O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Confundir a beira da estrada com a estrada da beira

. 20 comentários

Há uns tempos apontei como um factor muito negativo da gestão de Luis Filipe Vieira, ter instituído a cultura de divisão interna entre benfiquistas. É lamentável aquela ideia de que há quem se aproveite, que há benfiquistas de segunda, que se não concordam com o que está a ser feito é porque têm uma "agenda escondida", etc. etc. etc.

Passeando pelas caixas de comentários do NGB e de outros blogs de referência (nem sequer incluo aqui aqueles anormais que se dão ao trabalho de a única coisa que fazem é ofender quem escreve neste e noutros blogs a sua ideia), dá para ver que muito mais do que querer o melhor para o SLBenfica, dar ideias, contra-argumentar as ideias do outros, ou até mais do que apontar aos adversários... o que vemos são constantes acusações, ofensas, intimidações, insultos entre benfiquistas

Depois isto leva a questão a extremos e quando vamos a ver o que os benfiquistas fazem entre si... fazem ao Presidente, aos jogadores, ao treinador etc. Chamam nomes, insultam, procuram teorias da conspiração, etc.

Ou seja, os adversários do SLBenfica estão calmamente sentados num cadeirão a ver este clima de divisão e de intolerância em que se transformou o SLBenfica em que os sócios e adeptos já não discutem opiniões, nem partilham opiniões... limitam-se a criticar-se uns aos outros, ao Presidente, ao treinador, etc...

Hoje lia um companheiro dizer, e com razão, que Luis Filipe Vieira se fosse Presidente do FCPorto era menos criticado pelos benfiquistas nas suas acções. Inacreditável, não é!?

Por outro lado, vejo diariamente gente a desinteressar-se por tentar contribuir com ideias e opiniões, porque simplesmente são logo conotados como querendo "tacho", ou que são abutres, ou que querem o lugar de alguém ou que são "inflitrados" ao serviço de alguém, enfim.

Esta instituição que se criou chamada "infiltrados", onde verdadeiros benfiquistas, que discordam de determinadas politicas e dão soluções alternativas, são marginalizados e ofendidos... é verdadeiramente absurda!

Não há palavras para qualificar o clima de divisão e insulto, de má educação e desrespeito que se assiste entre os benfiquistas, potenciando-se mentiras de que há gente que quer o mal de alguém ou que quer destruir o SLBenfica (como se isso fosse possível). Como consequência disso, "nascem" os ceguinhos que este "statu quo" apelida estupidamente de "seguidistas" ou "vieiristas" (é outro termo para juntar aos "infiltrados") - esta espécie são os que se consideram verdadeiros benfiquistas, que dão lições de benfiquismo a todos, simplesmente porque concordam com tudo e, como tal, não percebem o tremendo erro que comentem ao não contribuir para que se exija mais.

Por oposição a estes, há os "degenerados", os "infiltrados" os "abutres" etc. que na prática andam cá ao serviço de alguém, até há quem diga que é ao serviço, imagine-se do Pinto da Costa e que na prática tudo o que dizem ou pensam está errado e são achincalhados, humilhados e insultados sem olhar sequer ao conteudo que tentam passar e contribuir. Que se lixe a mensagem, mate-se o mensageiro. Estes, por consequência do "choque" com os anteriores, muitos acabam a confundir a critica com o insulto também, ou as diferenças de opinião com retribuição de insultos ou manias da perseguição.

E assim se divide uma nação que sempre se uniu, não em torno de um Presidente, mas em torno de um clube. Cada qual com a sua opinião, mas nunca ninguém contra ninguem... todos pelo SLBenfica.

Actualmente, conseguiu-se que parte desta nação se assuma como verdadeiros benfiquistas e, como tal, apoiantes de Luis Filipe Vieira. Os outros assumem-me como alguém que quer mudar o mundo e já não confiam em Luis Filipe Vieira.

Alguém que veja algum sentido nisto!!! Eu não vejo... e sinto-me profundamente envergonhado por termos chegado a este ponto que, já nem ao Presidente interessa, mas que efectivamente teve responsabilidade na criação deste "monstro" que, agora que os resultados escasseiam, é bom que se comece a preocupar em o "domar".

Curiosamente, tantos uns como outros estão a "confundir a beira da estrada com a estrada da beira".

Uns não sabem ver os pontos de melhoria e contribuir para tal, olhando-os sempre com compreensão e esperança na "próxima vez", outros não sabem olhar para um legado (bem grande) de trabalho bem feito, passando a vida a apontar aos pontos de melhoria, classificando-os de erros propositados.

Vão mesmo continuar este caminho? Pensem um bocadinho... todos!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Que se lixe o pinto da costa e que lixe quem pensa que no porto e que se gere bem o clube porque todos nos sabemos como o SLB perde campeonatos.Tambem nao posso concordar com blogers que criticam tudo o que se faz no SLB.Agora tambem nao penso que quem o faz e porque quer "tacho" ou e "infiltrado". Os adeptos andam desiludidos com razao mas nao quer dizer que o caminho que tem sido seguido esteja todo mal,talvez parte ms nem tudo e mal feito como alguns querem fazer passar diariamente.Quanto aos insultos ate parece que e de agora que eles existem,existem muitas pessoas com a memoria curta.

    ResponderEliminar
  2. Lá esta esta conversa de bolso, vou citar algo que li por esses blogs fora "o Benfica e a equipa técnica não podem referir desunião e falta de apoio, foram levado ao colo por os adeptos". Eu frequento este blog algum tempo sou 1º a mandar-te pro crl ou a concordar ctg. Nunca ouviste dizer que não apoio o NOSSO clube, e no fim do dia tou no estádio, café ou sofá a gritar por o Glorioso. Resto é tricas...

    ResponderEliminar
  3. Este texto serve para vocês onde alguns apelidam quem acha que Vieira está a fazer um trabalho, ou aceita comentários, dizendo que não sabem o que é o Benfica, já chamaram por aqui o Benfifica de benfiquinha, já li "brigada do Benfiquinha", já li Vieiristas, já li um pouco de tudo por aqui. Há uns dias fiz um texto sobre isto mesmo de que falas, da divisão dos Benfiquistas e não culpes o Vieira por isto, nós é que somos os culpados porque não aceitamos que possa haver outro caminho do que aquele que nós idealizamos. Somos nós que criticamos muitas vezes quem está no Benfica porque não fez aquilo que nós achamos que é o certo, seja com contratações, tácticas, finanças, entre outros.

    ResponderEliminar
  4. GB, tu disseste que reconhecerias Vieira como um dos presidentes mais importantes do Benfica se este cortasse com a olivedesportos, pois até agora nada de nada...

    Ainda andamos aos treinos, em pré-época e com mais um mês de mercado e já tudo critica o que o Benfica faz. Íamos no principio de Julho e já havia malta a dizer que o Benfica era sempre a mesma coisa porque ainda não tinha o plantel definido, como se isso fosse possível. Os adeptos não têm cultura de desporto absolutamente nehuma, por isso é que quando um jogo nos corre mal e perdemos ou empatamos a equipa, treinador e presidente não valem nada mas na semana a seguir vencemos por 4-0 e somos candidatos a campeões do Mundo. O adepto do Benfica quando o Benfica perde é sempre porque estivémos muito mal, nunca há reconhecimento do mérito do adversário, nunca!!! Parte-se logo para a critica e insultos aos técnicos e jogadores. Isto não é nada!!!! Tb já li em alguns comentários que passaram a chamarem Vieira de Kadafi dos pneus e orelhas, de ladrão e muito mais... Podemos não concordar com o rumo que Vieira escolheu, podemos apresentar as nossas propostas mas uma coisa é certa, jamias saberemos se o que proomos dará resultados, portanto, mais não é que demagogia e opinião fácil de quem está por fora. Eu não votei Vieira porque tinha gente próxima de Rangel que me foi garantindo que havia um projecto credível, uma semana depois da eleição de Vieira a mesma pessoa disse-me: "Ainda bem que Vieira ganhou!!" Muitos de nós quer alguém que faça o Benfica subir o próximo degrau, o degrau dos titulos mas não aparece niguém a eleições, ou melhor, não aparece ninguém com um projecto pensado com cabeça, tronco e membros, um projecto pensado, aparece é gente assim do nada ou então mal preparados e com projectos-fachada em que o único intuito é tirar de lá Vieira e depois logo se vê. Vieira não divide os Benfiquistas, nós é que não sabemos aceitar que outros pensam de outra forma e andamos à cabeçada. Faz-me extrema confusão à cabeça como é que vai gente para o estádio à espera do minimo erro de um joghador que não se goste ou de um mau resultado paea insultar tudo e todos, não compreendo. Eu não concordo com muita coisa que se passa no Benfica mas não é por isso que ando todos os dias a criticar tudo o que se faz no Benfica, tudo. Sejamos honestos GB, ultimamente por aqui 90% dos post são criticas atrás de criticas, quando o campeonato arrancar já está tudo em brasa à espera de um mau resultado na Madeira para poder achincalhar o treinador, jogadores e presidente. É esta a nossa cultura!!! Conversando sobre isto com um amigo meu Portista este disse-me que já deixou de criticar o Benfica porque nós fazemos isso melhor que ninguém. Diz ele que não entende o motivo. Entende que a malta fique chateada quando não ganha mas ele diz que nunca nestes últimos 30 anos o Benfica esteve tão forte obrigando o FC Porto a investir milhões e milhões quando antigamente bastaria comprar jogadores medianos a tuta e meia. A época passada terminou de forma dramática mas temos de ultrapassar isso, esta é uma nova época e temos de mostrar aos jogadores que estamos com eles porque eles Tambm saíram frustados daquela época.´O Artur esteve mal a época passada e eu já estou a ver o filme para esta época, qualquer golo que Artur sofra lá vêm alguns adeptos com a frase "Podia ter feito melhor". É sempre assim!!! Compreendo a desconfiança mas neste arranque de época não há motivos para tanta critica. Fizemos boas contratações, já temos laterais quando todos diziamos que não tínhamos, ainda há arestas por limar e ver se sai alguém mas para já ninguém saiu, n~ºao precisámos de andar a vender jogadores à pressa para pagar contas como determinado clube. Vamos lá a ter calma...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Vieira, graças a ti somos o clube com mais sócios certificados pelo Guinness, temos um estádio novo, a Benfica TV e independencia da Sport TV, a rádio Benfica, a Fundação Benfica, a Eusébio Cup, o Comboio Benfica, a Praça dos Herois, a Academia no Seixal. És o melhor presidente da história.

    ResponderEliminar
  6. Sem tempo para, por agora, fazer um comentário mais alargado, faço apenas um reparo.
    "Hoje lia um companheiro dizer, e com razão, que Luis Filipe Vieira se fosse Presidente do FCPorto era menos criticado pelos benfiquistas nas suas acções. Inacreditável, não é!?" - não acho assim tão "inacreditável". Fazendo um paralelismo: isso é como dizer que "se Passos Coelho fosse Primeiro Ministro de França era menos criticado pelos portugueses". Ora isso parece-me óbvio. Com os erros dos outros posso eu bem. Visto que é LFV que me 'governa', estou muito mais interessado no que ele possa fazer bem ou mal do que no que os outros possam fazer bem ou mal. Para que é que eu vou perder tempo a criticar a política desportiva do porto ou do sporting se a do Benfica já me dá água pela barba?

    Volto mais tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiraste uma frase fora de um contexto... e criticaste-a...

      Eliminar
  7. Obrigado Vieira, graças a ti somos o clube com mais sócios certificados pelo Guinness, temos um estádio novo, a Benfica TV e independencia da Sport TV, a rádio Benfica, a Fundação Benfica, a Eusébio Cup, o Comboio Benfica, a Praça dos Herois, a Academia no Seixal. És o melhor presidente da história. Eu sou sócio do Benfica e votei em ti, grande Vieira. Só critico nas assembleias gerais, não o faço em blogs, nem em sites, para dar materia aos inimigos.

    Vivá a democracia, e Vivá aos sócios que votaram Vieira, e vivá os que não votaram em Vieira, mas que aceitam democraticamente.

    ResponderEliminar
  8. LFV cumpre o que prometeste e baixa as quotas aos sócios. Mentiroso.

    ResponderEliminar
  9. Não entendo como alguém tenta fazer um texto de união e é criticado... As coisas podem ser ditas, sejam quais forem, desde que educadamente, cada um tem a sua opinião... e esta falava das opiniões das pessoas e que se exaltavam...

    Há pessoas que de TODOS os quadrantes que precisam de moderar o seu discurso... Bloggers, comentadores e ex bloggers que poderiam escrever e não quiseram...

    ResponderEliminar
  10. Águia Preocupada26/7/13 21:04

    O teu texto acertou-me em cheio mas nada do que dizes me afecta ou modifica o meu entendimento sobre o Benfica.
    Mas sim. Assumo-me anti Vieira. Jamais lhe perdoarei e tudo farei para que a história um dia relate os seus dislates enquanto presidente.
    Não tenho agenda escondida, mas sim, gostaria de um dia poder ser presidente do meu clube! Que honra e privilégio maiores poderia desejar!? Mas tal como o Pedro, não tenho dinheiro, não tenho negócios e a idade também já me vai afastando de alguns sonhos!!!
    O golpe estatutário foi a maior pedrada que alguma vez alguém arremessou ao meu Clube e que mancha para sempre os seus princípios, os seus valores, a sua História!
    E sim, considero Vieira o pior de todos os presidentes, por todos os males de que padecemos entre os quais o da divisão entre benfiquistas que tanto ele como a sua "entourage" levaram a cabo.
    Que outro presidente apelidou de abutres, papagaios, oportunistas ou faltou ao respeito a quem não concordasse com as suas acções?
    Que outro presidente assumiu uma postura de inqualificável desrespeito pelos benfiquistas durante uma Assembleia Geral!?
    Poderia continuar, mas fico-me por aqui.
    Permitam-me contudo que vos conte uma passagem com o já saudoso presidente João Santos.
    Estavamos no início da verdadeira guerra fria com o clube corrupto. Rui Águas e Dito rumaram às Antas.
    Passados dois anos surgiram rumores de que Rui Águas voltaria à Luz.
    Jurei (falso assumo-o hoje) que se ele voltasse, devolveria o meu cartão.
    RA voltou e eu analisei a minha jura e concluí que o presidente e RA um dia acabariam e o Benfica continuaria a sua história. (Mas jurei e cumpri que jamais me levantaria ou vibraria com um golo do traidor!)
    Mas como não sou pessoa de comer e calar, escrevi uma carta a João Santos dando conta, respeitosamente, do meu descontentamento pensando que ele nem a leria e se lesse não ligaria ao seu conteúdo.
    Enganei-me. João Santos respondeu-me. Com educação, civismo e com um sentido paternal que me comoveu. Procurei a carta, mas não encontrei. Mas lembro-me de a certa altura João Santos escrever: "Qual é o pai que perante um deslize do seu filho lhe nega o perdão?"

    Este foi verdadeiramente o último grande presidente do Sport Lisboa e Benfica!

    Imaginam qual seria a atitude de Vieira perante uma situação destas? Eu sei bem qual seria!

    ResponderEliminar
  11. Estou estupefacto com as respostas a este texto!
    Eu que pensava que ja tinha visto tudo na blogsfera...

    E ler certas coisas de ex bloggers so NGB então...

    Acho q todos os escribas do NGB deveriam reflectir se vale a pena contribuir "isto"...

    ResponderEliminar
  12. Quem é que tem instituído uma cultura de divisão? Podem-me dar exemplos concretos dessa atitude da direcção? É que esta é das criticas que nunca entendi.

    A direcção do Benfica tem se defendido de ataques desapropriados, que normalmente ocorrem na altura das derrotas ou então quando usam e abusam de demagogia. Quem é que não se defenderia? Concordo que nem sempre tem sido da forma mais correcta. Mas mais importante que as palavras são os actos. Ou não dissesse o ditado, que palavras leva-as o vento ;)

    Se a direcção do Benfica não tentasse unir a família benfiquista porventura teria conseguido que antigos opositores se juntassem a ela?

    Aliás há aí alguns benfiquistas que reclamam mais democracia no Benfica, e nos (seus) blogues praticam uma ditadura dura, com a censura mais absurda e as ofensas mais parvas. Isto porque não toleram opiniões contrárias. Eles que reclamam mais democracia lol

    Há de facto falta de cultura democrática, mas como dizes e bem, dos dois lados. É realmente altura de os benfiquistas deixarem de usar chavões parvos como vieirista e abutre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/7/13 23:14

      "Quem é que tem instituído uma cultura de divisão? Podem-me dar exemplos concretos dessa atitude da direcção?"

      Então quem é que começou as hostilidades? Quem é que começou a apelidar os benfiquistas que não se reviam nas actuações de Vieira, de abutres, papagaios e oportunistas? Não me digas que nunca ouvista estes mimos da boca de Vieira? Só quem anda distraído não ouviu...
      Imagine-se Passo Coelho ou Cavaco Silva, desatarem p'raí a desancar a oposição com estes termos!?
      Vieira dividiu sim e continua a dividir na primeira pessoa e através dos seus súbtitos que polulam em seu redor...
      Será que te sentes bem com a sua postura nas AG? Será que gostas dos discursos em que atira em todas as direcções?
      O homem não sabe o que é a livre opinião. Para ele e seus aliados é: "Quem não é por mim, é contra mim". E isso eu não aceito nem desculpo! Nem Damásio que tão criticado foi nem Vale e Azevedo alguma tiveram o desplante de tratar os benfiquistas como esta gente que por lá anda e se faz do clube propriedade sua!

      Eliminar
  13. eu sei que devemos apoiar e ha alturas e lugares certos para criticar...mas há limites para tudo, chamem-me o que quiserem... mas neste momento não contem comigo para me calar, quando vejo que o meu clube está tomado de assalto!! A actual política de contratações, (principalmente deste ano) tirou-me as poucas dúvidas que eu já tinha: Ou o Vieira é muito incompetente que acredita e aceita que é a comprar extremos aos pacotes que se constrói um plantel vencedor...ou este entreposto de jogadores, apenas serve para alguém encher e muito bem os bolsos com comissões!! O Benfica precisa de alguém competente, sério e que ponha os interesses do Benfica sempre em 1º lugar!

    ResponderEliminar

  14. Se há mais de 15 anos conheço as práticas da ""peça"" porque haveria agora de dar ouvidos a quem confunde o Meu Clube com alguém que o tomou de assalto.

    Poderia aqui escrever um comentário maior que o post justificando razões antigas e contenporâneas mas seria repetir-me.

    Tomara ser eu a estar errado mas infelizmente o futuro, como o presente, dar-me-ão razão.

    O Benfica não é nehuma empresa de construção civil nem nenhuma Impor-Export.

    PS-Aguia Preocupada, o grande culpado da deserção do Rui Águas foi o pedreiro (fernando martins) e concordo contigo sobre o último grande presidente embora com muita mágoa ache que o Senhor Jorge de Brito chegou muito tarde à presidência.

    Bem ao estilo de Viera o pedreiro com um discurso de baixo nível ganhou em 1982 a eleição JB e aí começou a descaraterização do Benfica.

    O pedreiro saiu de lá empreteiro assim como agora um ex-vendedor de pneus sairá um rico empreiteiro.

    É só cimento amassado não se sabe bem com quê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomaras tu seres o tal pedreiro e benfiquista como ele.Rufias como tu não faltam por aí e muito mais honestos.

      Eliminar

    2. Se não fosses patarata...

      Eliminar
  15. Querem ver que os 83% não são benfiquistas e ou outros é que ganharam as eleições?
    Vejam só o desespero da minoria.
    Publiques ou não estou-me nas tintas, mas voces têm de resumir-se à vossa real insignificância ou seja, à minoria frustrada e caceteira. É só prestar atenção a meia duzia de personagens oportunistas que aqui botam palavra para se perceber que tipo de benfiquistas são.Desistam porque a maioria será sempre maioria e jamais uma minoria venceu seja o que for.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking