O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Como se fazem negócios "lá em cima"

. 37 comentários
Email recebido no NGB que fazemos questão de divulgar. 
Ilustra bem a vergonha que ali se passa...

documentário completo:



Ontem a Tv Francesa (Cash Investigation na France 2) fez um grande trabalho sobre os negócios "estranhos" do futebol mundial.
E meu amigos, qual não foi o meu espanto quando comecei a ver o FC Porto a ser dado como exemplo e ser mesmo o centro de uma grande parte de reportagem.

Portanto tirei uns apontamentos e fiz mais algumas pesquisas, e vou explicar tudo muito certinho para vocês perceberem.

No verão de 2011, Eliaquim Mangala é comprado ao Standard de Liège por 6,5 milhões de € e com uma clausula de 50 milhões €, no mesmo tempo o FC Porto compra o passe de outro jogador do Standard de Liège : Steven Defour, esse adquirido por 6 milhões de €.

Até aqui absolutamente nada de estranho.

Na época 2011-2012 o FC Porto é eliminado de forma prematura da Liga Dos Campeões. As acções do clube caiem de forma preocupante e o o FC Porto precisa então de dinheiro fresco.

Decide então vender 33,3% de cada um desses jogadores.

• 33,33% dos direitos económicos do jogador Mangala por 2.647.059€;
• 33,33% dos direitos económicos do jogador Defour por 2.352.941€.

(Depois desses 2 negócios as acções voltaram a subir)

Estes 33,3% foram vendido a uma empresa nomeada Doyen Group, especializada em urânio e minas. Obviamente nenhum dos jogadores sabe o que faz a empresa a quem em parte pertencem.

(Engraçado, enquanto o jornalista francês "anunciava" isto tudo ao jogador francês, a responsável pela comunicação do FCP obrigou o jogador a calar-se e o jornalista a parar a entrevista porque "isto é negocio e só os responsáveis da SAD é que podem falar" deve ser liberdade de expressão, e os jogadores que são vendidos como animais não merecem saber o que se passa...)

Mas mais abaixo no comunicado pode ser ler algo de muito estranho.

"Adicionalmente, esta sociedade atribuiu 10% da receita líquida de uma eventual
transferência à sociedade Robi Plus, pelo que passa a deter 56,67% dos direitos
económicos de cada um destes jogadores."

Ou seja o FC Porto DEU repito DEU 10% de cada um dos jogadores a uma sociedade nomeada Robi Plus.

Ou seja o FCP deu algo como 650 000 €, por Mangala, e 600 000€, por Defour, a uma empresa chamada Robi Plus.

A pergunta que todos os leitores/bêbados aqui da tasca querem fazer é "mas quem é a Robi Plus caralho ?? Oh zé mais um fino pra mim pá"

E os jornalistas franceses também respondem a essa pergunta.

A Robi Plus é uma empresa que está baseada no Reino-Unido, em Londres. O que é que eles fazem ? Pois amigos não sabemos…

Uma vez que os jornalistas chegaram ao escritório da Robi Plus (que encontraram em alguns documentos fiscais dessa empresa) qual a surpresa quando lhe disseram que…. a empresa nunca foi baseada ali e que não existe… Encontraram um numero de telefone, de um certo Maurizio Delmenico colaborador (palavras ditas pelo próprio Maurizio) de Luciano D'Onofrio.

Portanto, D'Onofrio (já vamos falar melhor desse senhor) que foi, entre muitas outras coisas, dirigente do… Standard de Liège até 2011, recebeu cerca de 1,1 milhões de euros de graça por parte do FC Porto no negocio de dois ex-jogadores do… Standard de Liège. Complicado, eu sei. Mas ficam aqui umas perguntas, porque é que a CMVM não fez nada quando saiu este comunicado do FC Porto ? Porque é que jornalistas franceses conseguiram estas informações todas sobre o FC Porto e em Portugal NADA ?

Agora uma pergunta rápida : Quem é Luciano D'Onofrio ?

Foi, entre muitas outras coisas, o agente de Zidane, Desailly, Dugarry ou Deschamps. O senhor D'onofrio foi condenado N vezes pela justiça francesa. A ultima delas foi em 2008 no Caso das Contas do Olympique de Marselha. Esse senhor foi condenado a dois anos de prisão (com seis meses de prisão efectiva), uma multa de 357 mil euros e uma proibição de "exercer qualquer actividade ligada ao futebol" durante cinco anos (fonte DN).
D'Onofrio, para quem não se lembra ou para quem não era nascido, também foi manager do FC Porto nos anos 80.

Entre outras coisas foi acusado, em 1986, pelo jogador Belga (como D'Onofrio), Serge Cadorin, de tentativa de corrupção. Cadorin disse que o senhor D'Onofrio lhe ofereceu, quando jogava no Portimonense, 500 contos e uma transferencia para o FC Porto ou para o campeonato italiano ou suiço, se o ponta de lança belga provocasse um penalti durante o jogo Portimonense-FC Porto. Para acabar esta historia, um ano depois ter denunciado esta tentativa de corrupção, Serge Cadorin quase faleceu… Houve uma explosão de gás em casa…. Não acabou com a vida, mas acabou com a carreira deste futebolista Belga. Infelizmente o Senhor Cadorin faleceu com 45 anos em 2007.

Portanto este senhor D'Onofrio, que de anjo não tem nada, que foi acusado de corrupção, foi condenado em França por vários casos fraude.

Em 2011, então director do Standard de Liège, vendeu dois jogadores ao FC Porto… por quem recebeu 1,1 milhões de euros através de uma empresa que não existe. Para além da ilegalidade obvia, este senhor tinha sido condenado a uma proibição de exercer qualquer actividade ligada ao futebol durante 5 anos. Ora… 2008 + 5 dá 2013, este senhor recebeu uma comissão por um jogador em… 2011. Além de que o regulamento da FIFA impede a qualquer pessoa que tenha sido condenada por fraude a exercer o papel de empresário de jogador.

Estranho ? No mundo do futebol e no Futebol Clube do porto nada é estranho meus amigos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. Se viste o mesmo documentario q eu, tambem deves ter reparado que ha um jogador nosso q tambem faz parte do Doyen Group.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CsA,

      O que está mal não é se o negócio é feito ou não com a Doyen Group; mas como é que os 10% foram oferecidos pelo FCP por uma mão cheia de nada á sociedade Robi Plus.

      Infelizmente no meu FCP, há muito que os negócios realizados são uma autentica teia de interesses e nada claros, que só beneficiam terceiros, a maior parte com identidade completamente desconhecida e encobertos por empresas e transferências para bancos sediados em off shores, e todos nós sabemos quando isso acontece, é porque alguém está a tentar apagar o rasto do dinheiro e quem verdadeiramente vai ficar com ele.

      Esta reportagem que passou aqui em França, fala em Mangala e em Defour; como uma anterior investigação jornalistica inglesa por exemplo falava na contratação de Walter, por exemplo.
      Agora não é necessário ir tão longe para perceber que há muitos a enriquecer ás custas do FCP. Basta analisar o negócio da compra de Hulk, que dos 10M iniciais por 100% do passe,o FCP acabou por comprar 85% por cerca de 20M. Ou por exemplo o João Moutinho que em Março de 2012, e exclusivamente nesse mês, o FCP com a venda e recompra de partes do passe acabou por perder cerca de 3M de euros, incluindo uma suposta desvalorização do passe e com os respectivos custos deste tipo de operações.

      Já para não falar nas constantes e abusivas custos e comissões de compra, venda, recompra e revenda, empréstimos bancários etc... que em todas estas situações quem paga é o FCP e nunca a outra parte; vide o caso obesceno dos 8M de comissões que pagámos com o Danilo, ou seja, mais meio milhão que vos custou o Witsel.

      Eu só sei que nesta última década o FCP investiu mais de 200M em compras de jogadores e vendeu mais de 500M, ou seja, teve uma mais valia de 300M; mas consequentemente e inexplicávelmente aumentou a sua divida em mais de 200M.

      Carlos Cordeiro.

      P.S: Eu sou um dos muitos portistas que vem aqui com frequência comentar as noticias do vosso clube, logo não poderia de deixar dar a minha opinião sobre um assunto que tanto afecta o meu. Felizmente aqui posso falar sem mordaças como quase sempre acontece quando vou falar destes assuntos nos blogues do meu clube.




      Eliminar
    2. A falta de honestidade intelectual que aqui impera. o documentario apenas fala de D'onofrio e de seu esquema para continuar a operar a margem da fifa, e inclui o porto por ter o mangala que é frances e foi negociado com ele. assim como ele tb representa mais jogadores pelos mais diversos clubes europeus e onde opera da mesma forma. fazer deste documentario como um documentario sobre o porto é no minimo ridiculo e mentiroso, alem que no que diz respeito ao porto, explicou muito bem o porque da venda da percentagem dos passes de mangala e defour, para depois a sua futura recompra. aquilo que o porto perde em comissoes é compensado largamente pela valorizaçao das açoes. nada de ilegal e obscuro aqui ao contrario do caso Roberto... isso sim, é bem opaco esse negocio e sua explicaçao. assim como os ditos 10%, os empresarios tem sempre um valor de comissao a receber por cada negocio, como nao pode incluir nas contas legalmente em seu nome, entao cria uma empresa ficticia(como se de um off-shore se tratasse) e transforma essa comissao em valor do passe do jogador. simples. a artimanha aqui é cometida pelo empresario e nao pelo porto.

      Eliminar
    3. Gars a falta de honestidade é o presidente do Fruta Corrupção Porto, convidar os seus árbitros heróis para irem beber um cafezinho e receber uns quinhentinhos na sua casa da Madalena, em vésperas desses árbitros irem arbitrar os jogos do FCP.

      Falta de honestidade é justificar essas visitas com consultas de aconselhamento matrimonial... ainda por cima dadas por um gajo que não sabe quais as premissas de um casamento de verdade.

      Falta de honestidade é oferecer fruta para dormir a árbitros heróis como compensação dos crimes de corrupção efectuados pelo presidente do FCP.

      Falta de honestidade é oferecer viagens ao Brasil aos árbitros heróis em troca dos favores feitos ao FCP.

      Anti-Fruta para Dormir

      Eliminar
  2. Ola John, Reyes, Labyad

    Mas é sempre engraçado focarem os porcos

    ResponderEliminar
  3. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    CsA E ao que interessa na cronica disseste nada.Serás um dos envolvidos neste esquema?

    Só os ingénuos não veem o que as vtórias desportivas escondem mas um dia vai ser como o azeite.Vem à superficie. Fujam os ratos que colaboram

    ResponderEliminar
  4. Movimento Berna 6116/9/13 09:05

    Isto s´o pode ser brincadeira! Nós os benfiquistas agora perdemos tempo a escrutinar negócios do FCP? Em vez de exigirmos mais ao nosso clube? É isto que justifica o fracasso do nosso clube? E os negócios do SLB? São limpos? O caso Roberto provou que n! Com uma nuance, o clube sai a perder!Um blogue destes TEM de ser mais do que isto! Tem que se pautar pela exigência. Ttudo serve p justificar a ijncapacidade do SLB??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Movimento Berna 61, antes de mais só se consegue compreender a tua opinião á luz das seguintes leituras:

      És Benfiquista, mas és distraido.
      És Benfiquista, mas és ignorante.

      Ou então,

      És Portista e pactuas com tudo o que é crime,com especial apreço para o crime de corrupção activa de agentes desportivos.
      És um dos Acéfalos Filhos da Fruta de Pinto da Costa.
      És corrupto ou corruptor.

      Então não sabes que é através do crime e das vantagens desportivas e económico-finaceiras que este dá e alavanca o FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO, para a compra de resultados desportivos ao arbitros herois de Pinto da Costa e as respectivas vitórias que lhe dão as constantes idas á LC e os respectivos encaixes... a isto chama-se concorrência desleal através de crime desportivo, económico-finaceiro; que lhes trás só vantagens perante os seus concorrentes de mercado, que trabalham de forma honesta, limpa e respeitando as regras e as leis, como é o caso do SLB.

      ANTI-FRUTA PARA DORMIR

      Eliminar
  5. Sou Luiz Sousa - Portista

    Subscrevo o longo post de um blog portista sobre este assunto, do qual retiro esta frase: ..."Tal como defende a reportagem - e eu subscrevo - o problema não é legal. É moral. A partir de aí entra a percepção de cada adepto..."

    Agora alguem quer explicar os "estranhos" casos slb-Atletico Madrid? Ou a operação Roberto "frango" por 8.5M, que foi vendido, mas afinal não e depois talvez? Ou os 6M por 50% do passe do Pizzi (este jogador vale 12M???), que é imediatamente despachado?... isto apenas 2 casos no benfica. Alem disso o OlaJohn faz parte da lista do mesmo fundo, tal como 30 e tal outros jogadores.

    Alguem explica os 9M dados pelo grande Manchester United para comprar o Bebe (que ninguem conhecia) ao Guimaraes?

    Deixemos de atirar as pedras numa unica direcção, principalmente quando se tem telhados de vidro, e bem fragil!

    É o mundo do futebol, com tudo o que ele tem de bom, mau, muitto mau, mas acima de tudo apaixonante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bebé é fácil de responder: dinheiro que o manu devia ao mendes dos tempos do ronaldo.

      Eliminar
    2. Luiz,

      A operação do Roberto já foi totalmente e muito bem explicada á própria CMVM, de tal forma que não houve mais pedidos de esclarecimento. E esta operação em nada tem a ver com a operação em questão.

      Já agora consegues me explicar as operações ruinosas de março de 2012 com o passe de João Moutinho, que fizeram num espaço de uma mês o FCP perder em termos liquidos mais de 3M de euros. Ou em vez de comprarmos o 100% de Hulk por 10M, acabamos de o comprar por 20M e só 85% do passe. Cá para mim não leste aquele excelente trabalho jornalistico publicado no ano passado que mostrava com é que o negócio da compra de walter pelo nosso clube, foi feita... uma palavra VERGONHA e só mostra que andam muitos a encher os bolsos á conta do nosso FCP e o resto é conversa.

      António Cordeiro

      Sócio do FCP há mais de 30 anos, ainda o PC não andava por lá a enriquecer á custa do clube e hoje da FCP SAD.

      P.S:Já agora explica-me como fosse muito burro, o que é que há mais de 10 anos anda um administrador que nem a 4ª classe tem, a ganhar balúrdios e normalmente nem sabe o que se passa por lá, pois está mais tempo a desbaratar os valentes milhares que nós sócios, tanto contribuimos com o suor do nosso trabalho, em jogos de sorte e azar.

      Eliminar
    3. Infelizmente Luiz, temos que começar é a discutir tudo isto na respectivas AG do clube, mas sem a guarda pretoriana do PC, presente, pois de outra forma é o habitual, somos agredidos, insultados e mal tratados, na escuridão da noite.

      António Carlos Cordeiro.

      Eliminar
    4. Telhado, mesmo frágil, ainda é telhado o problema é que o teu ""labora"" há muito sem telhado, a céu aberto aberto e sempre em frente, sempre em frente..até um dia e depois dirás..parti os coisos.

      E é tão a céu aberto que as pedradas até já são lançadas de longe e não que acertam em cheio.

      Como dizem por aí muitos dos brasileiros ...""há que levantar a cabeça"".

      Eliminar
  6. A PJ que investigue e castigue quem tem que castigar, mas talvez esta pratica não seja exclusivo deles, duvido muito que a maioria dos clubes não faça isto, infelizmente é o mundo em que se vive, o que importa são numeros e dinheiro, e pouco importa como se chega lá, em tempos houve, que havia pessoas que tinham moral para falar, hoje em dia tenho serias duvidas, falando pelo Benfica que é o que me interessa, se é desta ou doutra forma não sei, mas que anda negocios escuros no nosso lado andam, comprar jogadores às dezenas como se compra e olhando para o caso Roberto que foi tudo menos limpo e claro,o melhor mesmo será não atirar-mos pedras, não vá elas cairem em cima de nós, já tivemos gentlemen, mas hoje em dia não temos, muito longe disso infelizmente, veremos o que vai sair do Benfica quando LFV sair do poleiro e alguem analisar as contas e os negocios que têm sido efectuados ao longo dos anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ZÉ,

      Pelo menos de uma coisa pode ter a certeza, no seu clube as contas do grupo do SLB SAD, são auditadas e controladas pelos mecanismos da CMVM. Quanto as do meu clube, basta ler os R&C e ver que nem sempre estão auditadas, já para não falar que grande parte das contas do universo FCP, não fazem parte desses R&C, pois também não fazem parte do Universo da FCP SAD.

      Olhe eu entendo as suas preocupações como benfiquista, agora veja as minhas como Portista.
      Como eu gostaria ver ser realizada uma auditoria independente ao UNIVERSO TOTAL DO FCP, pois desconfio que quando o eterno Presidente do clube e sad sair, vai cair s bomba atómica e possivelmente será o fim do FCP que todos nós hoje conhecemos.

      Ant. Carlos Cordeiro

      Eliminar
  7. Bem.. Se isto é assim com porto e benfica, eu nem quero imaginar noutros clubes como por exemplo o real madrid

    Estao a destruir o futebol!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Imagino os negócios do Ramires e do Di María... Ganhem mas é juízo e combatam a corja que se apoderou do Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corja, mas mesmo corja so ha uma. O fcp e quem se lhe associa.
      Santos

      Eliminar
    2. Slip,

      Só lhe digo analisei esses e outros negócios á lupa dos R&C e outra informação conhecida publicamente e posso lhe confirmar que esses nada tem de anormal. E muito menos são comparáveis com os referidos no texto. Infelizmente para mim.

      Ant. Carlos Cordeiro

      Eliminar
    3. Slip,
      Do negócio do Ramires posso adiantar este link
      http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/08/08/kia-joorabchian-investigado-por-lavagem-de-dinheiro-fraude-estelionato-e-apropriao-indbita-em-portugal/
      Mas vendo a data da carta rogatória, não deu em nada.

      Eliminar
  9. Bem, isto de falar dos outros é muito bonito, mas agora gostava que a pessoa que escreveu o post comentasse tambem o negocio roberto, o negocio pizzi, o negocio fariña (mas o jogador, não aquela cena com que o LFV recheia os pneus), o desaparecimento dos 25% do passe do reyes que o benfica detinha, os dois jogadores a que o SLB tinha direito no negocio simão sabrosa, etc etc etc. Parece que para os lados da luz é tudo LIMPINHO LIMPINHO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ler os vários R&C da SLB sad e está lá tudo e muito bem esclarecido. O SLB é um clube honesto e não criminoso como o FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO

      ANTI-FRUTA PARA DORMIR

      Eliminar
  10. Receio que o nosso LFV esteja a seguir caminhos muito parecidos a estes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receias??? Eu tenho a certeza tá mais que provado! Falem só no Porto falem...

      Eliminar
    2. Primo do Dantas da Cunha16/9/13 19:50

      Bravô ! bravô ! bravô ! bravô !

      Tens provas do que dizes, denuncia porra ...

      Serviço de Informação e Segurança

      Forte da Ameixoeira
      Calçada do Forte da Ameixoeira
      1750-111 Lisboa
      217 523 300

      Mostra que os tens no sítio !

      Eliminar
  11. Neste momento, não interessa quer à União europeia, quer aos países envolvidos aprofundar muito o tema. Porquê?
    São muitos milhões de impostos envolvidos, mas acima de tudo são muitos milhões de comissões pagas em cascata.
    Neste momento, estes esquemas envolvem desde o empresário, o dirigente, mas também o treinador.
    Todos ganham com estes movimentos finaceiros, que permitem não só enriquecer rapidamente mas
    também lavar muito dinheiro que de outra forma teria dificuldade em entrar no sistema bancário.
    Em Portugal, país de corruptos e de comissionistas, isto é o paraíso.

    ResponderEliminar
  12. André Leal16/9/13 11:58

    PAREM DE COMPARAR ESTE CASO COM O OLA JOHN E ROBERTO!

    aqui, um clube OFERECEU, por 0 (ZERO) euros 10% dos passes de 2 jogadores. Até podia ter sido só 0,001%, a questão seria a mesma.

    1º o onofrio está infiltrado no anderlecht e vende dois jogadores ao clube X.
    Passado uns tempos, esse mesmo clube X oferece a zero euros uma parte dos passes ao onofrio.

    esta questão ultrapassa em muito a (já de si meio obscura) questão dos jogadores que pertencem a fundos, porque pelo menos esses fundos PAGARAM pelas percentagens dos jogadores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Freitas16/9/13 13:40

      André,
      Desde já começas por dizer asneiras. Estamos a falar do S. Liege e não do Anderlecht(já estás a pensar no jogo de amanhã).
      O Fundo Doyen Group assinou há pouco tempo contrato com o Neymar para lhe gerir a imagem. Assinou também com o Xavi do Barça para gerir as suas escolas de futebol. Tem o Ola John como seu jogador, assim como o Labyad ou o Reyes....
      O D'onofrio controla o S. Liege, é verdade. Mas de onde veio o Witsel para o Benfica? ;)
      O D'Onofrio, segundo diz a reportagem, controla o tal fundo Robi Plus. O Benfica tem negócios com esse fundo, aliás, cedeu-lhes o craque João Mário e o Luciano Teixeira, duas promessas dos jovens do Benfica...
      http://www.bloomberg.com/news/2013-03-01/soccer-transfer-rights-of-african-teens-sold-to-u-k-company.html

      Cumps
      JF

      Eliminar
  13. Simples, o Luciano D'Onofrio colocou o Defour e o Mangala no FCPorto. Visto este estar proibido de desempenhar a função de agente do futebol, arranjou maneira de ser compensado através desta Empresa. Estranho? Um pouco, mas não me parece que o Porto tenha feito algo de ilegal. O Porto pode dar os direitos a quem quiser.

    Assim como é simples explicar os negócios Benfica-Atl.Madrid. O Atl.Madrid precisa de um novo estádio e o Vieira tem empresas de construção (PONTO).

    Já mais complicado é a vinda de tantos sérvios e irmãos, mas algum dia iremos entender.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Queres tu dizer que as ilegalidades em criminosos são legais.

      Mais uma vez tenho que te dizer que não te fazes pois tu és mesmo um...TÓTÓ ...dos GRANDES.

      Eliminar
    2. Simplesmente não há nada de ilegal no que o Porto fez, estou a falar só do Porto. E se não fossem os fundos, o Porto e o Benfica não tinham planteis como estes que apresentam.

      É que é bonito falar nos negócios do Porto, mas nos vossos não falam.

      http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=3091154

      Eliminar
  14. post muito pouco sério a roçar o vergonhoso, todos temos telhados de vidro.

    Triste post.

    Pedro Neves

    ResponderEliminar
  15. http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=3091154

    ResponderEliminar
  16. o frutabol corrupto do porko é o nojo do desporto. já há muito que devia ter as portas fechadas, esses antro de mafiosos, proxenetas e traficantes de chocapic.
    Joao Coral

    ResponderEliminar
  17. Ainda não percebi o porquê de tantos post de portistas!! Não há por aqui um gajo que apague o mau cheiro azul?? FDX experimentem escrever num blog portista...fdx eles que escrevam na pocilga deles!! Falo tambem dos spontinzecos... e não venham com a treta de que aqui é um Blog prá frentex!!!

    ResponderEliminar
  18. Caro Pedro, permita que lhe responda com a transcrição de um comentário que fiz noutro excelente blog:

    « Trata - se de um caso psiquiátrico... pessoas que roubam os bens conquistados por outros e procuram sempre as nossas noticias... na esperança de alcançar a sua grandeza e preencher o vazio que é o seu próprio clube.
    A reabilitação destes seres não é fácil... até porque quando encontram o travesseiro à noite, este em conjunto com a sua consciência recordam - lhes a farsa que são e o quão pequenos são... o que degenera em mais frustração e nova saída matinal em procura de novas doses de corrupção para atenuar a dor de saberem que não são um clube honrado.
    O seu sonho é um dia serem um clube honrado como por ex: o Arrifanense... mas o caminho é longo entre uma sucursal Siciliana e a verdade desportiva.
    A terapia passa por começarem por coisas pequenas... tipo ganhar à bisca sem baralho marcado, ou jogarem berlinde sozinhos... que é para conhecer o sentimento e a realização de ganhar sem batota... tentando depois progressivamente largar a classificação dos observadores, as casas de alterne e a viciação de todos os resultados ».

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking