O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Os nossos em 2012/2013: Vamos a notas

. 18 comentários

Artur   15
No geral, grandes exibições e alguns pontos no bolso graças a si. Alguns falhanços porém, em momentos importantes da época, nomeadamente no jogo com o Porto na Luz. Tecnicamente muito bom. Seria ainda mais importante se mentalmente tivesse condições de assumir papel de líder.

Paulo Lopes   6
Um suplente, acomodado ao seu estatuto de figura secundária.

Maxi    13
Pela entrega merece sempre nota alta e o apreço dos adeptos. Mas esta não foi no global uma época muito conseguida. Será sempre uma mais valia no Benfica de consumo interno. Será eventualmente um dos elos mais fracos num Benfica dos grandes momentos.

Melgarejo       12
Para época de estreia numa nova posição, mostrou sinais positivos. Merece ficar, porque é novo, porque pode evoluir. Mas foi claramente o elo mais fraco esta época, e joga numa posição que tem de ser reforçada urgentemente.

Garay  17
Sóbrio e eficaz. Joga quase sempre bem sem se dar muito por ele. Pessoalmente acho que lhe falta mais sangue na guelra para ser de facto um central de topo, daqueles com lugar cativo nas grandes equipas do mundo.

Luisão             14
Começou mal com os dois meses de suspensão. Recuperou o lugar na equipa pelo estatuto, numa altura em que Jardel dava bem conta do recado. A liderança e o caráter estão sempre presentes. Mas foi um Luisão ligeiramente abaixo do que vimos em outras épocas.

Luisinho         5
Erro de casting.

Jardel              12
Nos dois meses em que teve de substituir Luisão deu bem conta do recado. Saiu da equipa sem que tecnicamente lhe houvesse nada para apontar. No geral cumpriu sempre que chamado. Mas é provável que nunca passe de um bom suplente.

Miguel Vítor   3
Está no plantel por imperativo dos regulamentos de composição dos planteis profissionais?

André Almeida          15
A revelação da época e peça fulcral no Benfica de hoje. Tem tudo para vir a ser um lateral referência no Benfica dos próximos anos.

Matic               19
Herói improvável e jogador do ano. Tecnicamente evoluído, taticamente inteligentíssimo, fisicamente insuperável. Jogador de topo.

Enzo Peres     17
Se todos tivessem a sua mentalidade não tínhamos perdido este campeonato. Jogador Á Benfica. Se a primeira época como médio centro foi assim, mal posso esperar pela próxima.

Sálvio              16
Justificou a verba despendida na sua contratação. Foi figura relevante no melhor Benfica da época. Durou a época inteira sempre em rotação máxima. Um ala ofensivo que também sabe defender.

Gaitan             13
Só apareceu em grande plano na segunda metade da época. Tecnicamente é do melhor que temos, e quando decide entregar-se ao jogo é genial. Mas continua a faltar qualquer coisa para ser de facto uma figura de topo, capaz de fazer a diferença em 30 jogos da época e não apenas em 5 ou 6.

Ola John         13
No melhor e no pior. Merece o beneficio da dúvida, pela sua idade e pelo que já o vimos fazer. Mentalmente precisa de ser mais forte para ser um jogador de topo.

Aimar              6
Foi uma época sem número 10. As lesões traíram-no no inicio. Fica a ideia que para Jorge Jesus se tornou um proscrito a partir do momento em que em Dezembro mostrou vontade de sair e rompeu depois o acordo com o clube Árabe à ultima da hora. Não teve a despedida que merecia.

Carlos Martins           6
Não houve Carlos Martins. Fisicamente sempre muito mal, borrou ainda a pintura no jogo com o Estoril. Deu razão a Jorge Jesus que já o dispensara um ano antes.

André Gomes             11
Mostrou potencial mas, está ainda verde. Sempre que chamado a substituir Enzo ou Matic, a equipa não carburou da mesma maneira. Talvez lhe fizesse bem no próximo ano ser emprestado e poder crescer jogando com regularidade.

Roderick         6
Para mim, sem valor para jogar no Benfica. Se Jorge Jesus for capaz de fazer deste Roderick um Matic, reduzo-me à minha insignificância e nunca mais discuto futebol com ninguém.

Urreta             4
Figura secundária da equipa. Chegou para tapar o buraco provocado pela saída de Nolito e Bruno César. Que bom seria que o Benfica tivesse um médio com a capacidade de remate de Urreta.

Lima                18
Excelente contratação. Jogador maduro, goleador, mentalmente forte. Foi chegar, ver e vencer, e se na próxima época só jogarmos com um avançado, Lima tem de partr na pole-position.

Cardozo          15
Merece sempre nota alta pelos golos que marca, mas tenho de lhe deduzir alguns pontos pelos golos que falha. Fica sempre a sensação que os golos que marca são poucos para as oportunidades que tem. Ainda assim, os números não mentem.

Rodrigo           12
No ano que se adivinhava como o da explosão, tem de se ver o seu desemprenho como sofrível. Poucas vezes fez a diferença e a ansiedade de jogar e marcar tornou-o em muitos momentos egoísta. Fica a ideia de ser um jogador com talento imenso, mas a quem tem sido pedido que desempenhe uma missão em campo que não é bem a sua.

Kardec            3
Carta fora do baralho.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

18 comentários

  1. O desconto pelos golos que falha são só para o Cardozo e não para o Lima? É que me parece que em alturas diferentes ambos tiveram momentos de grande acerto e momentos de falhanços!

    ResponderEliminar
  2. Melgarejo 12 e Maxi 13?!
    Gaitán ao nível de Maxi?!

    ResponderEliminar
  3. Eu não me importo de levar o Cardozo para o meu Porto... Já que há tanto adepto vermelho a criticar o homem.

    Um dos melhores avançados que passou por Portugal nos últimos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o Cardozo a nível técnico não é grande coisa, mas se há coisa onde ele é excelente e parece-me ser o melhor em Portugal, é em saber posicionar-se. Não é só chutar e correr, também é preciso ser inteligente e ter visão de jogo, coisa que não falta ao Tacuara. Não é qualquer um que "encosta", é preciso estar lá, é preciso saber posicionar-se para receber o passe dos colegas.
      E já agora, também ficou provado esta época que marcar penaltis não é assim tão banal como alguns pintavam.

      Cumprimentos de um portista.

      Eliminar
  4. Jornalista - "Quer agradecer a mais alguém?"

    V. Pereira - "A todos aqueles que trabalharam
    na sombra para
    que isto pudesse acontecer."


    Jornalista - "Quer agradecer a mais alguém?"

    V. Pereira - "A todos aqueles que trabalharam
    na sombra para
    que isto pudesse acontecer."


    Jornalista - "Quer agradecer a mais alguém?"

    V. Pereira - "A todos aqueles que trabalharam
    na sombra para
    que isto pudesse acontecer."


    Jornalista - "Quer agradecer a mais alguém?"

    V. Pereira - "A todos aqueles que trabalharam
    na sombra para
    que isto pudesse acontecer."


    Jornalista - "Quer agradecer a mais alguém?"

    V. Pereira - "A todos aqueles que trabalharam
    na sombra para
    que isto pudesse acontecer."


    Jornalista - "Quer agradecer a mais alguém?"

    V. Pereira - "A todos aqueles que trabalharam
    na sombra para
    que isto pudesse acontecer."


    PS-ATENÇÃO, FOI ELE QUE DISSE
    E SE ELE O DISSE
    ELE NÃO COSTUMA MENTIR

    ResponderEliminar
  5. É uma análise pessoal. Uns pontos de acordo, outros nem tanto. Mas bom iniciativa!

    ResponderEliminar
  6. Vi o Lima a ter falhanços bem mais graves do que Cardozo...mas enfim...adiante. Estou cansado dessa luta.

    Artur - não me parece q mereça 15 valores tendo em conta a quantidade de pontos que perdemos por erros seus. Bom gr mas apenas isso.

    Maxi - claramente a sua pior época no SLB. E curiosamente quando pela primeira vez teve uma alternativa séria. Mas depois de tanta época a altíssimo nível é aceitável que tenha uma quebra.

    Matic - Enorme. De top mundial. Estou à vontade pq já o ano passado lhe dava enormes elogios contra a maioria que dizia q ele era tosco.

    Enzo - Outro enorme jogador. Lembro-me bem do que disse dele no jogo de apresentação contra o Toulouse. Mais um que estou à vontade para falar. Mérito para ele e para JJ ao render tanto numa posição diferente para o que ele estava habituado.

    Cardozo - o Maior.

    Lima - Excelente reforço. Que para o ano mantenha o nível.

    Aimar - Diria que foi o que faltou a esta época para ser de sucesso. É pena. Enorme jogador. Adorava q para o ano continuasse por cá.

    André Almeida - Excelente puto, excelente. Não te percas!

    ResponderEliminar
  7. Creio que a nota do Artur está manifestamente exagerada. Aliás, o GR do Benfica constitui, actualmente, um tema tabu, já que não se discute algo que devia ser discutido, isto é, se tem realmente qualidade para ser o titular da baliza. Não minha opinião, ficou demonstrado nesta época que claramente não tem. O Artur Morais tem a tendência para acusar a pressão nos grandes jogos. Ao longo da época deu frangos em momentos-chave que custaram muitos pontos. Contra o Porto, por exemplo, cometeu um erro imperdoável em casa e no Dragão mostrou-se lento e mal colocado em ambos os golos. Também deu frangos em outros jogos que o Benfica não ganhou como contra o Nacional e contra o Estoril, já para não falar de outros jogos em que a vitória acabou por disfarçar as falhas individuais. Já no ano passado, o famoso golo do Maicon em fora-de-jogo não deixa de evidenciar uma abordagem do lance muito errada por parte do nosso GR. E, para finalizar, creio que tem sérias culpas no golo do Ivanovic que deu a vitória ao Chelsea nos minutos finais da Liga Europa. A bola foi lenta e ele limitou-se a observar a sua trajectória em vez de tentar chegar a ela.

    O Artur não tem cumprido com as expectativas que todos nós depositámos nele. O Benfica tem um GR melhor! Chama-se Oblak.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pato, e se o problema estiver ao nível do treinador de guarda-redes?
      O posicionamento dos guarda redes reflete sempre o treino que recebem.

      Eliminar
    2. Caro Shadows,
      Isso até pode ser verdade e eu não tenho conhecimentos do que se passa nos treinos e também não tenho competência técnica para avaliar a validade desse argumento. Contudo, há aqui também um aspecto menos relacionado com as questões técnicas e que é factual: o Artur tem demonstrado uma grande "tremideira" ou, se preferir, evidente falta de confiança nos grandes jogos. Se calar é o JJ a transmitir - involuntariamente, por certo - os seus bloqueios mentais como quando joga com o FCP.

      Eliminar
    3. Não tinham contratado há pouco tempo um dos melhores treinadores de Gr's em Portugal?

      Eliminar
    4. Concordo plenamente.
      O Artur não é guarda redes para o Benfica.
      Sai pouco e mal aos cruzamentos, e muitas das vezes coloca-se mal entre os postes.
      Sem dúvida que é um bom guarda redes, mas não para uma equipa como o Benfica.

      Eliminar
  8. Artur esteve pessimo nos momentos chave, falhou em todos, está longe de ser o GR que o Benfica necessita.
    Os melhores para mim foram Matic, que confirmou que o jogão contra o Chelsea o ano passado não foi obra do acaso e Enzo, transformou-se num grande jogador de meio campo, depois o Cardozo, esteve a grande nivel na final da Liga Europa, pena aquela bola no ultimo minuto e teve em minha opinião um golo mal anulado na mesma final e o Lima.
    Para mim faltou o Aimar e a sua experiencia nos grandes jogos finais da epoca, ele estava no banco é porque estava em condições, porque nunca jogou não faço ideia, faltou ao Benfica no final da epoca liderança em campo, caso a tivesse tido o resultado poderia ter sido bem diferente, infelizmente apesar da grande exibição na final contra o Chelsea estes 4 anos têm sido demasiado negativos na maioria dos aspectos, por isso é preciso uma grande reflexão interna, pois não considero que estejamos no bom caminho e há que mudar de rumo, gestão, organização, metodos, comunicação rapidamente, caso contrario teremos mais do mesmo nos proximos anos

    ResponderEliminar
  9. Com o Paulo Lopes eras campeão Naciol e vencias a Liga Europra

    ResponderEliminar
  10. Também concordo com o erro Artur. É um GR médio, não um bom GR. Frangos contra o porco, na Luz e no outro estádio, frango contra o Estoril na Luz. Não sabe sair e não domina a pequena área. Confia no golpe de vista e tem a mania que sabe jogar com os pés. são raros os passes com as mãos e com os pés é raro a bola chegara a um companheiro.
    problema dos treinadores? bem possível. Jesus não é um vencedor.É raro ganhar às melhores equipas. Fica siderado com o porco, possivelmente dada a amizade com o rei dos gases do norte. Segundo lugar, com este investimento e esta equipa, não é de sonho é de pesadelo. O braga com um terço do orçamento chega à final da Liga Europa, fica em 2º ou 3º no campeonato.
    Vitória morais não chegam. Falhámos em toda a linha. Este treinador não tem condições de ficar. Não há estrutura directiva no futebol. O carraça? valha a virgem. E o rui Costa o que faz?

    ResponderEliminar
  11. Águia Preocupada20/5/13 18:13

    Não me vou deter em análisesa toda a equipa. Fico-me por falar de Artur.
    Ainda ontem dizia aos meus vizinhos de lugar que o benfica precisa urgentemente de umguarda redes com outra categoria.
    Além das asneiras monumentais contra os corruptos, esteve mal contra o Estoril, contra o Moreirense parecia que estava a jogar contra o Barça e contra o Chelsea por mais que uma vez deixou a bola saltar das suas mãos, além de que no 2º golo esteve passivo a ver a bola entrar. Aliás nesse jogo, a diferença esteve em Peter Chec que fez bem mais defesas e mais difíceis.
    E depois há recolocação da bola em jogo. Não há jogo em que não me lembre do saudoso Bento. Se este era certeiro na reposição, já Artur é uma nódoa.
    O Benfica que não arranje um guarda redes decente e vai ver para onde caminha!

    ResponderEliminar
  12. Sendo objectivo, O Artur no máximo merece um 14. Custou-nos pontos demasiado preciosos.
    Discordo da análise do Melgarejo num aspecto, não vejo ali capacidade "intelectual" para progredir. É um jogador com pouco futebol na cabeça, com muito pouca concentração competitiva e que joga sem intensidade. Pode ficar para suplente, na melhor das hipóteses.
    Concordo genericamente com a análise do Maxi, Luisão, Garay e Jardel. Totalmente de acordo com a análise ao André Almeida. Não será um 15 em termos daquilo que na prática jogou, dado que apresenta ainda pouca (muito pouca) desenvoltura ofensiva. Mas é super competitivo a jogar. Concordo com a nota, que vai mais de encontra à fibra do jogador do que propriamente ao seu jogo.
    Matic e Enzo, concordo absolutamente.
    Salvio também, grande campeonato.
    Gaitán começou a época muito mal fisicamente, e foi decisivo em muitos jogos. Nota 15 para mim.
    Ola John, nota 11. Ou terminou a época com um príncipio de pubalgia ou não entendo o que aconteceu à capacidade de explosão deste miúdo. Desapareceu no último terço de campeonato fisicamente.
    A nota do lima acho exagerada para cima, como também acho a nota do Rodrigo exagerada para baixo. Daria um 14 ao Rodrigo e um 16 ao Lima. Também daria 16 ao Cardozo.
    André Gomes, 12. Muito mais cabeça do que o Ola John ou Melgarejo, mas pouca intensidade. Claremente um jogador com potential.
    Aimar, Carlos Martins -> Saem necessariamente no final desta época. Não entendo como é que o JJ não mete o Aimar a 5 minutos do fim do jogo para uma salva de palmas (contra o Moreirense), má gestão de Balneário.
    Carlos Martins, um erro de casting. Juntamente com Roderick, os dois maiores desastres desportivos desta época. Sem coméntarios.
    Cumprimentos,

    João MCoutinho

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking