O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 11 de novembro de 2012

Pontos importantes, com o credo na boca.

. 46 comentários
Rio Ave vs Benfica (LUSA)
Uma vitória importante, num campo onde outros encostaram. No final do campeonato, são estes pontos que vão ser vitais.

Mas este Benfica joga de uma forma inconsistente. Não sabe gerir os momentos do jogo, e com uma fragilidade defensiva que continua a ser assustadora. Em especial numa equipa que luta pelo título de campeão.

Foram 3 ou 4 vezes num curto período de tempo que o Rio Ave esteve lá quase.

Claro que o Rio Ave esteve bem e determinado, talvez refletindo a atitude incrível de João Tomás.
E nem sempre se pode ganhar com uma boa exibição. 

Destaques positivos: Artur, Garay, Jardel, Ola John e Lima. Em especial Artur com uma defesa fantástica no último segundo.

Destaques negativos: Gaitan não trouxe nada ao jogo, e ainda teve tempo de mostrar a forma como está alheado do jogo quando não repara numa bola ao seu lado, perto da grande área do Rio Ave.
Miguel Victor finalmente teve uma chance, mas em forma de um presente envenenado. Colocá-lo à direita só serviu para o queimar.
E pergunta-se: porque o Cancelo ficou de fora e o Kardec foi para o banco, quando já lá tínhamos o Rodrigo e em campo Cardozo e Lima
Apenas um defesa no banco demonstra as insuficiências tácticas e de visão de jogo de Jorge Jesus. Para ele só há ataque. Estratégia defensiva é algo desconhecido.

Uma nota: como querem que se ignore a altivez e arrogância de Jorge Jesus quando mais uma vez ele afirma a superioridade do Benfica 'comigo'?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

46 comentários

  1. è fantástico! Os comentadores, a sério, realçam o bom desempenho do benfiquista e este pseudo conhecedor de futebol, acha que não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, eu realcei o bom desempenho de alguns jogadores, mas também a fragilidade defensiva, que penso ser evidente.
      Se isso não te interessa, e só conta a parte em que temos a bola, tu lá sabes.
      Quanto aos comentadores...deixa-me rir...

      Eliminar
  2. Acho que nisso estamos de acordo. Este é um Benfica "esforçado". Mas também acho que, sem Javi, sem Witsel, sem Aimar, sem C.Martins, sem Enzo Peres, sem Maxi, sem Luisão... esta equipa e este treinador, neste momento merecem mais elogios do que criticas.

    Seria dificil fazer melhor.

    P.S. O Miguel Victor não foi queimado por jogar à direita. Ele não é é jogador para o 11 do Benfica, por muito que alguns ainda não tenham visto isso. Enquanto os adversários dão dois passos, ele tem de dar quatro para percorrer a mesma distância

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que o Miguel Victor tenha qualidade para destronar Luisão ou Garay. Mas que se não jogar e adquirir ritmo...nunca será ninguém. Não chega treinar bem. Isso é válido para qualquer jogador.

      Acho que desculpar qualquer jogador estrangeiro por todos os erros que faça e crucificar qualquer jogador português por um único erro que cometa é um sinal preocupante.

      Eliminar
  3. Realmente aquela defesa do Artur foi de outro mundo, mas não esquecer que a bola já estava fora e por isso aquele lance não contava. Mas sim, foi mesmo uma defesa estrondosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me apercebi disso. Como o jogo acabou logo e já me estava a levantar, não percebi isso. Obrigado.

      Eliminar
  4. O Cancelo foi expulso na jornada anterior na equipa B. Não sei ao certo as regras neste aspecto, mas parece-me que não poderia jogar esta jornada pela equipa A ou pela B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cumpriu o castigo ontem ( a equipa B jogou ontem).

      Tem de se cumprir o castigo na equipa em que se foi castigado!

      Por exemplo o André Gomes podia ter jogado ontem pela euipa B visto que tinha de cumprir castigo na euipa A.

      Eliminar
    2. O Cancelo estava convocado.

      Eliminar
  5. Quanto á grande defesa de artur ela não valeu, nem os otários comentadores da chulos tv se aperceberam que o arbitro assinalou pontapé de baliza...se reparem com atenção a seguir á defesa artur marca um pontapé de baliza e em seguida o arbitro apita para o final do jogo!

    Já agora Shadows em vez de ouvir os comentadores da treta da chulos tv talvez fosse melhor ver o jogo com atenção, pois o suposto lance em que gaitan não repara numa bola perto da area e de si próprio (como o repoter de pista burro da chulos tv disse) é poque se tiveres oportunidade de rever o lance gaitan está em fora de jogo e como se apercebe disso não vai disputar o lance...afinal o tipo até tem alguma inteligência...podes questionar que ele devia ir á bola e se fosse fora de jogo o arbitro que assinalasse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Redtiger, eu vejo o jogo sem o som da Sporttv. Não foi isso que me pareceu, mas se assim foi, retiro o que disse sobre esse lance, mas mantenho quanto à postura recorrente de Gaitan.

      Eliminar
    2. Fazes bem em tirar o som não perdes nada... na atitude do gaitan estou ctg!

      Gostava também de destacar a exibição de Cardozo...não marcou mas bem tentou e parece-me muito confiante quer por estar a rematar fácil quer pelas fintas e toques que lhe saiem quase sempre bem!

      Eliminar
  6. José Martins11/11/12 22:56

    Embrulha mais uma. Tanta azia.

    PS: se a ganhar falas assim, que vais dizer quando tal não acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Martins,

      Preocupação com as fragilidades evidentes do Benfica é azia? Muito boa essa...
      Se não te preocupam esses aspectos, então deixa lá.
      Aqui o Shadows não se importa de retirar o que diz quando as evidências demonstram o contrário. Como tal não acontece, não retiro.

      É que para mim só me interessa que o Benfica vença...sempre! Não apenas contra os mais fracos.

      Eliminar
  7. Hugo Rocha11/11/12 23:22

    Então, se o Miguel Victor não joga é porque não lhe dão oportunidades, se joga estão a queimá-lo. Porquê? Porque é difícil defender contra o extremo esquerdo do Rio Ave (não sei o nome)? Se fosse fácil não valia a pena tê-lo no banco. E faltou escrever que o André Almeida também andou aos papéis. Conclusão? Faltou lá o Cancelo. Se fosse o Cancelo aos papéis, seria o lateral direito dos juniores a escolha óbvia que o Jesus não fez, e se esse também não servisse, seria o dos juvenis, e por aí fora...
    O Miguel Victor é um jogador esforçado, mas aos 23 anos ainda não mostrou nada que justifique ser nem central, nem lateral dos As do Benfica. Do Beira Mar, da Olhanense ou do Estoril, talvez, mas não do Benfica. Tenha ele sido formado na Luz ou noutro lado qualquer. E quero acreditar que se se olhasse para ele com mais cabeça e menos coração se via isso. Quanto ao Cancelo, tenho visto os jogos dos Bs, e é ainda demasiado verde. Lançá-lo a ele, sim, seria um presente envenenado, pois trata-se de um miúdo de 18 anos ainda com a formação básica por completar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo, qualquer jogador é 'verdinho' se não lhe derem oportunidades. É a jogar que se cresce, que se aprende, que se evolui.

      Eliminar
    2. Hugo Rocha12/11/12 13:24

      Mas ele tem jogado. Na equipa B. Não é nenhum drama, é normal e desejável que lime as arestas que tem antes de se arriscar um resultado no campeonato ao usar um miúdo de 18 anos que, repito, ainda não está pronto para tal. Uma coisa seria uma emergência (total falta de alternativas), outra bem diferente seria escolhê-lo para jogar agora.

      Eliminar
    3. Muito sinceramente eu só não percebo é porque raio não deixaram o Miguel Vitor ficar em Inglaterra onde o queriam. Insistiram com o regresso dele ao plantel, mas apesar de ser melhor que o Jardel (sim eu acho o Miguel Vitor melhor que o Jardel) não deixam o rapaz calçar.

      Eliminar

  8. Então mesmo com os lesionados o Benfica não tem obrigação de jogar melhor e ganhar sem este sofrimento ao Rio Ave.

    Ontem estive a ver a equipa B num campo que parecia um lameiro e conseguiu ganhar e jogar melhor futebol que a equipa de jj e a diferença entre a Oliveirense e o Rio Ave e muito menor que entre o Rio Ave e o benfica.

    A verdade é que o Benfica joga sem ideias, na base do improviso e onde a diferença é feita pela valia dos jogadores e não pelo jogo da equipa.

    Ainda precisam de mais para ver que este jj nunca passou de sofrível treinador.

    Isto é mais um desperdicio de milhões entregues pois esta vitória só se deve à falta de classe dos avançados do Rio Ave.

    Por mais que me custe esta é a realidade e não consigo lembrar-me este ano de um jogo bem conseguido.

    Ganhamos até agora porque nível das equipas é cada vez mais baixo ou já esuqceram o primeiro jogo da época em casa em que não jogamos nada.

    Falaram da exibição do Guimarães e eu escrevi que seria das piores equipas do campeonato e a minha razão veio depressa pois esta semana levou 3 em casa do ultimo.

    O que cada vez me faz mais confusão é a falta de exigência de muitos Benfiquistas que ficam satisfeitos com prestações tão fracas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo Rocha11/11/12 23:59

      O Rio Ave empatou com o Porto e ganhou ao Sporting. Mas depois é o Jorge Jesus quem falta ao respeito aos adversários...

      Eliminar
    2. "Por mais que me custe esta é a realidade e não consigo lembrar-me este ano de um jogo bem conseguido."

      Nem eu...

      Eliminar
    3. super águia12/11/12 11:11

      Meus Caros Amigos assim não vale a pena isto é pura demagogia, também poderá ser doença mas eu vou pela 1ª.
      -Este senhor que se intitula de conde, não para de me surpreender, curiosamente sempre com as mesmas patetices, com aquele discurso mais do que gasto, próprio de quem sabe copiar muito e mal e sempre a ver as coisas pelo lado negro da vida, isto é, no tempo em que perdia-mos no Rio Ave sempre que lá ia-mos é que era bom, mas agora como ganhamos já não presta, as suas análises aos jogos que parece que não vê são sempre de um anti Benfiquismo primário, de tal forma que me leva a duvidar da sua cor clubista.
      Caro Shadows, não vimos o mesmo jogo, talvez por eu ter estado em vila do conde e você ter visto pela tv, é que parece não ser a mesma coisa???
      Então fala aí naquele lance em que o Artur fez a defesa da noite???Não sabe que o jogo estava parado?Esse lance não conta!!!
      Sabe que o Benfica foi a unica equipa que não sofreu golos naquele estádio?
      Porque não falou na infelicidade que foi ter ficado sem o Enzo ainda no decorrer da 1ª parte o que condicionou e de que maneira o sistema de jogo?
      Temos que analisar os jogos de forma séria e principalmente sem fantasmas, partindo sempre dessa realidade que é o BENFICA jogar sempre contra equipas super motivadas, o que não é fácil, porque o jogo com o BENFICA é que é o JOGO.
      PS. O Guru de alguns postadores deste tasco já foi preso, já não era sem tempo!!!!!

      Eliminar
    4. Oh super águia explique-me lá que raio tem o JVA a ver com a porcaria de jogos que o Benfica fez ontem?

      Eliminar

    5. Tenho a impressão que esta ....mini àguia é falsa e deve ver os jogos com o gorro na cabeça.

      Eliminar
  9. O melhor em campo foi o Matic e nem uma referência ao rapaz...vitória justa,trabalhada e saborosa, assim se ganham campeonatos...

    P.S. Da ultima vez que vencemos o campeonato tb ganhámos 0-1 em Vila do Conde, num jogo de grande sofrimento...

    ResponderEliminar
  10. Rui Oliveira12/11/12 00:41

    "Fragilidade defensiva"

    Vamos a factos:

    melhor defesa com 6 golos sofridos ao fim de 9 jornadas. 2 destes golos foram inventados por Xistra que no Académica-Benfica conseguiu marcar 2 penaltis num jogo em que a Académica só entrou na área do Benfica uma vez...

    "Hoje o Rio Ave esteve lá próximo 3 ou 4 vezes"

    Em primeiro lugar dificilmente uma equipa não cria uma oportunidade durante o jogo todo. Ainda para mais jogando em casa e sendo o quarto classificado à partida para esta jornada. Mas não tendo o Artur feito qualquer defesa durante o jogo todo (tirando o ultimo minuto em que o lance já estava invalidado) não percebo como é que o Benfica esteve assim tão perto de sofrer golos. Inclusivamente o Rio Ave teve apenas uma oportunidade num cabeceamento de João Tomás.

    Lendo coisas como esta e depois olhando para os factos só apetece pedir para que se deixem de patetices.

    Estamos a ganhar. Estamos a melhorar de jogo para jogo e não temos tido 4 a 5 jogadores importantes por jornada. Estamos a rodar o plantel (também pela lesões e castigos que vão aparecendo) enquanto outros colocam sempre os mesmos, 90 sobre 90 minutos (o que se disse de Jorge Jesus em 2010/2011 quando não tinha mais do que 12/13 jogadores e os estoirou. Hoje é exactamente isso que se passa no Porto).

    Depois destas 9 jornadas o que eu vejo é que temos um plantel muito bom. Quem sobrevive como nós estamos a sobreviver a tantas contrariedades e em muitos dos casos a fazer grandes exibições indiscutivelmente tem um grande plantel. Existe sempre onde melhorar, mas este é sem duvida muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, a fragilidade que menciono tem a ver com a facilidade com que os adversários criam oportunidades. Isso é inegável.
      Preocupa-me a pouca importância que JJ dá às rotinas defensivas. E com equipas mais fortes, isso é uma fragilidade perigosa.

      Eliminar
    2. Rui Oliveira, concordo a 100% com o teu comentário.

      Só contrariedades e ainda estamos à frente.
      Mesmo com 1 Xistrada à mistura só temos menos 1 golo marcado que os de contumil.

      Em Vila do Conde não tivemos Luisão, Maxi, Aimar, Martins, Enzo (parte do jogo) e ganhamos 3 pontos onde outros já perderam 2.

      Estes velhos do restelo não dizem nada de novo, só conseguem ver defeitos, nunca encontram virtudes.

      Espero que quando a equipa se "endireitar" as exibições melhorem, mas é assim com sofrimento que se fazem os campeões.

      Espero que consigamos lá chegar.

      Carrega Benfica!!!

      Eliminar
  11. Lanço aqui um desafio:


    Todos os benfiquistas tem um treinador dentro de si.A reabertura do mercado está a chegar.Quais os jogadores que gostavam de receber do Pai Natal?Quais vendiam ou emprestavam?


    Os admistradores deste blog aceitam o desafio??E os leitores deste grande blog aceitam?

    Debitem lá as vossas opiniões


    Viva ao Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desafio aceite, 'menino' Tonecas.
      Vai haver um post sobre esse tema.

      Eliminar
  12. O Benfica tem a melhor defesa do campeonato a par do Porto. Não sofreu golos nos últimos 4 jogos.

    E acho que andam a confundir poucos jogadores atrás da linha da bola com fragilidades defensivas. A equipa não só defende como defende bem. Defende é com poucos atrás da linha da bola.

    E acho que há gente que se preocupa mais em sublinhar o que estás menos bem do elogiar o que de bom está a ser feito. E este ano o trabalho do Jesus tem sido absolutamente fantástico. Só não vê quem não quer ou quem, por óbvias limitações cognitivas, não consegue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NSC, na Champions temos o seguinte:

      Barcelona: 5 golos sofridos
      Celtic: 5 golos sofridos
      Benfica: 4 golos sofridos
      Spartak: 9 golos sofridos

      Temos menos golos sofridos que qualquer um, mas os resultados práticos, ou seja, em pontos, são diferentes. Estamos em terceiro, com 2 derrotas.
      No jogo mais difícil, com o Braga e em casa, sofremos 2 golos.

      O que me preocupa é como vai se portar a defesa quando tivermos testes com o Sporting e o Porto. Essas são as provas de fogo.
      Vamos ter de volta o Luisão, o que é bom, mas não chega se as rotinas defensivas são insuficientes.

      E pegando no que dizes, defender com poucos jogadores, num futebol moderno em que toda a gente tem que defender e atacar, é suicídio.

      Eliminar
    2. Concordo contigo!!1 Estou satisfeito por ver o Benfica a melhorar em termos defensivos mas é ainda muito cedo para afirmar que somos sólidos. O próximo mês vai ser decisivo, ou pode ser decisivo, vamos ver como se comporta a equipa do Benfica.

      No global a equipa tem estado bem, atendendo ás contrariedades que tivemos e ainda temos.

      Defensivamente estamos melhores mas há ainda algumas situações a corrigir.

      Eliminar
  13. "a fragilidade que menciono tem a ver com a facilidade com que os adversários criam oportunidades. Isso é inegável. "

    Quando não se percebe algo tão óbvio fica difícil discutir futebol...

    ResponderEliminar
  14. Defesa fantastica de Artur.

    Todavia, o arbitro assinalou bola fora antes do centro para o remate do rio ave. Não esquecer.

    Zé remixido
    Olhão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só me apercebi disso depois, já aqui em comentários. Como vejo o jogo sem som e assim que vi o apito final levantei-me e nem vi isso.

      Eliminar
  15. Não costumo concordar com os post´s do Shadows, mas realmente a atitude de Gaitan é imperdoável e demonstra uma falta de respeito para os benfiquistas que desembolsaram dezenas de euros para ver o jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele tem um potencial fantástico, mas a sua atitude corta-lhe a evolução. Rapidamente passará a uma promessa adiada se não inverter a sua postura.

      Eliminar
    2. Nesse lance ele pensava que estava em fora-de-jogo!!! Tirando este lance, efectivamente Gaitan pode dar muito mais mas AGORA ainda lhe dou o desconto de vir de uma lesão e andar á procura da melhor forma, mas sempre foi um jogador inconstante.

      Eliminar
    3. Penso que sei a qual lance se estão a referir.
      No estádio percebeu-se perfeitamente que o Gaitan não se fez ao lance porque estava fora de jogo...

      Eliminar
  16. O grande problema das fragilidades defensivas tem a ver (na minha modesta opinião de treinador de bancada) com o espaço enorme que o Benfica concede entre linhas, e que tem vindo a ser explorado pelos nossos adversários. Nos meus tempos de jogador tive um treinador que me disse que "Muitas vezes para ganhar um jogo é preciso tirar um avançado e meter um médio!". Faz-me muita confusão o Benfica não treinar um plano B, pois sempre que se vê em apuros o JJ lá mete um médio mas a exibição da equipa em vez de ganhar consistência, fica ainda mais aflitiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse espaço com equipas mais fortes e organizadas pode ser um buraco muito perigoso. O JJ pensa sempre que a sua táctica vai funcionar e ignora que os outros podem já ter antecipado o que ele vai fazer. Nesses momentos o Benfica tem sido sempre surpreendido.

      Eliminar
  17. Fragilidade defensiva? as o Rio Ave teve assim tantas hipóteses de golo? Não é por se defender com poucos que se defende mal. Na 1ª parte o Benfica dominou o jogo por completo. Na 2ª parte, em que o Rio Ave teve que atacar notou-se a ausência de Enzo. Se fossem outros a vencer assim seria uma vitória do querer e de raça, mas sendo o Benfica jogámos mal.

    Quanto ao lance do Gaitán ele estava fora de jogo e abdicou de ir à bola por esse motivo.

    Independentemente de a bola estar fora, até porque na altura o Artur não o sabia, a defesa é assombrosa.

    Quanto ao Jardel tem jogado bem, e tem justificado ser o 3º central. Tal como tu achas o Miguel Vítor melhor que o Jardel, também Jesus pode achar que o Jardel é melhor que o Miguel Vítor. Eu não acho o Miguel Vítor nada de especial. Nem melhor que o Jardel acho que seja.

    Ola John tem mostrado aquilo que pode valer. Foi bastante criticada a sua contratação e depois a sua não utilização, mas a mostrar que a sua entrada na equipa foi muito bem gerida pelo treinador.

    Lima tem justificado o porquê de ter sido contratado. Golos e pontos.

    A entrada de Miguel Vítor não serviu para queimar! Serviu para colocar o André Almeida a meio campo, adicionando assim mais uma unidade a um sector que estava em dificuldades. Estava no banco e entrou para ajudar a equipa. Mas se nem com um suplente do Rio Ave se aguenta...

    Agora já há problemas nas escolhas do treinador para os jogadores que vão para o banco...

    Quanto ao Jorge Jesus, o que ele tem feito esta época penso ser demonstrativo que é um treinador de elevada qualidade. Fica sem Javi e Witsel. Luisão é castigado por 2 meses. Após 3 meses estamos no 1º lugar com os mesmos pontos do Porto que só perdeu Hulk. Temos a melhor defesa da Liga e o 2º melhor ataque a 1 golo do melhor. Estamos na taça de Portugal. Estamos na Liga dos campeões ainda com remotas hipóteses de ficar em 2º, mas com boas perspectivas de pelo menos garantir o 3º lugar. Durante estes 2 meses não se sentiu muito a falta de Luisão. Enzo cada vez convence mais a nº8. Matic está um senhor jogador a nº6. André Almeida já fez 6 jogos pela equipa A num total de 377 minutos e não comprometeu. André Gomes tem 4 jogos e 224 minutos (2 golos). A contratação de Lima foi criticada mas já fez 10 jogos marcando 8 golos. A posição de defesa esquerdo era um probelma que entretanto caiu no esquecimento, pois Melgarejo tem mostrado o porquê de jogar ali.

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigado ilustre Shadows por ter aceite o desafio proposto.É assim com este tipo de iniciativas que podemos contribuir para um Benfica melhor e maior.É no debate de ideias que se encontram as grandes soluçoes para os problemas.Parabéns a este blog por ser um fomento de opiniões e contribuir para o " discutir " Benfica.

    ResponderEliminar
  19. So fico pasmado como o Matic ser o melhor jogador em campo e nem uma referência :o

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking