O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Prognósticos

. 7 comentários
Portugal, 23 de Agosto de 2013

O desafio hoje é falar dos prognósticos da carreira da equipa principal do Benfica, para a presente época, e os prognósticos para o discurso do Sr.º Vieira à “nação” benfiquista, mais logo na “Vieira TV”, opps, na Benfica TV.

Quanto a prognósticos para a época da equipa principal, não os costumo tornar públicos embora em cada época que começa tenha as minhas convicções. Convicções que são sempre, “não ganhamos o campeonato”. Só falhei 2 vezes nas últimas 12 épocas, pelo que tenho uma boa percentagem de acertos.

Há 2 anos atrás, quando se trocou Roberto por Artur Moraes, tive o “grato” prazer de falar com Rui Gomes da Silva, por telefone. Um amigo comum achava que RGS podia beneficiar dos meus conhecimentos futebolísticos e pôs-nos em contacto. A páginas tantas, quando lhe disse que o FCP ia voltar a ser campeão, ele ficou incomodado e perguntou porquê. Respondi-lhe como sabem: enquanto os árbitros decidirem a favor do FCP, nas grandes penalidades, nos foras de jogo, nas faltas e faltinhas na dualidade de critérios disciplinares, não podemos ganhar o título.

Ele tentou retorquir falando da boa qualidade da equipa de futebol, do guarda-redes que oferecia garantias (ao contrário do Roberto que – ele não deve saber – hoje é titular no Olimpyakos e vai jogar na Champions), do Aimar, do Bruno César, do Nolito, do Witsel, etc, etc. Eu disse-lhe que no fim falávamos. Obviamente que não lhe voltei a devolver a chamada porque teria de lhe chamar “burro”, e não fica bem chamarmos “burros” aos dirigentes do Benfica ou pessoas que fazem parte da “entourage” de quem decide.

FCP que vai voltar a ser campeão este ano. Razões? Nos últimos 20 anos fomos 3 vezes campeões nacionais, sem nunca perdemos o 1º jogo (1 vitória e 2 empates). Ontem dizia-me um amigo jornalista do JOGO, adepto do SCP e durante anos editor (!?!) das notícias do Benfica que já tínhamos sido campeões com derrota no 1º jogo. Sim, admito que sim, mas antes da arbitragem ser absorvida pela Liga de Clubes no Porto, quando os erros não eram tão graves e descarados como são de há uns anos para cá, em particular desde que Fernando Gomes saiu da SAD do FCP para a Liga e depois para a FPF. Calou-se.

É virtualmente impossível ganhar o título ao FCP e a arbitragem de João Capela em Setúbal mais o tratamento mediático que desta vez não teve, ao contrário do jogo Benfica-SCP, provam que o FCP tem uma máquina instalada no futebol que não dá grandes hipóteses. Excepto se pudéssemos fazer 90% de pontos garantidos e mesmo assim, o FCP poderia bater o recorde de Villas-Boas com 93%. Ora nós só por 2 vezes na nossa centenária história fizemos mais de 90% de pontos, uma na década de 60, outra na década de 70 do século passado. Hoje as equipas são mais profissionalizadas, têm mais meios, são mais competentes. E mais difíceis de bater.

Portanto para podermos ser campeões era necessário que a arbitragem fosse correcta para todos os clubes, diminuindo a pontuação obtida pelo FCP e aumentando a do Benfica, não com erros contra FCP e a favor de Benfica, mas sim aplicando as leis de jogo de forma igual. Como podemos aceitar, impávidos e serenos, que no jogo Benfica – S. Paulo, Matic com um ligeiro encosto da mão nas costas de um adversário, seja punido com 1 falta, e depois não concordando pontapeou a bola e levou cartão amarelo, e no ultimo jogo com o Marítimo, ao mn 32 Gaitán tenha sido agarrado pela camisola quando se ia isolar (situação de golo eminente, só com guarda redes pela frente) e o árbitro da final da Taça, o tenha mandado levantar? Porquê? Claro, estava 0-0 e a falta era para cartão vermelho directo e um livre perigoso!

Perante esta dualidade de critérios, tacitamente aceites pelo “faz-que-é-presidente” e pelos que “fazem-que-gostam-do-Benfica”, como é possível ser campeão?


Quanto aos prognósticos para o discurso do embuste mais aplaudido da história do Benfica, aposto num discurso voltado para a “união”, “o longo caminho percorrido”, a “credibilidade reconquistada”, as “dificuldades que ainda temos de vencer”, “nada está perdido no campeonato”, talvez com uma nota sobre a mais recente contratação e o “estamos a trabalhar para o futuro do clube/SAD”, mas óbviamente que não iremos ouvir nada sobre a contratação de Fariña por 3,5 milhões e cedência imediata para o Banyias do Dubai, não iremos ouvir nada sobre as perdas no negócio Pizzi, Roberto e empréstimo ao Espanyol, não iremos ouvir nada sobre o volume de dinheiro gasto em contratações que são emprestadas ou não preenchem os lugares que estávamos carenciados. Se calhar iremos ouvir alguns remoques sobre a alegada manifestação prevista para dia 25, por uns idiotas do facebook, dos tais que se vangloriam por terem conseguido tirar Vale e Azevedo do Benfica mas que agora não sabem como tirar do Clube/SAD, o embuste que faz fortuna a partir do zero e tem o Clube em situação de falência técnica por mais de 84 milhões de euros. Talvez a democracia no Benfica tenha terminado com Vale e Azevedo. Quanto ao discurso, logo mais se verá se estou certo ou errado...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. bem hoje o grande presidente lfv vai dar uma entrevista que ira ser mais do mesmo ou seja mais poeirada para os olhos dos socios e adeptos nao tenho duvidas, uma entrevista que lfv andou a estudar a semana toda ate parece que ele nao sabe o que lhe vao perguntar, todos sabemos que lfv ira responder as perguntas que ele mesmo fez. este traidor do lfv 11 anos e ainda e preciso mais,

    ResponderEliminar
  2. Águia Preocupada23/8/13 20:52

    Tanta expectativa para quê?! Vai ser mais do mesmo. A elevação individual a rei ou deus não tivesse a criatura um ego maior que o clube!
    Uma entrevista? Diria antes uma encenação. As perguntas e as respostas há muito foram estudades e quem sabe não terá havido um ensaio!?... Se em canais particulares é assim, como não haveria de ser com a estação do clube?
    Não vou ouvir a conversa - não tenho o canal -, mas mesmo que tivesse, não perderia tempo. Porque já sei antecipadamente o que vai dizer e porque já não posso ver a criatura nem ouvi-la! Neste aspecto, está ao nível do corrupto de contumil a quem há muito não consigo ouvir nem ver!
    Mas posso apostar em como ele vai falar da herança do Vale e Azevedo, vai atirar de novo com as pedras da calçada e vai apelidar de novo os que não pensam como ele quer, de abutres e oportunistas!
    Tudo inovações no discurso, como se poderá assistir daqui a minutos...

    ResponderEliminar
  3. mais logo na “Vieira TV”, opps, na Benfica TV.
    lá está Viera TV?
    ainda tás com essa? nao fizeram perguntas de tudo
    pois...

    ResponderEliminar
  4. A tragédia esta aí: a incapacidade (cegueira) dos actuais dirigentes, dos antigos dirigentes, dos candidatos a dirigentes, dos futuros candidatos, dos vips e gente boa que se passeia pelos corredores do Benfica, de toda essa gente que se julga sapiente, a incapacidade - dizia - deles todos em admitir a realidade que tu deixas no terceiro parágrafo, e seguintes. É claro como a água.
    Como também é claro que ninguém goste de passar por incompetente - um indivíduo que se sabe incapaz de solucionar um determinado problema nunca admitirá que esse problema exista. Ou seja, nunca ninguém com responsabilidades vai admitir esse verdade. Mas o nosso papel é chover no molhado, até que eles tenham vergonha e reajam.

    ResponderEliminar
  5. "mas óbviamente que não iremos ouvir nada sobre a contratação de Fariña por 3,5 milhões e cedência imediata para o Banyias do Dubai, não iremos ouvir nada sobre as perdas no negócio Pizzi, Roberto e empréstimo ao Espanyol, não iremos ouvir nada sobre o volume de dinheiro gasto em contratações que são emprestadas ou não preenchem os lugares que estávamos carenciados. Se calhar iremos ouvir alguns remoques sobre a alegada manifestação prevista para dia 25, por uns idiotas do facebook, dos tais que se vangloriam por terem conseguido tirar Vale e Azevedo do Benfica mas que agora não sabem como tirar do Clube/SAD, o embuste que faz fortuna a partir do zero e tem o Clube em situação de falência técnica por mais de 84 milhões de euros. "

    e o NGB falha em toda a linha again...
    pior que o Benfica no final da época passada
    e por aí vai

    ResponderEliminar
  6. Tens razão em muitas coisas que dizes, aliás mais ou menos toda a gente fala nelas, agora dizeres que o Benfica não ganha por causa dos arbitros, esquece-se lá isso, um ano ou outro até é verdade, agora em 20 anos só ganhamos 2 campeonatos por causa dos arbitros? essa retorica é uma copia fiel dos vizinhos da 2ª circular, esses até de luto já andaram, mas depois em 2001/02 foram campeões com quase 20 penalties, na maior parte dos anos não fomos porque simplesmente somos incompetentes, noutros anos simplesmente não tinhamos equipas para ser campeões, temos medo de jogar contra o Porto seja em casa ou fora e não temos estofo de campeão, antes destes 20 anos, os dois ultimos titulos jamais os perdias tendo aquela vantagem pontual, fizessem os arbitros aquilo que fizessem, e já te disse que nos anos 80 e principios de 90, a arbitragem era muito mas muito pior, aconteceram coisas surreais, que hoje em dia jamais se passam, o Benfica equipa não lhes dava hipotese disso, foi a primeira vez que vi o Benfica perder campeonatos com tão grande vantagem pontual, mostra mais que tudo que não temos estofo de campeão nem uma direcção que seja o suporte da equipa do Benfica, actualmente e de há muitos anos para cá institucionalizou-se a psicose Porto e Pinto da Costa no Benfica, e enquanto as pessoas não conseguirem ser superiores a isso, o Benfica andará muito mais tempo desta forma.
    Enquanto te precoupares com arbitros, comunicação social, FPF, Liga, etc e não reconheceres que tens que fazer mais para ganhar, não vamos a lado nenhum no Benfica, olha e olhemos priomeiro para dentro da nossa casa, e perceber o que está mal e o que se pode fazer para melhorar e depois disso então veremos se factores externos ao Benfica influenciam alguma coisa, e ai sim, se notarmos que tentam influenciar não é influenciar, ai sim agimos, mas antes temos que ser proactivos, não nos colocarmos a jeito

    ResponderEliminar
  7. Quanto à entrevista, é apenas mais um pequeno comicio com perguntas feitas de encomenda por antecipação, pois ninguem ousará coplocar questões pertinentes e complicadas ao seu patrão, nada fora do comum, mais um rato parido pela montanha, para ser uma coisa gira é colocarem o Pedro Guerra a entrevistar o dono, mais aquele especialista em direito que por lá anda

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking