O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 21 de julho de 2013

SLBenfica volta a inovar e adopta modelo do Arsenal

. 17 comentários
As palavras de Hélder Cristóvão, actual treinador da equipa B do SLBenfica, não deixaram duvidas no final do jogo. Tal como muitos jornais deram conta antecipadamente, a permanência de Jesus contemplava um alargamento de poderes do treinador, nomeadamente também no que diz respeito à liderança da equipa B.

Jorge Jesus, na ausência de um líder no futebol do SLBenfica, assume assim um prémio de ascender ao lugar de Manager do SLBenfica, com responsabilidade directa sobre a contratação de jogadores e gestão das equipas principal e B do SLBenfica.

Terá sido uma "manobra" muito arriscada e, porventura, desnecessária de Luís Filipe Vieira depois do legado que traz Jesus, que culminou numa quarta temporada sem títulos e com alguns casos de indisciplina à flor da pele e criticas de jogadores (menos utilizados, é certo - Aimar, Nolito, etc).

Por outro lado, entregar a liderança da primeira etapa "pós-formação" dos jogadores a um treinador inexperiente, sem qualquer "tradição" ou obra feita na formação... É totalmente incompreensível.

Desta forma, Luís Filipe Vieira "entrega" a liderança operacional do futebol a Jorge Jesus â entrada do quinto ano como treinador e com apenas um título de campeão conquistado.

Reforço desde já que sou totalmente favorável à permanência de Jesus, mas irrevogavelmente (mas não à Portas) contra a forma como o Clube se permitiu ficar refém de um treinador que tem justificado apenas pela via de rentabilização de jogadores e que recebe dos mais altos ordenados da Europa (4M€/ano).

Muito tenho lido sobre Jesus e os seus "records" obtidos. Semanalmente lia-se nos jornais, que era o melhor desde fulano, era o que tinha mais jogos europeus, era o que tinha mais golos marcados em balizas rectangulares e com bolas redondas, enfim... A imprensa (a pedido) tem enchido o Jesus de "records" que valem coisa nenhuma.

E com isso... Vimos um Jorge Jesus aparecer na entrevista ao Moniz como se nada se tivesse passado nos últimos três anos e como se a culpa de ele não ser um treinador vitoriosos fosse de todos menos dele. Como prémio, ganha ainda mais do que ganhava antes e têm ainda mais responsabilidades do que tinha antes.

Para mim, no que me diz respeito, avalio um treinador pelos resultados desportivos e nesses, o único record que Jorge Jesus consegue é o de ser O ÚNICO treinador da história do SLBenfica que em quatro anos no clube... Só conquistou um título de campeão.

Até Artur Jorge, à excepção dos treinadores interinos, todos tinham conquistado títulos de campeão (pelo menos) e habitualmente mais que uma época significou quase sempre mais que um título.

Apontar Jorge Jesus, neste momento, como um treinador para a história do SLBenfica é, como vem sendo habitual, desprezar a dita história do SLBenfica. Com este alargamento de poderes, Jorge Jesus não consegue mais que ser um "Arsene Wenger do Benfica" - um treinador com longevidade e sem títulos (o francês tem três títulos em 18 anos) - e não um "Ferguson da Luz" como querem fazer dele (13 campeonatos em 26 anos), a não ser por alusão ao facto de o escocês ter andado de 86 a 93 sem ganhar, mas nessa altura era um jovem treinador com 45 anos e não um experiente treinador com 59, como os que fará Jesus na quarta-feira.

Podem vir com as teorias que quiserem sobre a valorização de jogadores, mas convenhamos que se é certo que nunca valorizámos tanto... Também é certo que nunca tínhamos investido tanto nos jogadores. Ou seja, a valorização é maior, mas porque o investimento em jogadores com potencial também é muito maior...

Dito isto, gostava de abrir a discussão sobre a adequação destas novas (mais alargadas) funções de Jorge Jesus e sobre a adequação de termos um treinador na equipa B sem qualquer experiência (acrescento: benfiquismo).

Ao invés de ter assumido o fracasso e dedicar-se este ano à conquista do título sem macula e sem olhar a outras "diversões" e protagonismos, Jorge Jesus aparece totalmente reforçado nos seus poderes, o que invariavelmente vem reduzir de forma brutal a sua margem de manobra. Quer parecer-me que desta forma, Jesus vai ficar sem espaço na Luz se não entrar rapidamente a ganhar de forma inquestionável e se nao "cavar" já uns resultados que coloquem o Benfica no topo da tabela.

Parece agora claro que não houve qualquer reestruturação de um dos maiores problemas do SLBenfica: a falta de estrutura competente. Saiu Carraça e reforçou-se os poderes de Jesus, "mostrando" mais o Lourenço Coelho. É a chamada "cosmética", ou então a demonstração que a maior preocupação do Clube não são os títulos, mas a dita marca que agora circula nos jornais de fazer 80M€ em vendas.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Jorge Jejum... Tipo Wenger!

    ResponderEliminar
  2. Partilho totalmente as dúvidas do autor do texto. JJ em função dos resultados apresentados deveria ter visto o seu poder e ordenado reduzidos e não aumentados. Este medíocre e desorganizado início de época prova-o à saciedade. O jogo de ontem com Hélder a substituir JJ na flash interview e Roderick falando de uma prova oficial como se de um treino se tratasse demonstra que o rei vai nu.

    ResponderEliminar
  3. O Quique e o Camacho sim pois eram benfiquistas desde pequenos.

    ResponderEliminar
  4. Rogério Barreiro21/7/13 16:34

    COM O JORGE JEJUM NO BENFICA NUNCA MAIS SOMOS CAMPEÃO! POIS 90% DOS BENFIQUISTAS FICAM SÓ SATISFEITOS COM NOTA ARTÍSTICAS E VENDA DE JOGADORES! EU COMO ADEPTO QUERO É TÍTULOS E COM O JORGE JEJUM NÃO HÁ TÍTULOS! ESTAMOS NO JEJUM COM JORGE JEJUM......

    ResponderEliminar
  5. Não questiono, nem nunca questionei a qualidade de Jesus como treinador, sobretudo pelos jogadores que tem potenciado, e nas mais valias que tem gerado. Mas qual será o objectivo principal do Benfica? Claro, é ganhar, é conquistar títulos, e nesse aspecto Jesus em 4 temporadas falhou redondamente!

    Agora vejamos o péssimo exemplo de ontem, no Benfica Sporting. Quem foi o treinador que orientou a equipa? Terá sido Jesus ou Helder? Não sabemos, ninguém sabe, nem irá saber. Bom, do 11 titular apenas Harramiz e Roderick (este foi utilizado na A na época passada e no final do Campeonato), apenas estes 2 irão pertencer à equipa B.

    Pois ontem, após aquela exibição deploravel do Benfica quem apareceu no flash interview? Pois claro, foi o Helder o responsavel maior por tudo aquilo que vimos de mau no Benfica.

    Este mero exemplo, destaca sobretudo a essencia de Jesus e Vieira, ambos aparecem a afimar EU nas escassas vitórias, e em contraste desaparecem para parte incerta nas habituais derrotas. Será esta uma boa prática de liderança?

    ResponderEliminar
  6. Gostava de saber o que o Sr Rogério Barreiro dizia do Trappatoni...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério Barreiro21/7/13 18:29

      COM O TRAPPATONI SR. UNKOWN FOMOS CAMPEÕES COMO UMA EQUIPA CHEIA DE FLOPS E BARRETES NÃO HAVIA GAITANS, AIMARES, SAVIOLAS, MATICS, GARAYS, DI MARIAS, CARDOSOS, LIMAS, WITSELS, JAVIS GARCIAS E COMPANHIAS! O JORGE JEJUM TEM TIDO BONS JOGADORES E TEMPO COISA QUE OS OUTROS TREINADORES NÃO TIVERAM! O TRAPPATONI FOI CAMPEÃO MESMO JOGANDO FEIO EU SEI MAS EU QUERO É SER CAMPEÃO! COMO ADEPTO DO BENFICA O QUE ME INTERESSA JOGAR BONITO SE DEPOIS O PORCO É QUE MAMA O CANECO! NÃO ADIANTA DE NADA! PARA ISSO PREFIRO JOGAR FEIO E GANHAR O CANECO! SO MAIS UMA COISA O TRAPATONI FOI AO DRAGÃO E NÃO LEVOU 5 BATATAS MAS SIM ESPETOU DUAS BATATAS AOS PORCOS......

      Eliminar
  7. Eh pá... já não há pachorra p tanto veneno fanático doentio... Eh pá, o problema do futebol sénior não é d treinador... JJ no fcp c piores jogadores seria campeão c uma perna às costas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério Barreiro21/7/13 18:32

      POIS É COM O ESTORIL O EMPATE DA LUZ FOI CULPA DOS ARBRITROS E A DERROTA NO DRAGÃO AOS 92 MINUTOS"TIROU GAITAN E METEU O RODERIC" FOI CULPA DOS ARIRITROS CONTA ME OUTRA.....

      Eliminar
  8. Ehhhh curioso discurso... até parece um porkista a escrever... curioso que tenha ido buscar apenas exemplos onde ouve poucos erros contra nós... mas mesmo no jogo d Estoril... o golo deles nasce de um livre inexistente... Porque não apontou os lances dos dois guardas redes do porko... só para citar estes... Trappatoni foi campeão numa época que apanhou o porko em transição de ciclo... e à custa de um lance duvidoso sobre o Ricardo - segundo antis como vc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério Barreiro21/7/13 19:47

      POR AMOR DE DEUS A 3 JORNADAS DO FIM COM 4 PONTOS DE AVANÇO EM QUE DUAS DESSAS TRÊS JORNADAS SÃO EM CASA ENFIM PALAVRAS PARA QUE....... AMIGO O SER REALISTA NÃO É SER PORQUISTA..... A VERDADE DOI EU SEI........A MIM DOEU ME TER PERDIDO 3 FRENTES AINDA HOJE ME DOI..... AMIGO QUEM LEVA 5 NA POCILGA COMO LEVOU O JORGE JEJUM AO OUTRO DIA SÓ TINHA QUE IR PARA A RUA........

      Eliminar
  9. Santo Tirso21/7/13 18:49

    Caros Benfiquistas: o defeso está a fazer mossa com a não venda de alguns jogadores e nas aquisições parece haver muitas dúvidas com a qualidade da maioria dos contratados.Prevejo uma época complicada com a família Benfiquista com pouca fé e com Jorge Jesus a manter o seu autismo ao não reconhecer a sua culpa no falhanço no campeonato.

    ResponderEliminar
  10. Vcs vão por o JJ na rua e o que vier p o seu lugar não vai fazer melhor... cá estarei para dar o braço a torcer, se estiver enganado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério Barreiro21/7/13 19:51

      AMIGO LA POR O MEU DISCURSO SER DIFERENTE DO TEU NÃO TENS O DIREITO DE MISTURAR ME COM PORCOS....... POIS EU RESPEITO O TEU COMENTÁRIO......NORMALMENTE QUEM NÃO ACEITA OPINIÕES E PONTOS DE VISTA DIFERENTE SÃO OS PORCOS MAFIOSOS.... NOS BENFIQUISTAS SOMOS DIFERENTES SOMOS DEMOCRATAS SABEMOS VIVER EM CIVILIZAÇÃO.......

      Eliminar
  11. ... e já estou a ver o filme seguinte.... o próximo treinador volta a não funcionar e agora vão pedir a cabeça d presidente... Haja pachorra c tanto radicalismo fanático... sem ponta de ponderação... Para esses é muito bem feito o porko ganhar!!!

    ResponderEliminar
  12. simmmmm... saber viver em civilização é estar constantemente a denegrir JJ e o presidente.. bela civilização onde não se respeitam as pessoas nem as suas opções, métodos e forma de estar no futebol. Lutem contra o sistema e não contra os que defendem o manto sagrado... Continuem a dividir para reinar... os porkos agradecem

    ResponderEliminar
  13. JJ tem um percurso vitorioso. O contexto nacional de permanente "frutaria" impede que o seu percurso como o de tantos outros seja dificil de avaliar mas não dificil ao ponto de levar a serio a esmagadora maioria da critica. O percurso internacional revela contudo toda a categoria do actual treinador do Benfica. Compreendo que seja desagradavel ficar em 2º ou ser vice...algo mas o futebol colectivo que nos permite ambicionar de facto os titulos nacinais e internacionais, é Jesus que o possibilita. O resto são "fait divers", ressabiamentos antigos ou ecos dos media que muito se esforçam por alimentar as más linguas.
    No dia em que apenas os vencedores forem dignos de respeito(honestidade intelectual é também uma forma de respeito) dos seus adeptos, o desporto morreu!

    Fernando Tomás

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking