O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Não reparem... É só a falência técnica! O que precisamos é de união!

. 21 comentários
A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Benfica encerrou a época passada com prejuízos de 10,4 milhões de euros, uma melhoria de 11,1% face ao ano anterior.
Apesar dos resultados operacionais positivos (7,1 milhões de euros), o peso da dívida fez o passivo consolidado subir de 426 milhões para 440 milhões de euros.
A SAD “encarnada”, aliás, mantém-se numa situação de capitais próprios negativos (23,8 milhões de euros), conhecida habitualmente como falência técnica.

O EBITDA consolidado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) atingiu um montante positivo de 48,1 milhões de euros.
As receitas operacionais (excluindo transacções de passes) atingiram os 88,3 milhões de euros, o segundo valor mais alto da história da SAD benfiquista, representando um recuo de 3,1% face ao ano anterior.
Os prémios da UEFA (21,7 milhões) e os patrocínios (16,9 milhões) representam as parcelas mais importantes das receitas do Benfica.

Já os custos operacionais subiram 10,8% para 92,6 milhões de euros. Os custos com pessoal (que subiram de 48,1 milhões para 50,4 milhões) continuam a ser a parcela mais pesada.
Na época de 2012-13, o Benfica salienta o facto de ter registado o valor mais elevado de sempre em termos de receitas obtidas com a venda de jogadores, citando as transferências de Javi García para o Manchester City e de Axel Witsel para o Zenit São Petersburgo, no valor total de 51,5 milhões de euros.


In Público.

O nosso querido Benfica lá continua a trilhar alegremente o seu caminho para o abismo financeiro.
Só a SAD já tem um passivo na ordem dos 440 milhões de euros, que está bem longe de ser coberto pelos activos. Activos esses onde se englobam o estádio e o centro de estágio além dos passes dos jogadores (muitos deles sobreavaliados).

O clube encontra-se numa situação de sufoco financeiro e nem sequer apresenta resultados desportivos que compensem este sufoco!
E o que é que o nosso Querido Líder teve a dizer ontem? Que é preciso mais união!
Não sei quanto a vocês mas eu preferia mais racionalidade financeira do que seguidismo acéfalo em torno de um incompetente que falhou em devolver a hegemonia desportiva ao clube e o enterrou financeiramente. Mas isto devo ser só eu. Não é por falta de avisos sobre o estado do clube que quem vota em Vieira se pode queixar de não perceber como o clube chegou a este estado. Pura e simplesmente é enterrar a cabeça na areia e pensar que por votar sempre na mesma pessoa se garante uma gestão responsável do clube.
Os números, ao contrário da propaganda, provam exactamente o contrário.

Um passivo superior ao do Real Madrid ou Barcelona. Pensem nisso.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Vermelhusco, qual é o passivo do Real e do Barça?
    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Já era de esperar...agora os culpados dos 83% que se cheguem á frente! E isto é só o começo de uma nova era do Benfica, já á muito que digo que vamos ficar pior que sporting! Mas eu compreendo, com tanto betão erguido alguns não conseguem ver! Depois o FCP é que está em crise dizem alguns benfiquistas, alguém leu a entrevista com atenção de Antero Henrique do FCP?? Deveriam, é na onda dos "milhoes da treta"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém ques e mas é á frente porque não tem aparecido oposição ao Vieira... Mas já sei, têm medo do Vieira e não se candidatam.

      Ah, e votei Rangel e arrependi-me porque fui defraudado, afinal era um testa de ferro de um velho amigo do Vieira...

      Eliminar
    2. Não percebi o teu comentário:

      A culpa disto é da oposição que não aparece? Ou é dos sócios? Ou é o Vieira que tem culpa? Não percebi

      AAG

      Eliminar
  3. Isto não é nada que me supreenda!
    O que me causa espanto é a falta de verdade, que paira sobre a direção de LFV. Sim direção de LFV não direção do Benfica!
    Eu não sei mas 10 anos de Vieira a mim não me trouxeram tantas alegrias assim, pelo contrário.
    Fico triste é por num clube tão grande não haver pessoas que se cheguem à frente e surjam com ideias e uma corrente de pensamento que rompa com esta, capaz de enfraquecer a posição daqueles "gestores" que lá estão a enterrar o nosso benfica de tal forma que um dia dificilmente saíremos de lá!

    Gostava de apelar a este blog e até a outros a criação de um movimento que pudesse juntar o maior numero de benfiquistas, que nos pudessem levar á mudança.
    Vermelhusco pensa nisto!

    Cumprimentos. Andre Guimarães.

    ResponderEliminar
  4. Nero incendiou Roma e achou maravilhoso!

    ResponderEliminar
  5. O vermelhusco tem uma certa razão (para não dizer muita)!

    Se fosse um banco ou uma EDP a apresentarem estes resultados no final de um período, o presidente e toda a sua direcção já estavam a ser corridos a pontapé.

    Se fosse um banco ou uma EDP a apresentarem estes resultados no final de um período, já estariam a tentar encontrar soluções para manter pelo menos 20 a 30% de lucro. Como fariam? Despedimentos! Não temos muitos jogadores? Ora bem, começaria por se cortar na gordura, nos gabinetes e directores que não estão a fazer nada e nos projectos que só servem para esbanjar dinheiro.

    Mas, tudo isso seria quase como matar a máquina de LFV, pois vive muito da empregabilidade de gente importante da esfera encarnada (Rui Costa esta foi para ti...) e de relações de confiança (leia-se de comissões) com muitos empresários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A EDP é um monopólio, não sei se sabe o que é, por isso tem de ter bons resultados. Os bancos têm resultados infinitamente piores e estão em condições muito piores apesar das injecções massivas do ECB.

      Eliminar
  6. sobreavaliadissimos, por exemplo o Ivam está avliado em: 0 euros e o Matic em 1M de euros.

    quando escreverem qualquer coisa tentem ao menos entender o que escrevem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Matic está bem, não vale mais do que 500.000 euros.

      Eliminar
  7. "Só a SAD já tem um passivo na ordem dos 440 milhões de euros, que está bem longe de ser coberto pelos activos."
    "capitais próprios negativos (23,8 milhões de euros)"

    Temos que o Activo é de 416,2 milhões de euros, se não estou enganado, o que não fica muito longe do valor do passivo.

    "dos jogadores (muitos deles sobreavaliados).!" - Diz lá quais é que estão sobreavaliados! É que posso estar enganado mas até creio que a maioria está sub-avaliada.

    "O clube encontra-se numa situação de sufoco financeiro e nem sequer apresenta resultados desportivos que compensem este sufoco!" - Portanto se ganhássemos a situação financeira já não seria tão importante?

    "As receitas operacionais (excluindo transacções de passes) atingiram os 88,3 milhões de euros, o segundo valor mais alto da história da SAD benfiquista,..." - Creio que este é uma dado positivo, pois apesar do recuo das receitas operacionais em 3,1%, foi o 2º maior valor de sempre. E creio que com as receitas da Benfica TV este valor irá aumentar.

    O aumento de cerca de 2 milhões com os custos com pessoal parece-me normal.



    "Um passivo superior ao do Real Madrid ou Barcelona. Pensem nisso." - Cá está o monstro do jornalismo português. O PASSIVO. Parece que para a maioria ter um passivo grande é sinal de incompetência e má gestão. Sendo o GB um blog de referência, eu sugeria que arranjassem alguém da área financeira que desmistificasse esse monstro do jornalismo português que é o passivo. A gestão de uma empresa não se analisa apenas pelo valor do passivo. Muito longe disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandaia pelo que me percebo tu também não és lá grande entendido no que toca a área da Contabilidade.
      De facto este passivo é muito preocupante porque se refere sobretudo a um aumento dos custos operacionais e a um aumento drástico de Financiamento obtidos, e por consequência o aumento dos juros de financiamento.

      Relativamente á relação Passivo/Activo a que te referes, obviamente que uma empresa não se analisa apenas pelo seu passivo, mas o problema que se coloca é que (vou colocar um exemplo mais prático) imagina que o Benfica acabava neste momento, e teria de "reaver" os seus activos e "pagar" os seu passivos, a verdade é que os passivos estão contabilizados pelo seu real valor, já os activos é muito mais complicado de transformá-los em valores líquidos logo a sua contabilização é muito menos correta. Ou seja, em termos líquidos o Benfica neste momento não conseguiria fazer face ás suas dívidas e despesas, e pelos vistos estes valores continuam a aumentar! Isso é que é de facto preocupante.
      MAS sejamos sinceros colocando estas questões á parte, o que realmento importa é que a gestão que tem vindo a ser praticada por LFV além de não trazer títulos desportivos, financeiramente também deixa muito a desejar.

      No fundo, na minha opinião, continuar a apoiar esta Gestão e LFV é apoiar a condução do nosso clube para um abismo que será dificil de lá sair.

      Cumprimento, André Guimarães

      Eliminar
    2. Nuno Santos1/11/13 17:42

      Mas que grande lição, Gandaia! Totalmente de acordo com a forma como desmascaraste este tipo de post. Só não concordo com esta frase: "Sendo o GB um blog de referência", apenas aceito se for uma piada, porque não estou a ver de quê que este blogue é uma referência......

      Eliminar
    3. José Cardoso1/11/13 18:31

      sub-avaliada? por isso é que se fartaram de vender neste verão. Isso de "nao vendi porque nao quis" é pura propaganda perante o falhanço nas vendas. pedem demais como foi o caso do cardozo e depois vem com desculpas das garantias bancarias. como é possivel ainda nao se terem apercebido que vieira nao é mais que um propagandista que ja faliu o alverca? ou sera que "ser maior que real madrid" ou vamos causar inveja a europa do futebol" ou vamos ser campeoes europeus"ou"projeto benfica anda meter medo a muita gente" ou "se nao chegar aos 300 mil socios demito-me" ou ainda a ultima saida da fornalha e ainda em carburaçao"vamos estar na final da luz" nao é propaganda politica barata?? alem de irrealista! isso ainda nao chegou para verem o genero de presidente que o vieira é? quero ver quando ele sair ou fugir!! quero ver os 83% explicarem e a baterem palmas! depois os outros é que sao abutres oportunistas e nao benfiquistas! tristeza de povo!

      Eliminar
  8. Vermelhusco,

    Por aquilo que acabo de ler e sem concordar ou discordar da tua opinião, só posso te dizer que em primeiro lugar deverias de ler o R&C na sua totalidade e não noticias sobre determinados factos que não são contextualizados no seu todo; muito menos deverias dar á estampa os ditos factos, sem no minimo colocar aqui um link para o respectivo R&C, para que todos os aqueles que aqui vêem o poderem ler na sua totalidade e poderem assim tirar as suas próprias conclusões, mesmo que não tenham os conhecimentos necessários de contabilidade e gestão para aferir correctamente o que levou a tais factos, que pelos vistos é o teu caso. Se não nunca escreverias uma baboseira de todo o tamanho como esta, que só demonstra que não sabes do que estás a falar.

    "Um passivo superior ao do Real Madrid ou Barcelona. Pensem nisso"

    Quanto há actual falencia tecnica, é na verdade um facto... como é um facto que bastaria por exemplo o SLB ter tomado uma das seguintes medidas, para que tal não acontecesse e até ter levado a resultados positivos no exercicio em questão.

    A venda de um jogador acima dos 25 milhões.
    A não construção do Museu do SLB
    A renovação do contrato com a Olivedesportos
    Um investimento substancialmente inferior ao que foi feito na equipa principal do SLB.

    Já agora basta analisar o respectivo R&C da SAD e ver quanto é que o SLB recebeu da Sportinvest pelos direitos de transmissão dos seus jogos de futebol e tudo que estava associado a este último contrato, que foi cerca de 8 milhões de euros; para perceber que a receita gerada neste último exercicio é já em inferior em 2/3 há receita actualmente gerada pela Benfica TV e que a continuar assim e só tendo em conta aos actuais 220 mil assinantes em Portugal exclusivamente, e colocando de parte todas as outras receitas associadas como a pub estática, direitos de transmissão etc... este item vai passar dos 8 milhões de euros no exercicio de 2012/13 para mais de 26 milhões em 2013/14.

    Vamos ser sérios e não entrar pela demagogia barata; pois essa nunca será a melhor forma de esclarecer as contas do SLB.

    Abraço

    LR

    ResponderEliminar
  9. Não foi Vieira que disse, em resposta à troca de sms com o Godinho Lopes que "já cá tinhamos tido um aldrabão e ainda estamos a pagar por isso"?

    O que resulta desta afirmação? Que Vieira não é um farsante qualquer... é do mais cínico que já alguma vez pude apreciar.. e o problema é que está a acontecer no meu clube... meu Deus, afinal o que é o Benfica?

    Quanto aos números reparem que tudo se resume a uma questão básica já "denunciada" por Capdevilla e Bruno César... o Presidente contrata jogadores! Contrata em função dos seus interesses e não em função dos interesses desportivos do clube... os interesses desportivos do clube/SAD, deviam nortear-se pelas opções do treinador em conjunto com o director desportivo. Os interesses do Presidente são gastar, gastar, pagar comissões e mais comissões.. a quem? Aos amigos...

    Que depois dividem com quem quiserem... por acaso Capdevilla veio de borla, mas pagamos um prémio de assinatura de mais de 2 milhões.. a quem? Não sabemos, mas obviamente a um intermediário.. nada garante que o jogador recebeu esses 2 milhões e tal...

    Depois temos as "parcerias". Afinal o Markovic veio por 10 milhões e nós só temos 50% dos direitos económicos... Será que ele custou 20 milhões? OS nossos 10 mais os 10 da parceria? Não, assim não era negócio... negócio é o Benfica paga 10 milhões e como quem representa o Benfica é o Sr.º Vieira, o contrato faz-se com uma cedência imediata de 50% a uma entidade indicada pelo residente do SLB... que depois mais ninguém sabe, excepto o clube vendedor...

    Isto é a prova provada que aquela cassete "sabemos para onde vamos", não era por acaso.. é uma canção de embalar... de embalar todos aqueles que acreditando na comunicação social e nos relatos alarmistas dos tais notáveis (uma cambada de imbecis e idiotas) diziam que ao tempo de Vale e Azevedo o Benfica podia acabar...

    Hoje fala-se menos do Benfica nos jronais e outros midia, enquanto Direcção. Só a equipa de futebol é criticada.. tudo tem um preço.. pago pelos sócios do Benfica que apoiam a gestão de Vieira...

    O titulo da BOLA está completamente errado. Não foi Vieira que mudou o Benfica. Foi o Benfica que mudou Vieira. Pelo menos a sua situação patrimonial...

    Têm a palavra todos aqueles que se assumem como "Vieiristas"... a pergunta é simples. A SAD está em falência técnica, o Clube está em falência técnica... Vale e Azevedo deixou o clube em situação normal de não falência técnica.. passados 12 anos, a culpa é de quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente colocas o dedo na ferida !
      Passados 12 anos de vieira na luz, os problemas actuais do benfica são culpa de quem???
      Era uma boa questão para colocar ao "senhor" LFV.

      Cumprimentos, Andre Guimarães

      Eliminar
  10. Atenção a ler estes números. Existem coisas positivas no meio de tudo isto. Vamos por pontos (por alguém que trabalha na área!):

    O EBITDA consolidado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) atingiu um montante positivo de 48,1 milhões de euros.

    Este é um item muito bom. Sinal que em termos "operacionais", a SAD dá lucro. Por exemplo, as Depreciações são elevadas devido a um forte investimento em anos anteriores.

    7.1 milhões de euros de resultados positivos em termos operacionais, foi muito bom. 88 milhões de euros de receitas (sem venda de atletas, contra 92 milhões de despesas operacionais, é bom porque mostra que sem vender atletas, quase conseguimos pagar as despesas operacionais. Acredito que com o aumento de receitas da Benfica TV (8 milhões é ridículo) a coisa vai ficar positiva.

    Preocupante. O passivo é preocupante. Mas passivo não quer dizer dívida a pagar.

    Muito preocupante: Os Capitais próprios negativos. A SAD do Benfica ou começa a apresentar lucros (o que até acredito que vai acontecer em breve) e recupera o Capital positivo, e ou, atenção aqui, pode ter de fazer um aumento de capital, com o risco de perder a maioria do mesmo. E aqui é que a porca torce o rabo e meto em causa as intenções de LVF!

    ResponderEliminar
  11. RedSpecial1/11/13 18:07

    O Benfica está em falência técnica! Por muito que mascarem o nº, que inventem desculpas, o Benfica está em falência! Como seria se uma empresa apresentasse estes resultados? Os habituais defensores do status quo se fossem donos de uma empresa que apresentasse estes números o que diriam da vida? Pior que isto é, aliado à falência, ver os títulos cada vez mais longe. Ou seja, caso a Polícia do Benfiquinha ainda não tenha percebido torna-se mais difícil valorizar jogadores sem títulos, ok? Mas... é continuar a votar Vieira! No dia que o SLB cair no abismo os votantes neste senhor se forem decentes chegam-se à frente e assumem-se coautores desta desgraça que rebenta com o Benfica há 10 anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De todos os que comentam aqui o senhor devia ser aquele que menos devia falar sobre algo que não percebe.
      A falência técnica é uma falsa realidade, assim como o passivo.
      Importante é a capacidade de criar riqueza. E o Benfica cria muita.

      Eliminar
  12. José Cardoso1/11/13 18:35

    Passivo nao significa debito a pagar? entao? é debito para calotear? podes explicar melhor essa tua afirmaçao? é que não a entendo!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking