O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A organização

. 14 comentários

Portugal, 8 de Fevereiro de 2013

Quando em 1994 entrou em vigor legislação fiscal que criminalizava os dirigentes desportivos dos clubes que não cumprissem as obrigações fiscais e da segurança social dos clubes, FCP e SCP embarcaram juntos numa nova era do futebol português: a criação das Sociedades Anónimas Desportivas, resumidamente SAD’s.
O modelo das SAD’s de ambos os clubes era semelhante, o grupo empresarial criado a partir da marca de cada clube, também, a entidade bancária idem, o BPI depois substituído pelo BES. E até Roquette andava de braço dado (em sentido figurado) com Pinto da Costa.
A comunicação social, essa, empolgava-se com as duas novas realidades desportivas, em detrimento do Benfica que aparecia muito atrasado no processo. E quando Manuel Damásio viu, primeiro, rejeitada em Assembleia-geral o seu modelo de SAD, e viu depois o fracasso do seu projecto futebolístico para a época 97/98, mais atrasado ficou tudo porque houve eleições e foi democraticamente escolhido o Dr.º João Vale e Azevedo. Que por sua vez teve de arrumar a “casa” antes de avançar com a sua proposta de SAD (não é o cerne deste texto, mas recordo que nenhuma outra SAD foi ratificada por tão grande margem de votos, mais de 8 mil sócios votantes).
Bom, vem tudo isto a propósito que desde aí, o FCP sempre foi “rotulado” pela excelência da sua “organização”, que tantas e tantas vezes é referida por analistas e adeptos, como a explicação para a conquista de um número avassalador de campeonatos. E por tabela, pelas sucessivas presenças na prova rainha do futebol a nível europeu: a Champions League, deixando para trás em termos de projecção europeia e milhões ganhos, os 2 grandes rivais de Lisboa.
Por outro lado, o SCP desde aí foi “rotulado” pela excelência da sua gestão, projecto desportivo e algo mais que nunca ninguém percebe bem. Uma espécie de “must”: ora é o projecto olímpico, ora são as vitórias no atletismo, ora é a formação de jogadores, ora é o ecletismo, o SCP tem sempre – com apoio e patrocínio da comunicação social - uma âncora para se situar como referência entre analistas e adeptos do futebol.
Passados anos e com FCP e SCP a desviarem as suas trajectórias evolutivas, apenas coincidentes na antipatia antidesportiva que nutrem pelo Benfica, eis que o processo conhecido com Apito Dourado começou a “esboroar” a tese do FCP. Que recebeu uma “estocada” fatal no recente episódio de ser desconhecido pelas gentes responsáveis do FCP, que 71h45mn não são 72h, apesar de um investigador da FEUP se esforçar por fazer crer que sim.
Quanto ao SCP, pela 2ª vez consecutiva, uma Direcção não consegue terminar o mandato que legitimamente recebeu dos sócios. O tal clube exemplo da gestão, que coopta os dirigentes da SAD a partir do BES, não consegue criar condições desportivas para se manter em funções. Para além disso cometeu a proeza de piorar o desempenho económico-financeira da SAD, que continua em falência técnica, mas agora sem o (bom) argumento de ter muitos jogadores da formação no plantel.
Provado que nem o FCP é a organização que a comunicação social, dirigentes e adeptos em Lisboa e Porto dele fizeram, nem o SCP está perto de ser o exemplo de gestão que também a comunicação social, dirigentes e adeptos em Lisboa e Porto construíram, pode questionar-se o que virá a seguir.
Ou seja, para além do facto do FCP ir ser excluído da Taça da Liga, para além do SCP ir eleger nova Direcção que continuará a manter o paradigma do SCP anti-Benfica mais do que pró-SCP, como poderá o nosso Benfica beneficiar da situação e até que ponto o BES e o Joaquim Oliveira, duas entidades que controlam os movimentos do Sr.º Vieira, deixarão o Benfica dar um salto em frente.
Como já vi o Sr.º Vieira ir à Alemanha, pedir desculpas ao Fortuna porque o presidente portista da FPF lhe pediu, não auguro nada de proveitoso para o Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Anónimo8/2/13 19:53

    "para além do facto do FCP ir ser excluído da Taça da Liga,"
    ----------------------- Ainda não é facto, pois com este CD da Liga (Herculano Lima), que já demonstrou ser um lacaio do PdaC, depois da cena da denuncia anonima contra o Benfica, considero-o tambem capaz de ignorar o que disse a Liga e fingir que acredita na tese das 71.45H serem 72H.
    Aguardemos, pois. Lata e falta de vergonha abundam nesata corja azulibronca.

    xico caçador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, como deve calcular, exprimi o meu sentimento. É verdade que o Herculano vai ver os jogos de cachecol azul e branco. Mas parece que desta vez nem o investigador da FEUP os "safa". Aliás o FCP nestas coisas tem sempre duas atitudes, às vezes diametralmente opostas: se continuar em prova, foi porque "a verdade veio ao de cima e os inimigos do FCP queriam ganhar sem ter de passar pelo FCP". Se forem excluídos, volta a cassete da tal "Taça que ninguém Liga, ou até quem sabe, a Taça Lucílio Baptista" ...

      Eliminar
  2. Caro EAGLE01,

    Sabes o que eu acho que representou as SADs no futebol português? A profissionalização dos incompetentes e dos "chico-espertos".

    Relativamente ao Benfica, não tenho ainda opinião completamente formada sobre os interesses dos nossos dirigentes. Sei que nem sempre parecem vestir o manto sagrado (pelo menos é o que parece e os exemplos são muitos). Não sei se fazem isso para interesses próprios (amizade do LFV com o "portista" presidente do Braga devido aos negócios em conjunto fora dos clubes), ou se é a forma que o Benfica tem de "jogar" nesta estrutura "lamacenta" que é o futebol português.

    Por exemplo, este apoio ao presidente da Federação, um ex-dirigente portista, até poderá servir-nos a nosso favor. Para isso, o Benfica nas quatro linhas só tem que ir aguentando as pressões, que têm sido mais que muitas. É que no momento certo, o sistema pode-se virar contra o próprio sistema... e quando as comadres se zangam...

    Reparemos no seguinte: o que acontecerá se o Benfica não perder pontos, continuar a ganhar, a golear os adversários, a ter jogadores importantes expulsos, vários castigados por amarelos, e o nosso principal adversário na luta do título continuar a ser levado às costas?

    Vai haver um momento em que iremos ter que os interrogar sobre isso... e aí vai ter que deixar de haver ajudas... aí quem estará sob as luzes dos holofotes da opinião pública não será o Benfica, mas todos estes senhores que estão no poder... e se há algo que esta gente não se sente confortável é com isso... até pelas desculpas que passam a vida a dar quando o são pressionados.

    Nota importante: continuarmos a ganhar, fazer o nosso trabalho. Já repararam que desde o início do ano, fim do ano passado, tem havido uma onda crescente de pressão sobre o Benfica? Já repararam que cada vez mais essa onda de pressão acaba por ser tiros nos pés deles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho argumentos técnicos ou outros para formar uma opinião sobre o interesse e utilidade das SAD's. Mas que, indubitávelmente, trouxeram os Bancos para o futebol, de forma estruturante, passando a condicionar objectivamente a estratégia dos clubes, isso é um facto. Os sócios hoje mandam pouco no futebol. embora julguem que sim, incluindo muitos otários do jornal Benfica.

      E porquê? Porque o clube manda na SAD, mas quem tem o dinheiro é que condiciona e diz o que se faz a seguir. Bancos, Joaquim Oliveira, etc mandam mais do que os pobres dos sócios.

      Quanto à politica de alianças, como já se percebeu detesto Vieira. Nunca poderei apoiar quem algum dia, celebrou golos de um rival contra o nosso clube. Como foi o caso dele na época que JVA era Presidente e ele assistia no camarote do FCP às derrotas do Benfica. E para além disso esteve numa recepção aos nossos jogadores que foram insultados quando chegaram ao estádio. Ele estava lá também e o calado pode testemunhar o que estou a dizer.

      Como é que ele chegou a Presidente do Benfica? O plano foi bem montado pelo BES e houve muitos idiotas que alinharam, pensando estar a fazer o melhor para o Benfica. Hoje somos escravos do BES. Nos ultimos 5 anos pagamos mais de 80 milhões de euros em juros, só em juros, ao BES.

      Também não conheço nenhuma firma que venda apartamentos e tenha produzido milionários nos últimos 10 anos. A firma do Sr.º Vieira pelos vistos contradiz tudo o que o Mercado nos tem ensinado. Curiosamente são 10 anos em que os ganhos que tem no futebol, é que explicam o sucesso das suas empresas numa década tão má para a construção civil.

      Quanto ao apoio ao portista na FPF, penso que estás enganado. O apoio foi forçado e não escolhido. Vieira é amigo e continua a olhar para o futebol como um mar de oportunidades. Basta ler entrevistas de gente que já trabalhou com ele no Alverca por exemplo. Ainda há dias vi uma foto dele ao lado do Rui Moreira (FCP) num jantar. Vieira é o maior farsante que algum dia podia cair num clube de futebol. E havia de cair aqui.

      Não há qualquer lucro desportivo com este apoio. Se olhares para as classificações, NUNCA como agora foi tão fácil ao FCP ser campeão. Villas Boas fez 93% e Vitor Pereira fez 85%. Os dois únicos campeonatos iniciados e concluídos sob a égide de FG foram dos mais fáceis do FCP nos últimos anos. Até Mourinho com equipas bem melhores fez apenas 84% e 80%.

      Não nos enganemos. FG aperta mais com o Vítor Pereira dos árbitros, e por isso assistimos,, impávidos e serenos a roubalheiras que não era fácil ver. No passado recente.

      Ganhar um titulo de campeão nestas condições é quase um milagre (que apesar de tudo ainda acredito). Não sei se JJ o fará outra vez. Mas se não o fizer uma vez mais a comunicação social irá falar dos erros do treinador e não dos muitos mais erros dos árbitros.

      Eliminar
  3. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO8/2/13 22:58

    BENFIQUISTA DO CORAÇÃO08/02/13, 22:56
    TIVESSE PROENÇA VERGONHA
    E PEDIA ESCUSA

    NA ÚLTIMA VEZ QUE APINTOU
    O BENFICA NA MADEIRA
    CONTRA O NACIONAL
    (JÁ LÁ VÃO DOIS ANOS)
    INVENTOU UM LIVRE QUE NÃO FOI
    QUE DEU ORIGEM AO PRIMEIRO GOLO
    DO NACIONAL
    NÃO MARCOU UM PENALTI SOBRE COENTRÃO
    E NÃO MARCOU UM PENALTI
    CONTRA O NACIONAL
    POR MÃO NA BOLA

    UMA VITÓRIA DO BENFICA
    DEU DERROTA DO BENFICA

    ELE PODE TER-SE ESQUECIDO DISTO

    MAS ESTAMOS AQUI A LEMBRÁ-LO


    TENHA VERGONHA E DESAPAREÇA
    DA FRENTE DO BENFICA

    ...E JÁ AGORA DO SEU AMADO FRUTARIA ÓH CHOCOLATE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que o presidente do Benfica ainda nem "piou". Esta nomeação é uma afronta. Quando o Duarte Gomes no ano passado foi nomeado para um jogo do SCP, eles do SCP vieram a terreiro defender a sua dama. Nós não. O Presidente do SLB não existe. Deve estar a fazer mais um negócio com o amigo Salvador e outros ligados ao FCP.

      Siga a banda ...

      Eliminar
  4. Anónimo9/2/13 10:58

    Como admiti no coment anterior, hoje o pasquim (papel) do serpa noticia que o CD - herculano Lima, se prepara para ilibar o Porko, apesar do relatorio da Liga o culpar.

    xico caçador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a acreditar que isso não vai acontecer, apesar de já ter visto decisões surrealistas dos orgãos federativos controlados pelo FCP ...

      Eliminar
  5. Anónimo9/2/13 11:07

    Mas porquê que toda a gente, menos os adeptos e dirigentes do Porto, estão a dar tanto relevo à exclusão da taça da liga?! Eu como portista, assumo que mesmo que o Porto não seja excluído da taça da liga, se deveria auto excluir. Uma competição em jeito de torneio de verão, que não traz quaisquer vantagens desportivas e que só provoca celeuma?! Anda não vi ninguém afecto ao Porto preocupado com isso. Aabem com a novela de uma vez por todas. Excluam o Porto dessa taça por 10 anos por amor de Deus.

    Cumprimentos desportivos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FCP se for excluído, como se espera, é pelas irregularidades que cometeu este ano. Não nos 10 anos seguintes. Quanto ao "torneio de verão" julgo que está a confundir com a Supertaça, que é jogada no tempo do calor, Agosto/Setembro.

      A Taça da Liga tem permitido mostrar que a melhor equipa portuguesa é o Benfica. Porque há fase de minicampeonato e de eliminação. Porque os erros dos árbitros são a dividir mais vezes por todos. Do que no campeonato. Lembra-se de Jesualdo ser eliminado pelo SCP com derrota em Alvalade por 4-1, Carlos Xistra e 2 penaltys contra o FCP? Acha que isso era possível no campeonato? A Taça da Liga tem servido ao FCP parta mostrar que se o Benfica ganha esta prova e não ganha o campeonato, é porque o campeonato é limpo e a melhor equipa é o FCP.

      Mas não é nada disso que se passa. A Taça de Liga não cai para o FCP, porque os árbitros têm instruções para não errarem tanto. Apenas isso ...

      Eliminar
  6. Anónimo9/2/13 15:05

    Oh carneiro,
    essa é a questão: a aldrabice nunca é assumida pelos dirigentes, tudo é feito na escuridão dos bastidores por trafico de influencias e corrupção.

    Tambem achas que 71.45 é igual a 72H ????????.

    Só um qualquer doutorzeco pago para o efeito pode defender essa igualização.

    xico caçador

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/2/13 15:09

    Oh carneiro,
    essa é a questão: a aldrabice nunca é assumida pelos dirigentes, tudo é feito na escuridão dos bastidores por trafico de influencias e corrupção.

    Tambem achas que 71.45 é igual a 72H ????????.

    Só um qualquer doutorzeco pago para o efeito pode defender essa igualização.

    xico caçador

    ResponderEliminar
  8. NauBenfica9/2/13 18:46

    Conversa fiada! O PC e todos os portistas falam assim, porque o vosso clube nunca ganhou nenhuma! E já perderam duas vezes, limpinho e com direito a três-secos, com o Glorioso, lembra-se? Se não estivessem interessados não tratavam de defender, como o têm feito, em todos os fóruns, que 71,45 são 72! Não somos trouxas, amigalhaço!
    O problema aqui é o incumprimento de um regulamento e a sanção respetiva que cabe ao incumpridor. Mesmo que o incumpridor seja o intocável FCorrupto do Porto!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/2/13 23:03

    Foram 3 secos, porque o sr. do apito achou que expulsar o Bruto Alves, já com 3 no bucho, era estragar o espectaculo. A falta era penalty e expulsão. Foi perdoado o Bruto. Só levaram 3.

    xico caçador

    PS:
    Carneiro andas com eles enrolados. Pareces o Pinto Cornudo. Não te pesam.??????

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking