O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Carta Aberta ao Presidente do Sport Lisboa e Benfica

. 29 comentários

Exmo Sr. Presidente do Sport Lisboa e Benfica,

Para que fique claro desde já, faça V. Exa. o que fizer é o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, o meu clube do coração desde sempre e para sempre. Nesse sentido, mesmo quando discordo das suas decisões, faço-o com o desejo real que tenha todo o sucesso na sua função de Presidente do SLBenfica, seja com as suas ideias ou ouvindo as criticas, pois isso representa o sucesso do Clube que amo. O seu sucesso (ou de qualquer outro nome) é-me indiferente, eu quero é o sucesso do meu Clube.

Não está, para mim, nem nunca estará em causa a sua presença no cargo de Presidnete do SLBenfica, pois V. Exa foi eleito e bem eleito por larga maioria de sócios. Não desejo, como já tenho lido, que saia até porque não conheço quem queira ou demonstre que seja capaz de melhor.

Pelo contrário, desejo-lhe muitos e longos anos na Presidência do SLBenfica, mas permita-me que lhe deixe algumas criticas, porque os elogios deixo-os para os que gostam de se colar aos sucessos para apenar "sorrir para a fotografia" e dizer que ajudaram. Eu prefiro ajudar a corrigir o que entendo não estar bem.


1. O cargo de Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Senhor Presidente, bem sei que se tem batido pela não remuneração como um facto de dedicação ao Clube, trabalhando em favor do Clube e sem nada receber, alegadamente em prejuizo da sua vida profissional. Fica desde já a minha sugestão: Altere esta situação!

Para o Sr. Presidente poder ter a sua vida profissional, com o sucesso que lhe conhecemos e para gerir como Presidente do SLBenfica de forma... "presidencialista", o Sr. Presidente tem que ter nas suas empresas e no SLBenfica um conjunto de pessoas/assalariados da sua confiança que "se lhe substituam" quando não pode estar.

Ora, se no caso das suas empresas o Presidente é que sabe, já no caso do SLBenfica, eu prefiro que se dedique a 100% ao clube e seja remunerado em conformidade (e com objectivos em função do sucesso desportivo), do que pague mais do que seria a sua remuneração a um conjunto de "multiplos pseudo-lideres representativos" que acabam depois por não passar de "yes men" do Sr. Presidente. As decisões que tomam, precisam na mesma de si, ou muitas vezes são decisões fracas.

Com isto, o SLBenfica iria reduzir fortemente a dimensão da sua "estrutura", que hoje tem multiplas pessoas, muitas vezes para fazer... as mesmas funções. Isso gera multiplas opiniões, multiplas cabeças, multiplos ouvidos, multiplos "influenciadores", multiplas pessoas a tomar iniciativas/decisões e "não decisões". É a feira das vaidades que se conhece e alimenta tantos. GRANDE ERRO!

É precisamente daqui que vem a ideia de que há gente que manda demais no SLBenfica. Eles não mandam demais, o Sr. Presidente é manda "demenos".


2. A agora famosa... "Estrutura"

Ora aqui está um ponto que agora toda a gente fala, mas que eu já ando a "bater nesta tecla" há muitos anos. Muitos mesmo. É só ler o blog e pesquisar.

O ponto anterior, como pôde perceber, é o elemento principal para se ter uma... estrutura. Ou seja, ter menos pessoas, menos "pseudo-lideres" e uma equipa pequena, dedicada a 100%, apaixonada pelo Clube e remunerada (e bem remunerada) pelo sucesso desportivo. Ser bem remunerado não é vergonha! Vergonha é ser bem remunerado e não o justificar ou merecer.

Tenho algumas duvidas que o Sr. Presidente perceba dos "meandros" do futebol o suficiente para ter a liderança o futebol. Não é vergonha nenhuma e o Sr. Presidente não será menos líder do clube se o assumir. O que importa é que o líder (do futebol) que seja nomeado por si, tenha a sua total e cega confiança, enquanto Presidente, para que ele tome decisões e lidere efectivamente o futebol sem ter que precisar de lhe pedir nada, o que obviamente não quer dizer que o Presidente não seja consultado e chamado a ter a "última palavra" nas grandes decisões.

Em Portugal só vejo dois nomes capazes de assumir essa função: Rui Costa e José Veiga. Saberá, quem lê o blog, que a minha preferência será o José Veiga e que entendo que o Presidente e o José Veiga deveriam ultrapassar as suas diferenças e trabalhar juntos, como dois complementos fantásticos que já demonstraram ser. O Presidente e liderar o Clube e a SAD, o José Veiga a liderar todo o futebol com autonomia desportiva e operacional - obviamente enquadrado e respeitando as superiores decisões de gestão do Clube como um todo e de gestão financeira.

Mas obviamente que entendo perfeitamente que possa haver diferenças do passado inultrapassáveis, na vossa opinião. Acho um desperdício se assim for, mas entendo. Nesse caso, peço-lhe o favor de não considerar hipoteses de "António Carraça 2.0", como é o caso do Carlos Janela (já sugerido por alguns) ou outro, e tenha a coragem de dar esse cargo a Rui Costa.

E é esta a estrutura, Presidente! Fácil, não?
O domínio das grandes decisões deve estar entre si e o líder do futebol que as pensa, define e estabelece prioridades em sintonia consigo e com a Direcção Financeira, para depois as mandar executar operacionalmente: É aqui que entra o treinador, o director técnico, o responsável de logística, a comunicação exterior do futebol e todos os outros operacionais que têm como função EXECUTAR as decisões e respeitar a estratégia.

Neste modelo, pode mudar de treinador 10x em 10 anos... que o impacto é muito relativo. Só se sentirá em campo, nas tácticas e eventualmente na capacidade para, dentro de campo, nos superiorizarmos em função da maior ou menor competência do treinador seremos mais ou menos "à Benfica". Mas jamais perderemos por não dominar os factores exteriores ao campo de futebol, jamais exporemos a equipa ou o treinador a acções que visem fragilizar ou desestabilizar a equipa, jamais falharemos nos momentos decisivos. Estaremos sempre preparados.

Mas temos que ter a nossa estratégia, liderada pelo tal nosso núcleo duro dedicado a 100% ao Clube e a quem todos - os do clube - deverão alinhamento ou... a porta da saída. O Sport Lisboa e Benfica tem gente a mais e liderança a menos.

3. Jorge Jesus deve ficar.

A saída será o caminho mais fácil e, especialmente "boa para todos". Todos mesmo!

Já aqui o escrevi várias vezes. Jorge Jesus deve ficar no SLBenfica, porque não foi devido ao seu trabalho que o SLBenfica não foi campeão, não venceu as Taças da Liga Europa e de Portugal. Não foi!

A renovação de Jorge Jesus é, possivelmente, o "dossier" mais mal gerido desta mais de uma década da sua Presidencia. Já deveria ter renovado em Outubro, quando o Presidente foi reeleito. Mas permitiu, erradamente, que muita gente o influenciasse a a esperar pelos resultados desportivos. Mais tarde, quando quis demarcar-se disso... já era tarde e Jorge Jesus já estava "amassado" por essa sua indefinição.

São essas influências exteriores a si que tanto nos têm custado.

Com os resultados desportivos e a pressão de sócios e dirigentes do SLBenfica, agora o Presidente ficou com um problema complicado para resolver:

- Se mantiver Jorge Jesus irá contra os seus "pares". Demasiados "pares", diga-se! Terá que assumir "sozinho" a decisão de se manter fiel ao que dissera precipitadamente depois do jogo com o Marítimo - nunca mais fale sem ser para falar de factos consumados, deixe-se lá de promessas e popularismos. Terá, com isso, de assumir, em função da forma como comunicar essa decisão, a responsabilidade da pressão que possa vir a acontecer em função de alguns eventuais resultados menos bons. Eu já lhe deixei uma sugestão de como comunicar isto... terá que ser implacável na defesa do treinador e não deixar o minimo espaço para pressões futuras.

Seja como for, manter Jesus e... manter os dois pontos iniciais desta carta aberta por resolver de forma adequada, será na prática adiar um problema para resolver mais tarde. Manter Jesus ou qualquer outro sem resolver os dois pontos anteriores, nunca permitirá que o SLBenfica ganhe de forma sustentada e recorrente. Jesus simplesmente tem a capacidade e competência para se substituir a parte das graves ineficiências da estrutura do SLBenfica... mas isso fragiliza-o, como se vê.

- Se Jorge Jesus sair do SLBenfica, arrisco dizer que haverá pelo menos dois tipos de pessoas satisfeitas:
1) Os que só vêem o golo que entra ou não entra e por isso acham que o problema é o treinador. Terá seguramente entre estes milhares de adeptos e muitos dos seus dirigentes.
2) O Presidente do FCPorto e a sua pequena estrutura de decisão, nomeadamente o Antero Henriques (e se calhar até arrisco incluir o Fernando Gomes, da FPF).

Os primeiros, acham que tudo se resolve com a contratação de uns craques, substituição do Carraça por outro igual mas benfiquista (mais um para queimar!) e com outro treinador (agora é que vai ser!!). E pronto! Simpaticamente alegres até à próxima derrota onde se volta a despedir esta gente toda.

Os segundos percebem que dado que o SLBenfica não tem estrutura no futebol e o Jesus consegue atenuar parte dessas incompetências, o ideal é o Jesus sair do SLBenfica. Se não for para o FCPorto, pelo menos que seja para o estrangeiro.

Há ainda a facilidade que isto traz ao Presidente que, obviamente, não tem que assumir a responsabilidade de enfrentar sócios e dirigentes pela renovação e pode ainda dizer "ele só não ficou porque não quis" - Obrigado Jorge Mendes por teres arranjado uma proposta do estrangeiro!!!

Cómodo, não? Seja como for, a um líder não se pedem decisões cómodas, a um líder pede-se que seja... UM LIDER! Há que manter Jorge Jesus e efectivamente reformular e especialmente encolher a estrutura da SAD.

Ah! E antes que tenha a tentação de dar a Jorge Jesus a liderança do futebol, com um "carrinho de mão" como Carlos Janela ou qualquer outro, fica o aviso: Jesus é excelente treinador... mas um péssimo "tudo o resto". Ou seja, isso seria uma péssima decisão, pois seria permitir a Jesus mais do que pode e tem competência para dar... e com isso abrir a porta a alguém que, melhor ou pior que António Carraça, também não tem "estofo" e dimensão para liderar o futebol do SLBenfica e seria apenas um executante, seria apenas uma solução igual a ele.

4. O apoio a Fernando Gomes

Caro Presidente, esse senhor é o verdadeiro sucessor de Jorge Nuno Pinto da Costa quando ele já não puder mais. Desenganem-se os que consideram o mandato que ele agora iniciou como o último. O Presidente do FCPorto sabe que aquilo vai "mandar um tombo" quando ele sair... e ele não quer estar cá para ver, pelo que, qual "Rainha de Inglaterra" vai ficar e ficar até que a saúde lhe permita.

O futuro poderá ser esgrimido entre Antero Henriques, Alexandre Pinto da Costa (pobre coitado!), António Oliveira e... Fernando Gomes. Este sim é mais inteligente e competente que todos os demais súbditos da "Rainha de Inglaterra", pelo que irá conseguir "coze-los em lume brando" quando chegar a hora.

E essa hora está ser construída desde há três anos para cá! Primeiro na Liga de Clubes, depois na FPF.

Não é preciso ser oposição férrea a Fernando Gomes, nem sequer é preciso declarar afastamentos públicos. Limitemo-nos a não sermos nós os fieis apoiantes de alguém que não hesitará em nos querer subjugar, que não hesitará em nos querer vencer e nos querer ver atrás.

Não temos que ser tipo "oposição política" que estão sempre "do contra". Mas, como já disse acima, temos que ter a nossa estratégia, liderada pelo tal nosso núcleo duro dedicado a 100% ao Clube e a quem todos - os do clube - deverão alinhamento ou... a porta da saída.

Sempre que a nossa estratégia ficar posta em causa pelas iniciativas, acções ou falta delas da FPF, deveremos ser os primeiros a publicamente denunciar e apontar a nossa oposição.


Muito mais poderia ser dito e escrito, mas a missiva já vai longa.

Além do mais, tudo o mais que possa ser dito e escrito, assente em fundações frágeis como as actuais... será apenas desperdiçar tempo e massa cinzenta.

Esta é a minha modesta opinião, só isso mesmo...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Bom mas falta o assunto da comunicação que noutros posts atrás mencionas-te! Quando tiveres uma resposta (que não acredito) diz algo...
    Mas não faças como aquele senhor que falou na ultima assembleia e virou por completo a sua opinião em relaç~~ao a FLV! Já agora o que é feito desse senhor??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,
      Uma coisa é a comunicação do futebol: deve ser liderada pelo "lider do futebol".

      Outra coisa é a comunicação do Clube como um todo que foi do que falei nos tópicos atrás.

      Eliminar
    2. Sim, mas isso também passa por ele! Mas é um assunto deveras importante lembrar-lhe! lol

      Eliminar
    3. Esse Senhor é agora assessor de Luis Filipe Vieira.

      Eliminar
    4. Tiro ao estorninho30/5/13 14:01

      Vamos chamar os bois pelos nomes ... esse senhor ou jovem é um pulha vendido

      Eliminar
  2. Seria óptimo se alguém no Benfica lesse isto.
    Concordo maioritariamente contigo, excepto na parte da continuidade do treinador. JJ já teve tempo para ser melhor do que é. A segunda época de JJ é muito má em grande parte por culpa do treinador. A 3ª pode-se dar o desconto das arbitragens e nesta última pode-se falar em "azar" (mais falta de concentração).
    JJ não é um bom estratega no sentido que me parece que não programa muito bem os momentos físicos da equipa.
    É muito teimoso e tem um ego enorme. Quando ganha "...fui eu...", quando perde "...fomos nós..."
    Apesar de tudo, até domingo, era pacífico, para mim, que JJ continuasse. No domingo aconteceu algo que me fez mudar de opinião... a falta de atitude. A equipa estava-se a borrifar para a Taça de Portugal, não jogou nada, não respeitou os adeptos nem o clube. E o trabalho de motivação, de responsabilização, passa muito pelo treinador. Quanto aos acontecimentos no final penso que aí sim, falhou a estrutura.
    JJ esgotou o seu tempo no Benfica.
    Sou a favor de uma reestruturação da estrutura do futebol, treinador incluído.
    Para além de tudo não se percebe muito bem se a equipa, se os jogadores estão com JJ.
    Os sul americanos não sei se vão muito à bola com ele.
    Os portugues devem detestá-lo pois pura e simplesmente quase que os ignora.
    Mas isto é o que penso...
    Posso estar enganado.

    Abraços e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  3. De acordo com quase tudo , pois julgo que a questão "Treinador" é secundária e no Caso JJ já ele disse publicamente e por várias vezes que não é homem para uma estrutura mas sim ele quer ser a estrutura....
    Não dá , como se comprovou em vários momentos desta época , a Peitaça de Luisão com JJ e o Staff a rir como se não houvesse amanhã , que irresponsabilidade....
    E no pôs-Jogo na Madeira frente ao Marítimo com aquela..."Festa" para comemorar não sei bem o quê....

    Essencial a criação da estrutura para o Futebol e para mim também VEIGA é o nome certo no lugar certo.

    O Departamento de Comunicação está desgastado desde a Palhaçada do Jorge Gabriel depois da vitória na taça da liga no célebre jogo contra o SCP com o erro monumental do Lucílio Baptista a dar-nos a possibilidade de a ganhar.

    Vieira é uma pessoa que pelo que sei está manietada pelo sistema devido a "Telhados de vidro" da sua vida pessoal e que caso venham a publico o podem prejudicar muito , o Sistema tem jogado com isso e é por isso que ele nunca enfrenta o sistema olhos nos olhos...
    E quando o Benfica , com a sua dimensão , principalmente a nível de adeptos , muitos deles votantes nas eleições nacionais , não consegue sair da camisa de forças e vai sendo mantido em banho maria , algo de estranho se passa....

    Dai que concordo com quase tudo como disse , o Treinador JJ pelo que já disse publicamente , não encaixa na estrutura com um líder como Veiga , ou aceitava reduzir-se ás suas funções de treinador , ou então deveria sair.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  4. Os corruptos sabem que o SLB é uma máquina de fazer dinheiro e tudo têm feito para nos deitar abaixo. Reparem que desde que o SLB declarou guerra à Olivedesportos, a SPORT TV tudo tem feito para encobrir os erros a favor do FCP e esconder os erros grosseiros que prejudicaram o SLB ao longo da época.
    Estamos num ano fundamental em que se vai decidir muita coisa, a BenficaTV e os patrocinadores. E mais uma vez fizeram-nos a cama, para desvalorizar o nosso valor de mercado... Imagigem se tivessemos ganho o Campeonato, Liga Europa e a Taça de Portugal! Os patrocinadores teriam que pagar valores mais elevados (quem sabe alguma marca estrangeira). Os corruptos sabem que o SLB é um gigante e por este facto tentam e têm conseguido abafarem-nos sistematicamente com os seus processos corruptos e ardilosos.
    Por isso, LFV se conseguir combatê-los e colocar o SLB no caminho da Glória ficará para sempre na História do clube, caso contrário será sempre mais um.
    FORÇA SLB!!!!

    ResponderEliminar
  5. GRANDE CARTA SIM SENHOR TENHO QUE ADMITIR QUE TENS AQUI UM TRABALHO EXCELENTE NUR NO PONTO JOSE VEIGA DISCORDO TOTALMENTE.ESPERO QUE O NOSSO GRANDE PRESIDENTE POSSA LER ESTA CARTA

    ResponderEliminar
  6. O JJ cometeu erros! Mas não foi só ele. É preciso blindar o Benfica, contrariar os media, quando eles fazem campeões antes do tempo e contratam 50 jogadores a "custo zero" (pagos pro eles, mas que nunca chegam, e ainda bem!) continuar a reforçar a equipa (não dando tiros nos pés, empurrando o Cardozo para fora do clube...). JJ deve ficar. Mas JJ deve também ajudar, dizendo "Para o Porto, nunca!"

    ResponderEliminar
  7. RedSpecial30/5/13 12:48

    Caro GB aprecio o teu esforço (como sempre te pautaste) na resolução dos problemas do Benfica! Problemas esses que muitos insistem em não ver, culpando sempre as arbitragens e atirando para o ar termos como Credibilidade, sem saberem muito bem o que isso significa num clube como o nosso! Outros, simplesmente ignoram o que é o Benfica, ao baixarem a sua exigência! E por isso aprecio. Mas...
    Achas mesmo que alguém irá ouvir as preocupações de adeptos atentos como tu (e muitos outros)? Duvidas que a montanha de merda que foi esta temporada irá parir um rato e tudo vai ficar como sempre ficou? Excepto algumas modificações para nos calarmos? Duvidas que em Maio de 2014 estaremos com a mesma cantilena? Duvidas que tens um presidente que só pensa em autopreservar-se?
    Camaradas, reparem na capa d'A Bola de hoje. Até os lagartos já perceberam como as coisas se fazem... Ataque corrupto? Contra ataque imediato! E no Benfica há quem defenda uma aproximação aos cabrões lá de cima?? Tenham dó...
    Duvidas que em breve seremos ultrapassados em toda a linha e que Vieira irá arrastar-nos para a lama até um dia ser expulso "à pedrada" do Benfica? E aí eu quero ver onde param os 83%. Tal qual como hj ninguém votou em Vale! Duvidas que nesse dia irá aparecer um Godinho Lopes qq, graças à insatisfação gerada pela "ditadura vieirista" e vai rebentar c o resto? Duvidas??? Daí eu n perceber tanto texto... Tanta pinião! O clube já n é dos sócios! Desde que Vieira lá está, n é! É dele!

    ResponderEliminar
  8. Será que foi Vieira que prolongou a indefinição da renovação?? Será que não foi Jesus que preferiu renovar só no fim da época a pensar que ganhando títulos sairia em grande? Afinal não podemos esquecer que o empresário de Jesus é um grande amigo do Benfica, como se ouviu nas recentes escutas divulgadas pelos correio da manhã. Agora sim, penso que interessa a Jesus ficar no Benfica, perdendo tudo como perdeu, dificilmente arranja um contrato tão atrativo no estrangeiro, para pinto da costa o levar para o porto fazia mais sentido se ele tivesse ganho, para o golpe ao Benfica ser mais forte. Ou alguém dúvida que se pinto da costa o quisesse ele ia para o porto? Eu não. Enfim isto é só um perspetiva, no fundo o que interessa é se Jesus ainda faz sentido no Benfica? Para mim não, acabou o tempo dele.

    ResponderEliminar
  9. eu acho ke o presidente nao se afasta dessses corruptos porke deve ter o rabo entalado por eles!!

    ResponderEliminar
  10. no posta anterior
    estava lá este comentário

    muito precioso

    ""Esse suíno nao pertenceu, pertence ao braço armado dos corruptos, ele foi o bufo dentro do balneário, era dele que vinham as informações para saber quais os jogadores que queriam vencer a ultima partida.
    Por isso o braço armado não saiu de paços nessa semana, após a identificação, surgia a visita da praxe, em casa, na escola dos filhos ou mesmo na casa dos familiares.

    Como sabem no distrito do porto não há lei.

    Cumprimentos de um magrebino do Minho, o unico Norte de Portugal.""

    se há policia em portugal

    devia investigar
    rápidamente o que se passou
    em paços de ferreira

    ResponderEliminar
  11. Caro GB, estou de acordo com o Fernando, mudar a estrutura incluindo o JJ como treinado o tempo dele está esgotado, acho como treinador é competente em algumas coisas, mas muito limitado na leitura dos "momentos", isto estou a querer dizer que é fraco em fazer análise tanto dos adversários como nos "timings" das substituições assim como na mudança da estratégia dos jogos. Ganhar um campeonato e 3 taças da liga é muito pouco para o orçamento e qualidade de jogadores que teve sobre o seu comando, logo, não provou nada, e, que vá ser feliz para a putalândia, por isso, gostaria de vêr outro treinador no SLB, porque os 4M anuais fazem falta portanto só merece quem ganha e não quem quase ganha.

    saudações benfiquista

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Concordo com a carta aberta menos no caso do Jorge Jesus.

    É como diz o Manuel José; ao primeiro deslize vai ser um sarilho...

    É que de pois da rescisão onde se gastam mais 8 milhões, temos de começar tudo de novo...e perdemos de novo o comboio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será sempre um sarilho ao primeiro deslize. Seja Jesus o treinador ou não.

      Eliminar
  14. rui benfiquista30/5/13 14:06

    Viriato, eu concordo contigo no que toca a começar tudo de novo, mas o JJ merece a duvida, pois o caminho com ele pode ser mais curto, do que arranjar alguem para começar tudo de novo, e isso pode demorar mais uns anos, neste momento um treinador para o benfica, é um treinador caro e nao vislumbro nenhum por aí a solta, e penso que o JJ vai aprendendo com os erros, eu prefiro que ele fique, sendo que nos benfiquistas lhe devemos dar apoio, porque se assim nao for, entao ele nao dura muito.
    Os Paulos Fonsecas, Marcos Silvas e Ruis Vitorias de momento não me parecem crediveis para aguentar a pressao, mas precisamos isso sim de alguem na estrutura do futebol com peso para liderar a equipa, o RUI COSTA devia assumir essa pasta ou outro tipo "veiga", esse sim era o ideal, mas não me parece que volte alguma vez ao benfica.

    ResponderEliminar
  15. A montanha irá parir um rato! E até maio do ano que vem...

    ResponderEliminar
  16. Aguia despreocupada,agora preocupada30/5/13 14:31

    Excelente carta mas pergunto esta carta sera que vai chegar as maos do seu destinatario oxala que sim,como a missiva e longa e o tempo nao e muito nao a vai considerar o que e pena,no entanto aguardemos e tire dela ilacoes que bem precisa.

    ResponderEliminar
  17. É, como sempre, um prazer ler os teus posts.

    Tens vindo, neste tópico e nos anteriores a tocar em todos os pontos.

    Espero que LFV ou um assessor, não yes man, leia ou lhe faça chegar.


    Abraço
    João

    ResponderEliminar
  18. Águia Preocupada30/5/13 15:03

    Olha Geração, a carta aberta (não sei se a enviaste!?) é tempo perdido.
    Além de que acho que o texto é pouco mais que o elevar do ego de LFV. Tanto o engrandeces - as entrelinhas são também para ler! - que as criticas algo veladas, acabam por não fazer mossa nem terem qualquer efeito.
    Estou com o RedSpecial. O homem acha-se o maior, o omnipotente, o omnisciente e mesmo entrando em contradição, o omnipresente!
    Falas de feira de vaidades quando é ele o maior vaidoso que por ali anda. E fazendo os outros alimentarem o seu ego, torna-se perigoso e déspota.
    Porque achas que ele, depois de juras de "amor" eterno ao Veiga, lhe tirou o tapete?
    Porque achas que, usando uma argumentação estúpida e inconsistente, "destronou" Rui Costa depois da vitória do último campeonato?
    Pois é! O homem não aguenta que alguém brilhe mais que ele! O homem não aceita ter menos protagonismo que os demais! O homem considera-se um deus e isso, ele nunca mudará.
    Chovam cartas, chovam criticas, chovam ideias, chovam ajudas! Ele tem apenas um fim em vista: Ser o pc do Benfica. Em tempo de presidência, porque no resto, ele quer lá saber!
    É por tudo isto, que faço minhas as palavras de um comentário acima:

    "Duvidas que em breve seremos ultrapassados em toda a linha e que Vieira irá arrastar-nos para a lama até um dia ser expulso "à pedrada" do Benfica? E aí eu quero ver onde param os 83%. Tal qual como hj ninguém votou em Vale! Duvidas que nesse dia irá aparecer um Godinho Lopes qq, graças à insatisfação gerada pela "ditadura vieirista" e vai rebentar c o resto? Duvidas??? Daí eu n perceber tanto texto... Tanta pinião! O clube já n é dos sócios! Desde que Vieira lá está, n é! É dele!"

    Só espero já cá não estar para assistir, impotente, a tudo isto!

    ResponderEliminar
  19. Meu Deus, estão-me a dizer que o Bruno Alves está confirmado no Benfica! Só espero que seja tanga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é mentira! Mas não deixa de ser bom jogador apesar de ter o passado que conhecemos...mas o Benfica anda á caça de um melhor...

      Eliminar
    2. Acho que sim, acho que o meu amigo foi enganado por uma mensagem falsa.

      Eliminar
  20. Geração Benfica,

    Em primeiro lugar, é sempre bom ver que há pessoas atentas àquilo que é a realidade do Benfica e por isso visito frequentemente este blog. Depois, peço-te que leias as seguintes palavras do comentador Luís Freitas Lobo, publicadas no jornal A Bola:

    "Para Jesus, mais do que a forma de jogar, está em questão o balneário. Até que ponto o pode voltar a agarrar num clube onde ele próprio devorou toda a estrutura e só o presidente vive acima dele. Essa é que é a questão.

    O problema do Benfica não é o treinador em si. É, antes, perceber que sem ter uma estrutura (poderes intermédios de futebol) que controle e filtre a personalidade (humanas e futebolistica) deste treinador, ele próprio acaba por ser o maior inimigo da sua competência. A chicotada tem de ser interna."

    No teu texto, apontas muito bem a necessidade de o Benfica melhorar a sua "estrutura" em diversos aspectos. No entanto, na minha opinião, pretender esse fortalecimento da estrutura ao mesmo tempo que se deseja a continuidade de Jesus é algo que entra em contradição. Precisamente porque, como se pode ver nas palavras de LFL, foi o próprio Jesus que afastou tudo aquilo que estava entre ele e o Presidente, certamente procurando um modo de trabalho semelhante àquele que tinham os clubes anteriores por que passou.

    Deste modo, pensar na hipótese de que possam ser colocados uns "poderes intermédios que controlem a personalidade de Jesus" é algo utópico, simplesmente porque Jesus tem um tipo de personalidade que entra em conflito com esse tipo de abordagem.

    Olha para o Real Madrid, salvo as devidas proporções: Mourinho destruiu tudo à sua volta, afastou Valdano (o director-desportivo), entrou em conflito com tudo o que mexia, até que todos concordaram que o melhor para todos seria a sua saída... Continuo a achar que isto seria melhor para o Benfica, não deixando de reconhecer a importância de Jesus para o restabelecer da nossa confiança. Contudo, um clube com a dimensão do Benfica não pode estar preso a um treinador, tem de ter a tal "estrutura" coerente e estável no tempo, com ideias e objectivos definidos e optando, essencialmente, por um perfil de treinador não só competente no aspecto tático mas sobretudo na gestão humana. Porque tudo o resto, tudo o que está à volta da equipa, deve ser da competência de outros. Esta é a minha sincera opinião e peço desculpa por ter sido longa.

    Se estiver enganado, tudo bem. O que me interessa é que o Benfica vença. Cumprimentos e continuação

    ResponderEliminar
  21. concordo com esta perspectiva e gostaria que o presidente lê-se este post(do blog)...

    espero que tenha a humildade de reconhecer que o "quase" em grande parte deveu-se no meu entender á falta de estratégia da direcção em proteger a equipa de futebol nos momentos cruciais da época , não faço ideia como isso poderia ter sido feito além do já foi escrito aqui , mas depois do sucedido na época passada acho que deviamos ter aprendido com os erros e depois do jogo com o Estoril , este cenario que se veio a confirmar nunca poderia ter acontecido como aconteceu ...
    e a estrategia do deixa andar foi fatal, esta passividade foi fatal, esta arrogancia foi fatal ,e acredito que tenha passado pela cabeça do nosso presidente este cenario , teve que passar
    e se passou ,tudo deveria ter sido feito para o contrariar , nem que se pega-se em toda a equipa de futebol e entrassem numa especie de estagio em parte incerta com acesso restrito á toda a comunicação social ou até mesmo sem qualquer tipo se acesso , nunca os jogadores e treinador deviam ter sido expostos a todo este veneno vindo de fora nunca nunca ...
    acho que a nossa equipa de futebol foi grande a todos os niveis e não os podemos culpar (nem mesmo o cardoso)eu não sou capaz de os culpar não consigo ...nem depois da taça , eu um mero adepto do glorioso benfica que vibro e me deixo sempre contagiar todos os jogos, dei por mim a assistir ao jogo ainda apático com um nó no estomago a esforcar-me para gritar pelo meu benfica algo que me faço naturalmente ,já cheguei a estar com gripe e quando vejo o benfica até a gripe me passa , mas desta vez foi estranho nem forças tinha .

    aconteça o que aconteçer em agosto já não vou nem quero lembrar-me disto (isso é algo que deve ficar apenas na cabeça da direcção que lhes sirva de lição ,mais uma)e a minha paixão voltara naturalmente .


    ResponderEliminar
  22. Parabens pelo que foi escrito, e assim que se critica com elevacao e espirito construtivo. So mais uma simples e humilde sugestao;que tal uma estrutura como a do Bayern? So benfiquistas, Humberto,Toni,Simoes
    e outros, talvez resultasse.Ou o Rui, ja tem mais experiencia. Grande abraco benfiquista e um bem haja para todos

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking