O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 20 de julho de 2013

"Portuguesização" do SLBenfica?

. 18 comentários

Como sabem, talvez seja dos poucos que por essa blogsfera fora defendo este movimento de "portuguesização" da nossa equipa. Aliás, além desse, falta ainda a "benfiquização" da nossa estrutura, mas isso são "contas de outro rosário".

Este ano, o SLBenfica já vai para o quarto novo elemento português depois de Steven Victoria, Silvio e o regresso de Ruben Amorim. 

Penso ser um factor positivo, apesar de que não é menos verdade que em sentido inverso sairão Carlos Martins, Miguel Victor, Roderick (para a B) e Luisinho (sem contar com os que não estavam na equipa como Hugo Vieira, Nelson Oliveira, etc.).

Estaremos perante uma tentativa de ter no SLBenfica os melhores portugueses ao alcance do SLBenfica?

Em abono da verdade não é facil ter no SLBenfica mais portugueses. Entre os "jogadores elegíveis" encontramos nomes como Neto, Antunes, Eliseu, Danny, Paulo Machado, Miguel Veloso, Eder e será que mais algum? Isto tendo em conta que o SLBenfica não irá contratar ao estrangeiro jogadores como Ronaldo, Pepe, Coentrão ou Nani...

Dito isto, considero ser um elemento positivo esta tentativa de ter no SLBenfica jogadores portugueses, que conhecem o futebol português, que sabem o significado de um Benfica x Sporting, que percebem a dimensão da rivalidade com o FCPorto, que sabem que jogar em Arouca contra 3.000 adeptos não significa que seja um jogo fácil, que há benfiquistas em toda a parte, que os jogadores são adorados, etc.

É, contudo, importante que estes jogadores não cheguem apenas para "compor o ramalhete" ou para cumprir com as métricas da UEFA. É fundamental, para conseguirmos manter esta aposta e levá-la a dimensões mais fortes e com melhores resultados, que os portugueses sintam que são acarinhados pelos benfiquistas, mas especialmente pelo Clube. Que sintam que podem ser uma aposta válida e que, em caso de igualdade técnica e desportiva com outro jogador estrangeiro... a escolha é pelo português.

Até ao momento, o que descrevi no parágrafo anterior não acontece! É um facto! Aliás, acontece precisamente o inverso e esse tem sido o motivo de descontentamento de todos os portugueses que passam pelo plantel do SLBenfica... TODOS!

O mesmo se aplica aos jogadores da formação! Sim, esta continua a ser possivelmente a minha maior mágoa. Ver jogadores formados na Luz a serem "julgados" pelo que fazem ou não enquanto emprestados/abandonados e constantemente a não terem o apoio e a insistência dos adeptos para que sejam valores activos no plantel.

Ver Nelson Oliveira sair para o Cardiff e manter Rodrigo que nunca justificou mais do que o português (ainda que o hispano-brasileiro seja um belíssimo jogador). Ver o Miguel Rosa sair para o Belenenses, quem sabe se a titulo definitivo depois de ter sido duas vezes consecutivas o melhor jogador da II Liga e nunca ter tipo uma oportunidade no plantel, onde chegam jogadores como Fariña, Urreta, Ola John no meio campo e que também eles são de qualidade "a comprovar" ou abaixo do que se aponta como necessario a um jogador para fazer a diferença no SLBenfica.

Estranhamente, Rodrigo, Fariña, Ola John, Cortez, Melgarejo, etc têm as oportunidades e a paciência dos adeptos... mas quando chega a Nelson Oliveira ou Miguel Rosa exigem-lhes que antes de vestir a camisola provem fora do SLBenfica serem foras de serie.

O hispano-brasileiro (jogador de quem gosto!) teve uma época sofrível no Bolton e não foi muito melhor na Luz (teve um bom arranque) nas épocas seguintes. Resultado? Ele ficou e fica... o Nelson não!

O Fariña ninguém nunca conheceu dele nada que justifique a contratação, Ola John esteve ausente "em formação" durante meia temporada, voltou e fez 5 ou 6 jogos bons e depois "desapareceu". Resultado ambos estão no plantel do SLBenfica... Miguel Rosa, não!

Engraçado que nunca houve esta disponibilidade de Jesus para "trabalhar" Nelson Oliveira ou Miguel Rosa como se dispôs a fazer com Ola John.

Cortez e Melgarejo são jogadores perfeitamente normais na posição de defesa esquerdo, aliás ambos com efectivas carências defensivas, por motivos diferentes. O primeiro é uma recém contratação e o segundo continua por lá (ainda que ninguém o veja em campo)... mas Luisinho tem que procurar clube. Ele que era o tal que Jesus dizia que "partia o lado esquerdo todo".

Neto está no Zenit por 6M€... quando o SLBenfica pagou ao Varzim 400.000 para, entre outros, ter preferência sobre este jogador que rapidamente passou para o Nacional e Siena antes de chegar à Champions e à Selecção.

Eder (do Braga) é, reconhecidamente, um grande jogador. Com grande capacidade física e potência, com excelente movimentação que demonstrou na Académica e reforçou em Braga, mesmo ao mais alto nível na Champions. Mas a escolha do SLBenfica... vai para Markovic (sem desprimor para com a qualidade do sérvio em quem alegadamente teremos investido 10M€) - é certo que o Eder passa uma fase de recuperação de lesão grave e esse processo tem essa "atenuante".

São apenas algumas ideias que gostaria de lançar, novamente, à vossa discussão.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. Já que estamos numa de portugueses o Manuel Fernandes neste Benfica ia ser mel... Formado no pais/clube, Benfiquista e com aspirações a uma convocatória para a selecção só te factores a favor.. Talvez o salário fosse impeditivo mas se juntarmos os salários de Carlos Martins e outros que estão de saída estaria ao nosso alcance.. Pelos vistos Manuel Fernandes rejeitou uma proposta de renovação e com a possível saída de salvio podíamos derivar o enzo para a posição de origem e o Manuel encaixava no meio.. Achavam mal???

    ResponderEliminar
  2. O Nelson Oliveira teve/tem tudo para ser uma "máquina" de golos, mas a cabeça anda na lua. O Jesus já á muito que o riscou, lembremo-nos que na época passada o Nelson forçou o empréstimo quando viu que não ia ser titular, da lista.
    Temos de ver que nem todos os jogadores da formação chegam aos seniores e continuam a ser "estrelas". A pressão é muito grande e muitos simplesmente não têm a capacidade para a suportar. Convencem-se que são estrelas e o esforço e o sacrifício não "sai".
    Neste momento para o ataque (leia-se ponta de lança/avançado) não temos ninguém que se sobressaia como o Nelson o fez durante a formação, mas nunca se sabe se chegados aos seniores esses jogadores, que não dão "cartas" na formação, não "explodem" e são certezas!
    (O Rui Fonte é um belíssimo jogador, teve azar, mas acredito que temos ali um futuro ponta de lança que irá faturar á grande)

    VIVA AO BENFICA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então mas o Nelson e todos os da formação nao têm direito a essa "ajuda" que o Jesus da a jogadores como Olá John e Melgarejo?

      Ou seja nao é possível "formar" esses dois, ajuda-los a melhorar o que fazem menos bem e ter condescendência com os seus erros?

      Quantos golos sofremos à custa dessa aposta no Melga? Quantos lances o Ola John tem desperdiçado?

      Para esses ha ajuda e paciência, para os "nossos" ha exigência? Ok...

      Eliminar
    2. Rui Sampaio20/7/13 17:16

      Estás mesmo a comparar esses dois com Nelson Oliveira?

      Olá Jonh veio como o jogador com maior numero de assistências para golo no campeonato holandês.

      Melgarejo esteve um ano emprestado ao Paços de Ferreira e como extremo marcou a volta de 10 golos.

      Consegues ver alguma semelhança entre o rendimento destes dois antes de chegarem ao plantel do Benfica e o rendimento de Nelson Oliveira nos vários empréstimos que teve?

      Para além disso não podem acusar Jesus de não dar oportunidades a Nelson Oliveira. Na época em que ele esteve no plantel principal chegou a ser o preferido em detrimento de Saviola. Ainda fez bastantes minutos em todas as competições. Se ele achou que foi uma época perdida porque queria jogar e não quis ficar para lutar por um lugar então o Benfica não pode fazer muito mais por ele

      Eliminar
  3. O Nelson Oliveira e companhia a gente ve-os com os nossos olhos. Ola Johns Farinas e companhia confiamos no Rui Costa e em todo o sector da prospecao.

    ResponderEliminar
  4. concordo plenamente com o que esta escrito. parabens

    ResponderEliminar
  5. "Ver Nelson Oliveira sair para o Cardiff e manter Rodrigo que nunca justificou mais do que o português"

    A sério que pensas isso??

    É que depois dessa frase não consegui ler mais nada.

    ResponderEliminar
  6. Caro Geracao Benfica

    O Jesus podia trabalhar o Nelson, mas será que ele queria? Se bem te lembras, foi ele que "forçou" o empréstimo ao Corunha!
    O Ola e o Melga não têm valor para o SLB, bem talvez o Ola ainda possa se "mostrar". Sabemos, ou desconfia-se, que o Jesus ganha mais, (comissões), com a venda dos jogadores "trabalhados" do que com os jogadores da nossa formação.
    Eu quero ver é o que acontecerá com o Bernardo Silva, Rúben Pinto, Sancidino Silva, Diego Lopes, Guzzo e por aí fora. Jovens que são chamados regularmente ás seleções nacionais, e muitos são titulares quase sempre, mas que com Jesus ao leme não irão "subir" á equipa principal. Nestes quatro anos de Jesus como treinador do SLB só o André Gomes (e porque Witsel saiu) e o Nelson Oliveira "subiram" (competições oficiais). O Miguel Vitor, bem melhor que o Jardel, do Roderick nem se fala, foi metido de lado sem respeito.
    Enquanto o Jesus for o treinador do SLB, iremos sempre morrer na praia e a formação não é aproveitada.
    A mim ninguém me tira da cabeça que o Jesus é uma marioneta do PdC. Foi campeão no primeiro ano só para "desviar" as atenções, e isto depois de um tetra! Não acham estranho que o Jesus não tenha exercido "carga" psicológica com os dois treinadores que "lutaram" com ele pelo titulo nas ultimas três épocas como na primeira época fez com Domingos? Lembram-se? «Aquela equipa foi quase toda feita por mim!» «Conheço bem os jogadores, pois fui eu que os treinei nos últimos anos!» e mais merdas do tipo. Com o Villas-Boas e o Vitó Pereira, não "ladrou" e nunca, mas nunca, se "virou" ao FCP e ao PdC como o fez com outros clubes?
    O Jesus é o Artur Jorge do sec.XXI! Está cá para nos foder, é mesmo assim!
    O LFV é outro que lambe o cú ao PdC. Um gajo que é sócio dos três grandes, e que no período em que foi presidente do Alverca não pagou as cotas de sócio do SLB, não pode ser presidente do Glorioso. Ele está no SLB só para se encher de "papel". O ser sócio dos três grandes era para "pescar" e quem "mordeu" o anzol foi o SLB, para nosso azar! Fala do Vale e Azevedo, que foi o lobo mau e mais não sei quê, mas a verdade é que foi no período em que foi diretor ou lá o que era, que "conseguimos" não ir ás competições europeias dois anos seguidos (grande obra!) e atingimos a nossa pior classificação de sempre, 6º lugar! Ah e tal mas com ele vendemos bué, recuperamos o prestigio na Europa e mais não sei quê. Se queres enriquecer, tens de "trabalhar", não? Digam lá o que se vão lembrar daqui a sete/oito anos, quando o FCP nos ultrapassar em títulos? Nas "vitórias morais"? Eu quero lembrar-me dos títulos nacionais, das taças de Portugal, da liga dos campeões (se possível, sonhar não se paga imposto) e por aí fora. Quero lá saber do prestigio internacional. O FCP não tem prestigio algum e ganham os títulos que ganham!
    Pode ser que seja conspiração a mais, mas que faz pensar, faz!

    VIVA AO BENFICA!

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está um tema que já discutimos centenas de vezes.

    E voltamos sempre ao mesmo: não há nada de errado em querer-se mais jogadores da formação na equipa A. Mas acho que partes sempre do pressuposto errado: Do pressuposto que o treinador tem de dar ao nelson as oportunidades que da ao rodrigo.

    O treinador nao está ali para dar oportunidades, pelo interesse do jogador. Está ali para dar oportunidades pelo interesse da equipa!

    Está ali para dar oportunidades em quem confia e em quem vê potencial, seja o nelson, o rodrigo, o Ola John ou o André Almeida.

    Se JJ nao ve no nelson capacidades para jogar no benfica, nao vai estar a apostar no nelson se pode apostar no rodrigo (em quem confia e ve potencial para vir a ser um excelente jogador)

    Claro que nós podemos discordar das opções tomadas, mas as opções dos treinadores sao legitimas.

    ResponderEliminar
  8. é pá, as sério... O Nelson nem num Paços se conseguiu afirmar, nem num Corunha em baixa e queres que ele jogue no Benfica? Eu sou da tua opinião, ou seja, eu acho que o Nelson tem tudo para ser um excelente avançado mas tem de parar de se armar em prima dona e querer garantida a sua titularidade ou que jogue regularmente. Estas coisas conquistam-se nos treinos, ok? Eu já disse que em relação ao Nelson, para mim ia para a equipa B e se o seu rendimento fosse bom jogaria algumas partidas. O Nelson como sénior não se conseguiu afirmar em lado nenhum!! O Rodrigo ficou e mesmo jogando menos do que esperava não virou a cara à luta e este ano já diz que vem para ganhar um lugar, mesmo sabendo que tem Cardozo e Lima para ganhar espaço. A isto eu chamo determinação, querer!!! Neste aspecto Rodrigo dá 15-0 ao Nelson!!!

    Quanto ao Miguel Rosa, acho que poderia ser um 8 interessante se fosse formatado para tal. Poderia ser hoje o substituto natural de Enzo se JJ o tivesse formatado oara tal, mas isto sou eu que não tenho formação em futebol e por vezes escapam-me pormenores que aos olhos de quem sabe não escapam. Agora, o Rosa como 10 ou extremo não tem a minima hipótese na equipa principal. Qualquer extremo do plantel principal é melhor que Rosa, inclusive o Pizzi que não sei se vem.

    Apostar nos Portugueses e na formação sim mas quem tiver qualidade e capacidade para tal. Quem demonstrar trabalho, quem demonstrar que quer crescer, mesmo tendo que fazer 2 ou 3 épocas a jogar intermitentemente. Quem for emprestado só tem de chegar ao clube a quem é emprestado e trabalhar de forma a fazer uma época estupenda e ser aposta no Benfica.

    ResponderEliminar
  9. achas que o benfica fazia bem em vender o maxi ?
    por mim podia vender e ficavamos com o silvio e o andré almeida

    ResponderEliminar
  10. Precisas de 11 jogadores para ganhar, independentemente da raça ou da religião, racismo e patriotismo são um jogo perdido.

    ResponderEliminar
  11. Tens que te mentalizar que o Nélson Oliveira não é o que tu achas que ele é. Infelizmente.

    Mas Manuel Fernandes seria um regresso muito interessante.

    ResponderEliminar
  12. Eu acho graça a certos adeptos! Dizem que o Nelson n serve p o Benfica pq n serviu para o Coruña. Mas sobre o Roderick nem piam! Engraçado, só isso... Demonstra bem a exigência nestes dias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Red, ninguém fala no Roderick porque é consensual entre todos... Não é jogador para o Benfica...

      Eliminar
  13. concordo plenamente (como quase sempre concordo com o GeraçãoBenfica) e sendo nos campeões nacionais de juniores e juvenis, olhando para esta seleção de sub-19 e para os da B é um crime o que fazemos a estes miúdos... alias a equipa B devia servir para os jogadores que deixam de ser juniores e para os menos utilizados na principal mas o que acontece é que serve mais para trazer jogadores mais camioes de jogadores de "ver o que dá"

    ResponderEliminar
  14. concordo plenamente (como quase sempre concordo com o GeraçãoBenfica) e sendo nos campeões nacionais de juniores e juvenis, olhando para esta seleção de sub-19 e para os da B é um crime o que fazemos a estes miúdos... alias a equipa B devia servir para os jogadores que deixam de ser juniores e para os menos utilizados na principal mas o que acontece é que serve mais para trazer jogadores mais camioes de jogadores de "ver o que dá"

    ResponderEliminar
  15. NauBenfica21/7/13 09:40

    O Benfica foi, durante muitos anos, a única (creio que não estou enganado)equipa portuguesa da 1ª divisão que não tinha estrangeiros. Nessa altura, aqueles que nos acusam agora de termos só estrangeiros, os zbordas, os frutas e os outros todos, não piavam.
    Custou-me muito quando cortámos com essa tradição, que não poderíamos ter mantido, que nenhuma grande equipa do mundo mantém.
    Hoje, se o jogador é português ou casaqui, a mim não me interessa nada, desde que seja bom, sirva bem o meu clube e a sua contratação seja benéfica para o Glorioso. Mas os três requisitos, os três!, têm de estar lá!
    Porém, gostaria de ter muitos mais portugueses do que temos, e espero que num futuro que é já amanhã, comecemos a aproveitar os mais promissores atletas da nossa formação.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking