O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A minha selecção 2004 (parte I)

. 11 comentários
Longe da vista ficaram também os meus colegas jornalistas que almoçam, jantam ou passam férias à conta de empresários de futebol para que certas notícias sobre certos jogadores sejam publicadas para inflacionar o valor desses atletas. (Ainda hoje o esquema é esse. Nada mudou...)
Luís Costa Branco, opinião em RECORD em 27-01-2004

E agora José? (referência a Mourinho) (título que revela a mesma intimidade que ainda hoje a comunicação social tem com certos agentes do futebol, em particular do FCP e SCP)
Título da Grande Reportagem – 08-05-2004

"Não sei se os jogadores falados estão contratados. O que eu sei é que um dia antes da final (da Taça de Portugal acrescento eu) não é a altura certa para se saber que foi contratado um guarda-redes. Como treinador a situação irritou-me, como aos jogadores que estão no balneário. Se está contratado, quem o fez deve sair do Benfica", esclareceu, criticando assim os responsáveis da SAD. Camacho – RECORD 15-05-2004 (o responsável por essa contratação e pela do Sálvio, Lima e Ola Jonh por quase 20 milhões, ainda está cá. Camacho, é que teve de sair porque ficou sem espaço, e aceitou o convite que não queria aceitar: treinar o Real Madrid)

“Com o Maniche, não senti nada na altura. Nem me apercebi se me tinha tocado com a cabeça, o ombro ou o cotovelo. Só depois, no jornal, é que vi que ele foi um pouco maldoso. Já com o Derlei, só queria dar-lhe um toquezinho mas sem qualquer maldade. Se fui duro peço-lhe desculpas." Fernando Aguiar – RECORD 19-05-2004 (há quase 9 anos, tal como hoje, os jogadores do FCP utilizavam um excesso de virilidade, neste caso até foi violência não sancionada por Lucílio Batista, para intimidar os nossos jogadores. Para o Sr.º Vieira temos de “jogar mais” e apoiar o Dr.º Fernando Gomes)

 “Não sei se os adeptos sabem, mas o clube depende dos bancos para tudo. O nome Benfica, Estádio SA diz tudo. O presidente está a trabalhar muito para pagar o estádio, as dívidas, não sobra dinheiro para contratações (cá está um sinal de que o estádio veio acrescentar mais problemas financeiros aos que havia, e não veio trazer soluções para o clube. Hoje que está quase pago pelos sócios, já pode ser dividido com os accionistas particulares como Luís Filipe Vieira, Somague, BES e Joaquim Oliveira). Podíamos ter contratado Ronaldinho em tempo útil e com ele, se calhar, as dívidas estariam pagas hoje em dia. Mas não havia dinheiro. Camacho – BOLA 22-05-2004 (mas em contra partida havia dinheiro para o guarda-redes Yannick e outros jogadores do Alverca, como o sobrinho do Futre, que nesse Verão passaram do Alverca para o Benfica. É a tal “pesada” herança)”

O presidente do FC Porto, primeiro contestatário do centralismo do Terreiro do Paço, hoje transformado num enorme pombal, teve a arte de atrair para o seu território todo o tipo de políticos, desde ministros, secretários de Estado, deputados, autarcas, etc (e até o Sr.º Vieira nos anos 90 do século passado, tenho de lembrar). Qual o objectivo? Rui Santos, Correio da Manhã 23-05-2004 (o que se tem visto: ganhar mais e mais no campo desportivo, para assim continuar a ganhar mais e mais nos negócios do futebol. Em Lisboa, o SLB e o SCP continuam a discutir os treinadores ou os jogadores)

A SAD vai canalizar esforços no sentido de se inteirar da vontade de Luiz Felipe Scolari treinar o Benfica nas próximas épocas. Os contactos vão avançar nas próximas horas com o empresário do técnico”
Notícia BOLA 24-05-2004 (Scolari já tinha sido falado quando Luís Filipe Vieira foi à TVI dar uma entrevista ao telefone, onde manifestava confiança em Jesualdo, treinador que foi buscar ao Alverca – para variar. Na semana seguinte a esta intervenção, despediu-o após a derrota com o Gondomar. Mais um reflexo da “pesada herança”)

“Se a opção Scolari parecia, à partida, interessante para os responsáveis da Luz, a questão financeira poderá inviabilizar qualquer tentativa de conseguir o acordo do actual seleccionador de Portugal.”
Notícia BOLA 25-05-2004 (A Selecção de Portugal agradeceu as dificuldades do Benfica, do novo estádio, do Mantorras, Simão e legião do Alverca. Mas valha a verdade: em 2004 o Sr.º Vieira não falava na “pesada herança”. Lembrou-se ao fim de mais de 10 anos que o clube podia ter acabado em 2003)


O presidente do Benfica garantiu que até ao início da próxima semana será encontrado o novo treinador.” Notícia RECORD 25-05-2004 (o Record sempre esteve bem informado do que se passa no Benfica. O Record, tal como a SIC, foi associado pelo Dr.º Vilarinho aos “inimigos” do Benfica. Conversa da “treta” para enganar adepto, como se viu depois).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Grande trabalho de investigação EAGLE01.

    Acabaste por colocar a olho nu tudo aquilo que vem nas notícias, mas nas entrelinhas e que muitos adeptos por literacia ou simplesmente por preguiça têm dificuldade em ler e entender.

    Como escreveste, queremos é saber quais são os últimos reforços... afinal de contas, parte do problema também está em nós adeptos. A nossa cultura futebolística e até de gestão vai apenas na estereotipada necessidade de contratações novas todos os anos e de contracção de empréstimos para pagar.

    Entretanto, LFV criou um mini sistema que explora o Benfica até ao tutano, mas que enriquece muita gente. A começar pelo próprio presidente e sua direcção, mas também pelos bancários (que com os empréstimos acabam por serem eles que controlam a vida empresarial do clube, vide o que sucedeu ao Sporting) e empresários de futebol (que têm no Benfica uma excelente forma de valorizar qualquer jogador que dê um pontapé na bola).

    Pior ficamos nós. Mais pobres todos os anos, com os valores absurdos das quotas e bilhetes, mas também em alegrias e paixão, com derrotas desportivas estapafúrdias e diria até mesmo humilhantes. Ah! E sem esquecer que a glória do Glorioso começa a desvanecer nas novas gerações...

    Ou seja, preocupa-me pois este "modus operandis" exploratório terá como futuro o empobrecimento do Glorioso, não só financeiramente (o Porto hoje em dia com menos adeptos e sócios, consegue ter um orçamento para o futebol ao nosso nível e até superior ao nosso!!!), mas sobretudo ao nível do capital humano do clube.

    Por isso é que estou farto. Por isso é que acredito pouco. Por isso é que me entristece o rumo que o meu Glorioso clube está a tomar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comparar o Benfica com o Sporting. De alguém que não sabe nada do que acontece.

      Gostava que me explicasse uma coisa. Se LFV não fosse rico ANTES de vir para o Benfica e tivesse bom nome nos bancos, como podia ficar ele e a família como garantia dos empréstimos? Nem tínhamos estádio!

      Eliminar
    2. superaguia190412/6/13 11:55

      O objetivo do texto é mesmo dar essa ideia...

      o rumo que o Glorioso está a seguir é o rumo das vitórias. Quem trabalha bem , com determinação e qualidade alcançará os títulos e as vitórias que merece.

      O Benfica foi, claramente, a melhor equipa portuguesa nos últimos dois anos e isso nem as Proençadas, nem os Pedros Emanueis&Ca, nem as amarelinhas, nem as circunstâncias próprias do futebol (como os golos sofridos nos descontos) poderá apagar! O rumo?
      O rumo é sermos mais fortes, mais experientes e mais determinados! E acima de tudo unidos pelo Benfica!

      E PLURIBUS UNUM!
      FORÇA BENFICA!

      Eliminar
    3. Caro PP, agradeço as tuas palavras mas não fiz trabalho de pesquisa, simplesmente guardei estas noticias na altura, fiz digamos assim um pequeno dossier, e achei que esta era a altura certa para publicar, até porque o meu novo texto não tinha tido tempo para ser escrito.

      Através das palavras dos outros e à distância de 9 anos, vemos que pouco ou nada se alterou: o Benfica continua a não ganhar, Vieira continua a comprar independentemente do treinador que vier e do impacto na equipa, o FCP continua a mandar no futebol de forma cada vez mais evidente (vidé penalty que dá vitória em Paços, e vidé penalty não assinalado sobre Aimar em Coimbra na época passada, pelo mesmo árbitro), e os otários continuam a não perceber...

      Camacho pôs o dedo na ferida e por isso foi delicadamente empurrado borda fora. O Presidente - dizia ele com alguma ingenuidade - farta-se de trabalhar para pagar aos Bancos. Mal ele sabia que esse mesmo Presidente, continua a aumentar a divida bancária, para continuar a alimentar os Bancos que depois financiam as empresas dele, possivelmente (ninguém dá nada a ninguém) com taxas de juro mais baixas. Tipo prémio por ser um bom cliente enquanto presidente do Benfica. Fazer fortuna a partir do zero, em Portugal, sem esquemas? Francamente .. isto não é uma América...

      Eliminar
    4. Para o anónimo das 11:18, não disse nada de mais. Benfica e SCP continuam a discutir tácticas, treinadores e jogadores enquanto o FCP se encarrega de se rodear de ministros, presidentes de Câmara e todo o tipo de influências que lhe permitem alimentar o poder no futebol. Poder para o qual contribui Vieira ao apoiar "inequivocamente" Fernando Gomes para a Liga de Futebol e depois para a FPF, sempre, mas sempre, com Vitor Pereira atrás (um homem que se diz em certas zonas do Porto, estar condicionado pelos testículos, desde os anos 90).

      Vieira deu alguma garantia bancária sobre o Estádio? Mostre onde! Mas Vieira já é dono de parte do Estádio. A partir do momento em que a Benfica Estádio, devido à ruinosa gestão levada a cabo por Vieira (cumprindo um plano?) foi incorporada na Benfica SAD, Vieira e todos os accionistas passaram a ser donos do Estádio. Brilhante, nem Vale e Azevedo conseguiria fazer melhor.

      Quanto à riqueza de Vieira, lembro que Vieira foi condenado por roubar um camião em 1992. Alegadamente para pagar dividas de uma empresa para com a empresa dele. E logo aqui se vê o conceito que Vieira tem do sistema judicial, porque preferiu fazer justiça pelas próprias mãos. Estranho que em 2001 tenha metido 4,125 milhões de euros na Benfica SAD. Sabendo que essas acções logo que fossem cotadas perdiam quase metade do valor, como é que Vieira tão ciente dos tostões e dos camiões, investiu tanto dinheiro? Será que foi ele que investiu ou será que foi um prémio pago pelo BES para que ele ficasse cá durante muitos e muitos anos a gerir o clube, com mais interessa ao BES?

      A famosa empresa de cuja venda terá feito fortuna, a Hiperpneus, a seguir faliu .... diz quem sabe que os valores contabilísticos tinham sido manipulados para dar ideia que a empresa era muito saudável económica e financeiramente.

      De resto conhece alguém que nesta década anterior tenha feito fortuna em Portugal, a vender apartamentos? Eu não conheço. Mas o Sr.º Vieira continua a engordar, e não se costa que as suas empresas sejam conhecidas do grande público.. com fará ele esse milagre, enquanto pelo inverso, o Benfica aumenta mais e mais a divida bancária (por acaso desceu ligeiramente no ultimo trimestre, vamos ver como fecha o ano contabilistico)?

      Eliminar
    5. Para o superáguia 1904, agradeço as palavras mas a intenção não era essa. A intenção era que percebessem que a realidade não mudou e que continuamos a ter jornalistas a valorizar jogadores, a troco de almoços com empresários (o jornalista que escreveu isto desapareceu do mapa, porque será?), que continuamos a ter um presidente que contrata jogadores na semana de uma final da Taça, porque para ele é mais importante quanto pode ganhar (não acredito que pensasse mais no Alverca do que no Benfica) e não o que pode ganhar o Benfica com isso, que continuamos a ter o FCP a dominar em pleno o futebol enquanto o Sr.º Vieira fala da "credibilidade" e do "sabemos para onde vamos", etc, etc. O FCP domina, o Benfica gasta dinheiro, o Sr.º Vieira controla e faz fortuna com esquemas que poderão ser legais (comissões) mas não deixam de ser imorais, especialmente para quem disse que "tivemos cá um aldrabão e ainda hoje estamos a pagar por isso".

      Quanto às duas ultimas épocas, são o bom exemplo de quando o Sr.º Vieira se está a marimbar para o sucesso desportivo: fomos gamados escandalosamente e o Sr.º Vieira pareceu mais preocupado com as criticas internas do que com a roubalheira que deu em particular, este titulo ao FCP...

      Eliminar
    6. superaguia190412/6/13 14:18

      Reconheço, e concordo, que há um longo caminho está a ser e que tem de continuar a ser percorrido para se limpar o futebol português do Pulpus Corruptus. Mas também aqui, o que vejo é muito superficial, quando o que essa luta exige é um trabalho continuado e profundo... que meras palavras não resolvem.

      É para mim óbvio que essa avaliação do trabalho efetuado dentro do Benfica é errada, mas que resulta, sobretudo, do desconhecimento do clube na atualidade, por um lado,e de preconceitos infundados (mas deliberadamente insinuados) relativamente ao Presidente do Benfica, por outro.

      «Preconceitos são a razão dos tolos.» (Voltaire)

      Eliminar
  2. Ainda sobre Costinha e o Paços:

    - Vai ser canja - continuou o presidente. - Fulano precisa de clube, e nós arranjamos esse clube, a quem damos a garantia de que, com aquele treinador, é que a equipa não desce; não sendo preciso dizer mais nada, eles ficam logo a saber que nós seremos os anjos-da-guarda.
    - E o que é que nós vamos ganhar com isso, presidente?
    - Tudo. Começamos por ganhar nos treinadores, que nos vendem a alma para o que for preciso. Depois, ganhamos com os clubes que os contratam, que também nos ficam a dever favores. Mas não é tudo. Para além de eventuais comissões que virão directamente para os nossos bolsos, os bons jogadores que aparecerem nesses clubes ficam garantidos para o nosso lado e aqueles que forem excedentários do nosso plantel podem ir asilar para esses clubes, o que nos desobriga logo de lhes pagar os ordenados. Isto é o ovo de Colombo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento em que o Benfica faz parte deste sistema, apesar dos discursos em sentido contrário, para "adepto ver", é óbvio que tudo isto é possível. A seguir o Sr.º Vieira vai a esses clubes e contrata mais uns quantos jogadores, como já fez este ano ao Penafiel, o Benfica paga, esses clubes compõem as contas e o Sr.º Vieira continua a ser o maior para a comunicação social para os presidentes desses clubes, e a divida do Benfica aumenta ..

      A ideia que tenho do Sr.º Vieira é que é um farsante do pior que pode haver, mas que os adeptos (alguns) do Benfica merecem. Mais 12 anos a falar de "credibilidade" e "sabemos para onde vamos"...

      Eliminar
  3. eagle01,

    Por vezes não te dá a sensação que o LFV está no Benfica para "suavizar" a transferência de melhor e maior clube de Portugal para o Porto? Até mesmo em termos financeiros, apesar de não ter provas, fico com a sensação de que se anda a transferir capital do Benfica para o Porto.

    Se não vejamos. Na última década, o contrato com a Oliverdesportos enriqueceu esta, mais do que o Benfica. Por seu turno, em termos de "marketing pool", o Porto conseguia melhores valores em termos relativos que o Benfica, o que ajudou a equipa azul-e-branca a crescer em termos financeiros.

    Por outro lado, o Benfica de LFV fez vários negócios com o Atlético de Madrid. Clube que por curiosidade, sempre gastou mais do que o necessário nas contratações feitas ao Porto (Falcao e "Cebola" Rodriguez), mas custou sempre a dar ao Benfica (Simão). Sempre deu-me a sensação de que as nossas compras ao Atlético de Madrid ajudaram e de que maneira as compras destes ao Porto, havendo uma transferência de dinheiro de forma indirecta.

    Mas, o mais desconcertante até é o que se passa com a realidade encarnada no panorama nacional. Contratámos o Michel e Luisinho ao Paços de Ferreira e quem acaba por ser beneficiado com isto é o... Porto. Basta ver o último jogo do campeonato. O Guimarães tem uma dívida da transferência do Targino (que entretanto está a custo 0 no mercado...) para o Benfica, e os melhores jogadores do Vitória vão para o Porto?

    São muitos tiros nos pés. É muita falta de visão estratégica. É muito compadrio.

    ResponderEliminar
  4. sem querer por em causa as tuas conclusões, algumas tem a sua pertinência, aquela que tiras das declarações do camacho 15-5-2004 são completamente erradas eu lembro-me dessas declarações e elas tinham outro alvo que não o presidente, o alvo era veiga, só assim se explica que o primeiro saiu e ele ficou e só assim se explica que ele voltou com o mesmo presidente mas já sem veiga.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking