O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Nelson Oliveira - Saber proteger os nossos

. 10 comentários
Como sabem sou um profundo admirador das competências de Nelson Oliveira em particular, mas em geral um defensor da aposta nos jogadores da formação do SLBenfica.

Li esta semana o Nelson Oliveira, finalmente, falar da sua situação no Corunha e do impacto que isso tem na sua evolução como jogador.

Não posso estar mais de acordo com o Nelson e entendo que o SLBenfica tem efectivas responsabilidades na (não) evolução de Nelson Oliveira nos últimos dois anos.

Tem que haver, definitivamente, no SLBenfica um plano de desenvolvimento de competências dos jogadores que são identificados como potencialmente capazes de integrar o plantel principal.

Ou seja, é preciso que cada jogador tenha, desde os juniores, um acompanhamento quase personalizado ao longo do ano final na formação, no período de transição entre o futebol jovem e profissional e... Nos primeiros anos de futebol profissional.

O SLBenfica só está a cumprir como o primeiro 1/3 desta situação.

Estamos a cometer um erro comum no futebol de alta competição que é o de ficar a aguardar que os jogadores superem todas as circunstancias e se destaquem sobre qualquer prisma, independentemente do treino que tenham, do tipo de equipa que integram, o treinador, etc.

Quem não comete estes erros são, pois claro, os clubes de topo na formação que mantêm um apertado plano de acompanhamento dos jogadores que vai desde a escolha criteriosa dos empréstimos, passando pela analise profunda do tipo de treino e de treinador, as expectativas de quem procura e recebe o jogador, etc.

Na minha perspectiva o Nelson criou (erro dele) e criaram-lhe (erro do clube) a ideia de que era jogador do plantel principal. Nesse sentido, obviamente, a equipa B deixou de ser uma opção e acabou "empurrado" para mais uma das negociatas do Jorge Mendes que também não o quis ver desvalorizado e já estávamos na altura no final do período de transferencias.

Um ano perdido para um dos jogadores da formação do SLBenfica que mais potencial tem e demonstrou até hoje.

Ainda vamos a tempo e concluir a formação do Nelson Oliveira. Mas já não teremos muito mais tempo, com pó menos ainda temos para o Miguel Rosa. São dois jogadores que mais ano, menos ano aceitam a condição de "inaptos para o grande SLBenfica" e depois de um ou dois anos num clube inferior, acabam a ser uma aposta clara de um cube de relevo que lhe dará o acompanhamento necessário para evidenciarem as suas competências e qualidades. Esse é o tal momento em que acabamos por nos arrepender...

Dirão alguns "que exemplos há desses?". E eu respondo que também não houve até então potencial como o de Nelson e Miguel.

Mas há outros que merecem mais atenção e melhor acompanhamento: Miguel Victor e Roderick sao claramente dois jogadores que deveriam (de forma diferente) ter outro tipo de acompanhamento - o primeiro com mais oportunidades para jogar efectivamente e outro tendo a oportunidade de jogar duas épocas inteiras a titular numa equipa da primeira liga.

Volto a reforçar, nenhum dos quatro jogadores tem hoje em dia, possivelmente, lugar no 11 do SLBenfica, mas todos eles têm capacidade e competência para vir a ter esse lugar e até poderem ser boas fontes de rendimento futuro, desde que o SLBenfica queira fazer um trabalho de sustentação e desenvolvimento das suas capacidades técnicas, mentais e físicas.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. A mim parece-me claro que Nélson Oliveira quis pôr-se em "bicos de pés", pensando já ser o craque que a imprensa Nuno Gomista aclamou. Reclamava por um lugar no onze que ainda não podia obviamente ser seu ou exigia uma saída( Jorge Mendes), foi para o Corunha e NÃO JOGA. Parece-me a mim que este rapaz não é melhor que Carlos Saleiro, Wilson Eduardo, Helder Postiga, etc. Oxalá me engane, mas não consigo ver algo diferente. Roderick= muito mau( nao sei o porquê da renovação) Miguel Vitor= 4' central. A Miguel Rosa já teria dado uma oportunidade na equipa A.

    ResponderEliminar
  2. Caro GERACAOBENFICA,

    Acho que esqueceste também do Leandro Pimenta, que a meu ver também é jogador para a equipa principal se lhe for dada a oportunidade. De resto completamente de acordo com a tua ideia!

    Rodrigo Mora (o "Romário do River Plate) e Nélson Oliveira (vice-campeão mundial de sub20), mas também Alan Kardec (o Santos ficou órfão de um ponta-de-lança desde que saiu), Franco Jara (11 golos na época de estreia, quase todos eles do banco de suplentes), Hugo Vieira (ainda agora regressou ao Gil Vicente e já bisa), Michel (tem potencial para ser um bom avançado) e Dérlis González (está a dar cartas no sudamericano sub20) são jogadores que não me fazem temer que o Benfica possa vender a sua frente de ataque se for rentável para a equipa, pois têm todos potencial para algo mais e deveriam ser aproveitados.

    ResponderEliminar
  3. Há que acompanhar os jogadores e creio que isso é efectuado, não tendo necessariamente que se "gritar" que se faz isso.

    Não por um jogador ficar na equipa B obtendo minutos que isso é uma garantia que o faça evoluir. Há que aumentar o nível de exigência aos jogadores e por exemplo no caso do Nelson ir para uma equipa da liga espanhola e ter que lutar nos treinos por um lugar pode fazê-lo evoluir mais depressa do que sendo titular de caras na equipa B.


    Meter o Nelson na equipa B não iria ajudar, pois iria estar a regredir. Não sendo, para mim melhor que nenhum dos 3 avançados actuais do Benfica colocá-lo na equipa B apenas para jogar não faz sentido, pois ele já tem um nível superior ao da 2ª liga.

    Não é por não jogar no Corunha que não evolui. Certamente que treinando numa equipa da 1ª liga espanhola o fará evoluir, assim espero, pois continuo a duvidar que alguma vez tenha capacidade para ser titular no Benfica. Espero estar errado.

    Quanto ao Miguel Rosa continuo a vê-lo como opção para as alas e acredito que com as saídas de Nolito e Bruno César fique mais perto da equipa A, ainda assim tem à sua frente, Salvio, Ola John e Gaitán e foi agora acrescentado Urreta.

    Roderick continua muito fraquinho e nem na equipa B faz a diferença. Ou evolui muito ou não terá hipóteses no Benfica.

    Relativamente ao Miguel Vítor considero uma boa 4ª opção para central. As exibições de Jardel creio que têm provado que é ele o 3º central.

    ResponderEliminar
  4. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO9/2/13 12:29

    JÁ CONHECIA ESTAS IMAGENS
    DAS APINTAGENS DESTE "ARTISTA" DO PIFARO

    MAS É SEMPRE BOM REVER PARA NÃO ESQUECER

    ESTE SENHOR NÃO TEM CONDIÇÕES
    PARA APINTAR O BENFICA (NEM OS CORRUPTOS ASSUMIDOS)

    SE ELE TIVER UM PINGO DE VERGONHA
    E USAR CALÇAS DE HOMEM
    TEM QUE PEDIR ESCUSA, MESMO QUE O NOMEIEM.

    AS IMAGENS SÃO COMO O ALGODÃO
    JOGADORES DO BENFICA CEIFADOS, VARRIDOS, AGREDIDOS, AGARRADOS
    ....E SIGA PARA BINGO

    CONTRA O BENFICA UM CABAZ DE PENALTIS
    INVENTADOS, SEM NINGUEM TOCAR NOS ADVERSÁRIOS

    NÃO HÁ MÉ NEM MEIO MÉ
    NÃO MARCOU A FAVOR DO BENFICA
    PORQUE NÃO QUIZ
    E MARCOU CONTRA O BENFICA
    PORQUE QUIZ

    PORQUE O FEZ ?????
    ELE QUE EXPLIQUE
    ELE SABE MUITO BEM
    PORQUE O FEZ
    E NÓS TAMBEM
    E TODOS OS PORTUGUESES TAMBEM

    SIMPLESMENTE PORQUE QUIZ
    E NÃO QUIZ
    JÁ CONHECIA ESTAS IMAGENS
    MAS É SEMPRE BOM REVER PARA NÃO ESQUECER

    ESTE SENHOR NÃO TEM CONDIÇÕES
    PARA APINTAR O BENFICA (NEM OS CORRUPTOS ASSUMIDOS)

    SE ELE TIVER UM PINGO DE VERGONHA
    E USAR CALÇAS DE HOMEM
    TEM QUE PEDIR ESCUSA, MESMO QUE O NOMEIEM.

    AS IMAGENS SÃO COMO O ALGODÃO
    JOGADORES DO BENFICA CEIFADOS, VARRIDOS, AGREDIDOS, AGARRADOS
    ....E SIGA PARA BINGO

    CONTRA O BENFICA UM CABAZ DE PENALTIS
    INVENTADOS, SEM NINGUEM TOCAR NOS ADVERSÁRIOS

    NÃO HÁ MÉ NEM MEIO MÉ
    NÃO MARCOU A FAVOR DO BENFICA
    PORQUE NÃO QUIZ
    E MARCOU CONTRA O BENFICA
    PORQUE QUIZ

    PORQUE O FEZ ?????
    ELE QUE EXPLIQUE
    ELE SABE MUITO BEM
    PORQUE O FEZ
    E NÓS TAMBEM
    E TODOS OS PORTUGUESES TAMBEM

    SIMPLESMENTE PORQUE QUIZ
    E NÃO QUIZ

    AINDA AGORA EM SETÚBAL EXPULSOU
    DOIS SETUBALENSES RIDICULAMENTE

    MELHOR DIZENDO
    SUPER RIDICULAMENTE
    ...QUANDO COMPARADO COM OS ATROPELAMENTOS
    AOS JOGADORES DO BENFICA

    EHEHEHEHEHEHEHEHEH

    É ISTO UM JUIZ DAS LEIS DO JOGO ?????

    NÃO. ISTO NÃO É NADA

    ISTO É UM "ARTISTA" COM UM APINTO NA BOCA

    ESTE SENHOR DEVIA SER CONFRONTADO
    COM ESTAS IMAGENS E COM OUTRAS
    PARA EXPLICAR CRITÉRIOS TÃO
    OBVIOS E ESTUPIDAMENTE DIFERENTES
    QUE OFENDEM A INTELIGÊNCIA DO POVO PORTUGUÊS

    PODE ATÉ AMANHÃ BENEFICIAR O BENFICA
    PARA NÓS VALERÁ TANTO COMO NADA

    CAGAMOS PARA ESSES EVENTUAIS BENEFICIOS
    PORQUE SE OS HOUVER PODEM TRAZER ÁGUA NO BICO
    RUA COM ESTE "ARTISTA"

    O "ARTISTA" DAS DUAS POCINHAS DE ÁGUA

    PODE ATÉ CONTAR AOS NETOS
    QUE APITOU FINAIS E OUTRAS
    COISAS TAIS

    MAS VAI PARA A TUMBA
    COM A CONSCIÊNCIA PESADA
    NO QUE DIZ RESPEITO AO BENFICA

    E SE HOUVER
    NA VIDA DO ALEM UM INFERNO DESPORTIVO
    ARDERÁ NAS PROFUNDEZAS DESSE INFERNO
    ATÉ À ETERNIDADE

    ResponderEliminar
  5. E o meu comentario geração?!!!

    ResponderEliminar
  6. A gente gosta de encarar o futebol como uma grande ciência para a paixão por uma coisa tão banal fazer algum sentido. Ora, o Nélson Oliveira é um jogador com potencial e é emprestado, mas devia ter ficado na equipa B para jogar mais. O Miguel Rosa fica na equipa B para jogar mais, mas devia ser emprestado. Depois há a questão dos empréstimos "controlados" (não é isso que apontamos como mau exenplo do fcp?) - para além de emprestarmos o nosso jogador, temos também de escolher o treinador da equipa para onde ele vai e fazer esse treinador treinar de acordo com o interesse do Benfica.
    E ainda há a questão dos empresários. então a negociata manhosa do empresário que faz com que jogadores saiam do benfica em emprestimos para outros clubes não inclui a obrigação do representado jogar com regularidade? não seria do interesse do jorge mendes que o nelson oliveira fosse titular na liga espanhola? assim o activo não desvaloriza? as negociatas manhosas só são manhosas quando dá jeito...
    Por fim...estes jogadores a quem o Benfica aparentemente não dá condições para se afirmarem porque não cuida bem da formação deles, como por magia, depois de acabarem de sair do Benfica já não precisão de formação nenhuma e tornam-se grandes jogadores. Mas afinal esse acompanhamento que o Benfica tem de dar nessas 3 fases conta para alguma coisa? se no afinal os jogadores saem do Benfica mal formados e se tornam grandes jogadores na mesma...

    ResponderEliminar
  7. GB, cada um deita-se na cama que faz e no caso do Nelson Oliveira só na cabeça do jogador é que era jogador de equipa principal porque o Benfica sempre o quis emprestar, aliás, alguns de nós, e tu incluído, defendiam que devia ficar no plantel principal. Como o tipico jogador tuga que quando faz um meio brilharete pensa logo que é uma vedeta, quis ir para o campeonato Espanhol, sim foi uma opção dele e do empresário dele porque certamente seria fácil encontrar um empréstimo por cá, e não consegue ser titular no último classificado da Liga Espanhola. O Nelson não consegue tirar o lugar a um tal de Riki que tem 32 anos. O Nelson não tem de que se queixar, ele que trabalhe dia a dia e que aprenda alguma coisa com aquele a quem ele não consegue tirar o lugar, o Riki, que certamente terá muito que lhe ensinar.

    Se ele trabalhou bem em Espanha, acredito que tenha evoluído, Rodrigo foi suplente em Inglaterra e no entanto evoluiu bastante.

    Eu sou da opinião que Nelson está a precisar da equipa B, está a precisar de fazer uma época cheia de competição e a segunda liga é um osso duro de roer, não pensem que é fácil. Depois, e consoante a sua evolução e performance e até as opções nos A seguia-se um empréstimo a uma equipa de primeira liga ou ascendesse à equipa principal consoante os avançados que tínhamos na A mas não me parece que tão depressa venha a ter espaço na equipa A.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9/2/13 19:57

    Que é feito de João Cancelo?

    ResponderEliminar
  9. Anti Porkos10/2/13 00:11

    Na minha opinião o melhor ou pelo menos o mais seguro para o Nelson era ter ficado a jogar pela B, jogar com regularidade ia ser muito importante, mesmo na segunda, e de vez em quando fazer uns minutos pela principal na vez do Kardec. Foi para Espanha, não está a correr bem por vários factores; clube com muitas dívidas e instabilidade, plantel fraco e fracos treinadores, maus resultados e ainda uma lesão que estragou um começo que até não foi mau (2 golos e um golaço mal invalidado). No entanto isto não significa que a experiencia não seja importante para o seu desenvolvimento, basta o clube saber lidar com isso, é faze-lo descer á terra e ao seu empresário mas fazendo-o ao mesmo tempo acreditar nas suas qualidades e que o clube conta com ele, que tem é de trabalhar para isso e levar um estilo de vida (dentro e fora de campo) de um grande profissional.
    Concordo que o clube devia saber proteger e gerir melhor os 'nossos' (e não só!) e que esse é um passo importante para o crescimento do clube. Penso que seria mesmo muito importante era mesmo um acompanhamento pessoal personalizado e sério na transição júnior/sénior para aqueles que mostram capacidades de vir a ser futebolistas de categoria e em que o clube aposta, é uma idade de transição rápida e em que muitas coisas acontecem e em que o mais pequeno factor pode ser decisivo num amadurecimento profissional mais rápido, atraso na evolução ou mesmo no falhanço. O André Gomes aparenta mostrar mais maturidade e cabeça do que é normal para a sua idade e não duvido que isso tenha sido muito importante para ele se ter vindo a afirmar tão rapidamente, agora é preciso lembrar que cada caso é um caso e que também compete ao treinador e dirigentes saber lidar com pessoas diferentes com flexibilidade para poder extrair o melhor de cada um.
    Mau mesmo foi o Rui onte ter sido lesionado gravemente por um caceteiro e estar arrumado para esta época sabendo que o reponsável nem 1 jogo de castigo apanhou!

    ResponderEliminar
  10. A mim parece-me claro que no SLB não sabem o que é formação ou formar!
    É deprimente ver qualquer equipa de Formação a jogar...e não é pela qualidade dos jogadores (embora por vezes se veja alguns jogadores com qualidade duvidosa) mas acima de tudo por incompetência técnica (treinadores e não só).
    No SLB (formação) nota-se que a maioria dos jogadores não sabem jogar em equipa. Resolvem sempre os problemas do jogo através da sua qualidade individual e não da equipa. A equipa deveria ser sempre mais que a soma das partes mas o que se constata é que é o individual que tenta resolver os problemas da equipa. E como estamos a falar de jovens jogadores a propensão para o erro é elevada. Assim deixando a decisão ao critério de cada uma a acumulação de erros será mais que evidente.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking