O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A "Democracia" do Sport Lisboa e Benfica

. 10 comentários
Quando se fala em Benfica nos tempos da Ditadura, fala-se de um Clube democrático, onde as eleições eram livres ao contrário do próprio país.

O Benfica, todos nós sabemos, foi perseguido pelo antigo regime. Foi obrigado a alterar o seu hino por se chamar "Avante Benfica, Avante" conotado com os comunistas, a designação dos "encarnados" também o foi pela conotação dos vermelhos à União Soviética da altura e ao comunismo.
Os seus líderes eram conotados com a oposição a Salazar, alguns foram tiveram quase mandatos de detenção.

Nos tempos de hoje porém, as conotações são diferentes. São várias as "acusações" de que o Benfica já não é o Benfica democrático de antigamente.

Ou porque o Jornal e a TV do clube estão amarradas àquilo que Luís Filipe Vieira pretende. Ou porque o "tirano" Luís Filipe Vieira há três anos decidiu para impedir a oposição de se candidatar a eleições de alterar os estatutos ( que recordo foram votados em Assembleia Geral de sócios ) para a obrigatoriedade de terem 25 anos de sócio ininterruptos para ser possível ser candidato à presidência de um orgão no Benfica.
As Casas do Benfica terem 50 votos e as Filiais e Delegações terem 20 votos também não é um sinal de democracia.

Mas o mais curioso é o facto de nos sócios haver diferenciação no número de votos pela antiguidade / "o dinheiro que foram dando ao Benfica pelas cotas de sócio que pagaram".

Imaginem o Benfica dando o exemplo do País. Eu como pago impostos há mais de 20 anos teria direito a mais votos que um jovem que começaria a pagar no ano de eleições, os seus impostos ?

O país teria uma atribuição de número de votos por escalão de IRS / anos de tributação ? E juntariamos IMI + UCI ?

Mas parece que está tudo bem, pois mesmo o Juíz Desembargador Rui Rangel no seu programa eleitoral faz menção de alterar os estatutos neste ponto de atribuição de votos, com "a revisão equilibrada na distribuição de votos em função da sua antiguidade e estatuto".

A Democracia actual rege-se por "um homem, um voto", no Benfica actual devia-se reger por "um sócio, um voto".
Com as eleições em Outubro por obrigação estatutária, todos os sócios registados até 31 Dezembro do ano anterior, com cotas em dia dia deveria lhes ser permitido o direito a voto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Ora bem quem acredita que o Benfica era o clube de Salazar nunca perdeu tempo a ler inúmeros livros que existem por ai, agora Marcelo ..... É facto devido a ser um clube da capital e derivado aos resultados foi "condicionado" positivamente e negativamente por regime anterior. O modelo de votação relembra os modelo Anglo-saxónicos onde se distingue pessoas ou locais valorizando os seus votos em relação aos restantes, e assim uma minoria que se junte pode tomar de assalto uma direcção (exemplo dos nossos rivais), é claro que Rangel vai perder as novas casas do Benfica deveram servir para algo. O triste que vejo poucos a tentar rever o Benfica da minha infância onde era o Vitorioso incontestável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pimento

      Os adeptos de Porto e Sporting ( e menciono apenas estes ) tem a certeza - errada - que nós éramos de facto o clube do Regime. Eu aos que posso vou lhes mostrando com factos e com a preciosa ajuda do Alberto Migueis.

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Ó Snortinho,
    Não mistures o nosso GLORIOSO clube com IRS, IMI e outras taxas e impostos do País chamado Portugal que neste momento está podre e falido.

    Não podemos comparar o nosso ENORME com esse País, porque o GLORIOSO não se pode comparar com nada.
    Para mim e de certeza para muitos outros o BENFICA está muito acima deste corrupto País.

    Um sócio, um voto???
    Nunca, jamais em tempo algum!!!

    eheheheheheh

    Já estou a ver o corrupto lá de cima a arregimentar 500 super-dragays e a matricula-los no nosso Glorioso. Num espaço de um ano ficávamos sem clube!!!!!!!

    Os votos que estão a mais são aqueles de 50, quanto aos outros estão bem.
    --------------
    SNORTINHO,
    Sejas bem vindo a este cantinho. Oxalá te sintas bem aqui...e não ligues muito ao que eu digo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que não a melhor altura de mencionar o nosso País seja com que fôr, muito menos com o Benfica.

      Se os corruptos de Contumil pensam isso, nós também o podemos fazer e votar no Alexandre Magalhães eterno opositor do PC.
      Aceito que alarguem em tempo o direito a votar ( uma espécie de maioridade de sócio para ter direito a voto ).

      Democracia é assim Viriato, um sócio, um voto.

      P.S.- Tu só colocaste este texto incompleto porque estavas cheio de vontade de malhares aqui no Caloiro !! :)

      Eliminar
    2. Não concordo com essa coisa de um sócio um voto...mas está bem, cada um tem a sua opinião.
      abraço

      Eliminar
  3. O autor deste texto só tem de se virar contra Vieira por ter aprovado a alteração estatutária que propôs, mantendo esse principio de diferenciar os votos conforme os anos de associado.

    Não percebi onde quer chegar ao atribuir a Rangel algum juízo de valor importante sobre esta matéria quando foi Vieira que a propôs e a aprovou, com os votos - como bem recorda - dos benfiquistas ...

    ResponderEliminar
  4. PONTO PRÉVIO - A ideia geral da minha "posta" estava completa, mas a informação não. Agora sou eu que vou brincar com o Viriato :)
    Isto estava em "rascunho" porque estou ( agora é mais estava ) à espera de uma resposta ao meu pedido de ajuda ao Alberto Migueis sobre em que "dinastia" se alterou a proporcionalidade dos votos, porque eu gosto de ter a máxima informação.
    Creio que o Viriato estava mortinho para me malhar e como tal teve uma ligeira ejaculação precoce ao colocar este texto tal e qual como está.
    ( Desculpa Viriato, humor do Norte, carago ! ) :)

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Estava lá em rascunho. Gostei da prosa e acendi-lhe o rastilho.
      Para a próxima já sei.

      Eliminar
  5. Eagle01 o autor deste post tem nome, Snortinho. Se tivesse a certeza, como explico no comentário abaixo, de que sobre "dinastia" tinha sido a alteração tinha colocado o nome de LFV, sem problemas.
    Quando falo do programa do Juíz Rui Rangel, tive o cuidado de citar o que lá está. É vago. Interpreto que não vai ser como eu acho que deveria ser, um sócio, um voto. Isso sim é Democracia.

    ResponderEliminar
  6. É uma opinião perfeitamente legítima do Snortinho mas que eu não concordo.
    Mas o exemplo do pagamento de impostos, é uma analogia completamente fora do contexto. Só é sócio do Benfica quem quer, e estes estatutos referentes a um maior número de votos consoante os anos de sócio também é um modo de proteger o clube a meu entender. Um pouco antes da época de eleições, fazia-me sócio e lá ia eu exercer o meu direito de voto o que servia somente para enviesamento de resultados. Porque queixar toda a gente se queixa, mas para muitos benfiquistas ser sócio até era porreiro mas como têm que pagar quotas... Isto é também uma regalia e um incentivo a todos aqueles que se querem fazer sócios ou que já o são.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking