O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Formar é desnecessário... eles aparecem sozinhos

. 32 comentários
Antes de mais deixem-me dizer que é um ORGULHO poder fazer parte de um blog onde efectivamente se discutem opiniões, sem medir o tamanho do benfiquismo das pessoas e entendendo que apesar de termos por vezes opiniões diametralmente opostas, isso não faz de nenhum de nós menos benfiquista.

Como sabem, o tema da formação é um segmento que tenho especial carinho. É uma das áreas que estou especialmente grato a Luis Filipe Vieira pela aposta que fez no CaixaFutebol Campus, pelos avanços feitos na disponibilização de elementos complementares de acompanhamento da evolução de jogadores, nas infra-estruturas de apoio, na contratação de recursos especializados, na criação de metodologias de treino e de formação de atletas, na prospecção dos melhores valores em Portugal, etc....

... Mas infelizmente percebi agora que Luis Filipe Vieira mais não fez do que desperdiçar dinheiro. E muito!

Depois de ter ligo o texto do Redmoon, fiquei a saber que ter os jogadores sob estes regimes e metodologias de treino, sob este acompanhamento e infra-estruturas, sob esta integração com jogadores maduros de qualidade acima da média... é indiferente.

Isto porque segundo a teoria do Redmoon, se o jogador tem potencial quando sai do SLBenfica deveria ficar obvio que iria ser um craque noutro sitio qualquer... mesmo que saia para jogar no Rio Ave, Paços de Ferreira ou Salgueiros.


A forma como se desvaloriza os benefícios do CaixaFutebol Campus e a capacidade dos nossos recuros e infra-estruturas transformarem jogadores com potencial em futuras mais-valias é impressionante. Na verdade, aparentemente o SLBenfica limita-se a desperdiçar dinheiro, pois os jogadores quando são bons... são e pronto. E só esses é que interessam ao SLBenfica... e para esses não precisamos de ter formação, pois contratamo-los no Brasil, Argentina, Espanha, etc... até porque pelos vistos para o Redmoon em Portugal há um ou dois, apenas.

A mim que me perdoem estes conhecedores do modelo simplificado de formação, mas eu talvez serei ainda um bocado antiquado nestas coisas e teimo em acreditar que o acompanhamento dos jogadores com maior potencial nos anos-chave do processo de formação, a existência de um modelo de transição para o futebol profissional (onde os empréstimos e as equipas B têm um papel fundamental) e o acompanhamento nos primeiros dois anos de integração na equipa principal, nomeadamente por jogadores-referência do Clube.... tudo isto pode transformar um jogador bom, num grande jogador. 

Mas claro... isso sou eu que acredito que o Danilo Pereira não foi distinguido para o melhor 11 do Mundial S20 por acaso e que acredito que o Mário Rui tem a raça e a qualidade para ser trabalhado talvez para ser um suplente de qualidade, que acredito que o Luis Martins tem potencial para crescer com futuro defesa esquerdo do SLBenfica, que tenho a expectativa de ver o Nelson Oliveira a ser acarinhado pelo Clube para se tornar uma referência do futebol nacional ou que acredito que o Miguel Victor pode ser o nosso raçudo "Puyol" (um defesa todo-o-terreno), ou que o Miguel Rosa tem tudo para ser um futuro capitão do SLBenfica, mas que nem sequer tem oportunidade para jogar na equipa principal, mesmo acumulando distinções sucessivas há dois anos na II Liga em Portugal.

Sou eu também que acredito que estes jogadores não podem ser lançados para a a dimensão de um Clube como o SLBenfica sem que haja muito, mas muito acompanhamento ao nível técnico, físico, táctico e até humano (fundamental).

Isto sou eu que fico irritado quando vejo os adeptos terem toda a paciência do Mundo com jogadores como o Filipe Menezes, Eder Luis, Balboa, Jardel, Mora, Kardec, Julio Cesar, Carole, Fernandez, Weldon, Airton, Sepsi, Shaffer, Keirrison, Bruno Cesar, Melgarejo...

... Por falar em Melgarejo, engraçado como o próprio Jesus contradiz o Redmoon. O rapaz que se destacou em Paços de Ferreira afinal não serve para avançado do SLBenfica, mas serve sim para o que nunca se tinha destacado: Para defesa.

Tal como Luizinho que o próprio Jesus dizia que "partiu o lado esquerdo todo durante a época passada"... afinal para o SLBenfica só... "vai dando".

O mal é que nós entendemos que jogadores da formação têm que entrar na equipa e marcar dois golos, tipo André Gomes e tornarem-se ídolos imediatos. O que invariavelmente representará apagarem-se logo de seguida e possivelmente passarem ao lado das oportunidades por falta de acompanhamento e excesso de exigência a queimar etapas de formação... já vimos esse filme num passado muito recente com o Nélson Oliveira que passou de futuro do futebol nacional... jogador que afinal é só uma promessa e que nem no Corunha joga.



Razão tinha o Vale e Azevedo: Acabe-se com a formação, não há lá nada que se aproveite.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Caro Geração, a formação a mim também me é muito querida, acompanhei alguns anos muitos dos miúdos que vão agora aparecendo e outros que vão aparecendo aos poucos...

    Felizmente, deixou-se cair a ideia do estrangeiro bom na formação, antes era só vê-los às carradas, nos iniciados, juvenis e juniores, agora felizmente não, temos uma grande quantidade de portugueses, com grande parte dos planteis nas selecções nacionais.

    Só ai já se pode dizer que houve realmente um bom trabalho no campo da formação. Aqui há uns anos, a formação servia para pouco, a geração que foi campeã de juniores (se não me engano) com o João Alves praticamente desapareceu toda, excepção talvez do João Pereira (quem?) e outro qualquer que posso não me lembrar agora.

    agora, está a ser mal aproveitada? Talvez, mas não nos podemos esquecer do tipo de jogador que estamos a falar. Não nos podemos esquecer que casos como o Danilo ou o Mário Rui, saíram porque quiseram. Foram apresentados contratos, não quiseram, os empresários acenaram com Itália e eles ai foram. Um miúdo que prometia muito e que eu achava que podia (e pode) ser a next big thing é o Marcos Lopes "Rony", e para onde ele foi? Man City, atrás dos milhões fáceis, porque existe esse "mito" que português não chega aos seniores do Benfica.

    Não se pode fazer como fez o Sporting na fase final do Paulo Bento e agora: vejam os exemplos, Carriço apagou-se e era um dos melhores, caiu a pique. Cedric grande temporada na Académica, este ano é só buracos. Adrien idem aspas. Salvou-se o Patricio, mas se fica muito mais tempo em Alvalade estraga-se.

    Tem de haver condições para ir lançando os miúdos, aos poucos, um jogo aqui outro ali, o problema é que muitas vezes eles próprios acham que são os melhores do mundo por entrarem e marcarem um golo ou por serem distinguidos num Mundial de Sub-20 ou Sub-17 ou coisa parecida.

    Para serem suplentes preferem ir para um qualquer Parma onde também não jogam, e isso é o quê? Se pensam assim, perdoem-me, mas não servem para o Benfica... Temos sim, de mudar mentalidades nos miúdos desde cedo, infelizmente casos como o André Gomes, que me parece ser muito forte mentalmente, são cada vez mais raros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada9/11/12 20:27

      "porque existe esse "mito" que português não chega aos seniores do Benfica."
      É mito ou realidade? Basta vermos quantos (? ZERO) tem sido aproveitados. Será que é sempre por falta de qualidade? Se é, então quer dizer que a formação é mal gerida. Gastar-se milhões em infraestruturas como as do Seixal, em olheiros, em treinadores, em pessoal administrativo, em atletas... e não se aproveita nada... Então acabe-se com a formação! Qual formação?!
      Bons bons, são os que vem do outro lado do Atlântico na mira de na próxima oportunidade darem o salto!
      É preciso mudar mentalidades e sobretudo as ambições de riqueza fácil que proliferam no futebol. Empresários, atletas, pais, presidentes dos clubes... Enfim...

      Eliminar
    2. Águia, sim por enquanto para mim é ainda mito. Esta geração do Nélson Oliveira é a primeira "made in CFC", o que havia antes disso era um disparate tremendo. Ou seja, agora sim vai-se perceber se o trabalho está ou não a ser bem feito. Nélson, Roderick, etc, é mau andarem emprestados? Era melhor estarem na "B"? O problema é que o pessoal acha que todos os anos devia aparecer um Cristiano Ronaldo que aos 18 anos aparece e é o maior. A meu ver, até aos 20, 21, 22 anos, eles precisam é de jogar, crescer, conhecer outros conceitos de futebol, porque toda a sua formação foi feita a dar cabazadas e jogar sempre pra frente (tirando 3/4 jogos por ano).

      E ai o problema é que os que chegam do outro lado do Atlântico chegam cá e dão o litro, seja para dar o salto ou não. Os de cá acham que são os maiores por fazerem um jogo ou marcarem um golo com a camisola do Glorioso, e acham que não precisam de evoluir mais. O que é preciso é um pouco destes dois mundos... E para mim, este miúdo André Gomes é um desses casos, uma humildade incrivel, vontade de aprender enorme e não lhe subiu nada à cabeça o sucesso repentino...

      Eliminar
  2. Registo o carinho q tens pelas escolas do clube. É qualidade e nao defeito. Mas estas a desvirtuar o q escrevi e o q tu defendes.

    Ja partilho contigo opinioes ha pelo menos 2 anos, e ha pelo menos 2 anos q reclamas capacidades unicas em jogadores q 2 anos depois ainda n provaram nada.

    E sobre o rodar jogadores:
    Meu caro, o r carvalho rodou no alverca, o fernqndo couto no leça, o j costa no maritimo, e garanto te q nenhum deles era suplente nesses clubes.

    Ao contrario dos nossos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Red, isto é chover no molhado... Quando se pensa com o coração e não com a razão é o que dá...

      Eliminar
    2. Caro amigo RedMoon,e k falas desses jogadores é verdade,porem,eram obrigados literalmente a jogar,pois o papa assim o exigia,ou desceriam de divisão esses clubes se assim n fizessem,sem tirar o valor aos jogadores em causa,mas se por falta de minutos de jogo,nunca xegariam onde xegaram.

      Abraço

      Eliminar
  3. Mal irá o Benfica e a formação quando o modelo de formação for ou continue a ser o exemplo que deste de há 20 anos do FCP

    ResponderEliminar
  4. Ok, n quers ir ha 20 anos atras?
    Entao e o miguel lopes, o atsu, o abdoul nao sei que, o central q se estreou na liga dos campeoes no ultimo jogo?

    Nao andaram a rodar em outros clubes? E nao se impuseram nesses clubes?

    ResponderEliminar
  5. Ora então vamos lá GB :)

    Primeiro deixar aqui um ponto prévio. Continuo com a mesma paixão de quando tinha 14 anos sobre o futebol de formação, mesmo tendo em conta factores extra : Os empresários e o "business".

    Portanto sou uma espécie de poeta, o último dos moicanos, que quer apenas e só ver "o" atleta", a sua margem de progressão, o seu potencial "verdadeiro" e não o do "empurrão", por causa do negócio e da "cunha".

    Dou apenas sobre isso este exemplo. Contratamos à uns anos o Evandro Brandão, que tinha estado no Man Utd, tinha regressado a Portugal onde estava a treinar no Braga e assinou pelo Benfica. E havia um miúdo no Gondomar, melhor marcador júnior, chamado Miguel Ângelo.
    A diferença na decisão foi...Jorge Mendes.

    1º o CFC. Já tive e bem recentemente, oportunidade de "viver" um dia normal de treinos no CFC. E vi como se treina, onde se treina e com que meios se treina. E também sou treinador de formação. Apenas digo isto. Habituaria-me muito facílmente a treinar no CFC. E se treino em meio campo e por vezes num quarto de campo, nem quero imaginar treinar 4 dias num campo inteiro...Dava chitos e fazia de coxos, jogadores...

    2º Diferenciação de jogadores de rendimento nas camadas jovens, com potencial. Existem jogadores nas camadas jovens que dão nas vistas, pelo rendimento que mostram. Há jogadores que não se mostram tanto, mas têm mais margem de progressão, mais potencial e que chegarão mais longe do que os de rendimento.

    3º Jogadores que já foram das nossas camadas e que tinham potencial, mas que até ao momento não explodiram : Sami do Marítimo, Danilo que está emprestado ao Roda da Holanda, e que tem ultimamente jogado a Central e não a pivot defensivo. André Dias agora no Rio Ave.

    P.S. - Depois continuo com os que estão e creio serem de potencial :)

    ResponderEliminar
  6. Danilo Pereira e Luis Martins? Miguel Rosa capitão do Benfica?!!!
    Não têm categoria para um Guimarães, quanto mais para o Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Os que acredito que têm potencial para vestir o manto sagrado :

    - de 93, Ivan Cavaleiro e André Gomes
    - de 94, Varela e Cancelo
    - de 95, Guzzo
    - de 96, Romário Baldé
    - de 97, são 8 jogadores que ainda por serem Sub 16, não vou mencionar os nomes.

    isto não quer dizer que outros não o poderão fazer, falta a esses força mental sobretudo, e abstraírem-se de coisas extra futebol, como pancadinhas nas costas a dizerem que são os melhores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho pena k o Ivan esteja tapado por grandes jogadores,nesta altura é o melhor na sua posição ,mas no Benfica ta completamente tapado,vejo-lhe enorme potencial,tanto futebolistico como mental,é um jogador de mão cheia.

      Eliminar
    2. Feio Porco e Mau9/11/12 18:20

      Ir aos sub 16 já é muita futurologia!! O André já foi lançado, o Cavaleiro e o Cancelo podem aproveitar este ano na B para crescer para o futuro se bem que o Cancelo com a má forma que se tem visto do Maxi e falta de alternativas talvez possa vir a ser chamado mais cedo que o previsto, tem muitas qualidades é alto para lateral, veloz com passada larga, finta e remata bem, corrigindo os erros posicionais que ele mostra e amudurecendo vai-se tornar um senhor jogador!
      Anonimo, este ano na B está a ser bom para o Cavaleiro a continuar assim há-de ser opçao para a próxima época ou daqui a duas, Gaitán qq dia sai, Nolito já tá mais que visto que o JJ o quer despachar, não há dinheiro temos o Cavaleiro como alternativa, ao menos é um verdadeiro ala ao contrário do B.César, para o ano se for entrando em alguns jogos para render o Sálvio é muito bom, até lá esperemos que o Norton faça um bom trabalho com os putos.
      Snortinho achas o Varela gr com futuro? Comparando com o Mika e o Oblak não o vejo a vir a ser melhor do que estes. E o Bernardo Silva não achas que está ali jogador? Quem espero que recupere bem e que em Janeiro já possa jogar é o Ruben Pinto, aquele Elvis é que não!

      Eliminar
  8. Johnny Rook9/11/12 15:20

    Estou 500% de acordo com este post e acima de tudo com a filosofia que está subjacente quanto à formação.

    Gostaria de chamar a atenção para um exemplo; o do Paulo Sousa.

    PS era um jogador de sub-20 pouco mais do que medíocre tecnicamente. Mas foi ao Mundial de Riade (onde era suplente)e veio a tornar-se num dos melhores médios portugueses de sempre (eu privilegio o jogador cerebral em detrimento do brinca na areia).

    PS tinha (na formação), apesar da sua rudimentar técnica, uma cultura táctica apurada, tinha pulmão e era bastante trabalhador.

    Segundo o padrão de alguns, PS tinha ido para o lixo e teria andado a jogar ao pau com os ursos.
    Mas Paulo Sousa teve sorte duas vezes: quando Queirós o seleccionou e quando Eriksson (que ao pé de JJ é um merdas) voltou ao Benfica.

    O sueco apercebeu-se de imediato da pérola e teve a paciência de o fazer um dos melhores médios centro da Europa nos anos 90 e 2000.

    Esta passagem do post, para mim, diz tudo
    "ou que acredito que o Miguel Victor pode ser o nosso raçudo "Puyol" (um defesa todo-o-terreno), ou que o Miguel Rosa tem tudo para ser um futuro capitão do SLBenfica, mas que nem sequer tem oportunidade para jogar na equipa principal, mesmo acumulando distinções sucessivas há dois anos na II Liga em Portugal."

    Por fim, afirmo que gosto e aposto muito em André Gomes, mas como diz o Geração, como bom é quem entra de rajada no Benfica e marca logo golos, pergunto então por onde andou o Pepa e o Mawete junior? Ah! Desculpem o treinador não era o JJ "O Potenciador".




    ResponderEliminar
  9. Geração estou contigo!
    Chega de tretas o SLB esteve sem formaçao durante uns anos, é inutil estar a usar o intervalo 00/07 para qq tipo de referencia. Isso mudou e muito foi investido, é apenas bom senso e boa gestao começar a aproveitar os bons valores jovens. A primeira 'fornada' CFC de qualidade óbvia é a da geraçao do D.Simão, Oliveira, Roderick, Danilo, etc, estes últimos até foram campeões nacionais, título depois roubado na secretaria enquanto o pessoal andava a festejar o titulo dos A. Antes destes talvez só o Rosa mereça maior destaque, embora o Pimenta na B começa a fazer-me pensar que tb está ali jogador.
    Acabados de sair temos o Cancelo, Andre Gomes e Cavaleiro, os óbvios, se tiverem oportunidades/acompanhamento podem vir a ser opçoes para os A, é preciso é haver vontade e cabeça de ambas as partes, a qualidade está lá. A B pode servir para muitos perceberem que é preciso existir continuidade para os jogadores darem o salto, esse que muitas vezes é prejudicado por paragens prolongadas nessa fase tão delicada.
    Mesmo nas melhores geraçoes poucos vao estar á altura de singrarem no SLB, ninguém espera que os júniores passem a ser titulares nos A á força, como foi com o MFernandes e JPereira, por acaso até fomos campeões, mas que coincidencia bizarra.
    JJ para mim não tem mostrado grande afinidade com os nossos, Rosa, Victor, Simao e Oliveira os mais óbvios, nunca foram 2ªs opçoes de uma forma regular e séria, opções forçadas e contra gosto nao é nada. Reparem a diferença de tratamento e utilizaçao com Meneses, Kardeck e até Fernandes! O Kardeck é tao cotado que quando foi o mundial sub 20 muitos zucas perguntavam porque é que o Benfica o tinha ido buscar se tinha o Oliveira, se tivesse nascido lá era craque no seu clube, como é nosso não presta, a galinha da vizinha é que é boa.

    @Redmoon, a propósito de ser titular:

    M Rosa - 2 anos a carregar o BFC ás costas, oportunidades 0, nem sequer 1 estágio de pré época mereceu com o Mestre. Vergonhoso tratamento humano e falta de visão, é um jogador que evolui o que era possível numa 2ª liga mas para não estagnar precisa de desafio maior.

    D Simão:10/11 - Titular no Paços de R Vitória, peça fundamental no meio campo que contribuiu e muita para a qualidade de jogo apresentada pela equipa esse ano, qualidade essa reflectida no 7º lugar e 6º melhor ataque.
    11/12- meia época encostado pelo mestre ainda foi a tempo de ajudar a Académica a vencer a taça de Portugal
    *deve ser preciso tirar o lugar ao Xavi no Barça para o 'Mestre' reconhecer qualidades nele.

    Roderick: 11/12- Titular habitual no Servette, acabou a época com o lugar ganho. Este ano é dificil ter muitas oportunidades no Corunha por uma questão de experiencia e necessidade de alcançarem a manutençao mas mesmo assim o treinador já lhe deu um voto de confiança, foi titular na taça e correspondeu mostrando-se como o patrão da defesa.

    Miguel Victor em 10/11 no Leicester que não sendo nenhum colosso como o Leça ou Alverca ainda contou com ele a titular 13 jogos, 3 golos.

    Convicto estou que é perfeitamente possível o 11 base do SLB apresentar 1/2 jogadores da formaçao e 3/4 Portugueses com regularidade sem grandes perdas de competitividade e qualidade trabalhando-se nesse sentido mas enquanto o que importar for a comissão, esqueçam a formaçao.

    Podia agora ir mais longe e referir que a questão do mau aproveitamento de jogadores que tem vindo a ser feita pelo 'mestre', nao fica pela formaçao ou Portugueses, casos como Airton um bom trinco que é recambiado porque se revelou um mau lateral e Urreta um dos melhores na vitória sobre o FCP e praticamente sua única oportunidade nunca mais é visto tb merecem ser referidos mas vamos deixar isso para outra oportunidade.

    Os 'nossos' realmente não prestam, metade da seleçao vice campeã dos sub 20 era nossa mas isso são coincidencias e ilusões, venham os Emersons, Karadas, Paulos Almeidas, Bynias, Balboas, Elvis, etc

    by Feio Porco e Mau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Feio, Porco e Mau :) Esse jogo da Taça, até o Tiago Pinto foi titular....

      Eliminar
    2. Feio Porco e Mau9/11/12 18:01

      Sei, esse jogo o Corunha alinhou com a segunda linha, mas não deixa de ser uma oportunidade e prova de confiança até porque o adversário era do mesmo escalão e defesas centrais jovens normalmente só os metem por recurso, deve ser a posiçao mais complicada de ganhar o lugar ainda novo devido á responsabilidade da posiçao. Por acaso o Roderick fez um jogo muito bem conseguido, deu para ver que cresceu bastante com o empréstimo no Servette, este ano é uma pena jogar pouco porque a ter continuidade de competição acredito que para o ano talvez já pudesse lutar por um lugar na defesa do SLB, pode ser pancada minha mas vejo nele um bom jogador para suceder a Luisão. O Pique do Barça no MU tb só calçou devido ás lesões dos centrais, no entanto 1 anos depois no Barça mostrou muita qualidade e agarrou a titularidade.
      O Tiago Pinto pelo que tenho lido os adeptos até o preferem ao Evaldo, isto mesmo sem ter feito grande jogo e falhado inúmeros passes :D

      Eliminar
    3. Feio Porco e Mau,

      No nick ganhas de certeza:)))
      Escreveste muito e disseste o que pensas mas, sabes que mais? Limitaste-te a avaliações tuas à qualidade dos jogadores. Tu achas que te referiste a jogadores excepcionais, pois eu acho que não.

      Dos que referes, acho que o Nelson Oliveira poderá chegar longe. AInda assim, acho que é bom que se despache porque já está a perder o comboio. NUNCA SE IMPOS EM CLUBE NENHUM, NEM NO PAÇOS; NEM NO RIO AVE; NEM NO BENFICA; NEM NO CORUNHA. FACTO!!!!

      De resto, eu nao me limitei a opinioes pessoais. Falei de factos e de números.

      Se quiseres ver os numeros à tua maneira, é contigo.

      E en

      Eliminar
    4. Feio Porco e Mau9/11/12 21:18

      Em relaçao ao desempenho nos empréstimos não se trata de ser minha opinião ou não, foi o que foi, não fui eu que os coloquei a jogar e se vires as criticas dos media e treinadores verás que não se trata da minha interpretaçao e devaneios. Como exemplo recente podes ver no fórum de adeptos do Corunha o que acharam da exibiçao do Roderick para a taça, não ando a inventar coisas.

      Estavas a justificar a não aposta nesses jogadores porque não jogavam nos empréstimos, apenas demonstrei que isso não era bem assim, o estar a jogar ou não parece que não conta muito para o JJ. E por esse prisma o Coentrao tb nunca devia ter calçado porque em Espanha não jogava, logo é porque nao prestava nem era possível ter nível para o SLB.

      Em relação aos 4 que referi vejo neles qualidades acima da média, mas longe ainda de serem jogadores completos, excepcionais só com muito trabalho e uma aposta incondicional do clube e treinador neles, estofo mental para isso e uma ponta de sorte, não sei é como é que é possível algum jogador desenvolver todo o seu potencial se for continuamente desconsiderado pelo clube/treinador.

      O David Simão acho que é difícil alguém negar que tem uma qualidade de passe, visão de jogo e execução de bolas paradas acima da média, agora diz-me que ele com trabalho específico para ganhar uma maior intensidade/aceleraçao e treino no aspecto defensivo nao se torna sem problemas num jogador bastante acima da média que se verifica por cá?

      Podes defender o treinador á vontade agora não podes é esperar que concorde com comparaçoes disconexas, nem com a mensagem que á partida nenhum dos nossos putos presta, que nem oportunidades devem ter, não percebo por exemplo porque aparece o nome do Roderick numa lista de jogadores com idade para serem o pai dele ou porque devo concordar que a diferença de minutos jogados por qq jovem sul americano seja sinónimo de superior qualidade, o Kardec é tão bom avançado que no Santos jogava quase sempre no meio campo descaido numa ala, tem tudo a ver não tem?

      Eliminar
  10. Snortinho,

    Mas o que fazes tu afinal? Estas na formaçao do Benfica?
    Se sim, diz-me la uma coisa: tenho um filho que faz amanhã dois anos de idade, ja ve o Benfica na TV, e chuta a bola com o pé direito e com o esquerdo (tem de treinar mais o jogo de cabeça). Diria que é ja uma especie de mistura de messi com cristiano ronaldo.

    Nao tens lá um lugarzinho para ele? Ou nao queres dar uma palavrinha ao Jorge mendes? :))))



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. chuta com o direito e com o esquerdo? Ao mesmo tempo e sem cair?

      eh pah... esquece o Mendes, eu represento o puto! LOL

      Eliminar
    2. O Mendes que se vá...

      Sou "Mister" Redmoon, e sobre o Benfica é TOP SECRET :) Joga com os dois pés é um bom princípio, apresenta lateralidade. Aprimorar o gesto técnico do passe, recepções orientadas. E deslocamento com bola e com a cabeça levantada. Fazes assim :

      Mostras a tua mão, e ele vai dizendo em voz alta quantos dedos da mão lhe vais mostrando enquanto vai com a bola na tua direcção.

      Eliminar
    3. Temos que treinar mais!! As recepçoes orientadas ainda sao muitas vezes feitas com a mão:)))
      E às vezes nao é com bola de futebol... Sao bolas de ténis ou balões:))))

      Mas tem tempo!!!

      E acho que para o fazer correr com bola e cabeça levantada nao é preciso levantar a mão. Basta mostrar lhe um gelado, heheh

      Eliminar
  11. Snortinho Senum, de certeza?? O miudo tem 2 anos!!!
    Tas a treinar onde? ..

    ResponderEliminar
  12. Formação ou Formatação!? Ainda não percebi se o SLB forma ou formata jogadores...Ou seja, tenho duvidas que no SLB se acrescente qualidade há já inerente ao jogador. Tenho dificuldade em perceber se um jogador que passa pelo Benfica aprende ou desaprende...
    Já vi miúdos no Benfica com muita qualidade mas que com o passar dos anos vão desaparecendo por isso não sei se isso é formar ou formatar...

    Já para não falar da quantidade incrível de jogadores estrangeiros e pernetas que passam pelo Benfica...Rodrigo Cabeça (simplesmente fantástico lol), Vinicius,Edson, Romulo, Ademir,Monday,Fagner (um craque lol, Charles Santos, Rafael Costa, ate arrisco o Luciano Teixeira e o João Mário, etc...
    É isto formação!? ou será mais negocio!?

    ResponderEliminar
  13. Somos paradoxais na argumentação... contraditórios... e por isso plurais em nós mesmos... Fabuloso Não É????
    A Formação faz todo o sentido e a equipa B ainda mais... e ... Rosa, o Gomes, o Almeida, o Vitor, o Cafú, o Cavaleiro, o Pimenta, o Pimenta são jogadores à Benfica e que podem ser enormes atletas inseridos numa equipa com Paixão Total... falta-nos um Guardiola!

    ResponderEliminar
  14. benfiquista a serio10/11/12 00:25

    o queestá mal na formação do nosso clube são os treinadores. é ver a btv áquando os programas de pre e pos-jogo quando alguns treinadores vão lá comentar e ver a péssima qualidade de alguns dos treinadores. eles nem comentar os jogos quanto mais ensinar e ajudar os nossos jovens jogadores a serem craques. o que eu acho é que a maioria dos treinadores da formação estão lá é por cunhas e não pela sua qualidade profissional. por exemplo: o que faz o pepa (um traidor) na nossa formação? será que está lá a ensinar os putos a fazerem o que ele fez quando foi para o varzim com a promessa de ir para os andrades? o que fez pedro valido para ser treinador do Slb? o que fez verissimo para ser treinador da equipa b? apenas jogaram alguns jogos nas reservas do Slb. o que sabem eles de formação? o que faz ze henriques na formação dos nossos futuros guarda-redes quando há mais de 30 anos que não sai um guarda redes de jeito da nossa formação? etc, etc, etc,.

    é preciso por gente competente e com provas dadas na gestão, na orientação, no ensinamento, na psicologia para transformar a nossa formação num laboratorio de craques. é só irem aqui ao lado, a barcelona e copiarem o que eles fazem e aplicarem e adaptarem a nossa realidade.

    ResponderEliminar

  15. Vá lá que este post falou, só mesmo, de formação não sendo também dificil vislumbrar que o aproveitamento tem sido deficiente.

    Falou-se também de comissões, possivelmente a grande razão do desprezo a que têm sido votados alguns jovens.

    Depois queria realçar os sucessivos despachos feitos ao Airton ((que jeito daria agora))a Urreta e por duas vezes a Rodrigo Mora,((uma especie de Saviola com 23 anos)) para mim, o melhor complemento a Cardoso.

    Depois ainda me lembro de Néné, João Alves, Jordão, José Luís. Sheu, Chalana, Artur e ...Humberto Coelho subirem dos juniores directamente para a primeira equipa e sem os actuais e recorrentes empréstimos.

    Há já sei... na altura jogava-se de tamancos.

    E também me lembro que um dos grandes responsáveis pela formação destes ""medianos"" jogadores era um tal de Angelo que por acaso tinha sido jogador de futebol e não um qualquer formatador prof. de educação fisica, geralmente um ex-frustrado jogador.

    Depois continuo a achar, até piada, que gente também catedrática, não de táctica, mas de todas as ciências continue a exaltar os feitos de um inepto e de um inapto cujos êxitos só eles conseguem ver.

    Só esses vêem valorizar valores pagos a preço de ouro ou já afirmados.

    Só esses não vêem a desvalorização em catadupa que tem sido o entreposto desde que essa aventesma aterrou no Meu Clube tendo ainda o desplante de dizer que tem saldo positivo. O passivo mostra-o.

    Só esses vêem ""em sonhos"" titulos que já todos deviamos ter celebrado.

    PS-Num comentário recente alguém justificava, não sei se com ironia, que o ""bacoradas"" tinha boa aceitação dos estrangeiros porque não percebiam a sua linguagem ao invés dos portugueses que só se poderiam rir deste pontapeador da lingua e arremedo de líder.

    Espero bem que o Ola Jonh não aprenda a lingua de Camões tão depressa senão lá vai a ""valorização"".

    ResponderEliminar
  16. Brutti, sporchi e cattivi10/11/12 03:08

    Danilo Pereira foi uma perda dolorosa(!)

    O Benfica B tem um "júnior de 3ºano" que a meu ver tem todo o potencial de se tornar uma estrela... CAFU. Snortinho o que achas dele? Porque razão tem tão poucos minutos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cafú peca por ter feita na sua formação várias posições, começou atrás e foi avançando no terreno. CEntral, pivot defensivo e avançado. Para o que o Correa tem feito, merecia mais oportunidades. Mas daí a se pensar que será um goleador, vai uma diferença considerável, infelizmente

      Eliminar
  17. um exemplo à parte... recordem Fábio Coentrão que teve imensos problemas em Espanha e quase não jogou e só no seu regresso começou a jogar assiduamente. acabou por ser integrado de forma gradual numa equipa forte e que compensava eventuais deslizes enquanto ia aprendendo em competição. Para mim esta é a forma ideal
    para integrar os miudos da B. Também gostava de ver mais miudos na equipa principal, mas entendo que não devem ser todos integrados de uma só vez.
    Baseando-me apenas no que vi do único jogo da equipa B ao vivo, bruno varela ainda tem um longo processo de maturação à sua frente, bem como o Fábio Cardoso (não lhes retiro o valor, mas ainda estão muito ligados à forma de jogar dos juniores).
    João Cancelo sofre na pele o "endeusamento" que lhe tem sido prestado! é bom jogador sim senhor, mas anda com um feitio que só encontro paralelo no João Pereira, sempre a discutir com o árbitro e a fazer que não ouve às conversas do próprio capitão de equipa. Necessita urgentemente de aprender a ser humilde
    e perceber que a sua primeira missão é defender, senão descompensa toda a equipa.
    Carole para mim é certinho como um relógio! não esperem grandes maravilhas dele, mas acaba por ser um pêndulo para a equipa e por ali ninguém se assusta. não me lembro de nenhuma equipa que jogue permanentemente com os dois laterais a atacar e também faz falta um que equilibre.
    Leandro Pimenta: esperava tanto deste míudo, numa versão adaptada de um Pirlo, mas não consegue dar aquele passo seguinte na sua evolução.
    Miguel Rosa: gosto da sua combatividade, dedicação e capacidade de remate, mas não posso admitir que um jogador de meio campo, capitão de equipa desista dos lances quando os perde e na grande maioria das vezes não se dê ao trabalho de ajudar a equipa a defender. Enquanto não corrigir esta falha, sou dos que dizem que ele não tem lugar!
    Iva Cavaleiro: o potencial está todo lá. joga sempre a todo gás. agora só tem que amadurecer um pouco e neste caso concordo que poderia/deveria ser integrado paulatinamente, nem que seja para jogar segundas partes dos jogos da taça da liga
    Esta é a minha opinião..

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking