O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A obcessão que vos consome...

. 24 comentários

No SLBenfica é muito comum confundir a "beira da estrada" com a "estrada da Beira". Mas é geral, atenção! Não falo apenas dos adeptos, pois o exemplo vem dos dirigentes que passam a vida a confundir e a confundir-se... Aliás, considero até que a Direcção é a principal culpada desta situação, como já aqui tive oportunidade de dar conta quando me referi à brutal tendência para dividir os benfiquistas (de um lado os criticos que são abutres e papagaios, de outro lado os que alinham na teoria que são os verdadeiros benfiquistas).

O desporto em geral, mas particularmente o futebol, é um espetaculo de massas e os adeptos são muito daquilo que vêem reflectido através da Direcção. Olhemos ao exemplo claro do SportingCP onde, sem entrar na discussão da qualidade, a liderança de Bruno de Carvalho num estilo mais próximo dos sócios, alheio a "protocolos" e mais dado à personificação dos desejos e ambições dos sportinguistas tem levado todos a acreditar no projecto, a unirem-se em torno dele, a deslocarem-se nos jogos fora, a acreditarem... e tudo isso é a imagem que passa de Bruno de Carvalho para os adeptos e, nota-se de forma evidente, para a equipa.

É FUN-DA-MEN-TAL mudar esta mentalidade no SLBenfica. É preciso aproximar o Clube dos sócios e adeptos, envolver as pessoas e fazê-las sentir parte do Clube. Hoje em dia são muitos os que apontam a esta Direcção que os sócios só servem para pagar quotas, RedPass e ficar caladinhos... Estou certo que não é assim que pensa o Presidente nem a Direcção do Clube (no caso de alguns Administradores e colaboradores da SAD já tenho mais duvidas...).

Isto deve-se ao facto de o Clube não saber interagir com os sócios, não saber lidar com a imprensa, recear enfrentar os adversários e não se impor nos orgãos que na lideram, não apenas do futebol nacional, mas do desporto, na qualidade de maior instituição desportiva do país.

O resultado disto é qual? Este histerismo que vemos entre os adeptos, uma completa esquizofrenia que tomou conta de todos os adeptos e imprensa onde de repente tudo se critica... O estado de espírito é tão baixo e o grau de desconfiança tão alto... que principalmente Jesus e Vieira são "presos por ter cão e presos por não ter". São criticados por não fazerem determinada situação... e criticados mais tarde por a terem feito.

A esquizofrenia é absurda? Claro que sim... mas tem como justificação a incapacidade de o SLBenfica saber antecipar os acontecimentos e "preparar o terreno" para que as reacções dos adeptos não sejam ao sabor do apetece escrever à imprensa, mas sim do que o SLBenfica em tempo útil fez compreender.

Um exemplo: A exclusão de Bruno Cortez da lista da Champions.

Vamos a factos: 
- O jogador, desde que chegou, não só por ser "desconhecido" como por efectivamente em campo não ter convencido (especialmente a defender) foi logo alvo de uma crucificação dos adeptos. À entrada do período de transferências o SLBenfica tinha Melgarejo e Luisinho para o lugar... Chegou Cortez e perto do final sairam os dois que cá estavam, ficando Cortez como a única opção.

Consequências: 
- Ao cabo do segundo jogo de Cortez, percebeu-se que Melgarejo era inexplicavelmente uma "carta fora do baralho". Os sócios, que se "habituaram" à ideia de ter o paraguaio no lado esquerdo e ganhando consicência que o próprio jogador que começava a ultrapassar as efectivas fragilidades, viam agora uma alternativa que... não era melhor e tinha exactamente o mesmo problema: não defende bem. 
- Pelo caminho o paraguaio (e Luisinho que nunca foi opção apesar de quando chegou Jesus lhe ter destacado imensos elogios) saia do clube para Russia por... 5M€ e com agradecimentos aos adeptos (apenas). 
- Ficou "apenas" Cortez até ao ultimo dia do mercado e já todos sabiamos que era com ele ia iriamos até ao fim do Mundo e tinham que o aceitar como ele é e com o risco de alternativa serem adaptações (Silvio e André Almeida). 
- Chega no último minuto o Siqueira (excelente contração) e Cortez, até aqui o único reforço que era titular, é imediatamente riscado da lista da Champions sem o novo reforço ter sequer feito 1seg à Benfica.
- Sucedem-se as criticas dos adeptos, as capas de jornais e os comentários de paineleiros, comentadores, jornalistas, editores... todos!!!!!


- O brasileiro passou de criticado... a vitima do Benfica! (UOOOHHH...)

Como se evitava:
- Quando se "controi" um plantel, temos que ter consciência que na Champions temos que garantir sempre a inscrição, de acordo com as regras, de dois atletas por posição. Ou seja, neste caso concreto, Cortez (e um reforço que chegasse - ou não) teriam sempre que ser considerados para ser inscritos. Sem discussão!
- Se a situação anterior não foi acautelada, Jesus não poderia nunca ter colocado Cortez na "linha de fogo" até à lista da Champions. Ou seja, se Jesus acreditava que Cortez poderia ser excluido neste processo se chegasse um reforço, teria que manter Melgarejo (ou Luisinho, ou mesmo utilizar ali o Sílvio) até ao fecho do mercado e integrado no plantel. Não dando exclusividade da posição ao brasileiro e, acima de tudo, nas declarações públicas dar conta que Cortez tinha ainda que se adaptar ao futebol europeu, que era uma aposta do SLBenfica, mas que obviamente é importante ter mais opções para o mesmo lugar e que até ao fecho do mercado tudo seria possível.

Ora, desta forma, o SLBenfica mostraria aos seus adeptos e sócios que Cortez poderia não ser o "dono" do lugar (estariam lá Luisinho, Sílvio ou Melgarejo) como alternativas válidas e porque não até na frente do brasileiro... e quando chegasse Siqueira, já ninguém estranharia esta situação da lista da Champions. Ainda que, reforço, é absurdo só manter um defesa esquerdo nesta lista.


Usei este exemplo, por ser o mais recente, de como somos afectados na imprensa (e por consequência, perante os sócios) pela falta de capacidade de o SLBenfica antecipar os factos e, com isso, condicionar as opiniões favoravelmente aos seus objectivos.

O SLBenfica está, perigosamente, a entregar a gestão da comunicação ao Record, O Jogo e A Bola. E refiro perigosamente porque, se por um lado, isto permite dar continuidade aquele conveniente mito de que a imprensa vive para prejudicar o SLBenfica... por outro lado, isso só "cola" quando há titulos que sustentam os factos. No momento actual, os benfiquistas já começam a "emprenhar pelos ouvidos" e com isso o tal "ruido" da imprensa torna-se viral, contagiando os benfiquistas que, confusos, acabam a disparar em todas as direcções, pouco disponíveis para compreender as decisões do Clube.

Repito, sem títulos, esta estratégia de não comunicar para não errar, permitindo que tudo seja gerido através dos jornais e depois criticar os jornais, é altamente devastadora. O cerco vai necessariamente apertar a cada deslize da equipa, os jogadores estarão cada vez mais pressionados, o treinador ainda mais... e a pressão vai começar a escalar até ao Presidente que ficará cada vez mais na "linha de fogo" dos adeptos.

De forma crescente, se continuarmos assim nesta política de ausência total de consciência comunicativa e de relação e orientação aos benfiquistas, mesmo que em parte das situações até possa ser verdade, cairá a ideia de que perdemos por culpa da imprensa, das arbitragens, do Vale Azevedo, etc...

Um nota final para reflectirem: coloquem-se no lugar dos directores de jornais! Uma derrota do SLBenfica deixa os adeptos irritados e pouco disponíveis. Uma vitória ou uma jogada fabulosa, permite fazer reportagens, capas e paginas de jornais durante uma, duas semanas... Vejam o exemplo do Markovic que desde o "derby" tem sido capa de jornais, alvo de reportagens usando o pai, a avó, o periquito, o cão, gato, seleccionador... tudo.

Eles "alinham" com quem alinha com eles e os ajuda a vender. Pelo paragrafo acima já perceberam o que vende... só falta agora quem os ajude a ter o "bom material" para venderem e, já agora, contribuirem com vitórias que dêem dimensão a tudo.

Será que pelo contrário no Benfica não optam pelo clima de "guerrilha" contra os jornalistas para poderem impor esta ideia que está tudo, no Mundo, manipulado contra nós?

Será que não somos nós, como viram pelo exemplo acima com o Cortez, que "damos tiros nos próprios pés"?

Dito isto, o que acham que eles preferem... MESMO!? Será que é mesmo que o Benfica perca??!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Anónimo5/9/13 19:50

    Ó Geração, este ruido todo ou histerismo é devido ao monstro que está a crescer chamado BTV, é o desespero por parte dos comentadeiros perante ao risco de perda de emprego que se avizinha, os gajos anadam banzados, como é que o Benfica conseguiu se reforçar sem vender nenhum jogador influente, é isto que lhes doi.

    " Ainda que, reforço, é absurdo só manter um defesa esquerdo nesta lista."

    E quem tiravas da lista para colocar o Cortez?
    o André Almeida e o Silvio fazem também o lugar.

    Furabardas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/9/13 10:24

      Agora é a BTV e antes era o Apito Dourado e antes outra coisa qualquer. Ha sempre qualquer coisa...

      Quanto ao lado esquerdo, André Almeida é adaptado a lateral direito. A posição natural dele é a do Ruben Amorim. Portanto acho que isto explica bem, tal como as duas (salvo erro) exibições que fez nessa posição, o porquê de não ser opção.

      Silvio so foi defesa esquerdo enquanto esteve no Benfica. Desde então tem jogado na direita sempre. Mas é engraçado como esse conseguira ser opção ao Maxi

      Eliminar
    2. Anónimo6/9/13 10:26

      Dizia eu, ao Maxi e ao Siqueira ao mesmo tempo, pois quero ver-te caso o Maxi tenha um castigo e o Siqueira se aleije a jogar contra, por exemplo, o PSG com o Almeida na esquerda

      Eliminar
    3. Anónimo6/9/13 10:28

      E ja agora para meter o Cortez? Fácil: Jardel!!!

      Demasiado fácil, essa...

      Eliminar
    4. Anónimo6/9/13 10:32

      Mais: sairia Paulo Lopes e entrava Varela para 3o GR na lista B. E daria o incentivo ao cancelo e ao Bernardo de os incluir na lista A (nao faz qualquer diferenca na lista dado que ha espaço e para os jogadores seria um incentivo face a irem na lista B

      Eliminar
    5. Anónimo6/9/13 12:10

      Não concordo, o Jardel tem já experiência europeia e no ano passado substituiu e bem o Luisão sem comprometer, o Cortez até poderá ser bom jogador mas está provado que o jogador brasileiro demora mais tempo a se adaptar ao futebol europeu porque é um futebol mais rápido, ter vindo o Siqueira ficou sem espaço, não querendo dizer que em janeiro possa ser reintegrado nessa lista. Quanto ao restante e guarda redes o JJ está a jogar pelo seguro optanto pelo factor experiência.

      Sobre o ruido falamos mais para o fim da época mas não deixa de ser estranho tanta procupação para deitarem abaixo tudo o que se tem feito em prólogo do clube, o que se está a passar no sporting é igual a euforia dos primeiros anos do LFV no Benfica, não foi por acaso que o Benfica passou de 100 ou 120 mil sócios para 250 mil.

      Furabardas

      Eliminar
    6. Anónimo6/9/13 15:54

      A serio? Então para que queremos o Steven? Além disso é, na minha opinião, melhor que o Jardel. Para quê ter 4 centrais na lista?

      Eliminar
    7. Anónimo6/9/13 15:55

      Sobre a baliza, experiência?
      Deves estar a gozar, so podes...

      Estas a falar do GR que nunca fez um jogo europeu na vida ou do titular da seleccao do pais dele no final da época passada?

      Eliminar
  2. Anónimo5/9/13 19:55

    Tirado do o Gordo vai a Baliza:


    "É por ter cão e é por não ter cão oh c*...
    - Era tudo um a merda porque o Cardozo ia sair, agora que não saiu é tudo uma merda porque o gajo se portou mal e o Jesus sai fragilizado...
    - Era uma merda ter o Cortez a jogar porque era horrível, agora que sai da Lista da Champions é uma merda na mesma porque se jogou devia estar na lista...
    - Era uma merda vender os melhores activos porque íamos ficar sem equipa e agora que não vendemos é uma merda na mesma porque afinal devíamos ter vendido porque precisamos de dinheiro...
    - O Cardozo era uma merda e agora que não jogava era o maior e devia jogar... Agora que volta a jogar vai voltar a ser uma merda...
    - Era uma merda a vassalagem à Sport TV mas agora que temos tudo na Benfica TV é uma merda porque não vamos receber o mesmo que íamos e mesmo que recebamos é uma merda porque... sei lá... é uma merda!
    - Era uma merda ainda não ter renovado com o Jesus, depois era uma merda ter renovado tarde, depois sabendo que já tinha renovado antes da Taça era uma merda porque não devia ter renovado tão cedo!
    - Era uma merda não ter alguém credível na lateral e agora que temos é uma merda porque se calhar não chega...

    Parecem gajas..."

    Furabardas

    ResponderEliminar
  3. lfv consegue sempre tudo o que quer. lfv consegue manipular os socios e adeptos do benfica de uma maneira mais que gasta mas mesmo assim consegue por todos a durmir sem esses mesmo consigam acordar para a realidade, eu ja confiei em lfv ja tive confiança nele mas apercebi-me que nao passa de um aproveitador barato. para o benfica do nosso clube alguem tem de dizer basta alguem te de tirar lfv do nosso clube antes que seja demasiado tarde. a continuar assim ficamos com menus campeaontos que o porto, passivo e dividas a aumentarem cada vez mais e depois quem ira pagar? corremos o risco de acabar como o alverca? tudo pode aconteçer lfv e imprevissivel. rui costa e inacreditavel como continua a engulir tudo e nao dar um basta neste hipocrita. rui gomes da silva e dos poucos que parecem revoltados. por esse era ele que seria o presidente e benfiquista e bem ou mal e dos poucos que sempre defende o benfica com unhas e dentes enquanto que lfv anda pelo brasil e a tratar de negocios pessoais, e agora mendes a por o nariz nos negocios nao me parece muito bom. alguem que tenha coragem de fazer algo para lfv sair do nosso benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/9/13 21:27

      Caro David,

      Desde já o meu obrigado pelo serviço prestado; continue a falar mal do Presidente do Honroso, Digno e Honesto Benfica e assim será mais um infiltrado a fazer tudo para desviar as atenções dos verdadeiros benfiquistas dos meus actos criminosos de corromper agentes desportivos no activo e dos actos desonestos que tanto trabalho me dão de levar ao colo a nossa associação criminosa mais conhecida pelo Fruta Corrupção do Porto.

      E os ataques ao Rui Costa, aquele simbolo Benfiquista que tudo deu e continua a dar ao clube, sim o mesmo que só saiu para o estrangeiro porque lhe pediram e disseram que essa era a melhor solução para safar o SLB da falência. Para mim foram um mimo que nunca esquecerei; melhor só mesmo atacar o gajo e ao mesmo tempo dar destaque positivo ao Paulinho Santos, sim esse mesmo, que partiu a queixada ao João Pinto.

      Do teu sempre admirador,

      Jorge N. Pinto da Costa
      Fruta Corrupção do Porto uma Associação Criminosa há mais de 30 anos a praticar o Crime.

      P.S: Viagens já sabes é só levantar na Agencia Cosmos, o envelope com os quinhentinhos será entregue em p.m pelo Reinaldo do Alterne; atenção vê o envelope no acto da entrega, pois o gajo tem a mania de ir gastar tudo no jogo.

      Eliminar
  4. Anónimo5/9/13 21:10

    Facto.
    A CS está a induzir a op que é o Fonseca que sugeriu a alteração da data do final do mercado, e não JJ.

    acham normal?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/9/13 21:11

    Ex.mo Sr Furabardas,

    Quando leio os seus comentários aqui na NGB até fico doente; em primeiro lugar porque é um verdadeiro Benfiquista e não uns dos meus habituais filhotes acéfalos que vêem aqui constatemente comentar como de verdadeiros Benfiquistas se tratassem. Pergunto como é possivel.

    Como sabe eu deito-me a pensar Benfica, sonho Benfica e acordo a pensar Benfica; mas hoje em dia tenho um ódio de morte ao Grandissimo,Glorioso e Honrado Benfica; tudo porque quando andava na 4ª classe, eu que era Benfiquista Ferrenho, tentei comprar um colega igualmente Benfiquista para ele me fazer o exame da 4ª classe e ele não só recusou, como me deu uma tareia e me chamou de corruptor e de desonesto e isso não eram os valores de vida de um Benfiquista. Hoje como sabe sou o único presidente de um clube português que foi condenado por corrupção activa de agentes desportivos pela justiça desportiva, na verdade não fui preso e não estou preso, se não acredita vá ao youtube e procure as gravações das escutas do "Apito Dourado" e se continuar a não acreditar, lembro que estamos a falar de justiça em Portugal.

    Desta forma gostaria de o convidar na véspera do próximo post colocado pela NGB a vir a minha casa aqui na Madalena, onde o receberei com todo gosto para beber um cafézinho e a seguir até pode comer aqui mesmo uma frutinha para dormir. Isto se prometer nunca mais vir aqui colocar comentários assertivos e em unica e exclusiva defesa do SLB.

    Se assim for, também lhe garanto no final da época de lhe pagar uma viagem ao Brasil para si e para toda a sua familia, e ainda lhe dou uns "quinhentinhos" para provar uma frutinha para dormir na origem.

    Do Padrinho que tanto o poderá vir a estimar como um dos seus,

    Jorge N. Pinto da Costa
    Fruta Corrupção do Porto há mais de 30 anos a corromper agentes desportivos.

    P.S: Os bilhetes para o Brasil devem ser levantados numa Agência Cosmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/9/13 12:11

      Toma uns viagras que isso passa.

      Furabardas

      Eliminar
    2. Anónimo6/9/13 22:21

      Caro Furabardas,

      Infelizmente nem com Viagra já vou lá. E a minha Nanda anda muito triste desde que o meu Hulk foi para a Rússia; e eu é que devia estar triste. Já sabes se quiseres e alinhares nos meus esquemas de corrupção, a Nandinha também é uma boa fruta, nao achas.

      Jorge N. Pinto da Costa
      Fruta Corrupção do Porto a corromper desde os anos 80

      Eliminar
  6. Não é de hoje, toda a gente sabe que os jornais querem é que o Benfica ganhe, pois isso é sinonimo de vendas extraordinarias, já houve alturas em que quando o Benfica ganhava os jornais esgotavam e tiveram que fazer 2ª edição, mas a maioria nem se lembra disso, foi sempre assim, hoje não é porque quase nunca ganhamos, isso de dizer que a comunicação social é contra o Benfica é uma parvoice, mas que fundamentalmente foi passada como dizes pela direcção, ou seja nós estamo-nos a transformar numa copia dos murcões, nós contra o mundo, é incrivel é como há gente que acredita nisto

    ResponderEliminar
  7. Dantes era o PC o grande exemplo. Agora é o BC. Os outros é que são bons. Dirigentes, jogadores, treinadores...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo6/9/13 10:21

    Terei escrito em chinês?
    As vezes penso que sim, mas depois lembro-me que muitos nem lêem realmente as coisas, limitam-se a procurar o que criticar, tal como os mesmos (e outros) fazem obcessivemente em relação a JJ e Vieira, de forma absurda.

    Limitei-me a explicar o papel da Direcção para acabar com essa obsessão estúpida de muitos que criaram esse desporto obsessivo de ver mal em tudo...

    Mas pelos vistos esqueci-me que também há os outros, os que arranjam desculpas para tudo e nao conseguem ler criticas construtivas e perceber o alcance positivo das mesmas para que as coisas melhorem...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/9/13 11:48

    Meu caro,
    Episódios comos os de Cortez e Maxi que, alguns pedem a cabeça, são às dezenas, por época, e os benfiquistas perdem-se no acessório e esquecem-se do essencial. Qualquer direcção do SLB tem de se preocupar mais com a pressão interna do que com os adversários e outras questões externas, ainda para mais num país futebolístico como o nosso, em que as coisas se processam, muitas vezes, fora do campo. Os benfiquistas, por muito que sejam roubados, a primeira coisa que fazem é olhar p/ dentro, porque o treinador assim e o presidente assado e essa tem sido a grande vitoria do PC, a exigência dos benfiquistas nunca se preocupou demasiado c/ as acções de tal personagem e como ela agradece. O FCP, neste momento tem + 2 pontos e o SLB tem -3, devido a “erros de arbitragem”… Nunca houve, em qualquer campeonato da Europa ou do Mundo, nenhuma hegemonia com três décadas como se passa em Portugal. O FCP, hoje, já não ganha tão à descarada como nos anos 80 e 90, mas continua a ter + 10 / 15 pontos, mesmo antes do campeonato começar, do que em relação aos adversários. Uma coisa é competir contra adversários e alguns inimigos, outra, totalmente diferente, é participar num campeonato de amigos, eles até se gabam disso. Já passei anos e anos de revolta com esta merda toda, sinto nojo porque há um clube que apregoa uma política sem valores de ordem ética ou desportiva e, mesmo assim, é o que ganha c/ isso, dizem que é pela sua infalível estrutura e são vistos como um exemplo, o que não quer dizer que eles não sejam competentes. Mas sinto que os benfiquistas estão numa fase de rendição, já não conseguem mais lutar contra isto, de modo que todos os opinadores do Benfica, entre os quais nos blogs, devem encaixar de uma vez que os n/ inimigos estão fora do Benfica, qualquer arbitro sabe que para ter uma promissora carreira tem de roubar o Benfica. E o que fazemos? Damos-lhe razão…É, muitas vezes, fácil cometerem-se erros dentro da n/ estrutura e andar um pouco à deriva porque, sabemos bem que não basta ter os melhores jogadores, não basta ter o melhor plantel, não basta ter os melhores adeptos e os melhores profissionais, não basta fazer o trabalho bem feito e isso cria uma força de bloqueio terrível a quem gere e trabalha no Benfica. Deixemo-nos de dar armas aos adversários e vamos lutar para que não aconteça o que tem acontecido nestas três jornadas e nestas três décadas. Como diz o poeta, não é o grito dos maus que me preocupa mas sim o silêncio dos bons. Bem-haja.
    Cláudio Domingos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/9/13 22:27

      Sem espinhas. Se todos os Benfiquistas abrirem os olhos e começarem a ver onde está o verdadeiro inimigo e nos unirmos; é o começo do fim dos corruptores de árbitros heróis do FdaP do PC.

      Anti-Fruta

      Eliminar
    2. Nos anos 80 só houve um campeonato desnivelado foi o de 87-88, mas porque cedo o Benfica abdicou do campeonato em prol de uma campanha europeia que o levou à final da taça dos campeões europeus em Estugarda, de resto foram todos campeonatos decididos por poucos pontos, isso sucedeu até ao ano de 1993/1994, a partir dai foi o descalabro para o Benfica com algumas excepções pelo meio nestes ultimos 20 anos.
      Senão não presenciaram ao menos dêem-se ao trabalho de pesquisar na net, em vez de falarem do que não viram e não sabem

      Eliminar
  10. Pedro S.6/9/13 15:48

    "Será que não somos nós, como viram pelo exemplo acima com o Cortez, que "damos tiros nos próprios pés"?"

    GRANDE POST!! PARABENS

    Claro que estamos assim porque no Benfica não existe planeamento desportivo! Não se pode começar uma época a pensar em conquistar a liga dos campeões sem ter o campeonato como primeiro objetivo!!! Falta acima de tudo antecipação inteligente em certos assuntos, falta uma identificação de clube de futebol com adeptos e sócios e não com quem conta com eles só para pagar redpass e meter a Benfica TV! È preciso estar "colado" ao adepto e socio, motivar, ouvir, comunicar, informar e acima de tudo DEFENDER O BENFICA coisa que hoje em dia não se faz...por fim é preciso perceber o minimo de futebol!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo6/9/13 15:55

    Meu caro, na ultima época estivestes até a penúltima jornada a frente do campeonato!!!!Não percebo essa de ter 10/15 pontos de avanço. Ao SLB falta lhe homens de tomates, esquece......

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/9/13 13:14

    Adoro, quando acham que o fcp ganha por causa dos arbitros. Porque assim vamos continuar a ganhar, poi estão focados no aspecto errado. Isso já se passou connosco, em que qualquer fdp de preto era assobiado. _Agora assobiamos é se o fdp de um jogador vê a bola ir pela linha lateral e desista de a conseguir segurar mesmo que seja visivelmente impossivel de o conseguir. Aqui está a diferença. Mas... continuem assim que nós agradecemos. Um abraço a todos.

    Martins

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking