o Quim que veio tirar o lugar ao Moreira e não o contrário. O Moreira não sabes onde está. Mas o Quim está na 2ª de Honra: os de Braga só o aturaram 1 época...

      Eliminar
  9. Retirado da wiki...

    " Alberto da Costa Pereira (Nacala, 22 de Dezembro de 1929 — Lisboa, 25 de Outubro de 1990) foi um guarda-redes de futebol português, considerado um dos melhores guarda-redes de sempre do Benfica.

    Começou sua carreira no Ferroviário de Lourenço Marques, de Moçambique, mas mudou-se para Portugal em 1954/55, para se tornar no guarda-redes do Benfica nos 12 anos seguintes, até se retirar em 1966/67. Foi sete vezes campeão nacional, nas épocas de 1954/55, 1959/60, 1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65 e 1966/67 e vencedor da Taça de Portugal, em 1955, 1957, 1959, 1962 e 1964. Ganhou duas vezes a Taça dos Campeões Europeus, em 1961 e 1962, jogando com outros lendários jogadores do futebol português, como José Águas, Germano, Mário Coluna e Eusébio (em 1962). Foi também o guarda-redes do Benfica, nas finais de 1963 e 1965.

    Jogou 22 vezes pela Selecção Nacional de Portugal, desde a primeira vitória de seu país sobre a Inglaterra (3-1), no Porto, a 22 de Maio de 1955, ao seu último jogo, em Lisboa, a 24 de Janeiro de 1965, contra a Turquia (5 -1), no primeiro jogo das eliminatórias do Mundial de 1966. Contudo, não fez parte da lendária selecção portuguesa que alcançou o 3 º lugar na Mundial de 1966, na Inglaterra." ...

    Ficou conhecido pelo " Costa dos frangos " mas jamais foi assobiado e enxovalhado, tal como eu vi alguns energúmenos fazerem em campanhas nojentas na C.S, devidamente acompanhados por muitos adeptos da treta, e sócios fizeram continuadamente ao Roberto.

    Cada país tem o povo que merece, e alguns clubes também. Infelizmente os " indefectíveis " são uma espécie em extinção, e eu, em cada dia que passa, me revejo menos ,no " benfiquismo " que muito apregoam, mas que poucos conseguem passar da teoria para a prática ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo. Os 2 maiores frangos que vi na minha vida foi o tal do Costa Pereira, que deixou passar uma bola fácil entre as pernas perdendo a final da Champions e o frango do ano passado do Artur que deu a bola ao Jackson, perdendo o campeonato.

      Eliminar
    2. Aqui está um contributo, mais um, que comprova que há dois tipos de adeptos do Benfica. A maioria silenciosa, que apoia nas horas boas e nas horas más porque são "supporters", e a minoria ruidosa que se põe em bicos de pés para triturar tudo e todos. O Roberto foi apenas mais um. Antes dele recordo-me do Lima, do Thomas, do Cristiano, do César Peixoto, etc.. foram tantos que um dia temos de comçar a ver-nos ao "espelho" e ver o que somos e para onde vamos...

      Eliminar
  10. e o que dizer da reacçao do porto à estatua de cosme damiao?? q

    que nojentos!!

    vejam: http://paremlacomisso.blogspot.pt/2013/11/a-estatua-de-cosme-damiao-que-incomoda.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais do mesmo... não lhe ligar, pois quem se importa com um contributo de 1500 euros depois de "mamarem" no Centro dos Olivais ...

      Eliminar
  11. ... " tal como mau são os falhanços ontem do Markovic, que tem por 2 vezes obrigação de marcar e falha " ....

    Como continuas a " prostituir-te " intelectualmente, quero recordar-te que ontem em Moscovo, o Hulk tinha a obrigação de não se ter prostituido tal como fez, ao executar vergonhosamente aquela grande-penalidade que ele sabia garantir a vitoria ao Zenit, e colocar o futebol corrupto do porto e o paulo fonseca a fazerem contas à vida ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário não pode ser para mim mas para alguém que comentou.. sugiro que o tires daqui e metas na posição correcta...

      Eliminar
  12. O Roberto teve falhas incríveis no Benfica que nos valeram o campeonato e Taça de Portugal... isto é indesmentível, foram frangos inacreditáveis.
    Se a comunicação social dá menos ênfase a falhanços de guarda redes de clubes diferentes, essa é outra história que convêm não misturar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Paoilas, quando se fala e quando se critica alguém, quando se põe em causa uma pessoa, devemos informar-nos muito bem antes de o fazermos... porque não temos direito de julgar nenhum profissional do Benfica.. quando muito apenas os que elegemos, ok?

      Erras de forma estrondosa ao relacionares Roberto com a Taça de Portugal. Quem defendeu TODOS os jogos do Benfica na Taça foi o Júlio César...

      Daqui concluo que tens reserva moral relativamente a Roberto e por isso não te reconheço credibilidade para criticares o que criticas...

      Os "frangos inacreditáveis" que dizes, parece que só aconteceram no Benfica. Por TODOS os clubes por onde passou, foi sempre TITULAR sinal que os adeptos sabem reconhecer que apesar de um erro ou outro, ele afinal salvou muitas vezes os respectivos clubes.

      Não vi qualquer frango do Roberto excepto o 2º golo do Nacional onde perdemos 2-1. Mas vi em jogos do Benfica erros de árbitros que NUNCA imaginei poder ver, erros que valeram golos aos adversários ou que nos impediram a nós de marcar golos.

      Para além dos 4 penaltys sonegados no 1º jogo com a Académica, estou a recordar-me da dupla tesoura feita ao Coentrão dentro da área do Nacional mesmo à frente do Proença, estou a recordar-me da falta inexistente, assinalada (com expulsão) sobre Javi que originou o tal golo de Braga, estou a lembrar-me do pontapé que Aimar levou na área do Guimarães (a seguir foi o Carlos Martins) à frente do Benquerença, estou a lembrar-me do atropelamento de Airton em Braga que em vez de falta, deu lançamento lateral ao Braga que na sequência faz o 2-1...

      Também me estou a lembrar, e isto é capaz de ser areia demais para a tua camioneta, que após Vieira falar (ou ser obrigado a falar) dos erros dos árbitros após a 4ª jornada em Guimarães (3 derrotas em 4 jogos), nos restantes 26 jogos "apenas" perdemos 4 vezes. 3 com Roberto (FCP duas vezes e Braga) e 1 com Júlio César (na Naval). Podia-te falar da desproporcionalidade (3 D em 4J, para 4D em 26J após mostrarmos que sabíamos que estavamos a ser roubados) ou dos modelos de jogo, mas já deu para ver que não ias perceber...

      Em 4 jogos da Champions, foi eleito duas vezes como o guarda redes da equipa ideal da Champions. Em 32 jogadores parece-me que está de acordo com o que eu (e muitos outros) penso (amos) ...

      Só tenho pena de não ter poderes para alterar o tempo. Era o Enke ou o Artur que deveriam estar no Lyon-Benfica. poderia ser que trouxessemos um cabaz como em Vigo...

      Eliminar
  13. roberto não era guarda redes para a nossa equipa porque é guarda redes de equipa pequena, e principalmente porque não valia os 8.5 M e foi por ai que eles atacaram e ele nunca teve estofo para a pressão dos 8.5 M mas isso já tu não sabes analisar, parece que a defesa do olympiakos também estava mal posicionada no nosso golo na luz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem falava sempre nos 8,5M€ eram os benfiquistas. E eram estes que lhe colocavam pressão com essa conversa. Estúpida na minha opinião.


      Eliminar
    2. Na Luz ele defendeu um golo aos 3 mn. Remate poderoso de Cardozo, bate na relva, mas Roberto está lá.. uma vez mais...

      Claro que tu não deves ter visto este lance, mas leste as 3 capas dos jornais desportivos... que por sua vez nunca viram as grandes defesas do Roberto, só os eventuais erros...

      Aproveito para dizer que não vi qualquer erro no golo da Luz. A bola foi muito bem cruzada para lá do 2º poste, a trajectória passou por cima da possibilidade do guarda redes, pois sendo alto, Roberto nunca teria impulsão para fazer mais uma defesa impossível, devido ao estado do relvado (a lama impede a projecção superior, como sabes).

      Nestes cruzamentos, uma glória do Benfica chamada Manuel Galrinho Bento, com o seu metro e setenta e tal, simplesmente ficava meio metro dessa bola, e todos diriam "golo indefensável",,,

      Quanto ao preço, os adeptos do Benfica. sempre dados a especular (ajudados por todas as teorias da conspiração importadas da CS), reconheço que era fácil ligar as criticas ao custo... mas é nestes detalhes que se vêm os adeptos que pensam e vêm mais do que a ponta do nariz: Roberto foi utilizado, com os mais variados argumentos, para TAPAR os ERROS DE ARBITRAGEM...

      No ano a seguir foi o Emerson.. consegues estabelecer um paralelo? Acho que não.. eu sim: com Emerson, chegamos aos quartos de final da Champions depois de deixarmos para trás "equipezinhas" como o Manchester United e o Zenit...

      Eliminar
    3. que a comunicação social tem uma agenda própria é certo evidenciam umas coisas omitem outras uns por interesse outros por conivência, mas isso não quer dizer que seja tudo mentira que não é, alias para ti ninguém pode ter a mesma opinião que eles sem ter sido influenciado por eles ao contrario do que tu pensas existem pessoas que pensão por si próprias.

      o golo na luz é culpa dele porque foi à bola não lhe acertou e ficou fora da jogada por completo se ele fosse um jogador inteligente como era o bento nunca se tinha lançado aquela bola e ia tapar o segundo poste digas o que disseres roberto é péssimo nas saídas aos cruzamentos e por isso é que eu acho que não serve para o benfica.

      roberto tem vários frangos, na luz contra os corruptos, na luz contra o lyon, ou na supertaça contra os corruptos em que um jogador sem levantar os pés do chão cabeceia em plena pequena área isto é assim sem pensar muito mas as saidas aos cruzamentos eram de bradar aos céus.

      sobre o emerson não acho que fosse jogador para o benfica mas o futuro dirá qual de nós tem razão mas sobre o exemplo que dás posso dar-te outro beto, ele nunca foi um bom jogador nem antes nem durante nem após a passagem pelo nosso clube mas no entanto conseguiu o mesmo que o emerson com o suplemento de ter eliminado o campeão europeu mas não foi por isso que passou a ser melhor jogador, percebe talvez não.

      8.5 M é especular mas não foi esse o valor da compra e sendo assim era à altura a segunda mais cara transferência de um guarda redes.
      quais erros de arbitragem aqueles que o presidente não comenta tapar mais que isso não existe.
      uma coisa é ter-se exagerado neste caso como noutros, como o de cardozo, isso sem duvida agora dizer que o homem não tinha falhas e que só deu um frango é um delírio.

      Eliminar
  14. Grande Post , Karim

    ResponderEliminar
  15. foda-se , vocês até o roberto defendem pra criticar a direcção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh pedropisco, não é critica . Foda-se foram 8 milhões e meio a rodar no tabuleiro do mendes, com a super visão do 33º... e quanto não pesou essa avaliação. O Quim aranha foi despedido pela Tv, o que também é bom não esquecer. O roberto veio com o rotulo que valia pontos... e tinham toda a razão como sempre. Eles nunca perdem , por vezes ganham menos.

      B T T

      Eliminar
    2. Eu defendo o Roberto, defendo o Emerson, defendo JJ e defendo todos os que nos ajudaram a ganhar e que foram maltratados, e despedidos por uma Direcção de demagogia e da falência técnica...

      Acresce que Vieira aldrabou os sócios ao dizer que tinha vendido o Roberto, quando na verdade nunca se preocupou em receber o dinheiro do que tinha vendido, vindo depois a recuperar o jogador porque a empresa do amigo Jorge Mendes, que o tinha comprado, após 2 anos ainda não o tinha pago.. o Vale e Azevedo é que tinha de pagar o Poborsky logo na hora, e por ter demorado 6 meses foi acusado de ser mentiroso...

      Foda-se digo eu! A CS bateu no Roberto, o Vieira despachou-o. A CS bateu no Emerson, o Vieira despachou-o. Vieira precisava de comprar Sálvio? Não, mas o Atlético precisava de pagar ao FCP, a tranche do Falcao. Vai daí vendeu Bruno César, pois neste negócio ter na sombra alguém que pode por em perigo a titularidade daquele que se quer que seja a "estrela", não pode ser. Hoje Bruno César diz que Jesus o queria, mas teve de sair porque o Presidente quis. Já o Cpadevilla disse que era jogador do Presidente e não do treinador.. não percebes ou queres que te faça um desenho?

      Andam a brincar com o dinheiro dos sócios (meu já não, porque entreguei o cartão em Dez 2012) e tu vens para aqui com "foda-se"? Acorda rapaz... o Clube e a SAD estão em falência técnica e Vale e Azevedo já saiu há mais de 13 anos...

      Eliminar
  16. "...dominamos o adversário com a qualidade e competência de uma equipa com um modelo de jogo de avançado único, e ao contrário do campeonato português, fizemo-lo de forma inequívoca. O problema foi que perdemos...."

    O que vale é que tu respondes às tuas questões...

    ResponderEliminar
  17. Como alguns mais atentos poderão confirmar, alguém escreveu aqui um post depois de ganharmos na Académica. Nesse post criticavam a exibição do Benfica, pediam a demissão do treinador, e não se mostraram impressionados na vitória por 3-0 ...

    Quando escrevi "...dominamos o adversário com a qualidade e competência de uma equipa com um modelo de jogo de avançado único, e ao contrário do campeonato português, fizemo-lo de forma inequívoca. O problema foi que perdemos...." o que fiz foi ironizar com todos esses papagaios que se lamuriam quando jogamos "mal" e goleamos (Coimbra)...

    Porque de facto ninguém pode dizer que o Benfica jogou "mal" em Atenas. De acordo com os modelos reinantes no mundo da opinião desportiva (que os tais adeptos iluminados "importam"), o Benfica até jogou "bem".

    Mas perdeu.

    Jogou "bem" dizem os críticos, mas perdeu digo eu...

    Porque eu prefiro jogar mal e ganhar, do que jogar bem e perder. E só por hipocrisia, esses tais que criticaram a exibição de Coimbra, podem estar chateados pela derrota na Grécia. Deverão estar muito contentes... pois jogamos "bem" e isso para eles é o primeiro parâmetro...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking