O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Os favorecimentos no Porto.

Avatar
 ●  15 comentários  ● 

Recuperamos aqui um post de 2011 publicado pelo GB, mais actual que nunca:

"Em 2009 foi assunto a "denúncia" feita na blogsfera benfiquista do favorecimento do FCPorto na construção do Estádio do Dragão. Dizia-se na altura num blog benfiquista, entre outros assuntos, a propósito da contribuição do Metro do Porto:

"o custo inicial do Estádio do Dragão apontava para valores a rondar os 123,3 Milhões de euros, mas no final a obra acabou por custar 98 Milhões de euros ao Futebol Clube do Porto. Para esta diferença entre o valor orçamentado e o valor concluído (descida única no mundo das obras de construção portuguesas) existe quem assegure que tal se deveu ao facto de a Metro do Porto (Empresa de capitais públicos) ter assumido o pagamento das fundações do Estádio do Dragão pelo facto de ter construído nessa altura o Terminal do Dragão, ou seja, neste caso estamos a falar em cerca de 25 Milhões de euros de apoios indirectos, já que a Metro do Porto podia ter feito uma Estação normal na Zona, e além disso trata-se de investimento em Acessibilidades ao Estádio do Dragão."Hoje, conhece-se que o Metro do Porto tem que liquidar 200 milhões de dívida até Agosto, fruto de uma gestão na altura presidida por... Valentim Loureiro.Ora, volvidos pouco mais de cinco anos deste horror económico, afirma o jornal I e o JN que será "o governo vai pagar a dívida de 200 milhões de euros da Metro do Porto ao banco francês BNP-Paribas". in Jornal I

Depois da cedência pro valores irrisórios, praticamente zero, do Centro de Estágio Porto-Gaia para o FCPorto utilizar a seu bel-prazer com o dinheiro dos contribuintes...

... Depois do arquivamento em tribunal do processo de Nuno Cardoso pelos benefícios concedidos, enquanto presidente da autarquia do Porto, onde a justiça fez questão de permitir que fossem os contribuintes a pagar esses elevadíssimos (e ilegais?) benefícios directos e indirectos dados ao FCPorto para a construção do Estádio

... Agora mais um exemplo de pagamento pelos contribuintes dos excessos cometidos pelo Lobby do Norte em prol do Futebol Clube do Porto, cujo presidente ainda tem a lata de reclamar poder à Capital, ao Parlamento da República.

UMA VERGONHA!

... Como pergunta Pedro Santos Guerreiro, do Jornal de Negócios, e quem paga os meus 200 milhões? Questionando-se se é para este tipo de humilhações que vai servir o dinheiro da troika?"
Post original AQUI.

15 comentários blogger

  1. Isto sim é uma vergonha e são estas as verdadeiras batalhas que os Benfiquistas têm de vencer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que todos possam dar o devido eco a estas situações.

      Eliminar
  2. Pergunta de 1 cêntimo!Seria assim tão difícil o departamento de comunicação do Benfica constituído por profissionais a ganharem centenas de milhares de euros todos os meses aproveitarem o comunicado do Porto e terem feito o mesmo que o autor ou autores da petição substituindo apenas as palavras "estátua de Cosme Damião" , "Benfica" e "Câmara Municipal de Lisboa" por "centro de estágio" , "Futebol Clube do Porto" e "Câmara Municipal de Gaia"e enviado para todas as redacções da imprensa nacional e colocado o comunicado no site oficial do Benfica numa posição que mostrasse a todo o povo português o descrédito, o ódio e a hipocrisia a que chegou a instituição Futebol Clube do Porto que não olha a meios para alcançar os seus fins, aproveitando-se de inverdades e mentiras e da situação infeliz que o país atravessa para colocar o nome do Sport Lisboa e Benfica em causa.Seria assim tão difícil é a questão que deixo para os benfiquistas reflectirem.

    Acrescento ainda outra questão!

    A direcção do Benfica vai calar-se perante esta afronta ao nosso fundador e ataque ao bom nome do clube com aquela jogada suja de querer fazer crer à população portuguesa que o Benfica beneficia de tratamento privilegiado dos poderes políticos e benesses aos quais o cidadão comum e outras instituições não tem direito , querendo transmitir a mentirosa mensagem que o Governo ao Benfica "dá tudo tudo" , "se é para o Benfica não existe crise" e ao cidadão comum tira tudo ou quase tudo.De que tem, tanto medo o nosso Presidente para sempre, que ocorrem estes ataques "terroristas" do Porto (este não é o primeiro nem será o último a calar-se caladinho , fingindo que nada sabe , que nada se passa).Como dizem dois ditados populares.Quem cala consente e quem não se sente não é filho de boa gente

    P.S(1)»»» A estratégia do Porto é óbvia , passa por transmitir uma imagem má do Benfica para a opinião pública tentando com isso, que o clima de "união" Benfica - Sporting desapareça e no próximo jogo existam conflitos entre adeptos dos dois clubes.Um dos ideais do Porto é dividir para reinar.Como gostaram do que se passou antes do seu jogo contra o Sporting perto do seu estádio tentam com este comunicado influenciar o comportamento dos adeptos mais fanáticos do Sporting para que aconteça o mesmo que todos vimos e lamentamos no Dragão.É transparente como água.

    P.S(2)»»»Nunca li nenhum comunicado do Porto , quando todos os anos o seu Presidente se desloca à Assembleia da República em Lisboa e por lá almoça gratuitamente com o grupo de deputados afectos ao Porto.Será que esse dinheiro em tempo de crise não seria melhor aproveitado para ajudar os portugueses a suprir a crise?

    ResponderEliminar
  3. continuação»»»

    P.S(3)»»» 500 euros de renda é o que os azuis e brancos pagam por usarem o centro de estágio do Olival , pagos por dinheiro público , valor esse que nem dá para a manutenção dos relvados do mesmo e já nem cito a conta da água e da Luz.Centro de Estágio esse que custou aos cofres públicos sensivelmente 16 milhões de euros e que foi construído com a premissa de ser para uso da população de Gaia.Que se saiba nenhum cidadão de Gaia o utilizou mas somente o Futebol Clube do Porto , clube que nem de Gaia é.Mas isso ao Futebol Clube do Porto e seus dirigentes não faz confusão!

    P.S(4)»»»O orçamento participativo (OP) é uma iniciativa da Câmara com o objectivo de aprofundar a ligação da autarquia com os seus munícipes , inspirado nos valores da democracia participativa, tal como inscrito no artigo 2º da constituição da República Portuguesa.O "OP" teve a sua 1ª edição em 2008, distinguindo-se de outras experiências congéneres por se tratar de um processo verdadeiramente deliberativo, que confere efectivo poder de decisão aos cidadãos para apresentar propostas para a sua cidade e votar nos projectos que considerem prioritários.( e não como o comunicado do Porto tenta indicar , que essa proposta foi aprovada pela Câmara , por iniciativa do vereador Sá Fernandes).Os projectos mais votados , até um valor equivalente a 5% do orçamento de investimento ( que até à presente edição tem sido de 5 milhões de euros) , são integrados na proposta de orçamento e plano de actividades do município do ano seguinte.Uma das propostas foi a construção da estátua Cosme Damião , proposta essa que foi a 5ª mais votada pelos cidadãos de Lisboa.Outra das propostas mais votadas foi a construção de uma estátua de D. Nuno Álvares Pereira.Na cidade de Lisboa existem outras estátuas , tais como a do poeta Fernando Pessoa que leva muitos turistas movidos pela curiosidade ao Rossio , um Busto de Francisco Stromp (fundador do Sporting) e muitas outras que levam pessoas a Lisboa para as visitarem.A própria cidade do Porto edificou várias estátuas nos últimos anos por Presidentes de Câmara apoiados pelo Futebol Clube do Porto. Será que é preciso dizer mais alguma coisa?

    P.S(5)»»»O Benfica ou a Câmara de Lisboa deviam colocar o Futebol Clube do Porto em tribunal por um rol de mentiras que se encontra nesse comunicado e pedir uma indemnização por danos causados à marca Benfica e CML.Mesmo que não desse em nada , seria uma demonstração de força , seriedade , e uma prova cabal que não se tem medo e custe o que custar , doa a quem doer vamos sempre lutar pela verdade , mas essa é a minha humilde opinião.Mas mais uma vez (aparentemente é o que vai suceder) o Benfica vai comer e calar.Teve de ser novamente um benfiquista ou um grupo de benfiquistas anónimos a tomarem a iniciativa de defenderem o clube com uma petição do centro de estágio do Olival.Sempre pensei que uma direcção era eleita para defender sempre e fosse em que circunstâncias fosse o nome Benfica , mas afinal sou capaz de estar errado ou estar confuso nos deveres da mesma.É caso para dizer o que interessa que o nome do Benfica seja enxovalhado em praça pública desde que não seja o nome do Luís Filipe Vieira ta tudo mais que perfeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pontos muito importantes e a repetir as vezes que forem precisas.

      Eliminar
  4. Esta petição sobre o olival tem que ser divulgada. Tem que se conseguir milhares de assinaturas. Se isto chegasse a ter dimensão seria uma tremenda humilhação para o porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A contribuição de todos em a divulgar é fundamental. Mas até agora, vês algum outro blogue pegar nisto? Parece que têm medo de alguma coisa, pelo visto. Muitos gostam é da 'propriedade' das ideias.
      Enfim.

      Eliminar
  5. Como estas há muitas outras como a Torre das Antas etc... agora basta somar os 15M do Centro de Estágios do FCP em Gaia, pagos pelos contribuintes, estes 25M da Metro do Porto, pagos pelos contribuites e rápidamente chegamos só nestas duas escandaleiras ao 40 Milhões de euros sem juros e sem os respectivos custos de financiamento, se tal acontecesse e tendo em conta os anos que já passaram; rápidamente estes 40M passariam a ser 50M, que deveriam estar contabilizados no passivo do FCP.

    LR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São milhões e milhões de euros não contabilizados nas contas do FCP e pagos por todos nós. E ainda têm a lata de vir falar em numa estátua de 150 mil euros, que provém de uma decisão legítima dos cidadãos da cidade de Lisboa. Não de um presidente da câmara corrupto.

      Eliminar
  6. Só quem não conhece a cidade do Porto é que pode dizer que os gastos da Metro do Porto na zona das Antas foram maus.

    Em primeiro lugar, naquela zona ou era enterrado e eficiente, ou era na superfície e caótico (e perigoso). O concelho de Gondomar é servido pela única linha que passa por ali (O facto de ser perto da estação da Campanhã levou a isso, acessibilidades).
    O que a Metro do Porto fez naquele local é simples: em vez do F.C.Porto construir o seu estádio e ter de usar uma perfuradora subterrânea, o que custaria uma barbaridade de dinheiro, abriu o terreno do estádio do Dragão e construiu as suas instalações.
    A Metro do Porto, para construir uma estação subterrânea, acabou por poupar dinheiro e não gastar mais, beneficiando financeiramente ambos, os utilizadores do metro do Porto e os condutores que passam na zona.

    Na zona do Hospital São João foi construído um metro de superfície, algo que foi criticado por todos na altura. Custaria muito mais dinheiro, mas num serviço público como o da saúde, pouparia os utentes a andar vários metros à chuva e permitiria a continuação da linha, algo que hoje não acontece pois o trânsito nessa zona é muito grande.

    ResponderEliminar
  7. Luiz Sousa - Portista08 novembro, 2013 17:56

    Boa tarde,
    Este tipo de analises, aos negocioa do FCP, benfica ou sporting, é extremamente basica e enviezada, não sendo digna de qualquer conclusão de favorecimento obvio!
    Dizem que os 25,M poupados foram pagos pelo Metro, então os 98 foram o orçamentado...ou seja não houve qq derrapagem na obra (isto tb não tem sentido, pois sabemos que nunca tal aconteceu nas obras em Portugal)
    O que tem a divida do Metro do Porto de 200M a ver com o FCP??? A do Metro de Lisboa anda acima dos 400M e ninguem a liga ao slb ou sporting!!
    O que se passou com os terrenos do slb e com a EPUL e com os terrenos de Alvalade e com o Metro de Lisboa e tb a Camara?
    Sabemos TODOS que não foram negocios simples nem transparentes e que o poder politico, nacional e autarquico sempre se apoiou no futebol e nos adeptos!
    Por isso quando se mistura tudo e depois de forma "pacifica" se tiram as conclusões que interessam, conforme a cor futebolistica, estamos a ser pouco serios!

    Já agora, no caso do Valdemar Duarte que acusou varios elementos do FCP, o tribunal absolveu-os todos...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ..." Já agora, no caso do Valdemar Duarte que acusou varios elementos do FCP, o tribunal absolveu-os todos... " ....

      ...A juíza do Tribunal do Bolhão, no Porto, não deu como provadas as acusações feitas por Valdemar Duarte, devido à discrepância de testemunhos e contradições entre os mesmos.

      De uma juíza de um tribunal do BULHÃO estava à espera de uma condenação do presidente do futebol corrupto do porto...

      Isso só poderia acontecer se a justiça e o poder político e de outros poderes ocultos, não andassem de braço dado ...

      Eliminar
  8. Luiz Sousa,

    Então reconhece implicitamente e tendo em conta as suas próprias palavras que o recente comunicado do Fruta Corrupção do Porto a uma obra que é lançada e aprovada pelos Lisboetas e não pelo poder politico, ou seja a concretização de um verdadeiro acto de democracia participativa, não passa de um abjecto exercicio de pura hipocrisia. Na verdade é de louvar que um portista reconheça que depois do criminoso Pinto da Costa ter tomado conta do FCP, que o clube além de se ter tornado uma das maiores associações criminosas no mundo do desporto, também se tornou num dos mais demagogicos e hipocritas clubes á face da terra. Bem haja Luiz.

    Ana do Carmo

    ResponderEliminar
  9. O meu apelido é Borrego e sou Portista

    O que o caro U34 descreve é a mais puras das realidades. Na verdade no caso da Metro do Porto a obra não só beneficiou o FCP, como a cidade e os seus cidadãos, aproveitando a Metro do Porto, para fazer uma economia de escala. Mas esta realidade só reforça ainda mais tudo aquilo que escrevi ontem em relação ao comunicado do FCP e dos seus dirigentes, tendo em conta tudo o que se passou e passa com o "nosso" centro de estágios em Gaia... DEMAGÓGICO e HIPOCRITA, que só envergonha e coloca a ridiculo o nome do FCP e dos Portistas, excluindo claro está a geração Pintainha.

    Borrego

    ResponderEliminar
  10. Devem saber que está no Relatório do Tribunal de Contas os apoios de 88 + 18,5 = 106,5 M€ dados ao fcp para a construção das antas. Isto sem contar os centro de estágios e os custos extras que surgiram daí...

    O relatorio do tribunal de contas: http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2004/rel019-2004-2s.pdf

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking