O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Isto está tão mal contado...

. 6 comentários
Ainda não me tinha aqui pronunciado sobre a decisão de excluir os jogos da I Liga dos eventos de interesse público.

Como habitual em Portugal, gostam de fazer toda a gente passar por atrasados mentais com uma confusão pegada de notícias e contra-notícias para fazer esquecer as anteriores. Este assunto apareceu no zumbido da pretensa decisão do SLBenfica em romper com a Olivedesportos e rapidamente foi confundido com... as despesas da RTP... e desapareceu.

Serviço publico diz o Miguel Relvas, quando justificou a decisão, alegando que as transmissões custaram mais de 100M€ desde 2004.

Vamos lá então, à boa maneira do NGB, "descascar" esta situação:

- Quer o ministro do Miguel Relvas, convencer os contribuintes que os jogos das Ligas de Clubes, Champions e Europa não devem ser considerados utilidade pública...

... ao contrário do que considera relativamente a eventos e finais de Atletismo, Hoquei, Basket, Andebol, etc.

Já sei! O que interessa mesmo é promover as modalidades, porque o futebol não tem interesse, não é Sr. Miguel Relvas? (não chamo Dr., por motivos óbvios).


Obviamente que não! Todos conhecemos as profundíssimas ligações ao poder angolano por parte do Sr. Miguel Relvas. Todos sabemos também que quem comprou, por alegados 270M€, o segmento de imprensa (DN, JN, O Jogo e TSF) do Joaquim Oliveira foram precisamente investimentos angolanos: Newshold

A Newshold é totalmente obscura em termos de propriedade, alegadamente diz-se que a verdadeira propriedade é... de Isabel Eduardo dos Santos, pois claro. Numa penada, esta empresa tem a totalidade de o semanário SOL, os diários, DN, JN e Jogo, a rádio de notícias TSF, tem 15% do grupo Cofina que detém o Record, Correio da Manhã e Jornal de Negócios.

O que sobra a Joaquim Oliveira, novo amigo dos amigos de Relvas? Os direitos televisivos!
E o que faria então Relvas? Retiraria a Joaquim Oliveira, que facilitou o negócio aos angolanos, a possibilidade de obter retorno financeiro... Sim, sim, nem com esforço acreditamos nisso!

O que dizia então a lei que foi alterada? Que os detentores dos direitos televisivos privados eram OBRIGADOS a negociar com as televisões de sinal aberto as transmissões de eventos relevantes, nos quais se incluia a Liga profissional e as Finais europeias.

E o que se passará então agora no futuro? Os mesmos detentores deixam de estar OBRIGADOS a negociar esses direitos, passando a deter um activo com valor EXCLUSIVO e que valorizará a publicidade e o próprio conteúdo, no que diz respeito à revenda do mesmo, sem que haja o risco de ter que o ceder a canal aberto.

Passará a poder, por exemplo, vender jogos avulsos sem ter que negociar pacotes de jogos. Passará a ter o EXCLUSIVO dos clássicos... etc.

Eu posso tentar fazer um esforço, mas mesmo que tente muito, não consigo ver onde é que o Joaquim Oliveira é prejudicado com isto, ANTES PELO CONTRÁRIO! Os direitos do futebol tornaram-se ainda mais atractivos.

Acho até que Joaquim Oliveira está a preparar uma "bolada" daquelas à antiga... com o alto patrocínio do "Ministro da Equivalência" e mesmo face ao que Luis Filipe Vieira terá dito na campanha eleitoral, recentemente pudemos ouvir o CEO da ZON a dizer o seguinte:


"“Às vezes queremos ter conteúdo exclusivo e lutamos por ele”, disse Rodrigo Costa, lembrando que o desporto é um conteúdo importante. “Queremos prosseguir com as negociações com o Benfica. Estamos à espera da decisão” que vai ser tomada pela gestão do clube e do canal de televisão"

Como disse? "Queremos"?? A Zon...? ~
Ah ok, enquanto accionista de 50% da Sporttv? Mas... 

... Então mas os direitos televisivos não são "vendidos" pela Olivedesportos à Sporttv, da qual é accionista em conjunto com a ZON e onde recentemente a PT não desmentiu querer entrar também???

Ou será que a PT vai entrar é no capital da... Olivedesportos? 
Ou da Sportinvest (a accionista de 50% da Sporttv)?

Million Dollar Question: Onde irá entrar o SLBenfica nesta "equação"?


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Hugo Rocha13/11/12 14:29

    Que o Relvas é o típico chico-esperto lusitano, em que em cada três palavras que diz duas são mentira e a terceira é uma meia verdade, já todos sabemos. Mas, honestamente, numa altura em que não há dinheiro nem para coser meias, parece-me que esta negociata acaba por ser um mal que vem por bem. Preocupa-me mais a transferência para a Benfica TV dos jogos na Luz. Compreendo que o valor oferecido pela SportTV foi um insulto, mas não vejo como possa funcionar em termos de modelo de negócio na Benfica TV. O Benfica passa de um mal menor para um maior, no que se refere ao dinheiro que vai fazer. Espero estar errado.

    ResponderEliminar
  2. Os paladinos da verdade calam-se sobre este assunto. Curioso.

    ResponderEliminar
  3. Nesta equação, o Benfica entra, a partir de 2013, com os direitos televisivos mais 10 anos na Sportv.

    E depois, os sócios vão ganir e dizer que o orelhas é um aldrabão mas uma semana depois já está tudo calado e voltam a encher o estádio. E depois vão andar mais 10 anos a falar do sistema, que o Benfica não pode andar metido com ladrões e corruptos and so on.

    E é isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " E depois, os sócios vão ganir e dizer que o orelhas é um aldrabão " ...

      Lindo... lindo ...lindo !

      Prémio Camões para este benfiquista!

      Eliminar
  4. Carlos Pinto13/11/12 23:56

    Os clássicos há muitos anos que só dão na Sporttv... Quanto aos jogos em canal aberto foi realizado um concurso e não houve "pretendentes", sendo assim a Sporttv ficou com o exclusivo dos jogos. Obviamente não os iam dar de graça pois também lhes custaram bem caro.
    Por outro lado o Governo não quis gastar o dinheiro dos contribuintes no futebol. Neste caso é um pau de dois bicos. Se os jogos fossem para a RTP haveria muitos criticos a dizer que em tempo de crise era uma vergonha, como não foram para a RTP criticam aqueles que gostavam de ver lá um jogo por semana. Quanto à SIC e TVI não quiseram comprar, ponto. São privados...

    ResponderEliminar
  5. O que sobra a Joaquim Oliveira, novo amigo dos amigos de Relvas? Os direitos televisivos!
    E o que faria então Relvas? Retiraria a Joaquim Oliveira, que facilitou o negócio aos angolanos, a possibilidade de obter retorno financeiro... Sim, sim, nem com esforço acreditamos nisso!
    ????????????????????????????

    Basta saber com quem Relvas janta, para encontrar respostas.

    o joaquim comprou a credito e não pagou. Portanto convem, arranjar quem compre a pronto e coloque a RTP fora do negocio dos direitos para compensar o Oliveira. Se é de angola que vem a guita ou não, quem comprar não é burro. Já o papel de relvas está-se borrifando para defender os interesses publicos, tal como todo o governo mais a politica em curso.

    Alfredo Albuquerque

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking