O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


6 de novembro de 2013

A Estátua a Cosme Damião em Lisboa vai ser uma realidade.

Avatar
 ●  4 comentários  ● 

A 29 de Outubro de 2013, publicitamos aqui no NGB no tópico "Apelo aos benfiquistas: vamos votar em Cosme Damião?" o projecto em votação no Orçamento Participativo da CM Lisboa que pretendia erigir uma estátua a Cosme Damião em Lisboa.

É com alegria que informamos:

Projetos Vencedores até 150 mil euros
1. Estátua de D. Nuno Álvares Pereira (Cultura)
2. Campanha para promoção da adoção de animais (Espaço público e verde)
3. Na volta, cá te espero (Turismo, comércio e promoção económica)
4. Reabilitação da Rua Eduardo Malta (Espaço público e verde)
5. Estátua de Cosme Damião (Cultura)
6. Implementação de Parque Infantil na Rua D. João Castro/Travessa dos Fornos (Espaço público e verde)
7. Implementação de Parque Infantil na Quinta das Camareiras (Espaço público e verde)
8. Escadas Amigas das Bicicletas (Infraestruturas novas, trânsito e mobilidade)
9. Banco de Manuais da Cidade (Educação, juventude e desporto)
10. Lata'65: workshop de arte urbana para a população idosa (Cultura)
11. WiFi de acesso público na cidade (Modernização administrativa)
12. Com Arte (Educação, juventude e desporto)
13. Páteo Ambulante (Urbanismo, reabilitação e requalificação urbana)
14. Juntos, vamos caminhar e correr pela cidade de Lisboa (Educação, juventude e desporto)

Projetos vencedores até 500 mil euros
1. Jardim Botânico de Lisboa (Espaço público e verde)
2. Mobilidade para Todos em Benfica (Infraestruturas, trânsito e mobilidade)

(Fonte: CM Lisboa)

Vejo com muita satisfação projectos valorosos aprovados neste orçamento, mas o da Estátua a Cosme Damião dá um gosto especial. 

4 comentários blogger

  1. Estátua ao Vieira para quando?

    ResponderEliminar
  2. Como Lisboeta e Benfiquista fico feliz com esta iniciativa de cidadania enquadrada no orçamento participativo da CML; lançada e votada pelos cidadãos de Lisboa e que tem como objectivo homenagear o fundador do clube mais importante em termos sociais e desportivos da cidade de Lisboa e de Portugal.

    Sinceramente e na minha opinião, estes orçamentos seriam melhor empregues em outro tipo de iniciativas em que a população residente e a que está de passagem pela capital pudesse fazer uso fruto; como é o exemplo da requalificação dos espaços públicos. Mas já que se despende dinheiro a fazer estátuas de homenagem a tantos que muito menos contribuiram para a cidade e para o engradecimento de Portugal; logo não tem nada de descabido e é até muito pertinente que em termos culturais tenham sido propostas e igualmente das mais votadas, os projectos referentes ás estátuas de Nuno Alvares Pereira e de Cosme Camião. Simbolos de Portugal e de Lisboa.

    Estranho e escandaloso; era que este projecto tivesse sido proposto, decidido, aprovado pela classe politica contra a vontade da maioria dos cidadãos e participado a 100% com os dinheiros dos contribuintes municipais de uma Camera e de uma cidade que não fosse Lisboa; por exemplo a CAMERA MUNICIPAL DE GAIA. Isso sim era verdadeiramente escandaloso.

    Falo em GAIA; porque foi nessa cidade, em que a maioria dos seus cidadãos são Benfiquistas (terra dos meus pais), foi aprovado e votado unicamente pelo Poder Politico vigente da altura, contra a vontade dos seus cidadãos, o projecto do centro de estágio da cidade, onde se gastaram mais de 15 milhões de euros dos contribuintes de Gaia e que hoje é em exclusivo o centro de treinos de um clube que nada tem a ver com a cidade e os seu cidadãos, a troco de 500 euros mês.

    Maria do Carmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cosme Damião, símbolo de Lisboa. Deixa-me rir ...

      Eliminar
  3. Não é mais útil 2 parques infantes a 2 estatuas? Que disparate...

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB.

ranking