O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

As 5 joias?! Não me gozem...

. 13 comentários
Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, João Cancelo, Bruno Varela e Helder Costa...

Eis os "5 mosqueteiros" que o Record, os nossos novos amigos/parceiros, dizem ser a aposta do Presidente (ou melhor do Clube) para a próxima época.

Primeira nota: Fico muito feliz de ver que finalmente é assunto e é reconhecido aquilo que eu próprio, talvez apenas eu, tenho vindo a referir há muito muito tempo neste blog.

Quanto à notícia em si, tenho alguns reparos a fazer "ao artista". Se querem saber a quem me refiro, leiam o tópico Despeçam o "artista", devolvam o Benfica!

Bruno Varela e Helder Costa? A sério...? Não tinhas nada melhor para mandar para o novo amigo/parceiro do que dizer que estes estão na calha para ser aposta do SLBenfica?

Isso foi mesmo porque alguém te disse, ou foi porque na altura quiseste que fossem todos portugueses? É que antes desses dois tens ainda dois grandes jogadores: Jan Oblak, porventura o melhor guarda-redes a actuar em Portugal, e o sueco Victor Lindelof. Mas há mais, todos eles antes do Bruno e do Helder (este com sinceridade não vejo com qualidade para se afirmar ao mais alto nível, mas mais rapidamente lhe daria oportunidade a ele que ao Jorge Rojas): Sancidino Silva, Ruben Pinto, Fabio Cardoso ou Harramiz Soares.

Vá lá, meus caros! Sejam sérios e, tal como diz o Vermelhusco (que saúdo o regresso! E que regresso!) no tópico anterior... não nos atirem areia para os olhos.

Antes de lançar o Bruno, que tem apenas 18 anos e pouca rodagem, se bem que muita qualidade... O Jan Oblak tem muito mais capacidade e competência para ser aposta declarada na baliza do SLBenfica - o que não quer dizer que entenda que se deva tirar o Artur Moraes, porque sim. Mas entendo que o Jan deve ir jogando, especialmente nas Taças e em alguns jogos ou momentos em que o Artur não esteja tão bem.

Antes de lançar o Helder Costa, o Lindelof apresenta já muito mais maturidade no meio campo para poder ser uma alternativa ao Fejsa/Matic em jogos mais acessíveis ou teoricamente com menor grau de exigência.

Antes de lançar o Bernardo Silva, que tem imensa, mas imensa qualidade, o jogador tem ainda que ter (tal como o Ruben Pinto) um trabalho complementar de aumento de peso por via de ganhar massa muscular para lhe permitir responder em qualidade aos desafios do mais alto nível a que a equipa principal está envolvida. Algo semelhante ao que Paco Ayastaran fez com o David Luiz e com o DiMaria (e o Cardozo) e que depois deu no retorno que deu na primeira temporada do Jesus (ou acharam que foi magia?). Isso só possibilitará que o Bernardo vá jogando em jogos de mais baixa intensidade na equipa A, ou que entre a 15' do final apenas para se ir ambientando muito, muito gradualmente e do meio da temporada em diante.

Sobram, portanto, o Ivan Cavaleiro - que deveria possivelmente ter sido a solução à lesão de Salvio - e o João Cancelo.

O primeiro acho que tem já maturidade e competência para ser lançado como suplente da equipa A e, em alguns jogos ter mesmo a oportunidade de ser solução. É preciso arriscar e confiar... e acima de tudo ajudar e apoiar ao invés de exigir apenas.

Já sobre o segundo, perdoem-me os mais sensíveis, mas temos ali um diamante em bruto! Um cavalo selvagem que bem domado (táctica e mentalmente) é absolutamente fantástico. Nesse sentido, o processo de integração dele deverá ser mais lento que o do Ivan, mas mais rapido que o de Bernardo Silva, Lindelof ou Ruben Pinto. É preciso ajuda-lo tacticamente e, por um lado conter, mas por outro aproveitar a sua irreverência.

SIM! Nenhum destes meninos pode ser lançado sem ser APOIADO, AJUDADO e INCENTIVADO desde os companheiros, ao treinador até, ao mais importante, OS BENFIQUISTAS!

Temos tanta paciência para tanto jogador que acaba por passar jogos e jogos sem render, temos sempre tanta compreensão para os "períodos de adaptação" de jogadores que nos custam milhões, mas depois quando chega a hora dos nossos jovens, queremos sempre que cheguem e "peguem de estaca" como os que custam milhões não fazem!

Mensagem "ao artista": Mais cuidado com as notícias que são plantadas para satisfazer o povão! No fim de semana era o Ivan, o Bernardo e o João... agora para ficar mais composto e até para dar para "encher uma mão", resolveram dois dias depois juntar o Bruno e o Helder. Esses, Deus queira, cá chegarão... mas não já!

Mensagem aos adeptos: APOIEM ESTES MENINOS! Não os ponham em causa... ajudem a crescer
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Faço aqui um apelo à direção do Benfica... Organizem-se.

    ResponderEliminar
  2. Sancidino? Horrível, nem quero dizer mais nada sobre essa alimária.

    Quando ao Varela e ao Hélder Costa, concordo que o "artista" (Juan Gabriel?) podia ter feito bem melhor.

    Cavaleiro tem potencial e pode vir a ganhar um lugar na equipa A. Agora, Cancelo e Bernardo, esses sim, são verdadeiros diamantes. Não acho nada que o Bernardo precise assim tanto de ganhar "cabedal", claro que dá jeito sim, mas o futebol joga-se com a cabeça e com os pés. E nisso o Bernardo é um autêntico fora-de-série. Um talento como há muito não se via na nossa formação.

    Acho importante que evolua a nível físico, sobretudo em termos de resistência, mas não acho que isso seja um requisito para entrar na primeira equipa. Posso estar errado, mas gostaria que o foco da evolução do Bernardo agora fosse a sua semi-adaptação (já o faz com bastante qualidade) à posição 8. Com a sua inteligência e garra, pode tornar-se um jogador à imagem do Moutinho. Se conseguir adquirir algumas das qualidades do Moutinho, com o talento que tem, pode tornar-se um dos melhores do mundo na posição. O Moutinho é um jogador que nasceu frágil fisicamente e não particularmente talentoso. No entanto, consegue ser uma referência na sua posição. Porque o futebol joga-se sobretudo com a cabeça. O Bernardo tem a inteligência necessária, adquira a resistência e as rotinas da posição e será enorme.

    O Cancelo é um caso um pouco diferente. Tem um talento igualmente fantástico, mas ainda tem lacunas bastante evidentes. Quando aprender a defender, aí sim, poderá também tornar-se numa referência mundial na sua posição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atalaia,
      Não sei quem é "o artista" nem quero saber. Se calhar sao "os artistas" ou mesmo um circo inteiro... Mas sei que seja lá quem ou quantos forem, é os tiros ao lado

      Eliminar
  3. Só um reparo: O Paco não fez trabalho coisissima nenhuma. O David Luiz inchou à base de esteróides (sei do que falo com conhecimento de causa) durante aquelas intermináveis lesões que ele tinha nas primeiras épocas (lol, lesões...)

    O Di Maria era tao lingrinhas na época do Jesus como foi na do Quique e só quando chegou ao Real realmente ganhou massa muscular.

    E o Cardozo....epa o Cardozo?? Mas ele ganhou massa muscular desde que chegou?? Nao me gozes. Tinha mais potencia de remate quando chegou do que agora!!!



    De resto subscrevo o post....evita é estas postas de pescadas que tal como dizes para esse atrasado do record: a malta não é estúpida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se dizes que sabes do que falas eu também sei.

      DiMaria e Davi Luiz fizeram trabalho de aumento de peso por via de massa magra (músculo). Salvo erro foram 6kg

      O Cardozo reduziu massa corporal uns 4kg também. Aliás esse processo na altura rebentava com ele (pq tinha q treinar mais e ainda ter o plano especifico) e andava na altura mais pesado/cansado

      Porém, por "artes mágicas" alguém acho que ele ficou mais "leve" quando o viram na época seguinte com o JJ

      Lá está! Quando o Quique falava em trabalho invisível todos o gozaram... O JJ não deve ter gozado porque ele é que ganhou com isso

      Eliminar
  4. Santo Tirso14/10/13 18:50

    O Benfica devia tirar mais proveito dos jogadores da formação,neste caso temos o exemplo do SCP que fez á poucos anos grandes encaixes financeiros com alguns atletas.
    A formação no Seixal tem todas as condições para dar grandes jogadores e tem dado,mas quando chegam á equipa principal,ficam tapados pelos estrangeiros nas opções do treinador.
    Há pouca paciência com jogadores da formação,mas sendo estrangeiro têm sempre que jogar mesmo que sejam toscos.O Benfica paga salários muito acima do valor merecido a muitos jogadores,para todos os anos os emprestar provávelmente ainda pagando parte do seu salário.

    ResponderEliminar
  5. Os jornalistas desportivos em Portugal estão ao nível de qualquer blogger, lançam umas postas de pescada e pensam que sabem mesmo do que falam.

    Quanto às 5 jóias, isso de pouco ou nada vale.

    O Ivan tem crescido bastante na equipa B. Quer no ano passado quer já este ano. Pode vir a ter alguns minutos já esta época.

    O Bernardo tem enorme potencial e acredito que irá crescer bastante esta época na equipa B.

    O Cancelo acredito que na próxima época fará parte do plantel principal.

    O Helder duvido que alguma vez venha a jogar na equipa principal.

    "Jan Oblak, porventura o melhor guarda-redes a actuar em Portugal" - Epá o homem joga na equipa B e já é o melhor de Portugal??! É de facto um dos melhores mas porquê já catalogá-lo como o melhor? Não percebo esta pressa...

    Lindelof - Veio como defesa direito para o Benfica, mas tem mostrado bastante valor na posição 6. Mais do estilo Javi do que Matic.

    Ruben Pinto - Tem alguma qualidade, mas acho insuficiente para o Benfica.

    Fábio Cardoso - Muito potencial, mas muito verdinho. Precisa de crescer bastante, ainda para mais na posição em que joga.

    Harramiz - Parece-me ter qualidade, embora ache curto para a equipa principal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oficial: não percebes um caralho... De português!

      Porque é que o Oblak é o melhor? Porque tem muito mais qualidade que os outros, jogue onde jogar. Ou agora para ser melhor precisa ser titular do Benfica?

      Acho graça é a culpa disto ser de um jornalista! O Benfica "planta" estas notícias e depois os jornalistas é que têm culpa.

      A tua avaliação dos jogadores VALE ZERO! Conheces-os pela TV e pouco mais. Talvez nunca tivesses visto os jogadores antes de chegarem à ultima época de júnior.

      O Lindelof ja antes de vir tinha jogado a médio. Aqui simplesmente não tinha era espaço. Do estilo do Javi? Lol!

      Quanto aos demais.. Engraçado, para ti a formação só tem ou "verdinhos" ou putos que "nunca lá vão chegar" ou outros que com sorte farão um ou outro joguinho.

      Se o Vieira se baseasse na tua avaliação, o investimento BRUTAL na formação deveria ser considerado uma péssima gestão.

      Eliminar
  6. Basicamente quem discorda de ti não tem razão.

    Para ti Oblak é já o melhor, para mim não.

    Se o jornalista escreve isto a pedido de alguém está de facto ao nível de um qualquer blogger.

    A minha avaliação vale o mesmo que a tua: ZERO. São opiniões de pessoas que seguem o futebol. Afirmas que conheço os jogadores pela TV e pouco mais. Para fazeres tal afirmação convinha antes de mais que me conhecesses. Como não me conheces não podes fazer essa afirmação.

    O Lindelof ja antes de vir tinha jogado a médio. - Estou a ver que o seguias quando ele jogava na Suécia. Eu apenas disse que quadno chegou ao Benfica vinha como defesa direito pois era aí que jogava quando chegou, mas se calhar estou enganado, pois tu parece que o seguias na Suécia...

    Sim, a maioria deles estão verdinhos. E sim a maioria vai fazer carreiras medianas. Isso é o que mias acontece. Já para ti, Os Mários Ruis e os Danilos deviam jogar em colossos europeus....

    E também disse que o Cancelo, Ivan e Bernardo devem ter o seu espaço na equipa principal em breve, ou não leste essa parte???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Danilo ja esta época está a dar razão! Numa equipa medíocre como o marítimo tem este ano... É apenas o melhor jogador da equipa e duvido que se mantenha ali muito tempo

      Eliminar
    2. "Numa equipa medíocre como o marítimo tem este ano... É apenas o melhor jogador da equipa" - És tu que o dizes, é o melhor numa equipa medíocre. Portanto sendo o melhor numa equipa medíocre está a provar que tem valor para estar no Benfica... estou curioso para ver onde estará a jogar na próxima época.

      Eliminar
    3. Caro Geração, essa d e dizeres que o Danilo é o melhor jogador do Marítimo das duas uma: ou ainda não viste nenhum jogo do Marítimo para além do jogo com o Benfica, ou então é teu afilhado, só pode. O Danilo é de uma banalidade confrangedora, aliás como toda a equipa do Marítimo.
      Cumprimentos,
      Rui

      Eliminar

  7. Para mim Oblak tambem é o melhor GR neste desgraçado país mas que o Jejum não quer ver não é novidade.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking