O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 7 de julho de 2013

Analise do GB à entrevista de Bruno Carvalho

. 16 comentários
"Não está lá"!!! Foi esta a expressão em que pensei quando acabei de ler as respostas de Bruno Carvalho à entrevista que lhe enviámos por email. Bem sei que o formato destas entrevistas torna-as pouco interactivas, o que pode penalizar a mensagem ou a compreensão do alcance que se pretende dar às questões, mas de alguém que tem ambição de "fazer melhor", com sinceridade... Esperava mais.

Por outro lado, serviu para eu passar a respeitar mais Bruno Carvalho. As iterações que tivemos com vista à entrevista, mostram tratar-se de uma pessoa seria, que gosta do Benfica e que tem passado um mau bocado pelo facto de querer ser Presidente do Benfica.

A ideia com que fiquei é que faz parte daquelas pessoas que deviam fazer parte da vida activa do Clube, que desejavelmente deveremos ver mais vezes nas AG a usar da palavra e que deveria repensar seriamente a hipótese de colocar as suas ideias ao serviço do SLBenfica e desta direcção.

Concordo com varias questões expostas pelo Bruno Carvalho, contudo penso que pecou pela falta de concretização dessas ideias. Faltaram ideias fortes, que marcassem a diferença.


No entanto, tal como já tinha dito antes e como também já vi escrito nos comentários da entrevista, o SLBenfica precisa que o futuro nasça a partir da "obra feita". Ou seja, não foi por acaso que perguntei ao Bruno Carvalho se não considerava que a sucessão de Luís Filipe Vieira estaria entre Rui Costa, José Eduardo Moniz e (acrescento) Rui Gomes da Silva? Na prática, seria um regresso ao passado (quebrado com custos elevados para o SLBenfica por Fernando Martins) onde os candidatos a Presidentes antes de aparecerem a eleições já traziam um passado ligado ao Clube, como integrantes de Direcções anteriores ou com funções efectivas ligadas ao Clube.

Queiram ou não, as palavras de Luis Filipe Vieira ontem, no encerramento do congresso das casas do Benfica são indesmentíveis. O SLBenfica cresceu de forma imensa com Luis Filipe Vieira. Recuperou da mediocridade e não é aceitavel que se dica que foi à custa do endividamento, pois se olharmos pela Europa e pelo Mundo fora... essa receita é a que foi seguida por todos os clubes do Mundo, mesmo aqueles que são detidos por fortunas absurdamente gigantescas como Chelsea, PSG, ManUtd, etc.

O futuro do SLBenfica não pode passar pela oposição a tudo o que Luis Filipe Vieira tenha tocado. Perdoe-me o Bruno Carvalho, mas isso teria que ter acontecido quando este benfiquista resolveu fazer-se sócio. No momento em que o SLBenfica se arrastava na lama, ninguém quis aparecer e Luis Filipe Vieira e Vitor Santos, apoiados em Manuel Vilarinho e Mário Dias, viram que havia espaço para "fazer obra" no SLBenfica. E fizeram...

Tal como aqui tenho escrito, podemos tirar Luis Filipe Vieira na Construção Civil, mas não podemos tirar o construtor civil de Luis Filipe Vieira. O que quero dizer com isto é que Luis Filipe Vieira é um empresário e nesse domínio, fez um trabalho fabuloso de reconstrução do património e do projecto empresarial que continua a ter seguimento com uma obra fabulosa que vamos conhecer dia 26 de Julho.

O que o SLBenfica precisa é de fazer o mesmo trabalho de reconstrução... no plano desportivo. Neste aspecto, Luis Filipe Vieira arrisca-se a ser dos piores presidentes que tive oportunidade de ver no SLBenfica... mas isso não faz dele um presidente a riscar! E querer isso, foi a mensagem que me decepcionou em Bruno Carvalho.

Dito isto, há uns tempos, escrevi que Luis Filipe Vieira estaria perante a possibilidade de fazer parte da história... ou de ficar na história, isto a propósito da ruptura total com Joaquim Oliveira nos direitos televisivos.

Reitero isso mesmo no plano desportivo! Depois da "obra feita" no plano empresarial... Luis Filipe Vieira tem agora um caminho pela frente:

- Ou assume a ruptura com o amadorismo que tem caracterizado a gestão desportiva nos últimos anos e a ausência total de uma estrutura preparada para os momentos decisivos...

- Ou arrisca-se a ver toda a sua obra de recuperação empresarial e estrutural do SLBenfica a ser desvalorizada pelos sócios a curto prazo.


Os benfiquistas não vão perdoar a Luis Filipe Vieira que tudo continue, no plano desportivo, como tem acontecido. Por outro lado, não me parece que, no caso de isso acontecer (como ninguém deseja) que a solução passe por abordagens de ruptura como aquela que Bruno Carvalho apresentou na sua entrevista.

Eu já deixei neste blog algumas ideias do que, na minha opinião, deveria mudar. No plano desportivo temos que fazer uma inversão estratégica de 180º e no plano da comunicação também.

Em todas as organizações, quando não atingimos o plano ou quando a estratégia não está a resultar, por vezes há momentos em que a solução é a reestruturação, reinvestimento no plano e noutras pessoas.

De igual modo, Luis Filipe Vieira tem insistido numa política de "dividir para reinar". Talvez seguindo as pisadas do seu outrora amigo Pinto da Costa, mas com uma diferença imensa: O Papa fá-lo externamente e o Presidente tem-no feito dentro do Clube. Se cultivar essas divisões externamente, nos dias que correm, é já bastante questionável... internamente é suicídio.

É saudavel que haja benfiquistas a pensar de forma diferente do Presidente, como é saudavel que esses benfiquistas tenham espaço (e iniciativa!!!) para potenciar essas diferenças aos serviço do SLBenfica. Nem tudo tem que ser colocado numa perspectiva de "se pensa diferente ou é abutre ou quer tacho"! Isso é absurdo e terceiro-mundista.

Fará, talvez, por isso todo o sentido que se vão "enterrando machados de guerra" e gente como o Bruno Carvalho, Rui Rangel e outros sejam chamados ao gabinete do Presidente para integrarem um Conselho Consultivo do Clube ou da SAD, de forma não remunerada e que trimestralmente pudesse reunir com os orgãos sociais para discutirem o dia-a-dia do Clube e da SAD, apresentarem propostas e contribuirem para um melhor Sport Lisboa e Benfica.

Esta minha sugestão vem também na linha do que defendi na Carta Aberta ao Presidente do Sport Lisboa e Benfica aquilo que considero serem as linhas mestras do que deverá mudar.

Tem a palavra o Presidente do Sport Lisboa e Benfica na medida do que considera ser o aproveitamento da oportunidade para colocar o Clube na conquista de titulos, aproveitando para antecipar que se tal não acontecer rapidamente... todo o seu capital de confiança e crédito pela "obra feita" vai perder-se ao ponto de sair pela porta mais pequena, talvez quando menos espera, numa situação que acabará necessariamente por penalizar o SLBenfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Bom.... agora pergunto eu: 12 anos de betão n chega? A partir de qd poderemos exigir a este presidente o sucesso desportivo? Até qd passará incólume toda a demagogia com que LFV presenteia os adeptos. O problema é esse, as pessoas esquecem: o Benfica é um clube! E os clube vivem de vitórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/7/13 22:35

      Vivem de vitorias e não só. Se não como é existiam tantos clubes por este mundo fora sem terem ganho coisa alguma. Os clubes vivem na realidade dio seu ADN... E um dos marcadores do ADN do Benfica é de facto o das vitorias com mérito, honra e dignidade desportiva. Mas as vitorias só podem aparecer se estiverem criadas as condições necessárias para alcançar o sucesso desportivo. E só agora é que estas foram alcançadas. depois de anos de destruiçao.

      Eliminar
  2. O Benfica n é uma empresa! Uma empresa n tem alma! A credibilidade nc, mas nc, pode ser um fim. E aí todos voc~es erram. A credibilidade é algo inerente a qq organização! A credibilidade é algo que se tem de ter para conseguir resultados! Mas se n há resultados, acham que credibilidade se envidraça na museu?? Não! O Benfica é um clube, ganhador! Não é esta sombra que dizem que é o grande Benfica. O que está perto da... hegemonia (RIR). Subir lugares na UEFA?? O que é isso? Isso nunca nos alimentou o orgulho! O que nos alimenta são títulos! Conquistas! No século XXI qq clube tem a vertente empresarial, mas acham que ela sobrevive sem títulos?? Continuem a pensar assim, que o FCPorco esfrega as mãos e as taças na nossa cara!
    E se um lagarto pode gozar connosco no nosso canal... Se um qq Vítor Pereira pode dizer q treinaria o SLB... Tudo é permitido!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/7/13 22:42

      Não é verdade; infelizmente o Fruta Corrupção do Porto, tem ganho através dos esquemas corruptores de compra de árbitros heróis por parte do condenado por corrupção activa de agentes desportivos, Pinto da Costa. Chama a isto credibilidade!!! Eu chamo corrupção, logo CRIME.

      Eliminar
  3. Águia Preocupada7/7/13 20:37

    Confesso que esta sua apreciação à entrevista de BC me sugere alguns, muitos comentários. Mas para não me alongar em demasia, vou apontar a estes dois pontos:

    1 - "O SLBenfica cresceu de forma imensa com Luis Filipe Vieira. Recuperou da mediocridade e não é aceitavel que se dica que foi à custa do endividamento"

    É verdade que o Benfica cresceu muito, mas endividando-se! Mas não é menos verdade que o Vieira cresceu muito mais e com a vantagem de não ter de se endividar... Ao contrário da sua opinião, entendo que o clube cresceu, mas as dívidas cresceram negativamente proporcionais ao crescimento do clube. E o futuro nos dirá se haverá forma de as pagar sem hipotecarmos o clube!

    2 - "Fará, talvez, por isso todo o sentido que se vão "enterrando machados de guerra" e gente como o Bruno Carvalho, Rui Rangel e outros sejam chamados ao gabinete do Presidente para integrarem um Conselho Consultivo do Clube ou da SAD..."

    Bom! Só alguém que não tem seguido os modus operandi de Vieira, poderá suportar uma opinião tão lírica!
    Alguma vez Vieira aceitaria a oposição no seu gabinete? Ele tem medo! Ele morre de medo de quem lhe faz frente... Ah! E tal, Tiago Pinto... Ainda um dia havemos de saber essa história de forma limpinha...
    Essa questão que coloca é pertinente e resolver-se-ia com um órgão consultivo, tipo "Conselho Leonino" composto por exemplo, com os últimos presidentes, com o candidato vencido... Enfim, com uma fórmula criada e que fizesse parte dos estatutos. Qualquer outra solução não faz, a meu ver, qualquer sentido. E com um presidente da estirpe de Vieira, nem há como considerar sequer essa hipótese!

    Muito mais haveria a commentar. Talvez eu ainda aqui volte!

    ResponderEliminar
  4. Venha de lá uma coisa a que a lagartada chama de conselho leonino q tem dado resultados fantásticos nos lagartos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/7/13 21:42

      Errado. Eu nao falei em órgãos eleitos ou sequer com poder executivo ou mais do que consultivo.

      Deveria ser NOMEADO pelo Presidente. É mais ao estilo do conselho de estado do que o que indicaste

      Eliminar
    2. GB, a merda é a mesma o cheiro é que é diferente... Portanto, o Vieira escolheria aqueles que PARA SI seriam os melhores conselheiros e depois cá estava a malta a bater no vieira porque escolheu os amigos, que era só tachistas e não sei que mais... Tás a ver o filme não tás?

      Eliminar
  5. Águia Preocupada7/7/13 23:48

    Já coloquei aqui o meu comentário, mas como não foi publicado presumo que não tenha entrado. Não me passa pela cabeça que tenha sido censurado.

    Assim, vou tentar repetir o meu comentário de há pouco.
    E este post sugere-me muitas opiniões. Mas como não quero alargar-me na extensão, vou centrar-me apenas em duas questões:

    1 - "O SLBenfica cresceu de forma imensa com Luis Filipe Vieira. Recuperou da mediocridade e não é aceitavel que se diga que foi à custa do endividamento"

    É verdade que o Benfica cresceu imenso, mas contráriamente à sua opinião, fê-lo endividando-se desmesuradamente. Mas também não é mesmo verdade que Vieira também "cresceu" imenso e sem ter a necessidade de se ter endividado! Espero que o pagamento das dívidas não seja o fim do clube!

    2 - "Fará, talvez, por isso todo o sentido que se vão "enterrando machados de guerra" e gente como o Bruno Carvalho, Rui Rangel e outros sejam chamados ao gabinete do Presidente para integrarem um Conselho Consultivo do Clube ou da SAD"

    Só quem não sabe ou pretende ignorar ou branquear o modus operandi de Vieira, pode pretender concretizar uma opinião destas. É uma boa ideia, mas conhecendo Vieira como nós conhecemos e que aliás no post está bem evidenciado na frase: "Luis Filipe Vieira tem insistido numa política de "dividir para reinar" dá-nos a certeza de que Vieira nunca, repito, NUNCA, privaria o seu gabinete com alguém da oposição! Ele tem medo, muito medo de quem lhe possa fazer frente... Ah! E tal, o Tiago Pinto... Ainda um dia saberemos os contornos dessa história...
    Seria útil isso sim, na minha opinião, um órgão consultivo do tipo "Conselho Leonino" composto pelos anteriores presidentes, pelo(s) candidatos vencidos, pelos representante(s) das casas do Benfica, (três ou quatro, depois de agrupadas em zonas para interagirem entre si e votado o seu representante nestes actos do clube), enfim, uma fórmula que se achasse consentânea com a grandeza e necessidade do clube, mas cuja existência fizesse parte dos estatutos.
    Acho mesmo que um órgao com um perfil próximo deste que alinhavei é absolutamente necessário ao clube! E com alguns poderes, para evitar situações como as protagonizadas pelas direcções de Vieira e dos Presidentes da Mesa de Assembleia Geral como Vilarinho e Luis Nazaré!

    Muitos pontos me sugerem ideias/opiniões. Talvez ainda aqui voltarei!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8/7/13 00:34

    Qual é a sua intenção de querer correlacionar o aumento da divida do Benfica, com o "crescimento" de LFV, mas sem este se endividar? Tem provas de alguma operação económico-financeira ou outra qualquer de genese ilegal por parte de LFV ou outro elemento que o tenha levado a escrever o que escreveu? É que se tem faça o favor a todos os Benfiquistas de denunciar o caso á PJ.

    Se não o melhor é estar calado e não levantar falsas insinuações.

    É que os Benfiquistas não são como os Sujinhos Filhos da Fruta dos Portistas; que se estão bem a cagar que o Pinto Peidolas da Costa, seja um corruptor de árbitros heróis e que tenha sido condenado por corrupção activa de agentes desportivos, ou seja, um criminoso de facto. Para essa gente o que interessa é ganhar sem olhar a meios ou crimes.

    Já nós Benfiquistas, honestos que somos; já corremos com aldrabão e se for caso disso corremos outra vez. Portanto tem ou não provas do que escreve?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada8/7/13 17:11

      Não tenho provas de nada, nem insinuei coisa nenhuma. Vieira antes de vir para o Benfica era rico e agora é MUITO RICO! Está nas listas dos mais ricos do país... É um facto real!
      O que quis dizer e que fique bem claro, são duas coisas:

      1 - Ao presidente do Benfica - seja ele quem for - abrem-se sempre muitas portas e criam-se facilidades para a sua vida e para os seus negócios, criando mais valias que outros não têm. Entre essas facilidades está por exemplo a forma de negociar e a movimentação financeira dos mesmos sem a necessidade de contrair empréstimos bancários! É então verdade ou não que o "crescimento" de Vieira não necessita de se endividar contrariamente ao Benfica?

      2 - A compra desmesurada de jogadores sem valor, sem necessidade para a equipa, que nunca vestem sequer a camisola no clube (a não ser na apresentação!) geram, como todos sabemos, milhões de comissões! Que se saiba, estas comissões, não entram nos cofres do clube, e as compras que as originam ajudam a delapidar o património pois o clube tem que as pagar!
      É verdade que não há aqui nada de ilegal, mas concordará que no mínimo existe neste processo muita falta de ética!
      E assim, vão "crescendo" e criando muitas fortunas...

      A este propósito, ainda um dia contarei um episódio que se passou com Damásio aquando da sua passagem pelo Benfica.... Ficará a perceber (se é que não quer perceber já) como as coisas se fazem!

      Apresentei argumentação válida e factual. Se contra argumentar de forma convincente, só terei que aceitar e quiçá pedir-lhe desculpa.




      Eliminar
    2. Conclusão. No SLB Presidente que entre RICO tem que sair POBRE...É só demagogia...Prove que o Presidente enriquece com fraudes no SLB e logo apresente queixa na PJ. O problema é que o seu Presidente muito amado entrou no SLB remediado e saiu (para a prisão) cheio de dinheiro.Ainda não vi os apoiantes dele começarem a fazer uma colecta para angariarem os mais de 7 milhões que ele foi condenado a devolver ao SLB...

      Eliminar
  7. Anónimo8/7/13 00:50

    Quanto ao pagamento de dividas e o seu receio ao fim do clube. Compreendo o seu receio; mas na verdade o que tem acontecido é que a situação económica-desportiva dos dias de hoje, já estão a anos luz da situação de falência técnica e real que Vale e Azevedo deixou o SLB, culpas partilhadas com erros da era Damásio. Mas uma coisa são erros e outra bem diferente é aldrabices. Felizmente os últimos R&C tem mostrado que aos poucos se esta a tentar reduzir a divida, inclusive a Sad, até gerou lucros devido essencialmente a venda de jogadores.

    Pelo menos nesse ponto estamos bem melhores que o Fruta Corrupção do Porto, que durante estes últimos 10 anos vendeu 500M em jogadores e gastou 300M em compras e esteve quase sempre na LC e mesmo assim esta á beira da falência técnica. Cá para o Peidolas da Costa ou anda a gastar muito dinheiro em fruta e outros bens para consumo dos árbitros heróis; ou então, aí sim é mais um caso de policia

    ResponderEliminar

  8. Enquanto ia lendo o post interrogava-me se era mesmo o GB que estava a escrever aquilo.

    Credebilidade ???? Significa ir pedindo dinheiro para torrar ????? Só pode ser isso pois a credibiluidade não ganha campeonatos ou o corrupto agora passou a ser um ser credível ??? É que ele vai ganhando.

    Depois a obra. Só o passivo dava para fazer mais de duas vezes o que está feito. É so fazer as contas, como dizia o outro.

    Depois juntem çá ao passivo o esbulho do Estádio, a marca e agora a quota da BTV. Sim porque é bom não esquecer que o Estádio foi incoprporado para evitar a falência da SAD.

    Temos o clube com 15 milhões de activos e 115 milhões de passivo. Está falido.

    104 jopgadores sob contrato.

    Titulos é o que se sabe.

    Quais são as condições para podermos ganhar ???? O que faltou. Quando lideravamos nas decadas de 60/70 e 80 tinhamos as condições de hoje ou seja, Estádio, campos de treino, pavilhões piscinas etc.

    Essa das condições é mais uma vergonhosa demagogia para iludir incautos.

    Conseljo e conselheiros ??? Deixem-se de ilusões. Querem um conselho como o da lagartada ??? ou um conselho nomeado pelo presidente ???? para quê??? para figurantes ???
    Se como diz o Águia preocupada se criar, estatutáriamente, um conselho com os ultimos 5 presidentes e que tenham autonomia para convocar Assembleias e com independência esclarecer os sócios, tudo bem, devendo estar também consagrado nos estatutos a obrigatoriedade de a direcção satisfazer todos os pedidos que esse conselho requisite.

    O problema é que Viera andou metido com a gente do sistema e continua a apregoar a amizade com esse gente e nunca conseguirá livrar-se desse passado.

    Ele sabe que dificilmente o deixarão ganhar alguma coisa e nada melhor para agregar as suas hostes do que dividir para reina e pois o JVA continua culpado de quase tudo e o resto fica por conta dos abutres.

    Disse alguma mentira??? Os factos que apontei são irreais ???

    Aceito o contraditório agora para patetices ou insultos contem comigo porque ao contrário de Viera há uma palavra de que não sei o significado e essa é :

    MEDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sabe fazer tanta coisa porque não faz para provar que tem razão? O LFV andou metido com essa gente mas apresenta trabalho e os amigos do bc e ex-amigos do JVA fizeram que trabalho?A ele os amigos não deixam ganhar e aos outros antes dele não ganhavam porquê? Falar é fácil...mostrem do que são capazes...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking