O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Nova categoria: Sócio das Casas

. 34 comentários


Depois daquela revisão de estatutos que permite que alguém com um ano de sócio do clube possa ser eleito para presidente de uma Casa do Benfica e deter na sua mão 50 votos, quando um sócio do clube só pode ter igual número de votos ao fim de 25 anos de associado, agora ficamos a saber que um sócio de uma Casa do Benfica, que não tem que ser sócio do clube, detém os mesmos descontos que um sócio do clube. 

Fazendo uma pesquisa nos vários sites de Casas do Benfica, todas publicitam descontos para sócios da Casa nos jogos, que terão obrigatoriamente de ter sido sancionados previamente pelo Benfica.

Se na Luz os preços não baixam para o público, apesar da promessa eleitoral, porque não-sócios do clube deverão ter acesso a descontos, descriminando os outros milhares de benfiquistas? 

Porque as Casas do Benfica continuam a ser beneficiadas em prejuízo dos outros benfiquistas?

Valerão os 50 votos das Casas tudo o que se possa lhes atribuir?

Não menosprezo o papel das Casas, em especial no estrangeiro. Mas há limites. 
O clube deverá ser a razão de tudo, e não um meio para beneficiar alguns.  
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. Menospreza, sim.
    Choca assim tanto que um adepto, que pague cotas numa Casa do Benfica que não deixa de ser uma extensão geográfica activa do Clube possa em determinadas situações ter alguns benefícios equiparados aos de sócio?
    Não vejo em isso prejudique os sócios e não vejo porque os comparar com os simples adeptos (como eu) que não pagam cotas nenhumas nem ao Clube nem a uma Casa.
    Saudações.
    Jorge Barbosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge,

      As Casas do Benfica não são nenhuma extensão do Benfica, clube ou SAD. Se fossem, os seus lucros pertenceriam ao clube.
      Não contesto que muito pontualmente se possam extender às Casas do clube alguns benefícios.
      Mas nunca equiparar um sócio da Casa a um sócio do Clube, como é aqui o caso.

      Por exemplo, poderia ser criada uma quota especial/reduzida para os sócios que moram longe e que são sócios de uma Casa, de forma a que a Casa seja apoiada financeiramente mas a ligação ao Clube exista.
      Não estou de acordo é que o clube promova preços especiais para sócios das Casas, que não o são do Clube.

      Eliminar
  2. "Porque as Casas do Benfica continuam a ser beneficiadas em prejuízo dos outros benfiquistas?"
    O LFV sabe bem de onde vêm grande parte dos votos...

    ResponderEliminar
  3. Já agora, dêem uma olhadela a isto: http://atascadocanto.blogspot.pt/2013/09/mangala-defour-e-as-ilegalidades-do-fc.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos P.13/9/13 04:10

      Estive a ler e negócios desses em que os clubes vendem percentagens dos passes é o que não falta por aí, seja no Porto, Benfica ou noutros clubes estrangeiros. Se fores ver os negócios todos que há para aí assim ias ter uma surpresa.

      Eliminar
  4. Bem eu nem vou discursar sobre a perversidade que é um não socio do clube beneficiar de direitos que deveriam ser exclusivos aos socios. O que a mim ainda é o mais ridiculo é que esta medida é tudo excepto racional a nivel economico. O que é que rende mais ao Benfica? Um adepto não socio que goza dos beneficios dos socios ou um adepto que, para gozar dos beneficios dos socios, se faz socio do Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ponto de vista que parece ser difícil de compreender, pelo visto.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Pedido de esclarecimentos.

    Os descontos mencionados são para todos os jogos que os sócios beneficiam, ou são só para alguns desses jogos?

    O preço a pagar é igual, inferior ou superior ao dos sócios? Ou será desconto tipo acompanhante de sócio?

    As casas do Benfica pagam algum tipo de cota de sócio ou algo semelhante ao SLB? Por exemplo um género de Feed ou algo do tipo como seja um franchisado do SLB?

    É que sem estarem esclarecidas estas e outras questões é difícil de julgar o que quer que seja.

    Joana Duarte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,

      Levantas questões pertinentes.
      Não se conhecem quaisquer pagamentos das Casas do Benfica ao clube quer pelo uso da imagem do clube.
      Encontras em todos os sites das Casas a referência a preços especiais para sócios das Casas no acesso aos jogos.
      Eu não contesto o papel fantástico das Casas, mas sim o facto de os associados das Casas receberem benefícios face ao restante público benfiquistas, quando nem uns nem outros são sócios do clube.

      Eliminar
    2. Shadows,

      Obrigado pela tentativa de esclarecimento.

      Mas lá está que preços especiais são esses e em que moldes. É que por exemplo um bilhete de acompanhante de sócio, também tem (ou tinha) preços diferenciados do público em geral e claro que não era obrigatório ser sócio para usufruir desse preço especial,bastava ser acompanhante de um sócio.

      Joana Duarte

      Eliminar
  7. Pela primeira vez tenho de discordar contigo veemente Sombras, um sócio de uma casa tem os descontos iguais a um sócio do clube, mas a casa não paga nada ao clube? Sendo um centro de influencias vamos fechar aquela porcaria por todo país, só as casa no estrangeiro fazem falta não é que disseste?!!! então digo-te a resposta a essa questão é sim, mas que situam no interior e extremos de Portugal teem a mesma utilidade que lá fora. Compreendo que sejas um revivalista e eu um garotão citando o posto anterior do GB , mas o tempo de pessoas saírem de madrugada para seguir para o estádio que tinha o dobro do tamanho já lá vai, muitos dos que deslocavam não se podem deslocar ficam nessas casas que criticas-te ou melhor com a merda de registo de conquistas nos últimos anos posso afirmar se não fosse algumas casas mostrar o espírito do clube tinhas metade de adeptos e sócios. Mais te digo algumas casa até podem ser dirigidas por garotos, mas a maior parte que conheço é por sócios com alguns anos valentes. Tou totalmente contra ti no resto, mas sei quem come esses bilhetes especiais geralmente são os afilhados dos directores e um simples sócio da casa não come nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimento,

      Como já disse noutros comentários, o papel desempenhado pela maioria das Casas do Benfica é fantástico. Mas os seus lucros não revertem para o Benfica, nem os seus associados têm que ser associados do clube.
      Equiparar ou dar benefícios aos sócios das Casas é descriminar os restantes benfiquistas que não sendo sócios do clube também não o são de nenhuma Casa.
      Se o presidente do Benfica considera que os bilhetes não podem baixar mais para o público benfiquista, não tem que beneficiar uma minoria que é sócia, não do clube, mas de uma Casa.

      Eliminar
  8. É assim tão difícil entender que é a única forma de milhares de benfiquistas irem ver os jogos?. Qual o problema de benfiquistas do norte e sul do país, com fracas possibilidades económicas, ao serem sócios das casas, poderem ir ver o seu clube do coração? Sabe o Shadows a alegria das excursões em dia de jogos? Sabe o trabalho que dá realizar estas excursões? Feitas por pessoas que sem qualquer interesse que não seja o seu amor ao clube, dão horas e horas diárias para proporcionar esta alegria aos adeptos do Benfica. Pare de arranjar pretextos para atacar LFV. Aqui de certeza que o não consegue. As casas do Benfica são algo de muito trabalho e dedicação. Vivem e sobrevivem com grandes dificuldades. O Benfica não dá nada as casas. Estas é que dão muito ao Benfica. Portanto, tudo o pouco que venha é bem vindo. E ainda é pouco.
    Carlos Feio, sócio 6.814 e pertencente aos corpos sociais da Casa do Benfica em Lagos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Feio,

      Desde já obrigado pelo seu comentário.
      Eu considero que o trabalho realizado pelas Casas na sua maioria é fantástico.
      Mas não posso confundir a paixão com a parte financeira.

      Quem não é sócio do Clube não deve ser beneficiado em detrimento dos outros milhares que não são sócios de nenhuma Casa.

      Como já referi num comentário acima, penso que algo importante seria fomentar o apoio às Casas por criar uma quota especial e reduzida Clube/Casa, em que os sócios das Casas pudessem ver o seu esforço de apoio ao núcleo local de benfiquistas reconhecido.
      Ou seja, em vez de 12 euros os sócios das Casas pagavam 9 ou 10,sendo os restantes 2 ou 3 revertidos para a Casa onde estavam associados.

      Assim os sócios das Casas seriam também sócios do Clube, que penso ser o mais importante.
      Grande abraço aos benfiquistas de Lagos.

      Eliminar
  9. Só critica estas iniciativas quem está acantonado ao lado do estádio e não a 300, 500 km de distância...

    Só uma palavra..... GRANDE IDEIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que nem mais. Será que ir ver um jogo desde Viseu (que nem é dos sítios mais longe) ou de Sintra é o mesmo?

      Eliminar
    2. Leiam p.f. os comentários que já fiz para entenderem o meu ponto de vista, embora quanto ao NSC já sabemos que só aparece nestas ocasiões. :)

      Eliminar
  10. 400 km, portagens, refeições, combustível...vai lá vai, assim se não fossemos nós a Luz estaria sempre com os haituais 30.000 espectadores.


    mvbmarques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será mesmo? Ou promover bilhetes a preço mais reduzido para todos não contribuiria antes para o estádio estar sempre cheio?

      Eliminar
  11. só escreve um post destes quem não sabe o que é ter um lugar cativo a 300 km de distância. ser benfiqista à frente do pc é fácil...

    SMN

    ResponderEliminar
  12. O mal não está na iniciativa, o mal está naquilo que está por detrás desta iniciativa, ou seja acho bem que se organize estas coisas para os adeptos e socios que moram mais longe do Estadio da Luz possam vir ver o Benfica, nada a opor a isso, agora fazer isto e outras coisas mais para atribuir 50 votos às casas do Benfica isso é que não, isso é vergonhoso, quem tem e deve ter direito a votos são socios individuais e não casas, a missão das casas é outra, é reunir os benfiquistas de uma determinada região para partilharem, falarem e viverem o Benfica e a vida do clube.
    Em 1988 eu fui num comboio organizado pelo Benfica ver o o Benfica ao Porto, não vejo nada de mal nestas iniciativas, o problema é que para quem dirige o Benfica isto é feito com segundas intenções, caça aos votos.
    Quanto às assistencias não é por isto que o estadio vai voltar a encher, isso apenas voltará a acontecer quando o clube voltar a ganhar com mais frequencia titulos, ao contrario do que as pessoas pensam estes 20 anos e principalmente os ultimos 12/13 em parte pela enormidade de promessas praticamente todas falhadas e estavam condenadas desde o inicio ao fracasso, têm vindo a deixar mossa nos adeptos, e a ultima epoca que podia ter sido o clic no clube, acabou infelizmente por tornar as coisas piores e é ver o nivel de assistencias até agora, fraquinho e tende a piorar se a equipa não levantar, neste momento terá que ser a equipa a puxar os socios e adeptos a irem ao estadio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo.

      Eliminar
    2. Zé,

      Que grande demagogia a tua quando escreves:"
      é ver o nivel de assistencias até agora, fraquinho"

      DEMAGOGIA 1: Até agora só foi realizado um jogo para a Liga no nosso estádio contra o GV. Na verdade a assistência a esse jogo inicial foi um dos mais fracos comparados com outros anos; só que em comparação directa esse encontro com GV foi o que maior assistência teve nestes últimos anos. LOGO ESTA ÉPOCA FOI AQUELA QUE O BENFICA VS GV TEVE MAIOR ASSISTÊNCIA, ou queres compara a assistência de um GV com um SCB ou mesmo Maritimo por exemplo.

      DEMAGOGIA 2: Não te esqueças que estamos no pico de uma crise economica gravissima que afecta quase toda a população e que nunca houve uma taxa tão elevada de desempregados. E A TAXA DE IVA DOS BILHETES SUBIU PARA OS 23%

      SEM DEMAGOGIA SEMPRE

      Eliminar
    3. Não se trata de demagogia, nem gosto disso, mas se os bilhetes são caros, e são, o Benfica pratica provavelmente o preço de bilhetes mais caros em Portugal, nao sei se neste momento é mas era, mas eu devolvo-te a resposta, quem foi que disse que perante a crise economica ia baixar o preço dos bilhetes, não é fazer pacotes de bilhetes, quem foi que o fez em processo eleitoral? eu não fui concerteza.
      Mas as assistencias não baixaram só por causa disso, tem a ver ainda com o final de epoca e com a má pre-epoca e maui inicio de campeonato, as assistencias sobem ou descem consoante a perfomance da equipa

      Eliminar
  13. Este constante ataque às Casas do Benfica só revela ignorância do que são a grande maioria das casas do Benfica! Sabe que a Casa do Benfica de Torres Novas é uma das entidades nacionais que mais consegue dinamizar dadores de sangue? Que por este fato, recebeu um reconhecimento por parte das entidades competentes.
    Sabem que existem Casas do Benfica que têm escalões de formação e que encaminham atletas para o Benfica! Sabem quantos bilhetes são vendidos nas Casas do Benfica em média?
    Não percebem que as Casas do Benfica ajudam à grandeza do Benfica, criando um espaço de mística e de benfiquismo em todos os cantos do país, alimentando a chama imensa de muitos que raramente podem vir a Lisboa! Porra o Benfica é mundial! Não é só dos alfacinhas que para irem a um jogo da LC saem do emprego às 19h00, também é dos que metem um dia de férias e gastam mais de 200 euros para estar presentes! Para estes as Casas do Benfica são importantes.
    SN 36245

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já obrigado pelo seu comentário.
      Eu considero que o trabalho realizado pelas Casas na sua maioria é fantástico.
      Mas não posso confundir a paixão com a parte financeira.

      Quem não é sócio do Clube não deve ser beneficiado em detrimento dos outros milhares que não são sócios de nenhuma Casa.

      Como já referi num comentário acima, penso que algo importante seria fomentar o apoio às Casas por criar uma quota especial e reduzida Clube/Casa, em que os sócios das Casas pudessem ver o seu esforço de apoio ao núcleo local de benfiquistas reconhecido.
      Ou seja, em vez de 12 euros os sócios das Casas pagavam 9 ou 10,sendo os restantes 2 ou 3 revertidos para a Casa onde estavam associados.

      Assim os sócios das Casas seriam também sócios do Clube, que penso ser o mais importante.
      Grande abraço aos benfiquistas de Lagos.

      Eliminar
  14. Acho que foi feita alguma confusão. O preço dos bilhetes favoreces os sócios e bem, estes preços são para o transporte e se é para apoiar o Benfica tem toda razão ser igual ! Dou o meu exemplo que vivo em Lisboa e o meu irmão a mais de 200km, mas ele vem à Luz nos jogos da Champions durante a semana! o esforço dele é muito superior ao meu tanto na vida pessoal como profissional. Serguei (e sou sócio)

    ResponderEliminar
  15. Tenho RED PASS. Paguei o respectivo prelo, além das quotas de sócio. O senhor Vieira apresentou-me uma conta de 51 euros para ver os jogos da Champions. Vou ver na TV. O estádio fica para ele que nada paga.

    ResponderEliminar
  16. Para me situar nesta questão um pouco melhor, faço uma pergunta: o caro sombras já é sócio? É que ainda à 2 semanas atrás não era.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para te situares onde? No meu lugar cativo?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking