O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Outra carta aberta... mas ao sócio 11.770, Sr. Virgílio Duque Vieira

. 4 comentários
Exmo. Sr. Vice Presidente da Mesa da Assembleia Geral do SLBenfica
Exmo. Sócio do Sport Lisboa e Benfica,

Talvez V. Exa. tenha confundido totalmente as funções para as quais foi eleito, mas posso ajudar recordando o Artigo 50º dos Estatutos onde é referida a função da Assembleia Geral: "Compete à Assembleia Geral, sem prejuízo do prescrito em outras normas estatutárias e na lei, apreciar, discutir e deliberar sobre os interesses gerais do Clube".

Talvez se tenha esquecido que antes de ser Vice Presidente da Mesa, V. Exa é sócio do SLBenfica.

Talvez se tenha baralhado com as funções deixadas pelo Presidente que suspendeu funções, para efeitos eleitorais e para a qual foi ontem eleito na freguesia de Alvalade.

Não sei quem lhe aconselhou a conduzir os trabalhos daquela forma e, menos ainda, separando as intervenções de forma temática. Primeiro fala-se unicamente do relatório e contas... e depois de assuntos gerais, já depois de tudo tratado e separando por isso a análise do relatório e contas das circunstâncias a que lhe dão origem.

Porventura, V. Exa. esqueceu-se do detalhe de ler o dito Relatório e Contas. Ter-se-á esquecido também anteriormente de ler o Orçamento que suportou a execução do que viria a ser o Relatório e Contas. Possivelmente estava a "calibrar" a buzina que visava calar os sócio enquanto o Dr. Nuno Gaioso explicava os fundamentos dos resultados, muito negativos não sei se reparou, deste Relatório e Contas.

Só esta sucessão de infelizes acontecimentos pode justificar que tenha permitido conduzir uma Assembleia Geral daquela forma. Na verdade, como alguns diziam, para o que se pretendia que era obter simples comentários vazios de relevância para o facto, portanto apenas para "cumprir calendário" e avançar rapidamente para a votação... até foi muito bem conduzida.

Contudo, o SLBenfica não é nada disso. Pelo seu número de sócio, antecipo que V. Exa. saiba bem o que são e sempre foram as Assembleias Gerais do SLBenfica. Deixo-lhe um exemplo, dos mais "agressivos", antes de continuar e recomendo-lhe que veja e oiça até final antes de prosseguir nesta carta:



Lembra-se dele? João Vale Azevedo... esse judas, dizem vocês na Direcção.

Uma bagunça, dirá V. Exa.! O SLBenfica, o povo, a liberdade e a mística, respondo-lhe eu. Outros tempos, em que o SLBenfica, mesmo com Vale Azevedo, era nosso! Só nosso, dos sócios...

Quer comprar com a semana passada?



Triste não é? Reparou nos insultos que foi vitima pela sua atitude perfeitamente evitável? Bastava ter deixado as pessoas falarem livremente... era tão simples, não era? Se quiser ter o cuidado de ler o que não quis ouvir... Está aqui neste link.

Caso não tenha prestado a devida atenção, toda a justificação do Dr. Nuno Gaioso, e o Sr. Presidente Luis Filipe Vieira apontou a vários temas, e muito bem, pela sua directa relação com os resultados do Clube. Contudo, esse foi definido como sendo um privilégio... da Direcção, pois os sócios NÃO!

Esta nova "invenção" de limitar o conteúdo das contribuições dos benfiquistas é totalmente despropositada. Não só o é porque diferencia o que pode fazer e falar a Direcção e o que é permitido aos sócios. Recordo que numa AG... somos todos sócios.

Além do mais, o Relatório e Conta do SLBenfica é precisamente o mote para falar de praticamente todos os temas, pois é precisamente aí que tudo tem influencia. Não se pode falar da SAD? Então mas não é o Clube dono da SAD? Não somos nós donos do Clube? Então os sócios falam da sua empresa quando? Nas AG da SAD? Então abram-nas aos sócios e não apenas aos accionistas... E mesmo nesse contexto é absurdo isso não ser assunto na AG do Clube sobre o R&C. Não se pode falar dos resultados desportivos? Sabe V. Exa. do impacto que tiveram nas contas do Clube? Não se pode falar da Direcção? Então mas quem é que fez o Orçamento e apresenta um R&C que não cumpre com o orçamentado?

Separar as intervenções dos sócios, e mais ainda com segundas intenções, é baixo e despropositado.

Ficou claro para todos que o objectivo é tornar uma AG numa especie de uma "missa" onde V. Exa. fez o favor de desempenhar o papel de pastor dessa missiva, ao garantir que todos ouviamos a "voz do Senhor" e agiamos em conformidade.

Ficou mais claro ainda que V. Exa. não estava para gerir a reunião, mas sim para garantir a tranquilidade da Direcção... e sobre isto deixe-me dar-lhe uma péssima notícia: A Direcção só foi criticada acima do que é normal, a AG só veio para as capas dos jornais e para os blogs... devido à sua atitude inaceitável.

Criticas à gestão? Meu caro, não se se teve oportunidade de ir a Assembleias Gerais antes de ser eleito dirigente, mas sempre houve, sempre hão-de haver... e mal vai o Benfica no dia que fizermos o que desejam: Abanar com a cabeça e seguir adiante.

Perdoe-me, Sr Virgilio Duque Vieira... mas V. Exa. não conhece o SLBenfica e, pior que isso, não conhece os sócios do Sport Lisboa e Benfica.

Fica, por isso, a recomendação para a próxima AG: Voltem ao passado, aliás toda a Direcção precisa de um "banho de passado" para perceberem o que é o SLBenfica e porque somos diferentes de todos os clubes do Mundo.

Talvez seja boa ideia começarem a pensar em chamar os sócios à Assembleia Geral e não apenas as casas. Façam apelos à presença dos sócios e não apenas aos Presidentes e Delegados de Casas do Benfica que votam valendo mais que qualquer sócio.

Talvez seja interessante também alargar os períodos de exposição dos sócios! Fica até de madrugada? E então...? Se precisa de se deitar cedo, aproveite para suspender ou cessar funções como o Dr. Luis Nazaré. Bem me lembro quando era miúdo de o meu pai ter que convencer a minha mãe a deixar-me ir às AG porque acabavam já muito tarde e a horas menos próprias para jovens.

Permita a pluralidade. Incentivem a contínua resposta dos orgão sociais às principais interpelações dos sócios. Incentivem para que os sócios saibam que as suas criticas e elogios são ouvidos.

Saiam do pedestal! Esse pedestal que glorifica os conquistam, mas que tornam humilhantes os que perdem. Deixem de parte esse culto do Presidencialismo que, como digo, nem sequer faz sentido quando se ganha, quanto mais quando se acumulam derrotas como vem sendo, infelizmente para todos nós, o caso do nosso Benfica.

Pois é, caro sócio do SLBenfica, lembre-se que é sócio antes de se lembrar que é dos orgãos sociais ou que tem que proteger seja quem for ou seja o que for.

Um bem haja V. Exa. e Viva o Benfica!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Quem se der ao trabalho de comparar os dois vídeos chega à conclusão que, apesar da confusão das AG's ao tempo de JVA, por um lado devido ao enorme numero de sócios presentes (o que aumenta a indisciplina), por outro devido a actos provocatórios como os de Máximo, na realidade o Presidente era o primeiro a pedir que o debate corresse com elevação e TODOS pudessem falar.

    Ora o que vemos no segundo vídeo é um presidente da Mesa mais preocupado em cercear o pensamento do sócio, do que própriamente promover o debate acerca das contas...

    Como tenho dito a certos adeptos muito mais jovens que eu e que têm a cabeça cheia de "filmes" sobre JVA, nesses tempos havia democracia no clube. E emoção.. as actuais AG's são como diz o texto, autênticos "missais" onde só de pode dizer ámen ao Sr.º Vieira... Menos que isso, e a Mesa actua logo...

    Mas a verdade é que isto também é o Benfica.... o golpe de estado funcionou na perfeição com o voto no alcoólico cavalo de Tróia... o tal que ia ensinar JVA a ganhar campeonatos e que 4 meses depois pediu a Vieira para o ajudar a gerir o futebol...

    ResponderEliminar
  2. Uma postura completamente diferente...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  4. Imaginem só:

    Na Assembleia do 1º video estavam presentes mais de 7.000 sócios enquanto no 2º, dizia a imprensa ((referindo uma grande participação estariam 500, sim porque o normal tem sido 100, 150.

    Nessa Assembleia inscreveram-se 85 sócios para usar da palavra e se uns não falaram porque a grande maioria dos sócios não deixava ((eu reprovei)) também é verdade que Presidente foi duas vezes ao palanque pedir aos sócios que deixassem usar a palavra a quem se tinha inscrito isto além das diversas chamadas de atenção do Presidente da Assembleia, O Ilustre dr. Ramon Navarro e o Vice Dr. Alexandre Correia Leal. Não falaram todos e podia explicar porquê mas como teria que me mencionar e como não pretendo dar azo a alguns papagaios digo só que os estatutos respeitados.

    Nesse tempo as Assembleias era abertas à comunicação social, não tinha capangas e a falta de respeito não foi além de uma outra discussão mais acalorada com a excepção dos insultos soezes daquele que é hoje o rosto mais mediatico do Benfica, o RGS e a quem eu pedi que tivesse vergonha porque como politico e eleito do povo devia ter outra compostura.

    E mesmo com tamanha afluência não havia capangas como esses tipo RGS andaram a propagar.

    Havia isso sim paixão, galvanização e mobilização.

    Lembro só um jogo com o Chaves na parte final do campeonato em que O Benfica de forma mafiosa foi afastado do titulo e mesmo assim estiveram num jogo que não contava para nada estiveram 85.000 nas bancadas e a equipa entrou entre alas formadas por muitas dezenas de Casa do Benfica.

    Hoje o que vemos, o estádio raramente repleto e vão assistindo a uma desmobilização que em relação à época passada e em 3 jogos temos em média menos 16.000. Como é possível no jogo com o Anderlect terem estado menos de 30.000

    A primeira ilação que quero tirar disto é, porquê esta disparidade ??? quais a razões porque isto acontece ???? Porque se perdeu aquela vitalidade ???? Será que aqueles 6.000 sócios eram todos anti-Benfiquistas ??? quantos daqueles sócios se revêem no Benfica de hoje. O que preferem, as assembleias de hoje ou as daquele tempo ???

    Pese o apito dourado estar no seu hoje nunca O Benfica nesse tempo foi r tão humilhado e espesinhado e até gozado como hoje, já para não falar que nesses tempos nunca os corruptos ganharam na velha e saudosa catedral.

    Li há pouco um artigo escrito pelo grande Benfiquista António Melo onde dizia que o Presidente tem que dar um murro na mesa.

    Dé um muro, chame as Casas e a Gloriosasfera ou tome outras atitudes porque só os covardes ficarão quietos quando gente sem escrupulos se serve da trapaça para espoliar a maior Instituição deste país e porque nada tem mais força do que a força da razão.

    Se este presidente do Benfica não tem condições para defender o Benfica como ele merece então que tenha a humildade de confessar aos Benfiquistas que não pode ou não é capaz.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking