CARTA ABERTA AO PRESIDENTE
Ser presidente do Benfica, é uma
tarefa nada fácil.
Digo isto não porque as condições
do escritório serem aquém do que seria desejável, ou por termos poucos adeptos
que nos motivem a vencer e nos permitam ter um dos maiores mercados nacionais e
até internacionais para explorar, mas sim porque parece cada vez mais complicado separar os
interesses pessoais dos do clube, ou se preferirem, face ás modernices, ás
Sociedades Anónimas Desportivas.
Hoje parece ser difícil não
misturar as oportunidades de negócio para a vida pessoal profissional e
escondê-las em pseudo-projetos desportivos, criando auras de inovação e de virtuosismo
que movem as massas. E mais difícil ainda parece ser interromper este vício, e
conseguir reconhecer quando é chegada a hora de dizer basta!
Difícil igualmente parece ser
conseguir reunir uma lista de pessoas válidas, profissionais, honradas e que
estejam sempre presentes para ajudar, e sobretudo, representado a mais valia de
sentir o clube. Já que é difícil ser Presidente, quando nos afastamos dos
ideias iniciais, são eles ( a restante estrutura) que nos deve puxar á razão, e
colocar-nos novamente nos carris da competência.
Venho por isso dizer que já
chega. Já chega de casos, de erros, e a melhor analogia que poderei arranjar, é
aquelas senhoras que usam corretores para esconder as olheiras, e que após 10
aplicações anda não perceberam que já não conseguem disfarçar as cicatrizes do
tempo. Aqui o truque é saber envelhecer, e reconhecer as limitações que temos. Já
não há corretor que funcione para disfarçar as cicatrizes que hoje estão á
mostra no nosso clube.
Não haveria necessidade de falar
em algumas (cicatrizes), mas não consigo conter-me. Aliás, sinto-me na
obrigação de referir alguns "casos", "caso" contrário
pareço que poderei estar a ser condescendente com toda esta situação, quando é
precisamente o contrário que me impele. E não irei puxar de toda a
"enciclopédia" de afirmações, de desculpas, de erros. Vou ficar
apenas pelos mais recentes, para bem de toda a nossa sanidade mental.
Toda uma relação entre Benfica e
Atlético de Madrid que levanta todo um mundo de questões, desde os alegados
interesses pessoais do presidente do Benfica na construção de estádios em
Espanha e empreendimentos no Brasil aos quais se junta este esquema de
verdadeiro artista nas transferência de Roberto. Todo um "rol" de
negócios com o Atlético Madrid, desde contratações, empréstimos, Reyes, Simão,
Roberto, Sálvio, Pizzi, Sílvio, etc. A construção do novo estádio do Atlético
de Madrid, no «La Peineta», deixando de jogar no mítico Vicente Caldéron. A
mudança de estádio, permitiu pôr em andamento a operação urbanística denominada
Vicente Caldéron-Mahou, junto ao Rio Manzanares. Ora, é sabido que Luís Filipe
Vieira tem vários negócios na área da construção e do imobiliário (detém o
Grupo Inland). Agora, com a janela de oportunidades criada com o novo estádio
do Atlético de Madrid, e, acima de tudo com a oportunidade duma parceria
simpática com Enrique Cerezo, que lhe possibilita que as empresas do Grupo
Inland e/ou Absolo entrem na corrida para obterem parte das obras nos 175.000m2
a construir no parque urbanístico Vicente Caldéron-Mahou, ganham outros
contornos, óbvios, em toda esta novela.
Todas as promessas de um clube
imparável, que caso não tivesse 300 mil sócios se demitiria... caso não se
lembre dessa afirmação, aqui fica o "refresh" mental : declaração deLFV . Toda uma aventura, ou até se preferirem, uma demanda "Don Quixotesca", recheada de basófia, moinhos de vento mascarados de gigantes, esses sim, os grandes inimigos do nosso clube. Apontando agulhas contra inimigos "popularuchos", criando a impressão que iríamos deitar abaixo o sistema. Ou então outras frases MÍTICAS como:
"Acabou o descarregamento de jogadores" LFV 23
Fev 2008
"Vamos continuar a surpreender
muita gente com alguns resultados que muita gente não espera", LFV 23 Fev 2008
"Ninguém terá tanto sucesso em
Portugal como o Benfica" – LFV em 28-02-07
"Depois do Verão, seremos o maior
clube do mundo" – LFV em 29-04-2006
"Vamos arrasar pela Europa fora"
– LFV em 17-04-05
"Vocês já me conhecem um pouco,
não sou homem de protagonismo. Sou um homem discreto" Entrevista a O JOGO
18/10/2003
"Nos próximos três anos
resolveremos todos os problemas do Benfica. Não faço promessas aos sócios. Dentro
de 3 anos o Benfica será o maior do mundo" – 19-04-2003
"O Benfica será mais forte que o
Real Madrid" 19-04-2003 Entrevista a O JOGO
"Muito em breve seremos
demolidores. O projecto do Benfica está a assustar muita gente" – LFV em 2006.
"Temos a coluna vertebral do
futuro campeão europeu. Queremos só fazer alguns reajustamentos, sabendo que
temos um grande técnico (Jesualdo Ferreira)" (28 de Abril de 2002)
"Não faço mais comentários, a não
ser que o Major é um homem sério!" (20 de Abril de 2004, quando surgiram as
primeiras notícias do caso «Apito Dourado»)
"A dívida do Benfica não assusta
ninguém, deixem chegar o Benfica a 2011 e verão que o Benfica será um colosso
europeu, para não dizer mundial" (21 de Setembro de 2006, em entrevista à RTP)
"Sabemos que estamos a construir
a equipa mais forte dos últimos dez anos do Benfica. Temos grandes ambições e o
nosso técnico deve estar muito feliz com o plantel que tem. Qualquer treinador
do Mundo gostaria de ser treinador do Benfica com este plantel", (26 de Julho
de 2007, depois de Fernando Santos ter dito que perder Simão seria um pesadelo)
Não posso deixar de referir todos estes protocolos
com os clubes estrangeiros, Gregos e Sérvios, etc. Em que é que vão beneficiar o
Benfica? O que estamos a retirar de positivo destas ligações?
E o caso Cardoso, como se tivesse sido gerido por uma criança de 10 anos, onde se cria a obrigação de uma pseudo-entrevista a pedir desculpas com DOIS MESES E MEIO de atraso, depois de ver que já tinhamos perdido toda a vantagem negocial com possíveis interessados?
E Oblak Presidente? Lembra-se dele? Sabe ao menos quem é? Ou é para ver se somos nós que nos esquecemos dele?
E que estrutura é esta que temos na equipa B? Falava-se em tempos que tinham acabado os contentores para o lado da luz... pelos vistos o contentor não passou na alfândega, e tivemos de voltar a ficar com ele? E agora, reforça-se com os "proscritos" da equipa A (Carlos martins, Djaló, luisinho, etc...)
Já para não falar da altura em que altera os estatutos do clube para impedir que certas pessoas concorressem contra si...
E o apoio a alguém como Fernando Gomes... Perdemos alguma aposta para termos de o apoiar?
Um Rui Costa guardado na prateleira, que é atirado aos sócios sempre que há exaltações ou pedidos de explicações...
E para mim a última, onde parecendo temer uma escorregadela na Madeira, Não está presente (doença?) e decidiu adiar a viagem de um prodígio chamado Funes Mori, para ser apresentado na segunda-feira seguinte, para assim tentar apaziguar os ânimos com este caramelo, tendo este já um discurso preparado com recados para o "inimigo" FCP. Nem um Kelvin faria melhor...
Em suma, Podia ficar a escrever aqui mil páginas só com exemplos de... maus exemplos. Demasiados esquemas, mentiras, decepções, erros...
E o caso Cardoso, como se tivesse sido gerido por uma criança de 10 anos, onde se cria a obrigação de uma pseudo-entrevista a pedir desculpas com DOIS MESES E MEIO de atraso, depois de ver que já tinhamos perdido toda a vantagem negocial com possíveis interessados?
E Oblak Presidente? Lembra-se dele? Sabe ao menos quem é? Ou é para ver se somos nós que nos esquecemos dele?
E que estrutura é esta que temos na equipa B? Falava-se em tempos que tinham acabado os contentores para o lado da luz... pelos vistos o contentor não passou na alfândega, e tivemos de voltar a ficar com ele? E agora, reforça-se com os "proscritos" da equipa A (Carlos martins, Djaló, luisinho, etc...)
Já para não falar da altura em que altera os estatutos do clube para impedir que certas pessoas concorressem contra si...
E o apoio a alguém como Fernando Gomes... Perdemos alguma aposta para termos de o apoiar?
Um Rui Costa guardado na prateleira, que é atirado aos sócios sempre que há exaltações ou pedidos de explicações...
E para mim a última, onde parecendo temer uma escorregadela na Madeira, Não está presente (doença?) e decidiu adiar a viagem de um prodígio chamado Funes Mori, para ser apresentado na segunda-feira seguinte, para assim tentar apaziguar os ânimos com este caramelo, tendo este já um discurso preparado com recados para o "inimigo" FCP. Nem um Kelvin faria melhor...
Em suma, Podia ficar a escrever aqui mil páginas só com exemplos de... maus exemplos. Demasiados esquemas, mentiras, decepções, erros...
No entanto reconheço que foi importante em vários pontos: A construção do novo estádio, a criação do fundo de jogadores, que sem dinheiro tem permitido ao Benfica "reforçar" o plantel, e para mim a principal iniciativa: a Benfica TV. Por isto, não será esquecida a sua passagem...
Por isso, peço-lhe que honre o mote com que impulsionou uma das suas corridas eleitorais, em que o Benfica está primeiro. E assim sendo, se já viu que já não se consegue mais manter com este estatuto de homem cumpridor, acima de qualquer suspeita e acima de tudo, competente, dê lugar a quem possa desempenhar essa função. E atenção, não é despedindo um treinador já fragilizado que vai mostrar que agora está no caminho certo. Já tivemos o nosso Fernando Santos, não precisamos de outro!
É preciso alguém que tenha um modelo de gestão para o clube, um processo sustentável, em que nunca um homem com as competências de JJ poderá mandar no projeto do Futebol, limitando-se a treinar. Mas para o treinador, terei também uma carta, em breve.
Senhor Presidente, largue o corretor das olheiras, já todos vimos que não funciona...
Sintam a Mística, Carrega Benfica
Rolo Compressor, não me leves a mal e não me interpretes mal mas caralho já chega de escrever este tipo de textos!! Nunca haverá uma resposta do presidente nem nunca alguem ligado ao presidente vem a terreiro falar seja o que for enquanto o barco anda em "aguas turbulentas" e onde é tudo posto em causa! Os mercenarios so aparecem quando há algo em seu proveito!! É preciso é luta' é preciso agir fazer barulho com manifestaçoes pedir uma assembleia com assinaturas suficiente!
ResponderEliminarCaro amigo pedir uma assembleia que tenha o mesmo valor da anterior em que tendo sido chumbado o RC, no pasou nada, porque neste momento nos socios SLB apenas servimos para entrar com o dinheiro. O sr. Vieira passa as assembleias rodeado de segurancas de volta do tlm ignorando por completo os socios, neste momento e com a alteracao dos estatutos que os Benfiquistas viabilizaram, sera' muito dificil haver um candidato a' altura daquilo que o BENFICA merece.
EliminarAgora concordo que tem que haver uma assembleia em que o ainda presidente explique tudo aquilo que os socios queiram saber, negocios Roberto, Farina, Pizzi, o porque deste entra e sai de jogadores, apoio a Fernando Gomes para a federacao, o aumento assustador do nosso passivo e em ultimo caso destituir-se a direcao e convocar-se eleicoes antecipadas.
O que me preocupa neste momento e' tudo aquilo que se passa e nos nao temos conhecimento, negociatas, acordos que nos penalizem, e acima de tudo as percentagens de accoes que possuem Vieira e Joaquim oliveira na sad.
Quando estamos na merda lá vem uma duzia de moscas darem palpites sobre tudo e todos.
ResponderEliminarPORRA o Benfica não precisa de "notaveis".
O Benfica precisa é de verdadeiros profissionais que criem resultados.
É fundamental substituir o treinador e criar uma verdadeira equipa/estrutura á volta do futebol.
Rui Vitória??????
Fernando Santos??????
Jaime Pacheco??????
X de Xutos
André Nuno
Caros amigos Benfiquistas: se a curto prazo não forem feitas as alterações que no momento se exige como:demissão de JJ com justa causa e renúncia de LFV por incomprimento do programa eleitoral e má gestão como casos noticiados na comunicação social e não desmentidos.Só vejo um motivo para a não saída do Presidente,serão os valores financeiros em que ele será credor do Benfica.Caso JJ seja demitido com direito a verbas inscritas no seu contrato de trabalho,os valores das mesmas serem pagas do bolso de LFV.
ResponderEliminarOra, nem mais! A porcaria foi feita por ele à revelia de quase todos... E se ele já ganhou milhões só pelo facto de ser presidente do Benfica, pois então despeça o JJ mas pague do seu bolso a indemnização. E de seguida saia pelo seu pé... Kadaffi e Sadam também tinham as máquinas bem montadas e todos vimos o que lhe aconteceu!
Eliminar"Assim que se deu a renovação de Jorge Jesus, o "circo" foi montado e parece que ninguém tem medo de dizer barbaridades. É a palhaçada do costume. Mas palhaçada, palhaçada, é haver Benfiquistas a embarcarem nessa campanha.
ResponderEliminarA época começou tal como acabou a anterior, com a mesma Xistralhada do costume. Tão costumeira que já é banal, como diria o José Mota. Nem era preciso criar um "caos"artificial, pois as probabilidades de vitória dos corruptos no campeonato já sáo largamente favoráveis à partida. Isto só pode ser para dar mais folga para a Champions.
Enquanto os benfiquistas não se unirem à volta dos jogadores, treinadores e presidentes do Benfica, sejam eles que forem, será sempre mais fácil para outros vencerem. Primeiro devem respeitar a vontade dos sócios nas urnas. Depois respeitar e dar todas as condições para que o treinador e jogadores que estão em funções trabalhem motivados e determinados. E se todos trabalharem muito bem e forem muito bons, pode ser que equiparem as odds... (de qualquer forma lembram-se como se alteraram as odds no ano passado, logo que se soube quem seria o árbitro do fcp-Benfica?)
Hugo Valadares"
Apoiem e deixem-se de merdas.
Furabardas
Sou igualmente de opinião de que com a epoca em curso não se deve mudar o treinador, a não ser que se de a epoca por perdida ou o plantel não apoie o treinador.
ResponderEliminarOs problemas do Benfica não é o treinador, é a ausencia de uma estrutura, de um director desportivo e de um bom gestor de comunicação. Com isso corrigido qualquer treinador tem a possibilidade de ganhar.
Estamos a pregar para o deserto ? Não podemos, a voz de quem quer ajudar o Benfica tem de chegar a direcção e tem de ajudar a corrigir os problemas.
QUANTOS DE NOS TERIAM CAPACIDADES DE MONTAR O IMPERIO QUE LUIZ FELIPE VIERA MONTOU?0000,1 ....MAS LOGO POR AZAR AQUELES QUE RODEIAM LUIZ F. VIEIRA NAO FAZEM PARTE DESSA MINORIA..AZARRR ELE TEM O TOQE DE MIDAS MAS O RESTO DOS OTROS NAO PASSAM DE FUNCIONARIOS.UM HOMEM ASSIM NASCE EM 5 MILHOES E DAQELES QE SAO RETRATADOS COMO FENONEMOS DA ECONOMIA TENHO TOTAL CERTEZA QE ASSIM SEJA.MAS MEUS AMIGOS ..MAS MEUS AMIGOS JJ RUIS COSTAS E COMPANHIA NAO FAZEM PARTE DESSA ELITE SAO TIPOS NORMAIS QE NAO PASSAM DISSO E NEM POR SOMBRAS TENTAM INTERFERIR EM NADA,AS MIGALHAS XEGAMM-LHES..LUIZ NAO MARCA GOLOS PORQE EU PENSO SE ELE TIVESSE SIDO FUTEBOLISTA TERIA SIDO UM DOS MELHORES.LUIZ TA SITIO CERTO O RESTO ...E QE TEM QE GANHAR JOGOS SE NAO CONSEGUEM SAO COMO EU UM TIPO NORMAL QE GOSTAVA DE ESTAR NESSES 0,10000 QE SAO MUITO BONS NAQILO QE FAZEM.RERED-ANDALUZ..SLB ASTE LA MUERTE.
ResponderEliminarO pior de tudo é ter descaracterizado o clube. O Benfica, clube com as origens mais humildes em Portugal, é hoje apelidado de arrogante. Antigamente eramos os maiores do mundo porque provavamos dentro de campo, hoje em dia somos os maiores do mundo antes de entrar dentro dele.
ResponderEliminarAntigamente quem mandavam eram os sócios, hoje LFV gere o Benfica como se de uma empresa dele se tratasse.
Temos 500 pessoas por assembleia e achamos normal.
Apagamos as luzes e ligamos a rega ao nosso rival e achamos normal. Copiamos tudo o que de mau se faz no Norte em vez de respondermos dentro de campo.
Os clubes portugueses sempre que tiveram sucesso na Europa foi com grande maioria do 11 português, o Benfica insiste em não apostar nos Portugueses.
Compramos por atacado, negócios obscuros, apoiamos corruptos.
O Benfica clube do povo, humilde, leal, honesto já não é o que era.
Depois aparecem-me estas andorinhas a dizer para apoiar, como se nós não apoiassemos. Sou sócio, tenho cativo, sou sócio das modalidades e tenho Benfica TV. Chega o apoio? Vou a quase todos os jogios em casa e aa uma grande maioria fora. E isto tudo sem me identificar minimamente com a pessoa que lidera o clube. Nunca votei nele! Nem nunca hei-de votar... não é benfiquista nem consegue perceber o que é ser benfiquista.
As arbitragens prejudicam-nos é verdade mas o que é que nós fazemos para as contrariar? Apoiamos o Fernando Gomes? Falamos de arbitragens quando achamos que o campeonato está ganho? Deixamos o sorteio da Liga calhar 3 vezes seguidas Porto fora nas ultimas jornadas sem sequer questionar (internamente)o sistema?
Foi o Proença que meteu o Roderick a trinco? Foi o Jorge Sousa que contratou o Cortez, Emerson, Luisinho e adaptou o Melga?
Os padrões de comparação não podem ser o Vale e Azevedo os padrões têm de ser a altura em que ganhavamos.
O Benfica voltará a ser gigante quando o devolverem aos sócios. Volatermos a ter 60 mil nas bancadas constantemente, voltaremos a ganhar regularmente, até lá não passaremos de uma empresa que vive do dinheiro dos sócios e serve de entreposto de jogadores....
Manuel Mac-Bride
Subscrevo inteiramente a sua opinião Mac- Bride, até diria mais, hoje em dia não passamos de um clubezeco com o Glorioso emblema, mas vaidoso, patético e com a mania que é o melhor da galáxia interplanetária. E infelizmente vai demorar bastante tempo a mudar as fracas consciências da maioria dos benfiquistas, mas a pouco e pouco veremos a luz ao fundo do túnel...mas os portugueses (na generalidade benfiquistas) olham para o poder com muito respeitinho e veneração...e quando virem que este é um papão ao lado de JVA...apesar de detestar o JVA, esse pelo menos não traficava pó nos pneus, não era sócio dos rivais e não fugia a debates, penso eu de que...
ResponderEliminarRG
Concordo com quase tudo mas Esa da construçao do novo estadio eu nunca (e acho que sou um dos poucos) NUNCA, vou engolir, so pode estar satisfeito com este estadio quem nao conheceu o anterior, que com uma remodelaçao a altura seria hoje um dos melhores estadios da Europa. Eu pergunto, como foram capazes de deitar abaixo um estadio construido com o sacrificio de tantos benfiquistas’, ese estadio foi levantado com grande sacrificio dos socios que ajudaram com o que tinham, os socios levaram sacos de cimento, areia, etc e o que podiam para levantar ese grande estadio, era um dos verdadeiros simbolos do Benfica mas até isso nos tiraram.
ResponderEliminarTenho a certeza que este novo estadio so foi construido com a desculpa do Euro para alguem (quem seria??) encher o bolsos. Qual foi mesmo a empresa que o construiu?
É perguntar aos adeptos do Real Madrid ou do Baecelona o que acham de deitar abaixo Bernabeu e Camp Nou para construir um estadio mais moderno e mais pequeno. Sabem cuantos anos têm estes estadios? Nao servem? O bernabeu com tantos anos tem escadas rolantes e nao foi preciso deitalo a baxo o nosso tao novo e nem isso tem…
A benfica TV é mais uma forma de utilizar o dinheiro dos benfiquistas para fazer lavagem cerebral aos orgulhosos 83% e fazer propaganda ao líder, a BenficaTV tal como está, é a maior Vergonha do Benfica actual. Ja viram alguma vez um canal do Chavez da Venezuela ou de Cuba? É a coisa mais parecida à BenficaTV, uma vergonha criada por este ditador que esta a saquear o clube.
Este artista cuando se souber a verdade vao todos descubrir que o Vale e Azevedo ao seu lado era um simples aprendiz.
Este bom Post do Rolo compressor so mostra um 10% das trafulhices deste artista e mesmo assim há quem o defenda, ainda sao precisas mais provas? É que nem com as provas à frente dos olhos… ao que isto chegou
ps benfiquistas em geral deviam-se unir e correr com lfv.o que mais sera preciso para acordarem? ja nao chega 12 anos mediocres? lfv salvou o benfica? e as dividas e passivo que nao param de aumentar?lfv salvou-se a ele proprio estando no topo dos mais ricos ele no alverca nao era nada, agora ta milionarissimo a custa do nosso benfica. sera que ainda nao perceberam que o porto adora lfv? sim porque com lfv o porto ganhou titulos campeonatos a carrada. lfv nao mete qualquer medo a pcosta afinal de contas eles os dois nos tempos do alverca pareciam um casal mas isso nao e bom de lembrar pois para apoiantes de lfv isso nao importa, ja veiga era um diabo mas esse fez mais em 2 anos que lfv em 12. alguem que tira este treidor do viera do benfica antes que seja tarde. tou muito desiludido com rui costa engole tudo.
ResponderEliminar