O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O regabofe das posições "sete", "onze" e "nove e meio" na era Jorge Jesus

. 62 comentários
Na primeira época de Jorge Jesus no Benfica, para a posição 7 chegou Ramires (e Ruben Amorim para remediar). Na posição 11 já havia Di Maria, ao qual se juntou Fábio Coentrão, e para a 9.5 (como JJ gosta de chamar à posição de segundo avançado) chegou Saviola que nunca teve substituto natural.

Nessa primeira época, Saviola era a peça da cristaleira que não se podia partir, ainda que os substitutos do 7 e do 11 fossem também de qualidade muito inferior à dos titulares (Coentrão raramente funcionou a extremo, e o Ruben era o Ruben).

Mas Saviola era a chave do sistema, e sem Saviola não havia Benfica com mobilidade. Vai daí, Jorge Jesus trouxe o primeiro 9.5 alternativo, Éder Luís (5 milhões de euros), que todos os benfiquistas perceberam que era bom de pés mas que não se adaptou, e mostrou o nervoso miudinho que às vezes impede grandes jogadores de triunfar, por não terem a mentalidade certa.

Ainda em Janeiro dessa primeira época de 2009/2010, o Benfica, na busca urgente dessa alternativa para Saviola e já prevendo a saída de Di Maria no final da época, mexe-se muito bem (em teoria) no mercado, contratando Gaitan e Jara que só chegariam no Verão seguinte.

Entramos então em 2010/2011, já sem Di Maria mas com Gaitan (que virou peça única já que o substituto Fernandez foi um barrete, Peixoto estava amaldiçoado e Coentrão virou defesa), e à direita um grande problema causado pela saída de Ramires, com muitos jogadores a serem falados mas que nunca chegaram, acabando nós à ultima da hora com o empréstimo de Sálvio, excelente jogador, mas muito ofensivo, bem diferente de Ramires, e que levou o Benfica de Jorge Jesus para essa dimensão super ofensiva e atrás sempre com o credo na boca.

E Sálvio virou também peça única, sem substituto natural, enquanto na frente, Jara (que tem vídeos no youtube de jogador simplesmente fabuloso na Argentina), também nunca se mostrou à altura de substituir Saviola. E com Jara foram mais 5 milhões de euros à vida.

Entramos em 2011/2012, e Sálvio regressou a Madrid. E para as posições 7 e 11 chega Bruno César, Nolito, Djaló e Enzo. Gaitan passou para a posição 7 porque Enzo bem cedo deixou de contar, e Bruno César e Nolito discutiam a posição 11. Yanick nunca contou. E finalmente, dois anos depois e depois de 10 milhões de euros gastos, Jorge Jesus acertava finalmente com a alternativa a Saviola, chegando Rodrigo, jogador muito promissor e que custou mais 6 milhões de euros. Tudo mais ou menos bem até aqui.

Mas em 2012/2013 começou o desnorte! Gaitan não saiu como os dirigentes do clube adivinhavam (não encontro outra explicação possível). Já tínhamos 3 extremos de qualidade para as alas a que se juntou o quarto com o regresso de Enzo Peres à Luz. Mas não satisfeitos com o que havia, investiu-se ainda muito, muito dinheiro em Olá John e Sálvio, elevando o numero de extremos no plantel para 6 (!!), e todos eles, à exceção de Nolito, a custar de 5.5 milhões para cima. Com Ola John foram mais quase 10 milhões (pagos por nós?), e Sálvio mais 15 milhões! 

Em compensação, este nível de qualidade escasseava em outras posições do campo, e tínhamos, claro, um plantel desequilibrado. As vendas de Witsel e Javi enfraqueceram mas ajudaram a equilibrar, pois Enzo passou para o centro e os extremos passaram a ser 5, ainda assim, um número desajustado. E continuaram a ser cinco até Janeiro, altura em que Nolito e Bruno César sairam, reduzindo o número de extremos para 3, ao qual de juntou Urreta para equilibrar as contas. O equilíbrio voltou.

Mas para a nova época, e bem sei que os planteis ainda não são definitivos mas, a Ola John, Sálvio e Gaitan (33 milhões de euros de "mercadoria" da boa!!), e presumindo que Urreta já não conta, juntam-se agora Sulejmani e Markovic (mais 9 milhões de euros investidos na posição 11 e mais dois jogadores que chegam para ser titulares), voltando a elevar para 5 o número de jogadores que disputam duas posições, e todos eles internacionais e com objetivos de titularidade. 

Sairá Gaitan? Sairá Olá John? Sou só eu a achar que pelo menos um deles terá de sair?

Resumindo e baralhando: Muito dinheiro se tem gasto nestas posições 7, 11 e 9.5. O nível dos jogadores contratados tem sido de forma geral elevado, e Jorge Jesus não se tem enganado mas, seremos hoje, nestas posições, muito melhores do que éramos em 2009/2010 quando o regabofe dos extremos começou? 

Pessoalmente acho que não! Inegável que temos nas alas grande parte da nossa força mas, essa força sempre existiu em qualquer das épocas de Jorge Jesus. O que não existe é essa força noutras posições, esse sim um grande problema, e que tem sido quase sempre muito mal resolvido. 

Tivéssemos nós, ou quem dirige o clube, claro, gerido estes dossiers com outro critério, e talvez hoje pudéssemos ter um plantel, no geral bem mais equilibrado e com mais qualidade em mais zonas do campo.

Temos sido, de facto, nas posições 7, 11 e 9.5 um clube de ricos mas, em outras posições, se calhar até mais importantes, um clube de tostões, remendos e soluções momentâneas! 

É preciso lembrar os folhetins dos defesas esquerdos ou direitos, ou a fragilidade gritante que o ano passado revelámos nas posições 6 e 8, sempre com o coração nas mãos, para que aqueles dois pêndulos do meio nunca se partissem? 

Ou serei só eu a achar que esta gestão das necessidades da equipa não tem sido bem feita?


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

62 comentários

  1. E para ajudar a festa, parece que vem mais um artista para 10 ou 9.5 :-)
    http://www.ole.com.ar/racing/volo-el-primero_0_956304598.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheces o artista, ou só ouviste falar?

      Olha que o artista, ao que se pode ler aqui, hoje de manhã ainda treinava no Country Mapuche Pilar...

      http://www.racingclub.com.ar/plantel/nota/2013/07/1650_inicio-del-trabajo-en-pilar-con-el-primer-turno-de-tareas/

      Eliminar
    2. Não conheço o artista mas li que também joga a oito. Se for para jogar a oito, acho que faz falta

      Eliminar
  2. No shit, Sherlock.
    Isto tem sido o pão nosso de cada dia do mercado do Benfica. Extremos, extremos, avançados, avançados. O resto é com os trocos que sobrarem (normalmente poucos).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é a leitura que faço. Acho que nesta altura, a grande prioridade deveria ser reforçar lugares em que não estamos tão fortes. Guarda redes, laterais e um bom trinco, com jogadores de qualidade indicutivel

      Eliminar
  3. Eh pá... você não tem nada de útil para fazer do que escrever balelas? Se ainda fossem construtivas... mas são todas sempre com o mesmo objetivo: denegrir Jorge Jesus... Dá para duvidar se você é benfiquista ou um verdadeiro anti... e olhe que há antis que são menos destrutivos que você.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma coisa para acrescentar ou corrigir? Alguma coisa para comentar em relação ao que leste? Pois, foi o que pensei.

      Eliminar
    2. infelizmente ainda ha muitos que consideram a critica a JJ ou por outro lado a LFV cm conversa de anti RedMoon e ja nem vale a pena lhes responder pois eles gostam e de 2os lugares e vitorias morais..........epah espera la queres ver que os gajos afinal sao adeptos do lagartedo??? Pro ano e que e .........

      Eliminar
    3. red:o teu comentário pode fazer sentido se não saírem Gaitan, Salvio ou Ola John. Como eu não sei o que se passa nos bastidores das negociações não consigo ter opinião. Só depois se verificará se tinhas razão, embora nunca se saiba verdadeiramente aquilo que se passa nos bastidores, para que se possa anuir a irracionalidade das contratações num determinado momento...

      Eliminar
    4. 218219

      Tu ate vens a este blogue há muito tempo, sabes que sou grande adepto do trabalho do JJ.

      Apenas refiro que falta-nos qualidade indiscutivel em certas posições e temos demasiada em outras.

      Mas é alguma mentira que o ano passado, começámos com 6 extremos para dois lugares? Bruno, Enzo, Nolito, gaitan, Ola john e Sálvio? Esse ano ja passou, nao estou a especular. E o Enzo passou para o meio porque o Witsel saiu, senao ia jogar onde?

      nao era melhor ter so 3 ou 4 extremos bons e ter tambem dois laterais de qualidade indiscutivel?

      Eliminar
    5. red :e na época anterior a esta o Benfica acabou com a lesão do Salvio na Holanda... O que preferes? de qq forma o bruno e nolito sairam em janeiro, com forte critica de muita gente!neste momento eu creio que o Benfica tem algum excesso de extremos, mas parece-me quanto ao resto equilibrado( já com a saida de Garay) .abraço

      Eliminar
    6. Quanto à questão dos laterais, tens que concordar que o slb não compra jogadores feitos, e não julgo aceitavel dar 10 milhões pelo Alex Sandro, que não é melhor do que o Cortês. Temos pois para as laterais Maxi, Silvio, AAlmeida, Melgarejo e Cortês e Cancelo- 2 titulares e pelo menos 2 suplentes com nivel( Cancelo em formação)...Ainda me rio com o dinheiro gasto no alex sandro e danilo...

      Eliminar
    7. RedMoon,

      Dos 6 que falas 3 deles, Gaitan, Enzio e B. César, antes de virem para o Benfica, já faziam outras posições sem ser as de extremo, principalmente o Gaitan e o B. César. Como sabemos a polivalencia ou possível adaptação bem sucedida a diferentes lugares é uma das características mais apreciadas por JJ num jogador.

      Eliminar
    8. 218219

      Sim, como disseste tens agora o Silvio e o Cortes. Quanto custaram? Zero! Quem tinhas o ano passado? Melgarejo e andre almeirda. Quanto custaram? Zero! É mentira que nas alas estao os milhoes e nas laterais os tostoes?!

      Eliminar
    9. Anonino 2:12

      Uma falsa questao. Muito mas muito raramente qq desses jogadores jogou a 10 ou 9.5. Esses sempre foram para aimar, lima ou rodrigo

      Eliminar
  4. Como o autor gosta muito de dissertar sobre as opções e os gastos faraónicos do JJ, eu gostaria de sugerir-lhe um pequeno ensaio critíco sobre o porquê do fracasso na sua passagem pelo Barcelona do homem mais caro da história do futebol mundial (Zlatan Ibrahimovic),sendo certo que o mesmo era uma aspiração antiga de Pepe Guardiola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devias ir colocar essa questão ao blogue do Barcelona.

      Eliminar
    2. Se não percebeste a analogia, paciência fica para a próxima. Se percebeste e chutaste prá bancada, é porque também pertences à geração do portuga mediano que opina, que acha que , não procura a informação, o saber, a verdade dos factos e a crueza dos números.
      Opina porque sim, porque o " eu acho " é que está a dar...finger up!

      Eliminar
  5. Não há nada a acrescentar porque na minha opinião isto tudo "nothing but a load of bull". Apenas alguém que pensa que sabe futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Nothing but a load of bull", é quem vem para aqui fingir que diz mas nao diz, escreve muito mas nao diz nada.

      Infelizmente é desses que o país está cheio.

      Eliminar
  6. vem aí outro 9.5 o Luis Fariña do Racing

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse acho que é mais um "oito", a acho que faz falta.

      Eliminar
    2. Se for um gajo que corra quilômetros muito bem.

      Eliminar
  7. Neste pots do RedMon há uma ligeira imprecisão.

    O Coentrão é adaptado a lateral esquerdo na 1ª época de Jesus Campeão em 09/10, salvo erro há 7ª/8ª Jornada. Quem foi o dono do lugar primeiro foi Shaffer nas primeiras 4 Jornadas desse Campeonato, posteriormente Peixoto foi lateral esquerdo 3/4 jornadas, e como referi à 7ª/8ª Jornada o Fabio assume a titularidade, aliás, é convocado por Queiroz para a Selecção, e no Mundial de África de Sul Coentrão a par de Eduardo são os melhores jogadores da nossa Selecção, e Coentrão creio que foi mesmo dos melhores laterais do Mundial!

    Outra questão, que esta época se irá repetir. Em 2010/11 Salvio chegou de Madrid para substituir Ramirez, só que erradamente veio emprestado, sem opção de compra, valorizou-se, regressou a Madrid, e o Benfica para o recuperar posteriormente pagou cerca de 15 M€, quando poderia eventualmente se tivesse opção de compra aquando do empréstimo, ter um vaor mais baixo. Esta época, Sílvio é emprestado pelo A Madrid, e mais uma vez sem opção de compra, a ideia é valorizar o Silvio ao A Madrid para posteriormente comprá-lo por um valor inflacionado?

    P.S. Hoje A Bola, dava destaque a Cortez, como herdeiro de Coentrão, mas confesso que se revela qualidade no processo ofensivo, apresenta enormes debilidades no processo defensivo, e o que se exige a um lateral é consistencia nso 2 processos. Não sei o que viram os jornalistas no Cortez, nos 2 jogos que vi não me convenceu, e comprometeu e muito no aspecto defensivo, ou muito me engano, ou o dossier lateral esquerdo ainda não ficará encerrado com Cortez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo imprecisao nenhuma em relação ao Coentrão. Sim, O Coentrão veio na primeira época de Jorge Jesus, era alternativa a Di maria e à setima ou oitava jornada passou para defesa. Eu disse algo diferente?

      Eliminar
  8. Este plantel com um Danilo e um Alex Sandro subia para um nível mto superior. Gastem dinheiro em laterais a serio! Mas tá visto que a ideia é vender/potenciar jogadores para o bazófias do Jesus andar sempre a mandar "postas de pescada" com diria o P.Bento. E os títulos são secundários! cm é possível? os laterais q temos Cortez e Silvio são emprestados pq? porque o orçamento é para comprar extremos po Jesus potenciar. Msm assim fazendo as contas de Jara+eder luis+menezes+bruno cesar+airton+salarios do yanick(pq esta contratação?? ridículo jesus o iluminado queria fazer dele um dessa direito e este ano estava no Real Madris)... quanto dinheiro desperdiçado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem nao vou na conversa de realçar os flops para passar a ideia que se compra sempre mal.

      Eu acho que se tem comprado muitas vezes bem, e no global, Jorge Jesus tem sabido escolher e valorizar o que escolhe. Com alguns erros, evidentemente, como acontece em todos os clubes.

      O que eu acho é que, caramba, com todo o dinheiro que se tem gasto, podiamos ter um plantel com mais qualidade em mais posições. Não apenas em 3 ou 4.

      Eliminar
    2. Mas RedMoon, não reparaste que o Martins só podia estar a brincar. Então não é que ele considera aquele enormissimo flop do Danildo 18M um lateral de qualidade superior ao Máxi e ao André Almeida.

      Quanto ao Alex Sandro 13M, o rapaz na verdade é quase tão bom que o Melga, só lhe fica a ganhar de caras no custo da passe, cerca de 11M mais e na habilidade inata que tem para GR... E claro os anos em que joga a DE, enquanto o Melga, só vai no primeiro.

      Em conclusão o Fruta Corrupção do Porto, gastou 31M em dois DL; enquanto com o mesmo montante o Benfica contratou o Witsel 7,5M, Garay 5,5M, Enzo 5M, Matic 5M, e Olá Jonh 8 M..

      Cá para mim o Martins é um daqueles que trocava de muito bom grado estes jogadores que fazem ou fizeram parte do Benfica, pelos laterais Danillo e Alex Sandro... É que os 5 coxos do Benfica, custaram tanto como os dois portentos do Fruta Corrupção do Porto.

      Eliminar
    3. Eu tambem os acho carissimos. No entanto, o FCP tem as laterais bem entregues, o Benfica não. Ha boas solucoes mais baratas.

      Eliminar
    4. O clube assumidamente corrupto tem as laterais bem entregues, porquanto os árbitros recusam-se a marcar penalty aos lances de andebol do Alex Sandro.
      E digo mais. Tivessem aqueles dois penaltys clarissimos sido assinalados e o Bimbo-mor do reino da Tripalândia tinha corrido com o Alex Sandro no final da temporada e irradiado o árbitro como fez com o Pedro Henriques que não foi nas cantigas da fruta e do café com leite.

      Eliminar
  9. RedMoon,

    E há outro problema que acabaste por não referir explicitamente no artigo, mas que fica escancarado: a nossa gestão de activos!

    Para mim é inconcebível, nos tempos que correm, de grande crise financeira que se abandonem investimentos avultados (acima dos 5 M€) em menos de 6 meses.

    Foi o que aconteceu com Éder Luiz, com Bruno César, com Franco Jara, e muitos outros. Por vezes pergunto se isto não é concertado com o Porto para dar cabo do Benfica. É que já é muito erro em catadupa para ser simples erros de "casting".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia do post nao era realçar flops.

      É inevitavel que nao se acerte sempre. Eu acho que em percentagem de acertos Jorge Jesus tem estado bem. Gostava era que tambem tivesse olho, ou quisesse, reforçar tambem outras posições.

      Anda a por as fichas todas em tres posições, e acho que isso fica à vista de todos.

      Eliminar
    2. Flops que custam mais de 5M€?!

      Acho isso inaceitável.

      Em percentagem de acertos o Jorge Jesus tem estado bem? Deve ter uma percentagem próxima dos 15% e se formos a ver bem a maioria é tudo de jogador que chega à Luz por valores entre os 7 e os 10 M€, ou seja, que já não enganavam ninguém.

      Há é muito jogo bastidor. Muita venda de gato por lebre.

      Eliminar
    3. O Eder Luís, B. César e Jara já tinham demonstrado antes de virem para o Benfica que eram muito bons jogadores e que tinham qualidade para vingarem no Benfica. Infelizmente como muitas vezes acontece, não vingaram. Vide o caso do Ibramovich no Barcelona, ou mesmo os dois primeiros anos de Di Maria e do F. Coentrao no Benfica. Felizmente o Eder Luís, como o B. César foram vendidos pelo preço que custaram. O Eder até rendeu cerca de 1M mais pelo empréstimo. Quanto ao Jara que chegou a internacional A Argentino, com Maradona, ainda é do Benfica, mas o seu empréstimo tem amortizado o investimento realizado e tem pago os seus vencimentos.

      Eliminar
    4. Tudo verdade, mas nao era essa a ideia principal do post, nem chamar flop a toda a gente. A maior parte de quem veio ate sao bons. Sao é demasiados para 2 ou. 3 lugares

      Eliminar
    5. RedMoon e Anónimo,

      Por terem qualidade é que não entendo porque é que ao fim de 6 meses são logo colocados na prateleira.

      A época passada aconteceu exactamente o mesmo com o Bruno César e o Nolito. Na época anterior praticamente foram os titulares nas alas e mal ou bem, quer se goste ou não do estilo de ambos, eles desempenharam bem as suas funções, tendo em conta que era as suas primeiras épocas de águia ao peito. O que fizeram depois? Foram gastar dezenas de milhões nas suas posições.

      Entretanto... algures na lateral esquerda, vinha um Luisinho e adaptava-se um avançado como o Melgarejo.

      Eliminar
  10. Querem um bom 8. MIGUEL ROSA
    E porque não trabalhar de forma especifica o André Gomes para a posição 6( processo ofensivo ele faz, agora falta é rapidez/velocidade e cultura para o processo defensivo).


    X de Xutos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Andre, antes de jogar a 6 tem de aprender a nao perder bolas faceis em zonas tao importantes do terreno

      Eliminar
  11. É muito triste ver o Benfica neste estado... Uma coisa é não poder reforçar a equipa por não haver dinheiro, outra coisa é isto que assistimos ano após ano, temos lacunas ou faltas de opçoes em certas posições e jogadores sem qualidade para estar no plantel!! E o que se faz, todos os anos se reforça a posição onde precisamente estamos melhores servidos - medio ala... (salvio, gaitan, O.John, urreta, sulejmani, markovic, rojas)!!! Temos capacidade financeira para dar 10M€ por um miudo-markovic (que acredito que tenha valor), mas que devido a concorrência pouco há-de calçar!!! Por outro lado, andamos a pedir emprestados jogadores medianos para posições fulcrais... jogadores que pouco ou nada acrescentam e que tem ainda muito a aprender para ser um jogador à Benfica!! Dos milhoes que ja gastamos em extremos, bastavam uns 10M€, para trazer um lateral esquerdo que fosse mesmo uma + valia e pegasse de estaca!!! Enfim...quem diz lateral esquerdo, diz lateral direito ou trinco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lateral direito esquerdo e trinco e um gajo que domine o meio campo com poder físico.
      Para já os laterais que vieram não me convencem.
      Silvio não sabe defender Cortez a mesma coisa os sérvios markovic e Djuri tem que recuperar bolas também não é só fintas.
      Artur precisa de ser recauchutado alguém que veja isso também.
      Na frente tudo bem e que venha o Cardozo.

      Eliminar
    2. Haja alguem que percebeu o post:))

      Eliminar
    3. E sim, ainda me escapou o Rojas!

      Eliminar
  12. o Guru do Benfica16/7/13 04:28

    Caros Benfiquistas,

    Nestes 12 anos de Luís Filipe Vieira nos comandos do nosso clube o Benfica nunca teve critérios claros e transparentes no que concerne às transferências.Como se costuma dizer é comprar às paletes algum deverá ser bom e já não estou a falar de alguns negócios que eu vou apelidar de "esquisitos " para não dizer outra palavra mais feia como os de Kanu que nem no Belenenses jogava.Para mim a vinda de muitos avançados e extremos é muito simples de analisar.É muito mais fácil no campeonato nacional valorizar jogadores atacantes do que defesas e esse é o principal e único objectivo actual do nosso clube.Acrescenta-se a esse facto , que as posições de extremos e avançados normalmente envolvem uma maior quantia financeira do que as praticadas nos defesas e está o ramalhete ideal completo.Valorizar um a dois jogadores por temporada para os vender logo a seguir.Passamos de um clube apetecível a nível desportivo no qual todos os jogadores tinham orgulho em jogar para um interposto de jogadores que serve meramente como salto para melhores clubes e campeonatos mais competitivos.Esta é a verdade , custa ouvir , é uma realidade dura , mas é a verdade.O Benfica deixou de ser um clube com ambição de vencer campeonatos , para ter ambição de vender um a dois jogadores por temporada.O próprio Jesus em entrevistas diz isso mesmo.O importante é conseguir estar na Champions , por ser a melhor montra para vender.Se é pela conquista do campeonato , segundo lugar ou terceiro pouco interessa.O importante é estar nessa competição para que algum dos nossos jogadores mostre qualidade acima da média e seja vendido.


    Infelizmente para quem ama o Benfica o nosso clube tornou-se num clube perdedor.Nunca na cabeça de nenhum benfiquista que se preze pensou que o Porto nos ultrapassaria em nr de títulos.Mas isso é uma realidade e com tendência para aumentar.É esse o legado que LFV e quem votou nele vai deixar para as novas gerações.Cada vez mais, os adeptos estão resignados , mais amorfos , mais conformados por não ganharmos , para alguns já é mesmo um hábito ficar em segundo e acharem que fizemos uma temporada fantástica.


    O Porto vai ganhando mais adeptos , mais sócios por todo o país , principalmente os jovens que no futuro serão a força trabalhadora do país e nós vamos ter uma massa adepta em comparação com o Porto envelhecida.Os jovens querem clubes que ganhem e não clubes que transformam derrotas em vitórias morais.

    Basta recuarmos 10 anos para termos essa noção.Não existia praticamente nenhum portista em Lisboa.Agora já existem milhares.No Algarve o mesmo se passa. Alias não existia quase nenhum portista abaixo de Coimbra, agora já festejam os campeonatos em todas as principais cidades de Portugal e em algumas no Estrangeiro. Pode não ser preocupante este facto no presente mas no futuro temo que o Porto nos ultrapasse em número de adeptos.


    A continuarmos nesta onda de derrotas , e o Porto a ganhar ano após ano , tenho medo que em 20 anos o Porto seja o clube com mais adeptos em Portugal.


    Muitos vão dizer estás doido , isso nunca vai acontecer?Eu respondo eu também dizia que nunca na vida o Benfica teria um Presidente que tivesse sido sócio do Porto e do Sporting.E a realidade desmentiu-me e bem.Por isso tudo é possível e está bem mais perto de acontecer do que muitos possam imaginar.


    P.S»»»Esclareço os mais mal informados que quem mexe todos os cordelinhos nas compras e vendas de jogadores é o LFV e não o JJ.JJ é pedido em alguns casos a sua opinião nas compras, nas vendas não é tido nem achado.Quem trata disso é apenas e somente LFV.JJ comete muitos erros, principalmente tácticos mas do erro dos planteis desequilibrados pouca ou nenhuma culpa tem , a não ser a de aceitar as condições e não bufar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nao sei quem decide comprar. Se JJ se LFV. Mas se calhar é nas alas que esta o dinheiro. Alas vendem se por 30 milhoes, laterais so por tostoes. Se calhar o criterio é esse: as mais valias e nao o equilibrio do plantel

      Eliminar
    2. Red: Esse factor que referes, o da rentabilização, não pode ser descurado no futebol de hoje e na situação do nosso clube. Espero que com a rentabilização dos direitos televisivos o Benfica possa passar a encarar o problema de forma diferente! Dentro de 1- 2 anos estarei então a exigir essa mudança no chamado modelo de sustentação Desportiva/financeira. Não que eu ache que o Benfica possa passar a ser um clube comprador de ultima linha, como Chelsea e RMadrid, mas pode é deixar de viver da venda dos passes dos jogadores que forma e passar a preocupar-se em aguentar os jogadores o mais possível, para a sustentação da componente desportiva ...Serei eu a sonhar?

      Eliminar
  13. Off topic...
    Ainda ninguém sabe quem foi roubar a FPF ???
    Já passaram uns meses ...
    E aquele indivíduo que se suicidou com 2 tiros na nuca ?
    Ou dizem que se suicidou ! Mas com 2 tiros ?
    É possível ?
    Lol
    Anda tudo caladinho, ninguém diz nada .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta ao Vitto Vendeta do blogue "Cabelo do Aimar" ele é que foi o primeiro a dar a notícia da morte de Mesquita Alves no estádio do Ladrão. Pelo que eu percebi não foi encontrada a arma do suicídio/crime e os gorilas primos do Pidá correram com os jornalistas à paulada, quando estes lá apareceram para saber pormenores sobre o caso.
      Quando ao assalto à FPF e ao desaparecimento do computador do Nandinho, não me admirava nada que tivesse sido um roubo simulado para desviar as atenções das novas escutas que foram dadas a conhecer pela CM TV e que envolviam conversas de fruta entre o Nandinho e o Bimbo-mor.

      Eliminar
  14. RedMoon, os meus parabéns! O senhor escreve como sente o nosso Benfica e fá-lo com uma linguagem tão doce que até uma palavra polémica como "regabofe" soa suave nos seus post. Estou extremamente surpreendido pela positiva com a sua calma, o seu à vontade, a sua serenidade aliados à qualidade de análise ao que todos amamos, o nosso Benfica. Sem dúvida um dos melhores bloggers da Gloriososfera, um grande bem-haja e obrigados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))

      Obrigado pelas palavras. Espero no entanto, que mesmo tendo escrito o seu comentario as 6 da manha, tenha sido num estado sobrio, heheh

      Eliminar
  15. Tínhamos muitos mas no ano passado acabámos apenas com o Gaitán, o John e o Sálvio, bastante cansados, para os flancos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tinhas tambem o urreta, que para mim tinha muita qualidade...O JJ é que nunca apostou muito nele! Ou seja 2 titulares, + 2 suplentes (antes de Dezembro,tinhas também o nolito e b.cesar)! compara os jogadores (qualidade e opções) para as alas com as outras posições,e diz me se achas correcto ter sido a posição + reforçada em detrimento de outras posições muito mais carenciadas (tanto em qualidade e quantidade)?

      Eliminar
    2. Cansado ou não, não é essa a questao. Tambem tinhas o Urreta, o JJ é que escolhia meter sempre o Salvio.

      A questao é:
      Quando custam Cortez e Sivio? ZERO
      Quando Custam Melgarejo e ALmeida? ZERO

      Quando custam os alas?

      A questao é essa.

      Eliminar
  16. "Ou serei só eu a achar que esta gestão das necessidades da equipa não tem sido bem feita?"
    Eu tambem partilho da mesma opinião! O Benfica neste momento é um clube de tentar valorizar ao invés de ganhar campeonatos. È isto que Benfica se tornou, um clube de experiências e ponte de passagem de vários jogadores que têem normalmente o mesmo Agente/empresário, imaginem o que se passa nestes 2/3 anos em anos anteriores a Vieira? Era um corropio desnecessário de entra e sai de jogadores (se bem que agora a desculpa é a equipa B)era exegerado era até um roubo ao Benfica...mas na era Vieira começam a publicitar de necessário e compras pensadas! Espalham até a ideia que Benfica precisa de 8 avançados e 10 alas!!! Isso é falta de critério meus amigos depois temos 106 jogadores sob contrato!

    Queria que me explicassem o caso Miguel Rosa, um jogador que já foi considerado 3 vezes o melhor jogador da 2 liga nunca tem uma chance no nosso Benfica??? Como se percebe que o Benfica esteja sequer a equacionar vender Rosa ao Belenenses, que tem um adepto ferranho do FCP na sua presidencia, a troco de uns tostões por Ruben Amorin que com 28 anos ainda não se impôs na Luz com este treinador??

    O Benfica não precisa mais de 8 7 ou noves e meio, precisa sim de um treinador competente que perceba que os jogadores existem para jogar em prol do Benfica e não em prol de uma valorização pessoal! Temos o Enzo Peres para 8 como demonstrou na época passada em que a par de Cardozo e Matic foi o melhor do Benfica, 9 e meio não existe é uma ilusão de JJ e um capricho dele, temos Mora que considero jogador para o Benfica, Rodrigo, Nelson Oliveira, Lima e o Cardozo Bomb não chega???!! Querem um sete? Andrés, Ruben Amorim, tinhamos Nuno Coelho e Matic não chega para o Benfica???....(e porque não contratar Manuel Fernades o meu sonho)
    Não precisamos de Farinas ou merdas como Markovis por 10 milhoes (apesar de ser bom jogador) não o trocava por uma aposta em Ivan Cavaleiro!
    Enfim Benfica está bem servido não precisaria de grandes investimentos em jogadores, gostei das contratações a custo zero, muito boas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica precisa é de distribuir as fichas pelas zonas todas do campo.

      Nao pode investir os milhoes todos nas alas, e depois ter 4 dos actuais 5 laterais da equipa chegados a custo zero.

      Eliminar
    2. O Benfica precisa de distribuir bem as fichas no campo, jogadores temos nós!
      A nossa estratégia é uma merda, temos a equipa junior campeã nacional, o normal era estes campeões (a maior parte deles)estarem a treinar na equipa B! O normal no ano passado era ter dado mais experiencia a jovens talentos já na aquipa A! Vamos comprar Rojas, Giannis Rodriguez, etc...no ano passado acho que foi uma carrada deles sem jeito e só jogaram de 10...talvez 4!!
      Depois vêem com a merda da desculpa que com muita juventude o Benfica não estaria a lutar por titulos! Em que se baseiam para afirmar tal??!!

      Eliminar

  17. Excelente rectrospectiva concluída com o presente.

    Já há dias escrevi que temos muita gente para a frente e este ano também para trás mas o cerebro continua atrofiado.

    Temos Matic e Enzo, se nenhum sair.

    Li hoje que vai chegar o Farina, Argentino do Racing Avelaneda que é mais um 10 mas em quem JJ pensa para 8, diz o jornal.

    André Gomes joga sempre com demasiada ansiedade ou então não é forte psicologicamnete, sendo capaz do melhor e do pior, não sendo neste momento uma alternativa.

    O Amorim para mim não conta e alguém que me explique o regresso e mais 4 anos de contrato. NINTENDO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, essa da renovação de Amorim ainda queria entender...queria entender como Farina que na Argentina é um 10 ou segundo ponta e vem para 8! Queria entender como se faz de Duricic um 10 num 9 e meio??!!
      André Gomes deve aprimorar os passes curtos e a sua maior disponibilidade fisica de resto creio que será um bom trinco!!

      Eliminar
    2. O Ruben é muito fraquinho. Basta ser pressionado que é bola nos pes do adversario em zona proibida e a nossa defesa em apuros

      Eliminar
  18. Excesso de extremos? Vejamos:

    Esquerda: Gaitan e Ola John
    Direita: Salvio e Markovic
    Méd. Ofensivo(9,5): Sule e Djuricic

    Este ano joagremos um pouco diferente, o segundo avançado recua bem mais que o que fazia Saviola ou o ano passado Lima. Este ano jogaremos praticamente num 4x2x3x1, pelo menos é o que tenho visto nesta pré-época. O Urreta será carta fora do baralho ou irá para a B sendo chamado em caso de lesões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda que seja assim:
      Para 3 posições seis jogadores de luxo.
      Em outras, nem um que se aproveite.

      Laterais é tudo a custo zero.
      Extremos é tudo de 8 milhões para cima

      Eliminar
  19. Não me parece que Markovic seja extremo.

    Não se iludam... Fariñas nunca poderá ser um substituto para o que Enzo faz actualmente.

    ResponderEliminar
  20. Ora alguém que diz a verdade- guru do benfica. O JJ e LFV só nos vende vitorias morais! Não queremos ser os reis da nota artística, da TV facciosa, dos festejos antes do tempo... QUEREMOS SER CAMPEÕES!

    LFV fez um trabalho notável desde que chegou a presidência, mas já chega de falar no Vale e Azevedo quando perdemos campeonatos.

    Investimos no plantel como nunca, temos tido boas prestações na europa (excluindo a meia-final com o braga - problema do JJ falha sempre nas grandes decisões).

    Não podemos abrir a época em grande entrevista na TV do clube e o treinador dizer q estamos perto da hegemonia em Portugal!!?? Será que não reparou nos últimos 3 anos?? Não nos podemos deixar enganar e iludir por estas tiradas.

    O que se ve dps é o Porto arrecadar os trofeus e festejar em sítios que nos pagamos a reserva. Dispensamos conversa fiada(JJ e LFV) QUEREMOS É SER CAMPEÕES E GANHAR TAÇAS

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking