O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 8 de outubro de 2013

É a banca que manda no Benfica?

. 16 comentários

Imagem vista no blogue "O Meu SLBenfica." 

O comentário acima parece indicar isso. A banca manda no Benfica porque só vê em Luis Filipe Vieira a credibilidade ausente em todo os empresários portugueses e benfiquistas.

É natural que a banca esteja preocupada com o Benfica. Mas moderadamente. 
Além de Luis Filipe Vieira está lá um homem indicado pela mesma banca: Domingos Soares de Oliveira.

Mais de 400M de dívida deviam preocupar qualquer um. Especialmente os benfiquistas.

Os únicos que parecem poucos preocupados são aqueles que se importam mais em defender pessoas que o clube como entidade.

O que o comentador provavelmente esqueceu foi que nos vizinhos da Segunda Circular apareceu mesmo lá um Bruno Carvalho. E afinal o papão da banca desapareceu em poucas semanas.

Também o Sporting estava manietado por uma dívida colossal, e cheio de 'gestores credíveis' que asseguravam na banca o financiamento do clube. Um deles até era o presidente de uma das instituições financeiras em causa. E quase fechou as portas.

O que este comentador também não quis lembrar é que o Benfica e a sua capacidade de fazer dinheiro é que dão a verdadeira credibilidade a qualquer 'gestor'.

E de onde vem essa capacidade de fazer dinheiro? Da sua massa adepta. Dos seus sócios. 
A BTV é a prova disso. Sem os sócios e adeptos, teria sucesso como canal premium?

Por isso, caro comentador de encomenda, nem Luis Filipe Vieira nem a banca dão qualquer esmola ao Benfica. 
A banca recebe milhões de euros em juros. Luis Filipe Vieira aumentou o seu património e negócios com a exposição que ser presidente do Benfica lhe dá.

Os benfiquistas não têm que estar gratos a ninguém. Apenas a si próprios, pois por serem(ainda) tantos é que tanta gente ainda faz tanto dinheiro à custa do Sport Lisboa e Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Extraordinário. É exactamente o mesmo argumento que os defensores de Godinho Lopes e do Projecto Roquette diziam dos opositores e principalmente de Bruno de Carvalho. Que os bancos não iam confiar neles, que iam fechar a torneira e seria o fim do mundo. A realidade está aí à vista de todos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o chamado copy-past, ou 'O Abismo vem aí'.

      Eliminar
  2. Em parte, esse comentário até está bem dito...

    Porque reparem, apesar da divida do Benfica ser maior que a do Porto, a divida do Porto teambem é grande.

    Ora, mantendo LFV, no Benfica, isso faz com que o Porto continue a ganhar e a ganhar, mantendo-se sustentavel e o Benfica, com a sua dimensão, mesmo nao ganhando consegue gerar grandes receitas.
    Se aparecesse alguém que fizesse o Benfica recuperar a hegemonia, o Porto deixaria de ter condições de pagar as suas dívidas, tornaria-se insustentável e a Banca ficava sem o seu dinheiro.

    Lembrem-se que o Porto mesmo ganhando quase sempre, fazendo grandes vendas, na ultima vez que nao conseguiu chegar aos 8avos final da Champions, teve que andar a vender passes de jogadores para ter dinheiro.

    John Locke

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem visto! Dá os meus cumprimentos ao Bacon. :)

      Eliminar
  3. É verdade que os Salvio e os Matics não se pagam, à custa disso temos um passivo de 500M

    ResponderEliminar
  4. Jorge Barbosa8/10/13 18:38

    Caro Shadows,
    Guindar um comentário bacôco, acéfalo e anónimo como este, extraído por aí dando-lhe dignidade para justificar um artigo no blogue é algo que me faz confusão.

    Obviamente que o Benfica é suficientemente grande e importante "de per si" para que a banca o tenha que encarar com o respeito devido independentemente do presidente que lá estiver, desde que não seja um aventureiro.

    O passivo é algo que com razão nos deve preocupar, convém é não perder de vista que o nosso principal activo transacionável são os passes dos jogadores. Logo, os resultados e as exibições são fundamentais para a sua valorização, não sendo menos verdade que no balanço o valor contabilizado destes mesmo passes está reflectido com valores muito conservadores ou melhor dizendo, sub-avaliados.

    Não tenho dúvidas que a confirmar-se a valia de alguns jogadores da formação e equipa B que possam passar à equipa principal e permitam ir paulatinamente libertando jogadores que gerem receitas importantes e mais-valias, boa parte do passivo poderá ser amortizada e trazer o seu nível rapidamente para patamares mais confortáveis e realistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge,

      É um comentário retirado do Ser Benfiquista, que é lido por milhares de benfiquistas. E reflete a opinião de uma franja de benfiquistas. Por isso, merece ser debatido.

      A tua linguagem é que revela um preconceito logo de início. O que é um aventureiro? Será que só é credível se for LFV? Será que todos os que não partilhem da visão desta gestão são aventureiros?

      Quanto à questão dos passes dos jogadores, não concordo que estejam sub-avaliados. Primeiro, porque ninguém sabe o seu custo real de aquisição. As contabilidades criativas assim o mascaram. É assim em todos os clubes.
      Segundo, porque os jogadores não mantém uma prestação ao mesmo nível. Cada vez são mais inconstantes.
      Além disso, nunca se pagou tanto por jogadores medianos.

      Falar dos jogadores da formação e da equipa B no Benfica, como deves imaginar, é gozar com a inteligência dos benfiquistas. A aposta tem sido praticamente zero.
      Se não amortizamos dívida num ano em que fazemos quase 70M, vamos amortizar quando?

      Eliminar
    2. Jorge Barbosa9/10/13 17:56

      Shadows,

      O facto de constar no Ser Benfiquista e ser lido por milhares de Benfiquistas, não lhe retira a classificação que lhe atribuí de bacôco, acéfalo e anónimo e mesmo que possa reflectir a opinião de uma franja de Benfiquistas, duvido seriamente que possa ser maioritário.

      Por outro lado, em termos de preconceito, esteja seguro que não lhe pretendo disputar esse galardão. O que é um aventureiro? Será alguém por definição inconsequente e pretenda protagonizar políticas aventureiras que sejam potencialmente lesivas do Benfica e por consequência dos seus credores. Nada mais que isso.

      Não entendo que sendo toda a linha do meu post a afirmar a credibilidade do Benfica de "per si", se pode inferir que defendo LFV como alguma inevitabilidade em termos de credibilidade.

      Quanto ao valor dos passes dos jogadores, baseio-me em várias análises ao R&C a que tive acesso. Ressalvei no entanto que is resultados e exibições são fundamentais na sua valorização, pelo que, uma postura de "bota-abaixismo" em nada contribuirá para tal.

      Também não entendo que ao falar no potencial dos jogadores da formação e equipa B possa estar a gozar com a inteligência dos Benfiquistas. A aposta pode ter sido praticamente zero até agora, não quer dizer que continue a ser e se foi zero ou não o que é que eu tenho a ver com isso? Estou a manifestar a minha opinião e análise.

      Não adianta querer colar-me rótulo de vieirista, porque a cola não pega. Já referi noutras ocasiões que não me revejo em LFV e gostaria de ver alguém com outro estatuto, argúcia e capacidade de comunicação que LFV manifestamente não tem. Fazem é falta candidatos com essa estaleca, o que me surpreende dado o tão expressivo campo de "recrutamento" de que felizmente o Benfica dispõe.

      Eliminar
    3. Jorge, menciono LFV como 'o credível' porque esse é o chavão habitual para quem costuma falar nos 'aventureiros'.

      O R&C, no capítulo dos passes de jogadores, vale tanto como um orçamento de Estado que nivela por cima as receitas dos impostos para mascarar o impacto das despesas. No final da execução....dá prejuízo. Como tem sido no Benfica.

      Quem falou na formação e equipa B como parte da equação da valorização de jogadores foi o Jorge Barbosa, não eu.
      E se esses valores na realidade não entram para as contas da grande montra que é a equipa principal, porque mencioná-los? Em 13 anos de nada serviram. Agora é que é? Onde estão os sinais disso?

      Quanto ao comentário retirado do Ser Benfiquista, basta ler a blogoesfera e o SB para entender que muitos partilham daquela visão.
      E no nosso prisma, acéfalo ou não, se representa parte do pensamento dos benfiquistas, merece ser debatido.

      Eu não lhe colo rótulo nenhum. O Jorge tratou disso sozinho. Todo o seu comentário foi repetir o que várias vezes Vieira e os seus mais próximo têm repetido. Estava à espera de quê?

      Eliminar
  5. O comentário anterior disse tudo. Reforço a estranheza de ir buscar um comentário no meio de mais de 25000 páginas do tópico LFV de um fórum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem a mesma legitimidade do teu. Concorde-se com o seu conteúdo ou não.

      Eliminar
  6. Alvaro Menezes8/10/13 21:34

    inacreditável, O Bruno de Carvalho aparece no Sporting e de repente já não se houve falar de dívidas, problemas financeiros, os ordenados em atraso já está tudo em dia.

    Um milagre! Ena pá, afinal de contas é melhor votar no Bruno de Carvalho visto que tem o mesmo nome de certeza que criará o mesmo acontecimento para os lados da Luz :)

    Elogiam a atitude do Bruno de Carvalho ganhar apenas 5 mil euros no Sporting CP, mas entre os benfiquistas não vejo ninguém a elogiar o Luís Filipe Vieira em não receber um só tostão !!!! para presidir o SL Benfica.

    As pessoas só estão bem onde não estão, só querem ir aonde não foram, e tenho a certeza que daqui a 10, 15, anos quando o LFV já não for Presidente do SL Benfica haverá alguns Shadows a desejarem por um outro LFV, quando as coisas correrem para o torto. Espero que não, contudo, desejo com todo o meu coração os próximos presidentes do SL Benfica sejam sempre melhores que os anteriores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex Silva8/10/13 23:49

      "Elogiam a atitude do Bruno de Carvalho ganhar apenas 5 mil euros no Sporting CP, mas entre os benfiquistas não vejo ninguém a elogiar o Luís Filipe Vieira em não receber um só tostão !!!! para presidir o SL Benfica." Alvaro Menezes tu deves comer gelados com a testa. O LVF quando chegou ao SLB tinha uma empresa de comercio de pneus recachutados totalmente FALIDA. Hoje em dia é um dos mais ricos de Portugal. Como chegou aqui??. Fez um negocio da China a vender pneus recachutados aos Chineses??. Descubriu a pólvora??. Claro que não recebe um tostão, com as negociatas e o que rouba bem lhe chega, não precisa de ordenado nenhum. Devias ligaro cerebro de vez em quando, senão acontece o que te aconteceu quando escrevestes oteu comentario: Só saiu porcaria

      Eliminar
    2. Está bem enganado, meu caro.
      Nem sempre é preciso ter um vencimento declarado para se ser remunerado. Por isso, essa tua declaração cai logo pela base. E nem sequer vou por aí.

      Quanto à outra parte do teu comentário, certamente que não verás o Shadows a desejar nenhum LFV ou parecido.
      Gostava de António Variações, mas não se aplica essa letra ao Benfica.

      Não vejo diferenças na gestão de LFV, Sócrates, Passos ou qualquer outro dos 'gestores credíveis' da última década. Porquê? Porque vivem de uma política de endividamento demasiado agressiva, colocando em causa a sustentabilidade das instituições que lideravam ou lideram.
      Os juros resultantes dessa política são insustentáveis e apenas vai-se conseguir manter os pagamentos em dia aumentando ainda mais a dívida.
      Por isso, a médio prazo ou se corta de vez os milhões gastos em jogadores todas as temporadas, ou isto vai cabar mal.

      A não ser que apareça de facto um 'Bruno de Carvalho' que imponha um perdão parcial da dívida e reformule tudo, não há nada de bom que se vislumbre no futuro financeiro.

      Eliminar
  7. O Matic? o Matic custou 5 milhões no pacote do David Luiz, uma das coisas que a imprensa não menciona é que o David Luiz foi a maior venda do futebol português aquela que deixou mais lucro, uma venda que poderá atingir 75 milhões de euros no futuro, 35 + 40 do Matic. Quanto ao post em si, com uma divida a rondar os 400 e tais milhões de euros, os bancos lógicamente não deixarão de animo leve que um qualquer paraquedista que não apresente um plano financeiro credível se candidate, ou então irá acontecer o mesmo que está a acontecendo ao sporting ou seja vender os melhores jogadores aqueles que usufruem de melhores salários, reduzir o numero de despesas com o pessoal, de manutenção etc., ou seja despedir, acabar com o que não dá lucro, e apostar nos jogadores da equipa b. A Benfica tv terá uma palavra a dizer no futuro como uma das principais fontes de receitas, no futuro o Benfica terá que começar a pensar em pagar o passivo senão a situação poderá se tornar incontrolável.

    Só um aparte; já é hora de o Luisão dar lugar a outro, é pá, tem enterrado e tem metido água tanto futebolisticamente como linguisticamente, o JJ que meta o Jardel que para mim comete menos erros é mais certinho, no ano passado nos primeiros meses em que esteve castigado não tinhamos sofrido tantos golos nem dávamos pela falta dele.

    Furabardas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking