O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

André Lima sem papas na língua.

. 14 comentários
"O selecionador de futsal da China, André Lima, afirmou, em entrevista à agência Lusa, estar feliz naquele país asiático e rejeita, para já, um regresso a Portugal, onde diz não ser desejado.

"Sou profissional, estou muito feliz na China, com um enorme projeto que me está a dar imenso prazer, está a ser muito gratificante, que é reconhecido. Regressar a Portugal? Quando sair da China, nem sei se vou regressar a Portugal. Eu quero estar onde me sinta feliz, onde seja desejado. Se não me sinto desejado em Portugal e se me sinto feliz na China, espero continuar cá por mais tempo", referiu.

Apesar da distância, o antigo treinador do Benfica tem acompanhado o campeonato português, que, na sua opinião, está "mais fraco do que em outros anos", apesar de um "Sporting que está a dominar completamente".

"Por muito mérito que o Sporting possa apresentar, quando me falam dos golos marcados e sofridos do Sporting não é um bom sinal. Há qualidade, mas o Sporting não é uma super-equipa. Já houve equipas muito mais fortes em anos anteriores e que não conseguiram fazer o que o Sporting está a fazer, mas porque não há concorrência", considera.

Para André Lima, "há um Benfica muito abaixo do que habituou e as outras equipas não têm nada a ver com as que havia há três, quatro, cinco anos", numa altura em que "havia mais dificuldades em ganhar jogos e plantéis muito mais fortes".

"Acho que o Sporting está forte, mas dentro do normal, quem está fraco é o Benfica, que é um dos culpados por o Sporting estar a fazer história. Depois há uns Leões de Porto Salvo, um Fundão, que são equipas que não me parecem suficientemente fortes para criar um campeonato mais competitivo", afirmou.

O antigo internacional português considera que seria benéfico que fosse adotada em Portugal uma regra que existe na China, que impede que mais de dois estrangeiros por equipa estejam em campo ao mesmo tempo.

"Há bons treinadores em Portugal a formar jovens, que precisam de oportunidades. Se o campeonato está fraco, se não há dinheiro, em vez de se dar 800 euros a um brasileiro, que não é muito bom, podiam investir-se 300 euros num jovem, que era melhor para o futsal português", admitiu.

Chegado à China há quase dois anos, André Lima, que assumiu recentemente o cargo de selecionador, diz que está a viver "uma experiência fantástica, muito gratificante", porque quando chegou ao país quase não havia futsal e agora fica "muito feliz" por ver o seu nome associado à evolução da modalidade.

"A China está a precisar de trabalhar muito na formação. A China lembra-me, há 12, 15 anos, o início do futsal em Portugal, com muita desorganização", lembrou.

Desde que chegou à seleção, André Lima já promoveu a alteração dos quadros competitivos, criando um campeonato com playoff, a seleção de sub-23 masculina e a seleção AA feminina, considerando que a organização coletiva é a grande dificuldade com que se tem debatido.

"As diferenças ainda são muitas. A maior é, sobretudo, em termos de mentalidade, essencialmente da forma como eles olham para o trabalho coletivo. É muito difícil trabalhar o jogo coletivo na China, porque eles são muito fortes individualmente, mas não são tão fortes em termos coletivos", referiu André Lima, que recordou o "choque" que foi para os chineses a sua forma de trabalhar.

Para André Lima, a China pode ser, dentro de dois, três anos, uma das grandes potências do futsal asiático, devido à profissionalização que se tem verificado nas últimas épocas." in Record.

André Lima: um exemplo dos bons profissionais que não têm lugar no Benfica. Porquê?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. RedSpecial18/1/13 10:18

    Porquê? Por isto:
    "Se o campeonato está fraco, se não há dinheiro, em vez de se dar 800 euros a um brasileiro, que não é muito bom, podiam investir-se 300 euros num jovem, que era melhor para o futsal português."
    Esta é a mentalidade vigente em Portugal, no futsal e no futebol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em nome das comissões chorudas, acrescentaria eu.

      Eliminar
  2. Porque em Portugal, em geral, e pelos vistos no Benfica, em particular, não se é adepto da meritocracia... infelizmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André Lima como jogador, e depois como treinador, tem mais que provas dadas.
      Mas é como dizes: o mérito pouco interessa. Interessa é ser 'yes-man'.

      Eliminar
  3. Entrevista fraquissima do André Lima, com uma falta de enquadramento temporal desmedido, enfim são noticias dessas que não cabem nesse blog nesse momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, porquê? Parece-te que o Benfica está no bom caminho no futsal?

      Eliminar
  4. Apesar de gostar muito do André..criticas ja temos que basta..palavras de incentivo não existem pura e simplesmente!
    Ele não está a ser coerente e faz parecer que foi corrido daqui para fora o que não é a realidade.
    A realidade é que tá a mamar um chorudo ordenado na china..em muito superior ao que usufría no Benfica..mas isso claro não convem saber, mais uma vez o que interessa é cagar letras.
    Acho piada quando falam no seu possivel regresso a Portugal..demarca-se logo e inventa a tanga que não é desejado!!
    Neste clube toda a gente fala desde o roupeiro ao treinador..No outro clube são perseguidos, ameaçados, agredidos e nem a boca abrem ou se abrem la vem o elogio da ordem, aqui é tudo diferente! É esta a diferença quer queiramos quer não e enquanto continuar-mos assim vamos vê-las passar muitas vezes..

    JB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JB, não leves a mal mas essa história das palavras de incentivo é para os filmes.
      Responsabilização e exigência em primeiro lugar.
      Eu concordo com o André. Os resultados do Benfica no futsal têm sido fracos.

      Eliminar
  5. Eu não estou esquecido do tempo em que o André treinou o BENFICA.
    Também não estou esquecido das criticas de que era alvo(mesmo sendo Campeão Europeu) enquanto treinador do BENFICA,que só pararam quando ele saiu.Mas agora até já é o maior, e já ninguém se lembra do que disse sobre o André.
    O BENFICA é isto meus caros, que se pode fazer???????????
    Mas também sei que o André está na China de livre vontade e a ganhar bom dinheiro, que seja feliz.

    ResponderEliminar
  6. Shadows essa da cultura da exigência normalmente só serve para os adeptos do Benfica.
    Quando estamos por cima lá vem alguem normalmente tentar "meter gelo" e gritar "ó da casa" para não embandeirar-mos em arco.
    É raro ver os adeptos do Benfica em apoio uníssono, ja no tempo de Fernando Martins em que ganhava-mos tudo haviam sempre adeptos com criticas constantes ao nosso clube.
    Eu sou uma pessoa positiva, não nego, e faço a minha critica nem que seja para dentro..sempre em beneficio do clube!
    Gosto de incentivar porque considero mais facil sair-mos de um mau momento com uma palavra de incentivo do que ouvindo constantes criticas e enxovalhos dos nossos adeptos, quase sempre alinhando pelo discurso dos nossos rivais e CS, caindo que nem patinhos.
    De mim nunca há-de partir um enxovalho facil a qualquer profissional do Sport Lisboa e Benfica.
    Dentro das nossas paredes podere-mos andar á porrada, fora delas defendemo-nos como familia.
    É este o meu lema!

    JB

    ResponderEliminar
  7. André Lima: um exemplo dos bons profissionais que não têm lugar no Benfica. Porquê?

    O Ricardinho explicou bem o porquê...

    ResponderEliminar
  8. Bem, e lá vou para a minha praia que são as modalidades:

    O André Lima consegue explicar como terminou a primeira fase com 16(??!!! ) pontos de avanço sobre um segundo classificado que era o Sporting? E chegou ao playoff e perdeu o campeonato?

    Ou André Lima, por estar na China, acha que por cá já só existem fases regulares?

    Não há lugar para André Lima? Não, André, no BENFICA não há. Tal como não HÁ para o Ricardinho. O teu amigo foi finalmente corrido de vez do Japão. Tu és o próximo. E depois falem em Benfica, que ESTA direcção não lhes pega. Coloquem-se em bicos de pés, que ninguém olha para os meninos. Em desespero de causa, façam estas entrevistas. E aí, nem respeito merecem. O futsal do SPORT LISBOA E BENFICA está muito bem e recomenda-se, obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Eh pah. Primeiro é do porto.
    Segundo, quando cá andava toda a gente dizia mal dele.

    Portanto, isto de mudar de opinião parece que é mais fácil que mudar de cuecas

    ResponderEliminar
  10. NauBenfica20/1/13 13:12

    O André foi corrido do Benfica ou saiu pelo pé dele? É aí que está a questão! Se tivese sido corrido, eu não concordaria, porque gostei muito do trabalho dele como jogador e como treinador. Se quis tratar da vida dele, que seja muito feliz lá onde está e que se deixe de postas de pescada.
    O futesal do Glorioso não está bem, só um cego é que não vê. As razões podem ser muitas, não sei quais, mas sei que é impossível estarmos sempre na mó de cima, há altos e baixos no desporto, como em tudo na vida.
    Concordo com o JB quando ele diz que criticamos demasiado, por vezes mesmo quando não há razões para criticar. Será a grandeza do Glorioso que nos faz ser tão exigentes e nos tira, por vezes, o discernimento.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking