O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A primeira lista de dispensas na Luz

. 11 comentários

Final de temporada, objectivos por atingir... há que olhar ao que poderá efectivamente ter que ser melhorado, sendo que há gente a cumprir e gente que teria a obrigação de fazer um melhor trabalho.

Novamente, e não é demais reforçar por todas as vezes que falo neste assunto, não está em causa a capacidade e/ou competência de cada um - reforço até que há pelo menos dois benfiquistas de coração entre os indicados- mas sim uma opinião meramente pessoal e o que consigo percepcionar que as suas capacidades e perfil profissional podem dar ao SLBenfica, sendo que estamos inseridos num contexto de um país onde impera a impunidade e as "jogadas de bastidores".

Nesse sentido, uns porque a sua competência não se traduziu nos melhores frutos para o SLBenfica, outros porque efectivamente não têm a menor paixão pelo SLBenfica e vontade que o nosso clube se superiorize nacional e internacionalmente, especialmente se tal implicar superiorizar-se aos seus "amores passados"... é hora destas pessoas deixarem a estrutura do Clube e serem substituídos por alguém que expectavelmente possa fazer mais e melhor.

Comecemos pelo João Gabriel. Não coloco em causa o seu benfiquismo, empenho ou vontade de fazer bem. Fora de questão! Menos ainda coloco em causa a sua competência profissional. Mas o facto de ter sido um excelente director de comunicação no "mundo" da política, não faz dele alguém talhado para o mundo odioso do futebol.

Estes últimos anos tem acumulado "erros de casting" em diferentes momentos em que interveio, tem tido um protagonismo que não se compreende na sua função e que olhando ao seu passado, estranhamento só no Benfica se tem assumido desta forma. Por este facto tem ajudado muito pouco o SLBenfica a lidar com as "ameaças" constantes que são suportadas na comunicação social, no impacto da utilização do "nome Benfica". A sua linha de comunicação expõe o SLBenfica! Tem dificuldade em controlar os que sobre nós exercem um acção negativa e não demonstra preparação e conhecimento dos actores dos bastidores dos jornais e televisões. A sua conduta não me parece ser a mais adequada para lidar com esta gente de merda... a conduta se calhar está certa, mas não para lidar com esta corja de avençados e submissos.

O Dr. Paulo Gonçalves é outro cujo benfiquismo e conhecimento profissional não tenho qualquer intenção de colocar em causa. Se alguém o quiser fazer, o que faça, mas não me parece que se justifique. Contudo, tal como o caso do João Gabriel, parece-me ser um profissional pouco talhado para esta corja de gente corrupta. Acumula insucessos em processos jurídicos de conduta desportiva. Poucos ou nenhuns sucessos na linha de orientação em questões com a FIFA. Mostra ser uma pessoa crente/honesta num mundo de gente podre e sem escrúpulos.

Para lidar com esta gente, é preciso ser-se mais inteligente que eles e conhecer tão bem ou melhor que eles, os regulamentos nacionais e internacionais que mais parecem queijos suiços cheios de buracos sempre prontos a ser utilizados como escapatórias para proteger os mais arrojados e corruptos. Nesta linha, Paulo Gonçalves perdeu sempre e se a sua linha de acção é apenas fazer contratos dos jogadores... nesse caso não precisamos de "investir" tanto.

Os outros dois casos são bem diferentes. Trata-se de gente que não é benfiquista, que não sente o SLBenfica, que não perde o sono com as nossas derrotas ou insucessos. Gente bem paga, com privilégios que não justifica na prática em termos efectivos. Gente que por várias vezes, permitiu que fossemos "apanhados na curva" por adversários directos e com isso prejudicados. Se foi por interesse ou sua acção, nem sequer quero entrar por esses juizos de valor. António Carraça e Jorge Gomes estão a mais na estrutura do SLBenfica, onde nunca deviam ter entrado.

No grupo destes dois cabe ainda um terceiro, que não sei se faz parte dos assalariados do SLBenfica ou se presta serviços, mas seja como for... depois de ter sido o responsável de campanha de José Couceiro à presidência do SportingCP, deveria nesse dia ter tido o seu último dia em funções na BenficaTV: Luis Lemos.

Em resumo, respeito integralmente a competência de João Gabriel e Paulo Gonçalves, mas considero de qualquer forma que o seu percurso na Luz não deveria ter continuidade para bem de ambas as partes, pois não creio que acrescentem valor à sua carreira na situação actual,  nem acrescentam ao SLBenfica.

No caso dos outros três, nesse caso não tenho dúvidas: Não faz qualquer sentido fazerem parte da folha de pagamentos do SLBenfica.

Para os seus lugares, confio no Presidente Luis Filipe Vieira para identificar quem melhor os substituiria, mas sei também que outra mudança importante fazer quando o Presidente não pode, por motivos profissionais, dedicar-se a 100% ao acompanhamento da equipa de futebol profissional, aos momentos decisivos dos nossos jovens da formação... e também aos importantes jogos das equipas das modalidades.

Assim sendo, a minha sugestão para assumir o papel de CEO da SAD do Sport Lisboa e Benfica, seria José Eduardo Moniz, tendo como "Chairman" (haveria que introduzir esse cargo no modelo de Governance) o actual presidente Luis Filipe Vieira.

José Eduardo Moniz assumiria, neste enquadramento, a liderança directa do pelouro da Comunicação, da BenficaTV, Jornal O Benfica, Mística e futura Rádio SLBenfica.

Rui Costa substituiria António Carraça, mas com funções mais alargadas como Director Geral para o futebol do SLBenfica. O acompanhamento da equipa profissional e supervisão das equipas de formação seria de Rui Costa. As decisões seriam da responsabilidade deste trio com hierarquia definida: Vieira, Moniz e Rui Costa.

Portanto, até aqui... substituiria dois recursos que me parecem não acrescentar valor, por outros dois que já fazem parte da estrutura e me parecem (numa análise exterior) muitíssimo mais talhados para o efeito.

As demais situações, como disse acima, penso que na estrutura directa do SLBenfica seria possível encontrar gente com capacidade para assumir a pasta jurídica com competência e experiência - Fernando Seara (não sendo do agrado por atitudes recentes, conhece bem esses meandros!). Já na prospecção, eu iria sugerir colocarem o nosso Snortinho no lugar do Jorge Gomes: ganharíamos em competência e benfiquismo eheheh... estou a brincar, sendo que este é mesmo o caso onde menos preocupação eu teria, porque o SLBenfica tem uma fabulosa equipa de prospecção, onde seria muitíssimo fácil encontrar um substituto para o papel de Jorge Gomes e com a vantagem de não vermos os jogadores irem parar ao FCPorto como foram os casos mais recentes desde que este chegou ao SLBenfica.

Fica a sugestão, reiterando mais uma vez o meu respeito e consideração pelos visados, não apontando de todo a criticas ao seu trabalho ou competência, mas sim à mais-valia mutua (para o SLBenfica e para eles próprios) que a sua presença na estrutura apresenta.

NDR: Obviamente que esta visão é condicionada a um factor fundamental- não estou dentro do SLBenfica e é uma análise externa, baseada na perpecção externa, portanto, do trabalho destes profissionais. Mas seja como for, parece-me também que se trata de uma análise interessante, pois não tem quaisquer "vícios" de compreensão ou atenuantes, olhando apenas aos resultados verificados.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. "Para os seus lugares, confio no Presidente Luis Filipe Vieira para identificar quem melhor os substituiria" - Em primeiro lugar, foi ele quem os escolheu para a estrutura.. vai substitui-los por outros da mesma igualha? Haja coerência..

    ResponderEliminar
  2. Aquele do canto inferior direito .....

    ResponderEliminar
  3. Mesmo que eu partilha 100% da tua analise eu acho que o Vieira é demasiadamente cego e ciumento do seu poder de decisão que NUNCA na vida se irà submeter às tuas ideias GB, simplesmente porquê não vem dele mas sim de tu. Obrigado pelo trabalho, mesmo que inutil pelo menos até 2016...

    ResponderEliminar
  4. Rui Sérgio Guerra20/5/13 21:51

    Boa noite Benfiquistas,

    Subscrevo o post na íntegra e relevo a satisfação de constatar que uma parte importante das m/ sugestões de novo organigrama do SLB-SAD é partilhada por "escribas" da qualidade, estirpe e resiliência do GB.

    Na expectativa da tua/vossa anuência, permito-me então, caro(s) GB, reiterar (e completar) neste post o que, por achar pertinente, eu tinha comentado no v/ post anterior ("abutres").

    Tendo em conta que... tudo indica que JJ vai continuar no n/ SLB, eis 1 opção de Organigrama p/a o SLB, objectivando nomeações c/ FUNçÕES EXCLUSIVAS, CONCRETAS E IMEDIATAS p/a o Clube e SAD, pós-Jamor:

    1° - 1 ADMINISTRADOR-EXECUTIVO SLB-SAD, c/ histórico SLB relevante, reportando ao CA da SAD e autoridade claramente definida sobre JJ e toda a estrutura do Futebol do Clube
    (... RUI COSTA? Desejavelmente SIM, mas c/ uma atitude forte, de LIDERANçA EFICAZ E EFICIENTE!)

    2° - 1 ASSESSOR PARA O FUTEBOL, (apoio a JJ e Jogadores, equipa B e Formação) ........... MOZER
    3° - 1 TREINADOR DA EQUIPA B (c/ histórico SLB relevante e em sintonia técnica c/ JJ) ... ÁLVARO
    4° - 1 DIRECTOR-EXECUTIVO DE COMUNICAçÃO ................................................ CARLOS DANIEL
    (reportando a J.E.MONIZ, em nome do CA do SLB, e em coordenação c/ o Adm.-Exec°.SAD)
    5° - 1 ADMINISTRADOR EXECUTIVO SLB-CLUBE (outras Modalidades) ........................... CARLOS LISBOA
    6° - DSO deverá manter-se no Dep° Fin° EXCLUSIVAMENTE, reportando aos 2 CA (SAD e Clube)
    7° - Manutenção da estrutura técnica na Formação (Seixal)
    8° - Reestruturação da BTV (e restantes Media do SLB) coordenada e gerida por ................... JOSÉ ED°. MONIZ

    DISPENSAS:
    1- Respeitando a integridade e profissionalismo de todos, creio que deveriam ser dispensados:
    António Carraça, Norton de Matos, João Gabriel, Lourenço Coelho, Jorge Gomes e Paulo Gonçalves. 2- o pacote financeiro que engloba a totalidade das remunerações destes colaboradores supra certamente "cobriria" salários correctos a Mozer, Álvaro, Carlos Daniel e 1 Director do
    Dept° Jurídico a definir).

    Notas :

    1- Como é facilmente perceptível pela opção supracitada de reestruturação organizativa-operativa do SLB,
    NÃO SERIAM ACARRETADOS CUSTOS FINANCEIROS CORRENTES ACRESCIDOS AO BENFICA (Clube e/ou SAD)!...

    2- Proponho SIM, RACIONALIZAR E POTENCIAR ACTIVOS internos e externos à estrutura actual do n/ amado BENFICA!
    Além do valor-acrescentado das competências profissionais intrínsecas a cada um destes elementos, entendo como vantagem competitiva estrategicamente fundamental o facto de SEREM BENFIQUISTAS DE CORPO, ALMA E DA MAIS ELEVADA DIGNIDADE!

    Abraço de Palermo a todos os Benfiquistas,
    RSG

    ResponderEliminar
  5. Quando o clube NÃO ESTÁ ACIMA DE TUDO (como lá no norte), este tipo de coisas acontece...o que se reflecte no insucesso.

    ResponderEliminar
  6. Um post lúcido, cheio de benfiquismo e de ideias valiosas. Como é apanágio do GB.

    ResponderEliminar
  7. Também questiono esses 5 nomes e por isso concordo com a generalidade do post. No entanto nunca me revi no presidente (hipóteses alternativas não as tenho, Moniz? Gostava de alguém mais novo, com garra, nível e empenho total com o clube). Também nunca percebi o entusiasmo à volta do Rui Costa depois de ter abandonado os relvados, é um símbolo do clube inquestionável e ama o Benfica como ninguém mas como dirigente não tem provas dadas e parece-me mole (demasiado sério e humilde) e é uma figura meio deprimida, pelo menos é isso que sinto sempre que o vejo.XXL

    ResponderEliminar
  8. Jorge Gomes ser assalariado do Benfica irrita-me profundamente - cavalo de Tróia. Não simpatizo com o Carraça e o Paulo Gonçalves é alguém que me passa indiferente. Em relação ao João Gabriel, acho-o o menos mau dos quatro, é relativamente competente. Eu queria era saber quem é o bufo, apostava no dejecto Jorge Gomes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segundo apelido do Juan é competência. Ele transpira competência por todos os poros.

      Eliminar
  9. Departamento jurídico-Dr.Cunha Leal,ou então Dr.Ricardo Costa.Director de Comunicação-Carlos Daniel ou João Malheiro.Na prospecção não tenho nenhum nome em vista,mas qualquer benfiquista que lá esteja de certeza não vai sabotar as contratações como o chibo do jorge gomes.E agora no comando do futebol já sei que vou levar por tabela, mas há uma pessoa que eu voltava a chamar para comandar o departamento,José Veiga.

    ResponderEliminar
  10. Nisto concordo inteiramente.
    Veja-se que quando ganhámos o último título era o Rui Costa que andava no cargo do Carraça, desde que saiu tem sido o que vê

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking