O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 21 de julho de 2013

As razões do meu pessimismo

. 9 comentários
É a minha radiografia. Vale o que vale, ou seja, muito pouco. É apenas aquilo que me vai na alma neste momento, as razões do meu pessimismo, repito, o MEU pessimismo e não o de mais ninguém, pessimismo esse que espero que se possa mostrar injustificado o mais rapidamente possível. Felizmente, não é o meu pessimismo que nos vai impedir de marcar golos.


1. Na baliza tínhamos um problema e continuamos a ter um POTENCIAL problema. E Artur entrar bem na nova época é de facto o único caminho possivel, porque se Artur entrar mal, Paulo Lopes não oferece confiança a ninguém e não é "Plano B". Oblak devia ser o número 2 neste momento, é a minha opinião, sangue novo pronto a agarrar qualquer oportunidade que possa surgir.

2. Nas laterais também tínhamos um problema e continuamos a ter. Sílvio faz-me lembrar Luís Filipe. Cortez faz-me lembrar mais experiências e repetir erros do passado. Talvez dê ou talvez não, o que não devia ser NUNCA a maneira de lidar com os problemas num clube da grandeza do nosso. Estamos mais fortes nas laterais? Acho que não. O setor mais fraco da equipa continua a ser o mais fraco da equipa. E não é de agora. Repete-se há muitos anos.

3. No eixo central estamos mais fortes? Se Garay ficar acho que sim, já que Lisandro poderá ser uma boa opção. Se Garay sair, perdemos o nosso melhor central e Luisão está um ano mais velho. Tudo na mesma, talvez, o que já não é mau.

4. Enzo e Matic ganharam opções válidas? Para mim não. Ruben Amorim apenas remedeia. André Gomes devia ser emprestado. André Almeida vai ser lateral. Roderick, quem?! Que é feito de Airton? E se Matic sair? Como vai ser?

5. Sulejmani e Markovic prometem. Ao ataque prometem ser um terror. A defender têm de ser trabalhados. Tornam as alas mais fortes? Em teoria sim, se Sálvio ficar. Seja como for, os grandes reforços da época parecem ter chegado para um setor que já era o mais forte, o que para mim é um erro crasso, sem querer obviamente pôr em dúvida o valor dos jogadores que chegaram.

6. Djuricic é reforço. Tecnicamente promete. E ganhamos o tal número 10 que o ano passado não houve, e que poderá dar ao Benfica uma outra riqueza tática. Sinal mais.

7. A saída de Cardoso enfraquece o ataque. São 30 golos a menos que terão de vir de algum lado, o que poderá vir a ser um grandíssimo problema. Para além dos golos é um tipo de jogador fundamental em jogos “atados”, um tipo de jogador que o Benfica vai deixar de ter, um daqueles jogadores raros que dá presença física na área adversária, o tal poste que vale pontos em cada final de época.

8. Rodrigo é uma incógnita. Poderá estar aqui a chave da época, para o bem ou para o mal. Se Rodrigo explodir ninguém se lembrará de Cardoso. Se Rodrigo continuar a marcar passo, em janeiro teremos de ir ao mercado.

9. O Benfica está potencialmente mais forte em termos de plantel? Tenho dúvidas. Onde já éramos fortes continuamos a ser fortes, onde éramos fracos continuamos a ser fracos, o que não pode ser um bom prenuncio, quando sabemos que ainda há dois ou três dos nossos melhores jogadores que podem sair.

10. A nível de treinador estamos muito mais fracos, fragilidade essa que já não tem nada a ver com a competência ou qualidade de Jorge Jesus. A fragilidade vem do facto que temos um treinador com margem de manobra zero. Ou começa bem e os ventos voltam a soprar a seu favor, ou temos no banco um barril de pólvora pronto a explodir a qualquer momento.

11. Em termos estruturais mudou alguma coisa? Sim, Carraça saiu e Jesus aumentou os poderes. E é tudo. E Jesus aumentar os poderes é bom prenúncio? Acho que não mas, os resultados dirão. Basta um empate no Funchal a abrir a Liga e mais um empate ou derrota em Alvalade à terceira jornada, para tudo, mas realmente tudo ser posto em causa. A nula margem de manobra que Jorge Jesus tem neste momento, é o grande problema do Benfica nos próximos três meses.

12. A nível de comunicação acabou a bazófia? Jorge Jesus já respondeu a essa pergunta na entrevista que deu à Benfica TV. A bazófia vai continuar. Quem gosta gosta, quem não gosta aguente-se.

13. E em termos anímicos como é? Não sou especialista na matéria. Mas sou da opinião que fins de época como aquele que tivemos o ano passado deixam marcas. Nos adeptos há hoje claramente mais desconfiança, e nos jogadores não há razão para ser diferente. Se começarmos bem tudo realmente se esquece. Se começamos mal será bem mais difícil inverter animicamente os maus ciclos, e Jorge Jesus não é propriamente reconhecido como um especialista na matéria.

14. Ouve erros no Benfica o ano passado? Os adeptos acham que sim. Mas para quem manda, pelos vistos, não houve erros nenhuns nem há nada para corrigir. Para quem manda fomos os maiores... mesmo que não tenhamos ganho nada. Se isso preocupa? A mim sim. O que gostava era que preocupasse também a quem tem o poder de alterar o rumo das coisas.


Como disse, esta é apenas a minha radiografia ao Benfica do momento, radiografia essa que apenas me compromete a mim. Radiografia pessimista sim, pronta para ser contrariada com os primeiros golos da época.

E vocês Benfiquistas, o que vos vai na alma neste momento?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Para mim estamos mais fortes em todos os lugares. A experiência também é uma posição. Embora alguns jogadores necessitem de algum tempo para se acomodarem como aconteceu o ano passado com Matic e Enzo nas primeiras semanas.
    Para além disso estou a ver muita euforia e favas contadas para outros lados. It boes well.

    ResponderEliminar
  2. Assino por baixo em tudo red. Curioso ainda por saber de que forma o final de época afectará o grupo. No mau ou no bom sentido. Sairá fragilizado ou existirá ali um factor de orgulho ferido que virá ao de cima nos momentos mais difíceis?

    ResponderEliminar
  3. Cuauthemoc21/7/13 22:30

    Concordo com tudo menos com o facto que o plantel esta mais forte, nao esta em posicao nenhuma e muito menos no ataque, nao contratamos nenhum jogador indiscutivel e se alguns reforcos mostram ter potencial, mas vao ter que o confirmar em competicao a serio, outros ja mostraram que nao veem acrescentar nada. No ataque a perda de Cardozo, se nao for colmatada por um grande jogador sera ruinosa para as nossas aspiracoes. So Lima nao chega.
    Tambem estou extremamente pessimista e a pre epoca nao esta ajudar a que o meu estado de espirito mude.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Partilho do mesmo pessimismo e da mesma análise. E há muitas interrogações e a principal será qual o relacionamento entre JJ e os sócios e apoiantes. Se o Benfica tiver maus resultados nos 3 primeiros jogos duvido que o Vieira consiga suportar o JJ por mais tempo. Quanto a jogadores a defesa está igual ou pior. Com a saída de Garay ficamos piores. Porque o Luisão tem cada vez menos velocidade e quanto a mim não cabe numa equipa que quer ser campeã. No ataque com a saída de Cardozo são menos 30 golos. São precisos um guarda-redes, um defesa central para jogar ao lado do Lisandro (Garay?), um médio defensivo e um ponta de lança que valha pelo menos 20 golos por temporada. Mas realmente sinto uma "aura" negativa ao redor da equipa que tem correspondência na indefinição de saídas e entradas na equipa. Espero estar enganado e que tudo se componha.

    ResponderEliminar
  6. Este balanço acho que só fará sentido após o fecho de mercado em todos os países (continuo sem perceber porque razão o mercado não fecha no mesmo dia para todos). Na época passada as expectativas baixaram drasticamente após a venda do Javi e Witsel nos últimos dias de mercado. O mesmo acontece este ano, se certos jogadores saírem ou ficarem.
    Por enquanto, eu ainda considero cedo para fazer uma avaliação.

    Em relação ao facto do JJ ter margem zero...há quanto tempo já andamos a dizer isso? Nestas últimas 2 épocas o JJ tem começado o campeonato sempre com margem zero. É verdade que o final da época passada foi delicado mas já na 3ª e 4ª época do JJ, a sua margem já era zero.

    ResponderEliminar
  7. 1- Gosto de Artur, espero que esteja melhor que a época passada. Gosto de Paulo Lopes como suplente. Oblak seria o futuro, mas parece que inteligência é coisa que não tem.

    2- Temos Maxi,Almeida,Sílvio,Cortez e Melga. Maxi e Almeida chegam para a direita. De Sílvio espero que melhore mas continuo a achar que não estará cá na próxima época. Cortez ainda pouco vi, quero ver mais antes de afirmar que é bom ou mau. De Melga é a besta negra dos adeptos, embirraram com ele. O Maxi erra muito mais que ele.

    3- Saindo Garay temo Lisandro que parece ser bastante bom e ainda temos Steven. Jardel ainda por cá anda e eu gosto dele. De Mitrovic quero ver mais.

    4- Matic e Enzo. Amorim analisando apenas o futebol é boa opção para a posição. Airton??? Amorim é 10x mais jogador. André Gomes é um dos adorados dos blogs. Continuo a dizer que tem potencial mas actualmente é curto para o Benfica. Espero que melhore bastante esta época. Gostava que viesse mais alguém para o meio campo.

    5- Sulejmani veio a "custo zero", pelo que foi uma excelente oportunidade, pois é um enorme jogador. Markovic tem um potencial enorme e já é bom jogador. E ainda temos Salvio, Ola John e Gaitán nas alas.

    6- Djuricic é grande reforço.

    7- Adoro o Tacuara. Esteve mal no fim da época e a sua saída, para mim, terá que ser compensada com a entrada de alguém que garanta golos.

    8- Acredito que Rodrigo jogará mais vezes na posição 9 este ano. Acredito que poderá finalmente explodir.

    9- Mais fortes?? Teremos que esperar. Para já ainda é cedo para o afirmar, mas o plantel do ano passado lutou pelas provas até ao fim.

    10- Mais fracos?? Não vejo porquê. O treinador é o mesmo e o nível de exigência que se pede não o torna mais fraco.

    11- O problema do Benfica é o medo que os adeptos têm! "Basta um empate no Funchal a abrir a Liga e mais um empate ou derrota em Alvalade à terceira jornada, para tudo, mas realmente tudo ser posto em causa." Então e porque não vencermos as 10 primeiras jornadas?!?!

    12- Bazófia onde??

    13- O tal medo de as coisas correrem mal....

    14- Nem tudo o que acontece no Benfica tem de ser comunicado aos sócios.


    O que me vai na alma é uma irritação enorme!!!!!!

    Ai se o Benfica empata no Funchal. Ai se o Benfica perde em Alvalade.

    E que tal, vamos ao Funchal para vencer e vamos a Alvalade para trazer os 3 pontos, assim como em todos os jogos.

    O ano passado em 56 jogos oficias vencemos 39 (70%), empatámos 11 (20%) e perdemos 6 (10%) e andamos aqui cheios de medo????

    Não quero ver um excesso de confiança, mas todos este medo que vejo irrita-me. A época passada após as saídas de Javi e Witsel o que eu lia era que em Novembro estávamos fora das competições todas. Pois bem parece que fomos a final da taça, final da UEFA e perdemos a liga na última jornada.

    Vamos lá tirar este medo e mostrar alguma confiança.

    ResponderEliminar
  8. Continuamos muito fracos no banco. O treinador é o mesmo com os mesmos erros e atitudes. Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  9. O artigo faz uma boa análise. Contudo, e sem saídas relevantes confirmadas, temos um pouco mais de opções para o banco de suplentes, um novo potencial distribuidor de jogo, entre outras.

    E o Porto estará mais fraco, pois Moutinho dificilmente será substituído com o nivel que ele tinha...Lucho só aguentava 75 minutos a época passada e esta época aguentará ainda menos minutos...James talvez não tenha substituto à altura...

    Se por hipótese Cardoso se mantivesse, mesmo com o obtuso de Jesus todo poderoso e um inexperiente treinador da B, seríamos favoritos. Ligeiro avanço sobre o clube da cidade nortenha.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking