O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Jogos do Sporting na BenficaTV, num canal novo ou parceria de conteúdos?

. 32 comentários

Dois posts em blogues de adeptos do Sporting, o 'Leão de Plástico' e 'A Tasca do Cherba' (links para os artigos) abordavam este tema há uns dias.

Não vou comentar a parte 'clubística' da coisa, mas sim a essência do tema.

Incomodaria-me ter os jogos do Sporting na Benfica TV? Pelos comentários que li, a alguns sportinguistas não. A mim também não, desde que o negócio fosse interessante para ambas as partes. Parece-me no entanto algo impossível no futuro imediato.

Mas o ponto que me chamou a atenção foi a possibilidade levantada sobre a criação de um novo canal de desporto que englobasse os jogos de Benfica e Sporting e deixasse de fora o FC Porto. Um trunfo para que outros clubes de menor dimensão largassem a mão opressiva da Sport TV.

Numa altura em que a Benfica TV consolida o seu crescimento interno e trabalha na sua expansão lá fora onde o mercado dos emigrantes é sem dúvida a verdadeira chave do sucesso para o projecto da actual Benfica TV, e com o previsível nascimento até Maio/2014 da Sporting TV, penso que este novo canal para já não tem por onde surgir.

Embora as linhas de orientação da Sporting TV sejam ainda uma incógnita, na minha opinião o caminho poderia ser de Benfica e Sporting partilharem uma estratégia conjunta de aquisição de conteúdos desportivos, retirando dessa forma à Sport TV mais valor e apertando ainda mais a já curta e endividada carteira do canal de Joaquim Oliveira.

Alguns comentários falam da Liga Inglesa como um conteúdo caro. Esquecem que é sem qualquer dúvida o campeonato mais competitivo e interessante. E que temos muitos assinantes sportinguistas, portistas e de outros clubes que pagam o canal do Benfica para terem acesso a esse excelente conteúdo. 
Esses adeptos de outros clubes são acima de tudo 'clientes'. E por isso o seu investimento na assinatura da Benfica TV deve ser valorizado e reforçado através de mais conteúdos de valor acrescentado. 

A sua fidelização 'à força' por conteúdos de qualidade superior é mais uma chave na desmontagem desse cancro do futebol português que é a Sport TV de Joaquim Oliveira.

Os presidentes do Benfica e do Sporting devem olhar para o futuro e não perder tempo com questões menores e que não servem os seus interesses. 

O mercado da Benfica TV é neste momento já muito grande. O seu crescimento continuará a consolidar-se nos próximos tempos e a continuar a criar valor para o Sport Lisboa e Benfica.

Porque não analisar a viabilidade desta estratégia conjunta de aquisição de conteúdos entre Benfica TV e Sporting TV? Penso que pelo menos vale a pena pensar nisto.  



 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. benfiquista do coração26/11/13 09:45

    ora aqui está uma matéria que merece meditação

    arrumar a sporco é arrumar 30 anos de sistema

    e será arrumar um dos pilares da frutaria

    ResponderEliminar
  2. Não concordo. O SLB deve procurar parceiros nos meios de comunicação social e investidores para fazer frente sozinho à Sportv. Na minha opinião a estratégia passa por adquirir mais jogos das equipas da 1 liga. Nomeadamente as que recebem menos da Sportv. E com isso ir esvaziando a Sportv de conteudos nacionais. O SCP atravessa grande crise e tem o crédito limitado pela banca...nesta altura seria mais um peso para carregar do que um parceiro para dividir a carga. Para mim o futuro da Benfica TV passa por trazer para o nosso lado os clubes mais pequenos...mesmo os da 2 liga. E aos poucos ir agarrando esses jogos. Ficar com os direitos de transmissao da Champions League seria a machadada final na Sportv...mas penso que para isso era preciso um investidor muito forte...Pa o Berardo é que podia chegar-se à frente...mas o dinheiro que perdeu no BCP deixou o descapitalizado...A Isabelinha está zangada....Vai ser difícil mas a solução não passa seguramente numa aliança com o SCP, não neste capitulo...por aqui a única coisa que é preciso é dinheiro...e essa é a única coisa que neste momento o SCP não tem. Em relação às outras iterações do dia-a-dia do SLB, concordo que uma aproximação ao SCP poderia facilitar a limpeza do SCP....mas aqui não.

    Cumprimentos,

    Silvestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvestre, isso é uma utopia. O Benfica não tem sido capaz, por culpa própria, de ultrapassar o sistema nas suas artimanhas.

      Quando se falam em alianças, parece que estamos a falar de um acordo de subalternização a alguma coisa. O que está aqui em análise é se Benfica e Sporting terão inteligência para puxarem pelos seus melhores interesses ou continuarão cada um para seu lado, beneficiando com essa postura nem um nem outro mas sim os de lá de cima.

      A questão financeira não é um problema neste momento pois concerteza haverão investidores interessados em partilhar deste possível projecto.

      Seria comprar conteúdos e dividi-los por transmissões exclusivas nos 2 canais, criando valor. Mérito seja dado à direcção do Benfica que soube perceber o caminho a dar à BTV neste capítulo.

      Eliminar
    2. A Benfica tv nunca poderá ter jogos de outros clubes com os quais concorre. Nunca passaria nos tribunais pois o Benfica estaria a pagar a clubes com os quais compete. Nem os tribunais nem a Fifa/Uefa deixaria.
      Imaginem que o Benfica precisava de ganhar ao clube X na última jornada para ser campeão e grande parte do orçamento desse clube, os direitos televisivos, eram pagos pelo Benfica... Acham que isso algum dia poderia ser? Era concorrência desleal. Mesmo que fosse tudo tranparente nunca poderia ser.

      Miguel

      Eliminar
    3. É uma boa questão Miguel. Muito pertinente. E se o detentor desses direitos não for a BTV nem a SCPTV mas um terceiro canal, disponível nos operadores como BTV+Canal X ou SCPTV+Canal Y? Talvez por aí possa vir a solução. Se a Autoridade da Concorrência permite que 2 concorrentes partilhem direitos na Sport TV, porque não isto?

      Eliminar
    4. É completamente inválida a sua questão Miguel.
      O SLB já é detentor de jogos de equipas da 2 liga...e que podem concorrer com o SLB na taça de portugal e caso subam podem disputar jogos com o SLB, e defrontam o BENFICA B na 2 liga..... Não tem nada a ver...o SLB paga pelas transmissões...que implicação isso tem na verdade desportiva? Podemos argumentar entao que a Controlinvestes controla os resultados desporivos em Portugal? Já que paga a todos os clubes...logo pela sua lógica decide o vencedor? O futebol em Portugal rege-se por regras...e os direitos televisos regem-se por outras. São assuntos estanques. Não vejo aqui qualquer conflito de interesses. O SLB assina acordos/contratos com os clubes...onde são dispostas as cláusulas do mesmo. Se essas não ferirem a verdade desportiva não vejo sinceramente quem poderá contestar? Concorrência desleal porquê? Não consigo compreender....

      Eliminar
    5. Não consegues compreender?Então por esse prisma não se saia da sporttv pois seria mais barato ficar quieto e receber o valor das transmissões.Claro que todos sabemos que a sporttv é quem lidera a máquina de "protecção" ao fcp para ser campeão.Claro que a Controlinvest protege os seus(deles) interesses económicos.Veja-se a guerra ao presidente da Liga por estar a perder dinheiro e a pressionar os clubes atrasando os pagamentos devidos.Todos sabemos que o oliveirinha é investidor forte na sad dos portistas.Logo não devia ser autorizado a pagar aos clubes pelas transmissões. Atenção que não é o SLB quem assina os contratos mas sim a BenficaTV...está a ver a subtileza?
      Shadows "Incomodaria-me"?????????????????? ou Incomodar-me-ia?????????????'

      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
  3. Aproximação ao sporting parece-me cada vez mais impossível. Ainda ontem o burro do presidente lagarto disse que o problema do país era o vermelho da bandeira. Quando o sistema estava bem vivo andaram em acordos secretos e projetos roquetes para acabar com o SLB. É cagar de alto nesses fdp desses lagartos, agora que o sistema está a cair de velho, fazer parcerias com eles e daqui a uns tempos termos o Bruno de Carvalho que já anda com tiques pintodacostianos, a querer mandar em tudo e impor à força as regras dele... Abram os olhos esse gajo é um autêntico terrorista, é só ver a recepção à la porto que tiveram os elementos do nosso staff na 2ªjornada em alvalade.
    http://www.youtube.com/watch?v=RePtHZa5Vqs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu considero que é a opção mais inteligente. Mas se o Sporting não quiser, a perda será deles. Sem qualquer dúvida.

      Eliminar
  4. Apenas um pequeno comentário que deita por terra a possibilidade. O SCP tem contrato com a SportTv até 2018 se não me engano.

    Acho que o Benfica deve apostar na melhoria continua de conteúdos para alcançar o interesse do maior numero de clientes. Mas uma parceria com o SCP só através de um canal com outro nome, nunca eles aceitariam de outra forma, e daqui a 2018 muita coisa pode mudar. Será necessário chegar a 2016 para realisticamente poder analisar tal situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tens razão. Mas penso haver uma clausula no contrato com a Olivedesportos que permite uma 'solução' antecipada.

      Eliminar
  5. Os lagartos são muito espertos. Agora que já viram quer perderam a guerra querem aliar-se ao vencedor para poderem retirar dividendos futuros, as mesmas migalhas que tentaram colher quando se aliaram no famoso Projecto Roquette. Nessa altura o que era bom era acabar com o Benfica. Amigos da onça?
    Penso que o Benfica não precisa deles na área das telecomunicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sejam eles ou quaisquer outros que queiram lutar por um futebol português mais limpo são bem vindos.

      Eliminar
  6. Impossível!!

    Mas alguém acredita que alguma dia Sporting e Benfica se vão juntar para alguma coisa, mesmo que seja para um bem comum, está no ADN dos clubes não se darem.

    É como na historia do campo comum, até podia ser boa ideia no papel, mas nunca ia resultar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as pessoas tiverem vontade, é possível. Vê o caso do Inter e do Milan. Até o estádio partilham.

      Eliminar
    2. Jogam no mesmo estadio porque já foram um clube só, que depois se separou. Em nada se pode comparar a história desses clubes com os nossos

      Eliminar
  7. Alianças com esses filhos da puta, nunca ! Espero que enquanto for vivo nunca, mas nunca, façamos alianças com esses vendidos!

    ResponderEliminar
  8. a benfica tv dará a machadada final na sporco
    se conseguir a liga dos campeões e a liga espanhola
    (enquanto o ronaldo lá jogar)

    se os ventos da fortuna levarem o messi
    para o City já no próximo ano

    mais um prego será cravado

    já não há mais dúvidas
    a frutaria depende da sporco

    sporco ao fundo e frutaria em plano inclinado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saiba a BTV e o Benfica escolher o rumo adequados.

      Eliminar
  9. Ñ seria mais interessante a liga espanhola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concorremos sozinhos aos direitos da Liga Espanhola. E nem penses que JO deixará que lhe levem isso facilmente.

      Eliminar
  10. Eu pelo nosso GLORIOSO engulo qualquer sapo, mas, fazer uma parceria desse género com aquele clube cujas camisolas são da cor do ranho é demasiado. Nem eles queriam ver as suas nojentas camisolas em sitio tão lavado e perfumado como de facto é, a nossa querida BENFICA-TV

    Já viram quanta creolina era necessária para lavar depois o meu plasma???

    ResponderEliminar
  11. Acho uma excelente ideia, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  12. Como alguém escreveu aqui e bem, enquanto o Sporting estiver garroteado ao contrato com a Sportinvest, pouco ou nada poderá fazer, se o fizer, então arrisca-se a ser severamente castigado pelo Joaquim Oliveira.

    Como Benfiquista defendo o controlo total da BTV e a sua respectivaa estratégica de implementação e crescimento pelo SL Benfica e enquadrada naquilo que é melhor para os interesses do Grupo SLB.; logo nunca poderia defender um projecto como aquele que é referido pelo Shadows.

    No entanto e com o anunciado arranque do projecto do SCP TV, penso que ambos os clubes poderão fazer um outro tipo de acordo, se as respectivas direcções acharem que este vai ao encontro daquilo que pretendem para os seus respectivos projectos televisivos em particular e dos seus clubes em geral.

    Esse acordo poderia passar como já foi aqui referido, com a conjugação de esforços e estratégias, ou mesmo em conjunto, ganhando desta forma outro tipo de argumentos para irem ao mercado com muito mais possibilidades de garantir e adquirir os direitos de transmissão de determinados conteúdos com grande interesse para os respectivos canais e os seus públicos.

    Por exemlo desta forma poderiam ultrapassar a concorrência em termos de condições e preço na compra dos direitos de uma liga dos campeões de futebol, hoquei etc... campeonato do Mundo de futebol, hoquei etc... ou mesmo a F1. Em seguida era só utilizar uma economia de escala para rentabilizar da melhor forma estes direitos adquiridos por ambos; ou seja, partilhando na totalidade, mas de forma independente os direitos adquiridos (todos os conteúdos eram transmitidos em ambos os canais e cada um rentabilizava o que tinha a rentabilizar com os seus assinantes e anunciantes individualmente; as vendas de parte dos conteudos a terceiros eram partilhadas pelos dois); ou então, dividindo de acordo com o interesse de ambos a transmissão desses conteúdos por ambos os canais, na sua totalidade ou parcialmente. (Um pouco á imagem que actualmente a Sport Tv faz com a LC, uns jogos passam num canal e outros em outro e claro os free to air, na TVI, neste caso o valor a pagar era para ambos).

    No futuro e se for este o caminho do SCP (transmissão dos seus jogos), até poderia ser feito outro tipo de parceria com vantagens evidentes para ambos e sem custos acrescidos; por exemplo, a BTV cedia gratuitamente a partilha de transmissão do jogo Benfica vs Sporting com a SCP TV(ou outros jogos e em diferentes modalidades que estivessem presentes em conjunto) e neste caso só a BTV poderia vender o espaço de publicidade na TV; o Sporting teria a vantagem de porpocionar aos seus assinantes o jogo, sem estes terem a necessidade de subscrever pontualmente a BTV e o mesmo poderia acontecer com os jogos com mais interesse para os adeptos do futebol ou de outras modalidades em geral, como seja o caso de um Benfica vs SCB e/ou contra o Fruta Corrupção do Porto, seja em futebol, andebol ou hoquei por exemplo. Como contrapartida e nas mesmas condições o SCP partilharia o mesmo tipo de conteúdos com a BTV e assim nós assinantes da BTV, teriamos a oportunidade de ver mais dois ou três jogos de interesse geral como um SCP vs FCP e/ou SCP vs SCB.

    LR

    ResponderEliminar
  13. Mosquito chega a acordo para compra da Controlinveste


    Investidor angolano ficará com participação equivalente à de Joaquim Oliveira


    Paulo Cruz

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt#ixzz2lm30oSM4

    ResponderEliminar
  14. ideia que diria impossível se nem acordo existiu para um estádio em conjunto quanto mais um órgão de propaganda.
    Mais duvido muito que existam assinantes da nossa televisão que não sejam adeptos do nosso clube, excepto casas comerciais ou aqueles que necessitam dela para a sua profissão, jornalistas, treinadores, jogadores,etc.

    ResponderEliminar
  15. Com esse clube esverdenhado aliancas nunca na vida, em nada na vida so de ver esse presidente de voz grossa armado em Pinto da Costa 2 parece que vai comer tudo o que lhe aparece pela frente. Neste mundo da selva que e o Futebol Portugues sobreviva quem puder quem for mais inteligente mas aliancas com os lagartos nao nao e nao, prefiro cair que tais aliancas enquanto essa lagartada toda desde o mais pequeno ao mais alto nao nos respeitarem e deixarem-se de odios parvos contra o glorioso nao quero nada com essa gente o systema ira cair um dia com ou sem aliancas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tás a ver ó FRANK o bruno de Carvalho a exigir, para que essa parceria fosse avante, retirar o vermelho das nossas camisolas ou da nossa bandeira?
      Com essa gente nem para a missa.

      Eliminar
    2. Viriato lollllllllllllll o homem quer retirar tudo o que e vermelho ja agora que retire o seu proprio sangue e o substitua por verde,ja vi tantas parvoices inclusive o la de cima numa festa natalicia os pais natais vestidos de azul so porque o Glorioso equipa de encarnado ,apetecia-me dizer um palavrao mas como detesto isso digo apenas que a tv benfica sobrevirera sozinha sem essas aliancas pestilentas.

      Eliminar
  16. Caro Shadows em teoria e num pais civilizado seria uma grande ideia a ser explorada, mas na prática não resulta. O Sporting não partilha dos mesmos ideais que o Benfica e a única razão para eles se aliarem a nós era para se fortalecerem para nos lixarem mais tarde. Depois de ver as declarações e atitudes do presidente e de pessoas como o João Braga que no "Treinadores de Bancada" afirma que a única maneira do Sporting voltar a ganhar algo teria que esquecer os seus valores e jogar "sujo" como os outros, percebi que a linha que separa vencer com verdade desportiva ou de forma corrupta é muito ténue. Enquanto os benfiquistas ficam possessos não pelas conquista do Porto mas pela forma como as obtêm outros não querem saber como as obtêm e até os admiram. Cuidado porque parece que Bruno de Carvalho quer tirar o Lugar do Pintinho no futebol nacional. Quanto a alianças deviam ser feitas com os clubes pequenos para tornar o futebol mais transparente e rentável para todos, o futebol não deve ser controlado apenas por um ou dois clubes.

    João Santos

    ResponderEliminar
  17. Isso seria algo de muito interessante. Era uma grande facada no oliveirinha.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking