O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Que destino dar a Rui Costa e ao departamento de futebol?

. 40 comentários



Este tem sido o semblante de Rui Costa nas últimas 2 temporadas.


Rui Costa é alguém que já demonstrou a sua capacidade como responsável desportivo na época de Quique Flores e na primeira época de Jorge Jesus. Que na coordenação do departamento de futebol, quer nas contratações efectuadas.

O esvaziamento do seu papel e a prateleira em que foi arrumado deixou o universo benfiquista algo surpreso, em especial depois de ter sido apontado tantas vezes como o delfim e sucesso de Luis Filipe Vieira. 

Esteve na Comissão de Honra de Vieira, mas entrou e saiu mudo, tendo abandonado a sala logo que Vieira terminou o seu discurso desse dia.

A Benfica SAD vai sofrer alterações, fruto das eleições e de opções do presidente.

Que papel terá Rui Costa? 
Continuará encostado e em silêncio, votado a um papel menor como ir ver os sorteios?
Irá Vieira deixar cair Rui Costa?
Quem ficará com a pasta do futebol, o cerne do clube?

Perguntas que precisam de respostas.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

40 comentários

  1. Rui Costa é apenas um peça menor na engrenagem da SAD e do futebol. É um "esbirro" que só está na Luz para que Vieira colher a popularidade do Maestro, legitimando-se junto dos adeptos! Quantas vezes já li gente a dizer que se "Rui Costa apoia Vieira ele só pode ser o melhor presidente." E Rui, encostado que está, deixa-se estar por ali, a dar a cara em sorteios e outras coisas menores! Um homem com experiência no meio europeu e ultrapassado por gente sem experiência na alta roda, que apenas são "ciganos" de circunstância...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma análise curta mas que a meu ver está perto da realidade.

      Eliminar
    2. A meu ver o que é criticado sistematicamente não são as funções de Rui Costa pois estas são raramente referidas nas criticas ou então apenas parcialmente e de forma jocosa.
      O que criticam e gostariam de ver alterada é a exposição publica do Rui, adoravam que ele em vez de duas vezes por ano ou pouco mais, vos concedesse declarações quinzenais, assim poderiam exercer a critica "mordaz" com maior frequência e manchar também o seu nome com um maior leque de argumentos falaciosos.
      Temos pena!

      Eliminar
    3. Fernando, se não sabe do que fala, não comente. Se não quer discutir seriamente o assuntos e apenas quer vir para aqui inventar argumentos como esse das entrevistas, não comente.

      Se quer contribuir para a discussão do dia a dia do Benfica, mesmo que o tópico não lhe agrade, por favor comente sempre.

      Eliminar
    4. Acha mesmo que é inventado o argumento de que a exposição publica de Rui Costa foi extinguida para preservar o "Maestro" dos ataques dos Anti-benfica e Anti-vieira?
      Eu não, estou convicto do que escrevo.

      Eliminar
  2. Se calhar ele gosta do papel que tem, seja ele qual for, pois apoiou o Vieira... Será que estará assim tanto na prateleira como muitos pensam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sabemos que o autor fala no âmbito da especulação. Mas como observadores atentos, rapidamente percebemos que Rui ñ tem muito peso. Basta ver as declarações dos interlocutores com quem o SLB negoceia para percebermos que o Maestro ñ é tido nem achado! Nos "bastidores"? Hummm, não me parece também! Então em q?

      Eliminar
    2. Simões, ele não acompanha a equipa, não está no banco, quase sempre isolado a ver os jogos...não me parece que possa ter nenhum papel importante quer nas decisões quer na estrutura.

      Será que o papel de que ele gosta é aquele do fim do mês?

      Eliminar
  3. Águia Suiça31/10/12 16:57

    Se o Rui Costa gosta de fazer o trabalho que faz sem fazer ondas quem somos nós para contrariar , se ele gosta assim nada a fazer há que respeitar porque só ele sabe a posição que ocupa no Benfica, deixamos-nos de criar casos aonde eles não existem penso que haverá assuntos mais importantes para debater .
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Suíça, imagina que tens um Ferrari e apenas o usas para ir ao supermercado no fim da tua rua. O Rui Costa num papel subalterno, afastado do plantel e das decisões, é uma péssima gestão de activos.

      Repara nos resultados desde que no fim da primeira época de JJ, o Rui foi afastado.

      O futebol é muito importante e saber o que vai mudar numa estrutura que apenas venceu 2 campeonatos em 11 anos interessa.

      Eliminar
  4. Tenho para mim que o afastamento do RC se deve a uma imposição do JJ, pois este não suporta ninguém perto dele que lhe retire protagonismo.Como o LFV não pretende perder o RC e não tem dinheiro para indemnizar o JJ, tem vindo a fazer um jogo de cintura para segurar o RC, pois sabe perfeitamente que o treinador vai de vela, se não ganhar o campeonato.RC não considera o JJ, e só uma questão de tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo...boa hipótese essa. Será que há uma clivagem entre o Rui e o JJ?

      Eliminar
    2. Estou ansioso pelo fim da época, para saber se é a verdade, pois ficaria muito triste se assim não fosse...

      Eu sei que nem sempre a vida é fácil, que as vezes nos prega partidas, mas a um ídolo, isso não acontece porque pertence a uma categoria à parte...

      Eliminar
  5. Se considerarmos que o Rui é um homem inteligente, o que acho que é consensual, temos que aceitar o seu papel dentro do BENFICA porque afinal é o que ele quer, assim sendo está a fazer o que gosta no clube que gosta.
    Não sei porque temos de nos preocupar com a vida dos outros!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz respeito ao Benfica, e diz respeito aos sócios. Será o que ele quer ou o que lhe permitem ser?

      Eliminar

    2. aos '83,02%' de sócios que votaram Vieira...


      digo-lhes que não se preocupem...

      com a 'saída em Janeiro' desta lenda do futebol...

      nem se em 2013 o Porto for Tri-Campeão Nacional...

      e ficar a apenas 5 Campeonatos do Benfica...

      que é uma coisinha que se resolve até 2020...

      num instantinho...

      seja com o Fernando Gomes a Presidente da Federação..

      ou até o Adelino Caldeira...

      ou o Rui Moreira...

      sempre apoiados pelo Presidente Vieira...

      que recebeu 83,02 de votos dos benfiquistas..

      que no fundo também apoiam o Fernando Gomes...

      e o grande desígnio de em 2020...

      a Corrupção ter tantos Campeonatos como o Benfica...

      não há razões portanto para preocupações...

      porque em 2013 vem aí a Rádio do Benfica!

      e quando o Porto for Tetra-Campeão...

      virão as Cozinhas do Benfica!

      e quando o Porto for Penta-Campeão de novo...

      teremos a BenficaNotícias!

      etc...etc...etc...

      como o fantasma Vale e Azevedo ainda paira na Luz...

      para os benfiquistas GANHAR não é o mais importante...

      e ver em 2020....

      o Porto com tantos Campeonatos como o Benfica...

      o que é importante hoje em dia...

      para os 83,02% que votaram Vieira...

      é o Benfica ter as 'contas disto' pagas!


      http://colunadaguiasgloriosas.blogspot.pt/2012/10/aos-8302-de-socios-que-votaram-vieira.html

      Eliminar
  6. Águia Preocupada31/10/12 17:37

    Rui Costa serviu nas eleições de 2009 como isco, como rebuçado para a ajudar e até mesmo garantir a vitória a Vieira!
    Passado algum tempo e porque brilhava mais que o Rei, este tirou-lhe o tapete. E Rui comeu e calou!
    Nestas eleições, e porque já tinha matado Rui Costa, socorreu-se de outro trunfo, quiçá muito poderoso, mas muito, mesmo muito mais perigoso para o Rei até porque menos benfiquista.
    Caberá agora ao Rei, saber conviver com as situações que criou (que a meu ver serão muito negativas quer para ele, o que pouco me importa, mas sobretudo para o Benfica e isso sim preocupa-me muito) e saber como se costuma dizer: "Dar uma no cravo e outra na ferradura" ou "Viver com Deus e com o diabo"!
    Terá que ser o rei a descalçar a bota, pois já se viu que Rui Costa não dará abebias e a meu ver faz ele muito bem! E a bota não é fácil, pois correr com ele não se afigura tarefa fácil atentendo aos créditos que (ainda) possui entre os sócios e adeptos!
    Aguardemos pois pelos novos episódios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que teremos novidades brevemente...

      Eliminar
    2. Também eu acho que as definições se aproximam, o Rui é um activo fantástico pela sua influencia, pelo seu conhecimento do futebol.

      Eliminar
  7. Olhando para o Rui Costa e vendo o lagarto Carraça é de pensar. Ao Carraça vai-se juntar o Alipio Matos, outro bardamerda agora repescado, a primeira medida tomada pelo "quero, posso e mando"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Alípio Matos não presta? Não tenho essa ideia dele.

      Eliminar
    2. Shadows depois das figuras que o Alípio fez há uns anos contra nos jogos contra o Benfica, é incrível que agora entre deste maneira

      Eliminar
  8. O Rui Costa não sai porque está cómodo com um dos maiores salários de dirigentes do futebol português ( segundo Ruizinho do Sporting que fala na SicN)e a vida custa a todos, eu pessoalmente penso que como director desportivo tinha algo oferecer a equipa que nota-se que falha em algumas situações (devido a arrogância de JJ)ou infantilidade dos jogadores, o caso Luisão é um caso que se o Rui estive-se no banco acredito que o caso seria diferente, foi afastado derivado as falhas de escolha que teve (época Quique) e rematado por JJ.
    O Vieira replica que é o chefe da divisão de "scouting" e que tem feito esse enorme trabalho de descobrir novas pérolas para o DEUS da táctica Valorize, ele não refilou deve estar satisfeito.
    Termino talvez até em contradição com a minha primeira frase, não incomoda o RC estar no Benfica sem estar visível pois tenho em mente que dentro de algum tempo terá o perfil indicado para outros voos dentro do clube( claro com outro presidente).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a pouco tempo...daqui a 4 anos ou quando LFV deixar a cadeira a JEM?

      Eliminar
  9. Custa-me muito ter que admitir, mas o papel do Rui no SLB é receber o vencimento no fim do mês.
    alguém tem dúvidas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que queremos descobrir. Até porque é um vencimento...cómodo para estar encostado.

      Eliminar
  10. Mas porque há de aparecer Rui Costa?

    É preciso aparecer para mostrar trabalho?

    O Rui Costa tem 5 anos e não se consegue expressar?

    Já foi dito que Rui Costa lidera o departamento de prospecção e a realidade é que cada vez se erra menos nas contratações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandaia, não brinques com a tropa. Alguém acredita nisso? O Rui Costa está excluído das grandes e pequenas decisões do futebol. Resta saber o porquê e o até quando.

      Eliminar
  11. I Have a Name Boy31/10/12 20:48

    O Presidente disse qual é o papel actual do Rui Costa no Benfica. Se preferem não acreditar ou fingir não ouvir, não quer dizer que não se saiba.
    É o director do departamento de prospecção.
    O que vai ser no futuro?
    Ou continuar a dirigir o departamento de prospecção, o que não é tarefa de pouca importância, ou outra tarefa qualquer em que se sinta válido dentro das suas capacidades. Ser benfiquista não é por si competência suficiente para se desempenhar cargos de relevo na estrutura do futebol.

    E agora especulando, parece-me que o que não vai ser de certeza é director desportivo enquanto o JJ for treinador do clube. Nem ele nem ninguém. Estar lá o Carraça ou um calhau com olhos é igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comento o teu último parágrafo. Tem JJ competência para tanta autonomia?

      Eliminar
    2. I Have a Name Boy1/11/12 08:46

      Na minha opinião nem para ser azeiteiro numa aldeia de província quanto mais.

      Eliminar
  12. O salário do RC é muito menor que o DSO ou que o PdC, até mesmo o despedido Duque ganhava mais. Não deixa de ser um bom salário, mas a partir do momento em que acedeu a participar na comissão do Vieira, aceitou a manutenção do estatuto e funções, sejam elas quais forem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E lá vamos perdendo um tipo que percebe de futebol, enquanto temos um azeiteiro como o JJ a decidir tudo, em vez de se cingir a treinar e ganhar jogos.

      Eliminar
    2. AZEITEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      As eleições já lá vão, vamos agora remar todos para o mesmo lado ou então quem não quiser ajudar que abandone o barco.

      Eliminar
    3. Mafarrico: o que têm as eleições a ver com isto?!

      O meu remar passa por pagar quotas, redpass e mais uns gastos. E puxar pela equipa no estádio. O resto tem que ser quem lá está dentro. Ou sou eu que ganho 333.000 euros/mês? Não sou.

      Eliminar
  13. Caros;

    Em primeiro lugar uma boa noite a todos e uma especial saudação a quem consegue manter este blog(quanto a mim já a merecer passagem a site) ao longo dos anos. De longe, a referência em matéria de Benfica na blogosfera.
    À luz que a distância me permite creio que Rui Costa e Jorge Jesus têm visões muito parecidas para o futebol do Benfica, mas perfis muito diferentes e que resvalam para aquilo que JJ, concordando com RC, entende que deve ser feito, e para aquilo que RC, entendendo a posição de JJ, entende que deve ser o caminho futuro do SLB.
    Recuando um pouco no tempo, convêm recordar os encontros frequentes na Amadora. Todos se lembram que RC, ainda jogador, se cruzava com JJ na Amadora a ver jogos do Estrela. Situação, aliás, documentada em fotos de jornal na época. Amena cavaqueira e jogo do Estrela para ver no camarote. Portanto, clivagem entre ambos não creio.
    RC terminou(ou apressou) final de carreira e escolheu Quique. Não resultou desportivamente mas foi a base do ano seguinte. Foi o tal trabalho invisível de Quique, que muitos gozaram, com a Benfica Lab que permitiu a Di, David Luiz, Aimar, ganharem físico, etc, e explodirem já com JJ. Contratações de RC e escolha de treinador do mesmo RC. Creio que o trabalho foi exemplar. Mas quem colheu o frutos foi JJ, uma escolha do presidente. RC chegou a ter formação, prospecção, fut.sénior, modalidades, etc. Tudo mas tudo. Para uma pessoa só é muito. Dá bagagem futura mas é muito.
    Paralelamente a isto, o sistema começa a montar a campanha com inúmeros problemas em campo, castigos, etc. Na vida profissional era raro o dia que o CM não vinha com notícias. E tudo isto levou, creio, a um preservar da imagem. Para não desgastar futuramente, está preservada a imagem. Ninguém pega no Benfica por causa do RC. Estamos salvaguardados. Têm que arranjar outras armas de arremesso ao clube.
    Entendo que o RC está a circular em todas as áreas para ter um conhecimento exacto daquilo que é o clube. Cada ano aprende um pouco mais. Até estar totalmente preparado para assumir. Este treinador estará longe de ser eterno e as coisas começarão a fluir normalmente com um treinador com perfil formativo e que dê seguimento ao que se pretende. RC será o das escolhas cirúrgicas fora do contexto nacional. Para já acho que fica como está. Deixo só uma nota final para os efusivos abraços do nosso presidente ao Humberto no pós discurso final. Pode indiciar algo.
    Uma saudação a todos de alguém muito mas muito distante da realidade. Comecem a pensar em passar a site, já merecemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário profundo e pelas palavras elogiosas ao blogue.

      Eliminar
  14. Não durmo!1/11/12 11:46

    Rui Costa, 19.045,00€
    Domingos Soares Oliveira, 16.485,28€

    ResponderEliminar
  15. Porque é que o Rui Costa tem que ter um papel mais importante do que tem agora?

    O que vos leva a crer que ele é uma mais valia num papel mais importante? Ou será num papel com maior visibilidade?

    O clube de contumil não devia ser usado como exemplo, mas para além do p. da bosta a falar na tv ou a ter protagonismo, vocês conhecem mais algum cabeçudo (e respetivas funções) na estrutura do futebol?

    O sá pintas também foi um jogador emblemático no clube dos viscondes. Tentou dar 1 passo maior de que a perna e teve os resultados que todos conhecemos.

    Não faço nenhum juízo de valor relativamente ao trabalho do Rui Costa. Não o conheço.
    Sei que foi um jogador fenomenal de futebol e é um simbolo do nosso clube. A partir daí, parece-me que tudo o que se disser relativamente a outras funções são só palpites...

    ResponderEliminar
  16. NUNCA NINGUEN OUVIO O RC A APOIAR O PRESIDENTE

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking