O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O peso de ser BENFIQUISTA

. 12 comentários

CARTA ABERTA DE UM BENFIQUISTA


Ser Benfiquista é hoje, uma tarefa nada, nada fácil.

Digo isto não por não ser um clube cativante, ou tão pouco pelas escassas vitórias nas últimas décadas tem premiado os seus adeptos. Hoje ser Benfiquista... aliás, vou repetir para vincar melhor a minha ideia... hoje ser BENFIQUISTA com todas as letras e em maiúsculas, implica criticar mais e colocar o dedo na ferida do que entrar a bordo do comboio "Benfiquismo" ou "Benfiquinha", onde não nos atrevemos a falar mal dos nossos meninos, nem tão pouco pronunciar a palavra "porto" ou usar o "azul" na roupa do dia a dia. O adepto Benfiquinha é aquele que acha que já ultrapassámos o Real Madrid como colosso europeu, é aquele que cospe no chão sempre que ouve falar em Pinto da Costa, é aquele que ainda diz que os jogadores que estão no Benfica são os melhores do mundo, mesmo que o "mundo" não os veja assim, e que é apenas por capricho dos "antis" que não ganhamos tudo em todo o lado.

Eu sou BENFIQUISTA, como alguns ainda o são. Conheço alguns BENFIQUISTAS, partilho a escrita neste blog com BENFIQUISTAS, e gosto de ver futebol e discutir o mesmo com BENFIQUISTAS. E como tal, a minha definição de adepto, cria-me esta sensação agridoce, como que um vazio na minha alma, pois sou obrigado a falar de coisas menos positivas no clube que amo, sou obrigado a mostrar coisas que gostava que não existissem, sinto-me na obrigação de desmascarar tantos "lobies" e "conluios" quantos conseguir desmascarar.

Alguém que seja pai, irmão, ou simplesmente amigo de alguém, sabe que por vezes, para ajudar a crescer, temos de corrigir certos comportamentos, ou falar sem meiguices, para que quem queremos ajudar leve com as palavras duras, sem rodeios e certeiras, que magoem agora, mas que sirvam para abrir os olhos e para que ajudem a crescer. Sabem igualmente que depois de "malharmos" forte e feio nessas pessoas, existe aquela sensação de dor e peso no nosso coração, pois sabemos que apesar de ser no melhor interesse dessas pessoas termos dito o que dissemos, sabemos que os magoámos, e lhes estamos a criar desconforto e a chocá-los com a dura realidade. 

Eu, de há uns tempos para cá, não consigo tirar esse peso do meu coração... o BENFIQUISTA que habita o meu ser, tem tanto para dizer, para desmascarar, tem sido umas atrás das outras, tantas que já mal conheço o sentimento da leveza da catedral, restando apenas o peso do inferno da Luz. 

Esta Época, e já o disse aqui, estou de sobrolho franzido, muito pessimista, com o medo que esta seja das piores épocas da história recente do Benfica. Por tudo, não apenas porque JJ é assim e assado, não apenas por tudo o que já aqui foi dito, e que o REDMOON muito bem referiu no seu post anterior. É que é demais, são demais os casos, os fogos, a inércia, a incompetência, as mentiras... tudo sinónimos que não posso nem quero reconhecer no meu Benfica. 

Estamos a chegar a um ponto, onde ser BENFIQUISTA é combater o regime instalado, não só a norte, mas sobretudo na segunda circular, bem dentro das nossas paredes. Por detrás dos "posters" que cobrem as paredes do nosso estádio, escondem-se figuras mesquinhas e viciadas nos seus próprios interesses e agendas. Por detrás das camisolas vendidas que orgulhosamente envergam o nosso emblema, estão já carimbadas contas bancárias e sacos azuis para poder responder a "acordos" feitos nas catacumbas e nas salas escuras dos nossos escritórios.

O verdadeiro BENFIQUISTA, irá até ao FIM! Semana após semana, todos os sinais que recebo do nosso benfica, quase que me fazem querer parar de escrever, parar de ler notícias... não vale a pena estar a cansar-me mais com isto...  Mas depois, como que chama imensa, das profundezas do meu ser, vem um fogo que liga a ignição e o meu fervor BENFIQUISTA, e não posso conter-me. Como diz Toni, os grandes campeões caem, como todos os outros. Mas é a força com que se levantam que os distingue, e os faz vencedores. O meu, o teu, o NOSSO BENFICA caiu... provavelmente daquelas quedas que serviria para partir todos os ossos, mas enquanto houver BENFIQUISTAS, vamos continuar a levantar, e com todas as forças, para que consigamos elevar bem alto o nosso estandarte! 

Ontem, vi uma equipa que já não se sente minimamente ligada ao seu treinador. A separação entre estas duas metades é clara e inequívoca, só quem não viu o estado anímico dos nossos atletas e o ar resignado de JJ continuará a "dourar" a pílula. Temos um presidente que está já separado de grande parte da Administração da SAD, ditando as leis neste clube ao nível do maior Despotismo já visto. Os negócios ganham um carácter cada vez mais individual, sejam as compras e vendas e empréstimos, sejam os "protocolos" com clubes que são pertences a agentes que colocam 4 ou 5 jogadores na luz.

Está na hora de agir, está na hora de dizer basta. Tem de haver uma mudança de rumo, de política, no fundo, de todo um modelo de gestão. E não é com as mesmas caras que vamos obter esta mudança! Eu quero deixar de ter o coração pesado, semana após semana. Está na hora de ser BENFIQUISTA, mais do que nunca!

Sintam a Mística, Carrega Benfica!


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. identifico-me tanto com aquilo que escreves-te. metade daquela estrutura rua sff e o treinador estou farto daquela conversa do que "se n fosse ele", o homem já não tem condições tanto por culpa própria como por culpa da direcção. precisamos da tao falada "estrutura", aquela que metendo um pino ou 1 boneco de neve como treinador vencemos na mesma, como acontece com 1 barcelona por ex ou num fcp (cenas estranhas que sabemos à parte).

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Ha muito que a solução não passa porque quem dirige o Benfica nestes ultimos 12 anos, em vez de ser a solução para o problema é o proprio problema, quanto mais tempo demorar a sair, pior será a situação do clube e mais morosa e dificil será a tarefa de quem vier a seguir, mas não é de ontem, é de há varios anos a esta parte, mas as pessoas para reagirem estão á espera de mais derrotas do clube e de mais epocas falhadas, quero estar enganado, mas a não ser que aconteça algo de extraordinario não vamos ter uma epoca na da facil, a sorte é que o campeonato é super desiquilibrado e qualidade existe na equipa assim todos remem para o mesmo lado, mas que vai ser dificil ai isso vai, e turbulencia deverá haver bastante, então se as proximas duas jornadas correm mal, é preciso 2 seguidas para serenar os animos até há paragem do campeonato, ou a Luz vira um vulcão

    ResponderEliminar
  3. Santo Tirso19/8/13 11:43

    Como é difícil ser Benfiquista nos tempos atuais comparado com outros tempos.Desde 1958 me revejo numa Instituição ganhadora,mas nos tempos que corre o Grande Benfica é só mais uma equipa a jogar a 1ªliga,tudo por culpa de uma política desportiva desastrosa.Desde dirigentes inaptos para dirigir um Clube em todas as suas vertentes,ás vezes dão a sensação que pensam que o SLB é uma empresa familiar deles,quando deveria ser dirigido ouvindo a sua massa de adeptos por todo o mundo.Continuo a pensar que nada se vai alterar nos próximos tempos,sem haver uma inversão de toda a estrutura dirigente que não passa pelos atuais,os quais com a sua política para o futebol estão a destruir o Benfica.Os associados têm a última palavra e espero que a utilize o mais breve possível.

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde, será que em 246 mil socios não há homens e benfiquistas com vontade de mudar isto? Será que vamos passar ao resto da vida a aturar esta vergonha?Amigos vamos juntar e dar a volta a isso enquanto há tempo eu isto com vontade e a disposição , vamos a isso ou vamos continuar no sofá a ver os outros a gozarem e a festejar????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São precisos 10 mil votos para marcar uma Assembleia Extraordinária

      10.0000 sócios com 1 voto
      2.0000 sócios com 10 votos
      200 sócios com 50 votos.

      Acresce que quem tem 50 votos, normalmente vota em Vieira ( não estou a criticar essas pessoas, só estou a relatar um facto)

      Mas há poucos a quererem chegar-se à frente...e desses poucos, o seu peso é...pluma.

      Eliminar
    2. Com os meus 50 já só te faltam 9950

      Eliminar
  5. Usar a palavra Porto, uso. É uma cidade.
    Referir-me ao maior clube dessa cidade como Porto é que não. São corruptos. Sempre o foram e gostam de o ser. Por isso faz todo o sentido chamar-lhes corruptos.

    ResponderEliminar
  6. Viriato mas achas mal em tentarmos? Vamos la tentar não vamos ficar no sofá a ver o Benfica a ser destruído borá la pessoal se houver alguém interessado avise.....

    ResponderEliminar
  7. A verdade é que o Benfica a que estávamos habituados deixou de existir ... Assim como o país que mudou para muito pior a todos os níveis ... Que se lixem os românticos, os poetas, os descobridores, os idiotas, os que ousam pensar mais alem, os críticos ... Não foram esses que levaram o nome de Portugal pelo mundo ... São os seguidistas, os racionais dos números, os conformados e os carreiristas ...

    É um pouco triste para mim como açoriano lembrar-me do Benfica de quando era criança onde existia paixão e cada jogo era uma festa e depois ir ao Estádio da Luz e assistir àquele espectáculo fútil sem alma e para as famílias organizadas e prontas para o ritual ... Se isto é evolução então eu prefiro ser antigo, eu prefiro manter a minha paixão de criança onde não se falava de dinheiro mas sim de BENFICA ... de amor ...

    Sim porque tirando as claques e pouco mais é uma dor de alma ver aquele estádio ... E senti-me mal por não ter conseguido sentir a paixão ali dentro principalmente quando não fui com a claque e assisti a somente pessoas que estavam ali como se fosse uma ida ao cinema sem chama e sem qualquer tipo de paixão ... Aplaudiam quando mandavam aplaudir, gritavam só um bocadinho para não incomodar quando lhes mandavam gritar ... Enfim ... As coisas mudaram mas algumas coisas podiam não ter mudado ...

    ResponderEliminar
  8. ser benfiquistas e muito complicado. o benfica devia ser de todos que todos. o benfica hoje e de lfv que faz o que quer porque os soçios vieristas deixam, alias se por acaso lfv lhe desse na cabeça de mudar o nome do sport lisboa e benfica quase que aposto que os seus admiradores o apoiavam nessa ideia. a uns anos para ca o benfica e so para os vieristas os restantes sao sempre tratados mal. tirar lfv do benfica e uma missao muito dificil por mais que lfv brinque e goze com o benfica os seus apoiantes sao muitos mais que nos. uma pergunta= porque lfv nao quer deixar o benfica por ter medo que venha um novo vale e azevedo? ou por ter medo que se descubra a realidade de como esta o benfica?.

    ResponderEliminar
  9. NauBenfica20/8/13 10:07

    Carta aberta ao Presidente Luís Filipe Vieira
    Carta ao Presidente Luís Filipe Vieira
    De um simples adepto benfiquista desde que se entende por gente e até sempre

    Senhor Presidente:
    Sou daqueles que, desde os seus tempos no Alverca, desejava vê-lo a dirigir o Benfica. Quando o desejo se concretizou, pensei, como eventualmente muitos milhares de benfiquistas: «Temos homem para endireitar o Glorioso!».
    Também pertenço ao número dos que, nem sempre concordando com certos aspetos da sua gestão, apreciou, e aprecia, e agradece o património construído (que ninguém será capaz de dizer que não é notável!)e a credibilidade e prestígio devolvidos ao clube.
    Fui daqueles, ainda, que a dada altura acreditou que o senhor poderia ser um Presidente até se cansar de sê-lo, dado o bom rumo que estava a dar à direção do Benfica.
    Decorridos 12 anos desde a sua chegada ao clube, lamento dizer-lhe que estou desiludido, muito desiludido, Pior que isso, estou desesperançado. Desiludido porque o meu Benfica não tem sido capaz de cumprir o seu destino: vencer, vencer muitas vezes, mais vezes, muitas mais do que os rivais - falo especificamente da primeira equipa de futebol, a alma do clube, e das provas nacionais. Desesperançado porque a gestão recente da equipa de futebol, que só o senhor deve entender como acertada e defensora dos superiores interesses do Benfica, não me augura nada de bom - o tratamento do caso Cardozo, Oblack, as contratações estapafúrdias, o desequilíbrio continuado do plantel, a ausência de uma política de informação com pés e cabeça, o recente desaire na Madeira e a falta de chama da equipa..., têm sido maus de mais e não correspondem à grandeza e prestígio do clube.
    O senhor, devia entendê-lo, desbaratou o capital de esperança e de confiança quase ilimitada que os benfiquistas depositavam em si. Porque muitas promessas não foram cumpridas, porque os títulos tardam, porque os erros primários de gestão do futebol persistem, que digo eu?, agravam-se.
    Chegados a este ponto, eu, simples adepto que sofre os desaires do Glorioso, entendo que o senhor deveria, se realmente é o benfiquista que diz ser, seguir uma de duas alternativas:
    1. traçar outro rumo para a gestão do clube, que tenha em vista a recuperação financeira e lançá-lo imediatamente na senda das vitórias continuadas e na conquista de títulos, se se sentir capaz de levar a cabo esse desiderato;
    2. demitir-se, caso não se sinta capacitado para conseguir alcançar esse objetivo, deixando que outros orientem os destinos do Benfica e devolvam aos sócios e simpatizantes a esperança que vai faltando e as vitórias e os títulos por que anseiam.

    Grato pela atenção dispensada, queira receber os meus melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking