O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 20 de julho de 2013

Movimento "Clubes de Lisboa Unidos"

. 2 comentários

A Taça de Honra, que se inicía hoje, parece-me uma competição muito interessante e que, porventura, os clubes deveriam dar bem mais importância. 

O SportingCP, então, foi vergonhosa a forma como nem sequer se dignou a estar em Portugal. Definitivamente, os sportinguistas ainda não perceberam que sem "aliados", o Clube do Lumiar não irá tão cedo recuperar.

Nesse sentido, Lisboa e a AFL deveriam unir ao máximo o que outrora o FCPorto pela mão de Pinto da Costa e José Maria Pedroto quis separar.

Todos sabem que a base da estratégia de ascensão do FCPorto, preconizada pelos dois "manhosos" acima, foi a de dividir os clubes de Lisboa, enfraquecê-los e "virar o futebol a Norte". Pelo caminho vimos cair o Estrela, o Belenenses, o Estoril, etc... e ascenderem clubes "de 2ª linha" do Norte, virando todo o poder ao norte do país e toda a influência ao FCPorto e a Pinto da Costa.

É, por isso, de vital importância que os clubes de Lisboa percebam a importância deste tipo de competições e, especialmente, a importância de se unirem. Não se trata de união nos objectivos desportivos, mas união no redimensionamento do futebol nacional, no fortalecimento dos clubes de Lisboa em particular e do Sul em geral.

Tanto Sporting como SLBenfica têm anualmente jogadores excedentários que acabam "encostados" numa qualquer equipa nacional ou estrangeira, quando poderiam ser emprestados ou mesmo cedidos ao Estoril, Belenenses e Atlético.

Outra perspectiva importante será a estratégia conjunta, aqui já contando também com Estoril, Belenenses e Atlético para ajudar os clubes amadores como Casa Pia, Real Massamá, Olivais e Moscavide, Cultural da Pontinha, Pinhalnovense, Futebol Benfica, Sacavenense, Barreirense, Oriental, Alverca, Fabril, 1º Dezembro, Torreense, Lourinhanense, etc.

Uma estratégia conjunta de apoio a estes clubes, no apoio à divulgação dos mesmos, ajuda à formação de jogadores, apoio à partilha e utilização de recursos, negociação de patrocínios alargados, etc. é fundamental à sobrevivência dos Clubes que, com apoios, poderão formar melhores jogadores que possam ser aproveitados por estes clubes de maior dimensão, poderão inclusivé os mais pequenos almejar a subir de divisões e conseguir melhores perspectivas futuras.

O SLBenfica libertou este ano o David Simão, o Leandro Pimenta, o Djianny, o Miguel Victor e o Nuno Coelho, todos eles a titulo definitivo e sempre para clubes fora de Lisboa (ou Portugal) e alinhados com o "statu quo" que mata o futebol nacional. Além destes ainda podem sair Nelson Oliveira, Miguel Rosa, Luisinho, etc. possivelmente para o estrangeiro.

Num plano de acompanhamento próximo dos jogadores, de objectivo de potenciar os jogadores e quem sabe poder fazê-los regressar com condições para vingar no Clube, será que o projecto Belenenses ou Estoril não seria mais interessante para os jogadores? Obviamente que estes clubes também teriam que ver neles interesse, mas estou em querer que a principal objecção em todos os casos seria os custos mensais.

Portanto, assumindo que um jogador do SLBenfica e SportingCP seria sempre interessante para o Belenenses ou Estoril, a questão que se coloca é:

- Não será melhor para os clubes grandes de Lisboa e para os respectivos objectivos de melhorar o futebol nacional, suportar uma boa parte dos custos mensais com esses jogadores e colocá-los a jogar perto e em clubes que, com jogadores assim, poderão melhorar os seus objectivos e "roubar" a posição a clubes que cedem aos poderes instalados?

Fica a questão...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. E consegumos perder com o Sporting C, uma vergonha, e o Jesus nem se levantou uma vez do banco, parecia estar a fazer um frete. E porque não foi ele à flash interview.

    ResponderEliminar
  2. NauBenfica21/7/13 09:18

    Mesmo tendo em linha de conta que estamos no início da época e que muitos jogadores ainda não estão sintonizados com o jogo da equipa, começa a ser confrangedora a maneira como vemos o Benfica a sofrer golos de bola parada. A sofrer golos em todos os jogos! É que já andamos a ver este filme há muito tempo. Não se treina a defesa?
    Ao mesmo tempo, os lances de bola parada rendem-nos muito pouco, quase exclusivamente as grandes penalidades. Também não se treinam?

    O clube deveria prestar mais atenção à Taça de Honra. Uma taça, nem que seja de papel, é para se ganhar. Mais ainda quando a disputamos com um rival. Não perceber isso é não perceber nada. A vitória sobre o Sporting, que alinhou com uma equipa de meninos, deveria ter acontecido. Dava moral à equipa e aos adeptos, que não têm,ambos, muitas razões para estarem otimistas.
    O JJ ontem dirigiu a equipa ou esteve a comer alcagoitas enquanto via o jogo? Começo a não ver este senhor (confesso que não queria que viesse para Benfica quando se começou a falar disso, por causa da arrogância de que dava mostras, e que depois aprendi a admirar o seu trabalho)com bons olhos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking