O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 21 de outubro de 2012

Eleições II

. 13 comentários

Portugal, 21 de Outubro de 2012

Na continuação do tema, escrevi – parcialmente – o que penso do candidato e actual presidente, Filipe Vieira. Hoje, e com a mesma inconveniente sinceridade, escrevei sobre o candidato da lista B, a lista que apoio e a quem, se puder, entregarei os meus 20 votos (ainda não entreguei o cartão de sócio).

Como já referi, incluo o Dr.º Rangel na categoria dos “românticos” e vejo a sua lista formada por outros tantos como ele, mais um certo número de lunáticos. Românticos, porque vêem o futebol e toda sua organização, como nos anos 60, quando se fizeram homens e mulheres adultos, e viam o Benfica ganhar mais do que os outros dois rivais juntos. Lunáticos os que dentro destes, se acham donos dos direitos clubísticos gerados pela força, presença e dedicação permanente dos milhares de adeptos e sócios. Acham-se uma espécie de “guardiões do templo”, o que lhes permite actuar em público com total desrespeito pela diversidade do pensamento da nação benfiquista e total desrespeito pelos interesses mediáticos do clube.

Os românticos são uma espécie de adeptos que pensam ter existência, uma espécie de poção mágica na mística do Benfica, uma poção que mais nenhum clube tem, e que nos permite ultrapassar todos os obstáculos, mesmo os que parecem impossíveis de ultrapassar. E claro, uma poção que só eles conhecem, só eles podem utilizar. Só a eles está confiada. Aos guardiões do templo ...

Os românticos e os lunáticos andam frequentemente de mãos dadas, sendo por vezes difícil distinguir o pensamento de uns e de outros.

Mas desta vez o problema que têm para resolver, Filipe Vieira e todo o “sistema” que este trouxe para dentro do Benfica, ou que, na inversa, o empurrou para dentro do Benfica, “amarrando” o clube e promovendo o presidente “marioneta” à categoria de supra sumo em todas as áreas, é um problema muito complexo e de dimensão gigantesca.

A proverbial crença dos românticos na tal poção mágica que acham existir, levou-os a agruparem forças e vontades a pouco mais de 20 dias das eleições. Relaxados por incapacidade de perceberem aquilo em que o Benfica se transformou, fruto das alterações empresariais que eles – inocentemente - aprovaram no mandato de Vilarinho, estão condenados ao fracasso, mas ainda não o sabem. Confiam na sua poção mágica...

O irónico disto tudo. é que os românticos, que apoio na base de serem o mal menor, vão ser trucidados eleitoralmente da mesma forma que foi Vale e Azevedo, que eles na altura, como guardiões do templo, tanto combateram. Vão ser trucidados com a manipulação que a comunicação social tem feito das actividades, posições, programas ou não programas, de uns e de outros.

São as 1ªs páginas e as televisões que ganham eleições. Há um jornal em particular que tem uma ascendência enorme entre os benfiquistas, a BOLA, que não esconde através do critério que escolhe para as suas 1ªs páginas, de que lado está “a competência”, “a credibilidade”, “o rumo”, etc. Tal como fez na campanha que elegeu Manuel Vilarinho, o cavalo de Tróia, para a presidência do Benfica, salientando-se a foto a toda a 1ª página do “TRUNFO JARDEL”, a dois dias das eleições e quando as sondagens do próprio jornal, davam vantagem segura a Vale e Azevedo. Ora, nesta campanha, ainda não conseguiram compor uma 1ª página com fotos de Rangel em posição de destaque. Não é por acaso.

Quanto às televisões, e dado que – seguramente bem instruído – o candidato Vieira recusou debater as ideias que tem para o próximo mandato, assim como o falhanço desportivo do mandato que agora termina, Rangel não tem possibilidade de evidenciar as fragilidades do actual presidente, que nessa qualidade lá continua a fazer campanha, com os meios do clube ao seu dispor: Benfica TV e jornal o Benfica. Como a atribuição do número 1 ao sócio mais antigo...

Não tendo possibilidade de tirar a máscara a Vieira, Rangel ficar-se-á pelos tempos de antena de alguns programas televisivos, mas que os eleitores não costumam tomar como determinantes, mas sim como propaganda. Falta-lhe e faltará, o debate, o contraditório entre os dois candidatos. É esse que faz a diferença.

Concluo com outra particularidade. Vale e Azevedo que tão criticado foi pelas principais figuras da lista B, por querer ficar com a SAD, por estar a destruir o Benfica, por isto e aquilo, aceitou um debate televisionado com Manuel Vilarinho, no qual este aproveitou para levantar um papel com a palavra “MENTIROSO” de cada vez que Vale e Azevedo falava. Teve algum sucesso com esta acção de marketing da mensagem. Hoje, os herdeiros do mandato de Vilarinho, não passam cartão a quem teve mais responsabilidade pela queda de Vale e Azevedo: aos românticos que agora se reúnem na lista B! Curioso ...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Boa noite aguia01

    Tenho acompanhado as suas opiniões e de muitos "camaradas" Benfiquista neste espaço como muitos Também gostaria de ver o Vieira fora do poleiro. Mas Apesar de ser um "romântico" como referiu gostaria de ambas listas pudessem perder pois considero que nenhuma é indicada para o futuro do Maior Clube Português.
    Caros amigos Não sejam conformistas e "cobardes", tirem o ouro ao bandido, sejam Anti-Vieira mesmo que tenham de ser Pró-Rangel.
    Pode ser completamente idiota mas com os dados que tenho é como penso. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua é uma opinião que reflecte uma atitude perante a possibilidade de escolher. Eu penso que quando podemos votar, não devemos votar em branco. Votar no menos mau, quando os dois não nos agradam, é uma forma democrática de contribuir para o futuro do Benfica.

      Quanto às listas, é o que temos no Benfica. Somos "isto", temos de nos convencer que não geramos mais que "isto", e não andar em bicos de pés ...

      Eliminar
  2. Pois eu, apesar de torcer pelos românticos desta vida, neste momento tenho de dar o braço a torcer e optar pelo pragmatismo. Votarei Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma opção. Não é a minha, mas obrigado na mesma ...

      Eliminar
  3. Águia Preocupada21/10/12 23:33

    Gosto do romantismo. Do sonho. Da fantasia.
    Como disse o poeta, o sonho comanda a vida e é no sonho que a vida pula e avança.
    E de que valeria a vida sem sonho e sem romantismo? Afinal o que é o benfiquismo? É MÍSTICA! E o que é a Mística se não um misto de sonho e de romantismo?
    Seja o que for na vida, se não tiver um pouco de sentimento, se for apenas matéria e negócio não dá gozo, não dá felicidade.
    E foi essa frieza e essa matéria encarnadas em e por Vieira, que nos trouxe a este (quase) vazio no coração e na alma.
    Precisamos de recuperar a Mística. Precisamos de voltar à Luz ao jeito das romarias familiares e amigáveis. Precisamos de voltar a gritar, a abraçar os nossos vizinhos a cada golo, a cada vitória. E precisamos de chorar, de sentir o desgosto das derrotas. E a isto, eu chamo romantismo. E é este romantismo que é preciso fazer renascer no nosso clube.
    Se Rangel será capaz de promover esta união e devolução destes sentimentos, não sei. Mas sei que Vieira não é com certeza.
    E assim sendo, prefiro errar arriscando do que continuar em silêncio na mediocridade!
    Algum dia teremos que mudar. Vieira não é eterno (e ainda bem!) Porquê continuar esta agonia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As suas palavras são bonitas e espelham bem o que é o Benfica. Possivelmente eu é que estarei "fora de jogo" nesta matéria. Talvez por não ter crescido ao pé do estádio, talvez porque descobri aos 32 anos que deveria ser sócio (correspondente), que adepto não bastava, talvez porque depois de muito "sapo" engolir, ter decidido aos 47 ser sócio efectivo e depois do negócio Sálvio ter decidido deixar de ser sócio. Porque não tenho muitas ilusões sobre quem vai ganhar. A minha vida é vivida com factos, certezas, projectos, objectivos e medida das metas atingidas. Infelizmente não sei para mais .. :)

      Contudo não pretendo tirar o prazer a ninguém de ser romântico ...

      Eliminar
  4. RedSpecial21/10/12 23:49

    Depois de Guilherme Aguiar e António Oliveira, Rui Oliveira também gaba Vieira... Quando vemos portistas e sportinguistas a gabar LFV diz muito! E Gobern encarna na perfeição o seu novo papel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem foi de meter nojo! Todos os comentadores elogiavam Vieira! E o moderador não procurava qualquer distanciamento! O Rui chegou a afirmar que, a seguir a PC, LFV era quem percebia mais de futebol em Portugal, e a defender a não realização dum debate, porque PC e Jardim, os mais longos mandatos de sucesso em Portugal, também nunca aceitaram um debate!
      Gobern afirma que a oferta da receita ao adversário, nestas circunstâncias, é uma prática comum e reiterada de todos os grandes, omitindo completamente, não por desconhecimento, com certeza, a partilha de 50% com a Casa do Benfica local.

      Eliminar
    2. Sabe que quando falo do "sistema" é disso que falo: da capacidade destes analistas contratados para dizerem o mesmo, ano após ano, fazendo a opinião de muitos milhares. Que ganha o Benfica com Vieira na Presidência? Pouco! Desportivamente, é um totobola. Económicamente são mentiras sobre mentiras, como ainda agora o DSO disse em entrevista ao RECORD. Os adeptos quando acordarem já não têm o estádio (já não temos) e quem sabe o Centro de Estágio do Seixal, onde pelos vistos foram previstas operações de loteamento que podem ser bastante rentáveis ...

      Tudo em nome da rigorosa gestão .. Vieira ainda há-de explicar onde arranjou 850 mil contos (4,25 milhões de euros) para comprar acções da SAD em 2001. Ele que em 1991 roubou um camião, para recuperar dinheiro que lhe deviam. Em 10 anos ganhou assim tanto com os pneus e na construção civil? Há qualquer coisa que não bate certo. O BES podia explicar como é que Vieira pagou esses 850 mil contos: por cheque? por transferência? já lá tinha o dinheiro?

      Eliminar
  5. Vejam isto e acordem!

    http://www.youtube.com/watch?v=buV8MkI_I1c

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o Benfica está açambarcado pela comunicação social, por interesses vários: à Direcção interessa ter uma boa relação com os "media", aos "media" interessa vender o Benfica, porque é disso que eles vivem. Quanto mais ansiedade criarem,, mais vendem, aos adeptos e também aos anti .. uns porque acreditam quando as coisas correm bem, outros porque gozam quando as coisas correm mal ... Vieira lá faz o seu papel, como se nunca tivesse existido o seu ontem ... para ele é como se um dia novo começasse, sem nada a apontar-lhe no passado ...

      Óbviamente que esta atitude só pode ser de quem sabe ter as costas protegidas pelos "media" ... e basta ver a cobertura noticiosa destas eleições para perceber como são evidentes e gritantes as diferenças entre o apoio a ua lista e à outra ...

      Eliminar
  6. Mais caro Eagle...lembra-se de nas eleições que opuseram Vale e Azevedo e Vilarinho a TVI fazer um "debate" com TODOS os notáveis membros da oposição e NENHUM elemento a favor de Vale e Azevedo onde foi destilado todo o ódio pessoal ao então Presidente do SLB e todas as habituais mentiras da comunicação social tiveram eco enorme?

    O Sistema actua com força quando se sente atacado. Por isso é que com Vieira está tudo tranquilo. Nunca o sistema ganhou tanto como com Vieira no poder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Pedro, ainda hoje se manipulam factos e noticias contra JVA. Ele pode ter muitos defeitos (e até ter feito muita asneira depois de sair do Benfica), mas antes dele Damásio deixou o Benfica na ruína e NINGUÉM, mas NINGUÉM consegue falar disso. E porquê? Porque ilibava Vale e Azevedo. O que não interessa a este "sistema" que mama de todos nós sócios e adeptos ...

      Aliás Damásio está na comissão de honra de Vieira e não é por acaso que o Pragal Colaço não consegue escrever um livro sobre esses tempos ...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking