O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O mistério... Oscar Cardozo!

. 36 comentários
Penso que todos podem concordar comigo quando digo que Cardozo não é um jogador unânime. Ou seja, desde sempre o jogador tem sido muito criticado por uns e admirado por outros.

Uns, como eu, simplesmente ignoram o número de golos marcados pelo avançado estrangeiro que mais jogos tem pelo SLBenfica. Sinceramente, penso que um jogador que Cardozo se tivesse a qualidade que "lhe pintam", com o número de jogos que tem numa das equipas que mais golos marcam em Portugal... Teria seguramente mais golos! Se tivesse o trabalho brutal de desgaste e apoio de Lima... Teria seguramente menos de 1/3 dos golos.

Olhando ao Lima, por exemplo, que tem falhado imensos golos, é interessante de ver como todos se esquecem que, no momento da decisão, o Lima está lá e falha - é verdade - mas será menos verdade que antes disso já teve um grande envolvimento em toda a manobra de criação dessa oportunidade?

Mais: será que algum avançado do SLBenfica goza do privilégio de não ter que se envolver na manobra de pressão alta e de movimentação de transição, tendo sim ao seu serviço a ordem de jogarem para ele? Esta parte não sou eu que digo, é o JJ que diz que o Cardozo tem que ter a equipa a jogar para ele dadas as suas características.

A pergunta que coloco aos admiradores do novo herói do SLBenfica é: E se Lima beneficiasse do mesmo "estatuto"? E se Rodrigo beneficiasse do mesmo estatuto? E se Nelson Oliveira beneficiasse do mesmo estatuto? Será que marcariam mais ou menos golos!? Porque será que Rodrigo e Lima "desaparecem" quando Cardozo entra, mas por outro lado...Cansam-se 10x mais? Quem escolhe esta manobra?

Pois é, e agora chegados aos admiradores do Cardozo... Quem faz isto tudo pelo avançado é Jorge Jesus! Há hoje em dia dois motivos para o Cardozo ter esta legião de aficionados:

- Os que o admiram pelos golos que marca, ignorando todo o contexto táctico imposto por Jesus e que permite essa relevância a Cardozo - e mesmo assim teima em não ser quem mais marca em Portugal.

- Os que apareceram agora a dizer que o Jesus precisa de Cardozo porque ele é que marca (até vale o chouriço de Guimarães para estas contas!) e que o Jesus é uma merda... E o Cardozo um herói.

Ora, os primeiros querem é golos e pouco lhes importa que o Cardozo seja um "jogador fetiche" do Jesus, sendo essa a única condição que lhe permite efectivamente marcar golos. Os segundos, fartos do treinador, elevam o jogador na sequência da atitude da final da Taça.

Infelizmente, poucos são os que percebem que o Cardozo, sendo um bom avançado, é manifestamente inferior a Lima e Rodrigo, qualitativamente. Tivessem estes a oportunidade de ter um treinador a fazer uma equipa jogar para eles... E veriam quem mais marca.

Aliás,  não foram poucas as vezes no ano passado que Lima, com as mesmas oportunidades, marcava bem mais que o Cardozo. Mas isso não interessa nada, porque o Cardozo "saltou aos fagotes" do Jesus, para alguns o grande culpado de tudo isto, portanto o Cardozo é o maior.

Pelo mesmo caminho vai o brilhante Markovic. Para sua excelência Cardozo ter lugar no onze antes ou durante o jogo, Markovic, como Rodrigo, acaba encostado numa das alas, "queimando" assim um dos mais promissores avançados móveis que têm passado pelo SLBenfica.

Mas bolas, o homem marca golos... Pede aumentos regulares de ordenado e até se vira ao Jesus... É O MAIOR!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. A malta benfiquista gosta é que eles corram muito. Essa coisas de marcar golos não serve para nada. Ele tem é que correr. Viu-se os golos que o Lima marcou neste início de época....

    Também por isso gostam muito do Urreta. Ele corre muito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado! Não falas da época passada em que o Lima marcou mais que o Cardozo no campeonato e no total, mesmo com a equipa a jogar para Cardozo, marcou apenas menos 3 golos que Cardozo

      Eliminar
  2. Lamento, "Geração Benfica" mas só dizes disparates. E não é de agora. É sempre. Esse arrazoado todo é para quê?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite... Conseguem ser incríveis. O único avançado a fazer golos é criticado desta forma.
    Pergunta para queijinho: quem é/são o(s) alvos das bolas bombeadas da defesa ou Guarda-redes, desgastando-se nesse combate com os centrais (ganhando ou não as bolas porque o que interessa é estar lá, seguindo o critério do autor)?

    Ah e tal, não corre!!! Quem tem feito assistências para golo esta época??? Quem tem marcado??? Querem corredores, vejam os jogos olimpicos, ou contratem o Bolt, que por sinal até joga á bola!!!

    Abraço
    Bernardo

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada9/10/13 21:27

    Acho este post despropositado. A questão Cardozo/Jesus já foi discutida à exaustão e como sempre, as opiniões divergiram.
    Quanto às comparações, são um perfeito disparate. É o mesmo que comparar a Estrada de Beira com a beira da estrada...
    Diz-me lá! O Jardel era um preguiçoso, não? Toda a equipa trabalhava para ele, logo o gajo era um parasita...
    É verdade que o Rodrigo e o Lima são jogadores de mais terreno de jogo que o Cardozo, mas não podemos fazer essas comparações, sob pena de faltarmos à seriedade que nos devemos impôr!

    ResponderEliminar
  5. Se se se se se se se se se se se se se se se se....

    O Cardozo, marca, o resto são ses..

    ResponderEliminar
  6. E sempre gostei do Cardozo, não precisei que ele se virasse ao jj.

    Às vezes tira-me do sério, já que é um jogador um pouco alheado do jogo, agora dizer que o homem não corre... eish, que exagero. Tem é uma morfologia pesada, é genético, nada a fazer quanto a isso. Que me interessa que um jogador corra muito, que lute, se em frente à baliza falha.. sinceramente, nunca hei-de perceber certas coisas..

    ResponderEliminar
  7. http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/search/label/Cardozo
    Tens aqui muitos textos de quem percebe enormidades de futebol sobre a qualidade do Cardozo. Talvez depois de leres consigas perceber melhor o jogador que é o Cardozo.
    Em relação ao Lima e ao Rodrigo, são 2 grandes jogadores. O Lima fez muitos golos na época passada tal como fará nesta época apesar de ter começado a época um pouco abaixo das expectativas (tal como o resto da equipa, não esquecer). O Rodrigo é que é uma dor de alma cada vez que o vejo jogar a 2o avançado que aliás, tem sido sempre aí que ele tem jogado. Se o Lima joga a 2o avançado quando faz dupla com o Cardozo, porque é que quando joga Lima+Rodrigo é o espanhol a jogar a 2o avançado? É isto que eu não consigo compreender e é esta uma das maiores criticas que faço ao JJ. O Rodrigo tem muito talento e está a ser completamente desaproveitado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo ouvi a explicação do Jesus é que o Lima é mais velho tem mais estatuto e nunca poderia pôr o Lima a jogar para um puto, tem que ser o Rodrigo a jogar para o Lima.

      Eliminar
  8. Força, Óscar cardozo!
    E que marques muitos mais!!!!!!!!!!!
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  9. Espero que este texto esteja repleto de ironia. "Infelizmente, poucos são os que percebem que o Cardozo, sendo um bom avançado, é manifestamente inferior a Lima e Rodrigo, qualitativamente" Alguém me explica o que vem a ser isto?

    ResponderEliminar
  10. vá, bora lá, o meu comentário a este post é...grande craneo, ou crânio...qiçá o melhor post da época desportiva e ano civil...
    foda-se vou ali cortar os pulsos...já venho

    ResponderEliminar
  11. Sabes o que é o Tacuara? é sinonimo de golo, tem aquela coisa que poucos avançados têm, faro do golo, colocação, adivinhar onde a bola pode cair, algo que qualquer dos avançados que deste como exemplo não têm nem nunca vão ter, são avançados mas de outro tipo de caracteristicas, dêem mas é valor ao homem, pois o Benfica desde 1986 quando Néné deixou de jogar que não tinha um marcador de golos assim, falha, claro para falhar tem que estar lá, quando ele for embora é que tu e muitos vão chorar, voçês não gostam de jogadores de futebol, gostam é de corredores, mas aquilo é futebol e não atletismo, gostam é de jogadores que correm a uma bola que se sabe que não vai chegar, mas mesmo assim se desgasta, Néné vai-te equipar que ainda vais fazer uma perninha

    ResponderEliminar
  12. Cardozo na área prende dois ou três defesas abrindo espaços para os outros, tem melhor remate, marca melhor livres e penaltis, 'e o mais certeiro deles todos o mais letal, o mais temido pelos adversários., enfim este post 'e um autentico lol. Furabardas

    ResponderEliminar
  13. Não concordo nada com este post. Acho ridículo com todo o respeito. O cardozo de olhos fechados é melhor que o lima e o rodrigo juntos

    ResponderEliminar
  14. Geração, ainda pensava que percebesses um pouco de futebol, mas depois do que acabaste de escrever desiludiste-me.
    Quem queima o markovic é o lima, e não o cardozo. Gostaria de ver o markovic atrás do cardozo e depois havias de ver o que era facturar golos...
    O Lima para mim é um jogador mediano, que não decide jogos, ao contrário do tosco do tacuara.

    ResponderEliminar
  15. Engraçado que o topo dos matadores, o marcador temível... nunca teve um grande clube atrás dele.

    ah espera... esses clubes não precisam de quem marque golos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André Leal10/10/13 00:42

      Já o Beto é que era um dos maiores defesas centrais de todos os tempos, porque teve durante toda a sua carreira o Real Madrid atrás dele.

      Eliminar
    2. O Jardel também não.. era porque não prestava..............

      Eliminar
  16. Pois...o Lima marcou o ano passado. Este ano é o que se está a ver. Já Cardozo marca sempre.
    O "teu" azar GB é que tudo o que tens a apontar a Cardozo é falso. É mito, criado para suportar uma teimosia.
    Cardozo marca sempre. Sempre. Esteja sozinho ou acompanhado. Jogue cm Rodrigo ou Lima ou sozinho. Marca sempre. Já os outros é o que se vê. Correm muito dizes tu. Pois...futebol não é corrida..se querem correr muito dediquem-se a outro desporto. Lima é bom mas não é Cardozo.
    E usando o teu argumento: Se Lima fosse tão bom como pintam não era aos 29 anos que chegava ao SLB e já estava num grande europeu. Não é este o vosso argumento?

    Ao fim destas épocas todas ainda ter esta discussão é patético. É por isto que alguns benfiquistas merecem o que clube q têm actualmente.

    GB, adoro-te, mas quando falas de Cardozo borras a pintura.
    Quem não gosta de Cardozo não percebe NADA de futebol. É duro de ouvir mas é a verdade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durinho, mas às vezes tem que ser assim... Além disso: clarinho como a água... citando:

      "E usando o teu argumento: Se Lima fosse tão bom como pintam não era aos 29 anos que chegava ao SLB e já estava num grande europeu. Não é este o vosso argumento?"

      Genial

      Eliminar
  17. Tudo dito e bem!

    ResponderEliminar
  18. «um jogador que Cardozo se tivesse a qualidade que "lhe pintam"»

    «Se tivesse o trabalho brutal de desgaste e apoio de Lima».

    «algum avançado do SLBenfica goza do privilégio de não ter que se envolver na manobra de pressão alta e de movimentação de transição, tendo sim ao seu serviço a ordem de jogarem para ele»

    «poucos são os que percebem que o Cardozo, sendo um bom avançado, é manifestamente inferior a Lima e Rodrigo, qualitativamente»

    Geração, até escreves coisas com consistência, porém, e peço desculpa mas não há outra forma de o dizer, este post e as frases acima são perfeitas asneiras de quem pouco percebe de futebol. Podes até gostar muito de bola, mas o jogo passa-te ao lado.

    ResponderEliminar
  19. Epa pelo amor de deus, quem diz que o Cardozo não presta, é pq não percebe nada de bola!!!
    Bruno Luís

    ResponderEliminar
  20. No próximo jogo que for assistir ao estádio (presumo que este relambório todo tenha como origem uma observação in loco) observe atentamente, mas mesmo atentamente (deixe o acido anti-Cardozo à porta do estádio) a movimentação do Cardozo e do avançado que o acompanhar.
    Só mesmo muita desonestidade pode retirar ao Cardozo todo o mérito que ele tem. O que o Lima fez, não foi nada de extraordinário, foi apenas aproveitar os espaços e as oportunidades criadas pelo jogador que não tem qualidade nenhuma. Veja-se o que o Lima tem feito quando joga sozinho ou na companhia do Rodrigo.

    ResponderEliminar
  21. Sou fã do Cardozo desde que ele está no Benfica. Com o Quique foi dos nossos melhores marcadores a saltar do banco. Sempre que ele não joga, nota-se a falta dele lá na frente... Não só pelos golos mas pela presença física. Via-se que o Sporting só com o Liedson tinha falta disso... e o Benfica só com o Rodrigo na frente tem falta disso e dos golos.

    Sinceramente... os gajos do Benfica que não gostam do Cardozo perdem toda a credibilidade... é que quem atira sobre o Cardozo (jogador... se estás contra os pedidos de aumentos dele e essas coisas aí já posso vir a concordar) como tu estás a fazer, tudo o resto que dizes perde valor: é o criticar pelo criticar.

    O que me parece é que tu sentes que algo não está certo no Benfica mas não fazes ideia do que é... mas queres dar a entender que sabes.

    Já agora... quanto aos clubes que estiveram atrás do Cardozo... já falaram do Jardel aqui... mas parece que o Lima não teve também... e o Rodrigo foi dispensado do Real... por aí são todos maus. O Nuno Gomes é que era muita bom queres ver?

    ResponderEliminar
  22. LOL

    Ainda não parei de rir.

    Aconselho-te mesmo a leres o link para o Lateral Esquerdo que alguém aí deixou.

    O que dizes, além das banalidades (gosto desse argumento do "se ninguém o quis será assim tão bom?"), é falso e, das duas uma, ou nem sequer vês os jogos do Benfica, ou achas que é giro ter uma opinião só porque sim.

    Parece um post feito por uma criança de 5 anos que está com soninho.

    LOL

    ResponderEliminar
  23. Acho curiosos os argumentos de alguns dos ilustres comentadores deste post.

    Basta assistir a jogos ao vivo e perceber as vezes que o Cardozo, pelo seu mau posicionamento quando o Benfica defende, lentidão e pelas vezes que nem sequer domina bem a bola, mata jogadas de contra ataque.

    Quem fala de alguns falhanços do Lima, como acontece a qualquer jogador, parece também ser um ávido devorador de queijo, pois não há avançado que falhe e desperdice tantas oportunidades como o Cardozo.
    Fosse o Lima ou o Rodrigo a falhar o nº de penalties que o Cardozo já falhou, marcados com uma displicência enorme, e provavelmente teriam de ser pendurados numa estaca.

    Como em muitas outras coisas actualmente no Benfica, parece que alguns preocupam-se mais em defender nomes que o interesse superior do próprio clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro mito esse dos falhanços de Cardozo. Sendo um jogador com tanto golo é natural que Cardozo tenha muitas oportunidades de golo por jogo e, naturalmente, falhe algumas. Mas é apenas isso, algumas. Em proporção, Lima falha muito mais por exemplo. Mas eu não digo mal de Lima nem estou aqui para dizer mal de Lima.
      Dizer que Cardozo mata jogadas de contra ataque é patético meu caro Shadows. Já vi Aimar a matar jogadas de contra ataque, já vi Enzo, Matic, etc...Um dia desafio-vos a verem um jogo do SLB com Cardozo a titular ao meu lado e depois falamos. Reduzir Cardozo ao seu extraordinário número de golos é errado pq ele dá muito mais à equipa, muito mais. Não ver a forma como ele abre espaços e faz jogar os colegas é não perceber nada de futebol. Meus caros, não gosto de ser duro desta forma com quem respeito e aprecio mas aqui só revelam que pouco percebem de futebol. Sei que não gostam de o ouvir mas é verdade.
      E sobre os penaltys de Cardozo. Cardozo não falhava um penalty até que um iluminado resolveu dizer que ele devia marcar em jeito e não em força. A partir daí começou a falhar. Em proporção, volto a repetir, Lima falhou muito mais. Todos falham. Acho um piadão acusarem coisas a Cardozo mas depois quando os vossos preferidos as fazem em maior quantidade olham para o lado e arranjam mil e uma desculpas.
      No dia em que outro avançado do SLB marcar golos de cabeça, de pé esquerdo, de pé direito, de encostar, de bojarda fora da área, em corrida, paradinho, de livre, ao United, ao Porto, ao Sporting, ao Everton, ao Liverpool, ao cascalheira, na Luz, no Dragão, em Alvalade, na russia, em Inglaterra, Itália, etc etc etc a gente volta a falar.

      Eliminar
    2. E ainda em relação ao mau posicionamento da equipa do Benfica quando defende (ó Shadows esta é para rir...que mau posicionamento é esse?) recordo as sábias palavras do Catedrático sobre nunca tirar Cardozo da equipa nos momentos de aperto porque o avançado é muito importante no processo defensivo da equipa.

      Eliminar
    3. Se me surpreendeu essa opinião do Geração, já de V. Exa. já estava à espera. Não sabes nada de futebol. NADA:

      Eliminar
    4. Que desonestidade... O Cardozo é simplesmente o primeiro jogador a começar a manobra defensiva ao obrigar os centrais adversários a cuidados especiais.

      Eliminar
  24. "e tivesse o trabalho brutal de desgaste e apoio de Lima... Teria seguramente menos de 1/3 dos golos."

    Ridículo este género de análise, ou melhor, percebes tanto de bola como eu de um lagar de azeite. Cardozo trabalha, e desgasta-se tanto ou mais do que Lima ou outra qualquer avançado. Cardozo é simplesmente o melhor avançado em Portugal a jogar de costas para a baliza meu caro, e ainda marca golos. Recordo-me de termos um jogador fantástico a jogar de costas para a baliza, que golos, era mais raro. Sei lá, um 21 qualquer!

    ResponderEliminar
  25. GB, mais uma vez demonstras a toda a gente que de futebol percebes tanto como aquele que passas a vida a criticar.

    Achar que Cardozo só se limita a marcar e nada faz na manobra da equipa só pode vir de alguém que não consegue ver futebol mas sim bola, que parece igual mas é muito diferente e olha que eu nem me considero um expert. Cardozo é um dos melhores avançados que passaram no Benfica e quem não perceber isto é porque percebe pouco ou nada de futebol.

    Em relação ao Lia, é um excelente jogador que pode render também na posição de Cardozo mas jamais fará o que Cardozo faz e nem Cardozo fará o que Lima faz e sabes porquê? Porque são diferentes, vê lá tu. Lima e Cardozo até se completam de uma forma que até a mim me surpreendeu mas ainda bem para o Benfica. Achar que Rodrigo é melhor que Cardozo é surreal. Cardozo não precisa de mostrar nada a ninguém, tem uma carreira cheia de golos, Rodrigo tem tudo ainda para provar...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking