O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 25 de maio de 2013

A quem interessa este futebol?

. 11 comentários
Não desta vez não vou escrever sobre o SLBenfica, mas sobre o futebol em geral.

Regido pela FIFA no Mundo inteiro e pela UEFA na Europa, o futebol tem que ser repensado para continuar sustentável, pois com o elevadíssimo endividamento dos clubes, ou algo muda ou qualquer dia o futebol europeu é um brinquedo de magnatas do dinheiro, porventura sujo!

Amanhã jogamos para a Taça pelo que não vou entrar em grande detalhe, pois este assunto não terá a merecida atenção neste momento.

Deixo apenas um "Case Study":

- Desporto nos Estados Unidos! Da NFL, à NBA, passando pela NHL ou a MLB, todos têm em comum um factor:

ESPECTACULO!

As regras sao ajustadas ao espectáculo e ao envolvimento dos espectadores. Toda uma "economia própria" gira em torno dos desportos e de cada jogo, se cada equipa. Todos os jogos têm um vencedor. As tecnologias fazem parte do espectáculo, tal como os árbitros e a sua iteração com as tecnologias e os fans.

O futebol ou "dá o salto" ou continua a perder magia e a ganhar suspeição e a aumentar os casos de corrupção e jogos de interesses.

Voltarei, durante a semana, a este tema com algumas sugestões que deveríamos "trazer" dos EUA.

PS- Não é por acaso que a MLS é o parente pobre (em termos de dinheiro movimentado e adeptos) face aos impressionantes espectáculos da NHL, NBA, NFL...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Falar de desporto nos EUA e não incluir o MLB é suicídio. Isto visto que depois do NBA é o MLB que gere mais receitas.

    O ranking de 2012 é:
    NBA - 9,5 biliões USD
    MLB - 7,7 biliões USD
    NFL - 4,3 biliões USD
    NHL - 3,2 biliões USD

    Premier League - 3,6 biliões USD

    Uma curiosidade na época passada o MLS tinha melhores assistências do que partidas da NBA e NHL.
    1º NFL c/ uma média de 67 mil
    2º MLB c/ uma média de 30 mil
    3º MLS c/ uma média de 18 mil
    4º NBA c/ uma média de 17,8 mil
    5º NHL c/ uma média de 17,4 mil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só uma nota para os teus números... NBA e NHL são jogados em pavilhões, não em estádios, portanto é normal que a assistencia ao vivo não seja tão elevada, se fores as assistencias via TV e os lucros, deixam a MLS a milhas.

      E se forem ver as assistencias do nascar ou do indianápolis, então aonda devem ter assistencias maiores ao vivo.

      Eliminar
    2. Claro. Conheci o antigo Montreal Forum e conheço o novo Bell Centre. É o maior no canada, tem capacidade para mais de 20 mil. NOs EUA é o United Center dos Blackhawks.
      Gostei deste tema, espero por mais desenvolvimentos da tua parte. Estarei atento.

      Curiosidade:
      O recinto da Indy Car, Speedway tem capacidade para 400 mil :) É mesmo muito bigode!
      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_motor_racing_venues_by_capacity

      Eliminar
  2. E quando voltares ao tema, falarás dos clubes que mudam de cidade e de nome? Dos clubes que perdem a identidade primária? Que perdem o património social? Que perdem toda a verdadeira essência desportiva?
    Falarás do desporto que dá lugar ao entretenimento frívolo? Do desporto saudável em detrimento dos negócios obscuros?
    Falarás do desporto como demonstração cultural de inteligência e destreza física? Ou falarás do desporto como comércio de alienação social?
    Falarás dos clubes como organizações sociais geridas por sócios? Ou falarás dos clubes administrados por gravatas endinheiradas?
    Falarás do desporto em função da honestidade, da ética, do património cultural, das idiossincrasias populares? Ou falarás do desporto em função do lucro, transacções, passivos, activos, marketing, e das balelas financeiras?

    O futebol não precisa de salto desses. Urge o tempo em que nos deixemos dessas merdas. O que o futebol precisa é de sócios e adeptos conscientes, que entendam de uma vez por todas o seguinte paradigma: o mais importante, para qualquer que seja o clube, não é vencer; o mais importante é que esse clube represente os sonhos, os anseios, a vontade daqueles que formaram, que formam e formarão a génese popular do clube.
    O que faz falta é a malta da bigodaça, das sandes de couratos, do garrafão de vinho. Faz falta os putos das cadernetas panini, os putos vitoriosos que contavam os carolos, os putos derrotados que escondiam a cabeça. Faz falta o gajo que levava os livros de biologia para o estádio, faz falta os livros que voavam enquanto o pessoal festejava um golo. Faz falta abraçar desconhecidos. Faz falta chorar com honestidade.

    ResponderEliminar
  3. Só quero dizer o seguinte, TAP já é uma bela m**** à beira da falência. Mas voar nela? nunca mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mesmo assim é a melhor da Europa...sempre podes voar nas outras menos boas.
      :)

      Eliminar
    2. Quem fala mal da TAP, deveria andar nas outras merdas de companhias para saberem o que é bom. Há 3 ou 4 companhias ao nível ou melhores que a TAP.

      Eliminar
  4. Subscrevo tudo o que disse o C.

    ResponderEliminar
  5. @C,

    É preciso entender que quando acontece "clubes que mudam de cidade e de nome" é devido ao facto que no nível norte-americano é impossível tu investires num clube pequeno e fazê-lo crescer/subir de divisão em divisão através do seu desempenho até chegares ao topo. Isso não existe. Não existe esse tipo de estratégia, nem compreensão ao nível do senado. É tudo baseado em cifrões e a recolação, para quem conhece, vive e já viveu essa realidade, vou-te dizer que não faz qualquer confusão. Também pelo facto que não é todos os dias que vemos isso acontecer. É um negocio e num negocio é preciso fazer mudanças as vezes.
    A única coisa que o futebol precisa neste momento é de tecnologia e não ter idiotas em campos a apitar os encontros, seria tudo baseado em vídeo. Ontem vimos um jogadores fazer um penalti ao pontapear/dar uma joelhada e não levou o segundo amarelo, porque vêm com a treta do "não podemos estragar o espectáculo". Quem gere o futebol é que estraga o futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que faz falta mudar é a merda de mentalidade dos portugueses. Nem um gajo do Dortmund se queixou da arbitragem, nem o treinador, nem os jogadores. tiveram pena mas admitiram que o Bayern na segunda parte foi superior. E foi só 1 jogador que merecia ter sido expulso ? Ou houve mais ? E de ambas as equipas ? Para quando essa mentalidade em Portugal ? Issso sim seria uma revolução no futebol português.
      E já agora qual é a modalidade onde não há árbitros e é tudo pelo vídeo ?

      Eliminar
  6. eta post faccioso ...

    A MLS é a menos importante nos EUA porque o futebol não é visto como um desporto americano mas como o desporto das soccer moms e das mulheres nos liceus. Por alguma coisa, os EUA têm uma das melhores selecções do mundo em termos femininos.

    Quanto ao futebol a nível mundial, acho que estás completamente fora. O futebol é o desporto que mais cresce nos mercados internacionais. A Premier League vai mais que duplicar o valor distribuído, porque as receitas de transmissão aumentam cada vez mais e o mesmo pode ser dito da Liga Espanhola, Alemã, da Champions e mesmo da Libertadores na América do Sul.

    Aconselho-te a ir consultar o ranking das marcas desportivas mais valiosas e depois diz-me quantas do top ten não são do futebol.

    Depois nenhum desses desportos tem o conceito do futebol, um jogo corrido em vez de ser um jogo que pára frequentemente e assim sendo é natural que se possa espiolhar ao ínfimo as decisões dos árbitros mas nem é por isso que deixam de haver grandes controvérsias em termos arbitrais, pelo menos ao nível da NBA que é o que conheço melhor.

    Depois de uma final da Champions como a que houve ontem, ou da final da Liga Europa que infelizmente nos fugiu nos descontos, achas mesmo que o espectáculo é algo ausente ? aconselho-te a ver os primeiros innings dos jogos de basebol ou os primeiros quartos da nba para perceberes o que é ausência de espectáculo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking