O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Capela dos cretinos e dos otários

. 29 comentários


Portugal, 30 de Maio de 2013



Uma das coisas que me faz confusão, tantos dias depois da final da Taça, é não perceber porque razão fomos literalmente “bombardeados” pela comunicação social amestrada, com supostos erros de arbitragem do João Capela no jogo Benfica-SCP, e perante ao efectivos erros de Jorge Sousa, com influência directa e indirecta no resultado da final da Taça, essa mesma comunicação social amestrada, “bombardeia” o treinador do Benfica sem mostrar uma imagem, sem fazer um comentário ou uma simples reflexão sobre os vários erros de arbitragem, todos para o mesmo lado, citando Bruno de Carvalho.


Haverá também um manual de bem “informar” e intoxicar a opinião pública? Os factos indicam que sim. Vejamos.


No Benfica-SCP, o Benfica ganhou e não se seria muito inteligente por em causa as opções do treinador. Essa mensagem não passaria. Mas poderia beliscar-se a justeza e mérito da vitória, procurando atingir a moral dos adeptos do Benfica e galvanizar a moral dos adeptos rivais. Como? Encenando um roubo, criando uma ficção de escândalo que explicasse a derrotada por meios ínvios: os da arbitragem!


Assim fomos confrontados com algo de espantoso, que foi repetir e ampliar imagens e perspectivas que o árbitro em campo não tem, de forma a tornar de leitura simples – pelo abuso da repetição – o que de facto não foi, não é, nem pode ser simples. Em bom rigor, e não foram precisas repetições, só podemos falar de 1 penalty a favor do SCP, ao mn 86, de Maxi sobre Viola. O tal penalty, que ainda assim, é bom lembrar, foi assinalado a favor do Benfica contra o Braga na época de Quique Flores e esta mesma comunicação social disse que não era! Convém lembrar os mais esquecidos que Jesus era treinador do Braga e na altura, os da Capela, concluíram que tinha sido roubado na Luz. Mudou de equipa, mudou o critério...


Para o cenário do “roubo” ser “credível”, sonegaram todas as imagens de lances em que o Benfica podia reclamar outras decisões do árbitro, como seja a cotovelada de André Martins a Enzo Peres aos 3mn 55s, a entrada por trás de Bruma sobre Gaitán (minutos antes de Matic o ter pisado involuntariamente - cartão vermelho defenderam os pseudo analistas da Sporti-FCP TV).


A manipulação e falta de vergonha raiaram o escândalo. Cretinos...

Surpreendentemente, ou talvez não, na final da Taça a Sporti-FCP TV não teve o mesmo critério. Porque não houve lances mal decididos pelo árbitro? Não! Porque o Benfica perdeu e assim têm sempre a hipótese de abordar o jogo pelo prisma do treinador. E desta forma têm um outro esquema para atingir a moral dos adeptos do Benfica e de galvanizar a moral dos adeptos rivais. Como? Branqueando os erros do árbitro que, de forma directa ou indirecta, contribuíram para o resultado, bombardeando o treinador com supostos erros de decisão. 


Claro que isto é só uma suposição, imaginemos um programa em que os três lances que na 1ª parte justificavam cartão amarelo aos jogadores do Guimarães, fossem passados 1, 2, 3, N vezes, acompanhados dos comentários dos tais analistas de arbitragem, que confrontados com o abuso das repetições teriam forçosamente de admitir que ficaram cartões por mostrar. Imaginemos que mostravam também os lances em que os 2 médios do Benfica, Matic e Enzo foram admoestados, justificando pelas imagens que os amarelos foram mal mostrados. Para terminar, imaginemos que passavam várias repetições do golo claramente em fora de jogo, repetindo-o tantas vezes como o alegado penalty de Garay sobre Wolfswinkel de modo a que as pessoas percebessem claramente que um dos dois golos que derrotou o Benfica, foi ilegal.


Acho que todos compreendem que, caso tivesse sido este o critério dos cretinos dos mídia, a questão do treinador e seus eventuais erros de decisão ficava sem conteúdo. E isso não era bom para o árbitro, ex-Super Dragão, nem para o “sistema” das nomeações, pois ficavam a saber que na próxima vez o esquema seria denunciado novamente. E lá se ia a vantagem deles...


Se pararmos um pouco para pensar, chegamos à conclusão que, por incrível que pareça, é esse o critério que eles têm quando FCP e SCP não ganham! Ou não é? Por exemplo, o caso do SCP que é mais evidente. Nos últimos 4 anos tiveram 6 ou 7 treinadores. Quer dizer, despediram e voltaram a contratar. Alguém sabe porque saíram? Isto é, se perdiam porque faziam mal as substituições, porque defendiam o resultado, porque alinhavam mal os jogadores? Não, ninguém sabe! Apenas sabemos que não atingiram os resultados e foram por isso, despedidos!


Ao longo dos anos, quantas vezes FCP e SCP viram os erros dos seus treinadores serem batidos e rebatidos nos programas de televisão, por comparação com os do Benfica? Ao longo dos anos quantas vezes vimos a comunicação social criar casos “Capelas” em torno dos erros grosseiros que dão vitórias e campeonatos ao FCP (mais do que SCP, que foi campeão em 2000 com 20 penaltys, todos “indiscutíveis”), como ainda agora com o escândalo de Paços de Ferreira, onde foi oferecido 1 penalty e 1 expulsão ao FCP, para marcar 1 golo, e tirado 1 penalty ao Paços para tentar marcar 1 golo?


NENHUMA! Ou deixamos de ser otários, ou não há capela que neste pobre país, consiga albergar tanto cretino e tanto otário do nosso “futebolês” ...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. É evidente que tens razão. Eu ainda acrescentaria: há dois lances na área do Sporting tão duvidosos como (exceptuando o que assinalas - e bem a meu ver - como penalty que realmente ficou por marcar do Maxi sobre Viola) os do Sporting. É um lance do Melga que chega à linha e é tocado pelo jogador do Sporting. O árbitro deu canto mas não há toque na bola do defesa do Sporting. Ninguém no estádio protestou porque (ao contrário do que dizem) os adeptos do Benfica não são facciosos e perceberam perfeitamente como o árbitro estava a apitar. Mas as televisões nunca repetiram o lance.

    Depois há um empurrão pelas costas (bastante claro) do Llori (penso) ao Gaitan. Esse lance mostraram na TV mas com os analistas a desvalorizarem e os comentadores do Sporting a dizerem que não era "absolutamente nada" e quase a exigirem cartão para o nosso jogador... Enfim, o costume. O problema é que estas coisas têm que ser desmontadas na hora e não foram. A nossa estrutura andou a dormir...

    Vejam bem que até o Pedro Henriques eles conseguiram sanear apenas porque disse (e com toda a razão) que o árbitro tinha adoptado um critério largo. Claro que isso não interessava porque o que interessava era mostrar os lances sem contexto e falar da Liga Capela.

    Até o Pinto veio falar, mostrando-se "indignado" e protestando não apenas com Capela mas com P. Henriques. Claro que na Spotrtv correram logo com ele. Por isso é que há tantos "amestrados"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes e dizes bem. Os amestrados ganham algum dinheiro nesses comentários. Dinheiro que lhes faz falta. Por isso têm de falar como a voz do dono.

      Sabendo que a Olivedesportos e seus fabulosos lucros é que alimentam esta palhaçada de comentadores "comprados", porque razão o Benfica se foi meter nas suas mãos em 2003. e porque razão o Sr.º Vieira fica sempre calado quando há estas montagens mediáticas?

      Quanto aos lances que falas, o que vi, ainda na 1ª parte, é uma disputa entre Llori e Melgarezjo, que se fosse na área do Benfica, era considerado penalty ...

      Eliminar
  2. VOCÊS AINDA PAGAM A SPORCUS TV? EU DEIXEI DE SUBSCREVER NA SEGUNDA-FEIRA A SEGUIR AO JOGO NO LADRÃO... Se todos os benfiquistas não assinassem a Sporcus TV, eles começavam a ter mais respeito pelo Benfica... O facto é que não têm... Como é que a TVI deixa o Serrão levar um melão com os símbolos do Benfica para o estúdio? E como é que o Seara fica ali a sorrir? Até nos programas de debates estamos mal: Seara que é ser politicamente correto e o Gobern é um benfiquista a viver no Norte e por isso condicionado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, eu NUNCA tive a Sporti-FCP TV. Infelizmente quando Vieira e Vilarinho se entregaram nas mãos de quem os tinha ajudado a destruir o anterior Presidente, muitos milhares de benfiquistas foram correr a assinar... Eu nunca....

      Eliminar
  3. Lembram-se do lance do Braga Benfica para a taça da liga estava 0.0 quase a acabar quando salino derruba gaitan por trás lance para pênalti convertido em canto.
    Fomos para pênaltis os jogadores não foram os mais apropriados para marcar mas quando Quim os defendia subia sempre até à pequena área para dificultar a marcação algo que resultou.
    Tudo ocultado nada nem ninguém defendeu o Benfica nem mesmo o presidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não vi, mas sei que houve 1 penalty a favor do Benfica, não assinalado. Mas onde estava o presidente, lembra-se? Estava em Moçambique com o Salvador. Esse tal, o do Braga...

      Claro que a Sporti-FCP TV também devia estar para esses lados, pois não houve caso nenhum. Imagine se era na área do Benfica ... (claro que não havia caso, pois o apitador marcava penalty...)

      É apenas mais um exemplo de que não temos Presidente tal, como espero ir provando nos textos que tenho em mente...

      Eliminar
  4. A questão é... o Benfica podia ter forçado isso e estar sempre a atacar os árbitros desde as mãos do Alex Sandro. Mas não...

    E onde estava alguém do Benfica a defender o treinador quando os resultados são menos bons?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes bem.. é que se o Benfica pressionasse POSITIVAMENTE a arbitragem, o Alex Santos só fazia isso uma vez. Como não dissemos nada, voltou a fazer contra o Moreirense e o Danilo contra o Setubal, a acabar o jogo, com 1-0.

      Se o FCP levasse com os penaltys que fizeram, e admitindo que parte deles eram convertidos, óbviamente o campeão era o Benfica. E já nem precisavamos de colocar a questão da defesa de Jesus... onde claro, tens razão. Ninguém no Benfica enfrente a comunicação social, e não deve ser só por covardia e incompetência...

      Eliminar
  5. Bruno Carvalho: "A única resposta corajosa do Benfica seria ir buscar o Vítor Pereira!"

    vimos isto noutro blogue

    será que o cavalheiro
    disse mesmo isto ?????

    só se estava a falar
    no nomeador dos apintos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah, ah .. era bem capaz de estar a falar do tipo do Santa Clara... Nada que admire. Quem um dia também tinha como treinador o Carlos Azelha, opps, Azenha...

      Eliminar
  6. Tens muita razão mas acho que a principal motivação desse "trabalho" da comunicação social é influenciar os árbitros.
    Por muita que se diga que não, arbitrar é difícil e há sempre inúmeros lances duvidosos que são muito difícil de analisar, as vezes mesmo com o recurso de imagens e repetições. E o árbitro tem que decidir em questão de segundos.
    E é nisso que os porcos são muito bons e nós somos uns anjinhos. Com o auxílio da comunicação social pressionam de tal maneira os árbitros que essa tal dúvida que é normal aparecer no jogo seja sempre a favor do Porto e sempre contra nós.
    Deste muito bem o exemplo de Capela. Como achas que vai apitar o próximo jogo do Benfica, quando houver um lance duvidoso? Só tolo é que pode decidir a nosso favor.
    Em contrapartida quem era contra nós ou a favor do Porto nunca tem nenhum problema. Alguém ouviu falar do Hugo Miguel ou do Jorge Sousa, só para citar os mais recentes? Mas isso só acontece porque ninguém do Benfica luta contra isso. Ninguém aponta para quem nós rouba e ninguém aponta para quem favorece os corruptos.
    A mensagem que passa para os árbitros é que se prejudicam o Porto, estão fodidos (vide o caso Bruno Paixão), se ajudarem o Benfica idem. No caso contrário, não passa rigorosamente nada. Até chegam a internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso tudo. O escabroso é poder pensar que, tantas vezes acontece, tantas vezes nos calamos, tantas vezes somos humilhados, tantas vezes nos calamos, que penso ser tudo INTENCIONAL .. eu já estou nessa fase porque sei que vai voltar a acontecer, vamos voltar a ser escandalosamente prejudicados, ou vá lá, vamos assistir aos escandalosos beneficios do FCP, e NINGUÉM vai dizer nada nem vai exigir à Sporti-FCP TV que crie um novo caso Capela.

      Será isto tudo intencional e os nossos dirigentes fazem parte da farsa? Eu já vou na fase do "sim".

      Porquê? Já pensaram se eles ganham mais com as vitorias ou com as derrotas do Benfica?

      Eliminar
  7. http://www.record.xl.pt/Futebol/Arbitragem/interior_premium.aspx?content_id=824747

    Aí está. Será que vamos ouvir alguém do Benfica contestar essa vergonha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o prémio pela boa merda que fez na final da Taça. Mas não, tu olhas para a comunicação social e parece que ele fez uma grande arbitragem. Não amarelou penso que o lateral direito do Guimarães e depois à primeira amarelou o Enzo e o Matic (este num lance em que um jogador adversário tem uma entrada igualzinha à do Matic). Depois ainda há o golo em claríssimo fora de jogo. Mas não, foi uma grande arbitragem. Isto não invalida que o Benfica tenha jogado pessimamente e merecesse perder. Mas factos são factos!

      Eliminar
    2. Alguém do Benfica vai contestar? Claro que não. Mas não perceberam como TODA a gente foi enrolada com a comunicação social no final do jogo? Apenas foi focada a vertente "contestação a Jesus" e a PORCARIA de notáveis que por aí andam a mamar à custa do Benfica, alguns nem que seja notoriedade, nenhum deles falou dos critérios do árbitro que impediram o Benfica de jogar mais, e ajudaram o Guimarães a jogar muito mais.

      Todos embarcaram na questão do treinador. Uma vez mais foram "mamados". São exemplares dos otários a quem refiro neste texto...

      Na 1ª parte há 3 tipos do Guimarães que tinham d elevar amarelo, pelo mesmo critério que foi mostrado ao Benfica. Logo, iriam jogar menos na 2ª parte. E o Benfica iria jogar um pouco mais, mais não fosse porque os jogadores percebiam, de ambos os lados, que o árbitro estava a ter um critério curto para os dois lados. Quando o árbitro apenas tem para um lado, isso motiva a equipa beneficiada. É dos livros ...

      O fora de jogo de meio metro é apenas mais um, como o de Hulk na 2ª mão da Taça e como o que James falhou recentemente. Viram o Vieira falar?

      Não lhe interessa...

      Eliminar
  8. Jesus renovou com o mesmo salário??!! É para gozar com a cara dos Benfiquistas, só pode!! 3 anos de derrotas humilhantes parece que não chegam, para o ano haverá mais Jorge Jejum! Porra, que os Benfiquistas perderam a noção do ridículo, perderam toda e qualquer exigência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei és tripeiro. Se és - o que duvido - deves ver menos Sporti-FCP TV e ler menos o JN. Ou não percebeste nada do que escrevi, ou o que escrevi nada te diz ... continua a bater nos teus e a elogiar os golos em fora de jogo na baliza do Benfica ...

      Eliminar
  9. Benfiquista Atento30/5/13 22:01

    Clap!clap!clap!

    Desta vez tenho que aplaudir de pé o seu comentário, porque está lá tudo ,aquilo que alguns imbecis e infelizmente são muitos, fingem não perceber, ou não percebem mesmo, ou então tal como está expresso no final, deixamos de uma vez por todas de ser otários e cretinos por não enxergar/perceber que o "sistema" é muito mais complexo do que umas simples escutas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Vou fazendo o possível por estar atento. Para mim é mais fácil porque desde 1992 que sei como o FCP fazia para ser campeão, como tal, enquanto uns esperam milagres do treinador, eu apenas espero ver mais truques dos árbitros e de quem neles manda...

      Eliminar
  10. "Anónimo 30 Maio, 2013 19:40"
    Nem mais... contra o Braga os penaltis defendidos pelo Quim foram todos irregulares e ninguém do SLB falou... Nem para nós somos bons! Falta garra e acutilância!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada30/5/13 22:36

      Calma pessoal! O rumo vai manter-se! Está tudo bem e controlado! Não foi essa a mensagem do Rei Sol há minutos?
      Portanto... Tudo dito!

      Eliminar
    2. Benfiquista Atento30/5/13 23:15

      " E para aqueles que só aparecem nas horas más a criticar sem nunca ajudar a construir, os benfiquistas sabem o carácter e as razões que os movem."

      A verdade pode doer, mas a mentira também não cura !

      Eliminar
    3. Águia Preocupada31/5/13 00:11

      "E para aqueles que só aparecem nas horas más a criticar sem nunca ajudar a construir, os benfiquistas sabem o carácter e as razões que os movem.”
      Até parece que ganhou alguma coisa, para ter a veleidade de escoicear quem tanto ama e mais que ele, o clube!
      Mesmo na mó de baixo, não deixa de ser arrogante e embora com outras palavras de considerar abutres o que o criticam!
      Ajudar a construir diz ele! Mas ele quer lá alguém que ajude a construir? Só se for com as ideias dele... Há-de levar-nos ao abismo!
      Maneiras diferentes de ber e sentir o Benfica! Esta, a minha, sem carneirismos!

      Eliminar
    4. Para os 4 comentários: Vieira uma vez mais igual a si próprio. Não sei como e possível andar tanta gente hipnotizada com os seus discursos de falinhas mansas, preparados por outros.

      O Jesus é que tem de fazer o trabalho todo, como antes dele, todos os outros ...

      Eliminar
  11. ANTI-CORRUPTOS30/5/13 23:11

    está-se tudo a borrifar para o Benfica! presidente, dirigentes, treinador, jogadores e inclusive alguns blogues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não estamos nós. Alguns blogues? É capaz.. todos vêm esta televisão corrupta ao serviço do FCP. E todos lêem jornais desportivos com noticias amanhadas ... é compreensível que não sejam mais do que causas de ressonância de toda a porcaria que vêm e lêem ...

      Eliminar
    2. Corrijo o meu comentário anterior: discordo que metas o treinador e os jogadores nesse barco. Se tivessemos presidente a bandalheira das arbitragens e dos jornalistas corruptos produzia menos efeito, o suficiente para sermos campeões e não levarmos golos em fora de jogo CLARISSIMO...

      Eliminar
  12. O que falta ao benfica é a defesa do nome do benfica em certos momentos decisivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é. O que falta ao Benfica é um Presidente à Benfica e não um tipo qualquer que trabalha para defender os interesses do BES e dos empresa´rios que todos os anos metem jogadores no Benfica, dividindo as comissões como bem sabemos, com quem...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking