O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Concorrência de peso

. 24 comentários

Quando se fala em Jorge Rojas, Miralem Sulejmani, e Djuricic, como sendo já contratações fechadas para a próxima época, importa perguntar, quem estará por detrás destas contratações?


Jorge Jesus? Quero acreditar que sim, até porque no que respeita a olheiros, confio bem mais no olho do Jorge Jesus do que no de Luís Felipe Vieira.

Mas qual Jorge Jesus? O Jorge Jesus treinador desta época ou o Jorge Jesus treinador da próxima?

É que se não é Jorge Jesus o treinador da próxima época, todas estas contratações serão no mínimo questionáveis. Rojas e Djuricic por exemplo, não foram nada baratos. E se o Benfica não nada, como sabemos, em dinheiro, importa perguntar se haverá depois dinheiro para satisfazer os reais desejos do novo treinador. É que se não houver, começamos mal.



Outro reforço que por mim regressaria na próxima época para nunca mais da Luz sair seria Jan Oblak, um exemplo de sucesso daquilo que deve ser o percurso evolutivo de um jovem jogador de um grande clube português e que teve de provar em clubes mais modestos valor para justificar o seu regresso.

Chama-se Jan Oblak, e não diz “portuguesa” no campo da nacionalidade no cartão do cidadão.

Mas tem 20 anos e já é internacional A pela seleção eslovaca, e tem tudo para ser um guarda redes de craveira mundial.

Nada de relaxamentos Sr. Artur. Cheira-me que para o ano a concorrência vai ser de peso.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. >Tanta duvida e ansiedade...

    Espero que dentro do Benfica haja sempre uma politica de só se divulgar (o que interessa ao clube) onde e quando a direcção achar oportuno.

    E quem quizer especular, que especule...!

    xico caçador

    ResponderEliminar
  2. Não concordo!!! Vir para o plantel para não jogar? Deixo andar a rodar em clubes de primeira que só lhe está a fazer bem!!! Quando o Benfica decidir que chegou a hora de Artur abandonar a baliza, então aposte-se neste jovem valor!!! Até lá, que continue o excelente trabalho!!!

    Quanto ao preço dos jogadores que vêm, só saberemos se foram caros depois de os vermos jogar de águia ao peito. O https://www.facebook.com/pedropcosta?fref=tsla John também era caro, o Matic era um gigante tosco que veio no negócio David Luiz avaliado em 5 milhões e na altura foi tudo a malhar na direcção do Benfica porque tinha sido o mau negócio, hoje vimos que 5 milhões foram uma pechincha!!! Há que ter calma e dar espaço e tempo para os jogadores nos mostrarem o seu real valor!! Os jogadores ainda nem sequer cá estão e já anda pessoal a torcer o nariz!! O Benfica não se pode fechar ao mercado, tem é de ser assertivo nas suas compras. Aguardemos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo contigo que só faz sentido Oblak regressar se for para jogar.
      Mas eu acho que ele poderá muito bem regressar já pronto para diputar a titularidade.
      Claro, que se for para jogar 20 minutos por época é deixá-lo crescer ainda mais.

      Quanto ao "caro" dos reforços, não quis dizer que não valem o dinheiro. Referi-me ao orçamento do Benfica que não é ilimitado, e que gastando agora não podes gastar depois.

      E se o treinador da proxima epoca for outro, por exemplo alguem que dê prioridade à consistência em vez de aos artistas, depois não há dinheiro para os carregadores de piano e os artistas do plantel serao demasiados.

      Mas o que eu acho, sinceramente, é que JJ vai ser o treinador da proxima epoca.

      Eliminar
    2. Ora ae está,essa ultima frase define td o k está a acontecer com as contratações,se bem k,muitas ou kuase todas tem a mão do rapazinho k n se fala dele,alias,kuando se fala dele é pra dizer mal,k n está a fazer nada no Benfica k tem de falar e aparecer e de botar faladura na CS ,e tal e tal e tal... De seu nome RUI COSTA.

      abraço

      Eliminar
  3. Uma pequena correcção, o Oblak é internacional esloveno e não eslovaco.

    Sérgio Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Não concordo que venha já no próximo ano para o SLBenfica. Penso que deveria fazer mais uma ano emprestado, depois de renovado o contrato, num clube com mais ambições. E explico:

    - Um GR que está "sempre em jogo" tem os niveis de concentração permanentemente activos e se for bom GR, tende a destacar-se.

    - Dificil, dificil é quando chegam a grandes clubes e passam 85 minutos sem estar em jogo e de repente têm que fazer uma defesa que vale um jogo.

    Foi precisamente isto que "matou" Roberto e que o faz de novo no Saragoça voltar a exibir-se a bom plano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo ctg Geração...deveria ser emprestado a um clube tipo Braga...não sem se só devia ser emprestado a clubes nacionais ou se poderia ser emprestado a algum clube estrangeiro tipo Braga!

      Eliminar
    2. Além disso, acho que ele devia ser emprestado enquanto o Artur for o titular. Ele não ganha nada se passar um ano no banco. Ele tem de jogar para evoluir. Eu diria que o empréstimo ao Braga não é o passo certo porque eles lá fazem.lhe a cabeça para não voltar ao Benfica.

      Eliminar
    3. Aceito. Só faz sentido regressar se partir em condiçoes de discutir a titularidade. EU acho que tem valor para isso, mas claro, depende sempre do que pensa o treinador.

      Eliminar
    4. GB,

      E o que dizes quando à concentraçao competitiva dos guarda redes em clubes grandes e pequenos, concordo contigo.

      Alias, tivemos dois bons exemplos: Moreto do Setubal e Yanick do Alverca, que Nossa Senhora!! O Yanick então, no ALverca apanhava tudo!!

      Mas talvez por isso também, e no caso dos guarda redes, talvez não seja bom deixa los a rodar muito tempo para não apanharem vicios de clubes pequenos.

      Um ano mais de rodagem ao Oblak não lhe fará mal. Mas merece a pré epoca na Luz e uma oportunidade de brilhar. Eu acho que pode estar pronto.

      Eliminar
    5. Troza eu disse a clube "tipo" Braga porque não é um clube pequeno que passa a maior parte do tempo a defender! Bem pelo contrário é um clube neste momento que tal como o Benfica domina os jogos, tendo o seu guarda-redes normalmente poucas intervenções durante o jogo, sendo que essas intervenções tem de ser decisivas!

      Não disse que tinha de ser ao Braga...até porque só faria sentido emprestar-lhes o jogador se fossem dadas garantias que seria titular! Por muito que lhe tentassem fazer a cabeça ele voltaria e com ambição de ser titular!

      Merece e espero que faça a pré-época mas depois que vá jogar emprestado num clube pois passar a época na sombra do Artur não o fará evoluir!

      Eliminar
  5. Redmoon,

    Mais um bom post! :)
    O problema é que o plano de empréstimos, regressos e oportunidades obedecem a uma lógica diferente da desportiva.
    Tens o exemplo do Miguel Rosa: não calça a bota na equipa A, enquanto a equipa vai ficando normalmene desgastada com o avançar da época.
    Mas há mais exemplos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Miguel Rosa, o Miguel Rosa...

      Eh pá, eu não acho defeito ser-se defensor do que é nosso. Defender-se o Miguel Rosa não é defeito, bem pelo contrario.

      Mas tal como so faz sentido o Oblak regressar se estiver em condiçoes de discutir a titularidade, o mesmo se aplica ao Miguel Rosa.

      Gostava de ver o Miguel Rosa impor-se num clube de Primeira Liga para estar mais convencido de que de facto o seu lugar é na equipa A do Benfica.

      Até lá, a minha resposta politicamente correcta é... Vou esperar para ver:))

      Mas oxalá que sim. Sem duvida alguma que ao Miguel Rosa o Benfica corre nas veias. Não é o essencial mas é um bom principio:))

      Eliminar
    2. Ainda sobre o Miguel Rosa,

      Não foi ele que recusou ser emprestado a um clube de primeira liga no inicio da epoca porque queria ficar em Lisboa? Eventualmente, esse terá sido um erro dele.

      É que sem o ver competir num clube de primeira liga vai ser dificil ter uma opiniao segura.

      Sobre o David Simao por exemplo, estou inclinado que nunca sera jogador de equipa grande. Do que tenho visto, parece-me um jogador que nem sempre é titular mesmo em clubes mais pequenos, e que resulta principalmente em jogos fora de casa ou contra equipas grandes, com as suas equipas a jogar em contra ataque e com espaço.

      Em ataque continuado tem mais dificuldades, parece-me. Não é jogador de pressao nem de grandes correrias, fisicamente é fragil e com dificuldade em receber a bola de costas para a baliza.

      Eventualmente, poderá vir a ser um Nuno Assis, mas acho que ate mesmo esse Nuno Assis tinha mais sangue na guelra.

      Eliminar
    3. eagle_eye26/2/13 12:52

      Red andas desatento!
      O David Simão é titular indiscutível do Maritimo e talvez o principal interveniente na organização do jogo e saídas para o ataque, com muita qualidade diga-se, tb é o marcador de penalidades e muitas vezes dos cantos(melhor do que vejo no SLB) e livres. A jogar regularmente está a evoluir a olhos vistos, bem na ocupação de espaços e muito melhor na recuperação e disputa de bola, o Pedro Martins está a realizar um bom trabalho com ele. Precisa ainda de ganhar mais confiança para utilizar com sucesso o seu remate de pé esquerdo que pode fazer estragos e a nível atletico era muito importante trabalho específico para velocidade e aceleração que considero as suas maiores lacunas e obstáculos para atingir outro nível.
      Nuno Assis!? O Hugo Viana é uma melhor comparação, na volta até opinas que o Viana é um grande player, mas com a idade (22) dele aquecia os bancos do Newcastle e assim andou anos. Na minha opinião o David é dos melhores médios jovens na nossa liga e um dos com mais potencial e qualidade, na próxima época se não tiver lugar no plantel deve ser emprestado a um clube que vá á liga Europa ou tentar no estrangeiro (mas num que jogue) para continuar a evoluir.
      O Rosa podia muito bem ter uma oportunidade na equipa principal ainda esta temporada, existindo oportunidade devido a castigos e lesões/má forma é apenas mais que lógico e justo, opinião segura o que é melhor do que fazer 1 jogo ou dois pelos A?
      O Oblak é um guarda redes de grande futuro, com ele e como Mika o futuro das nossas redes parece estar assegurado, é importante é que joguem para evoluir até terminar o reinado de Artur.
      Estas contratações parecem ser acertadas desde que não se contrate mais extremos e avançados até existirem vendas, seja quem for o treinador já vai encontrar um plantel de qualidade e fora um retoque ou outro não é necessário grandes mudanças, uma ou duas aquisições cirurgicas e encontrar soluções dentro do nosso já extenssíssimo rol de jogadores é mais do que suficiente.

      Eliminar
    4. A mim também o David Simão não me tem convencido...acho que não jogará no Benfica não por falta de oportunidades, mas sim pela sua qualidade não ser suficiente! Quanto ao Miguel Rosa penso ter qualidade para jogar na equipa A, se ele fizesse questão de jogar numa equipa de 1ªliga sem ter de sair de Lisboa tinha aceitado o convite do Estoril!

      Eliminar
    5. O David Simão tem sido titular no Maritimo e tem feito excelentes jogos. Quanto ao Rosa, penso que só teria espaço numas das alas e elas estão muitissimo bem preenchidas!!! Rosa é igual ao Nolito no estilo de jogo e nunca podemos esquecer do que pretende o treinador para extremo, não basta ter qualidade, tem de ter o perfil para fazer a ala como o técnico quer e foi esse um dos motivos que levou a que Nolito fosse emprestado e será vendido.

      Eliminar
    6. O Miguel Rosa foi um processo mal gerido pela estrutura do Benfica, pois, o presidente recusou empresta-lo diversas vezes, tendo inclusivamente garantido ao rapaz que este ia jogar na equipa principal... quando este nunca entrou (nem vai entrar) nas contas para o treinador principal.

      http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=765035

      Saudações

      Eliminar
  6. O nosso menino OBLAK devia andar mais dois anos emprestados num clube que por exemplo, lutasse para não descer.
    Estar a ser constantemente bombardeado com trabalho forçado para o fazer ainda mais forte.

    Temos ali um diamante!!!

    ResponderEliminar
  7. Acho que o Oblak não deve regressar. Aliás, acho que a posição de GR está a ser muito bem gerida pelo Benfica.
    Artur tem mostrado que merece ser o titular indiscutível.
    O Paulo Lopes é um GR experiente e que aceita perfeitamente a sua condição de suplente. Para além disso vejo-o constantemente a apoiar os companheiros e a incentivá-los e a comemorar efusivamente os golos.
    Em relação aos miúdos, o Mika vai jogando na equipa B e o Oblak vai jogando numa equipa da 1ª Liga. Ambos têm jogado regulamente o que na idade deles é o melhor.
    O Oblak terá o seu espaço e um dia a baliza do Benfica será dele mas por enquanto mais vale joar com regularidade do que ficar no banco de suplentes e jogar apenas meia dúzia de jogos.

    ResponderEliminar
  8. E se o treinador fot outro?

    E se a minha avó não morrese?

    E se cada contratação fosse um Messi?

    E se, ... e se... e se...

    Não seria melhor postar sobre a vida concreta do Glorioso? do futebol e das modalidades...?
    Inventar cenarios é que não. É cansativo. Não serve o Benfica, pelo contrario.

    é a opinião do
    xico caçador

    ResponderEliminar
  9. Essa questão foi uma das que levantei há uns dias. :) Quem será que anda a planear a próxima época? Eu cá acho que é o JJ.

    Às tantas até já tem contrato assinado e ninguém sabe de nada! Isso é que era bonito!! Não a assinatura do contrato, mas a capacidade de manter toda a gente a especular quando se tem tudo preparado internamente.

    Depois bati com a cabeça e acordei...

    ResponderEliminar
  10. RedSpecial27/2/13 09:03

    A questão de Oblak vir para a Luz na próxima época é interessante e pode ser vista de duas maneiras. O esloveno poderá vir para fazer uma espécie de ano de transição com Artur, ou seja, um ano de banco e de adaptação à exigência de um clube como o SLB, jogando nas Taças, para, em 2014/15, assumir a titularidade da equipa, indo agora Artur para suplente na Liga, mas tendo a equipa uma alternativa muito válida para as redes. De recordar que o brasileiro cumpriur 32 anos em janeiro, ainda pode dar bem mais essas duas épocas.
    Agora... se for para estar "encostado" ponto final! Mais vale manter-se onde está e esperar mais um ano! Se o Oblak vier, que se empreste o Mika ao Rio Ave e se lance em definitivo o Bruno Varela na B para vermos quem pode ser uma alternativa válidad de futuro.
    Em relação ao David Simão: só em Portugal uma equipa como o SLB não aproveita o valor deste jovem! Só por falta de honestidade é que se pode dizer que ele não fazia jeito neste momento... Mas é português, não dá comissões, nem deve ter cunhas lá dentro (sei do que alo), não se safa!
    E em relação a JJ. Com este texto, cai por terra (segundo o autor) a teoria de que Rui Costa trabalha para o SLB... Aliás, se alguém me explicasse o que o Maestro faz... Se o clube é dos sócios, logo a SAD por inerência é e convinha que os sócios soubessem o que faz um indivíduo qye ganha 20 mil por mês! Mas não sabem, pensam q sabem!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking