O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

As eleições I

. 15 comentários

Portugal, 17 de Outubro de 2012

Consumada que está a apresentação de duas listas para o acto eleitoral do próximo dia 26, vou escrevinhar alguns apontamentos sobre as mesmas, pedindo desde já desculpas pela minha inconveniente sinceridade (ou frontalidade, como preferem alguns poetas).

Vão a eleições duas listas. Uma, encabeçada por um oportunista rodeado de uns tantos iguais a ele e outros tantos imbecis. Outra encabeçada por um romântico, rodeado por uns tantos iguais e outros tantos lunáticos. Vou apoiar a lista B, não por ser de “B” de Benfica, mas porque é a lista menos má, na perspectiva do futuro imediato do Clube e grupo empresarial.

De cada uma das listas tenho a dizer o seguinte.

Da lista “A” pouco de novo há para dizer. Perspectivam-se mais 4 anos de gestão ruinosa, intencionalmente ruinosa, de modo a que os capitais próprios consolidados continuem a ser negativos, forçando um novo aumento de capital em espécie, para que o clube, por ter a maioria do capital da SAD, terá a maior entrega. Como não há dinheiro, entrega-se património. A Benfica Estádio já se foi, mas os terrenos do Seixal podem ser uma das opções.

De Vieira, que já recebeu palavras de apreço por parte de Guilherme Aguiar e do super empresário Jorge Mendes, também pouco de novo há a dizer. 11 anos a enganar os adeptos, com o apoio da bem orquestrada comunicação social do amigo Joaquim e financeiramente dependente do BES, apenas se pode dizer que é o candidato do “sistema”. Com uma empresa de comunicação por trás, tem sempre o discurso escrito por outros, do “sabemos para onde vamos” e “recuperamos a credibilidade” e quando a coisa aperta, como agora, há ainda o “papão” Vale e Azevedo para acenar aos adeptos.

De facto Vale e Azevedo é benfiquista. E seguramente ficou triste por perdermos 5-0 com o FCP, ao contrário do Sr.º Vieira que chegou a aplaudir os 2 golos do FCP ao Benfica de Heynckes, naqueles anos em que era um pequeno empresário da construção civil à procura de um lugar ao sol, no rentável (para alguns) mundo do futebol. Foi por ser benfiquista e presidente do Benfica que Vale e Azevedo impediu que o Alverca descesse de divisão, em ano que a gestão do Sr.º Vieira não deu para mais. Como aliás continua a não dar...

De Vieira o que podemos esperar é pois mais do mesmo. Insucesso desportivo, investimento económico sem retorno desportivo por erros de arbitragem mais do que por erros próprios, vitórias nas modalidades à custa de fenomenais injecções de dinheiro que o BES amavelmente empresta, de modo a que no final os fabulosos proveitos (os maiores da nossa história) nunca consigam cobrir a parte dos juros que todos os anos pagamos. Este ano, apesar da comunicação social se ter esforçado em tapar esse aspecto, sabe-se que pagamos mais de 20 milhões! Uma boa renda para o BES.

Também Joaquim não se pode queixar. Vieira “deu-lhe” 12 anos de contrato em 2003, a 8 milhões de euros por ano, quando JVA contra tudo e contra todos, conseguiu facturar 6,125 milhões em 2000 (3 anos antes, contas da Direcção de Vilarinho, prospecto do aumento de capital da SAD, Maio 2001).

Mas o adepto do Benfica lê jornais, vê televisão, ouve rádios, e para esses está tudo bem. E para o adepto também. A orquestração funciona na perfeição e só por distracção, é que os apoiantes da lista “B” não repararam nas 1ªs páginas dos jornais desportivos no dia seguinte ao anúncio de cada candidatura: para Vieira a metade superior da 1ª página, em ponto grande, para Rangel pequenas referências dispersas nessa 1ª página. Isto conta, isto influencia, e nesse aspecto Vieira parte com larguíssima vantagem

Suficiente para vencer? Acho que só um assomo geral de rebeldia positiva do universo benfiquista pode impedir que a vontade da comunicação social, imponha as suas leis.

Por último, partilho uma dúvida que se me assomou ao espírito nos últimos dias, ao mesmo tempo que percebi que o Sr.º Vieira usurpou um número de sócio que não é seu (será por acaso que não fez parte da lista do Dr.º Vilarinho? Teria condições de elegibilidade nessa altura?). A dúvida é a seguinte. Vieira no início dos anos 90 tinha um pequeno negócio de pneus em Braga. Vendeu a sua parte na empresa (que entretanto faliu) e dedicou-se quase em exclusivo à construção civil, em Alverca. Até Manuel Ribeiro lhe dar a mão para a Direcção do Alverca. Ora entre o início dos anos 90 e 2001 quando entrou na SAD do Benfica, passaram cerca de 10 anos. Será crível que neste período de tempo, o Sr.º Vieira empreiteiro, tenha economizado tanto dinheiro que lhe permitiu entrar com 850 mil contos (4,250 milhões de euros) para o capital social da SAD do Benfica?

A não ter havido trapaça com o BES (que tanto tem lucrado com esta “gestão”), qual será hoje – a declaração de rendimentos do Sr.º Vieira?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Eagle01,

    Concordo basicamente com tudo o que disse, mas venho fazer um reparo por causa do português. É que os erros causam um “ruído” que distrai do essencial do texto, tornam a leitura desagradável e, portanto, devem ser evitados.
    Sr.º não existe! Presumo que queira dizer Senhor e a abreviatura é Sr.
    Se quiser dizer Senhora a abreviatura é Sr.ª ou Sra.
    Assim como Dr.º não existe! A abreviatura de Doutor é Dr. e de Doutora é Dr.ª ou Dra.

    Peço desculpa se o magoei com este comentário, porque a minha intenção é positiva. Aqui no Japão há um ditado para situações embaraçosas que diz “Perguntar (ou comentar) pode ser uma vergonha naquele momento, não perguntar (ou não comentar) pode ser uma vergonha para toda a vida”.

    Um abraço benfiquista desde Tóquio
    Antonio BB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Tentarei fazer melhor da próxima vez ...

      Eliminar
  2. " A dúvida é a seguinte. Vieira no início dos anos 90 tinha um pequeno negócio de pneus em Braga."

    Costuma dizer-se que mentira tem a perna curta, e quando o ódio e maledicência tolda a mente do ser humano, normalmente sai asneira !

    L.F.Vieira em sociedade com o seu amigo José Carvalho fundaram em 1978 a HIperpneus, sociedade essa que foi vendida em 1999!

    O tal "oportunista" entre as décadas de 80 e 90, era detentor de capital em mais de 20 empresas ligadas ao ramos de vendas de pneus.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha dúvida não se mantém, com o seu comentário, como se adensa.

      Eu posso ter participações em trezentas empresas, que têm o capital social mínimo exigido por lei. Certo? Qual era o somatório dos capitais sociais dessas 20 e tal empresas?

      É ou não verdade que essa Hiperpneus, a tal que terá gerado os fabulosos lucros a Vieira, faliu pouco depois de ele ter saído?

      Eu disse que no inicio dos anos 90 Vieira tinha um pequeno negócio de pneus em Braga. Não é verdade? Pequeno, face o montante investido na SAD do Benfica, e sim, pneus em Braga em 1990. Onde está o exagero? Teria de ter dito (o que não sabia), que Vieira andou a ganhar milhões nos anos 80? Mas você lembra-se dos anos 80? A dinâmica do país era incipiente para se ganhar fortunas com os pneus ...

      O que conheço dos pneus, é da experiência que tenho tido com os meus carros. Os donos da empresa onde os costumo mudar, vivem bem. Não têm 800 mil contos seguramente, e andam nisso há mais de 40 anos ...

      "o ódio e a maledicência tolda a mente do ser humano" ... Ridículo meu caro ...

      Eliminar
    2. ..." É ou não verdade que essa Hiperpneus, a tal que terá gerado os fabulosos lucros a Vieira, faliu pouco depois de ele ter saído?"...

      Eu vou repetir aquilo que parece não ter ainda percebido :

      "L.F.Vieira em sociedade com o seu amigo José Carvalho fundaram em 1978 a HIperpneus, sociedade essa que foi vendida em 1999!"

      A dita loja de Braga pertencia à rede Hiperpneus que vou repetir
      de novo foi vendida em 1999, e ao contrário do que afirma, a dita Hiperpneus, está viva de boa saúde,só que com outros proprietários.

      A sua experiência em termos de carros, essa sim é ridícula,e perguntar-me se eu me recordo dos anos 80, é de um provincianismo patético, o que me leva a dizer-lhe que nos anos 70 já eu estacionava um Cooper S na praça dos Restauradores, e veja lá que a máquina até tinha uns "sapatos" para o Verão e outros para o Inverno...
      Portanto de carros e pneus estamos conversados, mas sempre lhe digo que o negócio dos pneus continua a ser florescente,é só pesquisar!

      Eliminar
  3. justiceiro18/10/12 00:58

    Um blog que disse que nao ia admitir jogo sujo em relacao a qualquer candidatura!!!!!!!! Estas insinuacoes sao tao reles... Tenham vergonha... Parecem acusacoes de garotos desesperados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não fiz uma insinuação. Fiz uma afirmação: A não ter havido trapaça com o BES (que tanto tem lucrado com esta “gestão”), qual será hoje – a declaração de rendimentos do Sr.º Vieira?

      Você sabe qual é ou tem receio de a vir a saber e não ter explicações para o investimento que Vieira fez no Benfica?

      Garotos? 50 feitos em Agosto ...

      Eliminar
  4. MC,

    Já todos percebemos que estará a ultimar a biografia do "grande líder", e a talhe de foice, os corruptos apregoam por aí que o presidente do Sport Lisboa e Benfica tem no seu currículo uma passagem pelo Tribunal da Boa-Hora. Será esta mais uma falácia ou mesmo um argumento "oportunista" capcioso que nos induz em erro?

    José Vinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Vinhas

      Se há coisa que detesto, são os chamados "carapaus de corrida" vulgarmente conhecidos como chicos espertos não sei se é assim que são conhecidos em Abrantes?
      Andar a tripudiar sistemáticamente os comentários dos não alinhados na onda anti-Vieira,não me parece um atitude digna de encómios.

      Não tenho veia para a escrita e ainda menos para a poesia, dai que criticas vindas de alguém que esgrime argumentos que diz sairem da boca e da pena dos corruptos, quando conhecemos "benfiquistas" que incorrem no mesmo pecado,será que são dignas de um respeitável benfiquista como o Sr.Silveirinha... perdão Sr.José Vaz?

      Eliminar
  5. Entre Vieira e Rangel vou votar na menos má...o mesmo é dizer em Vieira.
    Até pq se tem um ou outro elemento de quem não gosto a do Rangel é patrocionada pelo Veiga.
    Ora Rangel falar em oportunismos e em devolver o Benfica aos benfiquistas só pode ser para rir...e para mais a impreparação do Sr para ser presidente do Benfica ficou bem evidente na mediocre prestação do mesmo na entrevista dada há RTP.
    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua opção é tão respeitável como a minha. Apenas acrescento que a entrevista que fala já foi dissecada noutro texto aqui em cima, que acho muito apropriado.

      Os jornalistas, como eu digo neste texto, já tomaram o seu partido. O partido do candidato do "sistema". Se fosse melhor para o Benfica, encolhia os ombros. Mas quando ao lado dos jornalistas vejo o Guilherme Aguiar e o Jorge Mendes, acho que só se fosse estúpido não pensaria melhor ...

      Eliminar
  6. Vieira jamais participará em debates. Iria expor a sua mediocridade e tacanhez e isso seria a "morte do artista". Esperem sentados por esse debate. E o programa? alguém conhece o programa de candidatura? E a Vieira-TV porque não noticiou a candidatura de Rangel e anunciou a de Vieira? Isto sem falar das condições de candidatura, do sistema de votos, dos recados nos jornais "made in" Jorge de Mendes, etc. É só golpadas de um bando bem organizado que tomou conta do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vieira, como sempre tenho defendido, é um homem do "sistema": dos Bancos, do Joaquim e da PT. Não acredito que esteja no Benfica para por o Benfica lá em cima, porque já se viu como ele reage quando vê o Benfica ser gamado pelos árbitros: é ele próprio quem refreia a reacção da Direcção.

      E depois eu NUNCA, mas NUNCA poderia apoiar quem um dia celebrou os golos do FCP (ou do SCP) sobre o Benfica. OPORTUNISTAS (para ficar bem ao lado de Pinto da Costa, contra Vale e Azevedo) destes NUNCA ....

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelo contributo. Este sim, sem "palas" e a favor de um Benfica mais esclarecido, logo mais forte ... há pessoas por aqui muito sensíveis que não permitem que se fale do passado de Vieira ... e eles se calhar sabem mais disso do que eu ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking