O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Onde está Oblak?

. 8 comentários
Passado o rescaldo do derby, que os sportinguistas lamentavelmente conseguiram transformar um grande jogo num discussão sobre arbitragens nos dias seguintes, gostariamos de abrir a discussão de opinião sobre Jan Oblak.

O suplente de Handanovic, por quem o Man City quer dar 20M€, na selecção da Eslovénia - onde já se estreou num jogo de qualificação para o Mundial (aos 19 anos!), tarda em aparecer na baliza do SLBenfica.

A medida imediata que parecia lógica seria o Jan passar a ser a opção definitiva como segundo guarda-redes do SLBenfica. Convenhamos que para o Artur Moraes, que parece lidar mal com a pressão, é muito conveniente ter o Paulo Lopes no banco. É certo que não tem ameaça. Com Oblak seria diferente.

Será adequado manter a rotatividade, sabendo nós que o Paulo Lopes, sem prejuizo da sua entrega, já nada tem a acrescentar ao SLBenfica?

A segunda iniciativa, já aqui defendida no blog, seria a titularidade do Jan Oblak nas Taças nacionais (Taça da Liga e Taça de Portugal). Foi, salvo erro, como Jorge Jesus que se perdeu a entrega da baliza ao suplente nestas competições, especialmente a partir de uma determinada altura de cada competição, ou seja, com JJ eles jogam enquanto "é a fejiões" e depois entra o Artur Moraes. Não parece ser a melhor solução.

Não será justo entregar a baliza ao Oblak, um jovem de imensa qualidade, nas Taças nacionais, independentemente do grau de dificuldade de cada jogo?

A terceira, necessariamente respeitando a ordem que é apresentada, passa por ter a coragem de lidar com as falhas do Artur Moraes. Têm sido menores, contudo tem deixado a ideia de continuar a ser mal batido, ainda que balance esses factos com boas intervenções durante os jogos. 

Será hora de mudar na baliza no campeonato, mantendo eventualmente Artur Moraes na Champions (por ter mais experiência, ainda que não ande feliz nessa competição, mas evitando assim uma transição completa), como faz Ancellotti no Real Madrid com Casillas?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Carrega Rui!! xD
    http://colossalbenfica.blogspot.pt/2013/11/rui-gomes-da-silva-estatua-e-o-calor-da.html

    ResponderEliminar
  2. O problema é que na baliza só pode jogar um. Neste momento o Artur é o melhor dos três e ainda por cima está a atravessar uma boa fase. Para quê mudar? Só porque sim? Se o Oblak, que parece ser um grande guarda redes, fosse titular contra o SCP e desse um frango como o do Patrício o que aconteceria? Culpava-se o Jesus porque fez a rotatividade? Queimava-se um jovem com potencial tremendo? Este assunto tem de ser bem pensado. Para mim, continua o Artur na baliza. Oblak deverá ter algumas oportunidades em jogos de menor grau de dificuldade. A seu tempo chegará a hora de ser o nº1. É a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque se lança Ivan e não Oblack?...fui só eu que reparei que Artur sofre 1 golo em Atenas com a bola a passar-lhe a 2 palmos do pé esquerdo? Não podia/devia defender a bola com os pés? E que dizer do 3-3 aos...92'?! Artur com os 2 pés assentes na relva sofre o golo com a bola no seu raio de acção, junto ao seu braço esquerdo...? Quanto ao argumento de queimar um jovem com potencial, penso que isso esta a acontecer precisamente com o Ivan...

      Eliminar
    2. Não concordo. Guarda redes é uma posição mais específica e acho que está a ser injusto com o Artur, não creio que ele tenha culpa nenhuma nesses dois golos que refere. Não sei se você já teve oportunidade de jogar à baliza, até mesmo em peladinhas com os seus amigos. A bola passou-lhe perto nessas duas ocasiões, mas era difícil defende-las porque o cabeceamento foi feito muito próximo da baliza e em ambos os casos com muita força, o de Atenas então...o defesa vem de trás, com impulsão e cabeceia de cima para baixo, tal como mandam as regras, não havia muito a fazer. Quanto ao Ivan também não concordo. Estava a atravessar uma boa fase na 2º Liga e nos sub-21. Com as lesões de Salvio, Sulejmani e Markovic só havia duas opções: ou ele ou Ola John. Acho que foi uma chamada merecida e aproveitou bem as oportunidades que teve, certamente que no futuro irá melhorar ainda mais, mesmo que tenha de fazer pontualmente mais alguns jogos na equipa B.

      Eliminar
  3. O Oblak já jogou em Cinfães para a Taça de Portugal...

    ResponderEliminar
  4. Neste momento seria injusto tirar Artur da baliza. Tudo o resto não interessa a partir deste ponto.

    ResponderEliminar
  5. "Foi, salvo erro, como Jorge Jesus que se perdeu a entrega da baliza ao suplente nestas competições" Completamente errado. Na 1a época do JJ o Júlio César jogava na Liga Europa, na 2a o mesmo Júlio César jogou sempre na Taça de Portugal, na 3a época o Eduardo jogou tanto na Taça de Portugal como na Taça da Liga.
    Em relaçao ao Oblak, também gostaria que ele fosse o titular nas taças pois ele é um grande GR e a baliza estaria muito bem entregue. O facto do JJ não ter apostado nele confirma que o JJ não confia plenamente nele como confiava no Eduardo, por exemplo (tal como o Jardim não confia no Marcelo e apostou no Patrício).

    ResponderEliminar
  6. Porque não acabam de uma vez por todas com os posts contra o Artur? Já chega de o massacrar!!
    Só o prejudicam a ele e à nossa própria equipa!!

    Esta questão do GR do Benfica é uma falsa questão. Estamos muito bem servidos, porque é que querem armar confusão e criar instabilidade?

    Artur teve um período menos bom o ano passado, porque andava com problemas pessoais (andava a ser chantageado). Não percebem isto?
    Fora um erro ou outro aqui e ali, Artur tem demonstrado consistentemente que é um enorme GR e que nos tem safado inúmeras vezes.

    Grandes GRs como Van der Sar, Schmeichel, Buffon, Casillas, ou até o Helton da corrupçao, todos deram uns frangos!! E nunca nenhum deixou de ser um bom GR por isso.

    Oblak pode vir a ser o nosso futuro GR. Mas não foi ele que andou com birras a faltar aos treinos e a desaparecer de cena? Então agora que ande a piar fininho no banco durante um aninho. Se se portar bem, no proximo ano começa a jogar nas Taças com mais frequencia. E se correr tudo bem, será titular daqui a 2 anos.

    Até lá, que trabalhe e seja humilde, como o Artur tem feito sempre!!!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking