O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Eu voto LFV

. 72 comentários
Aqui há uns tempos o NGB lançou o desafio de comentarmos 4 questões no sentido de clarificarmos o as razões que nos conduziam a escolher um Presidente. Como reconheço o NGB como um espaço deveras interessante de pluralidade decidi - em contra-ciclo com os post's que aqui têm sido publicados - responder a essas perguntas, justificando, dessa forma, o meu voto em Luís Filipe Vieira. 

O que o vai fazer a si, sócio do Benfica, decidir?

Decidi votar em Luís Filipe Vieira porque confio no trabalho que realizou até aqui e acredito na sua capacidade de corrigir erros que foram sendo cometidos ao longo do percurso. O Benfica tem conseguido, ao longo da última década, reestruturar-se e ganhar força e acho que uma mudança de líder nesta altura seria o pior que nos podia ter acontecido. Todos sabemos que este tinha sido prometido como o mandato do sucesso desportivo e, como tal, é óbvio que queria ter ganho mais. Vencemos 1 campeonato, 3 taças da liga e conseguimos 3 apuramentos para a champions. Vencemos inúmeros títulos nas modalidades, mas isto não chega. Eu sinto isso, tu que estás a ler sente isto e o Presidente também o sente - talvez melhor que ninguém. 

Contudo, acho que o Benfica de hoje - particularmente depois da tríade Vieira, Rui Costa & Jesus - é muito mais competitivo e está muito mais próximo de ganhar consecutivamente. Fomos campeões a jogar um futebol de topo, atingimos os quartos de final da champions tendo caído aos pés do campeão Europeu (e de forma injusta) e chegamos a meia-final da Liga Europa. O 2º lugar para os Benfiquistas é o primeiro dos últimos e os títulos em catadupa nas modalidades não servem em tempo de eleições e parece que só têm sentido quando o futebol também ganha. É bom que no Benfica haja este sentimento, mas se hoje pensamos assim devemos isso a Vieira que nos devolveu a competitividade e títulos (mesmo que poucos) 11 anos depois. 

Para além das questões desportivas existe um trabalho institucional e financeiro que devolveu credibilidade ao Benfica e, na minha modesta opinião, era muito difícil alguém ter feito melhor. O Benfica - por mais ficção que se promova à volta das suas contas - não tem salários em atraso, não fecha modalidades e nem vê os seus prémios da UEFA retidos. O Benfica foi o único clube Português a integrar o projeto-piloto do fair play financeiro e isso demonstra a transparência das contas. Mais, os encaixes das transferências de Witsel e Javi, aliados à renegociação dos patrocínios das camisolas e dos direitos televisivos vão permitir uma discussão completamente diferença em exercícios futuros. E, por tudo isto, só faz sentido que seja Vieira a continuar esse trabalho. Ou acham que era possível fazer bons negócios sem ter existido o trabalho de reestruturação que foi feito?

Que pontos acha essenciais para apoiar o candidato A ou B? O que espera ouvir de cada um deles?

Para mim os pontos essenciais na candidatura de Vieira teriam de passar por aspectos muitos simples e que já os vi manifestados, publicamente, pelo Presidente:

- Ser capaz de assumir alguns erros de gestão no futebol e aprender com eles;
- Apostar de forma consistente na integração de jogadores da formação na equipa principal;
- Explorar todas as possibilidade existentes para a questão dos direitos televisivos permitindo ao Benfica não só um bom negócio, mas também encontrar um parceiro comprometido com o sucesso do Benfica;
- Motivação para ganhar mais, que entenda como missão "devolver" aos sócios o que é seu por direito: a hegemonia do futebol Português.

(Não tenho dúvidas - por isso é que defenderei a sua eleição - que estes princípios estão presentes no novo ciclo de Luís Filipe Vieira)

De um candidato da oposição esperava arrojo e inovação. Esperava que fosse capaz de traduzir em projetos e ações práticas as críticas que galvanizaram a sua candidatura. Mesmo que pensasse coisas distintas do que penso, elogiaria um manancial de ideias concretas que nos permitisse contrastar com aquilo que este Presidente tem feito. Nunca esperaria de um candidato da oposição uma revisão de feitos de LFV e uma mão cheia de nada para o futuro...

O que espera do próximo Presidente do Benfica?

Partindo do princípio que deu origem a este post (justificar e argumentar o meu apoio a LFV) o que espero do actual/futuro Presidente do Benfica é, alicerçado em tudo (infra-estruturas, credibilidade institucional, projeto desportivo) o que construiu até agora, ganhar, ganhar, ganhar! 

Mais, mais do que ganhar, quero ser primeiro. Primeiro no futebol, primeiro nas modalidades, primeiro nos contratos publicitários, primeiro nas receitas com os direitos televisivos, primeiro em nº de espectadores no Estádio, primeiro na formação de futebol, primeiro na formação de todas as modalidades, primeiro na luta pela verdade desportiva. E quando não for primeiro, quero ser o melhor...

Acredito que LFV é o homem certo para atingir estes objectivos. 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

72 comentários

  1. Não concordo. Afinal ele nem devia poder candidatar-se.

    ResponderEliminar
  2. ó Tiago,
    desculpa lá, mas tens exactamente o mesmo discurso dos corruptos e dos lagartos que defendem LFV. Para mim, a recusa de Vieira em debater o Benfica com os benfiquistas, é algo que nunca esperei ser possível em 2012! E o pior é todos acharem isso normal. Imaginem se fosse o Vale Azevedo a recusar o debate.. Qual seria a reacção da família benfiquista?
    Se numa eleição para a presidência do clube, LFV (ou outro qualquer) não sente que tem a obrigação de debater, esclarecer, prestar contas.. aos sócios e adeptos, então meus caros amigos, o Benfica está ferido de morte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gui, uma coisa concordo contigo acho que era importante os nossos dirigentes - não só o Presidente - abrirem-se ao sócios, conversar com eles e explicar decisões. Tal como nas empresas, cada vez mais deve haver uma aproximação entre o topo da pirâmide e a base.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Entre um empresário e um advogado o que se deve escolher ? Conhecem algum advogado que tenha feito algo de bom para o povo ? Na justiça e na Assembleia são a maioria e é o que se vê. Justiça é só para os ricos e a assembleia defende tudo menos os interesses de quem trabalha. Basta de advogados, já bastou o Vale. Eu voto LFV, porque ser empresário em Portugal é preciso ser quase um heroi.
    Saudações Benfiquistas
    A Neto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Neto, esse discurso do empresário coitadinho e do colarinho branco malandro já não pega.
      Há gente boa e má em todo o lado.

      Votar num candidato tem que ser pelo seu projecto.

      Eliminar
    2. Não acho que devamos ir por aí, concordo com o Shadows. Ainda por cima o Rangel é Juiz, não advogado. Mas quer dizer, nem o Vieira é um representante dos empresários nem o Rangel da justiça Portuguesa - coitados de ambos :)

      Eliminar
    3. Então e qual é o projeto do Luis Filipe Vieira (aparte de afundar financeiramente o clube como tem vindo a fazer)?

      Eliminar
  4. O autor do texto diz que Vieira é o homem certo para atingir estes objectivos, que enunciou no corpo do texto.

    Ao fim de vários mandatos, um como gestor de futebol onde se notabilizou a fazer negócios consigo próprio, gestor do Benfica, presidente do Alverca, e a desfazer a já de si ténue situação económica que Vale e Azevedo tinha deixado (que por sua vez era substancialmente melhor do que a que Damásio lhe deixara), depois disso Vieira teve já 3 mandatos de tranquilidade, sem grande oposição mediática. Ao todo estamos a falar de 11 anos.

    O que é que o homem certo alcançou? Uma divida bancária superior a 255 milhões de euros, prejuízos de gestão superiores aos de Vale e Azevedo, mas que já justificaram o aspirar de património do Clube, como seja a Benfica Estádio. A falência técnica continua, mas agora os amigos dos jornais lembram que no primeiro trimestre quando entrarem as vendas de Witsel e Javi que isso reverte. Esquecem de dizer que há também as compras de Lima e Sálvio, menores é certo, mas ainda são 20 milhões (contando com a arraia miuda, tipo Luisinho, Michel, etc.). Mas alguns benfiquistas burros e pedantes, acreditam, porque mais do que tudo o que lhes importa é no que ACREDITAM. E acreditam em Vieira. Porquê? Não sabem racionalmente, não sabem explicar.

    De facto eu digo-te: ele é o homem certo! para nos continuar a FODER e a FODER o clube ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eagle, existem muitas pessoas que mesmo não gostando de Vieira - mas compreendendo a complexidade das contas de um clube - desmistificaram aquilo que o correio da manhã andou a criar ( o monstro dos 500 milhões de passivo) e que depois foi obrigado a desmentir.

      o Benfica tem um passivo enorme, pessoalmente, e como pessoa de centro direita não gosto de dívidas, não acho que elas são para gerir, acho que são para pagar.

      Contudo, o benfica investiu forte na sua reestruturação, daí a divida, todavia os encaixes das vendas que referi, assim como a renogocaiação dos contratos de patrocinio direitos de televisão e da marca de equipamentos nos próximos 2 anos podem mudar muita coisa.

      um abraço

      Eliminar
  5. este texto vem trazer descrédito a este blog... afinal este texto é escrito nao por um benfiquista mas simplesmente por um apoiante pura e simplesmente do senhor LFV.
    Claro que todos têm direito a sua opiniao, mas esta deve ser dada nos sitios certos... DIZER QUE está contente com o trabalho realizado até agora por LFV é o mesmo que dizer que está contente com a falta de titulos e da falta de responsabilidade na gestao desportiva... isto de dizer quie quer ser primeiro até nos direitos televisivos mostra que nao está a par das noticias que vão saindo e no que ira acontecer ao benfica!!!

    SE VIEIRA FICAR MEUS AMIGOS A GENTE SERÁ segundos ou terceiros em tudo o que possam imaginar menos no que ele nao ponha a mão...

    Fico satisfeito que a votação que esta a ocorrer neste blog vá contra este texto e mentalidades de resignaçao e contentamento com o mau trabalho de vieira...

    andre. saudaçoes benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fogo, andré, é assustador ler o teu comentário...
      Eu aceitei o convite do NGB e continuo aqui porque o seu "líder" sempre defendeu a pluralidade de ideias, é muito estranho ver alguém defender que quem pensa diferente deve ir para outro lado...

      Mafarrico, obrigado pelas palavras e acho que a ideia é podermos discutir as coisas, as ideias, as opiniões mas como se verá nesta caixa de comentários não é bem disso que vamos falar.

      um abraço

      Eliminar
    2. tiago, como disse cada um tem direito a sua opiniao... se calhar errei ao dizer que nao puderia estar aqui!!! tudo bem... e peço desculpas por isso.
      agora sinto que um benfiquista nao olha para este 10 anos de vieira e se diz satisfeito... isso para mim nao é um benfiqista mas sim alguem que nao é mais que por exemplo! GILHERME AGUIAR, que ja veio dizer que acha que vieira devia continuar!!! ORA UM PORTISTA dos mais nojentos que há A DIZER ISTO SO PODE SIGNIFICAR UMA COISA... quapoiar vieria é uma garantia de titulos e bons resultdos para o seu clube...

      MAFFARRICO acho que devias tar calado e comentar o texto dando a tua opiniao e nao vires para aqui dar a opiniao do que eu deva ou nao fazer

      saudaçoes benfiquistas andre

      Eliminar
  6. Sim...12 anos de Vieira mostram claramente que ganhar é com ele. Ui...é só ganhar!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que eu disse é que todos ficamos desiludidos por termos ganho pouco nestes últimos 3 anos, mas que parte da nossa exigência de resultados se deve ao trabalho dele...

      Eliminar
    2. Tiago, a exigência vem de sermos do Benfica.

      Eliminar
    3. "parte da nossa exigência de resultados se deve ao trabalho dele" - Eu diria antes que devido ao trabalho dele a exigência benfiquista está por níveis tão baixos como nunca antes se viu.

      Eliminar
  7. O pior é que Rangel tambem está ligado ao FCPorto e muitos esquecem-se disso!O procsso apito dourado esteve nas suas mãos
    Depois está rodeado de Benfiquistas que não são tão melhores que aqueles de que Vieira está!Ribeiro e Castro,João Carvalho!
    E agora adoptaram a tactica de tudo que corre mal,a culpa é do Vieira!Caso No Name foi o vieira que fez queixinhas e jogo sujo,exitem Bloggers que se sentem perseguidos(assim como por apoiar o outro) por apoiarem esse sr!Os que expressam a sua opinião publicamente foram pagos para isso,etc!Isto ainda vai no inicio e eu já estou farto!
    Vasco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou por aí. O Juiz Rangel deve ser julgado pelas suas ideias, projectos e propostas para o Benfica, tudo o resto é lateral. Não quero saber de nada da vida dele e se ele fôr presidente do Benfica espero que não façam o mesmo que se faz com Vieira onde, à boleia de ideias opositoras, se dão trunfos aos adversários difamando o presidente e insinuando negociatas...

      abraço

      Eliminar
    2. O processo Apito Dourado esteve foi nas mãos na sobrinha do Poncio Monteiro. Não inventes Vasco.

      Eliminar
  8. ... " Mas alguns benfiquistas burros e pedantes,"....

    Mas será que os tais benfiquistas burros e pedantes não tem o direito de expressarem livremente as suas convicções, ou será que existe algum impedimento expresso nalgum artigo nos Estatutos que eu não li?

    Algumas mentes brilhantes que tanto reclamam contra o unanimismo e o voto de sentido único,assim como da politica seguidista das casas do benfica, já se dão ao luxo de apelidar de burros e pedantes quem pensa de modo diferente?

    Será que é esta a democracia quem pretendem implementar, ou será que é do tipo...

    " Democracia é quando eu mando em ti, ditadura é quando tu mandas em mim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. revejo-me no que escreveste e limito-me a reproduzir:

      Democracia é quando eu mando em ti, ditadura é quando tu mandas em mim! - é assim que pensa em muita da blogosfera Benfiquista

      um abraço

      Eliminar
  9. Fernando Arriaga17/10/12 21:38

    Finalmente um post aqui para ler todo até ao fim! Muito bem, Sr.Tiago, muito bem mesmo. Diria mais: uma verdadeira lição para dentro de portas. Uma lição de Benfiquismo acima de tudo, de quem sabe como deve actuar um Benfiquista num blogue. Todas as questões respondidas não permitem sequer uma contra argumentação que seja válida. Está lá tudo: inconformismo mas consciência do que foi feito, respeito pela história do Clube mas ciente do período que vivemos, confiar que se vão corrigir os erros do passado e esperança no que aí vem.
    Este post leva-me a uma pergunta: porque escreve tão pouco, Sr.Tiago?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Arriaga, nada disso, o Tiago, escreve muito, e sobretudo bem, aliás, convido-te a ler o que escreveu a 14 de Junho de 2012, mas eis que passados 3 meses e "pico", eis um flik, flak...Não é de admirar o Moniz e o Varandas fizeram o mesmo.

      Arriaga, faça o favor de ler e tire conclusões, o Tiago já não é Benfiquista, mas é sim do Sport Lisboa e Vieira.

      http://benficadependente.blogspot.pt/2012/06/tiago-pinto-ag-benfica-14-de-junho-2012.html

      José Vinhas

      Eliminar
    2. Fernando, escrevo apenas quando acho necessário e porque tenho o meu próprio blog: benficadependente. Para além disso levo isto um pouso a sério, gosto de ler todos os comentários e comentar, respeitar as pessoas e isso dá trabalho :) Mas não, não há qualquer censura do NGB, pelo contrário...

      Quanto ao Sr. josé Vinhas a minha pergunta é simples: leu bem este post? do início ao fim?

      Tenho muito orgulho da minha intervenção, que me representa a mim e representa alguém que pensa pela sua cabeça, tem coragem e fica esclarecido quando lhe dão informação que não tinha.

      E, mais, não tem qualquer problema em admitir o que faz, isso distingue-me de muita gente.

      Se você quisesse ser mais sério na abordagem teria lido mais do meu blog, antes e depois desse acontecimento e veria que esses fliks flaks não são bem como diz...

      Eliminar
  10. "O que espera do próximo Presidente do Benfica?

    Partindo do princípio que deu origem a este post (justificar e argumentar o meu apoio a LFV) o que espero do actual/futuro Presidente do Benfica é, alicerçado em tudo (infra-estruturas, credibilidade institucional, projeto desportivo) o que construiu até agora, ganhar, ganhar, ganhar!

    Mais, mais do que ganhar, quero ser primeiro. Primeiro no futebol, primeiro nas modalidades, primeiro nos contratos publicitários, primeiro nas receitas com os direitos televisivos, primeiro em nº de espectadores no Estádio, primeiro na formação de futebol, primeiro na formação de todas as modalidades, primeiro na luta pela verdade desportiva. E quando não for primeiro, quero ser o melhor...

    Acredito que LFV é o homem certo para atingir estes objectivos."

    Realmente tens razão, estamos em primeiríssimo também como o clube com o maior passivo da história do desporto nacional e penso que vai ser dificil alguém bater esse record nos próximos 1000 anos!
    Estos em primeiro á 11 anos e isso vê-se nestes últimos campeonatos ganhos nos museus, nos 95 jogadores comprados em que 85% dos mesmos é aproveitado, vê-se também na mágnifica massa de jogadores nacionais que jogam no Benfica, vê-se também que num clube que enche a boca que combate a currupção e é o primeiro a dar uma "mãozinha" á mesma, etc...vou criar um grupo no Facebook a pedir ao LFV que pare de ganhar titulos em portugal e no estrangeiro porque parece mal eu estar todo contente e Portugal andar triste (já me chamam mimnistro vejam só) a minha familia diz que por andar assim para deixar as drogas...
    Tiago Pinto quero que escrevas aqui daqui a uns anos quando te pedirem uma "operação coração"! Havendo dinheiro meu amigo toda a gente faz casa e compra carro bom, os bancos emprestam (emprestavam)! Agora assistimos ao discurso do poupar e que até pode sacrificar a competividade da equipa, quer ele dizer que acabou os empréstimos para comprar Witsels, Salvios, Olá Johns, Enzo perez, 6 jogadores urugaios para renovação do Maxi, enfim...quando existem benfiquistas que preferem infrastuturas (não querendo dizer que não são importantes, mas sim não prioritárias) que não têem retorno financeiro a títulos, ta tudo explicado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, como poderás ver ao longo do tempo assumo tudo o que escrevo e faço e, sendo assim, marcamos encontro para daqui a uns anos, espero que tenhas tanta abertura de espirito como eu para assumir erros...

      Eliminar
    2. Claro que tenho, como tu votei em LFV apenas no primeiro mandato pois no segundo por motivos pessoais foi-me impossivel votar, no ultimo votei LFV por acreditar não num projeto, pois não havia como hoje também não, mas por numa lógica de continuidade das pessoas (fui ingénuo)!
      Dizes ter respostas para parte das tuas perguntas por parte de Vieira, era muito esclarecedor para ti como benfiquista que aqui ou no teu blog como prometes-te, partilhares parte delas para não a mim que já não sou sócio mas por exemplo meu pai com 50 votos, meus 2 primos com 25 votos e o meu padrinho com 25 votos que não têem acesso á internet poderia explicar de modo a mudar o voto! Se pões uma tomada de possição destas aqui no blog deves explicar com base nas respostas que tiveste não de uma forma resumida a um sentimento de esperança!

      Eliminar
  11. superaguia190417/10/12 21:59

    Estou estupefacto como foi autorizada a publicação deste texto neste blogue.

    O meu aplauso para o autor deste texto, com o qual estou de acordo na íntegra, e para os administradores do NGB.

    E pluribus unum!




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser q entendam de vez que nao somos partidários de pessoas ou lideres....

      Eliminar
    2. Principalmente da parte do GeracaoBenfica sempre senti apoio total para escrever o que me apetecesse. Acho que só do confronto de ideias é que se chega a algum lado...

      um abraço

      Eliminar
  12. Caros sócios,

    Leiam atentamente a intervenção do autor deste artigo ou intenção de voto, na Assembleia Geral do SL Benfica, a 14 de Junho de 2012 (coisa com 3/4 meses, e irão ver esta "viragem" de 720º), eu diria que este mesmo artigo (será o caso? Duvido) é um hino à "coerência", à "verticalidade" e "integridade"

    http://benficadependente.blogspot.pt/2012/06/tiago-pinto-ag-benfica-14-de-junho-2012.html

    José Vinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A propósito do seu juizo dos valores do Tiago Pinto, seria interessante que ponderasse no seguinte:

      1- Segundo Confúcio, " Só os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.

      2- Segundo o Passos Coelho " Só os estúpidos é que não mudam "

      3- Segundo Michel Montaigne, " Só os loucos tem certezas e não mudam de opinião "

      Se acha que as opiniões do Tiago carecem de suscentabilidade, de-nos a sua conhecer a sua douta opinião !

      Eliminar
    2. Amigo José Vinhas, pelos vistos já leu tudo o que lhe pedi e conclui que a minha volta foi de 720, logo voltei ao principio duas vezes, exactamente as vezes que votei em Vieira antes desta :)

      Obrigado MC, revejo-me, mais uma vez, no que escreveu.

      Eliminar
    3. Cá para mim já arranjou um tacho no Benfica este tiago pinto. Pra dar esta volta...

      Eliminar
    4. MC,

      Faltará o ponto 4 - Para se ter sucesso, não basta ser estúpido, é preciso também ter boas maneiras e algum talento. E fundido os seus pontos 1, 2 e 3, acrescentaria que os sábios pensam sem certezas, mas respeito muito os idiotas, porque atacam de surpresa...

      Mas, volto ao tema que me lvou a opniar. Coerência é? Ligação, conexão, de um conjunto de idéias ou de fatos, formando um todo lógico.

      A questão que aqui coloco, está literalmente desligada de projectos, de Rangelismos ou Vieirismos. Apenas questiono INCONGRUÊNCIAS, isto é, 2 textos escritos pela mesma pessoa (Tiago Pinto), escritos num intervalo de tempo de 3 meses (justamente no defeso), e como na Matemática: Como os pontos são diametralmente opostos...

      Não, não consigo entender, nem conceber que os 2 textos tivessem sido escritos pela mesma pessoa. Não há fenómenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenómenos....

      Saudações Benfiquistas!

      "é gajo para ter sido escrito pelo José Vinhas", deixando a minha homenagem ao Ricardo "Ontem vi-te no Estádio da Luz"

      Eliminar
    5. se estiverem de boa fé basta ver a resposta que dei ao Wessel27, mas como não estão cansei...

      quanto ao tacho, estão errados, é uma panela!

      Eliminar
  13. Sandra Benfiquista Portuense17/10/12 22:04

    Tiago Pinto

    Expressaste de uma forma clara a razão do teu apoio a L.F.Vieira, revejo-me em tudo o que escreveste!

    Só não vê quem quer, neste momento L.F.Vieira é de longe a melhor solução para o Benfica.

    As modalidades quase que não existiam e hoje são o nosso orgulho! No futebol como referes, somos muito mais competitivos e isso não se faz de um dia para o outro.

    Do meu ponto de vista, o trabalho que desenvolveu no Benfica é uma realidade positiva e qualquer benfiquista com consciência deveria reconhecer isso mesmo.

    Com esta oposição e na minha opinião, a reeleição de L.F.Vieira é uma certeza e ainda bem por mais um motivo, eu não quero confirmar o velho provérbio: Atrás de mim virá, quem bom de mim fará!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra,

      Para ser sincero, o Tiago expressou-se bem melhor na AG de 14 de Junho:

      http://benficadependente.blogspot.pt/2012/06/tiago-pinto-ag-benfica-14-de-junho-2012.html

      Abraço do amigo José Vinhas

      Eliminar
    2. Sandra temo que entre nós (eu e os comentadores) exista sempre o José Vinhas, mas isso não impedirá de dizer que deve ter sido o facto de vivermos no porto que nos une no pensamento :)

      Vivendo aqui sentimos muito mais algumas vitórias que tem sido conseguidas

      Eliminar
    3. TIAGO,
      Olha que esta Sandra não é tão Sandra quanto tu pensas...

      Mas enfim ele...opss...desculpa lá Sandra quero dizer ELA, até que dá um belo toque FEMININO a este cantinho.

      Eliminar
    4. Viriato,

      Mas sente-se na blogosfera uma fragrancia bem feminina quando a Sandra por aqui deambula. Mas a Sandra tem aquele discurso mais truculento, mais feroz, na linha do Vice RGS. Coincidentemente, são ambos da mesma cidade, partilham a mesma opinião, e a respectiva redacção, com tantas afinidades e citações e "ex_citações" e afins.

      A experiencia, a capacidade de observação, misturada com alguma perspicácia, vale toda a selva de avisos!

      José Vinhas

      Eliminar
    5. "As modalidades quase que não existiam e hoje são o nosso orgulho"!
      É por isso que João Coutinho, o vice para as modalidades, vai ser corrido para dar lugar aos reconvertidos apoiantes!

      Eliminar
    6. Viriato e Vinhas isto é tudo uma palhaçada. Uma pessoas chega aqui e consegue escrever um comentário sem usar um insulto ms é logo catalogado disto e daquilo apenas porque concordou comigo e, pelos vistos, isso é crime...

      Não há paciência...

      Ramalhete, tenho um enorme respeito por JOão Coutinho, não sei as razões da sua saída,contudo reduzir nele todas as vitórias é um pouco redutor.

      Eliminar
    7. Sandra Benfiquista Portuense18/10/12 11:06

      Tiago

      Realmente, deve ser um factor de união do pensamento!

      Ser benfiquista no Porto é sem dúvida diferente, nem melhor nem pior, apenas diferente! Desde já porque estamos habituados a lidar com alguma gente que faz jogo sujo, logo não é qualquer coisa que nos afecta!

      Nós que aqui vivemos intensamente o Benfica e sofremos imenso quando os desaires acontecem, sentimos e reconhecemos um pouco mais a evolução que se tem registado no Benfica.

      O clube é muito mais respeitado actualmente e sinto que começam a despertar alguns benfiquistas adormecidos, que sentem novamente orgulho em afirmar o seu benfiquismo.

      É mais um factor que se junta para que eu não tenha dúvidas, olhando para o passado, olhando para o presente e olhando para o futuro e perante o que está em “cima da mesa”, não consigo conceber a ideia de elegermos alguém que não seja o presidente que mais trabalhou pelo Benfica nos últimos 18 anos!

      Como já aqui disse, não defendo L.F.Vieira à cega, mas tenho de ser justa com alguém que fez tanto pelo clube e o que falta fazer é inequivocamente, tanto ou mais importante do que aquilo já foi feito!

      VIVA O BENFICA!

      Eliminar
    8. Sandra,

      Retive o ultimo paragrafo, e passo a citar: "...Elegermos alguém que não seja o presidente que mais trabalhou pelo Benfica nos ultimos 18 anos".

      Poderiamos acrescentar a esse paragrafo:

      -LFV é o Presidente do SL e Benfica com maior longevidade no cargo (nas ultimas 4 décadas), 9 anos como presidente, e 3 anos como responsavel para o futebol, isto é, estes 12 anos conferem-lhe um conhecimento do dossier, assim como estabilidade directiva.

      -Eleger um presidente que nesses 12 anos ganhou 2 Campeonatos e 1 Taça de Portugal, será essa a tradição gloriosa do SL e Benfica?

      -Eleger um presidente que nos garantiu o maior passivo de sempre da história do associativismo português?

      -Eleger um presidente, que comparativamente com Borges Coutinho, Fernando Martins, ou João Santos (comparo com os 3 presidentes com maior longevidade no cargo), estes 3 presidentes, ganharam títulos, troféus, prestigio, e sobretudo devolveram aos Benfiquistas o Benfica. Em contraste, o actual ptresidente do Benfica deu ao Benfica e aos Benfiquistas uma mão cheia de nada.

      Ele há jogadores que durante um jogo correm kilometros, transpiram, esfalfam-se a trabalhar, mas esse suor não tem talento, classe, engenho. Será que esses tais 12 anos de trabalho arduo de LFV foram desperdiaçdos? Isto é, correu muito, mas quase sempre correu mal, optou mal, dirijou mal, delegou mal, porquê? Ora, os resultados falam por si, só os autistas não querem ver!

      José Vinhas

      Eliminar
  14. Tiago,

    Com o devido respeito, ou a tua exigência, enquanto benfiquista, está ao nível de um sócio do Campomaiorense ou tens alguma coisa a ver com a ACAPO...

    PS: Não percebo bem porque é que se continua a evocar o Vale e Azevedo. Esse, ao pé deste, é um menino...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não evoquei o vale e azevedo, nunca o farei.

      com a acapo só se for pelo facto de ter um familiar cego, de resto és capaz de ter llido o texto na diagnonal

      abraço

      Eliminar
  15. Águia Preocupada17/10/12 23:06

    Diz o povo na sua ancestral sabedoria que: "Burro velho não aprende linguagem"
    Como é possível alguém ainda acreditar na regeneração de quem não foi capaz de inverter caminhos durante 12 ANOS!?
    Vieira fez coisas boas? Como não haveria de fazer? Com 500 milhões de passivo e a míngua de vitórias não haveria de ter feito algo de positivo? Só ficasse com o dinheiro e não o enterrasse no clube em obras megalómanas para ele e seus amigos ganharem dinheiro!
    Acha o Tiago que o homem vai passar de besta a bestial com um estalar de dedos... Acha o Tiago que o homem já aprendeu e vai modificar-se!? Quantas vezes ele já prometeu não cometer os mesmos erros para logo depois ainda os refinar mais?
    É verdade que a equipa de futebol é mais competitiva que há 12 anos atrás... E quantos milhões não foram deitados à rua em experiências com compras de contentores de jogadores que nem a camisola vestiram? Vieira foi um incompetente, um delapidador do património desportivo do clube, um prepotente divisionista que se rodeou contra os desejos e aprovação dos benfiquistas, de gente de outras cores a quem deu poderes incomensuráveis! O que Vieira fez ao Benfica é CRIME! E a história se encarregará de escrever nas suas páginas esta dolorosa passagem pelo nosso clube!
    Tudo o que fez de bom, Vieira estragou, com a sua prepotência, com o seu desrespeito pelos benfiquistas, tornando em saldo verdadeiramente negativo a sua passagem pelo Sport Lisboa e Benfica!
    Só um cego, não vê!
    Não sei se Rangel alterará este estado de coisas - eu espero e anseio que sim - mas tal como "os jogadores são como os melões" também os presidentes o serão. E eu quero abrir o melão Rangel e se não servir, nas próximas eleições mudarei o meu voto!
    Cometer o erro de passar mais um cheque em branco (eu não pois nunca votei em Vieira) é um erro que cobrarei se Deus me der mais alguns anos de vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. águia preocupada, esse é o teu pensamento não é o meu. Vieira é besta no teu pensamento, não no meu. Logo, todo o teu comentário - ao referir-se ao meu texto - está errado. Eu não disse que ele foi mau e agora vai ser bom, o que disse é que foi bom e vai ser melhor...

      cumprimentos,

      Eliminar
  16. Caro Pinto

    Eu não concordo consigo ,e não custa-me aceitar esta subserviência a esse Sr. Para alem de ser Portista não apresenta resultados na modalidade maior, fez desaparecer o Rui Costa, Apoia arrogantemente um treinador cheio de mania e medíocre, não cumpriu com as duas promessas principais (final europeia e coluna da selecção), passivo a ponto de falência técnica ... se não se recorda da operação coração, eu recordo... Nunca mais lá chegar.
    Dizem que se vendeu, como moniz e afins... espero que compense vender a alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não sou subserviente a ninguém, excepto ao Benfica.
      a questão do Rui Costa, deve ser dirigida ao próprio, pelos vistos ele teve no jantar de entrega das listas de Vieira...

      Eliminar
  17. Parabéns : vejo que estás um pouco isolado no blog, mas tens pelo menos a minha simpatia.Concordo com o teu post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado, isto demonstra que o Benfica é um clube democrático :)

      Eliminar
  18. Aguia desapontada17/10/12 23:34

    Ja vi que os Benfiquistas sao o melhor time no vira casacas,ontem apoiavam uns hoje apoiam outros e amanha o vale azevedo se este voltasse,o tiago e livre de votar em quem quizer assim como todos os Benfiquistas eu pessoalmente tambem sou livre de pensar e votar em quem eu quizer,mas nunca em LFV nunca me convenceu como presidente do benfica errou demasiadas vezes basta olharmos para o passivo astronomico entre outros erros o nosso passivo aumenta e outros sao os campeoes ate tetras e [pentas conseguiram,estou para ver quando lfv decidir abandonar o benfica seje por incapacidade por cansaco ou por outra coisa qualquer, sim o homem um dia termina nao e eterno,voces os amantes do Vieira acabam ou entao acaba o Benfica,olha se desistirmos porque ganhou o vieira ou o rangel olhem que o Benfica sofre um rombo de 180 graus,acho melhor estarmos unidos e escolher o que apresentar o melhor projecto deixemo-nos de Vieirismos e Rangelismos o Benfica deve estar acima de tudo e todos.
    Analizem bem o que Vieira fez nos dez anos a frente do clube e o que pode vir a fazer Rangel,decidam em consciencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não se trata de análise, porque eu fiz essa análise, trata-se uma avaliação que pode ser diferente em relação ao mesmo trabalho.

      "amantes do Vieira"???

      quem defende a oposição são gajos de convicções e ideias fortes, que amam o Benfica. quem defende o Vieira é um cego que não sabe analisar e que é amante do Vieira...

      Tá bemmmm


      Eliminar
  19. ripa na rapaqueca18/10/12 00:30

    É alarmante a falta de exigência que se faz sentir para os lados da Luz. 12 anos, repito 12 anos. É preciso uma falta de vergônha para LFV vir falar em vale azevedo, em abutres, e na mesma ladaínha de sempre. Mete nojo. Mete nojo o amadorismo e falta de estrutura q é evidente até numa merda dum jogo amigável em q ficamos sem o capitao durante nao sei quantos meses. É mau de mais. É mau isso, como é mau não permitir um debate para esclarecer os Benfiquistas (e recusa o debate pq é um zero à esquerda como orador - mas bom ou mau deve debater, pq o Benfica merece ser debatido); Continua a ser mau quando diz q os direitos televisivos iam ser decididos por ele e até Fevereiro ou Março.. É mau de mais quando os únicos troféus q limpamos sao troféus menores. É mau de mais a gerir a questão da FPF e da Liga, continuamos a ser comidos pelos corruptos em tudo que é centro de decisão. É mau em tudo o q implique um mínimo de celeridade e clarividência.. mas porra , é muita bom a fazer betão.. aí é do melhor. Uma vez mais. É alarmante a falta de EXIGÊNCIA e o MARASMO em que nos deixámos cair. Façam favor de acordar, pela nossa história, pela grandeza do Benfica..
    Nao se trata de dar uma nova oportunidade a LFV, trata-se de não a merecer. e LFV objectivamente nao a merece.

    Saudações benfiquistas,

    ripa na rapaqueca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não éfalta de exigência porque eu disse que queria ter ganho mais. o que disse - e reafirmo - é que se hoje ficamos insatisfeitos por, em 3 anos, termos sido campeões e garantirmos 2 segundos lugares devemos isso a Vieira.

      somos incomparavelmente mais competitivos.

      Eliminar
    2. ripa na rapaqueca18/10/12 14:44

      nao estou a falar de ti , Tiago Pinto. Falo de LFV.. obviamente.

      Fico insatisfeito, pq estou farto da conversa balofa da "equipa maravilha", "espinha dorsal da selecção", "nng nos pára", "estamos cada vez mais fortes" e afins.

      Quantos anos mais vao demorar a perceber q este está ferido de morte? Que não dá mais.. fez o que pôde, agradeço pq nao sou ingrato. Mas chega.. esgotou o ciclo. Nada de novo vem dali, nem tampouco de proveitoso.

      A competência dele está provado na década de trapalhadas ano após ano a gerir amadoramente recursos humanos (pq grande parte da actividade da equipa de futebol profissional gira à volta disso - e o benfica no passado alcançou as suas maiores glórias foi pelo futebol).

      Nao sou extremista e digo q foi tudo mau.. nao foi.. mas desportivamente foi praticamente tudo. É isso que avalio, o benfica está lá essencialmente para isso. Avaliando desportivamente o percurso do benfica na última década está cada vez mais enterrado.. qual ganhar consistentemente "2, 3 ou 4 anos" ele está a preparar o Benfica para se desabituar de ganhar , já o fez.

      E a exigência q eu me refiro é mesmo essa. Não existe e contentam-se com a mediocridade.

      "em 3 anos, conseguimos 2 segundos lugares e termos sidos campeoes"? em 11 anos estás satisfeito com isso? isso é ser mt competitivo? isso é ser exigente?

      Eliminar
  20. Boa Noite ... Devo dizer que tive a oportunidade de ler o texto de 14 de Junho e este post e de facto denota algo de assustador ... Como é possível dois textos completamente antagónicos serem escritos pela mesma pessoa num tão curto espaço de tempo? Todos temos o direito a evoluir na nossa posição e em mudar mas completamente como do dia para a noite? Caro Tiago Pinto se me pudesse esclarecer gostaria de saber as razões para esta mudança tão gritante e tão grande ... Todos os problemas que levantou de forma tão clarividente na AG de 14 de Junho afinal eram falsas questões?
    Não sente que quem lê os dois textos não observa alguma incoerência entre os dois? O que mudou assim tanto de Junho para cá?

    Respeito a pluralidade de opiniões e a diferença de pensamento mas quando se dá uma volta tão gigantesca de posição deve-se esclarecer sob pena de não bater a bota com a perdigota ...

    Saudações benfiquistas e espero que não me leve a mal mas simplesmente li o seu texto de Junho e não podia estar mais de acordo porque são as preocupações que também tenho com o meu clube o Benfica e também não vejo o Glorioso como gostaria porque também resido longe neste caso numa região autónoma e só gostaria de perceber como de repente e segundo a sua posição todos os problemas que expressou no texto de 14 de Junho foram como por mágica resolvidos ...

    ResponderEliminar
  21. Tiago Pinto, és um troca tintas, com escola, quiçá, dos maiores bandalheiros e trapaceiros políticos que destroem o no nosso amado país! Vê se te enxergas e não contribuas para o desaire do nosso amado Benfica! Um homem (com letra minúscula) não é uma Instituição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens toda a razão, fui eu que estive na origem das contradições de passos coelho; fui eu que dirigi toda a campanha do sócrates; fui eu que organizei a saída de durão barroso para a comissão europeia; fui eu que organizei o pântano de Guterres e demiti o santan lopes através do Sampaio.

      de formos um pouco mais atrás, fui que organizei as fp25 e consegui que maoistas (tipo durão barroso) se passassem para a direita, assim como a zita seabra passasse do pcp para o psd.

      como vês i'm the man!

      Eliminar
    2. Não foste tu, mas eu tenho razão, APRENDESTE BEM COM ELES. E aí está a prova!

      Eliminar
  22. Wessel27, dada a sua simpatia é óbvio que não levo a mal e respondo com todo o gosto.

    1º) No texto que leu eu afirmo que votei sempre em Vieira, contudo como pessoa crítica que sou estava com dúvidas e queria respostas para as minhas angústias. Mais, nos dias que se seguiram à publicação desse post escrevi várias vezes que não me colocassem como herói da oposição porque eu não o era, simplesmente era um benfiquista que se preocupava com o clube e queria esclarecimentos.

    2º) O presidente na própria AG tentou responder às minhas e outras perguntas, todavia devido aos insultos constantes desistiu e deixou a meio essas explicações. Assim sendo, convidou-me para me explicar e responder aquelas questões e assim o fez. Eu, reiterei as questões, mas obtive informação que nunca tive e que me satisfez, alguns podem achar que sou ingénuo, que sou facilmente convencido, mas a verdade é que fiquei esclarecido. Não vou aqui entrar em cada uma das questões, mas se quiseres podemos perfitamente conversar sobre isso.

    3º) Felizmente os blogs guardam os textos e tu e qualquer um pode ler o meu pensamento sobre o Benfica antes e depois da AG e o que verás é um gajo louco pelo Benfica, apaixonado por futebol, que pensa pela prória cabeça e não tem problemas em adorar, questionar, criticar, defender...

    um abraço e reitero que é um prazer poder discutir com alguém que mesmo duvidando do meu pensamento continnuou educado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tiago Pinto agradeço o seu comentário e ser educado é somente a minha obrigação como cidadão que sempre procurou respeito e creio que é fundamental numa discussão entre pessoas adultas e que não querem mal uma a outra ... No fundo somos todos benfiquistas e o que queremos é ver a bola lá dentro e que o Benfica tenha sucesso ... Simplesmente mesmo respeitando a sua posição creio que os problemas que levantou no seu texto de Junho são problemas que no meu entender são muito complicados para a nossa Instituição e pessoalmente entendo que é legitimo que hajam benfiquistas que não se revêem de momento neste Presidente que creio teve o seu tempo mas que penso que neste momento começa a ficar desgastado e que portanto poderia ser benéfico para o nosso clube um projecto renovado e sério que continuasse o bom trabalho que existiu mas que acrescentasse valor e ambição a nível desportivo ... Aliás penso que é de salutar que existam duas listas para que se possam analisar programas diferentes e para que a lista vencedora seja ela qual for saia legitimada deste processo eleitoral e para que seja verdadeiramente o Presidente de todos os benfiquistas ... Simplesmente fico triste que Luis Filipe Vieira que representa há 12 anos o cargo mais importante do nosso clube não mostre abertura para debater com a alternativa porque isso só acrescentaria valor ao nosso clube que precisa que algo mude e porque a esperança tem de ser alimentada e a chama imensa não se alimenta sozinha mas com uma vontade enorme de ver o Benfica no topo e na glória ...

      Saudações e perceba que quando o questiono não é nada pessoal mas apenas porque identifiquei-me com o seu texto de 14 de Junho e na minha perspectiva as questões e criticas que colocou em Junho ao Presidente são totalmente acertadas e mereciam da parte do Presidente a mesma transparência que pelos vistos teve consigo que o fez voltar a acreditar no seu projecto ... Porque quando somos Presidentes do Benfica temos uma responsabilidade constante que é a de falar com os sócios e com os adeptos que sofrem com o clube e que ficam revoltados por vezes por não ver ou não sentir uma cultura mais exigente, mais transparente e mais de acordo com os pilares que fundaram este clube que todos nós amamos que passam pelo respeito pela pluralidade e diferença de pensamento ... Porque também ai demonstramos a nossa diferença e a nossa grandeza e elevação ...

      Eliminar
  23. "Não tenho dúvidas - por isso é que defenderei a sua eleição - que estes princípios estão presentes no novo ciclo de Luís Filipe Vieira" - Tal como estiveram nos outros n ciclos anteriores.

    Pior cego é aquele que não quer ver!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizes daqueles que vêem tudo com tanta clareza...

      Eliminar
  24. Com tamanha felicidade por acabar em 2º lugar o campeonato começo achar que tens genes de lagarto.

    ResponderEliminar
  25. Fantastico Tiago, um post muito bem estruturado, curioso a forma como o criticam e acusam de ser um "catavento", peço desculpa pelo termo, mas depois da mini entrevista de ontem e de ter verificado que o elemento mais incisivo da candidatura do Dr. Rangel ser o Dr. Ribeiro e Castro, personagem curiosa que em 29 de Setembro deste mesmo ano avaliava a presidencia de LFV entre 15 e 16 valores sobre 20, e que não era a altura para mudanças in D.N., a este senhor não o criticam? Porque?
    AJF sócio do GLorioso SLB nº 139906

    ResponderEliminar
  26. Gosto do post apesar de não me rever nele.
    Acho que LFV fez um bom trabalho ao nível de restituição do nome e da marca benfica. Contudo, os tiques tiranos assustam e obrigam-me a querer que aprenda que o Benfica n é dele. A falta de... TUDO da Benfica TV, a proposta sinistra de estatutos, o sentir que não tem de dar explicações aos sócios (nem uma palavra sobre o chumbo das contas) são coisas que me incomodam e que me fazem temer que mais uma vitória transforme o LFV no PdC do benfica, i.e., alguém que desertifica todos os que tem opinião diferente da dele e que leva, inevitávelmente, no longo prazo, ao descrédito e à morte dos valores de um clube (vidé FCP).
    As razões que escrevi em cima, aliadas a alguns negócios estranhos de vendas de jogadores/construções de estádios mais uns apoios dificeis de explicar levam-me a querer que os associados do benfica mostrem ao sr. LFV que o benfica n é dele e que ele n pode fazer o que quiser.
    Apesar de tudo, acho que o presidente vai ser reeleito, mas espero que a lista do oposição tenha pelo menos uns 30% ou 40% para que isso sirva de um "abre de olhos" para o lfv.

    um abraço

    ResponderEliminar
  27. Tiago Pinto, não concordo com a tua posição por vàrias razões que jà foram aqui apresentadas. Contudo alegro-me ao ver que és capaz de argumentar a tua posição indo além do simples "com o Rangel serà o caos". Precisamos disto, de um debate com conteudo onde as posições contrarias argumentam... precisamente aquilo que o Vieira não se digna a fazer. Concordaràs comigo que não dà o exemplo.

    E depois, alegro-me sobretudo de constatar que um blog associado a uma logica anti-Vieira dê o exemplo com o pluralismo de opinião, algo que outros blogs, e aqui devo criticar aqueles que apoiam abertamente Vieira, não fazem. Finalmente eles apenas reproduzem o exemplo do pequeno tirano que temos à frente do nosso clube.

    ResponderEliminar
  28. Porquê Unknown, é preciso coragem nos blogs que apoiam o Vieira para escrever a apoiar o Rangel ou outro qualquer? Hà porrada se assim for?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking